Bacharelado Em Física

Pesquisador

Luiz Antonio Vieira Mendes

Possui graduação em Licenciatura em Física pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2002), graduação em Bacharelado em Física pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2003), mestrado em Físico-Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2006), doutorado em Física pela Universidade Federal Fluminense (2010) juntamente com Doutorado em Co-Tutela em Química pela Université Paris-Sud XI (2010). Atualmente é professor associado da Universidade Federal Fluminense.

Leonardo Guimarães Miquelutti

Sou docente do curso de Graduação em Geofísica na Universidade Federal Fluminense. Fui professor visitante na Universidade Federal de Uberlândia (UFU), onde lecionei Geofísica para a Graduação em Geologia. Bacharel e licenciado em física pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), mestre e doutor em geofísica pelo Observatório Nacional. Durante a minha pós-graduação, me especializei no método magnetotelúrico de prospecção, um método extremamente limpo e eficaz. Também desenvolvi habilidades como programador em várias linguagens.

Rodrigo Miranda Pereira

Possui graduação em Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2005), mestrado em Física pela Universidade Federal Fluminense (2008) e doutorado em Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2012), com período sanduíche de um ano na École Normale Supérieure de Paris. Realizou pós-doutorado na École Normale Supérieure de Lyon, na França, entre 2014 e 2016, na Universidade Federal do Rio de Janeiro em 2016 e na Universidade Federal de Pernambuco entre 2017 e 2018. Foi Professor Visitante no Departamento de Física Teórica da Universidade do Estado do Rio de Janeiro em 2019.

Ernesto Fagundes Galvão

Fez o doutorado na Universidade de Oxford (2002), o mestrado pela UFRJ (1998) e a graduação em física pela PUC-Rio (1996). Fez um pós-doutorado no Perimeter Institute for Theoretical Physics (Canadá, 2002-2005). Desde 2006 é professor no Instituto de Física da UFF. Tem experiência na área de Física, fazendo pesquisa nos seguintes temas: computação quântica, informação quântica e fundamentos da mecânica quântica.

Paulo Buarque de Macedo Guimaraes

Possui graduação em Bacharelado em Física pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1976) e mestrado em Geofísica pelo Universidade Federal do Pará (1983). Foi superintendente da Organização Nacional da Indústria do Petróleo - ONIP, secretário-executivo da Associação Brasileira dos Produtores Independentes de Petróleo - ABPIP e membro do Comitê Gestor do CTPETRO. Atualmente é assessor da Presidência da FAPERJ e membro do Conselho de Óleo e Gás da FIRJAN.

Mauricio Kischinhevsky

Possui graduação em Física (Bacharelado) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1982), Mestrado em Física pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1985) sob orientação de R.R. dos Santos e S.L.A. de Queiroz; Doutorado em Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1993) sob orientação de P.J. Serpa Paes-Leme. Realizou estágios pós-doutorais na Purdue University-EUA (Dep. Matemática), sob supervisão do Prof. Jim Douglas Jr, e na University of British Columbia-Canadá (Dep.Ciência da Computação), sob supervisão do Prof. Uri Ascher.

Nestor Norio Oiwa

Possui graduação em Bacharelado em Fisica pela Universidade de São Paulo (1990), Mestrado em Física pela Universidade de São Paulo (1994) e Doutorado em Física pela Universidade de São Paulo (1998). Atualmente é Professor Associado da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Física, com ênfase em Física Estatística e Termodinâmica, atuando principalmente nos seguintes temas: genoma e audiometria.

André Gusso

É Bacharel em Física pela Universidade Federal do Paraná (1995), mestre (1998) e doutor (2002) em Física Teórica pelo Instituto de Física Teórica da UNESP. Atualmente é professor associado I, tendo chefiado o Departamento de Ciências Exatas no biênio 2012-2013. Foi bolsista de Produtividade do CNPq (PQ-2) o período 2008-2013 . Tem experiência na área de Física, tendo se doutorado na área de física de partículas e campos. Mudou sua áera de interesse e agora atua nos seguintes temas: 1) modelagem teórica de micro e nanodispositivos.

Armando Flavio Rodrigues

Possui graduação em Bacharelado Em Física pela PUC-Rio/ Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1972), doutorado em Física pela UFF/ Universidade Federal Fluminense (2007) e Pós-Doutorado pelo CBPF/ Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (2007-2009). Atualmente é Professor Adjunto IV do ICEx - Instituto de Ciências Exatas da Universidade Federal Fluminense. Está iniciando um segundo Pós-Doutorado no CBPF, com finalização no segundo semestre de 2021.

Carla Regina Alves Carvalho

Doutora em Física Nuclear pela Universidade Federal Fluminense (UFF). É professora do magistério superior lotada no Departamento de Geoquímica da UFF, onde desenvolve vários projetos de pesquisa no Laboratório de Radiocarbono (LAC-UFF) e no Laboratório de Radioisótopos Aplicados ao Meio Ambiente (LARAMAM). Atua como líder do grupo de Física Nuclear Aplicada a Estudos Cronológicos do CNPq (dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/2951902195223334).

Pablo Leite Bernardo

Graduação em Física Bacharelado (2007), Mestrado (2009) e Doutorado (2013) em Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Realizei um doutorado sanduíche na Montana State University - EUA em 2012, onde obtive experiência na fabricação de policristais e monocristais pelo método de reação do estado sólido, Floating-Zone e transporte à vapor.

Pedro Neto de Faria

Docente do Instituto de Física da Universidade Federal Fluminense UFF; possui Bacharelado em Física pela Universidade Estadual de Campinas (1999), mestrado em Física (reações nucleares e simulação de feixes radioativos para o RIBRAS) pela Universidade de São Paulo (2003), doutorado em Física (física nuclear com feixes radioativos) pela Universidade de São Paulo (2008), pós doutoramento (feixes radioativos, instrumentação nuclear, rainbow e espectroscopia nuclear com feixes iônicos ) no Instituto de Física da USP (2012); pós doutoramento no Instituto de Física da UFF ( reações nucleares com

Marco Antonio Frota Lima

Possui graduação em Bacharelado em Fisica pela Universidade Federal do Pará (1995), mestrado em Engenharia Nuclear pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000) e doutorado em Engenharia Nuclear pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2004). Atualmente é professor Associado do Departamento de Biologia Geral do Instituto de Biologia da Universidade Federal Fluminense.

Pedro Paulo de Mello Venezuela

É professor titular do Instituto de Física da Universidade Federal Fluminense.
Possui bacharelado (1990), mestrado (1993) e doutorado em Física pela Universidade de São Paulo (1996). Tem experiência na área de Física da Matéria Condensada, atuando principalmente nos seguintes temas: Modelamento Teórico-Computacional das Propriedades Estruturais, Eletrônicas, Magnéticas, Vibracionais e Óticas de Sistemas Nanoestruturados.

Silvania Alves de Carvalho

é bacharel em Fisica pela Universidade Federal Fluminense (2004), mestre em Física pela Universidade Estadual de Campinas (2006) e doutora em Física pela Universidade Estadual de Campinas. Atualmente é professora adjunta no Departamento de Ciência Exatas (VCE) da Escola de Engenharia Metalúrgica de Volta Redonda (EEIMVR) Universidade Federal Fluminense (UFF/Volta Redonda). Tem experiência na área de Óptica e Física Atômica e Molecular, com ênfase em Interação de radiação com matéria e Óptica não-linear, atuando principalmente nos seguintes temas: estudos de desvios de caminhos ópticos.

Luiz Telmo da Silva Auler

Possui graduação em Bacharelado Em Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1986), mestrado em Física Básica pela Universidade de São Paulo (1989) e doutorado em Física Básica pela Universidade de São Paulo (1994). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Física da Materia Condensada (RMN, magnetismo e supercondutores de alta Tc) e atualmente trabalha na área de ensino de Física.

Licinio Lima Silva Portugal

Possui graduação em Bacharelado em Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002), doutorado em Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2006) com período sanduiche na Universitat Frankfurt an Main - Johann Wolfgang Goethe, Alemanha (2004) e Pós-Doutorado no Centre D'Energie Atomique- Saclay, CEA, Paris, França (2007-2008).

Daniele Cristina Silva de Freitas

Possui graduação em Física - Licenciatura (2005) e Bacharelado (2006) - pela Universidade Federal Fluminense; mestrado (2007) e doutorado (2011) em Física pela Universidade Federal Fluminense. Foi bolsista Nota 10 da FAPERJ durante o mestrado. Participou dos cursos HERCULES 2010 no LNLS em Campinas-SP, FPSchool 2012 no ILL em Grenoble, França e International Summer School on Superconductivity 2013 em Cargèse, Córsega. Fez pós-doutorado no Institut Néel - CNRS/UJF - em Grenoble, França com bolsa do Cnpq/Capes. Atualmente é professora Adjunta no Instituto de Física da UFF.

Kaled Dechoum

Possui graduação em Bacharelado Em Fisica pela Universidade de São Paulo (1988), mestrado em Física pela Universidade de São Paulo (1992) e doutorado em Física pela Universidade de São Paulo (1998). Atualmente é professor associado IV do Instituto de Física da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Física de física de processos estocásticos e óptica quântica não linear, atuando principalmente nos seguintes temas: 
mecânica quântica em sistemas abertos, flutuações quânticas e fenômenos críticos em sistemas ópticos não lineares e luz estruturada.

José Roberto da Rocha Bernardo

Possui graduação em Bacharelado em Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro-UFRJ (1988) e graduação em Licenciatura em Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro-UFRJ (2002). Possui mestrado em Engenharia Metalúrgica e de Materiais pela Coordenação dos Programas de Pós-Graduação em Engenharia-COPPE, da Universidade Federal do Rio de Janeiro-UFRJ (1998) , com ênfase em propriedades físicas e nanoestruturas de filmes finos, além de experiência em análises por microscopia eletrônica de varredura e trasnmissão e difração de elétrons.

Dante Ferreira Franceschini Filho

Graduou-se em Física pela PUC-RIO em 1977 e terminou o mestrado em Física em 1984, no Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas, com trabalho de tese na área de Proproedades maggnéticas de compostos intermetálicos à base de terras raras. Após o mestrado, ingressou em atividade de pesquisa tecnológia, na Petroflex Indústria e Comércio S.A, aonde trabalhou na pesuqisa de catalisadores e suportes à base de alumina, para aplicação na indústria Química.

Juan Lucas Nachez

Possui graduação em Bacharelado em Física - Universidad Nacional de Rosario e Doutorado em Fisica do Plasma - Universidad Nacional de Rosario. Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Física Aplicada e Materiais, Tribología, Raman. Trabalha atualmente com Ensino de Física em espaços no formais, Ciência Inclusiva, Física e Educação interdisciplinar e popularização da ciência, atuando principalmente em atividades de extensão.

Sonia Regina Alves Nogueira de Sá

Possui graduação em Bacharelado Em Física pela Universidade de Brasília (1981), graduação em Licenciatura Em Física pela Universidade de Brasília (1982), mestrado em Física pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1985) e doutorado em Ciências pelo Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (1990). É Professor Associado IV da Universidade Federal Fluminense, onde trabalha desde 1992 no Departamento de Físico-Química do Instituto de Química.

Tibério Borges Vale

Tibério Borges Vale possui graduação de Bacharelado em Fisica pela Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF (2002), mestrado em Física pela Universidade Federal de Juiz de Fora UFJF (2005) e doutorado em Ciências (com ênfase em Astrofísica) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (2010).

Daisy Maria Luz

Possui graduação (1979), mestrado (1986) e doutorado (1995) em Física, obtidos pela Universidade Federal Fluminense. Atualmente é Professora Associada IV do Instituto de Física da Universidade Federal Fluminense. É Diretora da Casa da Descoberta, o Centro de Divulgação de Ciência da UFF, desde 2004. Participou da equipe responsável pelo Projeto Piloto "Palácio das Descobertas" em 1999, a partir do qual foi criada a Casa da Descoberta, em 2000.

Reinaldo Faria de Melo e Souza

Possui graduação (2008), mestrado (2011) e doutorado (2015) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atualmente é professor adjunto do instituto de física da Universidade Federal Fluminense (UFF) e atua principalmente nos seguintes temas: Eletrodinâmica Quântica, Forças dispersivas e Matéria Condensada.

Alexandre Grezzi de Miranda Schmidt

Possui graduação em Física pela Universidade Federal do Paraná (1996), mestrado em Física pelo Instituto de Física Teórica da UNESP (1998) e doutorado em Física pelo Instituto de Física Teórica da UNESP (2002). Durante 3 anos (2002-2005) foi pos-doc no departamento de Física da UFPR. Atualmente é professor associado-IV da Universidade Federal Fluminense.

Ladário da Silva

Bacharel em Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1989), Mestre em Ciências Físicas pelo Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (1992) e Doutor em Ciências Físicas pelo Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (1998). Professor Associado da Universidade Federal Fluminense com interesse em física aplicada aos materiais, com ênfase em elipsometria e análise de superfícies, balística forense, com ênfase em recuperação de número de série de armas de fogo e resíduos similares aos de tiros, e ensino de física, com ênfase em formação docente em serviço.

Gabriel Silveira Denicol

Possui graduação em Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2006), mestrado em Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2009) e doutorado em Física teorica pela J.W, Goethe Universität (2012). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Física Nuclear Relativística, na descrição teorica de novas fases da materia nuclear.

Anna Maria Nóbrega Chame

possui bacharelado em Fisica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1981), mestrado em Física pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1984) e doutorado em Física pelo Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (1989). Trabalhou dois anos em um pós-doutorado no Centre d' Etudes Nucleaires de Grenoble, França (1997). Atualmente é professor associado IV da Universidade Federal Fluminense.

Gildo de Holanda Cavalcanti

Possui graduação em Bacharelado e Licenciatura em Física pela Universidade Federal Fluminense (1982-1985), mestrado em Física pela Universidade Federal Fluminense (1988) e doutorado em Física pela Universidade Estadual de Campinas (1995). Atualmente é professor Associado III da Universidade Federal Fluminense.

Evandro Vidor Lins de Mello

Em 2012-2013 passei um ano sabático na Simon Fraser University no Canadá trabalhando com magnetismo em matéria condensada usando irradiação de muon positivos com bolsa de pós-doutorado do CNPq. Fiz anteriormente um primeiro
Pós doutorado no CRTBT/CNRS em Grenoble-França (1995-1997) estudando polarons em supercondutores.
Possui doutorado em Física pela - University of Washington (dezembro/1983). Atualmente é titular da Universidade Federal Fluminense.

Maria Emília Xavier Guimarães

Possui graduação em Bacharelado Em Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1988), mestrado em Física pelo Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (1991), doutorado em Física Teórica pela Université Pierre et Marie Curie (1996) e pós-doutorado em Teoria de Campos pelo Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (1998) . Atualmente é professora associada 4 da Universidade Federal Fluminense (UFF).

Luiz Manoel Silva de Figueiredo

Possui Bacharelado em Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1986), Mestrado em Matemática pela Associação Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (1990), cursou o Part III Of The Mathematical Tripos - University Of Cambridge (1991), e Doutorado em Ciências (Ph.D) - University Of Cambridge (1995). 
Desde 1992 é professor da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em teoria dos números, especialmente formas modulares e teoria dos números computacional.

Rubens Luis Pinto Gurgel do Amaral

Possui graduação em Bacharelado em Fisica pela Universidade Federal do Ceará (1983), mestrado em Física pelo Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (1987) e Doutorado em Física pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1991), tendo experiência em nível Pós-doutoral no MIT-Massachusetts. Atualmente é professor associado IV da Universidade Federal Fluminense.

Jürgen Fritz Stilck

Possui bacharelado Em Física pela Universidade de São Paulo (1976), mestrado em Física pela Universidade de São Paulo (1978) e doutorado em Física pela Universidade de São Paulo (1983). Tem experiência na área de Física, com ênfase em Mecânica Estatística, particularmente em modelos para polímeros e modelos estocásticos fora do equilíbrio que exibem transições de fase entre estados ativos e absorventes.

Odivaldo Cambraia Alves

Possui graduação em Bacharelado Em Física pela Universidade Federal do Pará(1987), mestrado em Física pelo Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas(1991) e doutorado em Física pelo Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas(1996). Atualmente é Professor Associado da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Física e Química, com ênfase em Física da matéria condensada e Físico-química. Atuando principalmente nos seguintes temas: Ressonância paramagnética eletrônica, orientação magnética, nanopartículas, magnetismo e catálise.

Subscrever Bacharelado Em Física