Estado

Pesquisador

Katia Iris Marro

Possui graduação em Serviço Social pela Universidade Nacional de Rosario - Argentina (2001), mestrado em Serviço Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2004); doutorado em Serviço Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2009) e pós-doutorado em Serviço Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2020). Atualmente é professora Associada do Curso de Serviço Social da Universidade Federal Fluminense, Campus Universitário Rio das Ostras e coordenadora do "Grupo de estudos e pesquisa Lutas Sociais e Classes Subalternas".

Robson Pereira Calça

Formou-se em Filosofia (bacharelado e licenciatura), em 2007, pela Universidade de São Paulo (FFLCH-USP). Em 2010 obteve o título de Mestre e, em 2017, o de Doutor em Educação, ambos pela Faculdade de Educação da USP (FE-USP). Vem atuando como professor e pesquisador na área da Filosofia desde 2005.

Leda Regina Barros Silva

Professora Associada da Universidade Federal Fluminense na graduação em Serviço Social. Doutorado em Serviço Social - Política Social e Trabalho, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2009 - 2013); Mestrado em Serviço Social pela UFRJ -Universidade Federal do Rio de Janeiro (1995 -1998); Graduada em Serviço Social pela Universidade Federal Fluminense (1980 - 1983). Atuou como Auxiliar de Pesquisa e Assistente Social no Convênio IAA/FUNDENOR, Instituto do Açúcar e do Álcool - Autarquia Federal, Superintendência Regional do Rio de Janeiro e UFRRJ (1984 a 1991).

Carlos Gabriel Guimarães

Possui graduação em História Econômica Geral e do Brasil pela Universidade Federal Fluminense (1987), mestrado em História pela Universidade Federal Fluminense (1991), doutorado em História Econômica pela Universidade de São Paulo (1997) e Pós-doutorado pela Universidade de Lisboa (2002-2003). Atualmente é professor associado da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de História, com ênfase em História Econômica do Brasil (Colônia e Império_séculos XVIII e XIX), atuando principalmente nos seguintes temas: estado, comércio, poder, economia e história econômica.

Zuleide Simas da Silveira

Doutora em Educação/Linha Trabalho e Educação/UFF (2011), com doutoramento intercalar na Universidade de Lisboa (set/2010-mar/2011); Mestre em Educação/Linha Trabalho e Educação/UFF (2007). Professora da Faculdade de Educação e dos Programas de Pós-Graduação em Educação (Lato Sensu e Stricto Sensu) da Universidade Federal Fluminense; Coordenadora do GPETED (CNPq) - Grupo de Pesquisa Estado, Trabalho, Educação e Desenvolvimento: pensamento crítico latino-americano e tradutibilidade de Antonio Gramsci.

Marcia do Rocio Santos

Professora Adjunta no Curso de Serviço Social da Universidade Federal Fluminense. Graduada em Curitiba/PR (1998), Mestre pela Universidade Federal de Santa Catarina (2004) e Doutora pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2011). Foi bolsista IC-CNPq, CAPES e CNPq, respectivamente. Seu enfoque investigativo sobre as transformações do trabalho no âmbito da educação pública contemplou como resultados a sua dissertação de mestrado sobre a luta sindical no Paraná e a sua tese de doutorado sobre a mercantilização e a intensificação do trabalho docente no ensino superior.

Paula Kapp Amorim

Paula Kapp é Professora Adjunta da Universidade Federal Fluminense, no Pólo Universitário de Rio das Ostras. Doutora e Mestre em Serviço Social pela Escola de Serviço Social - UFRJ. Possui graduação em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2001) e especialização em Segurança Pública pelo Curso em Segurança Pública, Cultura e Cidadania da Faculdade Nacional de Direito da UFRJ.

Antoniana Dias Defilippo

Docente do Curso de Serviço Social na Universidade Federal Fluminense/Campus Rio das Ostras. Doutora em Serviço Social pelo Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Mestre em Serviço Social pelo Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da Universidade Federal de Juiz de Fora. Graduada em Serviço Social pela Universidade Federal de Juiz de Fora.
Área de concentração: Fundamentos, Trabalho e Formação Profissional; Políticas Sociais; Assistência Social.

Frederico Carlos de Sá Costa

Possui graduação em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (1996), mestrado em Ciência Política pela Universidade Federal de Minas Gerais (2002) e doutorado em Ciência Política pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Estado do Rio de Janeiro - IUPERJ (2008). Professor Associado da Universidade Federal Fluminense, na cadeira de Teoria Política.

Jacqueline Ribeiro Cabral

Jacqueline Ribeiro Cabral atua como docente adjunta no Departamento de Ciência da Informação (UFF). Realizou estágio pós-doutoral em Sociologia no IUPERJ como bolsista da CAPES (2014-2015), e obteve os títulos de doutorado em História das Ciências e da Saúde pela Fiocruz (2012), mestrado em História pela UERJ (2003), especialização em História do Brasil pela UFF (2001), bacharelado e licenciatura em História também pela UFF (1999), e bacharelado em Arquivologia pela UNIRIO (2015).

Lucilia Carvalho da Silva

Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal Fluminense, Campo de Confluência Trabalho e Educação. Mestre em Serviço Social pelo Programa de Pós-Graduação em Serviço Social, Política Social e Trabalho da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Atualmente é assistente social do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro e docente da Escola de Serviço Social da Universidade Federal Fluminense.

Sidnei Clemente Peres

Professor titular da Universidade Federal Fluminense (UFF) e coordenador do Laboratório de Estudos sobre Movimentos Sociais, Trabalho e Identidade (LEMSTI). Tem graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e mestrado em Antropologia Social pelo Museu Nacional-UFRJ. É Doutor em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas. Desenvolveu pesquisa sobre movimento indígena no Rio Negro, Amazonas, onde atuou como assessor de organizações indígenas e agências não governamentais.

Marcio Jose Melo Malta

Professor adjunto de Ciência Política da Universidade Federal Fluminense (INEST/UFF, Relações Internacionais). Pesquisador do Laboratório de Estudos em Política Internacional (Lepin/Uff) e do Imaginasul (UFF). Doutor em Ciência Política no Programa de Pós-graduação em Ciência Política da Universidade Federal Fluminense (PPGCP/UFF). Atua nas áreas de Relações Internacionais, pensamento social brasileiro e pensamento político latino-americano. Mestre em Ciência Política pelo Programa de Pós-graduação em Ciência Política da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Glaucia Maria Pontes Mouzinho

Bacharel e Licenciada em Ciências Sociais pela Universidade Federal Fluminense (1992), mestrado e doutorado em Antropologia pela mesma universidade (1999; 2007) .

Guilherme Braga Peña de Moraes

Membro do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro. Professor Adjunto da Faculdade de Direito e Professor Colaborador do Programa de Pós-Graduação em Direito Constitucional da Universidade Federal Fluminense (UFF). Mestre em Direito Constitucional pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC/RJ). Doutor em Direito Constitucional pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). Pós-Doutor em Direito Constitucional pela Fordham School of Law - Jesuit University of New York (FU/NY).

Subscrever Estado