Medicina Veterinária

Pesquisador

Luciana dos Santos Medeiros

Médica Veterinária e Professora adjunta do Departamento de Saúde Coletiva Veterinária e Saúde Pública (MSV), na Universidade Federal Fluminense. Docente do Programa de Pós Graduação em Sanidade e Produção Animal Sustentável na Amazônia Ocidental (PPGESPA - UFAC), e do Programa Programa de Pós-Graduação em Medicina Veterinária (Clínica e Reprodução Animal), UFF. Tem experiência na área de Diagnóstico e Epidemiologia de doenças bacterianas, com ênfase em Staphylococcus causadores da mastite subclínica, Leptospiras de interesse veterinário e enteropatógenos de animais silvestres.

Renato Guimarães Varges

é professor Associado II de Microbiologia e Bioética do Instituto de Saúde da Universidade Federal Fluminense (UFF) - Nova Friburgo (ISNF). È presidente da Comissão de Biossegurança e vice coordenador do Comitê de Ética e Pesquisa do Instituto de Saúde de Nova Friburgo. Tem graduação em Medicina Veterinária, mestrado (2007) e doutorado (2009) em Ciências Veterinárias, com ênfase em bacteriologia, diagnóstico de Doenças Infecciosas da esfera da reprodução. É membro do Comitê de Ética e Pesquisa do Instituto de Saúde de Nova Friburgo e presidente da Comissão de Biossegurança do ISNF.

Catia Dejuste de Paula

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade de São Paulo (1997), mestrado em Epidemiologia Experimental e Aplicada às Zoonoses pela Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia - Universidade de São Paulo (2003), doutorado em Patologia Experimental e Comparada pela Universidade de São Paulo (2011) e pós doutorado pelo San Diego Zoo Institute for Conservation Research.

Camila Barbosa Amaral

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Fluminense (2004), mestrado e doutorado em Clínica e Reprodução Animal pela Universidade Federal Fluminense (2008 e 2013). Atualmente, é professora das disciplinas Patologia Geral e Anatomia Patológica Veterinária I e II da Universidade Federal Fluminense (UFF).

Beatriz Brener de Figueiredo

Professor Titular de Parasitologia da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Parasitologia, atuando principalmente nos seguintes temas: helmintologia, protozoologia, entomologia de importância médica e veterinária. Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Fluminense (1988), mestrado em Biologia Parasitária pela Fundação Oswaldo Cruz (1995) e doutorado em Biologia Parasitária pela Fundação Oswaldo Cruz (2007).

Michel Abdalla Helayel

Graduação em Medicina Veterinária pelo Centro Universitário Plínio Leite (2005). Pós-Graduação (Lato Sensu) em Sanidade de Ruminantes pela Universidade do Grande Rio (2006), Mestrado em Medicina Veterinária (Patologia Animal) pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2008), e Doutorado em Ciências Veterinária (Sanidade Animal) pela UFRRJ (2011).

Maurício Alves Chagas

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Fluminense (1990), mestrado em Morfologia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1997) e doutorado em Ciências pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2002). Atualmente é Professor Associado da Universidade Federal Fluminense e coordenador do Laboratório de Biomorfologia Celular e Extracelular.

Marcela Freire Vallim de Mello

Possui Graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Fluminense (UFF; 1995), Mestrado em Medicina Veterinária pela UFF (2000) e Doutorado em Patologia pela UFF (2005). É Especialista em Patologia Veterinária pela Associação Brasileira de Patologia Veterinária. Professora Associada do Departamento de Patologia e Clínica Veterinária da Faculdade de Veterinária e do Curso de Residência Multiprofissional e em Área Profissional de Saúde - Anatomia Patológica Veterinária da Universidade Federal Fluminense.

Carolina Riscado Pombo

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Fluminense (1999), mestrado em Medic.Veterin.(Hig.Veter.Proc.Tecn.Prod.Orig.Animal) pela Universidade Federal Fluminense (2003) e doutorado em Medic.Veterin.(Hig.Veter.Proc.Tecn.Prod.Orig.Animal) pela Universidade Federal Fluminense (2008). Professora Adjunta de Inspecao de Produtos de Origem Animal pela UFMT. Atualmente é professora da Universidade Federal Fluminense de Controle Microbiologico de Produtos de Origem Animal.

Maria de Lourdes Gonçalves Ferreira

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Fluminense (1991), mestrado em Medicina Veterinária (Cir. e Clínica Veterinária) pela Universidade Federal Fluminense (1998) e doutorado em Medicina (Cirurgia Geral) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2003). Atualmente é professor Associado da Universidade Federal Fluminense. Coordenadora da disciplina de Clínica Cirúrgica Veterinária II, ministra aulas na graduação em Medicina Veterinária nas disciplinas de: Clínica Cirúrgica Veterinária I e II, Oncologia Veterinária, Prática Hospitalar e Cirurgia Experimental.

Ana Helena Lopes Bento

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Fluminense (1976) e mestrado em Zootecnia pela Universidade Federal de Santa Maria (1980). Atualmente é professor titular da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Zootecnia, com ênfase em Manejo de Animais, atuando principalmente nos seguintes temas: cabra, reprodução, caprinos, leite e cabras pardas alemãs.

Elyzabeth da Cruz Cardoso

Médica Veterinária formada na UFRRJ (1983), Mestre em Medicina Veterinária pela UFMG (1989) Doutora em Ciências Biológicas pela UFPA (1997). Especialista em análise de minerais pelo Animal Science da University of Florida. Trabalhou na Amazônia por 23 anos com produção e nutrição mineral, ênfase em bubalinocultura. Atualmente é Professora Titular da UFF, responsável pelas disciplina de fisiologia humana para os cursos de odontologia e fonoaudiologia e fisiologia dos minerais para o curso de Biomedicina do instituto de Saúde de Nova Friburgo.

Juliana de Oliveira

Juliana de Oliveira possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Santa Maria (1999), Especialização em Residência Médica em Clínica de Pequenos Animais pela Escola de Veterinária da UFMG (2001), Mestrado em Medicina Veterinária, com área de concentração em Clínica Médica de Pequenos Animais, pela Universidade Federal de Minas Gerais (2003) e Doutorado em Ciência Animal, com área de concentração em Patologia e Ciências Clínicas, também pela UFMG (2007).

Renato Luiz Silveira

Graduado em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Fluminense (UFF), Mestre em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e Doutor em Ciência Animal pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF). Professor Titular da Universidade Federal Fluminense. Colaboração com o Programa de Pós-Graduação em Microbiologia e Parasitologia Aplicadas (PPGMPA), Instituto Biomédico-UFF. Parecerista da Comissão de Ética no Uso de Animais (CEUA-UFF) e de periódicos nacionais e internacionais.

Adriana Cristina de Oliveira Silva

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Fluminense (2000), mestrado em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Minas Gerais (2003) e Doutorado pela Universidade Federal Fluminense (2009). Professora Associada da Universidade Federal Fluminense desde 2006, atuando nas Disciplinas de Inspeção de Leite e Derivados e Tecnologia de Leite e Derivados. Tem experiência na área de Medicina Veterinária, com ênfase em Fraudes em Leite Fluido e no desenvolvimento de novos produtos a base de Leites Fermentados.

Jurandyr de Abreu Câmara Filho

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Fluminense (1996), graduação em Medicina pela Universidade do Grande Rio (2013), mestrado em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1999) e doutorado em Biologia Animal pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2004). Atualmente é professor associado III da Universidade Federal Fluminense.

Luciano Antunes Barros

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, mestrado em Parasitologia Veterinária pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, doutorado em Biologia Parasitária pelo Instituto Oswaldo Cruz/RJ e Estágio Sênior em Doenças Parasitárias pela Universidade Degli Studi di Teramo, Itália. Atualmente é professor associado da Universidade Federal Fluminense.

Danuza Pinheiro Bastos Garcia de Mattos

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Fluminense (2002), mestrado em Biologia Parasitária pela Fundação Oswaldo Cruz (2005) e doutorado em Medicina Veterinária (Higiene Veterinária e Processamento Tecnológico de Produtos de Origem Animal) pela Universidade Federal Fluminense (2012). Atualmente é Professora Associada I da Universidade Federal Fluminense e colaboradora do PPGMPA (Programa de Pós-graduação em Microbiologia e Parasitologia Aplicadas) da Universidade Federal Fluminense.

Paulo Soares da Costa

possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1974), mestrado em Medicina.Veterinária.(Higiene.Veterinária e Processamento Tecnológico de Produtos de Origem Animal) pela Universidade Federal Fluminense (1980) e doutorado em Medicina Veterinária (Parasitologia Veterinária) pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1993). Atualmente é professorAssociado II da Universidade Federal Fluminense e Fiscal Federal Agropecuário do Ministério da Agricultura, Pecuárias e Abastecimento(Aposentado a partir de 02\03\2015).

José Aurelino Damasceno Ferreira Filho

Professor Adjunto da Universidade Federal Fluminense e Médico Veterinário da mesma. Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1982). Mestrado em Medicina Veterinária ( Clínica e Reprodução Animal) pela Universidade Federal Fluminense (1996).

Nayro Xavier de Alencar

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Rural da Amazônia (1993), mestrado em Medicina Veterinária pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1997) e doutorado em Medicina Veterinária pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2002). Atualmente é Professor Titular da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Medicina Veterinária, com ênfase em Patologia Clínica Veterinária, atuando principalmente nos seguintes temas: hematologia veterinária, medula óssea, citopatologia veterinária e bioquímica clínica.

Flávio Fernando Batista Moutinho

Doutor em Medicina Veterinária pela UFF (2014), Mestre em Ciência Ambiental pela UFF (2001), Especialização em Vigilância em Saúde Ambiental (UFRJ, 2017), Especialização em Planejamento, Implementação e Gestão da Educação à Distância pela UFF (2015), Especialização em Política e Pesquisa em Saúde Coletiva pela UFJF (2008), Especialização em Vigilância Sanitária pela UFJF (2007), Especialização em Saúde de Ecossistemas pela ENSP/FIOCRUZ (2005), Licenciado em em Geografia pela UERJ (2017), Graduado em Administração pela UFJF (2011) e em Medicina Veterinária pela UFF (1997).

Teófilo José Pimentel da Silva

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1974), mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos pela Universidade Federal de Viçosa (1980), doutorado em Ciência e Tecnologia de Carnes - Purdue University (1988) e Pós-Doutorado na Universidad Complutense de Madrid (2008). Professor Titular Aposentado (1995) da Escola de Veterinária da UFMG e atualmente é Professor Titular E da Faculdade de Veterinária da Universidade Federal Fluminense.

Mario Antonio Pinto Romão

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Fluminense (1979), mestrado em Medicina Veterinária ( Clínica e Reprodução Animal) pela Universidade Federal Fluminense (1985) e doutorado em Ciências Veterinárias Área Sanidade Animal pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2002). Atualmente é professor Titular do Dep de Patologia e Clinica Veterinária da Fac de Veterinária / UFF.

Marco Antonio Sloboda Cortez

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Minas Gerais (1995), mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos pela Universidade Federal de Viçosa (1998) e doutorado em Ciência e Tecnologia de Alimentos pela Universidade Federal de Viçosa e University of Vermont (doutorado sanduíche-CAPES) (2003). Atualmente é professor titular da Faculdade de Veterinária na Universidade Federal Fluminense.

Gilmar Oliveira da Silva

Doutor em Educação pela Universidade Federal Fluminense - UFF; possui mestrado em Artes Cênicas pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO (2009), graduação em Educação Artística - habilitação em Artes Cênicas pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO (2004), Licenciatura em Educação Física pela Universidade Estadual do Piauí - UESPI (1999) e tem formação em Dança-teatro pelo Grupo Alla Teatro e Dança (Teresina/PI).

Carlos Otávio de Paula Vasconcelos

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Fluminense (1986), mestrado em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Viçosa (2000) e doutorado em Medicina Veterinária ( Clínica e Reprodução Animal) pela Universidade Federal Fluminense (2009). Atualmente é professor Associado I da Universidade Federal Fluminense, coorientando mestrandos e doutorandos no curso de Pós-Graduação em Medicina Veterinária (Clínica e Reprodução Animal). É inspetor da abcca da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Appaloosa.

André Luís Rios Rodrigues

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Minas Gerais (1994), mestrado (1998) e doutorado (2004) em Medicina Veterinária na área de Reprodução Animal pela Universidade Estadual Paulista (UNESP - FMVZ - Botucatu). Foi professor no curso Zootecnia da FAZU (Uberaba) por 10 anos nas disciplinas de Fisiologia Animal e da Reprodução. Trabalhou na Sexing Technologies do Brasil no laboratório de sexagem de sêmen. Professor Associado na Faculdade de Veterinária da Universidade Federal Fluminense na Disciplina Fisiopatologia e Biotecnologia da Reprodução do Macho.

Marilia Botelho de Oliveira Chaudon

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Fluminense (1984), mestrado em Medicina Veterinária (Clínica e Reprodução Animal) pela Universidade Federal Fluminense (1991) e doutorado em Clínica Cirúrgica Veterinária pela Universidade de São Paulo (1997). Atualmente é professor Titular da Universidade Federal Fluminense. Líder de grupo de pesquisa em Patologia e Clínica Cirúrgica Animal, atuando principalmente nos seguintes temas: oncologia, cicatrização, diagnóstico, cirurgia veterinária.

Amary Nascimento Júnior

Doutor em Medicina Veterinária (Clínica e Reprodução Animal) pela Universidade Federal Fluminense (UFF) (2010). Mestrado em Medicina Veterinária (Clínica e Reprodução Animal) pela UFF (1995). Médico Veterinário graduado pela Faculdade de Veterinária da Universidade Federal Fluminense (1987). Atualmente é Professor Associado IV do Departamento de Patologia e Clínica Veterinária da Faculdade de Veterinária da UFF.

Renato Varges

é professor Associado I de Microbiologia e Bioética do Instituto de Saúde da Universidade Federal Fluminense (UFF) - Nova Friburgo (ISNF). Tem graduação em Medicina Veterinária, mestrado (2007) e doutorado (2009) em Ciências Veterinárias, com ênfase em bacteriologia, diagnóstico de Doenças Infecciosas da esfera da reprodução. É membro do Comitê de Ética e Pesquisa do ISNF e presidente da Comissão de Biossegurança do ISNF. Atua nas áreas de Bacteriologia, Microbiologia e Bioética.

Viviane Alexandre Nunes Degani

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Fluminense (2001), mestrado em Medicina Veterinária ( Clínica e Reprodução Animal) pela Universidade Federal Fluminense (2004) e doutorado em Medicina (Cirurgia Geral) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2007). Atualmente é professora associada II da disciplina de Anatomia Animal II na Universidade Federal Fluminense.

Fernando Joaquim Xavier Alves

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Fluminense (1995), mestrado em Medic.Veterin.(Hig.Veter.Proc.Tecn.Prod.Orig.Animal) pela Universidade Federal Fluminense (1998) e doutorado em Medic.Veterin.(Hig.Veter.Proc.Tecn.Prod.Orig.Animal) pela Universidade Federal Fluminense (2008). Atualmente é professor associado II da Universidade Federal Fluminense.

Claudia Maria Antunes Uchôa Souto Maior

possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Fluminense (1992), mestrado em Biologia Parasitária pela Fundação Oswaldo Cruz (1996) e doutorado pelo Programa em Ensino em Biociências e Saúde do Instituto Oswaldo Cruz-FIOCRUZ-RJ. Atualmente é professor titular da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Parasitologia, atuando com parasitos intestinais, leishmaniose e educação em saúde.

Clarice Machado dos Santos

Graduada em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2004). Possui mestrado (2007) e doutorado (2011) em Biologia Animal pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Seus principais estudos são ligados a Imuno-histoquímica do sistema neuroendócrino difuso do tubo gastrointestinal, histologia comparada de vertebrados. Atualmente é professora Adjunta da Universidade Federal Fluminense-Departamento de Morfologia. Coordenadora do Laboratório de ensino e pesquisa em histologia e embriologia comparada-LEPHEC.

Robson Maia Franco

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Fluminense (1978), mestrado em Medic.Veterin.(Hig.Veter.Proc.Tecn.Prod.Orig.Animal) pela Universidade Federal Fluminense (1983) e doutorado em Medic.Veterin.(Hig.Veter.Proc.Tecn.Prod.Orig.Animal) pela Universidade Federal Fluminense (2002). Professor Titular da Universidade Federal Fluminense.

José Antonio Silva Ribas

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Fluminense (1993), mestrado em Medicina Veterinária (Patologia Veterinária - Fisiopatologia da Reprodução) pela Universidade Federal Fluminense (1998) e doutorado em Produção Animal (Biotecnologia da Reprodução) pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (2006). Atualmente é professor da Universidade Federal Fluminense.

Cristiane Albuquerque de Carvalho

Possui graduação em medicina veterinária pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1997), mestrado em Microbiologia Veterinária pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1999) e Doutorado em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Fluminense (2013). Atualmente é professor Adjunto da Universidade Federal Fluminense, em Rio das Ostras.

Elan Cardozo Paes de Almeida

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Fluminense (1995), mestrado em Patologia pela Universidade Federal Fluminense (2000) e doutorado em Patologia (Anatomia Patológica) pela Universidade Federal Fluminense (2007), Especialista em Patologia Veterinária pela Associação Brasileira de Patologia Veterinária (ABPV) e certificada pelo CFMV (2021).

Cicero Araujo Pitombo

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Fluminense (1987), mestrado em Medicina Veterinária (Clínica e Reprodução Animal) pela Universidade Federal Fluminense (1995) e doutorado em Ciências Veterinárias pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2003). Atualmente é professor associado IV, atuando na disciplina da graduação de Clínica Médica de Grandes Animais.Atuou nas disciplinas da pós-graduação Afecções do Sistema Locomotor e Cirurgia da Esfera Reprodutiva da Universidade Federal Fluminense.

Alfredo Tavares Fernandez

Graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Fluminense (1994) e doutorado (2007) e mestrado (1998) em Medicina Veterinária (Higiene Veterinária e Processamento Tecnológico de Produtos de Origem Animal) pela Universidade Federal Fluminense. Atuou por mais de 20 anos na Vigilância e Fiscalização Sanitária da cidade do Rio de Janeiro.

Sergio Borges Mano

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Fluminense (1984), mestrado em Medicina Veterinária (Higiene Veterinária e Processamento Tecnológico de Produtos de Origem Animal) pela Universidade Federal Fluminense (1992) e doutorado em Medicina Veterinária pela Universidad Complutense de Madrid - Espanha (1997).

Carlos Adam Conte Junior

Professor, Pesquisador e Extensionista do Departamento de Tecnologia e Inspeção de Alimentos da Faculdade de Veterinária da Universidade Federal Fluminense. Pesquisador Produtividade em Pesquisa (PQ) do CNPq (2013-2021) e Cientista do Nosso Estado (CNE) da FAPERJ (2014-2020).

Claudia Emília Teixeira

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Fluminense (1990), mestrado (2000) e doutorado (2009) em Medicina Veterinária (Higiene Veterinária e Processamento Tecnológico de Produtos de Origem Animal) pela Universidade Federal Fluminense. Experiência de 10 anos na indústria de alimentos (criação, abate e processamento de carne de aves). Exerceu nos anos de 2000 a 2011 as funções de Coordenadora do Núcleo de Estágio, Coordenadora do Setor de Alimentos e professora da Universidade Castelo Branco e do Centro Universitário Plínio Leite.

Mônica Queiroz de Freitas

Professora Titular do Departamento de Tecnologia dos Alimentos, da Universidade Federal Fluminense, Niterói/RJ. Bolsista de Produtividade do CNPq. Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Fluminense (1985), mestrado em Medic.Veterinária (Hig.Veter.Proc.Tecn.Prod.Orig.Animal) pela Universidade Federal Fluminense (1991), doutorado em Ciência e Tecnologia de Alimentos pela Universidade Federal de Viçosa (2001) e pós-doutorado no Instituto de Biotecnologia da Universidade Católica do Porto/PT (2012).

Márcia Carolina Salomão Santos

Graduada em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Fluminense (1986), mestrado em Fisiopatologia da Reprodução (Patologia Veterinária) pela Universidade Federal Fluminense (1996) e doutorado em Clínica Veterinária (Radiologia Veterinária) pela Universidade de São Paulo (2005). Especializou-se em ultrassonografia em 1990.

Mario Augusto Ronconi

Mestre em Medicina Veterinária (Patologia e Clínica Cirúrgica) pela Universidade Federal Fluminense/UFF (1993). Graduado em Medicina Veterinária pela UFF (1982). Professor Adjunto IV da Faculdade de Medicina Veterinária da UFF desde 1982. Tem experiência na área de Radiologia Veterinária, Clínica Cirúrgica e Clínica de Pequenos Animais Domésticos. Atuou como Chefe do Departamento de Patologia Clínica da Faculdade de Medicina Veterinária da UFF, Coordenador da Policlínica VET-UFF e Diretor da Faculdade de Medicina Veterinária da UFF.

Renata Fernandes Rabello

Doutora em Ciências (Microbiologia) e mestre em Ciências Biológicas (Microbiologia) pelo Instituto de Microbiologia Paulo de Góes da Universidade Federal do Rio de Janeiro, com doutorado sanduíche na University of California, em Berkeley, EUA, e graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Fluminense. Atualmente, é professora associada do Departamento de Microbiologia e Parasitologia do Instituto Biomédico da Universidade Federal Fluminense. Está vinculada ao Programa de Pós-graduação em Microbiologia e Parasitologia Aplicadas do Instituto Biomédico, UFF.

Juliana da Silva Leite

possui graduação em Medicina Veterinaria (2004), mestrado em Patologia - área de concentração Anatomia Patológica Veterinária - pela Universidade Federal Fluminense (2007) e doutorado em Patologia pela Universidade Federal Fluminense (2009). Obteve o título de Especialista em Patologia Veterinária pela Associação Brasileira de Patologia Veterinária - ABPV em 2015.

Alynne da Silva Barbosa

Professora Adjunta de Parasitologia da Universidade Federal Fluminense (ingressei na Universidade em agosto de 2016). Doutora em Ciências no curso de Medicina Tropical, Fundação Oswaldo Cruz . Participou do programa de doutorado sanduíche do Ciências sem fronteiras do CNPq na Universidade Complutense de Madrid, Espanha. Mestre em Microbiologia e Parasitologia pela Universidade Federal Fluminense (2011). Graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Fluminense. Tenho experiência na pesquisa de parasitoses de animais domésticos e silvestres.

Sergio Carmona de Sao Clemente

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Fluminense (1977), mestrado em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1982) e doutorado em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1989), Pós Doutorado na Universidade do Porto (2011-2012).Professor titular da Disciplia de Inspeção de Produtos de Origem Animal, do Departamento de Tecnologia e Inspeção de Alimentos da Faculdade de Veterinária da Universidade Federal Fluminense.

Maria Helena Cosendey de Aquino

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Fluminense (1987), mestrado em Medic.Veterin.(Hig.Veter.Proc.Tecn.Prod.Orig.Animal) pela Universidade Federal Fluminense (1994) e doutorado em Ciências (Microbiologia) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2001). Atualmente é professor Titular de Doenças infecciosas dos Animais Domésticos e Defesa Sanitária Animal da Universidade Federal Fluminense.

Aloysio de Mello Figueiredo Cerqueira

Graduado em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Fluminense; mestre em Ciências (Microbiologia) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e doutor em Microbiologia e Imunologia pela Universidade Federal de São Paulo. Atualmente é professor Titular do Departamento de Microbiologia e Parasitologia da Universidade Federal Fluminense aonde ocupou a chefia do Departamento (2008 a 2010) e a coordenação do Curso de Especialização em Microbiologia e Parasitologia Aplicada (2004 a 2010).

Aline Moreira de Souza

Médica veterinária e professora associada do Departamento de Patologia e Clínica Veterinária da Faculdade de Veterinária da Universidade Federal Fluminense, onde leciona as disciplinas de Patologia Clinica Veterinaria desde 2009, além de disciplinas optativas e de pós graduação.

Helenita Marques Torres

Possui Graduação em Medicina Veterinaria pela Universidade Federal Fluminense (1977), Mestrado em Ciências (Microbiologia) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1981) e Doutorado em Medicina Veterinária (Parasitologia Veterinária) pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2002). Atualmente é Prof Associado III da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Medicina Veterinária, com ênfase em Doenças Infecciosas de Animais, atuando principalmente nos seguintes temas: sorologia, antimicrobianos, Ehrlichia canis, Brucella canis, mastite e cães.

Marcelo Salabert Gonzalez

Professor Titular do Departamento de Biologia Geral (GBG) da Universidade Federal Fluminense. Possui Graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1987), Mestrado em Parasitologia Veterinaria pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1992) e Doutorado em Biologia Celular e Molecular pela Fundação Oswaldo Cruz (1997). Foi chefe do Departamento de Biologia Geral (Instituto de Biologia-UFF) entre 2001 e 2005 e coordenador do Bacharelado em Ciências Biológicas (UFF) entre 2011 e 2019.

Maria Carmela Kasnowski Holanda Duarte

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Fluminense (1997), mestrado (2004) e doutorado (2010) em Medicina Veterinária (Higiene Veterinária e Processamento Tecnológico de Produtos de Origem Animal) pela Universidade Federal Fluminense. Atuou como professora palestrante no curso de pós graduação Qualittas, professora no curso de ensino médio profissionalizante Núcleo Avançado em Tecnologia de Alimentos- NATA/ CECVSD e professora do Centro de Ensino Superior de Valença (FAAV/Faculdade de Veterinária).

Mauro Roberto Rodrigues

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Fluminense (1986), mestrado em Biologia Humana e Experimental pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1998) e doutorado em Biologia Animal pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2003). Atualmente é professor titular de anatomia veterinária da Universidade Federal Fluminense.

Claudia Marcia Borges Barreto

Professora Associada da UFF, graduada em Medicina Veterinária, mestre e doutora em Patologia pela Universidade Federal Fluminense. Doutorado com ênfase na avaliação do ensino e aprendizado de Imunologia. Atua como docente da graduação no ensino de Imunologia e Iniciação à docência e da pós-graduação no mestrado profissional de Diversidade e Inclusão. Desenvolve projetos de pesquisa, ensino e extensão com alunos de graduação (bolsistas) e pós-graduação envolvendo a criação e uso pedagógico de materiais educativos, lúdicos, artísticos e tecnológicos, no ensino básico e superior.

Aline Emerim Pinna

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Fluminense (2003); mestrado em Clínica e Reprodução Animal pela Universidade Federal Fluminense (2008) e doutorado em Clínica e Reprodução Animal pela Universidade Federal Fluminense (2011). É especialista nas áreas de Reprodução Bovina; Equina e Ortopedia Equina.

Dalton Garcia de Mattos Junior

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Fluminense (1981), mestrado em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1987) e doutorado em Ciências Veterinárias pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1995). Em agosto de 2015 prestou concurso tendo sido aprovado para o cargo de Professor Titular do Departamento de Saúde Coletiva e Saúde Pública, da Faculdade de Veterinária da Universidade Federal Fluminense.

Luiz Antonio Moura Keller

Médico Veterinário, atualmente Professor Adjunto de Toxicologia Veterinária na Universidade Federal Fluminense (UFF). Graduado pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) em 2006, Mestrado (2009) e Doutorado (2013) em Ciências Veterinárias também pela UFRRJ. Bolsista do CNPq deste mesmo curso desde 2006, além de iniciação desde 2004. Pesquisador colaborador do Núcleo de Pesquisas Micológicas e Micotoxicológicas (NPMM) da UFRRJ e Centro Estadual de Pesquisa em Alimentos (CEPQA) da PESAGRO-RJ. Líder de pesquisa do Núcleo de Toxicologia e Sanidade Animal (NTSA-UFF).

Antonio Filipe Braga da Fonseca

Graduado em medicina veterinária pela Universidade Federal Fluminense (1989) e mestrado em Medicina Veterinária (Patologia Veterinária) pela Universidade Federal Fluminense (1995). Atualmente é Professor adjunto 4 da Universidade Federal Fluminense e consultor "ad hoc" do Centro do Controle de intoxicações de Hospital Universitário Antonio Pedro da Universidade Federal Fluminense e Doutorado na área de Ciência Animal na Universidade Estadual do Norte Fluminense Prof. Darcy Ribeiro (2015) .

Eliane Teixeira Mársico

Graduaçao em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Fluminense (1984), mestrado em Medic.Veterin.(Hig.Veter.Proc.Tecn.Prod.Org.Animal) pela Universidade Federal Fluminense (1998) e doutorado em Medicina Veterinária Hig e Proc Tecnológico de Pro pela Universidade Federal Fluminense (2005). Pós doutorado em 2014 pela UFG, área de Engenharia de Alimentos. Atualmente é professor Titular da Universidade Federal Fluminense.

Juliana Ferreira de Almeida

Médica Veterinária pela Universidade Federal Fluminense - UFF (2002), com mestrado em Ciências Veterinárias - UFF (2004) e doutorado em Medicina Veterinária - UFF (2009). Experiência em Medicina Veterinária Preventiva e Bem-estar Animal. Professor substituto - UFF (2008). Professor Adjunto - UFF (2009-2017). Chefe do Departamento de Saúde Coletiva Veterinária e Saúde Pública - MSV UFF (dezembro 2015 a dezembro de 2017). Professor Associado - UFF (2017-atual). Membro Titular da Comissão de Ética no Uso de Animais - CEUA (2017-atual).

Walter Lilenbaum

Walter Lilenbaum possui graduação em Medicina Veterinária pela UFF (1987), mestrado em Fisiopatologia da Reprodução Animal pela UFF (1994), doutorado em Ciências (Microbiologia) pela UFRJ (1998) e pós-doutorado em Medicina Veterinária Preventiva pela USP (2006) e em Leptospirose (Instituto Pasteur, França, 2012). Atualmente é professor Titular de Bacteriologia da UFF - RJ e Pesquisador Visitante da Unidade de Espiroquetas do Institut Pasteur, Paris, França.

Leila Gatti Sobreiro

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Fluminense (1987), mestrado em Medicina Veterinária (Higiene Veterinária e Processamento Tecnológico de Produtos de Origem Animal) pela Universidade Federal Fluminense (1995) e doutorado em Ciências Biológicas (Bioquímica Médica) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2001). Exerceu o cargo de Perita Criminal da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro, de 1993 a 2000.

Luiz Altamiro Garcia Nogueira

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Fluminense (1979), mestrado em Reprodução Animal pela Universidade Federal de Minas Gerais (1982) e doutorado em Ciência Animal Reprodução Animal pela Universidade Federal de Minas Gerais (1994)..Pós-doutorado na Universidade Veterinária de Budapest
É Professor Titular na Faculdade de Veterinária da Universidade Federal Fluminense.Foi Coordenador Técnico do Programa Rio Genética - Secretaria de Agricultura e Pecuária do Estado do Rio de Janeiro de 2009 a 2016 .Atua na Medivina Veterinária, com ênfase em Reprodução An

Maurício Afonso Verícimo

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Fluminense (1981), mestrado em Patologia pela Universidade Federal Fluminense (1991) e doutorado em Biociências e Biotecnologia pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (2001). Atualmente é professor Associado da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Imunologia celular, imunologia das doenças infecciosas e parasitarias com ênfase nos seguintes temas: microquimerismo feto-maternal, Paracoccidioides brasiliensis e alergia alimentar às larvas de nematoides da família Anisakidae.

Phillipe Bauer de Araújo Dória

Graduado em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Fluminense (2001), Mestre em Cirurgia e Clínica Veterinária pela Universidade Federal Fluminense (2006) e Doutor em Medicina Veterinária (Patologia e Ciências Clínicas) pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2016).

Marco Aurélio Pereira Sampaio

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Fluminense (1985), mestrado em Morfologia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1995), doutorado em Morfologia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, com Doutorado-sanduíche na Universidade do Tennessee (2006). Lecionou Anatomia Veterinária na Universidade de Tuskegee, AL, USA, por um ano letivo (2009/2010), Jovem Cientista do Estado (FAPERJ) 2013/2016, Vice Presidente da World Association of Veterinary Anatomists 2003/2016, Presidente da World Association of Veterinary Anatomists 2016/2021.

Daniel de Barros Macieira

possui Graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Fluminense (2001) e Mestrado em Medicina Veterinária (Clínica e Cirurgia Animal) pela mesma Instituição. Após um ano nos EUA, contemplado pelo programa de Doutorado Sanduíche da CAPES - PDEE, onde trabalhou com profissionais de renome internacional, defendeu seu trabalho de Tese pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, no Curso de Ciências Veterinárias (Parasitologia Veterinária) em fevereiro de 2008.

Beatriz Brener

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Fluminense (1988), mestrado em Biologia Parasitária pela Fundação Oswaldo Cruz (1995) e doutorado em Biologia Parasitária pela Fundação Oswaldo Cruz (2007). Atualmente é Professora Titular de Parasitologia da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Parasitologia, atuando principalmente nos seguintes temas: helmintologia, protozoologia, entomologia de importância médica e veterinária.

Maria Lucia Barreto

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Fluminense (1982), Mestrado em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1998) e Doutorado pela Universidade Federal Fluminense. É Professora Adjunta e Médica Veterinária da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de medicina veterinária, com ênfase em animais de laboratório, atuando principalmente nos seguintes temas:roedores, animais isogênicos, controle sanitário, micoplasmose respiratória murina, micoplasmose animal.

Elmiro Rosendo do Nascimento

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (1973), mestrado em - University Of California At Davis (1977) e doutorado em Comparative Pathology - University of California at Davis (1991). Atualmente é professor Titular da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Medicina Veterinária, com ênfase em Epidemiologia Veterinária, atuando principalmente nos seguintes temas: epidemiologia, aves, doenças infecciosas, micoplasmoses das aves e mamíferos, Biologia molecular, diagnóstico e prevenção.

Ana Maria Reis Ferreira

Possui graduação em Medicina Veterinária pela UFF (1986) , especialização em Patologia Experimental pela USP (1987) , especialização em Anatomia Patológica pelo Instituto Butantan (1988), mestrado em Patologia pela UFF (1994) e doutorado em Patologia pela UFF (2000). Obteve o título de e especialista em patologia veterinária pela Associação Brasileira de Patologia Veterinária - ABPV em 2014. Atuou como Sub-coordenadora do Curso de Graduação em Medicina Veterinária da UFF no período de 1993-1995.

Ingrid Lyrio Figueira Rodrigues

Possui graduação em Medicina Veterinaria pela Universidade Federal Fluminense (1991), mestrado em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1997) e doutorado em Microbiologia e Parasitologia Aplicadas pela Universidade Federal Fluminense (2019). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal Fluminense.

Veronica Figueiredo do Amaral

Graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Fluminense - UFF (1986), especialização em Patologia Experimental pela UFF (1989). Possui mestrado em Biologia Parasitária pela Fundação Oswaldo Cruz (1994) e doutorado em Biologia Celular e Molecular pela Fundação Oswaldo Cruz (2001). Professor do Departamento de Imunobiologia Universidade Federal Fluminense. Chefe do Departamento de Imunobiologia (2014-2016).

Guilherme Nunes de Souza

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Fluminense (UFF) (1998), Especialização em Métodos Estatísticos Computacionais pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) (2001), Mestrado em Medicina Veterinária na Área de Concentração em Epidemiologia Veterinária pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) (2001) e Doutorado em Ciência Animal na Área de Concentração em Epidemiologia Veterinária pela UFMG (2005).

Marco Aurélio Ramos dos Santos Barbosa

Possui mestrado em Ciências Morfológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1998). Tem experiência na área de Morfologia, com ênfase em Anatomia, atuando principalmente nos seguintes temas: anatomia de vertebrados.

Roberto de Souza Salles

Graduado em Medicina pela Faculdade Souza Marques (1990), graduado em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Fluminense (1981), com mestrado em Patologia (Anatomia Patológica) pela Universidade Federal Fluminense (1988), doutorado em Sanidade Animal pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2001 e pós-doutorado em Saúde Coletiva pelo Instituto de Medicina Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)). É atualmente, professor titular da Universidade Federal Fluminense.

Nathalie Costa da Cunha

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro-UFRRJ (2000), mestrado (2005) e doutorado (2009) em Ciências Veterinárias (UFRRJ). Realizou pós-doutorado pelo programa da FAPERJ-CAPES, no período de 2009 a 2010. Foi Pesquisadora Visitante da Fundação Oswaldo Cruz, Escola Nacional de Saúde Pública de 2010 a 2013. Atualmente é Professora da Faculdade de Veterinária da Universidade Federal Fluminense, com atuação nas Disciplinas de Epidemiologia, Saúde Coletiva, Espiritualidade e Terapias Integrativas e Biossegurança.

Patricia Riddell Millar Goulart

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Fluminense (2004), mestrado em Medic.Veterin.(Hig.Veter.Proc.Tecn.Prod.Org.Animal) e doutorado em Medic.Veterin.(Hig.Veter.Proc.Tecn.Prod.Org.Animal) pela Universidade Federal Fluminense (2008). Atualmente é professor associado III da Universidade Federal Fluminense e Pesquisador colaborador do LabToxo - IOC - Fiocruz/RJ. Tem experiência na área de Parasitologia, com ênfase em Parasitologia, atuando principalmente nos seguintes temas:Toxoplasma gondii, enteroparasitas e educação em Saúde.

Ellen Cortez Contreiras

Atualmente, é Professor Associado IV da Universidade Federal Fluminense ? UFF.

Adriana Pittella Sudré

Professora Associada do Departamento de Microbiologia e Parasitologia da UFF. Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Fluminense (2004), mestrado em Patologia (Área de concentração: Patologia Clínica e Análises Clínicas) pela Universidade Federal Fluminense (2005) e doutorado em Ciências pela UFRRJ (2012). Líder do Grupo de Pesquisa (Diretório de Grupos CNPq) Núcleo de estudos em educação e inovação (EDU-INOVA) e membro do Grupo de pesquisa Centro de Investigação de Microrganismos do Instituto Biomédico da UFF.

Celio Mauro Viana

Graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Fluminense (1978), Especialização em Microbiologia e Imunologia pela UFRJ (1979), Mestrado em Medicina Veterinária (Higiene e Processamento Tecnológico de Alimentos de Origem Animal) pela UFF (1982), Doutorado em Ciências (Microbiologia) pela UFRJ (1989) e Pós-Doutorado no Centro de Energia Nuclear na Agricultura, da Universidade de São Paulo (CENA-USP), em 1993 . Prof. do Depto. Tecnol. Alimentos da UFF desde 1979 (atual Associado III).

Ismar Araujo de Moraes

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Fluminense (1983), mestrado em Medicina Veterinária (Cir. e Clínica Veterinária) pela Universidade Federal Fluminense (1991) e doutorado em Patologia pela Universidade Federal Fluminense (2004). Atualmente é Professor Titular de Fisiologia Veterinária do Departamento de Fisiologia e Farmacologia da Universidade Federal Fluminense.
 Tem experiência na área de Fisiologia com ênfase em Fisiologia e Reprodução Animal atuando no ensino presencial e na geração de instrumentos aplicáveis ao ensino à distância.

Tatiana Xavier de Castro

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Fluminense (2002), mestrado em Medicina Veterinária (Clínica e Reprodução Animal) pela Universidade Federal Fluminense (2005) e doutorado na mesma instituição (2010). Fez Pós-doutorado no Laboratório de Virologia comparada e Ambiental, Instituto Oswaldo Cruz (2010 a 2011).

Rita Leal Paixão

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Fluminense (1989), graduação em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2013), mestrado em Medicina Veterinária (Patologia Veterinária) pela Universidade Federal Fluminense (1994), mestrado em Ciência Ambiental pela Universidade Federal Fluminense (2000) e doutorado em Saúde Pública pela Fundação Oswaldo Cruz (2001). É professora da Universidade Federal Fluminense desde 1990.

Mônica Tereza Machado Mascarenhas

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Fluminense (1980), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1996) e doutorado em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública/FIOCRUZ (2003). Atualmente é Professora Associada da Universidade Federal Fluminense, ministrando aulas em curso de graduação e mestrado acadêmico. Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Avaliação de Serviços de Saúde, atuando principalmente nos seguintes temas: Avaliação da Atenção Básica, Saúde da Família, Saúde do Adolescente.

Michel José Sales Abdalla Helayel

Graduação em Medicina Veterinária pelo Centro Universitário Plínio Leite (2005). Pós-Graduação (Lato Sensu) em Sanidade de Ruminantes pela Universidade do Grande Rio (2006), Mestrado em Medicina Veterinária (Patologia Animal) pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2008), e Doutorado em Ciências Veterinária (Sanidade Animal) pela UFRRJ (2011).

Bruno de Araujo Penna

Professor adjunto de bacteriologia do Depto de Microbiologia e Parasitologia da Universidade Federal Fluminense e vice coordenador do Programa de Pós Graduação em Microbiologia e Parasitologia Aplicadas (PPGMPA/UFF). Atua como orientador no Programa de Pós Graduação em Microbiologia e Parasitologia Aplicadas e Programa de Pós Graduação em Medicina Veterinária (Clínica e Reprodução Animal). É Jovem Cientista do Nosso estado (JCNE/FAPERJ).

Micheli da Silva Ferreira Ascoli

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Fluminense, mestrado e doutorado em Medic.Veterin.(Hig.Veter.Proc.Tecn.Prod.Orig.Animal) pela Universidade Federal Fluminense e Pós-Doutorado pelo Programa Nacional de Pós-Doutorado pela CAPES, atuando em projetos relacionados a tecnologia e inspeção de pescado e análises físico-químicas de produtos de origem animal no Laboratório de Controle Físico-Químico da mesma universidade. Atualmente é Professora Adjunta do Departamento de Tecnologia de Alimentos da Faculdade de Veterinária da UFF.

Raul Ribeiro de Carvalho

Médico Veterinário graduado pela Universidade Federal Fluminense (1979); Cientista Social graduado pela Universidade Federal Fluminense (1990); Mestre em Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1997) e Doutor em Medicina Veterinária (Higiene Veterinária e Processamento Tecnológico de Produtos de Origem Animal) pela Universidade Federal Fluminense (2010).

Alba Regina de Magalhaes

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Fluminense (1982). Atualmente é Professor Adjunto IV da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Microbiologia, com ênfase em Micologia, atuando principalmente nos seguintes temas:tinea capitis, dermatofitose, dermatófitos, zoonose,tinha, leveduroses, candidíases, leveduras, bioquímica e leveduras, trichosporon e tricosporonose,.

Elisabeth Martins da Silva da Rocha

Professora do Departamento de Microbiologia e Parasitologia do Instituto Biomédico da Universidade Federal Fluminense. Doutora em Ciências com ênfase em Imunologia pelo Instituto de Biofísica da Universidade Federal do Rio de Janeiro e mestre em Ciências pelo programa de Biologia Parasitária da Fundação Oswaldo Cruz. Médica veterinária e bióloga, atua em linhas de pesquisa sobre a interação de fungos patogênicos com o hospedeiro, em especial na esporotricose. Ainda na esporotricose, coordena projeto de extensão que tem por objetivo implementar medidas de prevenção e controle dessa zoonose.

Ana Maria Barros Soares

Graduada (1987) em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Fluminense (UFF); Mestre (1996) em Medicina Veterinária - Patologia Animal, pela Universidade Estadual Paulista (UNESP) - Jaboticabal, com ênfase em ultrassonografia ocular; e Doutora (2002) em Medicina Veterinária - Clínica Veterinária, pela UNESP - Jaboticabal, com ênfase em retinoscopia, ceratometria e ecobiometria ocular. Atualmente é Professora Associada da Universidade Federal Fluminense, onde leciona desde 1990.

Joanna Maria Gonçalves de Souza Fabjan

Joanna Maria G. Souza Fabjan concluiu a graduação em Medicina Veterinária na UNIGRANRIO em 2007. Pós-graduada em Produção e Reprodução em Caprinos e Ovinos pela UNIFEOB em 2009. Mestre em Zootecnia (área de concentração em Reprodução Animal), na UFV (bolsista CNPq) em 2010. Doutora pelo PPGCV da UECE (bolsista CAPES) e INRA de Nouzilly, França (Doutorado em co-tutela, projeto CAPES-COFECUB) em 2013. Recebeu Menção Honrosa do Prêmio Capes de Tese em 2014. Realizou pós-doutorado pela UECE (bolsista CNPq) e pela UFF (bolsista CAPES). Foi docente na UNIGRANRIO (2015-2017).

Dayse Lima da Costa Abreu

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1991), mestrado em Medicina Veterinária (Ornitopatologia) pela Universidade Federal Fluminense (1998) e doutorado em Medicina Veterinária (Hig.Veter.Proc.Tecn.Prod.Orig.Animal) pela Universidade Federal Fluminense (2008).

Paulo César Amaral Ribeiro da Silva

Graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Fluminense (1990), mestrado em Patologia Veterinária pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1998) e doutorado em Ciências Veterinárias pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2004). Atualmente é professor Titular da Faculdade de Veterinária, da Universidade Federal Fluminense, Responsável pela Disciplina de Semiologia Veterinária, do Departamento de Patologia e Clínica Veterinária. Presidente da Associação de Buiatria do Estado do Rio de Janeiro.

Kassia Valéria Gomes Coelho da Silva

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (2005). Mestrado em Medicina Veterinária com o tema ?Influencia de diversos factores sobre los resultados de compatibilidad para xenotrasplante mediante el Sistema de Análisis Celular en Tiempo Real (RTCA)?, pela Universidad de Murcia, Espanha (2010).

Daniel Augusto Barroso Lessa

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Fluminense (1987), mestrado em Medicina Veterinária (Cir. e Clínica Veterinária) pela Universidade Federal Fluminense (1993) e doutorado em Clínica Veterinária pela Universidade de São Paulo (2003). Atualmente é professor titular da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Medicina Veterinária, com ênfase em Clínica Veterinária, atuando principalmente nos seguintes temas: eqüino, clínica médica, afecções respiratórias, afecções do aparelho locomotor.

Fabio Otero Ascoli

Graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Fluminense (UFF) (1999), mestrado em Medicina Veterinária (Clínica e Reprodução Animal) pela UFF (2002) e doutorado em Biologia Celular e Molecular do Instituto Oswaldo Cruz/FIOCRUZ, Laboratório de Imunofarmacologia. Foi professor substituto de Farmacologia Veterinária da UFF de 2002 a 2004.

Virginia Léo de Almeida Pereira

Médica Veterinária pela Universidade Estadual do Ceará (1986), mestrado em Medicina Veterinária (Ornitopatologia) pela Universidade Federal Fluminense (1996) e doutorado em Medicina Veterinária (HigieneVeterinária e Processamento Tecnológico de Aves, Ovos e Derivados) pela Universidade Federal Fluminense (2004). Tem experiência na área de Medicina Veterinária, com ênfase em Sanidade Avícola. Atuou em Avicultura, como médica veterinária nas áreas de Matrizes Pesadas, Incubatório, Frangos de Corte e Postura Comercial.

Subscrever Medicina Veterinária