Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Pesquisador

Leandro Augusto Pires Gonçalves

Sou professor adjunto do Departamento de Saúde e Sociedade do Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal Fluminense (MSS/ISC/UFF), onde colaboro em disciplinas nos cursos de Farmácia e do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva, Programa no qual exerço o cargo de vice-coordenador. Na UFF, coordeno a disciplina de Estágio Supervisionado no SUS para o curso de Farmácia. Como pesquisador tenho realizado estudos sobre o cotidiano dos serviços e instituições da Saúde.

Eliete Dalla Corte Frantz

Professora Adjunta do Departamento de Morfologia da Universidade Federal Fluminense (UFF). Jovem Cientista do Nosso Estado (JCNE /FAPERJ /2022). Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciências Cardiovasculares e do Programa de Pós-Graduação em Ciências Biomédicas da UFF. Possui graduação em Farmácia pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ - 2002). Mestre (2011) e Doutora (2014) em Ciências - Biologia Humana e Experimental pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), orientada pelo Prof. Dr.

Rodrigo Poubel Vieira de Rezende

Possuo graduação em Medicina pela Universidade Federal Fluminense (2005), residência em Clínica Médica e Reumatologia (dois anos cada), título de especialista em Reumatologia pela Sociedade Brasileira de Reumatologia (2011) e mestrado em Ciências Médicas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2015). Desde 2016 atuo como professor de reumatologia na Universidade Federal Fluminense. Neste momento, desenvolvo linhas de pesquisa nos campos da epidemiologia e vacinação em doenças reumáticas autoimunes.

Barbara Emanuel

Doutora em Design pela Escola Superior de Desenho Industrial da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (ESDI/UERJ). Master of Arts in Integrated Design pela Hochschule Anhalt (Dessau, Alemanha). Possui graduação em Comunicação Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (ECO/UFRJ) e graduação em Desenho Industrial pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (ESDI/UERJ). Professora Adjunta no departamento de Comunicação Social da Universidade Federal Fluminense (UFF).

Letícia Batista da Silva

Doutora em Serviço Social pela UERJ, Mestre em Serviço Social pela UFRJ, Especialização em Gestão de Serviços e Sistemas de Saúde pela ENSP/FIOCRUZ e Graduação em Serviço Social pela UNISINOS/RS. Atualmente é Pesquisadora em Saúde Pública Associada e Docente da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio da Fundação Oswaldo Cruz (EPSJV/FIOCRUZ), credenciada ao Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional em Saúde. Também é Professora Adjunta da Escola de Serviço Social da Universidade Federal Fluminense (UFF/Niterói).

Juliana Cordeiro Dias Rodrigues

Possui graduação em Nutrição pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2010). Mestrado em Alimentação, Nutrição e Saúde pelo Instituto de Nutrição da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2012). Doutorado em Alimentação, Nutrição e Saúde (2016). Fez doutorado sanduíche no Karolinska Institute, Divisão de Nefrologia (2015) avaliou a capacidade prognóstica da albumina sérica e a hipoalbuminemia clínica de pacientes em hemodiálise da Europa, de acordo com a idade. Tem experiência em Nutrição Clínica com ênfase em Nutrição e Nefrologia.

Maria Claudia Martinelli de Mello Pitrez

Professora adjunta do Departamento de Ciências Sociais de Campos dos Goytacazes,da Universidade Federal Fluminense. Doutorado em Ciências Sociais no PPCIS/Uerj/ Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Mestrado em Sociologia e Antropologia no PPGSA/IFCS/Universidade Federal do Rio de Janeiro. Bacharelado e Licenciatura em Ciências Sociais IFCS/Universidade do Rio de Janeiro.
Desenvolve trabalhos na área de educação e cultura, envolvendo campos de pesquisas na educação formal e não formal; festividades e ritual; arte, ritmo e pertencimento.

Pedro Aguiar

Jornalista e professor de jornalismo na UFF. Professor colaborador do Programa de Pós-Graduação em Mídia e Cotidiano (PPGMC/UFF). Doutor em Comunicação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2018). Mestre em Comunicação pela Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (2010). Bacharel em Comunicação Social (Jornalismo) pela ECO/UFRJ (2007) e cursou graduação em Cinema pela Universidade Federal Fluminense (2002-2006).

Jacqueline Botelho

Professora Adjunta da Escola de Serviço Social da UFF/Niterói. Assistente Social, graduada pela UERJ. Doutora em Serviço Social pelo PPGSS(UERJ). Mestre em Políticas Públicas e Formação Humana pelo PPFH/UERJ. Desenvolve pesquisas sobre Questão Agrária no Brasil, Educação do Campo, Política Educacional, Educação Antirracista, Questão Étnico- Racial no Brasil, Povos e Comunidades Tradicionais e Movimentos Sociais. Coordenadora do NEPEQ (Núcleo de Pesquisa e Extensão sobre Projetos Societários, Educação e Questão Agrária na Formação Social Brasileira).

Andrea Oliveira Ribeiro

Professora Adjunta do Departamento de Administração da Faculdade de Administração e Ciências Contábeis(UFF).Doutora em Ciência Política pelo IESP/UERJ. Pesquisadora do INCT Políticas Públicas e Estratégias de Desenvolvimento e do Núcleo de Estudos do Empresariado, Instituições e Capitalismo (NEIC/IESP/UERJ). Pesquisadora visitante no Instituto de Altos Estudios Sociales (IDAES) da Universidad Nacional de San Martín (Argentina) entre março e novembro de 2015. É também co-coordenadora do Grupo de Investigación Estado, Instituciones y Desarrollo da ALACIP.

José Valter Pereira

Professor Associado da UFF - Faculdade de Educação/SSE - Professor do quadro permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFF. Líder do Grpesq LEAM - Laboratório de estudos e aprontos multimídia - relações étnico-raciais na cultura digital. Foi professor da UFRRJ e do PPGEDUC. Atua a partir das conexões: relações étnico-raciais, cultura digital - mídias e suas linguagens e as produções de desigualdades.

Roberta Duboc Pedrinha

Advogada. Pós-Doutoranda em Criminologia e Direito Penal pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PPGD/UERJ, 2021). Doutora em Sociologia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IESP/UERJ, 2014). Doutoranda em Direito Penal pela Universidade de Buenos Aires - Argentina (UBA-Argentina, 2009). Mestra em Ciências Penais pela Universidade Candido Mendes (UCAM, 2002). Pós-Graduada em Criminologia pela Universidad de La Habana - Cuba (UH-Cuba, 1999). Graduada em Direito pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO, 1998).

Rodrigo Barros de Castro

Possui graduação em Medicina pelo Centro Universitário de Volta Redonda, RJ - UniFOA (2002). Residência médica em Cirurgia Geral de 2003 a 2005 no Hospital Adventista Silvestre, RJ e residência médica em Urologia de 2005 a 2008 no Hospital Municipal Souza Aguiar, RJ. Especialização em Sexologia pela Faculdade de Medicina da USP (2016). Doutorado em Medicina pela UERJ (2019). Membro titular da Sociedade Brasileira de Urologia. Membro da International Society for Sexual Medicine (ISSM) e da Associação Brasileira de Estudos em Medicina e Saúde Sexual (ABEMSS).

Gisela Costa Pinheiro Monteiro

Professora Adjunta da Graduação de Desenho Industrial da UFF (Universidade Federal Fluminense), em Niterói/RJ. Doutora em Design (ESDI/UERJ, 2018). Mestre em Design (ESDI/UERJ, 2010). Desenhista Industrial habilitada em Programação Visual e Projeto de Produto (ESDI/UERJ, 1995). Técnica em Programação Visual (SENAI Artes Gráficas, 2001).

Paula Maria Moura de Almeida

Professora do Departamento de Geografia da Universidade Federal Fluminense - UFF. Oceanógrafa pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2007), mestre em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2010) e doutora em Meio Ambiente. Atualmente é pesquisadora associada do Núcleo de Estudos em Manguezais (NEMA/UERJ) e do Laboratório de Sensoriamento Remoto ESPAÇO (UFRJ). Tem experiência na área de Oceanografia e Geografia, atuando principalmente na aplicação de técnicas de geoprocessamento no estudo de manguezais e ambientes costeiros.

Tatiane Mendes Pinto

Doutorado em Comunicação Social pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro.Mestre em Mídia e Cotidiano da UFF no PPGMC (Programa de Pós -Graduação em Mídia e Cotidiano), membro do Laccops (Laboratório de Investigação em Comunicação Comunitária e Publicidade Social) e do Laboratório de Comunicação, Arte e Cidade(UERJ) .Graduada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela FACHA (2010) ..Professor Assistente I no IBMEC, com as disciplinas RTVC(2016.2) e Produção de imagens em movimento(2016.2) .É especialista em Artes Visuais (2010).

Claudio Vinícius Felix Medeiros

Professor de Filosofia Geral do Departamento de Fundamentos de Ciências da Sociedade da UFF. Foi professor substituto do Departamento de Filosofia da UFRJ e do Departamento de Filosofia da UERJ. É coordenador do núcleo de pesquisa "Ontologia, Subjetividade e Ancestralidade" do Laboratório Geru Maã de Filosofia (IFCS-UFRJ). Dedica-se atualmente à investigação e cartografia dos teóricos dos movimentos negros pelo abolicionismo no século XIX, André Rebouças, Luiz Gama e José do Patrocínio. Escreve sobre Ética, Filosofia Contemporânea e Filosofia Pós-Colonial.

Thiago da Silva Torres

Professor Associado de Anatomia Humana da Universidade Federal Fluminense (UFF)/Instituto de Saúde de Nova Friburgo (ISNF). Doutor em Ciências pela Pós-Graduação em Biologia Humana e Experimental da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ - 2012). Possui Mestrado em Morfologia pela UERJ (2008) e Bacharelado em Odontologia pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL - 2003). Cirurgião Buco-Maxilo-Facial pelo Hospital Federal dos Servidores do Estado (HFSE - 2016).

Anderson de Almeida Cano Ortiz

Doutor e mestre em Comunicação Social na área de Tecnologias de Comunicação e Cultura pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Graduou-se pela Uerj em Relações Públicas e Jornalismo, com especialização em Pesquisa de Mercado e Opinião Pública.

Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal Fluminense, em tempo parcial, no curso de Publicidade e Propaganda. Leciona também na graduação de Relações Públicas das Faculdades Integradas Hélio Alonso (FACHA) desde 2008.

Mariana Alves Alcoforado

Possui graduação em Física pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2009), mestrado em Física pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2012) e doutorado em Física pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2020).

Dangelo Carlo Magliano

Dangelo Carlo Magliano é Biomédico com habilitação em Análises Clínicas (UFF-2010) e Licenciado em Ciências Biológicas (UCAM-2012). É Mestre (2012) e Doutor (2015) em Ciências - Biologia Humana e Experimental (UERJ), tendo realizado período sanduíche em 2014 na Universitat de Barcelona sob orientação do Prof. Dr. Manuel Vázquez-Carrera pelo Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior (CAPES). Atualmente faz pós-doutorado no Laboratório de Endocrinologia Experimental (UFRJ) onde também é Orientador do Programa de Pós-Graduação em Endocrinologia da Faculdade de Medicina.

Carlos Augusto Aguilar Júnior

Doutor em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (Proped-UERJ - Capes 7) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Mestre em Ensino de Matemática pelo Programa de Pós-graduação em Ensino de Matemática do Instituto de Matemática da UFRJ (PEMAT-IM/UFRJ) e Graduado em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2006).

Leonard Barreto Moreira

Pós-doutor em Cognição e Linguagem pela Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF)(2020). Doutor em Modelagem Computacional pelo Instituto Politécnico da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) - Nova Friburgo/RJ (2016). Mestre em Pesquisa Operacional e Inteligência Computacional pela Universidade Cândido Mendes - Campos/RJ (2009). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal Fluminense, Departamento de Administração de Macaé. É também Avaliador do MEC/INEP para os cursos de Computação.

Viviane Fernandez de Oliveira

Oceanógrafa formada pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ (2000), mestre em Botânica pelo Instituto de Pesquisa Jardim Botânico do Rio de Janeiro (2005) e doutora em Meio Ambiente pela UERJ (2014). É professora adjunta do Departamento de Análise Geoambiental da Universidade Federal Fluminense - UFF, atuando no curso de graduação em Ciência Ambiental.

Manuelle Maria Marques Matias

Doutora e Mestra em Saúde Coletiva pelo Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva do Instituto de Medicina Social da UERJ (IMS/UERJ). Atualmente é aluna do Curso de Maestría en Estado, Gobierno y Politicas Publicas da Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais - Flacso Brasil. Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA, Sobral/CE. Egressa do VER-SUS Brasil.Trabalhou como gerente do Centro de Saúde da Família Sinhá Sabóia em Sobral/CE.

Alba Cristina Miranda de Barros Alencar

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2004), mestrado em Ciências Médicas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2008) e doutorado em Programa de Pós-Graduação em Microbiologia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2015).

Marcelo de Abreu Maciel

Psicólogo pela Universidade Federal da Bahia (UFBA/1991). Mestrado pelo Programa de Pós-Graduação em Educação do Instituto de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ/1994) e Doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social do Instituto de Psicologia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ/2011). Trabalhou como psicólogo na rede de saúde pública entre 1991 e 2013 (IPUB/UFRJ, IFF/FIOCRUZ e HEAPN/RJ), sempre em setores infanto-juvenis.

Aurelizia Maria Lemos Xavier

Professora Adjunto do Departamento de Imunobiologia (GIM) da Universidade Federal Fluminense (UFF). Graduada em Nutrição (UFF/1989), com Mestrado em Patologia pela Universidade Federal Fluminense (1998) e Doutorado em Biologia (Biociências Nucleares) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2012). Dedica-se ao estudo dos fenômenos de regulação das respostas imunológicas visando a compreensão de mecanismos envolvidos em patologias.

Wagner Rambaldi Telles

Possui graduação em Matemática pela Universidade Federal Fluminense - UFF (2006), mestrado em Modelagem Computacional pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ (2009), doutorado em Modelagem Computacional pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ (2014) e pós-doutorado pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ (2015) como bolsista do CNPq. Atualmente é professor efetivo da Universidade Federal Fluminense, lotado no Departamento de Ciências Exatas, Biológicas e da Terra do Instituto do Noroeste Fluminense de Educação Superior - PEB/INFES/UFF.

Sergio Girão Barroso

possui graduação em Nutrição pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1995), mestrado em Fisiopatologia Clínica e Experimental pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2001) e doutorado em Fisiopatologia Clínica e Experimental pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2005). Atualmente é professor Associado da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Nutrição e Fisiologia, com ênfase em Nutrição, Metabolismo, Doenças Cardiovasculares e Terapia Nutricional

Ana Luiza Bastos

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Severino Sombra (1993), mestrado em Biologia Humana e Experimental pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1999) e doutorado em Biologia (Biociências Nucleares) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2004). Atualmente é professor Associado III da Universidade Federal Fluminense. Membro do Grupo DIECI UFF ( Desenvolvimento e Inovação em Ensino de Ciências - UFF).

Leda Regina Barros Silva

Professora Associada da Universidade Federal Fluminense na graduação em Serviço Social. Doutorado em Serviço Social - Política Social e Trabalho, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2009 - 2013); Mestrado em Serviço Social pela UFRJ -Universidade Federal do Rio de Janeiro (1995 -1998); Graduada em Serviço Social pela Universidade Federal Fluminense (1980 - 1983). Atuou como Auxiliar de Pesquisa e Assistente Social no Convênio IAA/FUNDENOR, Instituto do Açúcar e do Álcool - Autarquia Federal, Superintendência Regional do Rio de Janeiro e UFRRJ (1984 a 1991).

Pedro Curvello Saavedra Avzaradel

É Pós-doutor em Direito Ambiental pela Universidade Paris I (2017) como parte do Programa CAPES/COFECUB tendo como instituição de fomento a CAPES. Doutor em Direito da Cidade pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ, 2012), Mestre em Sociologia e Direito pela Universidade Federal Fluminense (UFF, 2008) e Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2005).

Renata Ferraiolo Gueiros

Possui graduação em Odontologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1994), mestrado (2003) e doutorado(2011) em Saúde Coletiva pelo IMS/UERJ e MBA Executivo m Gestão em Saúde FGV Rio de Janeiro (2021). Atualmente é professora adjunta CIII da Universidade Federal Fluminense e vice cordenadora da graduação de odotologia do campus de Nova Friburgo. Tem experiência na área de Odontologia, com ênfase em Saúde Coletiva, atuando principalmente nos seguintes temas: endodontia,saúde bucal coletiva, planejamento e administração em saúde.

Maurício Alves Chagas

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Fluminense (1990), mestrado em Morfologia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1997) e doutorado em Ciências pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2002). Atualmente é Professor Associado da Universidade Federal Fluminense e coordenador do Laboratório de Biomorfologia Celular e Extracelular.

Joviana Sartori de Souza

Possui graduação em Matemática pela Universidade Federal Fluminense (2003) ,mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (2005), doutorado em Modelagem Computacional pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (2010). Atualmente é Professora Associada I da Universidade Federal Fluminense , atuando principalmente nos seguintes temas: otimização, análise numérica, o uso de tecnologias no ensino de Matemática.

Rosilene Abreu Portella Corrêa

Professora de matemática da Universidade Federal Fluminense, mestre e doutora em Modelagem Computacional pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, graduada em matemática pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2005) . Professora credenciada ao Programa de Pós-Graduação em Modelagem Computacional em Ciência e Tecnologia da Universidade Federal Fluminense em Volta Redonda.

Rodrigo Silva Lima

Carioca, flamenguista, 46 anos. Educador Social formado na Associação Beneficente São Martinho. Bacharel em Serviço Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Assistente Social n.13.948 - CRESS 7ª Região. Mestrado e Doutorado em Serviço Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. 

Professor Associado da Escola de Serviço Social - Universidade Federal Fluminense. Professor Permanente do Programa de Pós Graduação em Serviço Social e Desenvolvimento Regional. Membro Titular do Colegiado do Curso de Graduação.

Edna Massae Yokoo

possui graduação em Nutrição pela Universidade Federal de Mato Grosso (1982), mestrado em Saúde Pública - London School Of Hygiene And Tropical Medicine (1993), doutorado em Saúde Coletiva pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2001) e pós-doutorado em Epidemiologia Nutricional (IMS/UERJ - 2010). Atualmente é professora associada do departamento de Epidemiologia e Bioestatística da Universidade Federal Fluminense.

Francisco Marcelo Garritano Barone do Nascimento

Doutor em Políticas Públicas e Formação Humana pelo Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Formação Humana (PPFH) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Mestre em Administração Pública pela Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas (EBAPE) da Fundação Getulio Vargas (FGV). Especialista em Contabilidade para Gestão de Negócios pela Faculdade de Administração e e Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Bacharel em Ciências Econômicas pela Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

Gustavo Sampaio Telles Ferreira

Doutor em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2009).
Mestre em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1999).
Bacharel em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1996).
Professor Adjunto do Departamento de Direito Público da Faculdade de Direito da Universidade Federal Fluminense, com exercício docente nas disciplinas de Direito Constitucional e Direito Eleitoral. É Professor do Programa de Mestrado em Justiça Administrativa da Universidade Federal Fluminense.

Adriana Martins Correia

É doutora em Educação Física pela UERJ/ Universidade Gama Filho (co-tutela), onde também concluiu o mestrado em Educação Física e graduação, Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal Fluminense, vinculada ao Instituto de Educação Física. Entre 2002 e 2014 foi professora assistente do Centro Universitário Augusto Motta, onde também exerceu a função de Coordenadora Geral dos Cursos de Licenciatura e Bacharelado em Educação Física.

Andrea Araujo do Vale

Professora Adjunta C3 da Escola de Serviço Social da Universidade Federal Fluminense (UFF). Graduada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e Mestre em Comunicação e Cultura pela Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (ECO/UFRJ). Doutora em Políticas Públicas e Formação Humana, em 2011, pelo Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Formação Humana pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PPFH/UERJ).

Pablo de Vargas Guimarães

Professor Associado I da Universidade Federal Fluminense. Doutor em educação ('Filosofia da Educação') pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ/ProPEd. Possui mestrado em Música, ('Música e Educação') pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO/PPGM. Tem experiência como docente de nível superior nas áreas de Educação e de Música. Atualmente é líder do Grupo de Pesquisa "Música, Pensamento e Educação" - MUSPE e do "Laboratório de Pesquisa em Infância, Imaginário e Subjetividades" - LAPIIS.

Luciana Prado Mouta Pena

possui graduação em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1999), mestrado em Modelagem Computacional pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2002), doutorado em Modelagem Computacional pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2006), especialização em Engenharia de Petróleo e Gás Natural (2015) pela Universidade Federal Fluminense e pós-doutorado em Modelagem Computacional pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2016). Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal Fluminense.

Helen Pinto de Britto Fontes

Doutoranda no Programa de Pós-graduação em Comunicação na Universidade do Estado do Rio de Janeiro -UERJ. Professora nos cursos de graduação em Jornalismo e em Publicidade na Universidade Federal Fluminense e na Universidade Estácio de Sá. Jornalista e radialista. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Comunicação Empresarial, Jornalismo, Rádio e Locução. Já atuou como coordenadora acadêmica do Curso de Comunicação Social e na estruturação e coordenação de laboratórios experimentais de rádio, mídia impressa, tv e assessoria de comunicação em universidades.

Marilene Cabral do Nascimento

Graduação em Ciências Sociais (1990), mestrado (1997) e doutorado em Saúde Coletiva (2002) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ. Atualmente, é professora associada no Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal Fluminense. Atua na área de Ciências Sociais e Humanas em Saúde, com ênfase nos seguintes temas: medicina tradicional, terapias complementares, práticas integrativas e complementares em saúde, medicina integrativa, racionalidades médicas, educação na saúde, estratégia de saúde da família, uso racional de medicamentos.

Ronaldo Altenburg Odebrecht Curi Gismondi

Professor de Clínica Médica da Universidade Federal Fluminense. Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal Fluminense (2002), residência médica em Clínica Médica (UFRJ) e Cardiologia (Insitituto Nacional de Cardiologia), Mestrado em Medicina pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2009) e Doutorado em Medicina pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2015). Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Cardiologia e Clínica Médica.

Márcia Maria e Silva

Márcia Maria e Silva é Professora Adjunta da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense (UFF). Formou-se doutora em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ - Maracanã), na linha de Infância, Juventude e Educação. Cursou mestrado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (UFF), na linha de Estudos do Cotidiano da Educação Popular. Tem Especialização em Literatura Infantil ( UFF). Possui graduação em Pedagogia (UFF) e Letras (UERJ), tendo trabalhado como Professora e Pedagoga na educação básica por anos.

Vinicius Figueiredo Chaves

Pós-Doutor em Direito pela Universidade de São Paulo - USP (período de 12 meses, sob a supervisão do Prof. Dr. Calixto Salomão Filho no departamento de Direito Comercial). Avaliador do Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior - SINAES (INEP/MEC). Editor-Associado da Revista Opinião Jurídica, classificada no estrato A2 do Qualis/Capes. FORMAÇÃO ACADÊMICA: 1) Doutor em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ (bolsista CAPES), na linha de pesquisa Empresa e Atividades Econômicas. 2) Mestre em Direito pela UNESA (bolsista CAPES).

Fábio André Cardoso Coelho

Professor Adjunto de Língua Portuguesa, do Instituto de Letras, da Universidade Federal Fluminense (UFF - 2018). Doutor em Língua Portuguesa, pela Universidade do Estado Rio de Janeiro (UERJ-2010/2013). Mestre em Literatura Portuguesa, pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, (UERJ-2005). Tem experiência na área de Letras e outras áreas, atuando principalmente nos seguintes temas: língua portuguesa, estilística, leitura, produção textual, metodologia de ensino de língua e literaturas, prática de ensino de língua e literaturas e linguística.

Fábio Freitas Ferreira

Possui graduação em Licenciatura Em Matemática pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2000), mestrado em Modelagem Computacional pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2003), doutorado em Modelagem Computacional pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2008) e Pós-Doutorado em Modelagem Computacional pelo IPRJ/UERJ (2019). Atualmente é professor associado 2 da Universidade Federal Fluminense.

Anna Christina Pinho de Oliveira

Professora de Pneumologia da Universidade Federal Fluminense (UFF). Doutora pelo Programa de Pós Graduação em Ciências Médicas da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), concluído dezembro 2017.

Juan Diego Cardoso Brêttas

Possui graduação em Matemática pela Universidade Estadual do Norte Fluminense (2008), mestrado Modelagem Computacional em (2010) e doutorado em Modelagem Computacional pelo Instituto Politécnico da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2013). Professor Adjunto da Universidade Federal Fluminense vinculado ao Departamento de Ciências Exatas da Escola de Engenharia Indústrial Metalúrgica de Volta Redonda. É pesquisador em modelagem matemática e simulação computacional com ênfase em escoamentos multifásicos em meios porosos.

Elionaldo Fernandes Julião

Possui graduação em Letras (Bacharelado e Licenciatura em Língua Portuguesa) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1996), mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2003) e doutorado em Ciências Sociais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2009). Pós-doutorado em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2020). Atualmente é professor Associado do Instituto de Educação de Angra dos Reis (IEAR/UFF) e do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense.

Flavia Monteiro de Barros Araujo

Possui Bacharelado (1982) e Licenciatura em Ciências Sociais (1985) pela Universidade Federal Fluminense; Mestrado em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1998), Doutorado em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2006). Realizou o Pós-doutorado em 2009, desenvolvendo pesquisa na área de políticas e reformas curriculares. É Professora adjunta da Faculdade de Educação (UFF). Integra o corpo de docentes dos programas de Pós Graduação Stricto Sensu da Faculdade de Educação (UFF) e de Pós-Graduação Stricto Sensu de Ensino de Ciências do IFRJ.

Daniela Costa Bursztyn

Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, especialização em Clínica Psicanalítica pelo Instituto de Psiquiatria da Universidade Ferderal do Rio de Janeiro, mestrado e doutorado em Pesquisa e Clínica em Psicanálise pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro, tendo realizado estagio de doutoramento na Università degli Studi di Milano na Itália, e Pós-Doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Psiquiatria e Saúde Mental do Instituto de Psiquiatria da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PROPSAM/IPUB/UFRJ).

Irene Bulcão

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal Fluminense (1997), mestrado em Psicologia pela Universidade Federal Fluminense (2001) e doutorado em Psicologia Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2006). Atualmente é professora adjunta do Curso de Psicologia do Pólo Universitário de Rio das Ostras da Universidade Federal Fluminense.

Maurilio Machado Lima Junior

Possui graduação em Comunicação Social. Concluiu Mestrado e Doutorado em Filosofia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). É professor associado do Departamento de Ciências Humanas do Instituto do Noroeste Fluminense de Educação Superior da Universidade Federal Fluminense (UFF). Tem experiência nas áreas de Filosofia da Educação, Metodologia da Pesquisa Interdisciplinar em Humanidades, Performances Culturais, Educação do Campo, Permacultura e Biorregionalismo.

Ludmilla da Silva Viana Jacobson

Possui graduação em Estatística pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2004), mestrado em Estudos Populacionais e Pesquisas Sociais (área de concentração: Estatística Social) pela Escola Nacional de Ciências Estatísticas (2007), doutorado em Saúde Coletiva (área de concentração: Epidemiologia) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2013) e pós-doutorado em Saúde Pública e Meio Ambiente pela Fundação Oswaldo Cruz (2020). Atualmente é professora associada do Departamento de Estatística da Universidade Federal Fluminense.

Martha Lenora Queiroz Copolillo

Possui graduação em Licenciatura em Educação Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1983) e Mestrado em Tecnologia Educacional nas Ciências da Saúde pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002). Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UERJ - PROPED - com orientação da Drª Nilda Alves (2011). Fez estágio de Doutoramento com bolsa CAPES no Instituto de Filosofia da Universidade do Porto - Portugal (2010), orientada pela Professora Doutora Eugénia Vilella. Professora da Universidade Federal Fluminense, do Instituto de Educação Física.

José Aurelino Damasceno Ferreira Filho

Professor Adjunto da Universidade Federal Fluminense e Médico Veterinário da mesma. Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1982). Mestrado em Medicina Veterinária ( Clínica e Reprodução Animal) pela Universidade Federal Fluminense (1996).

Raquel Brum Fernandes da Silveira

Raquel Brum Fernandes é Bacharel e Licenciada em Ciências Sociais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2008). É Mestre (2010) e Doutora (2015) pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Uerj. É professora adjunta do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal Fluminense em Campos dos Goytacazes e atua como coordenadora do curso de Licenciatura em Ciências Sociais. É coordenadora de núcleo do Programa Residência Pedagógica e líder do Laboratório de Pesquisa em Ensino de Ciências Sociais (Lapecs) da UFF Campos.

Enzo Bello

Doutor em Direito pela UERJ. Estágio de Pós-Doutorado em Direito pela UNISINOS. Estágio de Pós-Doutorado em Serviço Social pela UFRJ. Mestre em Ciências Jurídicas pela PUC-Rio. Graduado em Ciências Jurídicas e Sociais pela UFRJ. Professor Associado 2 da Faculdade de Direito da UFF. Professor e ex-coordenador (2014-2016) do Programa de Pós-Graduação em Direito Constitucional (PPGDC) da UFF. Membro do Comitê de Avaliação da CAPES: Trienal (2013) e Quadrienal (2017). Consultor e avaliador ad hoc na Área de Direito da CAPES/Ministério da Educação.

Marcio Antonio Babinski

Marcio Antonio Babinski, Médico (UNIGRANRIO) com Residência em Ortopedia e Traumatologia (HMSF). Especialização em Cirurgia do Pé e Tornozelo (UERJ-andamento). Concluiu Especialização em Acupuntura Tradicional Chinesa (IECHIN), Especialização em Metodologia do Ensino Superior (FERJ), Mestrado em Morfologia (UERJ), Doutorado em Ciências (UERJ). Obteve Título de Proficiência em Anatomia Humana por notório saber (Sociedade Brasileira de Anatomia, 2012).

Jorge Paulo Strogoff de Matos

Possui graduação em Medicina pela UFJF (1991), residência médica em nefrologia pela UERJ, título de especialista em nefrologia pela SBN / AMB, mestrado em medicina/ nefrologia pela UERJ (1998) e doutorado em ciências médicas / Fisiopatologia Clínica e Experimental pela UERJ (2004). Professor Associado do Departamento de Medicina Clínica da Faculdade de Medicina da UFF. Supervisor do programa de residência médica em nefrologia do Hospital Universitário Antônio Pedro/ UFF.

Gustavo André de Deus Carneiro Vianna

Gustavo De Deus conclui a especialização em Endodontia pela UERJ em 1997, mestrado em Ciência dos Materiais e Metalurgia pela PUC-Rio em 2004, doutorado em Endodontia pela UERJ em 2009 e pós-doutorado pela UERJ em 2012.

Patrícia Silva Cardoso

Doutora em Direito da Cidade pela UERJ, em co-tutela com a "Università di Roma - La Sapienza" (2016), com bolsa Capes PDSE (Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior). Possui mestrado em Direito Civil pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2006) e graduação em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2003).

Célia Barbosa Abreu

Pós-Doutorado em Direito pelo Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ/2016). Doutora em Direito Civil pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ. 2008). Mestre em Direito Civil pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ/2000). Graduação em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC/RJ. 1991). Professora Associada I de Direito Civil da Universidade Federal Fluminense.

Karla Estelita Godoy

Possui Bacharelado em Museologia (UNIRIO - 1992), Mestrado em Memória Social pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (PPGMS/UNIRIO - 1999), Doutorado em Políticas Públicas e Formação Humana pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PPFH/UERJ - 2009) e Pós-doutorado no Programa de Pós-graduação em Antropologia da Universidade Federal Fluminense (PPGA/UFF - 2012). É Professora Associada III da Universidade Federal Fluminense, vinculada ao Departamento de Turismo.

Jean Carlos Miranda da Silva

Possui graduação em Ciências Biológicas (Licenciatura) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Mestre em Biologia e Doutor em Ciências (Ecologia) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. É professor adjunto III na Universidade Federal Fluminense, onde coordena o Projeto Institucional do Programa de Residência Pedagógica (UFF). É docente do Programa de Pós-Graduação em Ensino do (UFF) e também do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Ambiente e Sociedade (UERJ). É líder do Grupo de Pesquisa em Ensino de Ciências Naturais (ENCINA).

Cleber de Almeida Corrêa Junior

Possui graduação em matemática pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2005), mestrado em modelagem computacional pelo Instituto Politécnico da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - IPRJ/UERJ - (2008), e doutorado em modelagem computacional também pelo IPRJ/UERJ (2012). Atualmente é professor Adjunto do Instituto do Noroeste Fluminense de Educação Superior da Universidade Federal Fluminense (INFES/UFF) e docente permanente credenciado junto ao programa de mestrado em modelagem computacional em ciência e tecnologia do PUVR/UFF.

Ana Paula Todaro Taveira Leite

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal Fluminense; Especialização em Administração pela Universidade Federal Fluminense, mestrado em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas (EBAPE) e Doutorado em Psicologia Social pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro. Membro do grupo de pesquisa/CNPq Actividade: Ergologia e Clínicas do Trabalho; Professora Adjunta do curso de Psicologia da Universidade Federal Fluminense, Polo Volta Redonda - tendo sido uma das responsáveis pela elaboração e implementação desse curso.

Mirian da Costa Lindolpho

Possui graduação em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNI-RIO,1987), mestrado em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ, 1996) e doutorado em Enfermagem pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ, 2017). Atualmente é professor associado da Universidade Federal Fluminense, coordenadora do Centro de Atenção à Saúde do Idoso da Escola de Enfermagem da Universidade Federal Fluminense/UFF. Professora da Disciplina de Fundamentos de Enfermagem III.

Alessandra Areas e Souza

Possui graduação em Odontologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1998), Iniciação Científica pelo Programa Especial de Treinamento PET/Capes (1995/1998), Especialização em Periodontia pela UNIGRANRIO (2000), Mestrado em Periodontia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Bolsista CAPES (2002) e Doutorado em Odontologia (Periodontia) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2006). Foi Tenente R2 Cirurgião-dentista da Força Aérea Brasileira (2003-2009), tendo sido aprovada no CADAR 2009 para oficial de carreira.

José Antonio Caldas Teixeira

Graduado em Medicina pela UFF (1980), residencia médica em Clinica Medica (HUAP/UFF), mestrado em Cardiologia pela UFF (1993) e mestrado em Educação Física pela UFRJ (1990). Doutor em Ciências Médicas pelo PGCM da UERJ. Atualmente é prof. Adjunto 1, 20h da UFF, administrando a Disciplina de Semiologia Médica, Coordenador da da disciplina optativa de Med.

Kamile Santos Siqueira

Professora associada da Universidade Federal Fluminense, com graduação em Nutrição pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) - 1998, Mestrado (2002) e Doutorado em Saúde Coletiva pelo Instituto de Medicina Social da UERJ (2005).

Joana DArc Fernandes Ferraz

Possui Doutorado em Ciências Sociais pela UERJ (PPCIS), Mestrado em Ciência Política pela UFF (PPGCP) e Bacharel e Licenciada em História pela pela UERJ. Professora do Departamento de Sociologia e Metodologia das Ciências Sociais (GSO) e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal Fluminense (PPGS/UFF). Atualmente cursa Pós-doutorado no Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFF. Foi bolsista PRODOC com pesquisa de Pós-Doutorado em Memória Social pela UNIRIO, (PPGMS).

Paula Martins Sirelli

Assistente Social, Professora adjunta da Universidade Federal Fluminense - campus Rio das Ostras - UFF/ CURO. Doutora em serviço Social pela UERJ. Possui graduação em Serviço Social pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) (2004), Residencia e Especialização em Saúde da Família (2006) e Mestrado em Serviço Social pela UFJF (2008). Discute a terceirização e a precarização do trabalho, com ênfase na Petrobras. Tem experiencia no trabalho com adolescentes e vem discutindo as relações entre gênero, violência e sexualidade na adolescência.

Jacqueline Aline Botelho Lima Barboza

Professora da Escola de Serviço Social da UFF/Niterói. Doutora em Serviço Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2013). Mestre em Políticas Públicas e Formação Humana pelo PPFH/UERJ. Graduada em Serviço Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Desenvolve pesquisas sobre Questão Agrária no Brasil, Trabalho, Educação, Questão Racial e Movimentos Sociais.Coordenadora do NEPEC (Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Educação do Campo e Movimentos Sociais).

Jorge Reis Almeida

Professor da Universidade Federal Fluminense. Graduado em Medicina, Mestrado em Nefrologia (UERJ), Doutorado em Ciências (UERJ). Pós-doutorado (Nefropatologia Experimental) pela Universidade Erlangen-Nürnberg, Alemanha (2006-2007), bolsa CAPES-DAAD. Estágio Sênior CAPES (Vanderbilt University - Nashville/US (2016-2017). Professor Associado II Nefrologia na Universidade Federal Fluminense, coordenador adjunto do Laboratório Multiusuário de Apoio a Pesquisas em Nefrologia e Ciências Médicas/UFF (LAMAP/UFF). Professor permanente da Pós-graduação em Ciências Médicas/UFF (CAPES).

Mariana Martins e Martins

Possui doutorado em Odontologia (área de concentração em Ortodontia) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2012), mestrado em Odontologia (área de concentração em Ortodontia) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro e especialização em Ortodontia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2000). É graduada em Odontologia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1997). Atualmente é professora adjunta da disciplina de Ortodontia da Universidade Federal Fluminense (UFF).

Antônio Espósito Júnior

Possui graduação em Matemática pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1987), mestrado em Modelagem Computacional pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2003) e doutorado em Modelagem Computacional pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2008). Atualmente é professor Associado da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Matemática Aplicada e Computação Científica, atuando principalmente no seguinte tema: teoria de domínios.

Francine Helfreich Coutinho dos Santos

Diretora e Professora associada da Escola de Serviço Social da Universidade Federal Fluminense (UFF). Professora do Programa de Pós Graduação em Serviço Social e Desenvolvimento Regional ( mestrado). Graduada em Serviço Social pela Universidade Federal Fluminense (1999).Possui especialização em Gênero e Saúde pela Escola de Serviço Social da UFF (2002). É mestre em Serviço Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2006). É Doutora em Serviço Social do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Gisele Caldas Alexandre

Cirurgiã-dentista (1996), especialista em Odontopediatria pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1998), mestre (2003-2004) e doutora (2005-2008) em Saúde Coletiva/Epidemiologia, pelo Instituto de Medicina Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. 
Ocupou cargos de gestão na área de odontologia (2004-2008) e na área de vigilância em saúde (2009-2010) na Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil do Rio de Janeiro.

Maria Teresa Mattos de Moraes

Niteroiense, possui graduação em História pela Universidade Federal Fluminense (1988) , mestrado em Ciências da Arte pela Universidade Federal Fluminense (2000), e doutora pelo Programa de Pós Graduação em Comunicação da UERJ. É professora adjunta da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Cinema e Produção Cultural, atuando principalmente nos seguintes temas: curta-metragem, cinema - festivais, cinema documentário, cinema - exibição e cinema.

Julián José Gindin

Possui graduação em Antropología pela Universidad Nacional de Rosario (2003), mestrado em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2006) e doutorado em Programa de Pós-Graduação em Sociologia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2011). É professor da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense e tem experiência na área de Sociologia do Trabalho. Integra o Núcleo de Pesquisas e Estudos do Trabalho (NUPET) e a Rede de Pesquisadores e Pesquisadoras sobre Associativismo e Sindicalismo dos Trabalhadores e das Trabalhadoras em Educação (Rede ASTE).

Anna Alice Amorim Mendes

Anna Alice Amorim Mendes possui graduação em Medicina pela Universidade Federal Fluminense (1977) e doutorado em Saúde Coletiva pelo Instituto de Medicina Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2010). Professora Associada do Departamento de Saúde e Sociedade do Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal Fluminense.

Antonio D'Elia Junior

É Doutor em Direito na Universidade do Estado do Rio de Janeiro, com ênfase em transformações do Direito Privado, Cidade e Sociedade.. Atualmente é Professor Adjunto em Teoria do Estado no Curso de Direito do Instituto de Ciências Humanas e Sociais de Volta Redonda da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Administração Institucional de Cursos e Legislação Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: Direito do Estado, Direito Urbanístico e Metodologia do Ensino e da Pesquisa.

Euzeli da Silva Brandão

Graduada em Enfermagem em 1992, Especialista em Enfermagem Intensivista (1998), Mestre (2002) e Doutora em Enfermagem (2014) pela Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Especialista em Enfermagem Dermatológica pela Sociedade Brasileira de Enfermagem em Dermatologia (SOBENDE - São Paulo). Chefiou durante 12 anos (1994 - 2006) a Seção de Dermatologia do Hospital Universitário Pedro Ernesto, além de ser membro efetivo da Comissão de Curativos do referido hospital, desde a sua implantação.

Julio Orrico de Aragão Pedra e Cal Neto

Professor Associado II de Ortodontia do Instituto de Saúde de Nova Friburgo (40h sem dedicação exclusiva), Universidade Federal Fluminense - RJ. Doutor em Odontologia com concentração em Ortodontia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ (2007-2009). Possui Graduação em Odontologia (1998-2001), Especialização em Ortodontia (2002-2004) e Mestrado em Odontologia com concentração em Ortodontia (2004-2005), todos pela UERJ. Autor e Organizador do livro Ortodontia Lingual - Princípios e Aplicações Clínicas - Grupo Gen/ Editora Santos.

Diana Irene Klinger

é Professora Associada de Teoria Literária da Universidade Federal Fluminense. É bolsista de produtividade em pesquisa do Cnpq (Nivel 2) e foi Jovem Cientista do Nosso Estado, da Faperj entre 2015 e 2018. Graduada em Letras pela Universidad de Buenos Aires (2000), onde lecionou Literatura Brasileira, e Doutora em Literatura Comparada pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2006). Fez Pós-Doutorado no Programa Avançado de Cultura Contemporânea, na Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ (2007-2009).

Marcia Bataglin Dalcastel

Possui graduação em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2002), mestrado em Direito pela Universidade Gama Filho (2005) e doutorado em Direito Público pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2011). Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Comercial, Administrativo e Constitucional. Membro permanente do PPGDC-UFF.

Welton Alves de Menezes

Welton Alves de Menezes concluiu o doutorado em Modelagem Computacional na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) em 2012. Tem interesse na área de Matemática, com ênfase em Matemática Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: transporte e difusão de partículas neutras, métodos espectronodais, modelagem computacional.

Carla Ribeiro Guedes

Possui graduação em Psicologia, Mestrado e Doutorado em Saúde Coletiva, na área de Ciências Humanas e Saúde, pelo Instituto de Medicina Social na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IMS/UERJ). Pós-doutorado em Saúde Coletiva pelo Instituto de Medicina Social na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IMS/ UERJ). Atualmente é Professora Associada do Departamento de Saúde e Sociedade, do Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal Fluminense (ISC/UFF).

Germano Quintanilha Costa

Professor Adjunto do Departamento de Psicologia da Universidade Federal Fluminense (UFF) no Pólo Universitário Campos dos Goytacazes. Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Psicanálise na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Psicanalista membro da Escola de Psicanálise Corpo Freudiano - Seção Campos dos Goytacazes. Mestre em Cognição e Linguagem pela Universidade Estadual do Norte Fluminense (2008). Graduado em Psicologia (2003).

Maristela Barenco Corrêa de Mello

Professora do Departamento de Ciências Humanas e do Programa de Pós-Graduação em Ensino da Universidade Federal Fluminense, Campus de Santo Antônio de Pádua (Infes/UFF). Professora colaboradora do Programa de Pós -Graduação em Meio Ambiente (PPG-MA/UERJ). Possui graduação em Psicologia pela Universidade Católica de Petrópolis, graduação em Teologia pelo Instituto Teológico Franciscano, mestrado em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, e doutorado em Meio Ambiente pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Christina Vital da Cunha

Professora Associada do Departamento de Sociologia e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia (PPGS) da Universidade Federal Fluminense. Possui Bacharelado e Licenciatura em Ciências Sociais pela Universidade Federal Fluminense. É mestre em Antropologia e Sociologia pela Universidade Federal do Rio (PPGSA/IFCS). Cumpriu seu doutorado em Ciências Sociais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro ? PPCIS/UERJ e no Centre de Recherche sur le Brèsil Contemporain na École de Hautes Études en Sciences Sociales (estágio de doutoramento) com financiamento da CAPES. Coordena o LePar ?

Camila Maranha Paes de Carvalho

Nutricionista pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), mestre em Alimentação, Nutrição e Saúde e doutora em Saúde Coletiva, ambos pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Professora adjunta na Faculdade de Nutrição da Universidade Federal Fluminense. Membro da Rede de Pesquisadores em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional, da Rede Governance, ethics and conflict of interest in public health (GECI-PH), do Comitê de Conflito de interesses da World Public Health Nutrition Association e da Aliança pela Alimentação Adequada e Saudável (núcleo Rio).

Marcos de Oliveira Barceleiro

Possui graduação em Odontologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1995), mestrado em Odontologia Subárea Dentística pela Universidade de Taubaté (2002) e doutorado em Odontologia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2006). Atua como professor associado IV (40 Hs- DE) na Faculdade de Odontologia da Universidade Federal Fluminense, no Instituto de Saúde de Nova Friburgo, sendo Professor da Pós-Graduação (Mestrado em Odontologia), atuando também na graduação nas disciplinas de Clínica Odontológica I, Clínica Odontológica II e Clínica Interdisciplinar III.

Rodrigo de Souza Costa

Possui graduação em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2001), mestrado em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2004) e doutorado em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2009).

Cristina Nunes Santiago

Possui graduação em Odontologia pela Universidade Federal Fluminense (1980), mestrado em Odontologia (Odontologia Social) pela Universidade Federal Fluminense (1991) e Doutorado em Odontologia, área de concentração em Endodontia, pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2015). É Professora Associada da Disciplina de Endodontia da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Odontologia, com ênfase em Endodontia.

Caroline Fernandes dos Santos Bottino

Possui graduação em Ciências Biológicas (Licenciatura e Bacharelado/UERJ), Mestrado em Morfologia (UERJ), Doutorado em Biologia Humana e Experimental (UERJ), com período sandwich na The University of Iowa (USA), Especialização em A Moderna Educação (PUCRS) e em Educação Transformadora (PUCRS). Atualmente é Professora Associada I de Neurociências e Neurobiologia da Universidade Federal Fluminense (UFF)/ Instituto de Saúde de Nova Friburgo e professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciências Cardiovasculares (UFF).

Mariana Sarto Figueiredo

possui graduação em Nutrição pela Universidade Federal Fluminense (2004) e mestrado em Atenção Integrada a Saúde da Criança e do Adolesce pela Universidade Federal Fluminense (2006), Especialista em Terapia Nutricional pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2006); doutora em Ciências pelo curso de Pós graduação em Fisiopatologia Clínica e Experimental pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2010); Pos Doutorado, Division of Endocrinology, Diabetes and Metabolism, Beth Israel Deaconess Medical Center, Harvard University (2011); Pós Doutorado no Departamento de Ciências Fisiol

Renata Ximenes Lins

Possui graduação em Odontologia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2001), especialização em Endodontia (2002), Mestrado em Microbiologia e Imunologia (2008) e Doutorado em Odontologia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2013) , com período sanduíche na Cardiff University - País de Gales (2011). Atualmente é Professora Adjunta da Universidade Federal Fluminense, campus de Nova Friburgo- RJ, na graduação e no mestrado em Clínica Odontológica. Coordena o Curso de Atualização em Endodontia e o Laboratório de Pesquisas Clinicas em Microbiologia - LabPecma.

Alexandre Trindade Simões da Motta

Professor Associado III e Coordenador do Curso de Especialização em Ortodontia da Universidade Federal Fluminense (UFF/Niterói). Diplomado pelo Board Brasileiro de Ortodontia (BBO). Cursou Graduação em Odontologia (UFRJ/1997), Especialização em Ortodontia (UERJ/2001), Mestrado em Odontologia/Ortodontia (UERJ/2004), Doutorado em Odontologia/Ortodontia (UERJ/2007) e estágio de doutorando com bolsa Capes no departamento de Ortodontia da University of North Carolina at Chapel Hill (UNC/2006).

Ana Carolina de Carvalho Maciel

Possui graduação em Odontologia pela Universidade Federal Fluminense (1987), especialização pela Associação Brasileira de Odontologia seção Rio de Janeiro (1990), mestrado em Odontologia Clínica Odontológica pela Universidade Federal Fluminense (2005), especialização em Ortodontia pela São Leopoldo Mandic (2012) e Doutorado em Odontologia com área de concentração em Endodontia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2016). Atualmente é Professor Associado I I da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Odontologia, com ênfase em Endodontia.

Thereza Cristina Lonzetti Bargut

Nutricionista formada pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro e Mestre pela mesma instituição. É Doutora em Ciências pelo programa de pós graduação em Biologia Humana e Experimental, na UERJ, tendo sido bolsista de pós-doutorado no Laboratório de Morfometria, Metabolismo e Doença Cardiovascular (UERJ). Tem experiência na área de Nutrição Experimental, atuando nos seguintes temas: óleo de peixe, ácidos graxos poli-insaturados n-3, óleos dietéticos, síndrome metabólica, obesidade, tecido adiposo marrom, termogênese, tecido adiposo branco e programação metabólica.

Gustavo Oliveira dos Santos

Graduado em Odontologia pela Universidade Federal Fluminense/UFF (2001), Especialista em Periodontia pela Associação Brasileira de Odontologia/ABO-Niterói (2002), Especialista em Implantodontia pela Universidade Federal Fluminense (2017), Mestre em Odontologia (Clínica Odontológica) pela Universidade Federal Fluminense/UFF (2006) e Doutor em Odontologia (Dentística) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro/UERJ (2009).

Claudio Araujo de Souza e Silva

Atualmente é professor adjunto II do Departamento de Ciências Sociais do Instituto de Ciências da Sociedade e Desenvolvimento Regional da Universidade Federal Fluminense (Campos dos Goytacazes). Coordenador do curso de Bacharelado em Ciências Sociais na mesma Universidade. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas da Imaginação e do Pensamento Político- Social no Sul do Mundo (Imagina-Sul/UFF) e do Laboratório de Pesquisa em Ensino de Ciências Sociais (LAPECS/UFF).

Luana da Silveira

É professora adjunta do curso de Psicologia da UFF - Campos dos Goytacazes, onde desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão com foco em saúde coletiva/ saúde mental, políticas públicas, instituições e coletivos. Possui graduação em Psicologia pela UNISC (1998), especialização sob a forma de residência em Saúde Coletiva pelo ISC/ UFBA (2002), mestrado em Saúde Coletiva - ISC/ UFBA (2008), doutorado em Psicologia Social na UERJ (2013). Em licença-maternidade de 12/01/2017 a 10/07/2017

Rachel Leite Ribeiro

É Professora Adjunta do Departamento de Patologia (MPT) da Faculdade de Medicina (FCM) da Universidade Federal Fluminense (UFF). Membro do Comitê de Ética em Pesquisa da FCM/UFF. Realizou seu Pós-doutorado no Programa de Pós Graduação em Doenças Infecciosas e Parasitárias no Laboratório de Apoio Biotecnológico da Universidade Federal do Rio de Janeiro (2013-2018). Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ/1999), Mestrado em Microbiologia pela UERJ (2002) e Doutorado em Ciências Médicas pela UERJ (2008).

Ana Lúcia Novais Carvalho

Possui graduação em Psicologia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ (1994), especialização em neurobiologia pela UFF (1996), especialização em psicoterapia cognitivo-comportamental pela UNESA (1998), mestrado (2001) e doutorado (2009) em Biologia (Biociências Nucleares) pela UERJ. É Professora do curso de Psicologia da UFF/ESR Campos dos Goytacazes. Tem experiência na prática psicológica, atuando principalmente nos seguintes temas: neuropsicologia, neurociências, transtornos do desenvolvimento, psicoterapia cognitivo-comportamental, psicologia geral e experimental.

Benedicto de Vasconcellos Luna Gonçalves Patrão

Benedicto de Vasconcellos Luna Gonçalves Patrão é advogado e professor universitário. Doutor em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), atualmente é Professor Adjunto do Departamento de Direito Privado da Universidade Federal Fluminense (UFF). Desde o ano de 2008 exerce a docência na área do Direito Civil, especialmente nas disciplinas de Direito das Famílias e Sucessões, Direito Imobiliário e Direito Urbanístico.

André Augusto Pereira Brandão

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1988), mestrado em Sociologia e Antropologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1992) e doutorado em Ciências Sociais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2002). É professor titular da Universidade Federal Fluminense, atuando no Programa de Estudos Pós-graduados em Política Social.

Maria Cecilia Sousa de Castro

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2008) e mestrado em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2011). Atualmente é professora da Universidade Federal Fluminense e doutoranda em educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em curriculo, atuando principalmente nos seguintes temas: cotidianos escolares, currículos, gênero e migrações.

Gisele dos Santos Miranda

Possui Doutorado, Mestrado, Especialização e Graduação em Química pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Polímeros e Colóides, atuando principalmente no seguinte tema: Desenvolvimento de formulações não-poluentes à base de nanocompósitos de poliuretanos e argilas dispersos em água (síntese, caracterização e aplicação); na produção de membranas à base de nanocompósitos de poliuretanos e argilas, nanotubos de carbono e óxido de grafeno.

Bruno Felix Patrício

Possui graduação em Fisioterapia pela Universidade Estácio de Sá (2003), mestrado em Fisiopatologia e Ciências Cirúrgicas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2009) e doutorado em Fisiopatologia e Ciências Cirúrgicas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2014). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Morfologia, com ênfase em Anatomia Humana e Morfometria: atuando principalmente nos seguintes temas: Histomorfometria de sistemas normais e patológicos.

Thiago Jordem Pereira

Possui graduação em Matemática pela Universidade Federal do Espírito Santo - UFES (2004), especialização em Informática em Educação pela Universidade Federal de Lavras - UFLA (2005), mestrado em Modelagem Computacional pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ (2008) e doutorado em Modelagem Computacional pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ (2012). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal Fluminense, lotado no Departamento de Ciências Exatas, Biológicas e da Terra do Instituto do Noroeste Fluminense de Educação Superior - PEB/INFES/UFF.

Maria Paula Sibilia

Fez graduação em Ciências da Comunicação e em Antropologia na Universidad de Buenos Aires (UBA, 1992), mestrado em Comunicação na Universidade Federal Fluminense (UFF, 2002), doutorado em Comunicação na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ, 2007) e doutorado em Saúde Coletiva na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ, 2006). Atualmente é professora associada da Universidade Federal Fluminense, no Programa de Pós-Graduação em Comunicação e no Departamento de Estudos Culturais e Mídia.

Matheus Meott Silvestre

Doutorando em Direito Público pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Possui graduação em Direito pela Universidade Federal Fluminense (2014) e mestrado em Direito Constitucional pela Universidade Federal Fluminense (2016). Atualmente é professor substituto da Universidade Federal Fluminense e professor da Universidade Candido Mendes.

Rodrigo Ramos Lourega de Menezes

Atua principalmente nos seguintes temas: Direito Tributário, Direito Financeiro, Direito Administrativo, Direito Processual Tributário, Teoria Geral do Estado, Direito Constitucional, Direito Internacional Público, Direito Cosmopolita e Filosofia do Direito

Delton Ricardo Soares Meirelles

Graduado pela Faculdade Nacional de Direito da Universidade Federal do Rio de Janeiro/UFRJ (1998), mestre em Sociologia e Direito pela Universidade Federal Fluminense/UFF (2002) e doutor em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro/UERJ (2010). Professor adjunto do Departamento de Direito Processual da Universidade Federal Fluminense. Integra o corpo docente permanente do Programa de Pós-Gradução em Sociologia e Direito (PPGSD/UFF). Coordena o Observatório Fluminense de Estudos Interdisciplinares e Pesquisa Empírica em Processo e Sistemas de Justiça (OBSERVA-PROCESSOS).

Isadora Tavares Maleval

Doutora em História (2015) pelo Programa de Pós-Graduação em História Política da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PPGH - UERJ), onde também obteve o título de Mestre (2010).

Janaina Albuquerque de Camargo

Doutora em Serviço Social pelo Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da UERJ (2015); Mestre em Serviço Social e Política Social pelo Programa de Pós-Graduação em Serviço Social e Política Social da UEL (2007); Graduada em Serviço Social pela UEL (2004). Foi Assistente Social da Superintendência de Gestão de Pessoas - SGP (anterior SRH), da UERJ (de setembro de 2015 a abril de 2021). Desde fevereiro de 2018, é Professora Adjunta da Escola de Serviço Social da UFF, campus de Niterói. Atua como subchefe do Departamento de Serviço Social da ESS/UFF-Niterói desde novembro de 2022.

Mariana Renovato Martins

Atua como professora adjunta na Universidade Federal Fluminense no Instituto de Biologia, chefe do Laboratório de Inflamação e Metabolismo. Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2005), mestrado em Biologia (Biociências Nucleares) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2008) e doutorado em Biociências pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2012). Parte do doutorado foi realizado no Centre de Recherche des Cordeliers (CRC), Sorbonne Université, campus Pierre et Marie Curie (Paris 6).

Luciana Tricai Cavalini

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Paraná (1994), mestrado em Saúde Pública pela Fundação Oswaldo Cruz (1999), doutorado em Saúde Coletiva pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2005) e pós-doutorado em Medicina Social pelo Karolinska Institutet, Suécia (2008). Professora Associada I (20 horas) do Departamento de Epidemiologia e Bioestatística do Instituto de Saúde da Comunidade da Universidade Federal Fluminense (UFF) e Professora Convidada do Instituto de Pós-Graduação e Graduação (IPOG).

Cristine Monteiro Mattar

Psicóloga (UFF - 1994), mestre em Psicologia (UFF - 2003), doutora em Psicologia Social (UERJ - 2011) e pós-doutora em Filosofia (Universidade de Évora, (2020). Professora Associada Departamento de Psicologia da UFF/Campus Niterói. 
Coordena o Laboratório de Estudos, Pesquisas e Extensão em Fenomenologia, Hermenêutica e Psicologia. 
Professora do Programa de Pós-Graduação Psicologia e Estudos da Subjetividade, área de concentração Subjetividade e Clínica.

Luciano Gomes de Medeiros Junior

Professor Associado II da Universidade Federal Fluminense - UFF desde agosto/2010, trabalhando no campus do Instituto do Noroeste Fluminense de Educação Superior - INFES. Graduado em Licenciatura em Física pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ (1999). Mestre em Física da Matéria Condensada pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ (2006). Doutor em Física da Matéria Condensada pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ (2010).

Igor David da Costa

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro - UENF (2006), Mestrado em Biologia de Água Doce e Pesca Interior pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia - INPA (2009) e Doutorado em Ecologia e Evolução pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ (2014). Atualmente atuo como professor adjunto na Universidade Federal Fluminense - UFF.

Jose Genilson Alves Ribeiro

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal de Sergipe (1982), realizou Residência Médica no Hospital da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, Résident Étranger no Hôpitaux Necker-Enfants Malades e título de Assistant Étranger da Universidade Renné Descartes-Paris V. Possui Mestrado em Medicina (Urologia) e Doutorado em Ciências Médicas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ. Possui Título de Especialista em Urologia pela Comissão Nacional de Residência Médica e pela Sociedade Brasileira de Urologia.

Marcelo Gomes da Silva

Professor Associado I da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal Fluminense - Instituto de Saúde de Nova Friburgo/Rio de Janeiro (2010), possui Doutorado em Odontologia (Dentística) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2011), Mestrado em Odontologia (Prótese Dentária) pela Universidade de São Paulo (2005), Especialização em Prótese Dentária pela Associação Brasileira de Odontologia - RJ (1992), Especialização em Disfunção Temporomandibular e Dor Orofacial pela Universidade Federal de São Paulo (2013), Especialização em Implantodontia pela Associação Brasileira de Odontolo

Luiz Mota Mendes

Atualmente é Professor Associado da Universidade Federal Fluminense .

Allan de Carvalho Rodrigues

Doutorando do PROPED/UERJ, Mestrado em Programa de Pós Graduação em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2017) e Pedagogo pela Universidade Federal Fluminense. Em 2017 recebeu o prêmio Prata da Casa pela Universidade Federal Fluminense. Participa desde graduação até pós graduação dos espaços de colegiados de cursos e colegiados de unidade, comissões de bolsa e outras comissões administrativas. Foi bolsista IC da FAEPRJ e do CNPQ (2010-24), auxiliar de pesquisa técnico pelo CNPQ (2014 até 2015) e nos anos de 2016 e 2017 bolsista apoio técnico de pesquisa FAPERJ.

Julio Carlos Figueiredo

Possui graduação em Psicologia pela Faculdade de Humanidades Pedro II (1977), especialização em Psicologia pelo Instituto de Seleção e Orientação Profissional da Fundação Getúlio Vargas (1979), mestrado em Administração pela Universidade Federal Fluminense (1999) e doutorado em Políticas Públicas e Formação Humana pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2015). Atualmente é professor Associado da Universidade Federal Fluminense.

Dagmar de Mello e Silva

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Gama Filho (1985), Mestrado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (2002), Doutorado em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2009) e Pós-Doutorado em Filosofia da Educação na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2014). Professora Associada da Universidade Federal Fluminense e Professora permanente dos Programas de Pós-Graduação - Curso de Mestrado Profissional em Diversidade e Inclusão (CMPDI) e Programa de Pós-Graduação em Ciências, Tecnologias e Inclusão - Doutorado (PGCTIn).

Paulo Gonçalo Pinto dos Santos

Possui graduação em Odontologia pela Universidade Federal Fluminense (1973) e mestrado em Odontologia (Periodontia) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1991). Atualmente é professor adjunto 4 da Universidade Federal Fluminense e professor assitente da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Odontologia, com ênfase em Implantodontia, atuando principalmente nos seguintes temas: doença periodontal, inserção, microbiologia, raspagem e plasma.

Glauco Botelho dos Santos

Possui graduação em Odontologia pela Faculdade de Odontologia de Nova Friburgo (1997), é especialista em Dentística pela USP (1999) e Implantodontia (2015), mestre em Odontologia (Materiais Dentários) pela Universidade de São Paulo (2003) e doutor em Odontologia (Dentística) pela UERJ (2008). Atualmente é Professor Associado da disciplina de Dentística da Universidade Federal Fluminense.

Rodrigo de Araujo Monteiro

Professor Adjunto do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal Fluminense em Campos dos Goytacazes e Professor permanente do Programa de Pós-graduação em Sociologia Política do IUPERJ-UCAM. Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1997), mestrado em Ciências Sociais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2001) e é doutor em Saúde Coletiva pelo Instituto de Medicina Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2009).

Luís Alves Falcão

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal Fluminense (2008), graduação em Ciências Econômicas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2009), mestrado (2010) e doutorado (2015) em Ciência Política pelo Instituto de Estudos Sociais e Políticos da UERJ, com ênfase em teoria política moderna e período sanduíche (2013-2014) na Università degli Studi di Milano.

Cláudio Pereira de Souza Neto

Possui graduação em Direito pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (1998), mestrado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2000) e doutorado em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2004). Atualmente é Professor da Universidade Federal Fluminense, advogado e consultor. Atua na área do Direito Constitucional, com especial interesse nos seguintes temas: democracia, direitos fundamentais, jurisdição constitucional e intervenção do Estado no domínio econômico.

Carlos Augusto de Freitas Peregrino

Possui graduação em Farmacia Industrial e Bioquimica pela Universidade Federal Fluminense (1986), Mestre em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1999) e Doutor em Saúde Coletiva pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2006). Atualmente é Professor Associado da Universidade Federal Fluminense, foi Professor auxiliar da Universidade Estácio de Sá, Diretor do Curso de Farmácia e Coordenador Pedagógico Nacional do Curso de Farmácia da Universidade Estácio de Sá de 2000 a 2014.

Rossana Maria Papini

Possui graduação (licenciatura e bacharelado) em História e mestrado em Educação pela Universidade Federal Fluminense , sendo doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. É professora Adjunto da Universidade Federal Fluminense, atuando no INFES (Instituto do Noroeste Fluminense de Educação Superior), junto ao Departamento de Ciências Humanas (PCH).

Adriana Machado Penna

Professora Adjunta do Instituto de Educação Física e Desportos da Universidade Federal Fluminense (IEF-UFF). Doutorou-se, em 2011, pelo Programa de Pós-graduação da Faculdade de Serviço Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) no campo de pesquisa Trabalho e Relações Sociais. Concluiu o Mestrado em Educação, em 2006, pela Universidade Federal Fluminense (UFF) no campo de pesquisa Trabalho e Educação, possuindo Licenciatura em Educação Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). É coordenadora do NÚCLEO DE PESQUISA EM TRABALHO E EDUCAÇÃO - NUPETE.

Maria Isabel Bastos Valente

possui graduação em Odontologia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1986), especialização em Periodontia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1988), mestrado em Odontologia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1994), doutorado em Saúde Coletiva pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - IMS/UERJ (2003), especialização em Ativação de Processos de Mudança na Saúde pelo Ministério da Saúde /Ensp/Fiocruz/Rede Unida (2006), especialização em Gestão em Saúde pela EAD/ENSP/FIOCRUZ (2010) e Pós-doutorado na University of Sheffield, Reino Unido (2016).

Márcio Ladeira Ávila

Professor Adjunto da Faculdade de Direito da Universidade Federal Fluminense (UFF-Niterói). Pós-Doutor em Finanças Públicas, Tributação e Desenvolvimento (2015), Doutor (2014) e Mestre (2007) em Direito Internacional, todos pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Professor de Direito Tributário Internacional nas Pós Graduações do IBMEC, PUC e UFF. 
Presidente (2022 -) da Comissão de Direito Aduaneiro, Marítimo e Portuário do Instituto dos Advogados do Brasil (CDAMP/IAB).

Nivea Maria da Silva Andrade

Nivea Andrade é professora adjunta do Departamento Sociedade Educação e Conhecimento e do Programa de Pós-graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense (UFF) . Doutora em Educação pelo Programa de pós-graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PROPED-UERJ). Possui pós-doutorado em Educação e Imagem pelo PROPED-UERJ, mestrado em História Social da Cultura pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e graduação (bacharelado e licenciatura) em História pela UFF.

Ozanan Vicente Carrara

possui graduação em Filosofia pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1988), graduação em Pedagogia pelo CES/JF (1988), bacharelado em Teologia pelo Melbourne College of Divinity (1996), mestrado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2000) e doutorado em Ética e Filosofia Política pela UERJ (2008), com período de pesquisa na Université de Strasbourg, França, como bolsista do CNPq. Fez estágio pós-doutoral na Université Paris X (Nanterre/La Défense), em 2015-16, como bolsista da Capes.

Amina Chain Costa

Professora adjunta da Faculdade de Nutrição Emília de Jesus Ferreiro na Universidade Federal Fluminense (2016). Possui graduação em Nutrição pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2006). Mestre em Alimentação , Nutrição e Saúde no PPG do instituto de Nutrição da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2011), Doutora em Ciências e Alimentação, Nutrição e Saúde no PPG do instituto de Nutrição da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2015). Foi pesquisadora do Instituto de pesquisa da capacitação física do exército (IPCFEx) (2014-2016).

Marcelo de Carvalho

Possui Graduação em Direito pela Faculdade de Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ (1996), mestrado em Direito da cidade pelo progama de pós graduação da Faculdade de Direito da UERJ (2003) e Doutorado em Direito Penal, também pelo programa de pós graduação da UERJ (2016). Atualmente é pofessor Adjunto da Universidade Federal Fluminense - UFF.

Ana Paola Frare

Psicanalista, graduada em Psicologia pela Universidade Federal do Paraná (1999), mestrado em Saúde Coletiva pelo Instituto de Medicina Social (2005) e doutorado em Psicanálise pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2012). Atualmente é professora da área de Saúde Coletiva e Psicopatologia da Universidade Federal Fluminense. Professora colaboradora do Mestrado Profissional em Atenção Psicossocial no Instituto de Psiquiatria da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IPUB). Membro do GT da ANPEPP - Psicanalise, Política e Clínica.

Raphael Vieira Monte Alto

Possui graduação em Odontologia pela Faculdade de Odontologia de Nova Friburgo (1999), mestrado em Odontologia - Cínica Odontológica pela Universidade Federal Fluminense (2005) e doutorado em Odontologia - Área de Concentração Dentística pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2009). Atualmente é professor Adjunto I da Disciplina de Clínica Integrada, professor do curso de especialização em Implantodontia e professor do Mestrado em Odontologia - Área de Concentração em Clínica odontológica da Universidade Federal Fluminense.

Jacqueline da Silva Deolindo

Jacqueline da Silva Deolindo é doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), instituição onde também concluiu o mestrado em Comunicação. É professora adjunta do curso de Ciências Sociais da Universidade Federal Fluminense (UFF), Unidade Campos dos Goytacazes, onde leciona Leitura e Produção Textual e disciplinas optativas relacionadas à Comunicação Social, além de ser uma das professoras-supervisores da revista discente Planície Científica.

Cristina Ortiz Sobrinho Valete

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1992), Residência Médica em Pediatria (UFRJ, 1994), Residência Médica em Neonatologia (UFF, 1995), Mestrado em Saúde da Criança e do Adolescente pela Universidade Federal Fluminense (1999) e Doutorado em Epidemiologia/Saúde Coletiva pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2005). Foi Professora de Pediatria/Neonatologia da Faculdade de Medicina da Universidade do Grande Rio de 2000 a 2005. Foi Diretora Médica do Hospital Federal de Bonsucesso (2004).

Clarissa Maria Beatriz Brandão de Carvalho Kowarski

Clarissa Brandão Kowarski possui graduação em Direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2001). Cursou mestrado em Direito Internacional e Integração Econômica pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2005) com ênfase em Direito do Petróleo, sendo bolsista do PRH-33 ANP. Cursou doutorado em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2010). Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Direito Constitucional (PPGDC) na Faculdade de Direito da Universidade Federal Fluminense (UFF) e Professora Permanente do Programa.

Marco Aurélio Pereira Sampaio

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Fluminense (1985), mestrado em Morfologia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1995), doutorado em Morfologia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, com Doutorado-sanduíche na Universidade do Tennessee (2006). Lecionou Anatomia Veterinária na Universidade de Tuskegee, AL, USA, por um ano letivo (2009/2010), Jovem Cientista do Estado (FAPERJ) 2013/2016, Vice Presidente da World Association of Veterinary Anatomists 2003/2016, Presidente da World Association of Veterinary Anatomists 2016/2021.

Marcos da Veiga Kalil

Possui graduação em Odontologia pela Universidade Federal Fluminense, especialização nas áreas de endodontia, gestão educacional, implantodontia, periodontia e radiologia odontológica, mestrado em Clínica Odontológica pela Universidade Federal Fluminense e Doutorado em Odontologia na área de concentração de Endodontia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro; atualmente é professor associado da Universidade Federal Fluminense; editor chefe da revista científica International Journal Of Science Dentistry da Faculdade de Odontologia da UFF; coordenador do curso de especialização em endod

Gabriela Bittencourt Gonzalez Mosegui

Possui graduação em Farmácia pela Universidade Federal Fluminense - UFF (1994), mestrado e doutorado em Saúde Coletiva pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1997) e (2002) e Pós-doutorado na Universidade de La Rioja (2019). É professora do departamento de Saúde e Sociedade da UFF em regime de dedicação exclusiva desde 2009. Atuou como coordenadora da área de saúde da pós-graduação Lato Sensu e como coordenadora do curso de Farmácia da Universidade Estácio de Sá, além de docente do Mestrado Profissional em Saúde da Família da instituição.

Fabia Monica Souza dos Santos

Prof. Associada da Universidade Federal Fluminense (Regime Dedicação Exclusiva; Lotação: Departamento de Psicologia, Campus Universitário de Rio das Ostras). Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal Fluminense (1999), mestrado em Psicologia Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2001) e doutorado em Psicologia Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2009).

Johannes Kretschmer

É professor associado do Departamento de Letras Estrangeiras Modernas da Universidade Federal Fluminense (Setor de Alemão.) Mestrado em Letras Românicas e Germânicas pela Albert-Ludwigs-Universität Freiburg e doutorado em Literatura Comparada pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2002). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Línguas Estrangeiras Modernas, atuando principalmente nos seguintes temas: estudos literários, tradução, literatura alemã, teoria da literatura. Presidente da Associação brasileira de estudos germanísticos (2018-2021)

Rodrigo Ferreira Sobreiro

Possui bacharelado em Física pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2002) e doutorado em Física pela mesma Universidade (2007). É Professor da Universidade Federal Fluminense desde janeiro de 2009. Tem experiência na área de Física, com ênfase em Teoria de Campos. Atua principalmente com teorias de Yang-Mills e teorias de calibre de gravidade, no intuito de atacar dois dos principais problemas da área: o confinamento de quarks e glúons; e a busca por uma teoria de gravidade quântica.

Eliane Martins de Souza Guimarães

Possui doutorado em Serviço Social pelo PPGSS/ UERJ (2016) e Mestrado em Serviço Social pelo mesmo programa (2010), graduação em Serviço Social pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho- UNESP/ Franca (2004), Especialização em Saúde da Família/Residência Multiprofissional (2007). Como assistente social atuou na àrea sociojuridica e da saúde. Como docente, atualmente é professora da Universidade Federal Fluminense no curso de Serviço Social.

Catharina Marinho Meirelles

Doutora em Políticas Públicas e Formação Humana pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Participou do Estágio Científico Avançado na Universidade do Minho - Portugal, no âmbito do Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior da CAPES. Membro da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação. Atualmente pesquisa o Trabalho nas Universidades Públicas Brasileiras. Possui graduação em Psicologia e mestrado em Administração, ambos pela Universidade Federal Fluminense. Professora Adjunta no Departamento de Psicologia da Universidade Federal Fluminense, Campus Niterói.

Ana Paula Bragaglia

Professora do departamento de Comunicação Social da Universidade Federal Fluminense - Uff (IACS), nos cursos de graduação em Comunicação Social e pós-graduação (Stricto Sensu - Mestrado) em Mídia e Cotidiano (Programa de Pós-Graduação em Mídia e Cotidiano - PPGMC). Pesquisadora com ênfase na ética publicitária e do marketing em geral e em estudos críticos sobre comunicação de massa, indústria cultural e consumo, em torno de seu projeto de pesquisa mais amplo intitulado Produção e recepção midiáticas na sociedade de consumo sob a perspectiva da Ética.

Renato Sampaio Lima

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal Fluminense (1994), mestrado em Saúde Coletiva pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1997) e doutorado em Psicologia Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2008). Atualmente é professor Associado I, do quadro permanente da Universidade Federal Fluminense (UFF), no Departamento de Formação Específica em Fonoaudiologia, em Nova Friburgo. Foi professor do Departamento de Psicologia da UFF de Volta Redonda entre 2013 e 2018.

Adriana Rosa Cruz Santos

É professora do Instituto de Psicologia da Universidade Federal Fluminense (UFF), campus Niterói.

Maria Elisa Siqueira Borges

Professora adjunta do Departamento de Psicologia da Universidade Federal Fluminense - campus Volta Redonda (RJ). Foi docente na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (substituta). Docente em diversas universidades particulares em graduação e pós graduação em Psicologia Organizacional e Gestão de Pessoas.

Douglas Ribeiro Barboza

Doutor e Mestre em Serviço Social pelo PPGSS/ CCS/ UERJ . Possui graduação em Serviço Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Atualmente é Professor Adjunto da Escola de Serviço Social da Universidade Federal Fluminense (SSN). Vice-coordenador do Programa de Pós-graduação em Serviço Social e Desenvolvimento Regional (PPGSSDR - UFF). Coordenador do Grupo de Estudos Marxismo e Realidade Brasileira (GEMARB - UFF). Pesquisador do Núcleo de Pesquisas e Extensão Sobre Projetos Societários, Educação e Questão Agrária na Formação Social Brasileira (NEPEQ - UFF).

Alessandra Daflon dos Santos

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal Fluminense (1999), mestrado (2003) e doutorado (2008) pelo Programa de Pós Graduação em Psicologia Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. De março de 2009 a janeiro de 2011 esteve vinculada à Universidade Federal de Goiás/Campus Jataí e, atualmente, é professora adjunta da Universidade Federal Fluminense/Campus Universitário de Rio das Ostras (UFF/CURO). Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Social, atuando principalmente nos seguintes temas: história da psicologia e memória e subjetividade.

Fernando Roberto de Freitas Almeida

Economista formado pela Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, em 1976. Graduado em Histoire et Civilisation, pela Aliança Francesa/Université de Nancy, em 1987. Mestre em História, na área de Relações Internacionais, pela Uerj. Doutor em História Política, pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Formado em Fotografia, pela Fundação Calouste Gulbenkian, em 1980.

Priscila Pires Alves

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1994), mestrado em Psicologia Social e da Personalidade pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1997), doutorado em Psicologia Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2006) e pós- doutorado pela Universidade de Brasília (2019). Atualmente é professora associada da Universidade Federal Fluminense.

Flávio Marcos Silva Sarandy

possui graduação em ciências sociais pela Universidade Federal do Espírito Santo (2002) e mestrado em sociologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2004). Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Formação Humana pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PPFH/ UERJ). Professor Adjunto na Universidade Federal Fluminense (UFF), na área de Sociologia.

Flávia de Bittencourt Brasil

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade do Vale do Itajaí (2001), mestrado em Biologia Humana e Experimental pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2005) e doutorado em Biologia Humana e Experimental pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2009). Atualmente é professor adjunto II da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Morfologia, com ênfase em Morfologia, atuando principalmente nos seguintes temas: desnutrição, lactação, ratas, enfermagem e endométrio.

Leonardo de Souza Mendonça

Professor Adjunto de Histofisiologia e Embriologia do Instituto de Saúde de Nova Friburgo (ISNF) - Universidade Federal Fluminense (UFF). Doutor em Ciências pela Pós-Graduação em Biologia Humana e Experimental da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ - 2011). Possui Mestrado em Morfologia pela UERJ (2007) e Bacharelado em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ - 2005).

Cláudia Vianna de Melo

Professora da Carreira do Magistério da Educação Básica Técnica e Tecnológica da Universidade Federal Fluminense (UFF) possui Graduação em Pedagogia pela UFF, Especialização em Educação Infantil pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Mestrado e Doutorado em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (CAPES 7).

Rodrigo Leite Hipolito

Doutor em Enfermagem (2015) e mestre pelo Programa de Pós graduação em Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PPGENF). Atualmente é professor adjunto IV do curso de graduação em Enfermagem da Universidade Federal Fluminense (UFF/ Niterói/RJ/ Escola de Enfermagem Aurora Afonso Costa/ Departamento de Enfermagem médico-cirúrgica). Avaliador no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/BASis).

Bernardina Maria de Sousa Leal

Docente da Universidade Federal Fluminense, servidora requisitada pela Defensoria Pública da União, Coordenadora do Núcleo de Tradução da Assessoria Internacional. Graduada em Licenciatura Letras Inglês pela Universidade de Brasília (1983), mestre em Educação pela Universidade de Brasília (1997), doutora em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2008) e pós-doutora em Teoria Literária pela Universidade de Brasília (2014).

Rose Mary Costa Rosa Andrade Silva

Professora Titular da UFF. Fenomenóloga. Pós-Doutora em Filosofia (UERJ/IFCH); doutora em Psicologia Social (UERJ/IFCH), doutora em Filosofia e doutora em enfermagem (UFRJ/EEAN). Mestre em Filosofia (UERJ/IFCH), mestre em enfermagem (UFRJ/EEAN); especialista em Filosofia Moderna e Contemporânea (UERJ/IFCH) com monografia intitulada: " O Conceito de Corpo em Merleau-Ponty" ; especialista em Psicanálise e saúde Mental com ênfase nos estudos em Freud e Lacan (UERJ/IFCH). É especialista em novas metodologia do ensino de enfermagem (UFRJ/EEAN).

Jane Baptista Quitete

Enfermeira Obstétrica, graduada em Enfermagem pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1989), com Habilitação em Enfermagem Obstétrica pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1990), Especialista em Enfermagem da Mulher e Obstetrícia Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1997), Mestre em Enfermagem, Saúde e Sociedade pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2007). Doutora em Enfermagem pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro(2015).

Valeria Rosa Bicudo

Possui graduação em Serviço Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1996); é Sanitarista pela ENSP/FIOCRUZ (1998); Mestre em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas - RJ (2001); Doutora em Serviço Social pelo Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) - 2018. Atuou como assistente social (vínculo de servidora pública) junto a Secretaria Municipal de Assistência Social da Prefeitura do Rio de Janeiro entre 2004 e 2006. Foi pesquisadora convidada do Programa de Estudos sobre a Esfera Pública da EBAPE/FGV.

Marco Antonio Gallito

Possui graduação em Odontologia pela Faculdade de Odontologia de Campos (1994), Especialização em Dentística pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro(1997), Mestrado em Odontologia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2002) e Doutorado em Dentística pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro(2008). Atualmente é professor Associado III de Clínica Integrada do Adulto da Universidade Federal Fluminense.

Pedro Cattapan

Psicanalista membro do Espaço Brasileiro de Estudos Psicanalíticos (EBEP) desde 2005. Formado em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2001), mestre em Teoria Psicanalítica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, agraciado com bolsa CAPES, (2004) e doutor em Saúde Coletiva pelo Instituto de Medicina Social da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (2009) com estágio doutoral sob bolsa CNPq na Université Paris VII (2007). Concluiu estágio pós-doutoral no Programa de Pós-Graduação em Teoria Psicanalítica do IP-UFRJ, sob supervisão de Joel Birman (2017-2018).

Míriam Fátima Reis

Possui graduação em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1977), mestrado em Serviço Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2002) e doutorado em Serviço Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2011). Atualmente é professor Associado I da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Serviço Social, com ênfase em Política Social, Políticas da Seguridade Social.

Richard Fonseca

Doutor em Filosofia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, com estágio de pesquisa (doutorado sanduíche) na Universidade Humboldt de Berlim, Alemanha. Pesquisador na Academia de Ciências de Berlin e Brandenburgo/Alemanha (2006), sob a orientação do Prof. Dr. Volker Gerhardt. É professor da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense.

Fábio do Nascimento Simas

Professor Adjunto da Escola de Serviço Social da Universidade Federal Fluminense (ESS/UFF). Doutor e mestre em Serviço Social no Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro(UERJ). Especialista em Direitos Humanos pela Universidade Católica de Brasília (UCB). Perito na Corte Interamericana de Direitos Humanos da Organização dos Estados Americanos (OEA) no caso Vladimir Herzog e Outros vs. Brasil.

Maurício Rodrigues Silva

Possui graduação em Engenharia Elétrica Ênfase Eletrônica pela Universidade Santa Úrsula (1990), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (2006) e doutorado em Modelagem Computacional pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2009). Atualmente é professor associado 3 da Universidade Federal Fluminense.

Esio de Oliveira Vieira

Possui graduação em Odontologia pela Fundação Osvaldo Aranha (1985), Especialização em Periodontia pela Universidade Federal Fluminenses (1987),Mestrado em Periodontia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2000) e Doutorado em Odontologia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2006). Atualmente é Professor Associado III da Universidade Federal Fluminense.

Rosa Malena de Araújo Carvalho

Graduada em Educação Física pela UFRJ, Mestre em Educação pela UFF, Doutora em Educação pela UERJ, com pós-doutorado pela Universidade de Barcelona (UB), é Professora Associada no Instituto de Educação Física (IEF) da Universidade Federal Fluminense - UFF e Professora no Programa de Pós-Graduação em Educação - Processos formativos e desigualdades sociais da FFP/UERJ, integrando a Linha Políticas, Direitos e Desigualdades.

Veronica Alcoforado de Miranda

Possui graduação em Medicina pela Faculdade de Medicina de Petrópolis (1980) , Especialização em Medicina do Trabalho (UFF), Geriatria e Gerontologia (UFF) Homeopatia (UNIRIO), Mestrado em Saúde Coletiva, área de concentração Epidemiologia/ Bioestatística pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2005), Doutorado em Ciências Médicas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) - 2013. Professora convidada junto ao Instituto de Pós graduação/ Universidade Castelo Branco- Instituto Qualittas,.

Rodrigo Erthal Wilson

Possui graduação em Tecnologia em Informática pelo Instituto Federal Fluminense (2001), mestrado em Modelagem Computacional pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2005), doutorado em Modelagem Computacional pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2015) e bacharelado em Direito pela FASAP (2017). Atualmente é professor assistente da Universidade Federal Fluminense.

Fábio Gonçalves

Possui graduação em Matemática (1995), mestrado (1999) e doutorado (2006) em Modelagem Computacional pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro na linha de pesquisa Matemática Aplicada e Computação Científica. Atualmente é professor da Universidade Federal Fluminense no Departamento de Ciências da Natureza. Tem experiência na área de Matemática Aplicada, com ênfase em Modelagem Matemática, Métodos Numéricos e Análise de Estabilidade, Processamento de Imagens Digitais, e aplicações envolvendo fenômenos de transporte em meios porosos.

Marco Antonio Ferreira Macedo

Professor Adjunto do Departamento de Direito Público (SDB) e do Mestrado em Direito Constitucional (PPGDC) da Faculdade de Direito da Universidade Federal Fluminense (1992). Professor da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (2006). Professor do Centro Universitário da Cidade (1998). É Bacharel em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1987) e Mestre em Ciências Jurídicas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1997).

Viviane Fernandez Cavalcanti

Oceanógrafa formada pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ (2000), mestre em Botânica pelo Instituto de Pesquisa Jardim Botânico do Rio de Janeiro (2005) e doutora em Meio Ambiente pela UERJ (2014). Atualmente é professora adjunta do Departamento de Análise Geoambiental da Universidade Federal Fluminense - UFF, pesquisadora associada do Núcleo de Estudos em Manguezais (NEMA/UERJ) e do grupo de pesquisa Contribuição da Antropologia das Ciências e das Técnicas para a Educação.

Esther Hermes Lück

É professor-associado do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal Fluminense (UFF), Niterói, Estado do Rio de Janeiro, Brasil.

Fabianne Manhães Maciel

Professora Associada com dedicação exclusiva na Universidade Federal Fluminense, lotada no Departamento de Direito de Macaé. Atualmente é Coordenadora da Pós-Graduação Lato Sensu Residência Jurídica em Resolução de Conflitos na Universidade Federal Fluminense. Atuou como Coordenadora do Curso de Direito em Macaé da Universidade Federal Fluminense (UFF) de junho de 2013 a agosto de 2019. Doutora em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ em 2012.

Cinthya Cristina Gomes

Professora Associada da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal Fluminense Nova Friburgo, Profa do Programa de Mestrado Clinica Odontológica-Área de Concentração Endodontia UFF-NF, Coordenadora da Disciplina de Endodontia Avançada, Coordenadora dos Projetos de Extensão: Prevenção e Tratamento do Traumatismo Dentário e Buscando um Sorriso, Lider do Grupo de Pesquisa da UFF-NF . Possui Doutorado em Clinica Odontológica Área de Concentração Endodontia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e Pós-doutorado UNESP.

Lidia Maria da Fonte de Amorim

Possui graduação em Ciencias Biologicas Modalidade Medica pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (1988), mestrado em Biologia (Biociências Nucleares) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1993) e doutorado em Biologia (Biociências Nucleares) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2002). Atualmente é professor Titular da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Bioquímica, com ênfase em Bioquímica, atuando principalmente nos seguintes temas: polimorfismo, cancer de mama, monitoria, bioquímica e glioma.

Fernanda Signorelli Calazans

Graduada em Odontologia pela FO UFRJ em 2007, possui Especialização em Dentística pela FO UFRJ em 2008/09, Mestrado e Doutorado em Odontologia/Dentística pela FO UERJ, Pós Doutorado em Odontologia/Clínica Odontológica pelo PPGO do ISNF UFF. Atua como docente desde 2011, iniciando sua carreira nos cursos de Atualização e Especialização em Dentística do IOPUC Rio, onde se manteve por 8 anos. Foi consultora da empresa Coltene de 2011 a 2014, teve uma breve passagem como professora substituta de Clínica Integrada da FO UERJ entre 2013 e 2014.

Marília Etienne Arreguy

Pós-doutorado em Sciences de l'Éducation pela Université Paris 8 - bolsista CAPES de março de 2017 a julho de 2018. Doutora em Saúde Coletiva pelo Instituto de Medicina Social da UERJ e Doutora em Recherches en Psychanalyse et Psychopathologie pela Universidade de Paris Diderot (Paris VII) em 2008 (cotutela). Mestre em Psicologia (Psicologia Clínica) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2001). Graduada em Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1999).

Clarissa Bastos Craveiro

É professora adjunta da Universidade Federal Fluminense (UFF). Possui graduação em Pedagogia pela Universidade de São Paulo (USP). Doutora em Educação na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) /doutorado sanduíche na Universidade do Porto (FPCEUP) na área de Currículo e Formação de Professores. É mestre em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). É especialista em Modalidades de Intervenção nos Processos de Aprendizagem pela Pontifícia Universidade Católica.

Henrique Eduardo Oliveira

Possui Graduação em Odontologia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro ( 1982 ), Especialização em Endodontia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro ( 1985 ), Mestrado em Odontologia ( área de concentração Clínica Odontológica ) pela Universidade Federal Fluminense ( 2012 ), Especialização em Dentística pelo Conselho Federal de Odontologia ( 2015 ) e Doutorado em Odontologia ( área de concentração Dentística ) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro ( 2016 ).

Paulo Antonio Cresciulo de Almeida

Doutorado em Políticas Públicas e Formação Humana, pelo Programa de Pós Graduação em Políticas Públicas e Formação Humana, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - PPFH-UERJ (2013). Possui mestrado em Educacão Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1995) e graduação em Educação Física pela Universidade de São Paulo (1971). É professor Associado da Universidade Federal Fluminense atuando no Curso de Licenciatura em Educação Física e na Pós-graduação Lato Sensu em Educação Física Escolar.

Maria Cristina Paulo Rodrigues

possui graduação em Serviço Social pela Universidade Federal Fluminense (1986), mestrado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (2002) e doutorado em Políticas Públicas e Formação Humana pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2016). É professora da Escola de Serviço Social da UFF, com experiência na temática do trabalho e dos trabalhadores, assim como dos movimentos sociais ligados à sua história de organização, resistência e lutas.

Leandro Passos Soares

Graduação em Odontologia pela Universidade Federal Fluminense (1999), especialização em Prótese Dentária pela Associação Brasileira de Odontologia - Seção Rio de Janeiro (2002), Mestrado em Odontologia (Área de Concentração em Clínica Odontológica) pela Universidade Federal Fluminense (2006) e Doutorado em Odontologia (Área de Concentração em Dentística Restauradora) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2012).

ketnen Rose Medeiros Barreto

Possui graduação em Serviço Social pela Universidade Federal Fluminense (1994) e mestrado em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1998).Doutora pela Universidade do Estado do Rio de janeiro (2017) Conselheira do Conselho Municipal de Assistência Social.

Ana Cristina Oliveira de Oliveira

Professora Adjunta do Departamento de Serviço Social da Escola de Serviço Social da Universidade Federal Fluminense (2014). Professora adjunta da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (2009-2014). Doutorado em Serviço Social pela Faculdade de Serviço Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2012) - área de concentração: Trabalho, Relações Sociais e Serviço Social. Mestrado em Ciências pela Escola Nacional de Saúde Pública (2001) - área de concentração Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana.

Silverio Augusto Moura Soares de Souza

Coordenador do curso de Pós Lato Sensu "Educação, Trabalho e Cultura Profissional: Multidimensionalidade da Práxis Docente". Possui graduação em Pedagogia (2ª licenciatura) e Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO); Doutorado em Políticas Públicas e Formação Humana (PPFH) pela Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). É Professor Adjunto II da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense (UFF) e atua na área de Organização do Trabalho na Escola (OTE).

Paulo Rodrigues Gajanigo

Professor Associado de Sociologia do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal Fluminense, professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Sociologia Política da UENF, e professor colaborador do Programa de Pós-Graduação em Cultura e Territorialidades da UFF. Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (2003), mestrado em Antropologia Social também pela Unicamp (2006) e doutorado em Ciências Sociais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2012).

Ana Maria Almeida da Costa

Professora Associada da Universidade Federal Fluminense. Com Graduação em Serviço Social pela Universidade Federal Fluminense (1987), Mestrado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (2004) e Doutorado em Serviço Social pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (2018). Tem experiência na área de Serviço Social e Educação, com ênfase em Políticas Públicas e Movimentos Sociais. Atuando principalmente nos seguintes temas: GPD-Grandes projetos de desenvolvimento, Questão Agrária, Expropriação, Campesinato, Experiências coletivas, Estado e Violação de Direitos.

Izabela Maria Rezende Taveira

Professora associada 2 - DE do curso de administração do Instituto de ciências da Sociedade ICM UFF/Macaé . Coordena o Lapeex/ Psot - Laboratório de pesquisa e extensão: Pessoas Subjetividade Organizações e Trabalho, o qual articula as atividades do projeto de extensão "Cafe com rh: promovendo ações em prol da melhoria da qualidade de vida no trabalho em Macaé", com as do grupo de pesquisa "Gestão de pessoas e subjetividade no segmento de Petróleo e Gás"e com as atividades do NEST - Nucleo de estudos sobre o trabalho.

Subscrever Universidade do Estado do Rio de Janeiro