Instituto Militar de Engenharia

Pesquisador

Ricardo Henriques Leal

Graduado em Engenharia Metalúrgica pelo Instituto Militar de Engenharia, Rio de Janeiro, Brasil (1977), Mestre (MSc) em Ciência dos Materiais pelo mesmo Instituto Militar de Engenharia (1979) e Doutor (Ph.D.) em Engenharia Metalúrgica pelo "Massachusetts Institute of Technology" (MIT), Cambridge, EUA (1984).

Roberto Toscano Couto

Em 1979 diplomou-se Bacharel em Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Em 1981 concluiu o então chamado "Mestrado Especial em Engenharia Nuclear" (sem tese) oferecido pelo Instituto Militar de Engenharia. Em 1985 obteve o título de Ph.D na Escola de Engenharia Nuclear da Purdue University (Indiana, EUA). Atualmente é Professor Associado no Departamento de Matemática Aplicada da Universidade Federal Fluminense.

Maria da Penha Araujo Murta

Possui graduação em Administração pela Universidade Gama Filho - UGF (2003) e Mestrado em Engenharia de Transportes pelo Instituto Militar de Engenharia - IME (2013). Atuou como Supervisora de Contas na Kraft Foods do Brasil S.A. (2000 a 2010).

João Alberto Neves dos Santos

O Professor João Neves é Doutor em Engenharia de Produção pela PUC-Rio (2000), Mestre em Pesquisa Operacional pelo Instituto Militar de Engenharia ? IME (1993) e Graduado em Engenharia Mecânica e Armamento pelo IME (1989). Foi Professor do Instituto Militar de Engenharia, Assessor Especial do Comandante do Exército, Professor da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Juiz do Prêmio GESPUBLICA do Ministério do Planejamento, é Professor Emérito da Escola de Comando e Estado Maior do Exército.

Moacyr Amaral Domingues Figueiredo

Bacharel em Ciências Militares pela Academia Militar das Agulhas Negras (1983), graduação em Engenharia Mecânica pelo Instituto Militar de Engenharia (1991), mestrado em Sistemas e Computação pelo Instituto Militar de Engenharia (1996) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2003). Atualmente é professor da Universidade Federal Fluminense (UFF), lotado no Departamento de Engenharia de Produção da Escola de Engenharia de Petrópolis.

Alberto Gaspar Guimarães

Possui graduação em Engenharia de Telecomunicações pelo Instituto Militar de Engenharia (1992) , mestrado em Engenharia Elétrica pelo mesmo Instituto (1998) e doutorado em Engenharia Elétrica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2004) . Durante 6 meses em 2006 fez estágio de pós-doutoramento no Institut National des Télécommunications, Evry (França).

Paulo Roberto Alves dos Santos

Doutor em Ciências pelo Departamento de Geologia do Instituto de Geociências, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, em 2011, tendo como linha de pesquisa: Geotecnologias Aplicadas a Exploração Mineral de Cobre e Ouro na Província Mineral de Carajás, no Estado do Pará. Mestre em Engenharia Cartográfica pelo Instituto Militar de Engenharia, IME, em 2005, com a linha de pesquisa: Avaliação da Precisão Vertical dos Modelos SRTM em diferentes escalas: um estudo de caso na Amazônia. Graduado em Engenharia Cartográfica pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro-UERJ (1978).

Rogério Itaborahy Tavares

Possui graduação em Engenharia Metalúrgica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1978), mestrado em Ciências dos Materiais pelo Instituto Militar de Engenharia (1984), doutorado em Ciências dos Materiais pelo Instituto Militar de Engenharia (2019), e MBA em Gestão Empresarial pelo Instituto COPPEAD de Administração da UFRJ (2007).

Aurélio Lamare Soares Murta

Possui Graduação em Engenharia Civil pela Fundação Percival Farquhar - Univale (1999), Mestrado em Engenharia de Transportes pelo Instituto Militar de Engenharia - IME (2003), Doutorado em Engenharia de Transportes pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - PET/COPPE/UFRJ (2008), Pós-doutorado em Planejamento Energético e Ambiental pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - PPE/COPPE/UFRJ.

Luiz Carlos Rolim Lopes

Possui graduação em Engenharia Industrial Metalúrgica pela Universidade Federal Fluminense (1979), mestrado em Ciências dos Materiais pelo Instituto Militar de Engenharia (1982), doutorado em Metalurgia Física - Universite Libre de Bruxelles (1991) e Pós-Doutorado na Queen's University, Kingston, Ontario, Canadá (1991-1992). Atualmente é professor titular da Escola de Engenharia Industrial Metalúrgica de Volta Redonda (EEIMVR) da Universidade Federal Fluminense.

Marcos Costa de Souza

Possui graduação em Licenciatura e Bacharelado em Química pela Universidade Federal Fluminense (1986), mestrado em Química pelo Instituto Militar de Engenharia (1990) e doutorado em Química pelo Instituto Militar de Engenharia (1995). Realizou intercâmbio de colaboração científica na Universidade de Bayreuth, Alemanha (1999 e 2006) e pós-doutorado na Universidade de Aveiro, Portugal (2011 e 2018). Atualmente é Professor Titular da Universidade Federal Fluminense e membro do Programa de Pós-Graduação em Química. Tem experiência em síntese orgânica, com ênfase em compostos organofosforados.

Ana Carla da Silveira Lomba Sant´Ana Coutinho

Atualmente está como professora associada II do Departamento de Engenharia Química e de Petróleo da Universidade Federal Fluminense. Foi coordenadora do curso de graduação em Engenharia Química por mais de 6 anos, possui graduação em Engenharia Química pela Universidade Federal Fluminense (1996), mestrado em Química pelo Instituto Militar de Engenharia (1999) e doutorado em Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2006).

Alice Maria Rolim Bernardino

possui graduação em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1975), mestrado em Química pelo Instituto Militar de Engenharia (1979) e doutorado em Química pelo Instituto Militar de Engenharia (1985). Atualmente é professor titular da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Química Orgânica, com ênfase em Síntese de Heterociclos, atuando principalmente nos seguintes temas: pirazolopiridinas, pirazóis, tienopiridinas, quinolinas e outros sistemas.

Márcia Narcizo Borges

Possui graduação em Licenciatura Em Química pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1986), mestrado em Química Orgânica pelo Instituto Militar de Engenharia (1991) e doutorado em Química Orgânica pelo Instituto Militar de Engenharia (1998). Atualmente é professora Titular da Universidade Federal Fluminense, lotada no Departamento de Química Orgânica. Pertence ao corpo docente permanente do curso de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências da Natureza (PPECN) da Universidade Federal Fluminense.

Leni Joaquim de Matos

Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1977), mestrado em Engenharia Elétrica pelo Instituto Militar de Engenharia (1981) e doutorado em Engenharia Elétrica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2005). Atualmente é professora titular da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em Propagação no Canal Radio Móvel, atuando principalmente na sondagem, caracterização, modelagem e simulação do canal e, também, na área de antenas.

Renata Luz Martins

Possui graduação em Química Industrial pela Universidade Vale do Rio Doce (1997), mestrado em Quimica pelo Instituto Miltar de engenharia (2001) e doutorado em Química pelo Instituto Militar de Engenharia (2005). Atualmente é professor adjunto ii da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Cinética Química e Catálise

Ricardo Drummond Marsicano Ribeiro

Professor Assistente da Universidade Federal Fluminense-UFF, em tempo parcial, aprovado no concurso público para as cadeiras de Criatividade e Inovação, atuando também com Comportamento Empreendedor, Fundamentos de Empreendedorismo, Gestão de Mudanças Organizacionais, Gestão Estratégica, Gestão de Pessoas, com foco em Soft Skills.

Katia Zaccur Leal

Professor Titular pela Universidade Federal Fluminense. Possui graduação em Farmacia e Bioquímica pela Universidade Federal Fluminense (1979), mestrado em Química pelo Instituto Militar de Engenharia (1982) e doutorado em Química pelo Instituto Militar de Engenharia (1988). Pos-doutorado na Universidade da Florida (1993) e Oklahoma (2003). Tem experiência na área de Química, com ênfase em Química Teórica, Físico-Química Orgânica e Ressonância Magnética Nuclear, atuando principalmente nos seguintes temas: RMN, Modelagem Molecular, Química de Petróleo e Gás e Gestão Ambiental.

Pauli Adriano de Almada Garcia

Graduado em Matemática pela Universidade Federal Fluminense (1999), Mestre em Sistemas e Computação, na área de otimização de processos, pelo Instituto Militar de Engenharia (2001) e Doutor em Engenharia Nuclear, na área de Análise Probabilística de Segurança (APS), pela Coordenação dos Programas de Pós-Graduação de Engenharia (COPPE) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (2006), e é membro da SOBRAPO - Sociedade Brasileira de Pesquisa Operacional e da ABRISCO ? Associação Brasileira de Análise de Risco, Segurança de Processo e Confiabilidade - ABRISCO.

Nadja Valéria Vasconcellos de Avila

Possui graduação em Engenharia Metalúrgica pela Universidade Federal Fluminense (1987), mestrado em Ciências dos Materiais pelo Instituto Militar de Engenharia (1993) e doutorado em Ciências dos Materiais pelo Instituto Militar de Engenharia (1998). Atualmente é Professora Associada da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Engenharia de Materiais e Metalúrgica, com ênfase em Propriedades Mecânicas dos Metais e Ligas, atuando principalmente nos seguintes temas: microestrutura, aço, laminação a quente, alumínio e conformação mecânica.

Wainer da Silveira e Silva

Engenheiro de Telecomunicações pela Universidade Federal Fluminense - UFF, 1972; Mestrado em Engenharia Elétrica pelo Instituto Militar de Engenharia - IME - 1978; Ph.D. em Engenharia Elétrica pela Vanderbilt University -1983, nos Estados Unidos, sob a orientação do Dr. Robert T. Nash. Possui também Especialização em Novas Tecnologias pelo Massachusetts Institute of Technology - MIT, 1983, nos Estados Unidos; e em equipamentos de transmissão de ondas eletromagnéticas e sistemas digitais nas fábricas da Nippon Electric Corporation - NEC, em Tokio, Yamanashi e Tamagawa, no JAPÃO, 1975.

Flavio Moore

Possui graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Católica de Petrópolis (1982), mestrado em Ciência dos Materiais pelo Instituto Militar de Engenharia (1987) e doutorado em Engenharia Metalúrgica e de Materiais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2001). É Professor Adjunto da Universidade Federal Fluminense e Engenheiro de Equipamentos da Petrobras. Atua na interligação de dutos submarinos entre poços e plataformas. Tem experiência em Engenharia de Materiais e Metalúrgica, com ênfase em materiais para alta temperatura.

Fábio de Oliveira Braga

Possui graduação em Engenharia Metalúrgica e de Materiais pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF/RJ), Especialização em Engenharia de Inspeção e Manutenção na Indústria do Petróleo (IPETEC/UCP), Mestrado e Doutorado em Ciência dos Materiais pelo Instituto Militar de Engenharia (IME/RJ). Atualmente é professor adjunto no Departamento de Engenharia Civil da Universidade Federal Fluminense (UFF).

Gabriel de Carvalho Nascimento

É doutor em análise de vãos livres de dutos submarinos com modelagem computacional de interação fluido-estrutura pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Possui mestrado em métodos numéricos aplicados à engenharia e graduação em Engenharia de Fortificação e Construção pelo Instituto Militar de Engenharia (IME).

Rodolfo Cardoso

Rodolfo Cardoso tem Doutorado em Engenharia de Produção com ênfase em Gestão e Inovação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e Mestrado em Engenharia de Sistemas Organizacionais pelo Instituto Militar de Engenharia (IME), sendo graduado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal Fluminense e em Engenharia de Armamento pelo IME. Nas suas áreas de atuação Rodolfo possui mais de 18 anos em aplicações nas organizações públicas e privadas, dezenas de artigos publicados em revistas e congressos nacionais e internacionais, capítulos e livros.

Paulo Rangel Rios

Paulo Rangel Rios atua na área de Engenharia Metalúrgica e de Materiais, principalmente em Metalurgia Física e Transformações de Fase. O principal interesse é o modelamento microestrutural 3-d por meio de métodos computacionais, métodos matemáticos analíticos e caracterização microestrutural 3-d. Aplicações específicas incluem cinética formal, recristalização e crescimento de grão, reações difusionais, reações martensíticas e metalurgia física dos aços.

Ricardo Abranches Felix Cardoso Júnior

Possui Graduação em Engenharia Agrícola e Ambiental pela Universidade Federal Fluminense - UFF - (2005), Mestrado em Engenharia de Transportes pelo Instituto Militar de Engenharia - IME - (2007), pós-graduado em Engenharia de Segurança do Trabalho - UFF - (2009) e Doutorado em Planejamento Energético / Ambiental pelo Programa de Planejamento Energético da COPPE/UFRJ (2014). 
Atualmente é Professor Adjunto 20h do Departamento De Engenharia Agrícola e do Meio Ambiente. 
Foi Professor Convidado da FGV (MBA em Gestão de Projetos do Setor Elétrico).

Maria Cecilia Bastos Vieira de Souza

Maria Cecília BaMaria Cecília Bastos Vieira de Souza possui graduação em Farmácia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1975), mestrado em Química pelo Instituto Militar de Engenharia (1978) e doutorado em Química pelo Instituto Militar de Engenharia (1985). Possui pós-doutoramento realizado na University of Oklahoma (USA) sob supervisão do prof. Dr. Francis James Schmitz, na área de análise estrutural de produtos naturais por RMN.

Gilberto Alves Romeiro

Atualmente é Professor Titular da Universidade Federal Fluminense. Possui Doutorado em Química Orgânica pelo Instituto Militar de Engenharia (IME/RJ - 1985) e Mestrado em Química Orgânica pela mesma Instituição (1980), tendo como orientador o Prof. Misbahul Ain Khan. Realizou seu Pós Doutorado em 1996, na área de Química Orgânica e Meio Ambiente, na Universidade de Tubingen, Alemanha, junto ao grupo do Prof. Ernst Bayer. Participou da criação do Curso de Especialização e do Programa de Pós Graduação em Química Orgânica do IQ/UFF, tendo sido o primeiro Coordenador.

Roberto Carlos Alvim Cid

possui graduação em QUIMICA - LICENCIATURA E BACHARELADO pela Universidade Federal Fluminense (1978) e mestrado em Química pelo Instituto Militar de Engenharia (1987). Atualmente é professor adjunto 4 - do Departamento de Físico-Química da UFF. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Cinética Química e Catálise, atuando principalmente nos seguintes temas: energia, ensino de química e experimentos.

José Walkimar de Mesquita Carneiro

Formado em Química Industrial (1982) pela Universidade Federal do Maranhão, com mestrado (1986) e doutorado (1990) em Ciências, modalidade Química, pelo Instituto Militar de Engenharia-RJ, com estágio de doutoramento sanduíche na Universidade de Erlangen- Nürnberg, Alemanha, e Especialização (1983) na Faculdade de Engenharia Química de Lorena na área de Operação e Gerência de Produção de Usinas Alcooleiras. Ingressou na Universidade Federal Fluminense em 1992, ocupando atualmente o cargo de Professor Titular.

Ney Diegues Pacheco

Graduado em Odontologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1998), Especialização em Prótese Dentária pela UFRJ(2000), Mestrado em Ciência dos Materiais pelo IME-RJ (2008) e, Doutorado em Clínica Odontológica (Prótese Dentária) na Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP)/UNICAMP. Atualmente é Professor Assistente II do Departamento de Formação Específica na Universidade Federal Fluminense (UFF) - Instituto de Saúde de Nova Friburgo. Tem experiência na área de Odontologia, com ênfase em Prótese Dentária e implantes osseointegrados.

Subscrever Instituto Militar de Engenharia