Universidade Federal do Pará

Pesquisador

Gilberto Figueiredo Pinto Filho

Professor Adjunto do Departamento de Engenharia Civil da Universidade Federal Fluminense (UFF). D.Sc. em Energia (PPGE/USP - 2017), M.Sc. em Sistemas de Energia Elétrica - Fontes Alternativas de Energia (PPGEE/UFPA - 2012) e Engenheiro Eletricista (UFPA - 2009). Atua em linhas de pesquisa de energias renováveis com ênfase em geração distribuída e centralizada utilizando sistemas fotovoltaicos e híbridos.

Francisco Romério Abrantes Júnior

Graduado em Geologia na Universidade Federal do Pará (2011), possui mestrado (2013) e doutorado (2016) em Geologia Sedimentar pelo Programa de Pós-Graduação em Geologia e Geoquímica da mesma instituição (PPGG-UFPA) e pós-doutorado (2018-2020) em Sedimentologia e Estratigrafia na Universidade Estadual de Campinas (IG-UNICAMP). Foi professor colaborador eventual da UFPA (2014-2016), coordenador e professor titular (2017-2018) do curso de Graduação em Geologia do Centro de Ciências Exatas e Tecnologia da Universidade da Amazônia (CCET-UNAMA).

Alessandra Genú Pacheco

Possui graduação em Serviço Social pela Universidade Federal do Pará (2003), mestrado em Serviço Social pela Universidade Federal do Pará (2005), e Doutorado pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2020). Atuou como assistente social por quase 13 anos na Fundação Hospital de Clínicas Gaspar Vianna, onde também foi preceptora e tutora da Residência Multiprofissional em Atenção à Saúde Cardiovascular.

Ana Maria Luz Fassarella do Amaral

Possui graduação em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Federal do Pará (2001), mestrado em Matemática pela Associação Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (2004) e doutorado em Matemática pela Associação Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (2009). De setembro de 2014 a fevereiro de 2016 realizou estância de Pós-Doutorado na Université de Rennes 1, França. Tem especialização em "A Moderna Educação: Metodologias, Tendências e Foco no Aluno" pela PUCRS (2021).

Marco Antonio Frota Lima

Possui graduação em Bacharelado em Fisica pela Universidade Federal do Pará (1995), mestrado em Engenharia Nuclear pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000) e doutorado em Engenharia Nuclear pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2004). Atualmente é professor Associado do Departamento de Biologia Geral do Instituto de Biologia da Universidade Federal Fluminense.

Beatriz de Souza Vilella

Possui graduação em Odontologia pela Universidade Federal do Pará (1985), mestrado em Odontologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1988) e doutorado em Medicina (Radiologia) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2005). Atualmente é professora da Disciplina de Ortodontia da Faculdade de Odontologia da UFF (RJ) e revisora científica do periódico Orthodontic Science and Practice. Tem experiência na área de Odontologia, com ênfase em Ortodontia, atuando principalmente nos seguintes temas: oclusão normal, torque, espaço nasofaríngeo e qualidade de vida.

Elis de Araújo Miranda

Possui graduação em Geografia pela Universidade Federal do Pará (1996), mestrado em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido pela Universidade Federal do Pará (2001) e doutorado em Planejamento Urbano e Regional pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2006). Realizou estágio pós-doc no Núcleo de Altos Estudos Amazônicos (NAEA/UFPA) como bolsista CAPES. (2026/2017). Atualmente é Professora Associada III da Universidade Federal Fluminense (Graduação em Geografia e Mestrado em Desenvolvimento Regional, Ambiente e Políticas Públicas).

Edgar Augusto Goncalves Gurgel do Amaral

Graduação em Computação com Especialização na área de Engenharia de Software, Mestrado em Sistemas e Computação, na área de Engenharia de Software pela COPPE/UFRJ e Doutorado em Biologia Computacional na COPPE/UFRJ. Professor Substituto da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFF). Tem experiência profissional na área de Desenvolvimento de Sistemas, tendo trabalhado com computadores de grande porte IBM, nos cargos de Programador, Analista de Sistemas e Gerente de Projeto. Trabalhou também em grandes projetos da Coppetec em parceria com a Eletrobrás e Aeronáutica.

Arley José Silveira da Costa

Doutor em Ciências pela Universidade de São Paulo (2001), mestre em Teoria e Pesquisa do Comportamento pela Universidade Federal do Pará (1995), bacharel e licenciado em Psicologia pela Universidade Federal do Pará (1992 e 1993). Atualmente é Professor Associado I da Universidade Federal Fluminense lotado no Departamento de Psicologia em Volta Redonda-RJ e Coordenador do Núcleo de Intervenções e Terapia em Análise Comportamental Aplicada (ÍTACA).

Débora Carvalho de Melo Rodrigues

Doutora em Física pela Universidade Federal do Pará (UFPA) e Uppsala University (UU) com concentração em Física de Materiais (2017). Atualmente é pós-doutoranda do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Nanomateriais de Carbono na Universidade Federal Fluminense. Atua na área de pesquisa de física da materia condensada, com ênfase em nanomagnetismo teórico, cálculos de estrutura eletrônica e dinâmica do spin atomístico.

Humberto Villacorta Junior

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Pará (1987), Mestrado em Ciências Cardiovasculares pela Universidade Federal Fluminense (1998) e Doutorado em Cardiologia pela Universidade de São Paulo (2002). Fellow da European Society of Cardiology. Concluiu MBA Executivo em Saúde pela Fundação Getúlio Vargas em 2015. Cursou o Preceptorship on Heart Failure no Brigham and Women's Hospital, Harvard Medical School, Boston, USA, em 2016. Cursou o Preceptorship Program on Heart Failure nos Hospitais San Carlos, Ramón y Cajal e Puerta de Hierro, Madri, Espanha, em 2017.

André Maués Brabo Pereira

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Pará (2001) com período sanduíche na Universidade de São Paulo (2000), mestrado em Engenharia de Estruturas pela Universidade de São Paulo (2004) e Doktor der technischen Wissenschaften - Technische Universität Graz (2008).

Alexandre Cunha Gomes

Doutor em Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Mestre em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2014), MBA no Curso de Formação de Consultores com Habilitação em Finanças pela Faculdade Ideal em convênio com a Estratego - Centro de Educação Corporativa (2009) e Graduado Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Pará (2004). Professor do curso de Ciências contáveis da Universidade Federal Fluminense.

Valter do Carmo Cruz

Possui Graduação em Geografia pela Universidade Federal do Pará (2003), Mestrado (2006) e Doutorado em Geografia na Universidade Federal Fluminense (2011) É professor Associado do Departamento de Geografia e do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal Fluminense - UFF. Integra a Rede de Pesquisadores em Geografia (Socio)ambiental. Coordena o Núcleo de estudos sobre território, ações coletivas e Justiça- NETAJ.

Maria do Socorro de Oliveira Pereira

Possui graduação em Bacharel Em Matemática pela Universidade Federal do Pará (1970), mestrado em Matemática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1974) e doutorado em Matemática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1982). Atualmente é professor associado da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Topologia Diferencial Ações de Grupos de Lie, atuando principalmente nos seguintes temas: folheações, cohomologia folheada, variedades folheadas, obstruções e cohomologia de ações.

Olinda Mioka Chubachi

Graduação em Matemática - Licenciatura - UFPA (1990), Graduação em Física - Bacharelado - UFPA (1998) e Graduação em Ciência da Computação - Bacharelado - UFPA (1995).Especialização em Educação à Distância - UCB (2001), Especialização em Educação e Informática - UFPA (1997). Mestrado em Engenharia de Produção - UFF (2010).

Odivaldo Cambraia Alves

Possui graduação em Bacharelado Em Física pela Universidade Federal do Pará(1987), mestrado em Física pelo Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas(1991) e doutorado em Física pelo Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas(1996). Atualmente é Professor Associado da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Física e Química, com ênfase em Física da matéria condensada e Físico-química. Atuando principalmente nos seguintes temas: Ressonância paramagnética eletrônica, orientação magnética, nanopartículas, magnetismo e catálise.

Subscrever Universidade Federal do Pará