Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Pesquisador

Débora Petrungaro Migueis

Possui graduação em MEDICINA pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2010). Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em OTORRINOLARINGOLOGIA, MEDICINA DO SONO E MEDICINA DO TRABALHO, tendo feito pós graduação nas três áreas e foi aprovada na prova de título da Associação Brasileira de Otorrinolaingologia e Cirurgia Cérvico-Facial e pela Associação Brasileira de Medicina do Sono.

Mestrado: em Neurociências (PPGNEURO/SONO) na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro concluído em julho de 2016.

Raquel Luise Pret

Professora da Universidade Federal Fluminense. Ministra atualmente as disciplinas de Fundamentos Teóricos em Informação e Análise de Documentos para os cursos de Arquivologia e Biblioteconomia e Documentação, integrantes do Departamento de Ciência da Informação. Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Federal Fluminense. Mestre em Memória Social pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2010). Arquivista, com bacharelado pela Universidade Federal Fluminense (2012).

Mário Ferreira de Pragmácio Telles

Professor Adjunto do Departamento de Arte da Universidade Federal Fluminense (UFF). É docente do Programa de Pós-graduação em Cultura e Territorialidades da UFF (PPCULT) e do Mestrado Profissional em Preservação do Patrimônio Cultural do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (PEP/IPHAN). 
No âmbito da pós-graduação latu sensu, é professor convidado da Escola de Direito da FGV e da PUC-RIO, conduzindo disciplinas de Propriedade Intelectual, Direito Digital e Tecnologia da Informação.

Pablo de Vargas Guimarães

Professor Associado I da Universidade Federal Fluminense. Doutor em educação ('Filosofia da Educação') pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ/ProPEd. Possui mestrado em Música, ('Música e Educação') pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO/PPGM. Tem experiência como docente de nível superior nas áreas de Educação e de Música. Atualmente é líder do Grupo de Pesquisa "Música, Pensamento e Educação" - MUSPE e do "Laboratório de Pesquisa em Infância, Imaginário e Subjetividades" - LAPIIS.

Luiz dos Santos

Graduado em Enfermagem pela Universidade do Rio de Janeiro - UNIRIO (1982), Habilitação em Enfermagem Médico-cirúrgica pela Universidade do Rio de Janeiro - UNIRIO (1983), Licenciado em Enfermagem pela Universidade do Rio de Janeiro - UNIRIO (1986), Especialista em Administração de Serviços de Enfermagem pela Universidade Federal Fluminense - UFF (1989), Mestre em Enfermagem pela Universidade do Rio de Janeiro - UNIRIO (1999); Especialista em Enfermagem Gerontológica pela Universidade Federal Fluminense - UFF (2016); Doutorado em Ciências do Cuidado em Saúde pela Universidade Federal Flumin

Flavia Ferreira de Castilho

Cursa doutorado em Educação na linha de pesquisa: Políticas, Educação, Formação e Sociedade ( PEFS) do Programa de Pós Graduação (PPGE) da Universidade Federal Fluminense( UFF). Mestre em Educação pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Possui pós-graduação lato sensu " Especialização em Educação Infantil" pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro ( PUC- RIO) e graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

Deise Ferreira de Souza

Possui graduação em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade Federal Fluminense (1980), Habilitação em Enfermagem Médico-Cirúrgica pela Universidade Federal Fluminense (1982), Especialização em Administração dos Serviços de Enfermagem pela Universidade Federal Fluminense (1985), Mestrado em Enfermagem pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (1999) e Doutorado em Ciências do Cuidado em Saúde pela Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa /UFF (2018).

Jorge Luiz Lima da Silva

Graduação em Enfermagem e Licenciatura -Universidade Federal Fluminense (UFF-2004). Pós-graduação em Formação Pedagógica p/ Área da Saúde (2005) e Ativação de Processos de Mudança, na Formação Superior em Saúde (Ensp/Fiocruz-2006). Mestrado em Enfermagem pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio-2007) - desenvolveu estudo epidemiológico, na área de saúde mental do trabalhador, em parceria com a Fiocruz. Doutorado em Ciências área Saúde Pública (Ensp/ Fiocruz, 2015).

Ana Karine Ramos Brum

Pós Doutora em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ/EEAN,
PhD em Enfermagem pela Escola de Enfermagem Anna Nery -UFRJ, 
Mestre em Enfermagem pela Escola de Enfermagem Alfredo Pinto - UNIRIO, 
Especialista em Geriatria e Gerontologia Interdisciplinar pela Universidade Federal Fluminense- UFF, 
Graduada pela Escola de Enfermagem Anna Nery - UFRJ,
Professor Associado IV do Departamento de Fundamentos de Enfermagem e Administração- EEAAC- UFF.

Karla Estelita Godoy

Possui Bacharelado em Museologia (UNIRIO - 1992), Mestrado em Memória Social pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (PPGMS/UNIRIO - 1999), Doutorado em Políticas Públicas e Formação Humana pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PPFH/UERJ - 2009) e Pós-doutorado no Programa de Pós-graduação em Antropologia da Universidade Federal Fluminense (PPGA/UFF - 2012). É Professora Associada III da Universidade Federal Fluminense, vinculada ao Departamento de Turismo.

Márcia Valéria Rosa Lima

Graduada em Enfermagem pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro- UERJ (1980), Especialista nas áreas de Enfermagem Cirúrgica (UERJ), Administração Hospitalar (Faculdade Luiza de Marilac) e Infecção relacionada a assistência hospitalar (UFF). Mestra em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio de Janeiro- UNI-RIO (1999) na linha de Pesquisa Enfermagem do Adulto e Doutora pela Universidade Federal do Rio de Janeiro- UFRJ/EEAN (2005) na linha de Pesquisa Enfermagem Hospitalar.

Gilmar Oliveira da Silva

Doutor em Educação pela Universidade Federal Fluminense - UFF; possui mestrado em Artes Cênicas pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO (2009), graduação em Educação Artística - habilitação em Artes Cênicas pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO (2004), Licenciatura em Educação Física pela Universidade Estadual do Piauí - UESPI (1999) e tem formação em Dança-teatro pelo Grupo Alla Teatro e Dança (Teresina/PI).

Edilberto José de Macedo Fonseca

Possui graduação em Violão pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1999), mestrado em Música pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2003) e doutorado em Música pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2009). Atualmente é professor adjunto II no curso de Produção Cultural da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Música, com ênfase em Etnomusicologia, com pesquisas nas áreas de culturas populares, patrimônio imaterial, diálogos epistêmicos em música, musicalidades afro-brasileiras, produção cultural e colonialidade.

Maria da Anunciação Silva

Possui graduação em Enfermagem e Obstetríticia pela Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais (1977), mestrado em Enfermagem pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (1994) na Área de Concentração de Saúde Pública e doutorado em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1999). Atualmente é professora adjunto I 40 horas DE do Departamento Iterdisciplinar do Polo Universitário de Rio das Ostras da Universidade Fedral Fluminense.

Thiago Quinellato Louro

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2007), mestrado em Enfermagem pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2010) e doutorado em Enfermagem e Biociências pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2015). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Terapia Intensiva, atuando principalmente nos seguintes temas: enfermagem, bioética, enfermagem de tratamento intensivo, cuidado intensivo e direitos humanos e avaliação de tecnologias em saúde.

Ana Caroline Siquara de Sousa

Possui graduação em medicina pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2010), mestrado em Neurologia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2013) e residência médica em Patologia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2015). Realizou treinamento na Mayo Clinic (Rochester, MN, EUA) como research trainee no setor de Neurocirurgia (2015).

Cecilia Neves Lima

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2004), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2008) e doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2013). Atualmente é professora adjunto da Universidade Federal Fluminense. Coordenadora do Curso de Licenciatura em Pedagogia do INFES/UFF.

Pretextato Taborda Junior

TATO TABORDA- Compositor, músico dedicado à experimentação musical. Mestrado em Música pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (1998) e doutorado na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2003) com a tese "Biocontraponto: como aprendemos contraponto com os sapos". Desde 2012 é professor do Departamento de Arte e da Pós-Graduação em Estudos Contemporâneos das Artes da Universidade Federal Fluminense (UFF). Estreou em 2010 a ópera A Queda do Céu, por encomenda da Bienal de Munique, com récitas nessa cidade, Viena e São Paulo.

Virginia Fernanda Januario

Enfermeira (EEAN/UFRJ - 1988) com Licenciatura Plena em Enfermagem (FE-UFRJ - 1989). Especialista em Terapia Intensiva (FACENF/UERJ - 2001). Mestre em Enfermagem (EEAP/UNIRIO - 2005). Doutora em Ciências - (FM/UFRJ-2015).

Docente na Universidade Federal Fluminense - Campus Universitário de Rio das Ostras.

Experiência profissional em: Assistência e Ensino de Enfermagem, com ênfase em Cuidados Intensivos e Cardiologia.

Lena Benzecry

Professora Substituta no Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal Fluminense, onde leciona as disciplinas Planejamento Visual Digital e Criação e Produção Gráfica.

Felipe da Costa Trotta

Professor do Departamento de Estudos Culturais e Mídia e Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal Fluminense (UFF). Possui Bacharelado em Música (Composição), Mestrado em Música e Doutorado em Comunicação e Cultura. Como pesquisador, tem desenvolvido principalmente temas ligados à circulação da música na sociedade, sobretudo nos aspectos relacionados aos embates e conflitos ligados às estratégias de construção de valor, incluindo questões de territorialidade, espaço público, sexualidade, etnia, desigualdades sociais e violência.

Eliane Ramos Pereira

Professora Titular da Universidade Federal Fluminense - EEAAC/UFF. Pós-Doutora pela UERJ. Doutora em Enfermagem (UFRJ). Professora do Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional Enfermagem Assistencial MPEA (UFF). Professora de Doutorado e Mestrado do Programa de Pós-Graduação Acadêmico em Ciências do Cuidado em Saúde- PACCS (UFF). Professora colaboradora do Programa de Pós-Graduação Mestrado de Ensino na Saúde MPES/UFF. Professora Visitante Distinguida do Posgrado da Universidad Nacional de Trujillo (UNT), Perú.

Diva Cristina Morett Romano Leão

Enfermeira, Doutora em Ciências do Cuidado em Saúde da Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa da Universidade Federal Fluminense e Doctora por la Universidad de Granada, Granada, España dentro del Programa de Doctorado de Medicina Clínica y Salud Pública.

Virginia Maria de Azevedo Oliveira Knupp

Virginia Maria de Azevedo Oliveira Knupp. Doutora em Ciências pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Mestre em Enfermagem pela UNIRIO em 2010. Especialista em Avaliação em Saúde pela Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca da Fundação Oswaldo Cruz em 2012. Graduação em Enfermagem pela Escola de Enfermagem Alfredo Pinto/ UNIRIO em 2007. Docente do quadro permanente do magistério superior da Universidade Federal Fluminense - área de atuação: Saúde Coletiva.

Luciana Rodrigues da Silva

Possui graduação em pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (1999), mestrado em Enfermagem pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2005) e doutorado em Enfermagem e Biociências pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2014). Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal Fluminense.

Fernanda Garcia Bezerra Góes

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2003), Especialização em Enfermagem Pediátrica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2006), Mestrado em Enfermagem pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2007), MBA Executivo em Saúde na COPPEAD pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2008) e Doutorado em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2013). É Professora Adjunta do Departamento de Enfermagem de Rio das Ostras da Universidade Federal Fluminense.

Selma Petra Chaves Sá

Professora Titular do Departamento de Fundamentos e Administração da Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa da Universidade Federal Fluminense/UFF. Possui graduação em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade Federal Fluminense/UFF (1982), mestrado em Enfermagem pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro/UNIRIO (1999), doutorado em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio de Janeiro/UFRJ (2004) e Pós doutorado pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro.

Virginia Georg Schindhelm

Possui graduação em psicologia, pós-graduação em sexualidade humana, mestrado e doutorado em educação. Professora adjunta no Departamento de Ciências Humanas do Instituto do Noroeste Fluminense de Educação Superior (INFES) da Universidade Federal Fluminense. Coordenadora do Núcleo de Pesquisas e Estudos em Educação e Infâncias (NUPEDIS). Experiência profissional em psicologia clínica e na docência em psicologia e educação. Pesquisadora nas áreas: psicologia da educação, psicologia do desenvolvimento, infâncias, educação infantil, gênero e sexualidades, formação docente.

Rosimere Mendes Cabral

Possui graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2004). Atualmente é Professora Adjunta DE da UFF - Departamento de Ciência da Informação. Mestre em Memória Social pelo Programa de Pós-Graduação em Memória Social da UNIRIO, atuando nos seguintes temas: Alexandria - bibliotecas, memória e esquecimento, projeto político.
Doutora em Memória Social pelo Programa de Pós-Graduação em Memória Social da UNIRIO.

Luciana Pires de Sá Requião

Pesquisadora e coordenadora do Grupo de Estudos em Cultura, Trabalho e Educação (GeCULTE/UFF). Doutora em Educação pelo PPGE da Universidade Federal Fluminense (UFF), Mestre em Música pelo PPGM da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e Graduada no curso de Licenciatura em Educação Artística pela UNIRIO.

Raquel Luise Pret Coelho

Professora Assistente da Universidade Federal Fluminense. Ministra atualmente as disciplinas de Fundamentos Teóricos em Informação e Análise de Documentos para os cursos de Arquivologia e Biblioteconomia e Documentação, integrantes do Departamento de Ciência da Informação. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal Fluminense. Mestre em Memória Social pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2010). Arquivista, com bacharelado pela Universidade Federal Fluminense (2012).

Dalmo Valério Machado de Lima

Graduação em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade Federal Fluminense (1995), mestrado em Enfermagem pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2002) e, doutorado em Enfermagem na Saúde do Adulto (2009) pela Universidade de São Paulo, onde desenvolveu pesquisa relacionada à Enfermagem Baseada em Evidências, em especial, a revisão sistemática de literatura.

Bruna Diirr Gonçalves da Silva

Doutora em Informática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGI/UFRJ - 2016), com período sanduíche no Rensselaer Polytechnic Institute (RPI/USA - 2015). Possui mestrado em Informática pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (PPGI/UNIRIO - 2011) e graduação em Sistemas de Informação pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (EIA/UNIRIO - 2008). Atualmente é professora substituta na Universidade Federal Fluminense (IC/UFF) e realiza estágio pós-doutoral na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (PPGI/UNIRIO).

Elaine Antunes Cortez

Possui Graduação em Enfermagem e Licenciatura em Enfermagem pela Universidade Federal Fluminense (2000), Especialização em Saúde da Família/ Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2004). Fez residência em Saúde Pública pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2003) e Ativação dos Processos de Mudança na Formação do Profissional de Saúde pela FIOCRUZ (2006). Mestrado em Enfermagem pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2005). É doutora pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2009).

Maithê de Carvalho e Lemos Goulart

Possui graduação em Enfermagem pela Escola de Enfermagem Alfredo Pinto da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2010), Especialização em Enfermagem do Trabalho pela Universidade Gama Filho (2012), Mestrado em Enfermagem pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2012), Doutorado em Enfermagem e Biociências pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2016). Atualmente é Professor Adjunto do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal Fluminense - Campus Universitário de Rio das Ostras.

Veronica Alcoforado de Miranda

Possui graduação em Medicina pela Faculdade de Medicina de Petrópolis (1980) , Especialização em Medicina do Trabalho (UFF), Geriatria e Gerontologia (UFF) Homeopatia (UNIRIO), Mestrado em Saúde Coletiva, área de concentração Epidemiologia/ Bioestatística pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2005), Doutorado em Ciências Médicas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) - 2013. Professora convidada junto ao Instituto de Pós graduação/ Universidade Castelo Branco- Instituto Qualittas,.

Andréa Lúcia da Silva de Paiva

Graduada em Bacharel e Licenciatura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Mestre pelo programa em Pós-Graduação em Memória e Documento da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Doutora em Antropologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Foi coordenadora do curso de Ciências Sociais ? Licenciatura (2014-2018). É professora do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal Fluminense (UFF) em Campos dos Goytacazes.

Cristina Portela da Mota

Doutorado em Saúde Pública pela Escola Nacional Sérgio Arouca da Fundação Oswaldo Cruz (2013), Mestrado em Ciências da Saúde pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2005). Professora Associada da Universidade Federal Fluminense.

Pedro Ruiz Barbosa Nassar

Pós Doutorado pela Escola nacional de Saúde Pública - ENSP/FIOCRUZ. Doutor pelo Programa de Pós Graduação Doutorado em Enfermagem e Biociências - PPGEnfBio/UNIRIO, Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO. Pós Graduação em Gerência dos Serviços de Enfermagem pela Universidade Federal Fluminense e graduação em enfermagem pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Simone Martins Rembold

Possui graduação em Enfermagem e Obstetricia pela Universidade Federal Fluminense (1983), mestrado em Enfermagem pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro- UniRio (2000) e Doutorado em Ciências do Cuidado em Saúde pela escola de Enfermagem da universidade Federal Fluminense (2017). Atualmente é professor Adjunto III da Universidade Federal Fluminense e Vide-Diretora no quadriênio 2020-2024.

Denise Mancebo Zenicola

Coreógrafa, pesquisadora, bailarina e professora universitária. Possui Mestrado em Teatro e Doutorado em Artes Cênicas pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro UNIRIO. Possui Pós Doutorado Sênior em Danças Negras e Grafismos Corporais /financiamento Capes, no ISCTE em Lisboa. Docente do IACS, é professora Associada na Universidade Federal Fluminense - UFF e coordena o Laboratório inscrito no CNPQ Coletivo MUANES Dançateatro e Performances Afro Brasileiras. É Professora do Programa de Pós Graduação em Artes Cênicas - PPGAC na UNIRIO.

Amanda Oliveira Rabelo

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2000), mestrado em Memória Social pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2004), doutorado em Ciências da Educação pela Universidade de Aveiro (2009), pós-doutorado em Ciências da Educação pela Universidade de Coimbra (2012), pós-doutorado em Educação pelo PPGE-UFRJ (2018).

Silverio Augusto Moura Soares de Souza

Coordenador do curso de Pós Lato Sensu "Educação, Trabalho e Cultura Profissional: Multidimensionalidade da Práxis Docente". Possui graduação em Pedagogia (2ª licenciatura) e Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO); Doutorado em Políticas Públicas e Formação Humana (PPFH) pela Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). É Professor Adjunto II da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense (UFF) e atua na área de Organização do Trabalho na Escola (OTE).

Viviane Arena Figueiredo

Doutora na área de Literatura Comparada pela Universidade Federal Fluminense, com pesquisa financiada pela CAPES. Durante o doutorado ingressou na área de Crítica textual e Filologia, passando a fazer parte do grupo de pesquisa do LABEC (Laboratório de ecdótica), no qual aprovou diversas palestras de sua pesquisa centrada nas edições da obra da romancista Júlia Lopes de Almeida. Tal pesquisa, envolvendo o nome da autora, começou ainda especialização, realizada em 2003, na Faculdade de Letras, da UFRJ, prolongando-se ao longo do Mestrado em Literatura Brasileira, finalizado em 2006.

Subscrever Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro