Letras

Pesquisador

Eliza de Souza Silva Araújo

Professora Adjunta do Departamento de Letras Estrangeiras Modernas (GLE) na Universidade Federal Fluminense. Doutora em Letras (Literatura, Crítica e Tradução) pelo Programa de Pós Graduação em Letras da UFPB com período sanduíche na Univeristy of Massachusetts, Amherst, Estados Unidos. Graduada em Letras (com habilitação em Língua Inglesa) e período de intercâmbio na State University of New York (2012). Mestra em Letras, concluiu pesquisa sobre literatura africana na linha de Estudos Culturais e de Gênero.

Giovana Cordeiro Campos

Atualmente, é Professora Adjunta de Tradução no Departamento de Línguas Estrangeiras Modernas (GLE) da Universidade Federal Fluminense (UFF), é Coordenadora do Laboratório de Estudos da Tradução - Labestrad/UFF e atua no Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem - PosLing (linha de pesquisa 2: Teorias do texto, do discurso e da tradução) na mesma instituição.

Ricardo Luiz Teixeira de Almeida

possui graduação em Letras (Português-Inglês) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1987), mestrado no Programa Interdisciplinar de Lingüística Aplicada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1997) e doutorado em Letras pela Universidade Federal Fluminense (2009), com estágio PDEE na Universidade de Birmingham (2007). Foi professor de inglês da Rede Municipal do Rio de Janeiro de 1992 até 2002. Foi professor adjunto da Universidade do Grande Rio (UNIGRANRIO) de 1998 até 2002, tendo atuado tanto no curso de graduação em Letras quanto na especialização em linguística aplicada.

Aroldo Magno de Oliveira

Doutor em Letras pela Universidade Federal Fluminense (2007). Mestre em Letras pela Universidade Federal Fluminense (1997). Graduado em Letras pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1987). Atualmente, é professor adjunto da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Lingüística, com ênfase em Teoria e Análise Lingüística, atuando, principalmente, nos seguintes temas: ensino, língua portuguesa, metodologia de ensino, análise do discurso; linguística (história e ideologia); política linguística.

Maurício de Bragança

Possui graduação em Comunicação Social - Cinema pela Universidade Federal Fluminense (2004), graduação em História - Licenciatura pela Universidade Federal Fluminense (1990), mestrado em Comunicação pela Universidade Federal Fluminense (2003) e doutorado em Letras pela Universidade Federal Fluminense (2007). Atualmente é professor associado da Universidade Federal Fluminense, no Departamento de Cinema e Video e na Pós-graduação em Cinema e Audiovisual. Tem experiência na área de Comunicação e Letras, com ênfase em Cinema e Literatura Hispano-americana.

Ana Paula Antunes Rocha

Possui graduação em Letras (1997) e mestrado em Letras (2001) pela Universidade Federal de Juiz de Fora. É doutora em Letras (2006) pela PUC-Rio. Realizou estágio pós-doutoral em Letras Vernáculas (2012) na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Leciona Língua Portuguesa no Departamento de Educação do Instituto de Educação de Angra dos Reis, da Universidade Federal Fluminense. Enquanto docente da Universidade Federal de Ouro Preto, idealizou o Encontro DiverMINAS (Encontro sobre a Diversidade Linguística de Minas Gerais).

Monclar Guimarães Lopes

É professor adjunto do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas e do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem na Universidade Federal Fluminense. É coordenador da disciplina "Introdução à Semântica" do Curso de Letras da Fundação Cecierj. É doutor em estudos linguísticos e mestre em língua portuguesa pela Universidade Federal Fluminense. É especialista em Língua Portuguesa e Literatura Brasileira e graduado em Letras-Inglês pela Ferlagos.

Silvia Maria de Sousa

É professora Associada III de Linguística no Departamento de Ciências da Linguagem e do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem da Universidade Federal Fluminense. Possui Graduação em Letras, Mestrado e Doutorado em Estudos Linguísticos pela mesma Universidade. É vice-líder do grupo de pesquisa em Semiótica e Discurso (SEDI/UFF) e vice-diretora do Instituto de Letras da UFF(2019-2023).Integrou a diretoria da Associação Brasileira de Estudos Semióticos (ABES) entre 2012-2017. Foi vice-ccordenadora do GT de Semiótica da ANPOLL nos biênios (2012-2014) e (2018-2020).

Cecilia Maria Aldigueri Goulart

Graduada em Letras (Português-Inglês). Mestre em Letras (Área de concentração: Língua Portuguesa), PUC-Rio (1992). Doutora em Letras (Área de concentração: Linguística Aplicada), PUC-Rio (1997). Realizou estágio de pós-doutoramento na UNICAMP, sob a supervisão da Prof. Dra. Ana Luiza B. Smolka (ago 2013/jul 2014). Professora Titular na Faculdade de Educação da UFF - Universidade Federal Fluminense (2016). Atua como docente e pesquisadora no curso de graduação em Pedagogia (desde 1992) e no Programa de Pós-Graduação em Educação (desde 1998).

Rossi Alves Goncalves

É Professora do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Cultura e Territorialidades ( IACS- Niteroi) e do bacharelado em Produção Cultural ( IHS- Rio das Ostras)- UFF. Tem Pós-Doutorado em Estudos Culturais, pelo PACC/UFRJ; Doutorado em Letras, na área de concentração Teoria Literária, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2005) e Mestrado em Poética, também pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Diana Irene Klinger

é Professora Associada de Teoria Literária da Universidade Federal Fluminense. É bolsista de produtividade em pesquisa do Cnpq (Nivel 2) e foi Jovem Cientista do Nosso Estado, da Faperj entre 2015 e 2018. Graduada em Letras pela Universidad de Buenos Aires (2000), onde lecionou Literatura Brasileira, e Doutora em Literatura Comparada pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2006). Fez Pós-Doutorado no Programa Avançado de Cultura Contemporânea, na Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ (2007-2009).

Ronaldo Amorim Ozório da Matta Lima

Possui graduação em Licenciatura Em Letras Português Inglês e Literaturas (1992/1995), mestrado em Letras/Estudos de Linguagem (2000/2002) e doutorado em Letras/Estudos de Linguagem (2004/2008) pela Universidade Federal Fluminense.

Telma Cristina de Almeida Silva Pereira

Docente da Graduação (Departamento de Letras Estrangeiras Modernas) e da Pós- Graduação (Estudos de Linguagem) do Instituto de Letras da Universidade Federal Fluminense-UFF, desde 2010. Graduação em Letras (Licenciatura em Português-Francês, UFRJ, 1987), Especialização em língua e literatura francesa (UFRJ , 1989), Mestrado em Letras (UERJ, 2002, sob a orientação da Profa. Mônica Savedra). Doutorado em Letras (PUC-Rio 2006, orientada pelo Profº Jürgen Heye). Foi bolsista CAPES/PDEE na Université de Provence, (2005-2006, sob a orientação do Prof. Louis-Jean Calvet).

Claudete Daflon dos Santos

Possui Licenciatura em Língua Portuguesa e Literatura pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1997), graduação em Medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1992) e Doutorado em Letras/Estudos de Literatura pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2002). Atualmente é Professora Associada de Literatura Brasileira da Universidade Federal Fluminense (UFF) atuando na graduação e no Programa de Pós-Graduação em Estudos da Literatura.

Irene Correa de Paula Sayão Cardozo

Possui graduação em Letras pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1998). Mestrado em Literaturas Francófonas pela Universidade Federal do Fluminense (2003), Doutorado em Literatura Comparada pela Universidade Federal Fluminense (2008); Pós-Doutorado em Literaturas Francófonas pela Universidade Federal Fluminense (2015); Pós-Doutorado em Teoria da Psicanálise pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2021-2022).

Rodrigo Cazes Costa

Possui graduação em Direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1999), graduação em Cinema pela Universidade Estácio de Sá (2003), mestrado em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2008) e doutorado em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2012). Atualmente é professor adjunto-1 da Universidade Federal Fluminense.

Camilla dos Santos Ferreira

Possui graduação em Português/Francês pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2001), mestrado em Letras pela Universidade Federal Fluminense (2006) e doutorado em Letras pela Universidade Federal Fluminense (2010). É professora associada da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense, atuando sobretudo nas disciplinas de Pesquisa e Prática de Ensino/Educativa oferecidas ao curso de Letras. Atualmente, é vice-coordenadora do Programa de Alfabetização e Leitura da Faculdade de Educação da UFF- PROALE/UFF.

Vanise Gomes de Medeiros

Vanise Medeiros: Professora associada da Universidade Federal Fluminense, com pós-doutorado pela Sorbonne Nouvelle Paris III, bolsista 2 do CNPq e Cientista do Nosso Estado (FAPERJ). É líder do grupo Discursividade, língua e sociedade (CNPq), coordenadora do Grupo Arquivos de Língua (GAL/UFF), que integra pesquisadores de diversas universidades e instituições brasileiras e universidades internacionais, e uma das coordenadoras do Laboratório Arquivos do Sujeito (LAS/UFF).

Ilana da Silva Rebello Viegas

É graduada em Letras (2002- UFF), mestre (2005-UFF) e doutora (2009-UFF) em Língua Portuguesa pela Universidade Federal Fluminense. Já atuou como professora de Língua Portuguesa na Prefeitura de São Gonçalo, na Prefeitura de Niterói, na Secretaria Estadual de Educação e na Fundação de Apoio à Escola Técnica (FAETEC). Atualmente é professora Associada 40h DE, de Língua Portuguesa do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas da Universidade Federal Fluminense.

Denise Brasil Alvarenga Aguiar

Possui graduação em Licenciatura em Letras (Português-Literaturas) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1986), mestrado em Letras (Letras Vernáculas) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1993) e doutorado em Letras (Literatura Comparada) pela Universidade Federal Fluminense (2006). Atualmente é professora adjunta da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense, onde trabalha com pesquisa e prática de ensino na formação de professores de Letras. É também professora aposentada do Colégio de Aplicação da UERJ, onde trabalhou de 1996 a 2017.

Joice Armani Galli

Possui graduação em Língua Portuguesa e Literatura Brasileira/Língua e Literaturas Francesas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUC/RS (1992), mestrado em Teoria da Literatura pela mesma Instituição (1997) com o tema da mulher em 'La Comédie humaine', de Honoré de Balzac, e doutorado em Letras, área de concentração em 'Aquisição da Linguagem' pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (2004), com pesquisa sobre os exames de proficiência em francês.

Beatriz dos Santos Feres

Doutora (2006) e Mestre (2003) em Letras/Estudos da Linguagem pela Universidade Federal Fluminense, com pós-doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Uerj, na área da Teoria da Literatura e Literatura Comparada. Professora Associada de Língua Portuguesa no Instituto de Letras da UFF, já atuou no Centro Universitário Plínio Leite - UNIPLI (2003-2008) e em escolas do Ensino Fundamental e Médio (1987-2008).

Johannes Kretschmer

É professor associado do Departamento de Letras Estrangeiras Modernas da Universidade Federal Fluminense (Setor de Alemão.) Mestrado em Letras Românicas e Germânicas pela Albert-Ludwigs-Universität Freiburg e doutorado em Literatura Comparada pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2002). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Línguas Estrangeiras Modernas, atuando principalmente nos seguintes temas: estudos literários, tradução, literatura alemã, teoria da literatura. Presidente da Associação brasileira de estudos germanísticos (2018-2021)

Felipe Pena de Oliveira

Jornalista, escritor, psicólogo e professor associado III do DP de Comunicação Social da Universidade Federal Fluminense. Mestre e Doutor em Letras (Literatura Brasileira) pela PUC-Rio, com estágio pós-doutoral em semiologia da imagem na Université de Paris/Sorbonne III, sob tutoria do prof. François Jost Autor de dez livros na área de Comunicação, entre eles "No jornalismo não há fibrose" (2012), "Teoria do Jornalismo" (2005) e Televisão e Sociedade (2002).

Cirlene de Sousa Sanson

Graduada em Letras (Português/Francês - 2001), Mestre em Letras (Estudos da Linguagem -2004) e Doutora em Letras (Estudos da linguagem -2011) pela Universidade Federal Fluminense.

Professora do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas da UFF - Setor de Português para Estrangeiros (desde 2015), onde atualmente é Coordenadora do Curso de Português oferecido aos estudantes Pré PEC-G (MEC/MRE) e Coordenadora da aplicação do Exame Celpe-Bras. Desde 2018, integra a Comissão Técnico-Científica do Exame Celpe-Bras (DAEB/INEP).

Marina Machado Rodrigues

Possui graduação em Português-Literaturas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1979), Licenciatura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1981), mestrado em Letras (Letras Vernáculas) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1984) e doutorado em Letras pela Universidade Federal Fluminense (2006). Atualmente é professor adjunto da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e da Universidade Federal Fluminense.

Stefania Rota Chiarelli

Professora Associada de Literatura Brasileira na Universidade Federal Fluminense, realizou os estudos de mestrado em Teoria Literária pela Universidade de Brasília (1997) e doutorado em Estudos de Literatura pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2005). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em literatura brasileira, atuando principalmente nos seguintes temas: deslocamento, memória, imigração.

Sonia Monnerat Barbosa

Possui graduação em Letras pela Universidade Federal Fluminense (1973), graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1978), mestrado em Letras pela Universidade Federal Fluminense (1977) e doutorado em Letras pela Universidade Federal Fluminense (2000). É professora associada da Universidade Federal Fluminense.

Franklin Alves Dassie

É professor Adjunto de Teoria da Literatura na UFF. Possui graduação em Português/Literaturas pela Universidade Federal Fluminense (2004), Mestrado em Letras pela Universidade Federal Fluminense (2007) e Doutorado em Literatura Comparada (2011) na mesma universidade.
É pesquisador do Grupo de Pesquisa "Relações entre Literatura, Filosofia e Psicanálise na contemporaneidade" (LIFIPs) e do Grupo de Pesquisa "Estudos Contemporâneos da Tradução", atuando principalmente com as relações entre poesia, teatro, cinema, política e tradução.

Giovana Cordeiro Campos de Mello

Atualmente, é Professora Adjunta de Tradução no Departamento de Línguas Estrangeiras Modernas (GLE) da Universidade Federal Fluminense (UFF), é Coordenadora do Laboratório de Estudos da Tradução - Labestrad/UFF e atua no Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem - PosLing (linha de pesquisa 2: Teorias do texto, do discurso e da tradução) na mesma instituição.

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