Pedagogia

Pesquisador

Anelise Freitas Pereira Gondar

É, desde 2021, professora adjunta do Depto. de Letras Estrangeiras Modernas (GLE) da Universidade Federal Fluminense - UFF. De 2015 a 2021, foi profa. adjunta do Depto. de Letras Anglo-Germânicas da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ onde lecionou língua, cultura(s) e literatura(s) de expressão alemã.

José Valter Pereira

Professor Associado da UFF - Faculdade de Educação/SSE - Professor do quadro permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFF. Líder do Grpesq LEAM - Laboratório de estudos e aprontos multimídia - relações étnico-raciais na cultura digital. Foi professor da UFRRJ e do PPGEDUC. Atua a partir das conexões: relações étnico-raciais, cultura digital - mídias e suas linguagens e as produções de desigualdades.

Vinicius de Moraes Monção

Pesquisador da área História da Educação. Professor adjunto da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense (FEUFF). Possui mestrado e doutorado em Educação (ênfase em História da Educação) pela UFRJ. Foi bolsista de pós-doutorado FAPESP na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP), vinculada ao projeto temático FAPESP ?Saberes e práticas em fronteiras: por uma história transnacional da educação (1810-...)?.

Monica dos Santos Toledo

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), vinculada à linha de pesquisa Inclusão, Ética e Interculturalidade. Professora da Educação Básica na Universidade Federal Fluminense (UFF), lotada no Colégio Universitário Geraldo Reis (Coluni-UFF), onde atua nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Pesquisadora do Formar - Grupo de Pesquisa em Formação e Práticas Pedagógicas - FEUFF (2017-atual) e do Laife - Laboratório de Inclusão, Formação Cultural e Educação - FEUFF (2020-atual).

Sandro Tiago da Silva Figueira

Professor Adjunto na Universidade Federal Fluminense (UFF / INFES), Departamento de Ciências Humanas (PCH). Coordenador do Núcleo de Estudo e Pesquisa ViDA - Vivências Didáticas Autorais. Possui Doutorado em Ensino na área de concentração Ensino formal em Biociências e Saúde (FIOCRUZ, 2017), Mestrado em Educação na área de Formação de Professores, Memórias e Práticas Educativas (UERJ, 2012), Especialização em Neuropsicopedagogia Clínica e Institucional (FAMEESP, 2021), Licenciado em Pedagogia pela Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2008).

Viviane Merlim Moraes

Possui graduação em Pedagogia (2000) e especialização em Educação Superior pela Universidade Federal Fluminense (2002). Concluiu em 2008 o curso de mestrado em Educação, e em janeiro de 2018 o curso de doutorado em Educação, ambos na Universidade já citada.

Marta Nidia Varella Gomes Maia

Professora Adjunta do Departamento Sociedade, Educação e Conhecimento da Universidade Federal Fluminense na área de Educação da Infância. Pesquisadora do Grupo FIAR - Círculo de estudo e pesquisa formação de professores, infância e arte na linha de pesquisa Educação Infantil e prática pedagógica. Foi professora da Educação Básica entre 1985 e 2018, Supervisora Educacional na Educação Básica entre 2004 e 2018 e Professora do Curso de Especialização em Educação Infantil: Perspectivas de Trabalho em Creches e Pré-Escolas da PUC-Rio entre 2016 e 2018. Doutora em Educação pela PUC-Rio (2016).

Ludmila Veiga Faria Franco

Professora Assistente de Libras na Universidade Federal Fluminense/UFF. Tradutora/ Intérprete de LIBRAS/LP na Universidade Federal Fluminense/UFF. Advogada no estado do Rio de Janeiro. Doutorado em andamento em Ciência e Biotecnologia, Universidade Federal Fluminense/UFF, 2018, Mestre em Diversidade e Inclusão pela Universidade Federal Fluminense/UFF, 2016. Especialização em LIBRAS: Língua Brasileira de Sinais pela Faculdade Integrada Jacarepaguá/FIJ, 2012. Especialização em PIGEAD: Planejamento, Implementação e Gestão da EAD pela Universidade Federal Fluminense/ UFF, 2016.

Maria Teresa Esteban do Valle

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal Fluminense (1983), mestrado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (1992), Doutorado em Filosofía y Ciencias de La Educación pela Universidade de Santiago de Compostela (1997) e Pós-Doutorado na Universidad Nacional Autónoma de México (2006) e na Universidade do Minho (2007). Foi Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFF, no período compreendido entre os anos 2004 e 2006, e Coordenadora do GT Educação Popular da ANPEd, no biênio 2008/2010.

Pablo Silva Machado Bispo dos Santos

Possui Doutorado em Ciências Humanas - Educação pela PUC-Rio (2010), Mestrado em Educação pela PUC-Rio (2005) e Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002). Atualmente é Professor Associado II da Universidade Federal Fluminense e Membro do Conselho Univerisitário. Ministra aulas na Graduação e na Pós-Graduação, sendo professor do Departamento de Sociedade, Educação e Conhecimento, e também do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDU) desta Universidade.

Tathianna Prado Dawes

Doutorado em Estudos de Linguagem, UFF. Mestrado em Diversidade e Inclusão, UFF (2015), graduada em Pedagogia pelo Centro Universitário Plínio Leite, UNIPLI (1999), especialização em Psicopedagogia (2001), Educação Especial e LIBRAS ( 2011) oferecido à distância pelo Instituto Eficaz Maringá, de Paraná, e outra especialização em LIBRAS pelo Cândido Mendes(2016) e estudos e pesquisas realizados na UERJ (2009), intitulado da disciplina isolada ?Tópico Especial: processos de aprendizagem e construção do conhecimento em alunos com deficiência mental?.

Dayse Carla Genero Serra

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1990), Mestrado em Educação Especial e Inclusiva pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2004) e doutorado em Psicologia (Psicologia Clínica) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2008). Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal Fluminense.

Flavia Ferreira de Castilho

Cursa doutorado em Educação na linha de pesquisa: Políticas, Educação, Formação e Sociedade ( PEFS) do Programa de Pós Graduação (PPGE) da Universidade Federal Fluminense( UFF). Mestre em Educação pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Possui pós-graduação lato sensu " Especialização em Educação Infantil" pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro ( PUC- RIO) e graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

Eduardo Quintana

Professor Associado do Departamento de Ciências Humanas da Universidade Federal Fluminense (PCH/UFF). Possui Doutorado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (PPGE-FEUFF, 2012). Mestrado em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (ProPEd-UERJ, 2004). É graduado em Ciências Sociais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ, 1995), e Pedagogia pelas Faculdades Simonsen (2000). Fez estágio de pós-doutoral na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB-ODEERE-PPGREC), sob supervisão da Profa. Dra. Marise de Santana.

Márcia Maria e Silva

Márcia Maria e Silva é Professora Adjunta da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense (UFF). Formou-se doutora em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ - Maracanã), na linha de Infância, Juventude e Educação. Cursou mestrado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (UFF), na linha de Estudos do Cotidiano da Educação Popular. Tem Especialização em Literatura Infantil ( UFF). Possui graduação em Pedagogia (UFF) e Letras (UERJ), tendo trabalhado como Professora e Pedagoga na educação básica por anos.

Alice Akemi Yamasaki

Possui graduação em Pedagogia (1990), mestrado em Educação (1998) e doutorado em Educação (2007) pela Universidade de São Paulo. Atualmente é Professora Associada I da Universidade Federal Fluminense - Niterói, exercendo atividades no Departamento Sociedade, Educação e Conhecimento, da Faculdade de Educação, na Didática. É docente colaboradora no Curso Mestrado Profissional em Diversidade e Inclusão - CMPDI, da Universidade Federal Fluminense.

Maria Cecilia de Castello Branco Fantinato

Possui graduação em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1980), mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1987) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2003), incluindo a realização de Doutorado Sanduiche na Rutgers University (NJ, USA), em 2001. Realizou pós-doutorado na Universidade de São Paulo (2011) e na Universidade de Lisboa (2011-2012).

Jaqueline Pereira Ventura

Licenciada em Pedagogia, Mestre e Doutora em Educação pela Universidade Federal Fluminense - UFF. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Trabalho e Educação e Educação de Jovens e Adultos, atuando principalmente nos seguintes temas: políticas públicas de educação de jovens e adultos, formação docente para a educação de jovens e adultos e mundo do trabalho e educação básica e profissional de jovens e adultos trabalhadores. É Professora associada da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense, atuando na Graduação e no Programa de Pós-Graduação em Educação.

Lúcia Maria de Assis

Doutora em Letras pela Universidade de São Paulo (USP) e mestre em Linguística Aplicada pela Universidade de Taubaté (UNITAU). Realizou estágio pós-doutoral no PPGL/UFT, com bolsa PNPD/CAPES, e no PIPGLA/UFRJ. Possui experiência docente em Linguística, atuando, principalmente, nas seguintes subáreas: Linguística Textual, Oralidade e Escrita, Análise da Conversação e História das Ideias Linguísticas. Desenvolve pesquisas sobre os discursos racistas durante a ditadura civil-militar no Brasil e sobre questões raciais e identidade na obra de Lima Barreto.

Maria Inês do Rego Monteiro Bomfim

Possui Licenciatura em Pedagogia, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro- PUC-Rio (1976); Especialização em Educação, pelo Instituto de Estudos Avançados em Educação- IESAE/FGV(1991), na área de Administração de Sistemas Educacionais; Mestrado em Educação, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro -UFRJ (2003) e Doutorado em Educação, pela Universidade Federal Fluminense - UFF (2008).Atualmente, é professora associada da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense-UFF.

Cristiana Callai de Souza

Possui Graduação em Pedagogia; Especialização em Educação Infantil; Mestrado em Educação nas Ciências; Doutorado em Educação. É professora Associada da Universidade Federal Fluminense - INFES/UFF. Participou da implementação do PPG em Ensino e atuou como vice coordenadora no período de 2015 a 2017. É professora e orientadora no Mestrado em Ensino e no curso de Pedagogia. É membro titular do Colegiado do curso de Pedagogia e do Mestrado em Ensino. Tem interesse em pesquisas no Cotidiano Escolar da Educação Infantil; Criança e Natureza; Formação Estética; Escritas acadêmicas outras.

Luciana Esmeralda Ostetto

Com formação de base em Pedagogia - Educação Pré-escolar (Universidade Federal de Santa Catarina -1985), atuei como professora em Creche e Pré-escola (Florianópolis/SC) e pedagoga de Creche (Prefeitura Municipal de São Paulo). Hoje sou professora da Faculdade de Educação - Universidade Federal Fluminense, atuando na pós-graduação (Mestrado e Doutorado em Educação) e na graduação (curso de Pedagogia). Fui professora do Centro de Educação - Universidade Federal de Santa Catarina (1995-2012).

Jacqueline Aline Botelho Lima Barboza

Professora da Escola de Serviço Social da UFF/Niterói. Doutora em Serviço Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2013). Mestre em Políticas Públicas e Formação Humana pelo PPFH/UERJ. Graduada em Serviço Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Desenvolve pesquisas sobre Questão Agrária no Brasil, Trabalho, Educação, Questão Racial e Movimentos Sociais.Coordenadora do NEPEC (Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Educação do Campo e Movimentos Sociais).

Lisete Jaehn

Pedagoga e doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas(UNICAMP). Professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense.  Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Currículo, Conhecimentos e Formação de Professores(CCFP). Atualmente preside o Colegiado Geral das Licenciaturas da UFF e a Divisão de Prática Discente. É membro-associado da ANFOPE. Integra a coordenação colegiada do Fórum de Mobilização e Defesa do curso de Pedagogia-RJ e a organização nacional do Movimento em Defesa do curso de Pedagogia.

Monica dos Santos

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), vinculada à linha de pesquisa Inclusão, Ética e Interculturalidade. Professora do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico na Universidade Federal Fluminense (UFF) - Unidade COLUNI, atuando nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal Fluminense (2010) e especialização (lato sensu) em Psicopedagogia pelo Instituto AVM / Universidade Cândido Mendes (2012). Pesquisadora do Formar - Grupo de Pesquisa em Formação e Práticas Pedagógicas - FEUFF.

Andréa Serpa Albuquerque

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1992) e Mestrado em Educação (2006) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal Fluminense(2010). Na Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro atuou por nove anos como professora do Ensino Fundamental, Apoio à Direção, Sala de Leitura e no PEJA.

Ercilia de Stefano

Pós-doutora em Engenharia Civil - UFRJ - COPPE.
Pós-doutora em Sistemas de Gestão Sustentáveis - UFF. 
Doutora em Engenharia de Transportes - UFRJ - COPPE. 
Mestre em Engenharia de Sistemas - UFRJ - COPPE. 
MBA em Gestão Estratégica em Comércio Exterior.
Especialista em Gestão Estratégica Pública.

Caroline Vieira de Campos Gonzalez dos Santos

Professora Substituta na Universidade Federal Fluminense (UFF) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais/ Departamento Multidisciplinar - Volta Redonda. Gerente de Projetos de Inclusão SME/ EDUCAR - Resende ligada a Superintendência Pedagógica e a Direção de Inclusão. Mestre em Ensino na Educação Básica - PPGEB - CAp UERJ - (2017). Pós Graduada em Atendimento Educacional Especializado pela UNESP/ São Paulo (2012). Especialista em Educação Especial Inclusiva pela FIJ/ Rio de Janeiro (2010). Especialista em Educação Especial Deficiência Mental pela UNIRIO/ Rio de Janeiro (2010).

Cecilia Neves Lima

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2004), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2008) e doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2013). Atualmente é professora adjunto da Universidade Federal Fluminense. Coordenadora do Curso de Licenciatura em Pedagogia do INFES/UFF.

Maria Cecilia Sousa de Castro

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2008) e mestrado em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2011). Atualmente é professora da Universidade Federal Fluminense e doutoranda em educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em curriculo, atuando principalmente nos seguintes temas: cotidianos escolares, currículos, gênero e migrações.

Marisol Barenco de Mello

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Católica de Petrópolis (1990),Mestrado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (1998) e Doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2003). Atualmente é professora associada da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Infantil e Alfabetização, atuando principalmente nos seguintes temas: Filosofia da Linguagem, Psicologia da Educação, Educação Infantil, Alfabetização e Estudos Bakhtinianos.

João Bosco Bezerra de Farias

Mestre em Educação Matemática pela Universidade Santa Úrsula (USU). Especialista em Metodologia do Ensino Superior pelo Centro Universitário Moacyr Sreder Bastos. Graduado em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Castelo Branco. Licenciado em Pedagogia pela Universidade Castelo Branco. Professor da Universidade Federal Fluminense (UFF), em exercício no Instituto do Noroeste Fluminense de Educação Superior (INFES-UFF). Tem interesse em pesquisa relacionada em Educação Matemática, Etnomatemática e Neuroeducação.

Erika Souza Leme

Professora Adjunta da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense (UFF - Niterói - RJ), responsável pela disciplina Educação Especial I. Licenciada em Letras (UNORP,1997); Especialista em Linguística (UNESP, 2000); Mestre em Educação (UFRJ, 2011), Pedagoga (UFRJ, 2012). Doutora em Educação (UFF, 2017). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas LAIFE - Laboratório de Inclusão, Formação Cultural e Educação.

Kênia Aparecida Miranda

Possui doutorado em História Social (2011), mestrado em Educação (2005) e graduação em Pedagogia (2000), realizados na Universidade Federal Fluminense (UFF). É Professora de Economia Política e Educação da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social e Desenvolvimento Regional, na UFF. Integra o Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas sobre Marx e o Marxismo (NIEP-MARX/UFF) e o Grupo de Pesquisa Observatório da História da Classe Trabalhadora.

Isabel Balloussier Cerchiaro

Doutorado em Administração pela EBAPE / Fundação Getúlio Vargas - RJ (2006), Mestrado em Marketing pela Kingston University (1996), Graduação em Administração de Empresas pela Universidade Cândido Mendes (1990) e Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1985). Atualmente é chefe de departamento e professora da graduação em administração no Instituto de Ciências da Sociedade (ICM) - Macaé.

Allan de Carvalho Rodrigues

Doutorando do PROPED/UERJ, Mestrado em Programa de Pós Graduação em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2017) e Pedagogo pela Universidade Federal Fluminense. Em 2017 recebeu o prêmio Prata da Casa pela Universidade Federal Fluminense. Participa desde graduação até pós graduação dos espaços de colegiados de cursos e colegiados de unidade, comissões de bolsa e outras comissões administrativas. Foi bolsista IC da FAEPRJ e do CNPQ (2010-24), auxiliar de pesquisa técnico pelo CNPQ (2014 até 2015) e nos anos de 2016 e 2017 bolsista apoio técnico de pesquisa FAPERJ.

Francisca Marli Rodrigues de Andrade

Doutora em Educação, Cultura da Sustentabilidade e Desenvolvimento pela Universidade de Santiago de Compostela (USC) Espanha, financiado pela União Europeia - Programa Erasmus Mundus External Cooperation Window (EM-ECW- e pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Doutorado revalidado no Brasil pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense (UFF). É professora Adjunta na área de Saúde e Meio Ambiente, vinculada ao Departamento de Ciências Humanas da Universidade Federal Fluminense (UFF).

Renata Silva Bergo

Atualmente ocupa o cargo de Coordenadora do Curso de Pedagogia do Instituto de Educação de Angra dos Reis- Universidade Federal Fluminense - IEAR/UFF. Professora Adjunta desta instituição, ministra disciplinas nas área de Educação Infantil e Estágio Supervisionado - Pesquisa da Prática Pedagógica. Doutora pela Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, com período "sanduíche" no Museu Nacional- UFRJ.

Ana Cristina Corrêa Fernandes

Docente do Ensino Básico Técnico e Tecnológico da Educação Infantil do Colégio Universitário Geraldo Reis da Universidade Federal Fluminense, atuando como Coordenadora Pedagógica da Educação Infantil. Doutorado e Mestrado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (2018, 2006). Especialização em Educação Infantil e em Leitura: teoria e prática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1996,1996). Graduada em Arquivologia e em Pedagogia pela Universidade Federal do Estado Rio de Janeiro (1986, 2012).

Valdelúcia Alves da Costa

Professora Titular da Universidade Federal Fluminense (UFF). Docente da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação. Líder do Grupo de Pesquisa (CNPq) ?Políticas em Educação: Formação, Cultura e Inclusão?. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa (CNPq) ?Estudos sobre violência escolar: bullying e preconceito?. Coordenadora na UFF do Projeto de Pesquisa (CNPq) ?Violência Escolar: discriminação, bullying e responsabilidade?, Edital Cidadania, Violência e Direitos Humanos, processo nº. 442702/2016-7, tendo como coordenador nacional/internacional José Leon Crochík (USP).

Neide Aparecida Marinho

Graduação/Licenciatura em Educação Artística - Artes Plásticas pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Especialização em Cultura e Arte Barroca pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Mestre em Artes - Arte e Tecnologia da Imagem pela Universidade de Brasília (UnB). Doutora em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). Artista Plástica, Pesquisadora e Professora Associada do Departamento de Arte do Instituto de Arte e Comunicação Social da Universidade Federal Fluminense (IACS/UFF).

Mônica Vasconcellos

Doutora em Educação, Vice-Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense (UFF) e Professora Associada da Faculdade de Educação da mesma universidade. Com experiência nas áreas de Educação e Educação Matemática tem desenvolvido projetos de pesquisa com apoio da CAPES, CNPq, FAPERJ e FUNDECT referentes aos seguintes temas: formação de professores e práticas pedagógicas, saberes docentes, profissionalização docente, educação e interdisciplinaridade, desenvolvimento profissional e início da docência.

Andréa Relva da Fonte Gonçalves Endlich

Professora do Ensino Básico Técnico e Tecnológico da Educação Infantil do Colégio Universitário Geraldo Reis da Universidade Federal Fluminense (Coluni- UFF). Doutoranda e Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro ProPEd /UERJ e graduada em Pedagogia pela mesma Universidade. Integrante do Núcleo de Estudos da Infância: Pesquisa & Extensão (NEI:P&E).

Lilian Koifman

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1988), mestrado em Saúde Pública pela Fundação Oswaldo Cruz (1996) e doutorado em Saúde Pública pela Fundação Oswaldo Cruz (2002). Atualmente é Professora Titular do Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal Fluminense. Atua na Graduação de Medicina, no Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva (PPGSC) e no Programa de Pós-graduação em Bioética, Ética Aplicada e Saúde Coletiva (PPGBIOS). É Vice-Líder do Grupo de Estudos de Gestão e Ensino em Saúde (GEGES/UFF, GP CNPq).

Maria Onete Lopes Ferreira

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Ceará (1992), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Ceará (1995) e doutorado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (2001). Atualmente é professor associado i da Universidade Federal Fluminense.

Gelta Terezinha Ramos Xavier

É Professora associada IV da Universidade Federal Fluminense. Possui Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2000), tendo sido orientada pelo Dr. Miguel González Arroyo. Realizou em 1997, doutorado sanduíche na Universidade de Valencia, Espanha, sob a orientação do Dr. José Gimeno Sacristán. Coordenadora do Núcleo de Pesquisas e Estudos em Currículo/UFF, que se se dedica às seguintes linhas de pesquisa: Currículo e Educação Infantil, Currículo e Políticas Educacionais, Currículo, trabalho e cultura profissional.

Margareth Martins de Araújo

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1982), mestrado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (1992) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2004). Pós Doutorado em Ensino de Artes e Ciências, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro,(2019). Atualmente é Professora Titular, da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense. Integra o quadro de professores do Programa de Pós-Graduação em Educação: PPG-UFF.

Ana Angélica Rodrigues de Oliveira

Doutoranda em Educação na área de Currículo, Docência e Linguagem, na Universidade Federal do Rio de Janeiro (2015/2018). Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1994). É graduada em Pedagogia pela Universidade de Brasília (1981), Universidade Federal do Espírito Santo (1983), Centro Universitário Geraldo Di Biasi (1984). Atualmente é Professora Assistente do Departamento de Química do Instituto de Ciências Exatas da Universidade Federal Fluminense-Campus de Volta Redonda, atuando especialmente no curso de Licenciatura em Química.

Cláudia Vianna de Melo

Professora da Carreira do Magistério da Educação Básica Técnica e Tecnológica da Universidade Federal Fluminense (UFF) possui Graduação em Pedagogia pela UFF, Especialização em Educação Infantil pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Mestrado e Doutorado em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (CAPES 7).

Roberta de Lima Manceira Flores

Mestra em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2019). Especialista em Gestão da Educação Básica pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2017), especialista em Educação Infantil pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2014) e graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2003). Atuou como professora regente de Educação Infantil na Secretaria Municipal de Educação da Cidade do Rio de Janeiro de 1999 até 2013.

Juliana de Oliveira Borges

Possui Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO (2006), Graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ (2007) e Mestrado em Educação pela Universidade Federal Fluminense - UFF (2014). Atualmente é professora regente do Colégio Universitário Geraldo Reis - COLUNI/UFF e Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense.

Helen Pereira Ferreira

Doutora em Educação pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Mestre em Educação, Cultura e Comunicação em Periferias Urbanas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ/FEBF). Graduada em Pedagogia - com ênfase em Gestão de Sistemas Educacionais pela UERJ/FEBF.

Anderson Xavier Tibau Gonçalves

Doutor em Ciências Humanas em Educação pela PUC-Rio (2006). Mestre em Educação pela PUC-Rio (2001). Graduado em Pedagogia (Licenciatura e Administração Escolar) pela UNIPLI (1998). Professor Associado da Universidade Federal Fluminense - UFF. Atua nas áreas de Educação e Antropologia e Corpo e Cultura. Pesquisador do Grupo de Estudos Antropológicos da Leitura e da Escrita - GEALE. Pesquisador representante do Brasil no Centro Regional de Fomento do Livro na América Latina, Caribe, Espanha e Portugal - UNESCO/CERLALC/AECI.

Domingos Barros Nobre

Graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG-1987); Especialização em Alfabetização pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG); Mestrado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (1997) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (2005); Pós-Doutorado no IEL - UNICAMP (2014), com pesquisa sobre educação e cultura indígena. Pós-Doutorado em Linguística na Faculdade de Letras da UFRJ, com pesquisa sobre Ensino de Língua Guarani.

Clarissa Bastos Craveiro

É professora adjunta da Universidade Federal Fluminense (UFF). Possui graduação em Pedagogia pela Universidade de São Paulo (USP). Doutora em Educação na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) /doutorado sanduíche na Universidade do Porto (FPCEUP) na área de Currículo e Formação de Professores. É mestre em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). É especialista em Modalidades de Intervenção nos Processos de Aprendizagem pela Pontifícia Universidade Católica.

Carmen Lúcia Vidal Pérez

possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal Fluminense (1983), mestrado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (1992) sob a orientação de Regina Leite Garcia e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2002), com doutorado sandwiche na Universidade de Lisboa, sob a orientação de António Nóvoa. Pós-doutorado em Filosofia da Educação na Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP, sob a orientação de Sílvio Gallo. Bolsista CAPES e Pesquisadora da FAPERJ e CNPq. Atualmente é professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense .

Margarida dos Santos Pacheco

Graduada em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras Anderson (1977) e Mestre em Educação pela Universidade Católica de Petrópolis (2006). Atualmente é professor Adjunto da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino, educação e formação do professor .Também possui experiencia em gestão administrativa na UFF.

Rodrigo Torquato da Silva

Professor Associado da Universidade Federal Fluminense e Advogado. Líder do Grupo de Pesquisa ALFAVELA. Doutor em Educação pela Universidade Federal Fluminense. Mestrado em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Quatro Especializações: Direito e Processo Penal (Universidade Cândido Mendes); Direito Público (UCAM); Psicopedagogia - Clínica e Institucional (Universidade Gama Filho); e Orientação Educacional e Pedagógica (UCAM). Graduações em Direito (Universidade Cândido Mendes) e Pedagogia (Universidade Gama Filho).

Amanda Oliveira Rabelo

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2000), mestrado em Memória Social pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2004), doutorado em Ciências da Educação pela Universidade de Aveiro (2009), pós-doutorado em Ciências da Educação pela Universidade de Coimbra (2012), pós-doutorado em Educação pelo PPGE-UFRJ (2018).

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