Farmácia Industrial

Pesquisador

Leonardo Moreira da Costa

Possui Graduação em Farmácia Industrial e Homeopatia pela Universidade Federal Fluminense (2005), Especialização em Docência de Ensino Fundamental e Médio pela Universidade Cândido Mendes (2006) (equivalente a licenciatura em química), Mestrado em Química Orgânica pela Universidade Federal Fluminense (2009) e Doutorado em Química pela Universidade Federal Fluminense (2012), com periodo sanduiche na Universidade de Alberta - Canada (2011). Atualmente é Professor Adjunto 2 do Departamento de Química Orgânica da Universidade Federal Fluminense.

Flaviana Rodrigues Fintelman Dias

Possui graduação em Farmácia Industrial pela Universidade Federal Fluminense (2010), habilitação em Bioquímica com ênfase em Análises Clínicas (2013), Mestrado (2013) e Doutorado (2016) em Química obtidos pelo Programa de Pós-Graduação em Química da UFF. Concluiu o curso de Formação Pedagógica com Habilitação em Química na Faculdade da Aldeia de Carapicuíba, em São Paulo (2016).

Carla Valéria Vieira Guilarducci

Possui graduação em Farmácia Industrial pela Universidade Federal Fluminense (2001), Mestrado (2003) e Doutorado (2007) em Neuroimunologia pela Universidade Federal Fluminense. Atualmente é professora associada do Departamento de Farmácia e Administração Farmacêutica da Faculdade de Farmácia da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Farmacologia com ênfase em Neuroquímica da retina desenvolvimento do SNC e em Farmácia clínica.

Sabrina Calil-Elias

Possui graduação em Farmácia Industrial pela Universidade Federal Fluminense (1996), mestrado em Ciências Biológicas (Farmacologia e Química Medicinal) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1999) e doutorado em Ciências Biológicas (Farmacologia e Química Medicinal) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2004). Atualmente é professora titular da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência nas áreas de Farmacologia Experimental (cicatrização tecidual) e Farmácia Clínica.

Mariana Rodrigues Pereira

Professora Associada da Universidade Federal Fluminense (UFF) e docente do Programa de Pós-graduação em Neurociências da UFF. Jovem Cientista do Nosso Estado (JCNE) da Faperj. Possui Mestrado e Doutorado em Neuroimunologia e graduação em Farmácia Industrial pela UFF, com atuação no Instituto de Medicina Molecular da Universidade de Lisboa, Portugal. Atuou como Pesquisadora Visitante na Bloomberg School of Public Health na Johns Hopkins University (EUA), desenvolvendo e aprimorando técnicas para modelagem 3D do SNC humano utilizando células pluripotentes induzidas (iPSC).

Roberto Pereira Neto

Possui graduação em Farmácia Industrial pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1985). Atualmente é professor do Departamento de Farmácia e Administração Farmacêutica da Faculdade de Farmácia da Universidade Federal Fluminense e do Departamento de Ensino da Universidade Salgado de Oliveira. Gestor da Assistência Farmacêutica nas Áreas hospitalar e da Atenção básica na Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de Nova Iguaçu.

Fernanda da Costa Santos Boechat

Possui graduação em Farmácia Industrial pela Universidade Federal Fluminense. É Doutora em Química Orgânica pelo Programa de Pós Graduaçao em Química Organica da Universidade Federal Fluminense, com período Sanduíche realizado na Universidade de Aveiro, Portugal. Foi professor substituto da Universidade Federal Fluminense no período entre 2005 a 2007. Atualmente é professor Associado I do Departamento de Química Orgânica da Universidade Federal Fluminense, Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq (PQ-2) e Jovem Cientista do Nosso Estado (FAPERJ).

André Teixeira Pontes

Graduação em Farmácia Industrial pela Universidade Federal Fluminense - UFF (2006) e MBA em Gestão pela Qualidade Total pelo Laboratório de Tecnologia, Gestão de Negócios & Meio Ambiente (LATEC) da UFF (2008). Mestrado em Tecnologia pelo Programa de Pós-Graduação em Tecnologia do CEFET/RJ (2010). Doutorado em Engenharia de Produção pela COPPE/UFRJ (2014). Pós-doutorado em Engenharia de Produção pela UFRGS (2018). Professor Adjunto da Faculdade de Farmácia da Universidade Federal Fluminense (UFF).

Leandro Ferreira Pedrosa

Professor Adjunto do Departamento de Química do Instituto de Ciências Exatas da Universidade Federal Fluminense (UFF) - Campus Volta Redonda, onde é chefe de departamento e coordenador do ATHERTON - Grupo de Pesquisa em Síntese Orgânica. Doutor em Química pela UFF, com período Sanduíche realizado na Universidade de Aveiro, Portugal. Possui graduação em Farmácia Industrial e mestrado em Química Orgânica também pela UFF.

Maria Carolina Anholeti da Silva

Possui Graduação em Farmácia Industrial pela Universidade Federal Fluminense (2008), Mestrado em Ciências Aplicadas a Produtos para a Saúde pela Faculdade de Farmácia da Universidade Federal Fluminense (2011) e Doutorado pelo Instituto de Pesquisas de Produtos Naturais da Universidade Federal do Rio de Janeiro (2015). Desde 2016 é professora adjunta da Universidade Federal Fluminense onde ministra as disciplinas de Farmacognosia e Farmacobotânica. Atua na área de Plantas Medicinais, Quimiossistemática e Química de Produtos Naturais.

Debora Omena Futuro

Débora Omena Futuro possui graduação em Farmácia Industrial pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1985), mestrado em Ciências Biológicas (Botânica) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1993) e doutorado em Química de Produtos Naturais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1997). Realizou pós-doutoramento no Instituto Nacional de Tecnologia (2017/2018) na área de Tecnologia de Materiais Poliméricos. Atualmente é professor associado da Faculdade de Farmácia da Universidade Federal Fluminense.

Pedro Netto Batalha

Doutor em Química (2016) pela Universidade Federal Fluminense (CAPES 6), tendo completado um período sanduíche de 9 meses na Universidade de Aveiro, Portugal. Seu projeto de doutorado envolveu a síntese e aplicação biológica de novos híbridos de 4-quinolonas com porfirinas e BODIPY. Mestre em Química (2013) e Graduado em Farmácia (2010) pela mesma universidade. Foi Professor Substituto do Departamento de Química Orgânica da Universidade Federal Fluminense durante 3 meses (2012) e do Departamento de Química Orgânica da Universidade Federal do Rio de Janeiro durante 2 anos (2016 e 2017).

Carla Valéria Vieira Guilarducci-Ferraz

Possui graduação em Farmácia Industrial pela Universidade Federal Fluminense (2001), mestrado em Neuroimunologia pela Universidade Federal Fluminense (2003) e doutorado em Neuroimunologia pela Universidade Federal Fluminense (2007). Atualmente é professora adjunta do Departamento de Farmácia e Administração Farmacêutica da Faculdade de Farmácia da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Farmacologia com ênfase em Neuroquímica, atuando principalmente nos seguintes temas: retina, citocinas e desenvolvimento do SNC.

David Rodrigues da Rocha

Possui graduação em Farmácia Industrial pela Universidade Federal Fluminense (2005), mestrado em Química Orgânica (2006) e doutorado em Química Orgânica pela Universidade Federal Fluminense (2010). Foi Secretário Regional da Sociedade Brasileira de Química - RJ (2016-2018), Vice-Secretário Regional da Sociedade Brasileira de Química - RJ (2018-2020) e Vice-Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Química da Universidade Federal Fluminense (2017-2019).

Eliane Souza Carvalho

Possui graduação em Farmácia Industrial pela Universidade Federal Fluminense (1987), mestrado em Química de Produtos Naturais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1995) e doutorado em Química de Produtos Naturais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2003). Atualmente é professora Titular, ativo, permanente da Universidade Federal Fluminense.

Thatyana Rocha Alves Vasconcelos

possui graduação em Farmácia Industrial pela Universidade Federal Fluminense (1999) e doutorado em Química Orgânica pela Universidade Federal Fluminense (2004). Atualmente é Professora Associada junto ao Departamento de Química Orgânica do Instituto de Química da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Química Orgânica, com ênfase em Síntese Orgânica, atuando principalmente nos seguintes temas: planejamento, síntese e avaliação biológica de novos heterociclos com potencial atividade antitumoral e antimicrobiana

Marcelo Cossenza Pettezzoni de Almeida

Possui graduação em Farmácia Industrial pela UFF (1996), mestrado (1999) e doutorado (2004) em Ciências Biológicas (Biofísica) pela UFRJ, no Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho. Foi professor de farmacologia e toxicologia pela UNESA e pós-graduação na Associação Brasileira de Farmacêuticos (ABF). Foi pesquisador em propriedade industrial pelo INPI com delegação de competência conferida pelo estado para decidir sobre processos de patente na divisão de química II, no grupo de fármacos para o Sitema Nervoso Central.

Monique Araújo de Brito

Professora Associada da UFF. Interesses científicos incluem Medicamentos Potencialmente Perigosos, Estudos de Utilização de Medicamentos, Uso Racional de Medicamentos, Prescrição Farmacêutica, Educação Permanente, Educação em Saúde, Química Medicinal (química computacional, farmacologia, toxicologia).

Subscrever Farmácia Industrial