Lingüística

Pesquisador

Renata Ciampone Mancini

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Rutgers University - EUA (1995), mestrado em Ciências Biológicas (Microbiologia) pela Universidade de São Paulo (1998) e doutorado em Linguística pela Universidade de São Paulo (2006), com estágio de doutorado-sanduíche na França (2004). Concluiu estágio de pós-doutorado na Universidade Paris 8 (bolsa Capes) em 2015. É Professora do Departamento de Ciências da Linguagem, na Universidade Federal Fluminense, onde ministra disciplinas de Linguística e Semiótica.

Silmara Cristina Dela da Silva

Professora Associada da UFF, no Departamento de Ciências da Linguagem, coordenadora do Programa de Pós-graduação em Estudos de Linguagem, do Instituto de Letras da UFF e presidenta da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Letras e Linguística (ANPOLL). Possui graduação em Comunicação Social ? Jornalismo, pela UNESP-Bauru (1998), mestrado em Estudos Linguísticos pela UNESP-São José do Rio Preto (2004) e doutorado em Linguística pela UNICAMP (2008).

Sandra Helena Correia Monteiro

Possui Graduação em Letras pela Universidade Federal Fluminense (1985), Especialização em Ensino do Inglês como Língua Estrangeira pela Universidade Federal Fluminense (1986), Mestrado em Letras pela Universidade Federal Fluminense (1990) e Doutorado em Lingüística pela Universidade de São Paulo (2005). Atualmente é Professor Associado I da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Ensino de Inglês como L2, Ensino de Inglês Instrumental e Leitura e Metodologia da Pesquisa.

Lúcia Maria de Assis

Doutora em Letras pela Universidade de São Paulo (USP) e mestre em Linguística Aplicada pela Universidade de Taubaté (UNITAU). Realizou estágio pós-doutoral no PPGL/UFT, com bolsa PNPD/CAPES, e no PIPGLA/UFRJ. Possui experiência docente em Linguística, atuando, principalmente, nas seguintes subáreas: Linguística Textual, Oralidade e Escrita, Análise da Conversação e História das Ideias Linguísticas. Desenvolve pesquisas sobre os discursos racistas durante a ditadura civil-militar no Brasil e sobre questões raciais e identidade na obra de Lima Barreto.

Dante Eustachio Lucchesi Ramacciotti

é Professor Titular de Língua Portuguesa da Universidade Federal Fluminense, pesquisador 1C do CNPq, sendo membro do Comitê Assessor de Letras e Linguística desse órgão, desde outubro de 2016. Graduou-se em Letras Vernáculas pela Universidade Federal da Bahia, em 1986; concluiu o Mestrado em Linguística Portuguesa Histórica pela Universidade de Lisboa, em 1993; e doutorou-se em Linguística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, em 2000.

Luciana Sanchez Mendes

É professora na Universidade Federal Fluminense (UFF) onde coordena o Grupo de Estudos e Pesquisas em Linguística Teórica e Experimental (GEPEX). É membro do Programa de Pós-graduação em Estudos de Linguagem (PosLin/UFF), filiada à linha de pesquisa Teoria e Análise Linguística, com ênfase em Semântica Formal e descrição de línguas sub-representadas. Possui bacharelado e licenciatura em Letras - Português/Linguística (2006) e mestrado em Linguística pela Universidade de São Paulo (USP) (2009).

Michele Soltosky Peres

Docente do Departamento de Planejamento e Gestão em Saúde do Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal Fluminense. Pós-doutora pelo Instituto de Informação Científica e Tecnológica em Saúde - ICICT/FIOCRUZ, na linha de pesquisa ? Regimes de Produção, Regulação e Novas Dinâmicas de Pesquisa Científicas em Saúde, com ênfase em Educação Permanente. Doutora em Linguística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Mestre em Ciências/Saúde Pública pelo Instituto Fernandes Figueira/FIOCRUZ.

Beethoven Barreto Alvarez

É Professor Adjunto de Língua e Literatura Latina na Universidade Federal Fluminense (UFF). Docente do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem (PosLing/UFF). Coordenador da área de Latim do PROLEM/UFF (Extensão). Líder do grupo de pesquisa (CNPq) "Laboratório de Estudos Clássicos" (LEC-UFF) e um dos coordenadores do "Núcleo de Tradução & Criação" (ntc/uff). Realizou estágio de pós-doutorado (2019/2020) na University of St Andrews.

Eduardo Kenedy Nunes Areas

Possui doutorado e mestrado em Linguística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Durante o seu doutoramento, realizou estágio na Universidade de Lisboa. É licenciado em Letras pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Foi professor da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ, 2000 a 2008) e da Universidade Federal da Paraíba (UFPB, 2008 a 2009).

Nelson Mitrano Neto

Possui graduação em Letras pela Universidade Federal Fluminense (1976), mestrado em Letras pela Universidade Federal Fluminense (1983) e doutorado em Lingüística - University of Reading (1992). Atualmente é professor associado da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Ensino e Aprendizagem de Língua Estrangeira (inglês) e produção de material didático.

Monica Maria Guimaraes Savedra

Possui Bacharelado e Licenciatura em Português e Alemão pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1977), Mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1988) e Doutorado em Linguística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1994). Realizou pesquisa de pós-doutorado na Universität Duisburg-Essen (2004).

Bethania Mariani

É professora titular (40H - DE), concursada desde 1992, do Departamento de Ciências da Linguagem da Universidade Federal Fluminense. Desde 2018, é editora-chefe da revista Gragoatá, responsável pelos números de Linguagem. Tem graduação em Letras (1982) pela PUC do Rio de Janeiro, mestrado (1989) e doutorado (1996) em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas. Em 2001, fez pós-doutorado na Stanford University, USA, e em 2018 na UFRGS. É bolsista 1C do CNPq e foi bolsista Cientista do Nosso Estado (FAPERJ) em dois períodos.

Flavia Clemente de Souza

Diretora do Instituto de Arte e Comunicação Social da Universidade Federal Fluminense (UFF). Professora do Departamento de Comunicação Social e membro permanente do Programa de Pós-Graduação em Mídia e Cotidiano (PPGMC). Graduada em Jornalismo (UFF), mestre em Comunicação (PPGCOM/UFF) e doutora em Linguística (POSLING/UFRJ). Sua experiência profissional inclui as áreas de Comunicação Institucional e Assessoria de Imprensa.

Maria Jussara Abraçado de Almeida

Jussara Abraçado é professora titular de Linguística da Universidade Federal Fluminense. Sua formação inclui Mestrado em Linguística pela Universidade Federal de Minas Gerais, Sob a orientação do Prof. Dr. Marco Antônio de Oliveira; Doutorado em Linguística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, sob a orientação da Profa. Dra. Cecília Mollica; e realização de estágios de pós-doutoramento em Linguística Cognitiva na Universidade Católica de Braga, sob a supervisão do Prof. Dr. Augusto Soares da Silva; e na Universidade Federal de Juiz de Fora, sob a supervisão da Profa. Dra.

Paulo Antonio Pinheiro Correa

Professor Associado de Língua Espanhola da Universidade Federal Fluminense (UFF). Doutor e Mestre em Linguística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, com Pós-Doutorado na Universidad Complutense de Madrid, Espanha. Professor do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem da UFF, onde é líder do Grupo de Pesquisa Cognição e Línguas.

Nilza Barrozo Dias

Graduou-se em Licenciatura em Letras (Português/Inglês) pela Faculdade de Filosofia Santa Dorotéia (1976) e cursou Especialização em Língua Portuguesa pela Universidade Federal Fluminense/UFF (1987). Obteve o título de Mestre em Letras pela Universidade Federal Fluminense de Niterói (1994) e o de Doutorado em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas/UNICAMP, Área de Sociolinguística- Variação e Mudança Linguística (2001), sob a orientação da Profa. Dra. Maria Luiza Braga.

Subscrever Lingüística