cultura

Pesquisador

Maíra Gonçalves Lacerda

Doutora em Design pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, com bolsa pela CAPES (2018), e mestre em Design pela mesma instituição, com bolsa pelo CNPq (2013). Realizou pesquisa de Pós-doutoramento na PUC-Rio, com bolsa pelo CNPq (2019), que incluiu estágio no Departamento de Línguas e Culturas da Universidade de Aveiro ? Portugal. Ganhadora do Prêmio CTCH de Teses da PUC-Rio (2019), teve o trabalho também selecionado para o 32º Prêmio Design Museu da Casa Brasileira (2018). Possui graduação em Desenho Industrial - Comunicação Visual pela PUC-Rio (2008).

Lia Bahia Cesário

É professora doutora do curso de cinema e vídeo da Universidade Federal Fluminense (UFF). No doutorado desenvolveu a pesquisa A telona e a telinha: encontros e desencontros entre cinema e televisão no Brasil, e no mestrado realizou a dissertação Uma análise do campo cinematográfico brasileiro sob a perspectiva industrial. Ganhou Prêmio do Rumos Itaú Cultural 2010/2011 de pesquisa concluída.

Juliana da Silva Pinto Carneiro

Professora do Departamento de Artes e Estudos Culturais\UFF e pesquisadora da rede de pesquisadores da Cátedra UNESCO de Políticas Culturais (FCRB). Graduada em História pela Universidade Federal Fluminense (1994), mestre em História pela Universidade Federal Fluminense (1999) e doutora em História pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2020). Desde 2017 é associada ao Sport: Laboratório de História do Esporte e do Lazer vinculado à Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Em 2019, foi investigadora visitante, da Universidade de Lisboa.

José Benjamim Picado Sousa e Silva

Benjamim Picado concluiu seu doutorado em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo em 1998, com uma tese sobre o horizonte lógico da significação na filosofia do Pragmatismo. De 1991 até 2009, foi professor do quadro permanente da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia, atuando como docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas da mesma Instituição (PPGCCC/UFBa), a partir de 1998, no qual coordenou o Grupo de Pesquisa em Análise da Fotografia (GRAFO).

Cristiana Callai de Souza

Possui Graduação em Pedagogia; Especialização em Educação Infantil; Mestrado em Educação nas Ciências; Doutorado em Educação. É professora Associada da Universidade Federal Fluminense - INFES/UFF. Participou da implementação do PPG em Ensino e atuou como vice coordenadora no período de 2015 a 2017. É professora e orientadora no Mestrado em Ensino e no curso de Pedagogia. É membro titular do Colegiado do curso de Pedagogia e do Mestrado em Ensino. Tem interesse em pesquisas no Cotidiano Escolar da Educação Infantil; Criança e Natureza; Formação Estética; Escritas acadêmicas outras.

Geovana Tabachi Silva

Professora do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal Fluminense, em Campos dos Goytacazes (COC-UFF). Doutora em Políticas Sociais na Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (PPGPS-UENF), com período de doutorado sanduíche (PDSE-CAPES), na Universidade Nova de Lisboa - Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Centro em Rede de Investigação em Antropologia - UNL-FCSH-CRIA (2019). Mestre em Antropologia, na Universidade Federal Fluminense (2003). Licenciatura e bacharelado em Ciências Sociais na Universidade Federal do Espírito Santo - UFES (1997).

Augusto César Gonçalves e Lima

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Cândido Mendes - UCAM, mestrado e doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC-Rio. Atuou como professor Adjunto I da Universidade Estácio de Sá - UNESA, professor da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ e da Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ.

Erika Bastos Arantes

Pós- Doutora em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Doutora em História pela Universidade Federal Fluminense - UFF (2010) e mestre em História pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (2005). Professora Adjunta de de Ensino de História da UFF - Polo Campos dos Goytacazes. As principais áreas de atuação são: Ensino de História, Educação das Relações étnico-raciais e História das mulheres e das relações de gênero.

Gilmar Rocha

Graduado em História pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1986), com mestrado em Sociologia da Cultura pela Universidade Federal de Minas Gerais (1993) e doutorado e pós-doutorado em Antropologia Cultural (Ciências Humanas) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2003/2017). Professor do Departamento de Artes e Estudos Culturais (RAE) e do Programa de Pós-Graduação Cultura e Territorialidades (PPCULT), da Universidade Federal Fluminense (UFF).

Pablo Nabarrete Bastos

Professor do Departamento de Comunicação Social, do Instituto de Artes e Comunicação Social da Universidade Federal Fluminense. Professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Mídia e Cotidiano (PPGMC-UFF). Doutor em Ciências da Comunicação, linha de pesquisa de Comunicação, Cultura e Cidadania, pela ECA-USP. Pós-doutorado em Estudos Culturais pelo Programa Avançado de Cultura Contemporânea da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Pesquisador Jovem Cientista do Nosso Estado (JCNE ? FAPERJ) ? Período 2021-2024.

Marcelo Cossenza Pettezzoni de Almeida

Possui graduação em Farmácia Industrial pela UFF (1996), mestrado (1999) e doutorado (2004) em Ciências Biológicas (Biofísica) pela UFRJ, no Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho. Foi professor de farmacologia e toxicologia pela UNESA e pós-graduação na Associação Brasileira de Farmacêuticos (ABF). Foi pesquisador em propriedade industrial pelo INPI com delegação de competência conferida pelo estado para decidir sobre processos de patente na divisão de química II, no grupo de fármacos para o Sitema Nervoso Central.

Helen Pereira Ferreira

Doutora em Educação pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Mestre em Educação, Cultura e Comunicação em Periferias Urbanas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ/FEBF). Graduada em Pedagogia - com ênfase em Gestão de Sistemas Educacionais pela UERJ/FEBF.

Julio Cesar Medeiros da Silva Pereira

Possui graduação em História pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2004), mestrado em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2006) e doutorado em História das Ciências pela Fundação Oswaldo Cruz (2011).

Laura Antunes Maciel

Doutora em História Social (1997), com pós-doutorado em História (2018) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Professora titular da Universidade Federal Fluminense, foi diretora do Instituto de História (2019-2021). Atua como orientadora na graduação e na pós-graduação, participa de conselhos editoriais de periódicos acadêmicos e possui experiência com a elaboração e implementação de propostas curriculares e avaliação de cursos de graduação em História.

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