Letras

Pesquisador

Maria Celina Ibazeta

Possui doutorado em Literatura Hispânica - Stony Brook (2006). Atualmente é professor agregado 2 no Departamento de Letras da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de literatura latino-americana e literatura espanhola. Sua pesquisa trabalha principalmente com os seguintes temas: narrativa e cinema da América-Latina.

Patricia Ferreira Neves Ribeiro

Possui graduação em Letras (1995) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, graduação em Comunicação Social/ Jornalismo (2000) pela Universidade Federal Fluminense, mestrado (2000) e doutorado (2007) em Letras (Letras Vernáculas) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. É professora associada II de Língua Portuguesa do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas e professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem da Universidade Federal Fluminense (UFF).

Ricardo Stavola Cavaliere

é graduado e licenciado em Letras (Português/Inglês) (1975) e graduado em Direito (1996), ambos os cursos cumpridos na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Obteve o título de mestre em Língua Portuguesa (Letras Vernáculas) e de doutor em Língua Portuguesa-Letras Vernáculas (1997) pela mesma universidade. Cumpriu estágio de pós-doutorado em História da Gramática no Brasil, na Universidade do Estado do Rio de Janeiro, sob supervisão do Prof. Dr. Evanildo Bechara.

Rosane Santos Mauro Monnerat

Professor Titular da Universidade Federal Fluminense. Possui Graduação em Letras pela Universidade Federal Fluminense (1974), Mestrado em Letras pela Universidade Federal Fluminense (1983), Doutorado em Letras (Letras Vernáculas / Língua Portuguesa) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1998), tendo concluído Pós-Doutorado na Universidade Federal de Minas Gerais (agosto de 2007).

Iris Maria da Costa Amâncio

IRIS AMÂNCIO (Iris Maria da Costa Amâncio Kamwa) é professora de Literaturas Africanas de Língua Portuguesa, de Literatura Portuguesa e de Estudos Comparados em Literaturas de Língua Portuguesa na Universidade Federal Fluminense. Doutora em Estudos Literários/Literatura Comparada pela Universidade Federal de Minas Gerais (2001), desenvolveu pesquisa em nível de Pós-doutorado junto à Universidade Federal de Minas Gerais e à Universidade de Coimbra em 2014, sobre o Ensino de Literaturas Africanas. Participa da coordenação do LICAFRO ?

André Luiz Dias Lima

Doutor em Letras (Estudos de Literatura) pela Universidade Federal Fluminense - RJ. Mestre em Educação Brasileira pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Graduado em Letras (Português/Literaturas) pela Universidade Federal Fluminense. Professor Associado II de Literatura Brasileira e Professor do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Literatura da Universidade Federal Fluminense, é vice-coordenador do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Literatura da Universidade Federal Fluminense e líder do Grupo de Pesquisa Literatura e Dissonâncias - LIDIS/UFF.

Mitsi Pinheiro de Lacerda Leite Benedito

Professora Associada 3 do Departamento de Ciências Humanas e do Programa de Pós-Graduação em Ensino da Universidade Federal Fluminense, Campus de Santo Antônio de Pádua/RJ. Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Cotidianos/UFF. Linhas de pesquisa: Alfabetização; Vida Cotidiana; Formação de Professores; Cidades Pequenas.

Tatiana Pequeno da Silva

Doutora em Letras Vernáculas (Literaturas Portuguesa e Africanas) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ, 2011), com tese sobre os sentidos políticos da obra de Maria Gabriela Llansol.

Aroldo Magno de Oliveira

Doutor em Letras pela Universidade Federal Fluminense (2007). Mestre em Letras pela Universidade Federal Fluminense (1997). Graduado em Letras pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1987). Atualmente, é professor adjunto da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Lingüística, com ênfase em Teoria e Análise Lingüística, atuando, principalmente, nos seguintes temas: ensino, língua portuguesa, metodologia de ensino, análise do discurso; linguística (história e ideologia); política linguística.

Wanir da Silveira e Silva

Possui graduação em Letras pela Sociedade Universitária Augusto Motta (1980) e graduação em Direito pela Sociedade Universitária Augusto Motta (1984). Atualmente é Professor Adjunto e Chefe do Departamento de Direito Público da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Penal, Processual Penal, Tributário e Aeronáutico. Possui Pós-Graduação lato sensu em Direito Privado pela UFF. É Doutor em Ciências Jurídicas e Sociais pela UMSA-Argentina.

Ana Paula Antunes Rocha

Possui graduação em Letras (1997) e mestrado em Letras (2001) pela Universidade Federal de Juiz de Fora. É doutora em Letras (2006) pela PUC-Rio. Realizou estágio pós-doutoral em Letras Vernáculas (2012) na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Leciona Língua Portuguesa no Departamento de Educação do Instituto de Educação de Angra dos Reis, da Universidade Federal Fluminense. Enquanto docente da Universidade Federal de Ouro Preto, idealizou o Encontro DiverMINAS (Encontro sobre a Diversidade Linguística de Minas Gerais).

Silvia Maria de Sousa

É professora Associada III de Linguística no Departamento de Ciências da Linguagem e do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem da Universidade Federal Fluminense. Possui Graduação em Letras, Mestrado e Doutorado em Estudos Linguísticos pela mesma Universidade. É vice-líder do grupo de pesquisa em Semiótica e Discurso (SEDI/UFF) e vice-diretora do Instituto de Letras da UFF(2019-2023).Integrou a diretoria da Associação Brasileira de Estudos Semióticos (ABES) entre 2012-2017. Foi vice-ccordenadora do GT de Semiótica da ANPOLL nos biênios (2012-2014) e (2018-2020).

Cecilia Maria Aldigueri Goulart

Graduada em Letras (Português-Inglês). Mestre em Letras (Área de concentração: Língua Portuguesa), PUC-Rio (1992). Doutora em Letras (Área de concentração: Linguística Aplicada), PUC-Rio (1997). Realizou estágio de pós-doutoramento na UNICAMP, sob a supervisão da Prof. Dra. Ana Luiza B. Smolka (ago 2013/jul 2014). Professora Titular na Faculdade de Educação da UFF - Universidade Federal Fluminense (2016). Atua como docente e pesquisadora no curso de graduação em Pedagogia (desde 1992) e no Programa de Pós-Graduação em Educação (desde 1998).

Rossi Alves Goncalves

É Professora do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Cultura e Territorialidades ( IACS- Niteroi) e do bacharelado em Produção Cultural ( IHS- Rio das Ostras)- UFF. Tem Pós-Doutorado em Estudos Culturais, pelo PACC/UFRJ; Doutorado em Letras, na área de concentração Teoria Literária, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2005) e Mestrado em Poética, também pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Diana Irene Klinger

é Professora Associada de Teoria Literária da Universidade Federal Fluminense. É bolsista de produtividade em pesquisa do Cnpq (Nivel 2) e foi Jovem Cientista do Nosso Estado, da Faperj entre 2015 e 2018. Graduada em Letras pela Universidad de Buenos Aires (2000), onde lecionou Literatura Brasileira, e Doutora em Literatura Comparada pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2006). Fez Pós-Doutorado no Programa Avançado de Cultura Contemporânea, na Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ (2007-2009).

Vanda Maria Cardozo de Menezes

Possui Pós-doutorado em Linguística cognitiva, sob a supervisão do Prof. Dr. Augusto Soares da Silva (2017), Doutorado (2001) em Letras Vernáculas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Mestrado (1989) e Graduação (1979) em Letras pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Foi Diretora da Divisão Acadêmica da COSEAC / UFF (Comissão de Seleção Acadêmica), de 2009 a 2014.

Luiz Fernando Lima Braga Júnior

Licenciado em Letras (Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Santa Marcelina - Muriaé/MG), Mestre em Estudos Literários: Teoria da Literatura (UFMG) e Doutor em Literatura Comparada (UFMG: conceito CAPES 7), iniciou o percurso pelo magistério em Muriaé, ampliando-o posteriormente em instituições públicas e privadas de Belo Horizonte, sempre conciliando atividades docentes do Magistério Superior às da Educação Básica. Atualmente, é professor (EBTT) efetivo de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira da Universidade Federal Fluminense (unidade COLUNI - Niterói - RJ).

Eduardo Kenedy Nunes Areas

Possui doutorado e mestrado em Linguística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Durante o seu doutoramento, realizou estágio na Universidade de Lisboa. É licenciado em Letras pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Foi professor da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ, 2000 a 2008) e da Universidade Federal da Paraíba (UFPB, 2008 a 2009).

Telma Cristina de Almeida Silva Pereira

Docente da Graduação (Departamento de Letras Estrangeiras Modernas) e da Pós- Graduação (Estudos de Linguagem) do Instituto de Letras da Universidade Federal Fluminense-UFF, desde 2010. Graduação em Letras (Licenciatura em Português-Francês, UFRJ, 1987), Especialização em língua e literatura francesa (UFRJ , 1989), Mestrado em Letras (UERJ, 2002, sob a orientação da Profa. Mônica Savedra). Doutorado em Letras (PUC-Rio 2006, orientada pelo Profº Jürgen Heye). Foi bolsista CAPES/PDEE na Université de Provence, (2005-2006, sob a orientação do Prof. Louis-Jean Calvet).

Irene Correa de Paula Sayão Cardozo

Possui graduação em Letras pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1998). Mestrado em Literaturas Francófonas pela Universidade Federal do Fluminense (2003), Doutorado em Literatura Comparada pela Universidade Federal Fluminense (2008); Pós-Doutorado em Literaturas Francófonas pela Universidade Federal Fluminense (2015); Pós-Doutorado em Teoria da Psicanálise pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2021-2022).

Nelson Mitrano Neto

Possui graduação em Letras pela Universidade Federal Fluminense (1976), mestrado em Letras pela Universidade Federal Fluminense (1983) e doutorado em Lingüística - University of Reading (1992). Atualmente é professor associado da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Ensino e Aprendizagem de Língua Estrangeira (inglês) e produção de material didático.

Marcia Moraes

Marcia Moraes é Ph.D. em Educação - MIAMI UNIVERSITY - Oxford, Ohio - EUA (1994); Mestre em Avaliação Educacional - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO (1990); Graduada em Letras - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO (1982). Marcia Moraes foi Diretora Acadêmica, Professora Titular e Coordenadora de Pós-Graduação e Pesquisa da FACULDADE CCAA; também foi Professora Visitante na UNIVERSITY OF ST. THOMAS (Minnesota-EUA) e Professora do INSTITUTO NACIONAL DE EDUCAÇÃO DE SURDOS (INES). Professora aposentada da UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO (UERJ).

Bethania Mariani

É professora titular (40H - DE), concursada desde 1992, do Departamento de Ciências da Linguagem da Universidade Federal Fluminense. Desde 2018, é editora-chefe da revista Gragoatá, responsável pelos números de Linguagem. Tem graduação em Letras (1982) pela PUC do Rio de Janeiro, mestrado (1989) e doutorado (1996) em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas. Em 2001, fez pós-doutorado na Stanford University, USA, e em 2018 na UFRGS. É bolsista 1C do CNPq e foi bolsista Cientista do Nosso Estado (FAPERJ) em dois períodos.

Vanise Gomes de Medeiros

Vanise Medeiros: Professora associada da Universidade Federal Fluminense, com pós-doutorado pela Sorbonne Nouvelle Paris III, bolsista 2 do CNPq e Cientista do Nosso Estado (FAPERJ). É líder do grupo Discursividade, língua e sociedade (CNPq), coordenadora do Grupo Arquivos de Língua (GAL/UFF), que integra pesquisadores de diversas universidades e instituições brasileiras e universidades internacionais, e uma das coordenadoras do Laboratório Arquivos do Sujeito (LAS/UFF).

Margareth Silva de Mattos

Graduada em Letras pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1984) e em Direito pela Universidade Federal Fluminense (2006). Especialista em Problemas no Desempenho Escolar pelo Instituto Brasileiro de Medicina e Reabilitação (1989) e em Literatura Infantojuvenil pela Universidade Federal Fluminense (1994). Mestre em Letras (2003) e Doutora em Estudos de Linguagem pela Universidade Federal Fluminense (2017).

Ilana da Silva Rebello Viegas

É graduada em Letras (2002- UFF), mestre (2005-UFF) e doutora (2009-UFF) em Língua Portuguesa pela Universidade Federal Fluminense. Já atuou como professora de Língua Portuguesa na Prefeitura de São Gonçalo, na Prefeitura de Niterói, na Secretaria Estadual de Educação e na Fundação de Apoio à Escola Técnica (FAETEC). Atualmente é professora Associada 40h DE, de Língua Portuguesa do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas da Universidade Federal Fluminense.

Vanessa Massoni da Rocha

Professora de Língua francesa e de Literaturas francófonas na Graduação em Letras e nos programas de Pós-Graduação Lato Sensu e Stricto Sensu (Mestrado em Literaturas francófonas) na Universidade Federal Fluminense. Coordena o curso Lato Sensu de Língua francesa e literaturas francófonas da UFF (2018-2022). Realizou estágio de pós-doutoramento em Literatura comparada na Universidade do Estado do Rio de Janeiro com período de cooperação na Université des Antilles, Fort-de-France, Martinica. Doutora em Estudos de literatura na UFF com tese sobre a escrita epistolar.

José Luís Jobim de Salles Fonseca

Mestre (1980) e doutor em Letras (1986) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Foi visiting scholar na Stanford University (2001) e e ocupou a Chaire des Amériques na Universidade de Rennes 2; deu cursos e fez conferências em várias universidades do Brasil e do exterior, entre as quais: Sorbonne Nouvelle (Paris 3), Universidade de Roma La Sapienza (Itália), Yale University, Princeton University, University of Manchester, Universidad de Chile, Universidad de La Republica Oriental de Uruguay.

Anita Martins Rodrigues de Moraes

Anita Martins Rodrigues de Moraes possui graduação em Letras pela Universidade Estadual de Campinas (1999), mestrado em Literatura Brasileira (2002; bolsa FAPESP) e doutorado em Teoria da Literatura (2007; bolsa FAPESP) pelo programa de pós-graduação em Teoria e História Literária da mesma universidade. Desenvolveu seu pós-doutorado na Universidade de São Paulo na área de Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa (2008-2011; bolsa FAPESP). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Teoria da Literatura, Literatura Brasileira e Literaturas Africanas de Língua Portuguesa.

Fábio Paifer Cairolli

Professor Adjunto de Língua e Literatura Latina da Universidade Federal Fluminense. Doutor em Letras, concentração em Letras Clássicas, pela Universidade de São Paulo (2014). Possui graduação em Letras (Português/Latim - 2005) e mestrado em Letras (Letras Clássicas - 2009) pela mesma instituição. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literaturas Clássicas, atuando principalmente nos seguintes temas: Poética e Retórica Clássicas, poesia epigramática, poesia satírica, tradução e comentário dos poetas Marcial, Catulo e Pérsio, leitura e recepção dos clássicos.

Sonia Monnerat Barbosa

Possui graduação em Letras pela Universidade Federal Fluminense (1973), graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1978), mestrado em Letras pela Universidade Federal Fluminense (1977) e doutorado em Letras pela Universidade Federal Fluminense (2000). É professora associada da Universidade Federal Fluminense.

Maurício da Silva

Possui graduação em Letras pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1982), mestrado em Letras pela Universidade Federal Fluminense (1989) e doutorado em Doutorado em Letras Universidade Federal Fluminense pela Universidade Federal Fluminense (2003). Atualmente é professor titular e decano do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em linguagens, atuando principalmente nos seguintes temas: língua portuguesa, ensino da leitura, ensino de língua materna, multiletramentos na educação básica.

Livia Maria de Freitas Reis Teixeira

Possui graduação em Letras pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1976), mestrado em Letras Neolatinas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1984) doutorado em Letras (Língua Espanhola e Lit. Espanhola e Hispano-Americana.) pela Universidade de São Paulo (1997). É professora Titular da Universidade Federal Fluminense, bolsista do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Foi membro de comissão de avaliação da Coordenação de pessoal de nível superior ( CAPES) e consultora do ENADE- Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes.

Gladys Viviana GELADO

Possui graduação em Letras pela Universidad Nacional de Cuyo (1987) e doutorado em Teoria e História Literária pela Universidade Estadual de Campinas (bolsa CNPq, 2004). Realizou pós-doutorado em Princeton University (bolsa CNPq, 2011-2012). É professora titular do Departamento de Letras Estrangeiras Modernas da Universidade Federal Fluminense.

Nilza Barrozo Dias

Graduou-se em Licenciatura em Letras (Português/Inglês) pela Faculdade de Filosofia Santa Dorotéia (1976) e cursou Especialização em Língua Portuguesa pela Universidade Federal Fluminense/UFF (1987). Obteve o título de Mestre em Letras pela Universidade Federal Fluminense de Niterói (1994) e o de Doutorado em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas/UNICAMP, Área de Sociolinguística- Variação e Mudança Linguística (2001), sob a orientação da Profa. Dra. Maria Luiza Braga.

Subscrever Letras