Estatística

Pesquisador

Lucas Bogdanov Schmidt

Possui graduação em Estatística pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2014). Tem experiência na área de Engenharia de Produção, com ênfase em Confiabilidade

Jessica Pronestino de Lima Moreira

Doutora em Engenharia Biomédica pela COPPE (Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia), na Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ. Mestre em Saúde Coletiva pela UFRJ - Instituto de Estudos da Saúde Coletiva (IESC), na linha de pesquisa Desenvolvimento de Métodos Estatísticos, Epidemiológicos e Computacionais em Saúde (2010). Graduada em Estatística pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2007). Professora adjunta do Departamento de Bromatologia, Faculdade de Farmácia, da Universidade Federal Fluminense.

Estelina Serrano de Marins Capistrano

Possui graduação em Ciências Atuariais (2010), graduação em Estatística (2010), mestrado em Estatística (2012) e doutorado em Estatística (2019), todos pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Realizou estágio de doutoramento na McGill University, Canadá (2017-2018). 
Atualmente, é professora adjunta da Universidade Federal Fluminense.

Valéria Troncoso Baltar

Graduada em Estatística pela UNICAMP (1999), fez seis meses de curso intensivo de demografia no CELADE (ONU-Chile, 1999). Concluiu o mestrado em Estatística pelo IME/USP (2005), com período sanduíche na Universitat Pompeu Fabra (Barcelona, 2004) e doutorado em Saúde Pública, na área de Epidemiologia, pela USP (2011), com período sanduíche na Imperial College London (2009-2010). Trabalhou de 2001 a 2007 como estatística do Laboratório de Epidemiologia e Estatística do Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia.

Ludmilla da Silva Viana Jacobson

Possui graduação em Estatística pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2004), mestrado em Estudos Populacionais e Pesquisas Sociais (área de concentração: Estatística Social) pela Escola Nacional de Ciências Estatísticas (2007), doutorado em Saúde Coletiva (área de concentração: Epidemiologia) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2013) e pós-doutorado em Saúde Pública e Meio Ambiente pela Fundação Oswaldo Cruz (2020). Atualmente é professora associada do Departamento de Estatística da Universidade Federal Fluminense.

Núbia Karla de Oliveira Almeida

Possui graduação (1990) e mestrado (1995) em Estatística e doutorado em Engenharia Biomédica (2012) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professora adjunta do Departamento de Estatística da Universidade Federal Fluminense e professora coordenadora de disciplina do Centro de Educação Superior à Distância do Estado do Rio de Janeiro.

Vinay Chaba

Bacharel em Ciências Atuariais (2008) e Bacharel em Estatística (2012) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Mestre em Administração de Empresas - Área de Concentração: Finanças (2013), pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Atualmente é professor da Universidade Federal Fluminense (UFF), no Departamento de Contabilidade (STC), atuando no curso de Ciências Contábeis, nas seguintes áreas de estudo e pesquisa: Atuária, Finanças e Estatística. Também tem experiência na área de Seguros e Resseguros, tendo trabalhado no IRB-Brasil Resseguros S.A.

Felipe Guimarães Tavares

Doutor e mestre pelo programa de Epidemiologia em Saúde Pública da Escola Nacional de Saúde Pública/ Fundação Oswaldo Cruz - ENSP/Fiocruz. Especialista em Vigilância Alimentar e Nutricional para a Saúde Indígena pela ENSP/Fiocruz. Bacharel e Licenciado em Enfermagem pela Universidade Federal de Rondônia - UNIR. Professor Adjunto da Universidade Federal Fluminense. Coordenador do Curso de Residência em Enfermagem em Saúde Coletiva da EEAAC/UFF. Pesquisador de temas de saúde pública e saúde indígena. Membro do GT de Saúde dos Povos Indígenas da ABRASCO.

Keila Mara Cassiano

É Doutora em Engenharia Elétrica, na área de Métodos Estatísticos de Apoio a Decisão, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2014), Mestre em Estatística pela Universidade Federal de Pernambuco (2003), Bacharel em Matemática pela Universidade Federal de Goiás (2001), Técnica em Telecomunicações pela Escola Técnica Federal de Goiás (1997) e Graduanda em Estatística pela Universidade Federal Fluminense. Desde 2006 é Professora do Departamento de Estatística da Universidade Federal Fluminense, classe Adjunto.

Jony Arrais Pinto Junior

possui graduação em Estatistica pela UFC - Universidade Federal do Ceará (2005), mestrado em Estatística pela USP - Universidade de São Paulo (2009) e doutorado em Estatística na UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (2014). Atualmente é professor adjunto da UFF - Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Probabilidade e Estatística, com ênfase em Análise de Dados, Big Data, Estatística Espaço-temporal e Análise de Sobrevivência. Também, é membro do Laboratório de Estatística da Universidade Federal Fluminense.

Sandro de AZAMBUJA

Bacharel em Ciências Atuariais e em Estatística pela UFRJ, mestre em Informática pelo IM/UFRJ, doutor em Administração (linha de pesquisa Finanças) pelo COPPEAD/UFRJ, especialista e pesquisador em previdência complementar e, desde 2014, servidor público no cargo de Professor Adjunto do Departamento de Contabilidade da UFF. 

Periodicamente produz artigos científicos para revistas nacionais sobre previdência, atuária e contabilidade, além de elaborar textos para a publicação na imprensa.

Adrian Heringer Pizzinga

Graduou-se em Estatística pela Escola Nacional de Ciências Estatísticas (ENCE/IBGE) em 2000. Concluiu o Mestrado em Engenharia Elétrica (ênfase em Modelos Estatísticos) na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) em 2004, e o Doutorado na mesma área e na mesma instituição em 2008. É Professor Associado II do Instituto de Matemática e de Estatística da Universidade Federal Fluminense (UFF).

Rumenick Pereira da Silva

Graduado em Estatística pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2013) e mestre em Matemática Aplicada e Estatística pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2015). Atualmente é professor substituto de Bioestatística da Universidade Federal Fluminense, discente do curso de doutorado do Programa de Pós-graduação em Estatística da Universidade Federal de Minas Gerais e membro do grupo de alunos do Programa de Pós-graduação em Estatística Stats4Good ("Estatística para o bem").

Favio Akiyoshi Toda

Doutorado em Administração pela PUC-Rio. Mestrado em Administração pelo COPPEAD/ UFRJ. Bacharelado em Estatística pela Escola Nacional de Ciências Estatísticas/ IBGE. Atualmente é professor do quadro da Universidade Federal Fluminense (UFF) no curso de graduação do Departamento de Empreendedorismo e Gestão (STE) e do Mestrado Acadêmico da Faculdade de Administração (PPGAD/ UFF), e professor convidado do quadro de professores permanente do curso de Mestrado Profissional em Gestão e Estratégia na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro ( MPGE/ UFRRJ).

Marcela Cohen Martelotte

Marcela Cohen Martelotte é professora adjunta do Departamento de Engenharia de Produção da Universidade Federal Fluminense; possui graduação em Estatística; mestrado em Administração Pública pela Escola Brasileira de Administração Pública e Empresas da Fundação Getulio Vargas (EBAPE / FGV) e também em Engenharia Elétrica pela PUC-Rio; doutorado em Engenharia Elétrica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Sua pesquisa foi publicada em revistas científicas como Science and Public Policy, IEEE Transactions on Multimedia e Journal of Official Statistics.

Marcia Marques de Carvalho

Possui graduação em Estatística pela Escola Nacional de Ciências Estatísticas (1994), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000) e doutorado em Economia pela Universidade Federal Fluminense (2013). Atualmente é professora adjunto da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Estatística Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: educação superior e ações afirmativas, demografia e indicadores sociais.

Marco Aurelio dos Santos Sanfins

Possui graduação em Estatística pela Escola Nacional de Ciências Estatística (1989) e doutorado em Estatística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2009). Atualmente é professor associado II da Universidade Federal Fluminense, atuando principalmente nos seguintes temas: teoria de valores extremos, cópulas, mercado de opções, mercado de capitais, estratégias long-short e modelagem de Séries Temporais. Desenvolveu alguns softwares na linguagem R-project com aplicações voltadas para o Mercado Financeiro.

Subscrever Estatística