Universidade Santa Úrsula

Pesquisador

Maria Fernanda de Souza Costa Silva

Possui graduaçfoão em Bacharelado e licenciatura em Ciências Biológicas na Universidade Santa Úrsula (2001-2004). Durante esse período foi realizado estágio no Departamento de Virologia do Instituto de Microbiologia da UFRJ (2002-2003) e no Laboratório de Farmacologia Aplicada - Farmanguinhos/FIOCRUZ (2002-2004). Graduada nos Cursos de Mestrado e Doutorado em Biologia Celular e Molecular do Instituto Oswaldo Cruz.

Daniela Franklin de Carvalho

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Santa Úrsula (1994) e mestrado em Ciências Morfológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1998). Já foi cordenadora do curso de Ciências Biológicas do Centro Universitário de Barra Mansa e coordenadora do curso de Especialização em Análises Clínicas da mesma instituição. Atualmente é professora assistente da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Morfologia, com ênfase em Histologia e Embriologia.

Giovanni Chaves Stael

Possui graduação em Engenharia Mecânica pela USU (1990), mestrado em Engenharia Aeronâutica e Mecânica pelo ITA (1993), doutorado em Ciência e Engenharia de Materiais pela UENF (1997) e pós-doutorado em propriedades físicas de rochas pela UFF (2010). É Tecnologista Senior do Observatório Nacional (ON), sendo o coordenador do Laboratório de Petrofísica do Observatório Nacional - LabPetrON (2009-atual), com experiência em projetos de materiais geológicos consolidados e inconsolidados.

Renato Campello Cordeiro

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Santa Úrsula (1989), Mestrado em Geociências pela Universidade Federal Fluminense (1995) e Doutorado em Geociências (Geoquímica) pela Universidade Federal Fluminense (2000). Atualmente é professor Titular da Universidade Federal Fluminense. Tem atuado principalmente na reconstrução paleoambiental de sistema continentais neotropicais, estudos de identificação de valores de bases de contaminantes e atualmente atua em Projetos de Agricultura de Baixo Carbono em parceria com a EMBRAPA.

Patricia Levin de Carvalho Cidade

Professora Adjunta nível II da Universidade Federal Fluminense - UFF. Possui bacharelado em Direito pela Universidade Santa Úrsula (1994). Mestrado em Justiça Administrativa pela Universidade Federal Fluminense (2012). Autora do livro: Princípios Constitucionais e o TCU ? Editora Prisma. Coordena o grupo de pesquisa- Noções básicas de mediação para o atuário ? Universidade de portas abertas. Atualmente Integra o Núcleo Docente Estruturante ? NDE, do curso de Ciências Atuariais e Finanças da Faculdade de Administração e Ciências contábeis da UFF.

Nancy Lamenza Sholl da Silva

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Santa Úrsula (1987),especialização em Assistência ao Psicótico pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, mestrado em Psiquiatria e Saúde Mental pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000) e doutorado em Estudios Latinoamericanos - Universidad Nacional Autonoma de Mexico (2008). Atualmente é professor adjunto - Universidade Federal Fluminense - UFF. Membro do AFROSIN (Grupo de Pesquisa Afroperspectivas, Saberes e Infâncias), da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, coordenado pelo prof. Dr Renato Nogueira dos Santos Junior.

Marcelo Corrêa Bernardes

Professor Associado do Departamento de Geoquímica da Universidade Federal Fluminense (RJ), membro do Programa de Pós-Graduação em Geociências (Geoquímica Ambiental) e coordenador do Laboratório de Geoquímica Orgânica. Tem experiência na área da Ecologia com ênfase em Ecossistemas Aquáticos. Atua principalmente sobre a biogeoquímica de compostos orgânicos e contaminantes relacionados a alterações e impactos ambientais.

Aguinaldo Cesar Fratucci

Professor Associado do Departamento de Turismo da Universidade Federal Fluminense - UFF desde setembro de 2006. Coordenador do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Turismo (PPGTUR) da UFF no período de maio de 2015 a setembro de 2019. Coordenador do Curso de Graduação em Turismo da UFF, entre outubro de 2006 a dezembro de 2009. Doutor (2008) e Mestre (2000) em Geografia pela Universidade Federal Fluminense. Especialista na área de planejamento turístico e gestão de políticas públicas de turismo.

José Flávio Silveira Feiteira

Doutorado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002). Atualmente é Professor Associado do Departamento de Engenharia Mecânica (VEM) da UFF - Universidade Federal Fluminense campus Volta Redonda-RJ.

Luiz Roberto Zamith Coelho Leal

Graduado em Ciências Biológicas pela Universidade Santa Úrsula (1984), com mestrado (2001) e doutorado (2007) em Ecologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. De 1986 a 2009 foi biólogo estatutário da Fundação Parques e Jardins, Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, onde de 1995 a 2008 coordenou o Projeto Flora do Litoral, que tinha como principal objetivo a restauração de restingas degradadas em unidades de conservação municipais.

Paulo Mauricio Tavares Siqueira

Professor Adjunto da Universidade Federal Fluminense-UFF lotado no DCA-Departamento de Ciências Atuariais e de Finanças.
Professor do Mestrado em Engenharia de Produção e Sistemas da Computação do ICT-Instituto de Ciência e Tecnologia de Rio das Ostras-RJ da UFF.
Doctor en Humanidades y Artes con Mención en Ciencias de la Educación (UNR 2016), reconhecido como Doutor em Educação (UFF 2019)
MBA em Controladoria e Finanças (UFF 2003).
Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Santa Úrsula (USU 1982)
Coordenador do Projeto Oficina de Práticas Cont

Carla Ribeiro Guedes

Possui graduação em Psicologia, Mestrado e Doutorado em Saúde Coletiva, na área de Ciências Humanas e Saúde, pelo Instituto de Medicina Social na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IMS/UERJ). Pós-doutorado em Saúde Coletiva pelo Instituto de Medicina Social na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IMS/ UERJ). Atualmente é Professora Associada do Departamento de Saúde e Sociedade, do Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal Fluminense (ISC/UFF).

José Antonio Miranda Sepulveda

É doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2010). É mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1999). É especialista em História das Relações Internacionais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1995). Possui Licenciatura e Bacharelado em História (1991). Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense Professor Adjunto IV da Universidade Federal Fluminense.

Cecília de Souza Fernandez

é Professora Titular do Instituto de Matemática e Estatística da Universidade Federal Fluminense (UFF), Niterói, Rio de Janeiro. Em setembro de 1994 foi para a Kent State University, Ohio (USA), onde obteve o grau de Doutor (Ph.D.) em janeiro de 1998 sob a orientação de Richard M. Aron na área de Análise Complexa em Dimensão Infinita. Sua tese de doutorado foi laureada com o prêmio "Outstanding Achivement in Research", por ter dado um contraexemplo para uma versão do Teorema de Seleção de Bartle-Graves.

Osvaldo Luiz de Carvalho Souza

Graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Santa Úrsula (1979), e Engenharia Civil pela Universidade Federal Fluminense (1991), mestrado em Engenharia Civil pela Universidade Federal Fluminense (2002) e doutorado em Engenharia Civil pela Universidade Federal Fluminense (2011). Atualmente é professor da Universidade Federal Fluminense.Tem experiência em projetos de arquitetura, estruturas em concreto armado e construção. Atuou como docente em cursos de arquitetura em outras IES.

Carlos Eduardo Leite Ferreira

Graduado em Ciências Biológicas pela Universidade Santa Úrsula (1988), com mestrado e doutorado em Ecologia e Recursos Naturais pela Universidade Federal de São Carlos (1993-1998). Atualmente é professor associado no Dept. de Biologia Marinha da Universidade Federal Fluminense. Possui mais de 718 citações e h-index 23 no ISI e mais de 1190 no Google Scholar. Coordena o Laboratorio de Ecologia e Conservação em Ambientes Recifais (www.lecar.uff.br/).

Ana Luiza Spadano Albuquerque

Professora Titular do Departamento de Geoquímica da Universidade Federal Fluminense (RJ), coordenadora do Laboratório de Oceanografia Operacional e Paleoceanografia e do Diretório de Pesquisa CNPq- Rede Interinstitucional de Paleoceanografia e Oceanografia. Vem atuando na área de geoquímica marinha aplicada à reconstituição paleoceanográfica / paleoambiental. Coordena diversos projetos de pesquisa neste tema, como também orienta(ou) diversas dissertações de mestrado, teses de doutorado e supervisão de pós-doutorado no assunto.

Antonio Ferreira da Hora

possui graduação em Engenharia pela Universidade Santa Úrsula (1977), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal Fluminense (1994) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2001). Atualmente é Subsecretário da Secretaria de Estado do Ambiente e Professor Titular na área de recursos hídricos e meio ambiente pela Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Engenharia Civil, atuando principalmente nos seguintes temas: obras hidráulicas, geração de energia e recursos hídricos.

Paulo Eduardo Viana Vidal

Doutor em Teoria Psicanalítica pela UFRJ, pós-doutor pela UFRJ, professor-associado do Departamento de Psicologia da UFF, na graduação e no programa de Pós-graduação stricto sensu Estudos da Subjetividade. Psicanalista, movido e interrogado pelo real da clínica e pela atividade de ensino, faz pesquisas nas dobras entre psicanálise e filosofia, psicanálise e "cultura", tematizando os fundamentos da psicanálise, a clínica das psicoses, a história e a epistemologia da psicanálise, as relações desta com a psicologia clínica.

Ana Lucia de Pinna Mendez

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal Fluminense (2009) , Mestrado em Educação pela mesma Universidade(2015), habilitação para o ensino de língua inglesa pelo Teacher Training Course (TTC) do Instituto Brasil-Estados Unidos (1984) e Complementação Pedagógica pela Universidade Santa Úrsula, RJ, (1987). Atualmente, faz parte do quadro de docentes do Colégio Universitário Geraldo Reis, Coluni-UFF, atuando na docência do Ensino Fundamental I.

Flavya Mendes-de-Almeida

Graduação em Administração de Empresas pela Universidade Cândido Mendes (1991), graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Fluminense (2000), Mestrado em Medicina Veterinária (Cir. e Clínica Veterinária) pela Universidade Federal Fluminense (2002) e Doutorado em Ciências Veterinárias pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2005).

Izabel Christina Nunes de Palmer Paixão

Possui graduação em Ciências Biológicas, fez mestrado em Ciências Biológicas, área de concentração em Biofísica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1981) e doutorado em Ciências Biológicas (Biofísica) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1988). Fez pós-doutorado na Universidade de Miami, no período de 1992-1994 e na Universidade da Flórida em 2004. Foi diretora do Instituto de Biologia da UFF no período de 2015-2019, Professora Titular do Departamento de Biologia Celular e Molecular-GCM-UFF e chefe do Laboratório de Virologia Molecular e Biotecnologia Marinha.

Thereza Christina Couto Carvalho

Thereza Christina Couto Carvalho (Carvalho Santos) é PhD em Desenho Urbano pela Oxford Brookes University (antiga Escola Politécnica da Universidade de Oxford) onde se doutorou em Desenho Urbano, em 1994. É Arquiteta e Urbanista, desde 1975, pela Faculdade de Arquitetura da Universidade Santa Úrsula, USU, no Rio de Janeiro, e Mestre em Planejamento Urbano e Regional, desde 1980, pela COPPE/UFRJ, Coordenação de Programas de Pós-Graduação em Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Vera Maria Sabóia

Formada em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade Federal Fluminense-RJ (1982), Mestrado em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1995) e Doutorado em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1999). Concluiu pós - doutoramento no Programa de Pós-graduação da Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2015). É professora Titular da Disciplina de Fundamentos de Enfermagem da Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa da Universidade Federal Fluminense- RJ, desde 2005.

Ana Joffily Coutinho

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Santa Úrsula (2000), mestrado em Ciências Biológicas (Botânica) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002) e doutorado em Ciências Biológicas (Botânica) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2007). Atualmente é Professor Associado da Universidade Federal Fluminense (UFF). Tem experiência na área de Botânica e Farmacobotânica, com ênfase em taxonomia e anatomia de plantas vasculares (especialmente Celastraceae) e controle de produtos naturais (plantas tôxicas e medicinais).

Dinah Tereza Papi de Guimaraens

Professora Associada, Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo (PPGAU), Universidade Federal Fluminense (UFF); Professora Visitante, Escola Técnica de Engenharia da Edificação (ETSIE), Universidade de Granada (UGR); Coordenadora CAPES-Cofecub n. 752/12 A Estética Transcultural na Universidade Latino-Americana; Professora Associada; Chefe Departamento de Arquitetura (TAR), Escola Arquitetura e Urbanismo (EAU), Universidade Federal Fluminense (UFF).

Claudia Lamarca Vitral

Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Santa Úrsula (1984) e Pós-Graduada pelos Cursos de Mestrado e Doutorado em Biologia Parasitária (área de concentração: virologia) pela Fundação Oswaldo Cruz, concluídos em 1991 e 1997, respectivamente. É Professora Titular do Departamento de Microbiologia e Parasitologia, Instituto Biomédico, Universidade Federal Fluminense (UFF), onde também a atua como membro do Colegiado e do Núcleo Docente Estruturante do Curso de Medicina.

Eda Maria de Oliveira Henriques

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Santa Úrsula (1975), mestrado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (1993) e doutorado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (2001). Atualmente é professor associado 4 da Universidade Federal Fluminense e professor adjunto da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Concepções de ensino-aprendizagem, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, narrativas, formação, educação e leitura.

Maurício Rodrigues Silva

Possui graduação em Engenharia Elétrica Ênfase Eletrônica pela Universidade Santa Úrsula (1990), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (2006) e doutorado em Modelagem Computacional pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2009). Atualmente é professor associado 3 da Universidade Federal Fluminense.

Janie Garcia da Silva

Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Santa Úrsula (1977), Mestre em Ciências Biológicas (Botânica) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1983) e Doutora em Ciências Biológicas (Biofísica) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1998). É Professor Associado IV da Universidade Federal Fluminense. Há 25 anos, criou e coordena o Laboratório Horto-Viveiro. É docente e Orientadora de alunos no Mestrado Profissional em Diversidade e Inclusão/UFF.

Juarez Torres Duayer

Graduado em Arquitetura pela Universidade Santa Úrsula (1973), mestrado em Analyse Regionale Et Amenagement de L Espace - Université Paris 1 (Panthéon-Sorbonne) (1978) e doutorado em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (2003). Atualmente é Professor Titular em regime de dedicação exclusiva da Escola de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Fundamentos e Crítica das Artes, atuando principalmente nos seguintes temas: estética, estética marxista, estética da arquitetura, história e filosofia da arte.

Katia Faria de Aguiar

Possui Graduação em Psicologia pela Universidade Santa Úrsula (1981), Mestrado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (1990), Doutorado em Psicologia (Psicologia Social) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2002) e Pós Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social e Institucional / UERJ. Atualmente é Professora Associada da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Social, nos campos da educação, saúde e assistência.

Roberto Campos Villaça

Possui graduação (Licenciatura e Bacharelado) em Ciências Biológicas pela Universidade Santa Úrsula (1983); D.E.A en Oceanologie Biologique - Station Marine d´Endoume et Université Aix-Marseille II; Doutorado em Ecologia Marinha - Université Aix-Marseille II (1988). Atualmente é Professor Titular da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Ecologia marinha, atuando principalmente nos seguintes temas: taxonomia e ecologia de macroalgas bentonicas, costão, estrutura de comunidade, monitoramento de comunidades bentonicas de substrato duro.

Subscrever Universidade Santa Úrsula