Engenharia Mecânica

Pesquisador

Lucas Benini

Possui doutorado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Santa Catarina UFSC (bolsa CNPq) com período sanduíche no IWF (Institut für Werkzeugmaschinen und Fabrikbetrieb) da Technische Universität Berlin TUBerlin. Possui mestrado sanduíche em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Santa Catarina UFSC (bolsa CAPES) em parceria com a Technische Universität Berlin TUBerlin, inserido no programa CAPES/FINEP/CNPq/DFG - BRAGECRIM (Brazilian German Collaborative Research Initiative in Manufacturing Technology).

Yves Jean Robert Gounot

Possui graduação em matemática (Université Paris VII, 1992), Master em Acústica Arquitetônica e Urbana (Université Paris VI, 1993), Mestrado (2002) e Doutorado (2006) em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro / COPPE. Fez Pós-doutorado no Laboratório de Acústica y Vibraciones de la ETSAM (Universidad Politécnica de Madrid, 2019). Atualmente, é Professor Associado do Departamento de Matemática Aplicada (GMA), do Instituto de Matemática e Estatística da Universidade Federal Fluminense.

Kleber Marques Lisbôa

Possui graduação em Engenharia Mecânica pela Escola Politécnica da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Mestrado e Doutorado em Engenharia Mecânica pela COPPE/UFRJ, após período sanduíche na Eidgenössische Technische Hochschule Zürich (ETH Zürich), Suíça. Foi assistente de pesquisa no IBM Zurich Research Laboratory por 1 ano, onde trabalhou com pesquisas em eficiência energética de centros de processamento de dados de nova geração.

Henrique Massard da Fonseca

Possui graduação em Engenharia Mecânica pela Escola Politécnica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (2004), MSc em Engenharia Mecânica pela COPPE/UFRJ (2007) e DSc em Engenharia Mecânica pela COPPE/UFRJ e EMAC/França (2012). Durante este período integrou a equipe de pesquisa do projeto Medição do Coeficiente Global de Transferência de Calor em Dutos Flexiveis, e do projeto Nanofluidos Aplicados a Processos Térmicos e de Conversão de Energia (CAPES). Fez estágio pós doutoral em 2012 com o tema "Nanofluidos Aplicados a Processo Térmicos e de Conversão de Energia".

Túlio Sérgio de Almeida

Possui Mestrado Acadêmico em Engenharia Mecânica na Subárea de Mecânica dos Sólidos, Fabricação e Projetos Mecânicos pela Universidade Federal Fluminense- UFF , Volta Redonda - RJ (2015), Graduação em Engenharia de Produção pela Universidade Federal Fluminense- UFF, Volta Redonda (2012); . Atualmente é Professor Substituto na Universidade Federal Fluminense, Professor Assistente II na Universidade Severino Sombra, e Professor Assistente no Centro Universitário Geraldo Di Biasi.

Thaisa Marques da Silva

Possui graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade de Passo Fundo.
Mestrado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, área de Fabricação Mecânica com ênfase em Metalurgia/Materiais.
Experiência profissional na área de Processos de Fabricação Mecânica e Engenharia Submarina em Óleo & Gás.

Cleyton Senior Stampa

Possui graduação em Engenharia Mecânica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1982), mestrado em Engenharia Mecânica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1994) e doutorado em Engenharia Mecânica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1999). É Professor Associado 4 da Universidade Federal Fluminense, membro dos Programas de Pós-graduação em Engenharia Mecânica-PGMEC e em Modelagem Computacional em Ciência e Tecnologia-MCCT do Polo Universitário de Volta Redonda/UFF.

Luiz Carlos da Silva Nunes

possui graduação em Fisica pela Universidade Federal Fluminense (1997), mestrado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal Fluminense (2000) , doutorado (sanduiche) em Engenharia Mecânica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2004) e Institut für Physikalische Hochtechnologie e.V (Alemanha). Atualmente é professor associado IV do Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade Federal Fluminense. Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica (PGMEC-UFF) de 2019 a 2021. Coordenador do Laboratório de Opto-Mecânica (LOM).

Ivenio Moreira da Silva

Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal do Espírito Santo (2000), Mestrado e Doutorado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal Fluminense (2007-2014), Especialização em Gestão do Agronegócio. Atualmente é professor de Economia Agrária e Administração Rural na Universidade Federal Fluminense e Cursa Disciplinas no Programa de Pós-Graduação em Economia da UFF. Tem experiência na área de Engenharia Agrícola, atuando principalmente em pesquisas com biocombustíveis.

Leandro Alcoforado Sphaier

O Prof. L. A. Sphaier tem graduação (1998) e mestrado (2000) em engenharia mecânica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e o doutorado (2005) pela University of Illinois at Chicago (UIC), também em engenharia mecânica. Após ter obtido o título de doutor, ele entrou para o departamento de engenharia mecânica da Universidade Federal Fluminense (UFF) em 2006, onde atualmente atua como professor associado. O Prof. Sphaier tem mais de 150 publicações em periódicos e congressos, além de ter participado de capítulos de livros internacionais e um livro nacional.

Ivanovich Lache Salcedo

Possui graduação em Engenharia Mecatronica - Universidad Autonoma de Bucaramanga (2005), mestrado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2008) e doutorado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2012). Atuando principalmente nos seguintes temas: Sistemas Mecatrônicos, Automação e Controle de processos, Agricultura de precisão, Operações offshore, Manipulador de carga, controle Fuzzy.

Angela Cristina Cardoso de Souza

Possui graduação em Engenharia Mecânica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1979), mestrado em Engenharia Mecânica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1984) , doutorado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1998) e pós-doutorado na McGill University em Montreal, Canada (2009). Atualmente é professora titular da Universidade Federal Fluminense.

Ronaldo Domingues Vieira

Possui curso Técnico em Mecãnica pelo CEFET-RJ (1973), graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Gama Filho (1978) e mestrado em Engenharia Mecânica - Mecãnica dos Sólidos pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1981). Professor convidado na FH-Munique em 1989. Tem experiência na área de Engenharia Mecânica, com ênfase em Análise de Tensões, atuando principalmente nos seguintes temas: engenharia mecânica, análise de tensões, integridade estrutural e análise de falha. Atual professor das disciplinas de Projeto de Máquinas e Processamento de Polímeros do Dep. Eng.

José Flávio Silveira Feiteira

Doutorado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002). Atualmente é Professor Associado do Departamento de Engenharia Mecânica (VEM) da UFF - Universidade Federal Fluminense campus Volta Redonda-RJ.

Marcio Cataldi

Possui graduação em Meteorologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1999), Mestrado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002) e Doutorado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2008). Atualmente é Professor Associado III, Coordenador do Curso de Recursos Hídricos e do Meio Ambiente da Universidade Federal Fluminense, Docente do Programa de Pós Graduação de Engenharia de Biossistemas (PGEB/UFF) e Colaborador Externo do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Biotecnologia da Universidade Federal Fluminense (PPBI/UFF).

Robisom Damasceno Calado

Doutor em Engenharia Mecânica - Processos de Fabricação pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (2011). Mestre em Engenharia Mecânica - Processos de Fabricação pela UNICAMP (2006), Graduado em Engenharia de Produção Mecânica pela Universidade Metodista de Piracicaba - UNIMEP (2001). Pós Doutorado em Engenharia de Produção pela UNESP Guaratingueta (2014) e com período na Engenharia Mecânica da Universidade de Coimbra pesquisando Lean Healthcare.

Antonio Lopes Gama

Possui graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal Fluminense (1987), mestrado em Engenharia Mecânica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1991) e doutorado em Engenharia Mecânica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1998). Atualmente é Professor Titular da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Engenharia Mecânica, com ênfase em Estruturas Inteligentes, atuando principalmente nos seguintes temas: vibrações, tubulações, escoamento bifásico, vibração em tubulações e integridade estrutural.

Fabiana Rodrigues Leta

Professora Titular do Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade Federal Fluminense. Possui graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal Fluminense (1989), mestrado em Engenharia Mecânica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1992) e doutorado em Engenharia Mecânica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1998). Foi Diretora da Escola de Engenharia da UFF de novembro de 2018 a fevereiro de 2020.

César Cunha Pacheco

Possui graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2012), mestrado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2014) e doutorado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2018). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal Fluminense. , atuando principalmente nos seguintes temas: problemas inversos, inverse problems, filtro de kalman, condução de calor e ressonância magnética.

José Henrique Carneiro de Araujo

Possui graduação em Engenharia Mecânica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1983), mestrado em Engenharia Mecânica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1987) e doutorado em Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1991). Atualmente é professor Associado da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Engenharia Mecânica, com ênfase em Princípios Variacionais e Métodos Numéricos, atuando principalmente nos seguintes temas: elementos finitos, fluidos viscoelásticos, escoamentos de líquidos e gases.

Helder Gomes Costa

Doutorado e Mestrado em Engenharia Mecânica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio - 1994, 1991) e Graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal Fluminense (UFF - 1987). Diretor Científico (2019-20 e 2017-18) e de Eventos (2015-16) da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação e Pesquisa em Engenharia de Produção (ANPEPRO). Professor titular e Coordenador do Programa de Pós-Graduação (mestrado e doutorado) em Engenharia de Produção da UFF.

Heraldo Silva da Costa Mattos

Engenheiro Mecânico (1982), Mestre em Engenharia Mecânica (1984) e Doutor em Engenharia Mecânica (1988) pela PUC-Rio. Desenvolveu trabalhos de ensino e pesquisa em diversas instituições nacionais e estrangeiras. É professor titular da Universidade Federal Fluminense desde 1994.

Isabela Florindo Pinheiro

Possui Graduação (2013), Mestrado (2016) e Doutorado (2019) em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal Fluminense. Antes de terminar o doutorado pelo Programa Francisco Eduardo Mourão Saboya de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica (PGMEC) da Universidade Federal Fluminense, também foi professora substituta do departamento de Engenharia Mecânica pela mesma instituição no período de um ano (2018-2019), onde ministrou aulas de Termodinâmica, Máquinas Térmicas e Ferramentas Matemáticas aplicadas à engenharia.

Maria da Penha Cindra Fonseca

Possui graduação e mestrado em Engenharia Mecânica pela Universidade da Amizade dos Povos (Moscou-Rússia,1985) e doutorado em Engenharia Metalúrgica e de Materiais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (PEMM/COPPE/UFRJ, 2000). Atualmente é Professor Titular da UFF - Universidade Federal Fluminense, atuando no Departamento de Engenharia Mecânica e no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica.

Juan Manuel Pardal

Possui graduação em Engenharia Mecânica - Universidad Tecnológica Nacional da Argentina (2002), mestrado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal Fluminense (2004) e Doutorado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal Fluminense (2009). Atualmente é Professor Associado III da UFF - Universidade Federal Fluminense, atuando no referido Departamento, no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica e no Mestrado Profissional em Montagem Industrial, assim como no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica e Tecnologia de Materiais do CEFET-RJ.

Roger Matsumoto Moreira

Coordenador do Mestrado Profissional em Montagem Industrial. Professor associado IV da Universidade Federal Fluminense. Doutor em Matemática Aplicada pela Universidade de Bristol, Inglaterra (2002), Mestre em Engenharia Mecânica pela COPPE/UFRJ (1997) e Engenheiro Mecânico pela UFF (1993). Pós-doutoramento no LNEC e ISEL, Portugal (2014). Coordenador do Laboratório de Fluidodinâmica Computacional (LabCFD), construído com recursos da FAPERJ e CNPq. Coordenador do Laboratório de Projeto Assistido por Computador (LabCAD), construído com recursos do MEC e PETROBRAS.

Fabio Toshio Kanizawa

Professor Adjunto do Departamento de Engenharia Mecânica, da Escola de Engenharia da Universidade Federal Fluminense (2016-presente).

Stella Maris Pires Domingues

Possui graduação em Bacharel Em Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1983), especialização em Análise de Sistemas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1985), mestrado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1989) e doutorado em Engenharia Mecânica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1996). Atualmente é professor associado do Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade Federal Fluminense.

Luiz Heleno Moreira Duque

Possui graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Católica de Petrópolis (1985 - UCP), especialização em Engenharia de Sistemas Flutuantes Offshore pelo Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pesquisa e Pós-Graduação em Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (2013 - ESFO / COPPE / UFRJ), especialização em Planejamento, Implementação e Gestão de Cursos EAD pela Universidade Federal Fluminense (2015 - PIGEAD / UFF), mestrado em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1995 - UNESP) e doutorado em Engenharia Mecânica pela Universidade Es

Daniel Pontes Lannes

Possui graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal Fluminense (2006). Especialista em Engenharia de Tubulações pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2008). Especialista em Equipamentos da indústria do Petróleo (2010). Mestre em em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal Fluminense (2009). Doutor em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal Fluminense (2018). Atualmente é Engenheiro de Equipamentos na PETROBRAS e professor adjunto (20h) do Departamento de Desenho Técnico da Universidade Federal Fluminense.

Ricardo Leiderman

Possui graduação em Engenharia Mecânica pelo Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (1995), mestrado em Engenharia Mecânica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1998) e doutorado em Engenharia Mecânica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2002). Atualmente é professor Associado da Universidade Federal Fluminense (UFF).

Maria Laura Martins Costa

MARIA LAURA MARTINS COSTA É ENGENHEIRA MECÂNICA (1981) PELA UERJ, MESTRE EM ENGENHARIA MECÂNICA (1989) E DOUTORA EM ENGENHARIA MECÂNICA (1991) PELA PUC-RIO. ATUALMENTE É PROFESSORA TITULAR DO DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA MECÂNICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE. TEM EXPERIÊNCIA NA ÁREA DE ENGENHARIA MECÂNICA, COM ÊNFASE EM MODELAGEM E SIMULAÇÃO DE FENÔMENOS DE TRANSPORTE NÃO LINEARES, TRATANDO, MAIS ESPECIFICAMENTE, DE FENÔMENOS DE TRANSPORTE EM MEIOS POROSOS, TRANSFERÊNCIA DE CALOR NÃO LINEAR E ESCOAMENTOS DE FLUIDOS NEWTONIANOS GENERALIZADOS.

Domingos de Farias Brito David

Graduado Engenharia Naval pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1976), Mestrado (MSc)em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1978) e Doutorado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000). Atualmente é Professor Associado da Universidade Federal Fluminense.

Antonio Henrique Monteiro da Fonseca Thomé da Silva

possui graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2004), graduação em Matemática (2009) pela Universidade Federal Fluminense, Mestrado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal Fluminense (2007), Doutorado pela Universidade Federal Fluminense (2010) na área de Mecânica dos Sólidos e Pós-Doutorado no Instituto de Macromoléculas IMA/UFRJ (2015) em Tecnologia de Polímeros.

Felipe Bastos de Freitas Rachid

Possui graduação em Engenharia Mecânica (1984), Mestrado em Engenharia Mecânica (1989) e Doutorado em Engenharia Mecânica (1993) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Atualmente é Professor Titular do Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Engenharia Mecânica, com ênfase em Mecânica dos Fluídos e Mecânica dos Sólidos, atuando principalmente nos seguintes temas: transientes em fluidos, cavitação vaporosa e gasosa, interação fluido-estrutura, escoamentos monofásicos e bifásicos em oleodutos e gasodutos.

Subscrever Engenharia Mecânica