Antropologia Social

Pesquisador

Graziele Cristina Dainese de Lima

É Professora Adjunta no Departamento de Antropologia da Universidade Federal Fluminense, campus Gragoatá/Niterói. Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Londrina (2004), mestrado em Antropologia Social pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2006) e doutorado em Antropologia Social pelo Museu Nacional/Universidade Federal do Rio de Janeiro (2011). De 2012 a 2016 realizou Estágio Pós-Doutoral também no PPGAS/MN/UFRJ.

Dibe Salua Ayoub

Professora adjunta do Instituto de Educação de Angra dos Reis da Universidade Federal Fluminense (IEAR/UFF). Doutora pelo Programa de Pós-graduação em Antropologia Social, Museu Nacional, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Bacharel e licenciada em Ciências Sociais e Mestra em Antropologia Social pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Membro da coordenação do Núcleo de Antropologia da Política (NuAP), e integrante do grupo de pesquisa Gênero e Ruralidades e do Collective of Agrarian Scholar-Activists from the South (Casas).

Douglas Mansur da Silva

Doutor em Antropologia Social (Museu Nacional/UFRJ, 2007). Mestre em Antropologia Social (UNICAMP, 2000), Licenciado e Bacharel em Ciências Sociais (UNICAMP, 1997 e 2000). Realizou estágio de pós-doutorado no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa (2008/2009) e no PPGAS/Museu Nacional/UFRJ (2017/2018). Professor Associado II da Universidade Federal Fluminense (UFF), lotado no Departamento Multidisciplinar do Instituto de Ciências Humanas e Sociais, em Volta Redonda. Entre 2001 e 2009 atuou no ensino superior privado (UniFOA e UBM).

Simone Silva

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal Fluminense (2001), mestrado (2004) e doutorado (2010) pelo Programa de Pós-graduação em Antropologia social do Museu Nacional - UFRJ. É professora no departamento de Ciências Sociais da UFF e coordenadora do grupo de pesquisa Núcleo de Estudos Rurais/UFF. As suas pesquisas e áreas de interesse estão centradas no campo da antropologia rural, com foco na compreensão das diversas formas de sociabilidade, por meio de relações de natureza diversa, que gravitam no universo da casa.

Jair de Souza Ramos

Possui graduação em História pela Universidade Federal Fluminense (1990), mestrado em Antropologia Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1994), doutorado em Antropologia Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002) e realizou pós doutorado na École Normale Supérieure, seção Sciences Sociales, em Paris (2006) . Atuamente é professor adjunto do Departamento de Sociologia da Universidade Federal Fluminense, e participa da pós graduação em Sociologia na mesma universidade.

Lygia Baptista Pereira Segala Pauletto

É Professora Associada da Universidade Federal Fluminense na Faculdade de Educação e no Programa de Pós-graduação em Cultura e Territorialidade.

Ana Claudia Cruz da Silva

Professora Associada II do Departamento de Antropologia da Universidade Federal Fluminense. Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal Fluminense (1995), mestrado (1998) e doutorado (2004) em Antropologia Social pelo PPGAS/Museu Nacional/Universidade Federal do Rio de Janeiro. Pesquisadora do Cosmopolíticas ? Núcleo de Antropologia.

Mariana Paladino

Doutora em Antropologia, Programa de Pós-graduação em Antropologia Social (PPGAS), Museu Nacional, UFRJ (2006). Mestre em Antropologia Social, PPGAS, UFRJ (2001). Licenciada em Antropologia, Universidade Nacional de La Plata, Argentina (1998). Atualmente é Professora Adjunta Dedicação Exclusiva na Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense, atuando na área de Antropologia e Educação. Forma parte do Laboratório de Educação e Patrimônio Cultural, Faculdade de Educação-UFF.

Ana Lúcia Marques Camargo Ferraz

Professora do Departamento de Antropologia da Universidade Federal Fluminense e Coordenadora do Laboratório do Filme Etnográfico (ICHF-UFF). Foi Coordenadora do Comitê de Antropologia Visual da Associação Brasileira de Antropologia - ABA (2016/2018). Professora no Mestrado em Antropologia Visual da FLACSO-Equador. Fez o Pós-Doutorado em Antropologia Visual na Universidade de São Paulo (2008/2010).

Alessandra Siqueira Barreto

Doutora em Antropologia pelo Museu Nacional/ Universidade Federal do Rio de Janeiro (2006), mesma instituição onde realizou o seu Mestrado em Antropologia Social (2001). Pós Doutora em Antropologia (ISCTE/ Portugal ) com bolsa do CNPq (2008/2009). Atualmente, é Diretora do Instituto de Ciências Humanas e Filosofia da UFF (ICHF/UFF). Coordena também o LEPECS- Laboratório em Ciências Sociais, Educação e Saberes, o Grupo de Pesquisa Cidades, Sociabilidades e Cidadania.

Joana Miller

É professora associada do Departamento de Antropologia da Universidade Federal Fluminense. Doutora em Antropologia Social pelo Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro (2007). Realizou pós-doutorado na École des Hautes Études en Sciences Sociales, Paris (2008). Tem experiência na área de Antropologia, com ênfase em Etnologia Indígena. Realiza pesquisa com os Mamaindê (Nambiquara) desde 2002.

Célia Letícia Gouvea Collet

Professora (Associada) da Universidade Federal Fluminense. Possui graduação em CIENCIAS SOCIAIS pela Universidade Federal Fluminense (1992), mestrado em ANTROPOLOGIA SOCIAL pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2001), doutorado em Antropologia Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2006) e Especialização em Terapia através do movimento: corpo e subjetivação pela Faculdade de Dança Angel Vianna (2019).

Nilton Silva dos Santos

Professor Adjunto IV da Universidade Federal Fluminense (UFF), onde está vinculado ao Programa de Pós Graduação em Antropologia (PPGA), desde 2009.

Maria Fernanda Baptista Bicalho

Licenciada em História pela PUC-RJ (1981), mestre em Antropologia Social pelo Museu Nacional-UFRJ (1988), doutora em História Social pela FFLCH-USP (1997), fez pós-doutorado no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa (em 2007 e, novamente, em 2013/2014). Professora Associada no Departamento de História da Universidade Federal Fluminense, foi Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em História entre 2010 e 2013. Desde 2009 atua como Professora Visitante na Université de Provence (Aix-en-Provence).

María Gabriela Scotto

Possui graduação em Ciencias Antropologicas pela Facultad de Filosofia y Letras, da Universidad de Buenos Aires (1985). Mestrado em Antropologia Social pelo PPGAS / Museu Nacional / UFRJ (1994), e doutorado pela mesma instituição (2003). Atualmente é professora associada do Departamento de Ciências Sociais do Instituto de Ciências da Sociedade e Desenvolvimento Regional da UFF (Campos dos Goytacazes) e do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento regional, ambiente e políticas públicas (PPGDAP/UFF).

Marina Bay Frydberg

Professora do Departamento de Arte da Universidade Federal Fluminense, no curso de Produção Cultural e no Programa de Pós-Graduação em Cultura e Territorialidades. Bacharel e Licenciada em Ciências Sociais (2003), Especialista em Patrimônio Cultural em Centros Urbanos (2005), Mestre em Antropologia Social (2006) e Doutora em Antropologia Social (2011), toda formação realizada na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Realizou estágio de doutoramento no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa (2009).

Ana Lucia Silva Enne

possui Graduação em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1988), Mestrado em Antropologia Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1995) e Doutorado em Antropologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002). Foi bolsista de pós-doutorado PRODOC CAPES no Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM) da UFF de 2003 a 2005, PPG em que atuou como membro permanente de 2006 a 2013, orientando mestrado e doutorado.

Deborah Bronz

Professora do Departamento de Antropologia da Universidade Federal Fluminense - UFF e do Programa de Pós-Graduação em Antropologia PPGA/UFF. Doutora (2011) e mestre (2005) pelo Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social, do Museu Nacional, da Universidade Federal do Rio de Janeiro - PPGAS/MN/UFRJ. Graduada em Geografia pela UFRJ (2001). Vice coordenadora do Grupo de Estudos Amazônicos e Ambientais - GEAM/UFF e pesquisadora vinculada ao Laboratório de Pesquisas em Etnicidade, Cultura e Desenvolvimento - LACED/MN/UFRJ.

Dinah Tereza Papi de Guimaraens

Professora Associada, Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo (PPGAU), Universidade Federal Fluminense (UFF); Professora Visitante, Escola Técnica de Engenharia da Edificação (ETSIE), Universidade de Granada (UGR); Coordenadora CAPES-Cofecub n. 752/12 A Estética Transcultural na Universidade Latino-Americana; Professora Associada; Chefe Departamento de Arquitetura (TAR), Escola Arquitetura e Urbanismo (EAU), Universidade Federal Fluminense (UFF).

Mario Grynszpan

Licenciado a bacharel em História pela Universidade Federal Fluminense (UFF), mestre e doutor em Antropologia Social pelo Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro, com pós-doutorado na École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS), Paris, França.

Laura Graziela Figueiredo Fernandes Gomes

Laura Graziela Figueiredo Fernandes Gomes é Mestre em Antropologia Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGAS/UFRJ) e Doutora em Ciências Humanas (Antropologia) pela Universidade de São Paulo, tendo realizado pós-doutorado em Paris-X, Nanterre (2000-2001) e na École des Hautes Études en Sciences Sociales (GSPM, 2011 - 2012).

Sidnei Clemente Peres

Professor titular da Universidade Federal Fluminense (UFF) e coordenador do Laboratório de Estudos sobre Movimentos Sociais, Trabalho e Identidade (LEMSTI). Tem graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e mestrado em Antropologia Social pelo Museu Nacional-UFRJ. É Doutor em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas. Desenvolveu pesquisa sobre movimento indígena no Rio Negro, Amazonas, onde atuou como assessor de organizações indígenas e agências não governamentais.

Jacqueline de Oliveira Muniz

Graduada em Ciências Sociais pela Universidade Federal Fluminense - UFF em 1986. Mestre em Antropologia Social pelo Museu Nacional, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), em 1992. Doutora em Ciência Política pelo IUPERJ, Universidade Candido Mendes (1999) com a tese Ser policial é, sobretudo, uma razão de ser: cultura e cotidiano da PMERJ. Professora adjunta do Departamento de Segurança Pública e do Mestrado de Justiça e Segurança Pública (DSP), Instituto de Estudos Comparados em Administração de Conflitos (IAC) da UFF.

Marcos Otavio Bezerra

Antropólogo, professor titular na Universidade Federal Fluminense. É graduado em Ciências Sociais pela Universidade Federal Fluminense (1987) e possui mestrado (1993) e doutorado (1998) em Antropologia Social pelo PPGAS/Museu Nacional/UFRJ. Realizou estágios de pós-doutorado na École normale superieur (Paris) (2003) e École des Hautes Études en Sciences Sociales (Paris) (2014). É professor do Departamento de Sociologia e Metodologia das Ciências Sociais e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia.

Paulo Rodrigues Gajanigo

Professor Associado de Sociologia do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal Fluminense, professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Sociologia Política da UENF, e professor colaborador do Programa de Pós-Graduação em Cultura e Territorialidades da UFF. Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (2003), mestrado em Antropologia Social também pela Unicamp (2006) e doutorado em Ciências Sociais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2012).

Subscrever Antropologia Social