Comunicação Social

Pesquisador

Lia Bahia Cesário

É professora doutora do curso de cinema e vídeo da Universidade Federal Fluminense (UFF). No doutorado desenvolveu a pesquisa A telona e a telinha: encontros e desencontros entre cinema e televisão no Brasil, e no mestrado realizou a dissertação Uma análise do campo cinematográfico brasileiro sob a perspectiva industrial. Ganhou Prêmio do Rumos Itaú Cultural 2010/2011 de pesquisa concluída.

Adriana Barsotti Vieira

Professora Adjunta do Instituto de Arte e Comunicação Social (IACS) da Universidade Federal Fluminense (UFF) e professora do quadro permanente do Programa de Pós-Graduação em Mídia e Cotidiano (PPGMC). Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da PUC-Rio e mestre em Comunicação Social pela mesma instituição (2012).

Felipe de Oliveira Castelo Branco

Professor de Filosofia Política no Departamento de Filosofia da Universidade Federal Fluminense (UFF), professor do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da UFF (PFI/UFF) e professor no Programa de Pós-Graduação em Psicanálise da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PGPSA/UERJ). Doutor em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). É igualmente doutor em Psicanálise pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Desenvolveu parte de sua pesquisa de doutorado na Université Sorbonne - Paris Nord, na França. É mestre em Psicanálise pela UERJ.

Anderson de Almeida Cano Ortiz

Doutor e mestre em Comunicação Social na área de Tecnologias de Comunicação e Cultura pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Graduou-se pela Uerj em Relações Públicas e Jornalismo, com especialização em Pesquisa de Mercado e Opinião Pública.

Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal Fluminense, em tempo parcial, no curso de Publicidade e Propaganda. Leciona também na graduação de Relações Públicas das Faculdades Integradas Hélio Alonso (FACHA) desde 2008.

Adriana Santos da Mata

Doutora em Educação pela Universidade Federal Fluminense, Linha de Pesquisa: Linguagem, Cultura e Processos Formativos (2017). Mestre em Educação (2011) e em Comunicação, Imagem e Informação (2003). Licenciada em Pedagogia (2008) e bacharel em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo (1999). Toda a formação acadêmica foi realizada na UFF. Professora da Rede Municipal de Educação de Niterói por 19 anos. Atuação na Unidade Municipal de Educação Infantil Rosalina de Araújo Costa por 15 anos.

Elianne Ivo Barroso

Possui graduação em Comunicação Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1985), mestrado em Recherches Cinématographiques et Audiovisuelles - Université de Paris III (Sorbonne-Nouvelle) (1990), doutorado em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002) e Pós-Doutorado pela Université du Québec Abitibi-Témiscamingue. Atualmente é professora Associada II e coordenadora do Labores - Laboratório de Extensão e Pesquisa da Universidade Federal Fluminense.

Joao Luiz Vieira

Professor Titular do Departamento de Cinema e Vídeo e do PPGCine-Programa de Pós-Graduação em Cinema e Audiovisual da UFF, inaugurado em agosto de 2017.

Andrea Araujo do Vale

Professora Adjunta C3 da Escola de Serviço Social da Universidade Federal Fluminense (UFF). Graduada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e Mestre em Comunicação e Cultura pela Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (ECO/UFRJ). Doutora em Políticas Públicas e Formação Humana, em 2011, pelo Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Formação Humana pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PPFH/UERJ).

Jaime Baron

possui graduação em Comunicação Social pela Universidade Federal Fluminense (1982) e mestrado em Ciência Política pela Universidade Federal Fluminense (1996) e doutorado em Sociologia Política pela Universidade Estadual do Norte Fluminense - Darcy Ribeiro. Foi professor da Universidade do Vale do Itajaí, tendo ministrando a disciplina Ciência Política. Há mais de 12 anos é professor da Universidade Federal Fluminense, atuando com ênfase nas seguintes áreas do conhecimento: Ética e Responsabilidade Social, Ciência Política e Comunicação Social aplicadas à Administração e às Organizações.

Ericson Telles Saint Clair

Ericson Dokan Saint Clair é Professor do Programa de Pós-graduação em Cultura e Territorialidades (PPCULT) e do Departamento de Artes e Estudos Culturais da Universidade Federal Fluminense. Doutor em Comunicação e Cultura pela UFRJ e Mestre em Comunicação pela UFF. Suas pesquisas enfatizam as relações entre ética, cultura, corpo e subjetividade. É autor de "Gabriel Tarde e a Comunicação: por um contágio da diferença" (Multifoco, 2012) e "Para além de Black Mirror: estilhaços distópicos do presente", com Maria Cristina Franco Ferraz (N-1, 2020).

Guilherme Bento de Faria Lima

Professor Assistente do Curso de Publicidade do Departamento de Comunicação Social da UFF - Universidade Federal Fluminense.
Doutor em Comunicação Social pela PUC-Rio - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.
Mestre em Comunicação Social pela PUC-Rio - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.
Graduado em Comunicação Social - Publicidade pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.
Membro do LACCOPS (Laboratório de Investigação em Comunicação Comunitária e Publicidade Social), responsável pela área de Produção

Mayka Juliana Castellano Reis

Professora adjunta do departamento de Estudos Culturais e Mídia e membro permanente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal Fluminense (UFF). Doutora e mestre em Comunicação e Cultura pelo PPGCOM da Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (ECO/UFRJ), na linha Mídia e Mediações Socioculturais, onde também realizou um pós-doutorado, com bolsa da Faperj. É uma das coordenadoras do grupo de pesquisa TeleVisões e organizadora do Congresso TeleVisões, ambos ligados ao PPGCOM-UFF.

Michele Pucarelli

Professor no Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal Fluminense(UFF). Professor Colaborador do Programa de Pós-Graduação em Mídia e Cotidiano PPGMC/UFF. Coordenador do Projeto de Extensão Universitário LIEX - Laboratório de Imagens Expandidas: fotografia, artes, redes e tecnologia (linktr.ee/liex.uff). Participa do Grupos de Pesquisa Tempos: Temporalidade dos Meios Comunicacionais, Linguagem e Cotidiano, do PPGMC-UFF. Organizador do I Simpósio Latino-Americano de Fotografia do Rio de Janeiro, 2020, GCO/UFF-IART/UERJ.

Palloma Valle Menezes

Professora adjunta do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal Fluminense, Palloma Valle Menezes possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e mestrado em sociologia pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (IUPERJ).

Ariane Diniz Holzbach

Professora adjunta do curso de Estudos de Mídia, membro da Pós-graduação em Comunicação da Universidade Federal Fluminense, editora-chefe da revista Contracampo e, atualmente, coordenadora do GT Estudos de TV da Compós. Doutora e mestre em comunicação pelo PPGCOM UFF, com doutorado-sanduíche realizado na McGill University. Graduada em Jornalismo pela UFPE. Fez pós-doutorado em História pelo Departamento de Pós-graduação em História da UERJ, com pesquisa voltada para audiovisual, novas tecnologias e memória social.

Phellipe Marcel da Silva Esteves

Possui bacharelado em Comunicação Social (Jornalismo) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2007), licenciatura em Língua Portuguesa pela Universidade Candido Mendes (2008), mestrado em Letras pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2010), doutorado em Estudos de Linguagem pela Universidade Federal Fluminense (2014) e residência em pesquisa na Fundação Biblioteca Nacional (2014-2016). Atualmente é professor adjunto da UFF, além de exercer os ofícios de edição e tradução.

Rachel Bertol Domingues

Professora no Departamento de Comunicação Social da UFF e no Programa de Pós-Graduação em Mídia e Cotidiano (PPGMC) da mesma instituição. Vice-coordenadora do PPGMC-UFF. Doutora em Comunicação e Cultura pela UFRJ (2016), com Sanduíche na Universidade de Princeton (EUA). Coordena o grupo de pesquisa Tempos: Temporalidade dos Meios Comunicacionais, Linguagem e Cotidiano, do PPGMC-UFF, e o projeto de extensão Reconfigurações Jornalísticas, que integra a Rede Nacional de Combate à Desinformação (RNCD), da qual é uma das coordenadoras.

Romulo Normand Correa

Professor de Fotografia do Curso de Jornalismo do Departamento de Comunicação Social da UFF - Universidade Federal Fluminense. Atua também como professor da UNESA - Universidade Estácio de Sá. Possui doutorado em Memória Social pela UNIRIO - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2019); mestrado em Psicologia Social pela Universidade Gama Filho (2001); e graduação em Jornalismo pela Faculdade da Cidade (1993). Desde julho de 2019 é membro do LACCOPS - Laboratório de Pesquisa em Comunicação Comunitária e Publicidade Social.

Geisa Rodrigues Leite da Silva

Possui graduação em Comunicação Social pela Universidade Federal do Espírito Santo (1994), mestrado em Comunicação pela Universidade Federal Fluminense (2002) e Doutorado em Letras pela PUC-Rio(2011). É professora do curso de Comunicação Social da Universidade Federal Fluminense desde 2003.

Luiz Edmundo de Castro

Possui graduação em Comunicação Social pela Universidade Federal Fluminense (1977) em jornalismo, graduação em comunicaçao social em cinema pela Universidade Federal Fluminense (1975) e mestrado em Ciências da Arte pela Universidade Federal Fluminense (2000). Atualmente é professor da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Cinema

Larissa de Morais Ribeiro Mendes

Larissa Morais é professora do Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal Fluminense (UFF) há pouco mais de uma década e desde 2018 integra o corpo docente do Programa de Pós-Graduação em Mídia e Cotidiano (PPGMC/UFF). Coordenou o curso de Jornalismo da Universidade de 2016 a 2020. Graduada em Comunicação Social/Jornalismo pela ECO/UFRJ (1996), é mestre em Comunicação pela PUC-Rio (2006) e doutora na mesma área pela UFF (2012).

Eduardo Alberto de Souza Varela

É professor Adjunto IV da UFF, Dept. de Comunicação Social; Mestre em Ciência da Arte (UFF); graduação em Comunicação Social pela Universidade Federal Fluminense (1977). Tem experiência na área de jornalismo e comunicação visual e publicidade.

Verônica Feder Mayer

Verônica Feder Mayer é professora associada da Faculdade de Turismo e Hotelaria da Universidade Federal Fluminense (UFF). É bacharel em comunicação social e publicidade (UFF), possui MBA em marketing e mestrado em administração pelo Instituto COPPEAD de Administração da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Durante seu doutorado em administração (COPPEAD/UFRJ) desenvolveu parte de sua pesquisa nos EUA sob a supervisão do Prof. Kent B. Monroe, da Universidade de Illinois at Urbana-Champaign, aprofundando seus estudos sobre comportamento, psicologia dos preços e economia comportamental.

Thaiane Moreira de Oliveira

Doutora em Comunicação pela Universidade Federal Fluminense e professora permanente do programa de Pós-graduação em Comunicação pela mesma instituição. Coordenadora do Laboratório de Investigação em Ciência, Inovação, Tecnologia e Educação (Cite-Lab). Membro afiliado da Academia Brasileira de Ciências. Pesquisadora do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Estudos Comparados em Administração de Conflitos (INCT-InEAC) e pesquisadora da Cátedra Unesco de Políticas para o Multilinguismo da Unesco.

Marcio de Souza Castilho

Doutor em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e mestre em Comunicação, Imagem e Informação pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Professor Associado do Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal Fluminense e vice-coordenador do curso de Jornalismo. Tem pós-doutorado em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) com pesquisa sobre a produção editorial durante o processo de abertura política no Brasil (1974-1985), com ênfase nas obras de não-ficção apuradas e redigidas por jornalistas brasileiros.

Ana Lucia Silva Enne

possui Graduação em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1988), Mestrado em Antropologia Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1995) e Doutorado em Antropologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002). Foi bolsista de pós-doutorado PRODOC CAPES no Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM) da UFF de 2003 a 2005, PPG em que atuou como membro permanente de 2006 a 2013, orientando mestrado e doutorado.

Carla Baiense Felix

Professora Associada do Departamento de Comunicação Social, vinculado ao Instituto de Arte e Comunicação Social (IACS), da Universidade Federal Fluminense (UFF). Coordena o Curso de Jornalismo da instituição desde agosto de 2020. Pesquisadora e docente vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Mídia e Cotidiano da mesma universidade.

Felipe Pena de Oliveira

Jornalista, escritor, psicólogo e professor associado III do DP de Comunicação Social da Universidade Federal Fluminense. Mestre e Doutor em Letras (Literatura Brasileira) pela PUC-Rio, com estágio pós-doutoral em semiologia da imagem na Université de Paris/Sorbonne III, sob tutoria do prof. François Jost Autor de dez livros na área de Comunicação, entre eles "No jornalismo não há fibrose" (2012), "Teoria do Jornalismo" (2005) e Televisão e Sociedade (2002).

Maria Jussara Abraçado de Almeida

Jussara Abraçado é professora titular de Linguística da Universidade Federal Fluminense. Sua formação inclui Mestrado em Linguística pela Universidade Federal de Minas Gerais, Sob a orientação do Prof. Dr. Marco Antônio de Oliveira; Doutorado em Linguística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, sob a orientação da Profa. Dra. Cecília Mollica; e realização de estágios de pós-doutoramento em Linguística Cognitiva na Universidade Católica de Braga, sob a supervisão do Prof. Dr. Augusto Soares da Silva; e na Universidade Federal de Juiz de Fora, sob a supervisão da Profa. Dra.

Adilson Vaz Cabral Filho

Professor Titular da Universidade Federal Fluminense, com atuação no Departamento de Comunicação Social e no Programa de Pós-graduação em Mídia e Cotidiano (PPGMC). Bolsista de Produtividade de Pesquisa do CNPq - nível 2 (2021-2024). Cientista do Nosso Estado pela FAPERJ (2022-2025). Docente do Programa de Estudos pós-graduados em Política Social (PPGPS) de 2008 a 2019. Coordenador do Curso de Comunicação Social da Universidade Federal Fluminense - UFF (2016-2020).

Leticia Helena Medeiros Veloso

Possui mestrado (1997) e doutorado (2003) em Antropologia pela Universidade de Chicago, E.U.A. e graduação em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1991), Professora Adjunta do Departamento de Sociologia da Universidade Federal Fluminense. Professora do Doutorado em Sistemas de Gestão Sustentáveis e do Mestrado em Sistemas de Gestão da mesma universidade. Líder do grupo de pesquisa "Núcleo Interdisciplinar de Dinâmicas Contemporâneas", antigo "Observatório de Sustentabilidade e Direitos "Humanos".

Paulo Antonio Pinheiro Correa

Professor Associado de Língua Espanhola da Universidade Federal Fluminense (UFF). Doutor e Mestre em Linguística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, com Pós-Doutorado na Universidad Complutense de Madrid, Espanha. Professor do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem da UFF, onde é líder do Grupo de Pesquisa Cognição e Línguas.

Alexandre Farbiarz

Possui doutorado em Design pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2007), mestrado em Educação e Linguagem pela Universidade de São Paulo (2001) e mestrado em Design pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2000). Coordena grupo de pesquisa Educação para as Mídias em Comunicação - educ@midias.com. É professor Associado do departamento de Comunicação Social da Universidade Federal Fluminense, integrando o corpo docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Mídia e Cotidiano e professor do Curso de Jornalismo.

Fernanda Ferreira de Abreu

Professora Adjunta do Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal Fluminense. Integrante dos Grupos de Pesquisa "ESC: Ética na Sociedade de Consumo" (UFF/CNPq) e "ReC: retórica do consumo" (UFF/CNPq). Possui graduação em Comunicação Social pela Universidade Federal Fluminense (2004) e mestrado em Ciência da Arte pela mesma instituição (2011). É doutora em Antropologia Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2016).

Miguel Furtado Freire da Silva

Possui graduação em Comunicação Social pela Universidade Federal Fluminense (1973), mestrado em Comunicação pela Universidade Federal Fluminense (2006) e doutorado em Comunicação Pela Universidade Federal Fluminense (2011). Atualmente é Professor Associado III DE da Universidade Federal Fluminense, atuando principalmente nos seguintes temas: cinema, fotografia, vídeo e ecologia.

Subscrever Comunicação Social