Ciências dos Materiais

Pesquisador

Ricardo Henriques Leal

Graduado em Engenharia Metalúrgica pelo Instituto Militar de Engenharia, Rio de Janeiro, Brasil (1977), Mestre (MSc) em Ciência dos Materiais pelo mesmo Instituto Militar de Engenharia (1979) e Doutor (Ph.D.) em Engenharia Metalúrgica pelo "Massachusetts Institute of Technology" (MIT), Cambridge, EUA (1984).

Rogério Itaborahy Tavares

Possui graduação em Engenharia Metalúrgica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1978), mestrado em Ciências dos Materiais pelo Instituto Militar de Engenharia (1984), doutorado em Ciências dos Materiais pelo Instituto Militar de Engenharia (2019), e MBA em Gestão Empresarial pelo Instituto COPPEAD de Administração da UFRJ (2007).

Luiz Carlos Rolim Lopes

Possui graduação em Engenharia Industrial Metalúrgica pela Universidade Federal Fluminense (1979), mestrado em Ciências dos Materiais pelo Instituto Militar de Engenharia (1982), doutorado em Metalurgia Física - Universite Libre de Bruxelles (1991) e Pós-Doutorado na Queen's University, Kingston, Ontario, Canadá (1991-1992). Atualmente é professor titular da Escola de Engenharia Industrial Metalúrgica de Volta Redonda (EEIMVR) da Universidade Federal Fluminense.

Nadja Valéria Vasconcellos de Avila

Possui graduação em Engenharia Metalúrgica pela Universidade Federal Fluminense (1987), mestrado em Ciências dos Materiais pelo Instituto Militar de Engenharia (1993) e doutorado em Ciências dos Materiais pelo Instituto Militar de Engenharia (1998). Atualmente é Professora Associada da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Engenharia de Materiais e Metalúrgica, com ênfase em Propriedades Mecânicas dos Metais e Ligas, atuando principalmente nos seguintes temas: microestrutura, aço, laminação a quente, alumínio e conformação mecânica.

Flavio Moore

Possui graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Católica de Petrópolis (1982), mestrado em Ciência dos Materiais pelo Instituto Militar de Engenharia (1987) e doutorado em Engenharia Metalúrgica e de Materiais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2001). É Professor Adjunto da Universidade Federal Fluminense e Engenheiro de Equipamentos da Petrobras. Atua na interligação de dutos submarinos entre poços e plataformas. Tem experiência em Engenharia de Materiais e Metalúrgica, com ênfase em materiais para alta temperatura.

Fábio de Oliveira Braga

Possui graduação em Engenharia Metalúrgica e de Materiais pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF/RJ), Especialização em Engenharia de Inspeção e Manutenção na Indústria do Petróleo (IPETEC/UCP), Mestrado e Doutorado em Ciência dos Materiais pelo Instituto Militar de Engenharia (IME/RJ). Atualmente é professor adjunto no Departamento de Engenharia Civil da Universidade Federal Fluminense (UFF).

Paulo Rangel Rios

Paulo Rangel Rios atua na área de Engenharia Metalúrgica e de Materiais, principalmente em Metalurgia Física e Transformações de Fase. O principal interesse é o modelamento microestrutural 3-d por meio de métodos computacionais, métodos matemáticos analíticos e caracterização microestrutural 3-d. Aplicações específicas incluem cinética formal, recristalização e crescimento de grão, reações difusionais, reações martensíticas e metalurgia física dos aços.

Ney Diegues Pacheco

Graduado em Odontologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1998), Especialização em Prótese Dentária pela UFRJ(2000), Mestrado em Ciência dos Materiais pelo IME-RJ (2008) e, Doutorado em Clínica Odontológica (Prótese Dentária) na Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP)/UNICAMP. Atualmente é Professor Assistente II do Departamento de Formação Específica na Universidade Federal Fluminense (UFF) - Instituto de Saúde de Nova Friburgo. Tem experiência na área de Odontologia, com ênfase em Prótese Dentária e implantes osseointegrados.

Subscrever Ciências dos Materiais