Universidade de São Paulo

Pesquisador

Ynaê Lopes dos Santos

Doutora em História Social pela Universidade de São Paulo (2012), Mestre em História Social pela Universidade de São Paulo (2007), bacharel e licenciada em História pela USP (2002). Atualmente é Professora Adjunta no Instituto de História da Universidade Federal Fluminense - UFF. Realiza Pesquisa na aérea de História da América, com ênfase em Escravidão Moderna e Relações Étnico-Raciais nas Américas, atuando principalmente nos seguintes temas: escravidão, América ibérica, formação dos Estados Nacionais, cidades escravistas , relações étnico raciais e ensino de história.

Christy Ganzert Gomes Pato

Christy Ganzert Pato é doutor em Filosofia pela Universidade de São Paulo - USP e mestre em Ciência Política, também pela USP. Iniciou seus estudos em Ciências Sociais na USP, em 1996, formando-se em 1999, após transferência para a UFSC. Cursou ainda, em paralelo ao mestrado, o bacharelado em Economia na Universidade de São Paulo (USP), curso este trancado quando de seu ingresso no doutorado. Atualmente é Professor do Departamento de Ciência Política da Universidade Federal Fluminense (UFF).

Marcio Watanabe Alves de Souza

Possui graduação em Matemática Aplicada pela Universidade de São Paulo, mestrado em Estatística pela Universidade de São Paulo, Doutorado em Estatística pela Universidade de São Paulo e Pós doutorado pela Fundação Getúlio Vargas. Atualmente é Professor Adjunto no departamento de Estatística da Universidade Federal Fluminense - UFF. Tem experiência na área de Matemática e Estatística, com ênfase em Probabilidade, atuando principalmente nos seguinte temas: Epidemiologia, Teoria das filas e Teoria de resposta ao item.

Danilo Sales do Nascimento França

Professor do Departamento de Sociologia e Metodologia das Ciências Sociais da Universidade Federal Fluminense (UFF) e pesquisador do AFRO-CEBRAP (Núcleo de Pesquisa e Formação em Raça, Gênero e Justiça Racial do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento). Doutor em Sociologia pela Universidade de São Paulo (2017), com período sanduíche na Brown University (EUA). Fez pós-doutorado no NEPO-Unicamp (Núcleo de Estudos de População ?Elza Berquó?

Robson Pereira Calça

Formou-se em Filosofia (bacharelado e licenciatura), em 2007, pela Universidade de São Paulo (FFLCH-USP). Em 2010 obteve o título de Mestre e, em 2017, o de Doutor em Educação, ambos pela Faculdade de Educação da USP (FE-USP). Vem atuando como professor e pesquisador na área da Filosofia desde 2005.

Beatriz Cavalheiro Crittelli

Professora Assitente A na Universidade Federal Fluminense - Volta Redonda e Doutoranda pela USP no programa Interunidades em Ensino de Ciências pelo Instituto de Física com o tema "Ensino de Ciências para pessoas com surdocegueira" com o foco em desenvolvimento de recursos didáticos para promover a inclusão em sala de aula. Graduada em Licenciatura em Ciências da Natureza pela Universidade de São Paulo- USP, com Mestrado na área de Ensino de Ciências para Surdos e Pós-graduação em Tradução e Interpretação de Libras.

Catia Dejuste de Paula

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade de São Paulo (1997), mestrado em Epidemiologia Experimental e Aplicada às Zoonoses pela Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia - Universidade de São Paulo (2003), doutorado em Patologia Experimental e Comparada pela Universidade de São Paulo (2011) e pós doutorado pelo San Diego Zoo Institute for Conservation Research.

Eduardo de Brito

Doutorado em Controladoria e Contabilidade pela FEARP USP (2020). Mestrado em Controladoria e Contabilidade pela FEARP UPS (2010), Graduação em Ciências Contábeis pela USP Ribeirão Preto (1996), Certificação em IFRS e Normas Internacionais de Contabilidade pela FIPECAFI (2014) e Especialização em Direito Tributário pela Universidade de Ribeirão Preto (2007). Atua na docência superior, em graduação e pós-graduação a treze anos. Ministra disciplinas de Contabilidade em Geral, Contabilidade Tributária, Finanças, Orçamento Empresarial e Matemática Financeira.

Vinicius Antonio Bocaline Zagatto

Bacharel em Física (habilitação em pesquisa básica) pela Universidade de São Paulo no ano de 2009. Mestre em física pela Universidade de São Paulo no ano de 2011 sob orientação do professor José Roberto Brandão de Oliveira. Doutorado em física pela Universidade de São Paulo obtido no ano de 2015 estudando o sistema 7LI+120Sn também sob a supervisão do professor José Roberto Brandão de Oliveira. Estudou mecanismos de reações nucleares utilizando o método de coincidências entre raios-gamma e partículas carregadas.

Wellington Carlos de Jesus

Graduado com menção honrosa em Licenciatura em Matemática pela Universidade de São Paulo (2006), Mestre em Tecnologia Nuclear pela Universidade de São Paulo (2009) e doutor em Matemática Aplicada pelo Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo (2014). Tese de Doutorado indicada pela comissão julgadora do departamento de Matemática Aplicada do IME-USP ao "Prêmio Capes de Tese" de melhor tese defendida em 2014.

Lúcia Ramos Monteiro

Professora-adjunta do Departamento de Cinema e Vídeo da Universidade Federal Fluminense. Realizou pós-doutorado (Fapesp) na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP) e na Universidade Grenoble Alpes. Possui graduação em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade de São Paulo (1998), mestrado (2007) e doutorado (2014) em Estudos cinematográficos e audiovisuais pela Université Sorbonne Nouvelle - Paris 3 e em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo.

Julio Cesar Machado de Paula

Possui Bacharelado e Licenciatura em Letras/Português pela Universidade de São Paulo, universidade em que obteve o Mestrado com dissertação sobre Manuel Bandeira e a poesia cabo-verdiana. Doutorado em Letras: Estudos Literários (Literatura Comparada) pela Universidade Federal de Minas Gerais, com projeto sobre Guimarães Rosa e José Luandino Vieira.

Flavia Mateus Rios

Doutorou-se na Universidade de São Paulo (USP, 2014), na qual obteve os títulos de bacharelado(2005) e de licenciatura em Ciências Sociais(2006) e mestre em Sociologia(2009). Durante o estágio doutoral, foi Visiting Student Researcher Collaborator em Princeton University, com bolsa Sanduíche da FAPESP (2013).Integrou o quadro docente da Universidade Federal de Goiás(2016-2017) onde coordenou o PIBID-Ciências Sociais. Atualmente, é professora adjunta da Universidade Federal Fluminense(UFF), onde foi coordenadora do curso de Ciências Sociais- Licenciatura(2020-2021).

Nestor Norio Oiwa

Possui graduação em Bacharelado em Fisica pela Universidade de São Paulo (1990), Mestrado em Física pela Universidade de São Paulo (1994) e Doutorado em Física pela Universidade de São Paulo (1998). Atualmente é Professor Associado da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Física, com ênfase em Física Estatística e Termodinâmica, atuando principalmente nos seguintes temas: genoma e audiometria.

Ivan Ducatti

Professor Adjunto de História Contemporânea junto à Escola de Serviço Social, da Universidade Federal Fluminense (UFF).

Marco Antonio Sampaio Malagoli

[Obs: a partir do início de 2015 houve alteração de sobrenome (MALAGOLI), mantendo-se a antiga forma de citação na manutenção do registro dos dados anteriores (MALAGODI)].
Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade de São Paulo (1994), mestrado em Recursos Florestais pela Universidade de São Paulo (1999) e doutorado em Psicologia pela Universidade de São Paulo (2009).

Roberto Meigikos dos Anjos

Nasceu em São Paulo, Capital, em 1962. Possui Bacharelado em Física pela Universidade de São Paulo (1984), mestrado em Física pela Universidade de São Paulo (1987) e doutorado em Física pela Universidade de São Paulo (1992). Realizou estágio no National Institute of Water & Atmospheric Research (NIWA, 2013), Nova Zelândia, na área meio ambiente: Efeitos de Mudanças Climáticas e Degradação do Solo. Foi pesquisador visitante por diversas ocasiões no Lab. Tandar e na UNSL (ambos na Argentina), UdelaR (Uruguai), ANU (Austrália) e CIEMAT (Espanha).

Michely Jabala Mamede Vogel

Professora na Universidade Federal Fluminense nas graduações de Biblioteconomia e Arquivologia e no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação. Doutora e mestre em Ciência da Informação pela ECA-USP, possui graduação em Biblioteconomia pela Universidade de São Paulo. Tem experiência em estudos métricos de informação e organização da informação, especialmente elaboração de vocabulários controlados (tesauros e taxonomias). Membro do Grupo de Pesquisa Estudos Ônticos e Ontológicos em Contextos Informacionais: representação, recuperação e métricas (EOOCI).

Jose Mauro Granjeiro

Graduado em Odontologia pela Universidade de São Paulo (1989), mestre em Ciências/Bioquímica pela Universidade Estadual de Campinas (1994) e doutor em Ciências/Química pela Universidade Estadual de Campinas (1998). Realizou estágio pós-doutor em Biologia Celular e Molecular no Instituto de Química da USP (1999-2000). Obteve o título de livre-docente pela Universidade de São Paulo em 2001. Atualmente é Especialista Sênior em Metrologia e Qualidade do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).

Horacio Marconi da Silva Matias Dantas Linhares

Possui graduação em Licenciatura em Física pela Universidade de São Paulo (2006), mestrado em Tecnologia Nuclear/Materiais pela Universidade de São Paulo (2009) e doutorado em Tecnologia Nuclear pela Universidade de São Paulo (2014). Atualmente é pesquisador colaborador do Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares, professor adjunto da Universidade Federal Fluminense (desde 2014) . Tem experiência na área de Física, com ênfase em Síntese de nanomateriais e em análise ambiental utilizando a técnica de Ativação Neutrônica.

Caio Henrique Lewenkopf

É professor titular do Instituto de Física da Universidade Federal Fluminense. É bacharel em Física pela Universidade de São Paulo (1986), mestre em Física pela Universidade de São Paulo (1988) e doutor em Física pela Universidade de Heidelberg (1991). Foi pós-doutor no Instituto Max-Planck de Heidelberg (1991-92), Laboratório Nacional Supercondutor Cíclotron (1992-93) e Universidade de Washington (1993-95).

Alice Akemi Yamasaki

Possui graduação em Pedagogia (1990), mestrado em Educação (1998) e doutorado em Educação (2007) pela Universidade de São Paulo. Atualmente é Professora Associada I da Universidade Federal Fluminense - Niterói, exercendo atividades no Departamento Sociedade, Educação e Conhecimento, da Faculdade de Educação, na Didática. É docente colaboradora no Curso Mestrado Profissional em Diversidade e Inclusão - CMPDI, da Universidade Federal Fluminense.

Pedro Paulo de Mello Venezuela

É professor titular do Instituto de Física da Universidade Federal Fluminense.
Possui bacharelado (1990), mestrado (1993) e doutorado em Física pela Universidade de São Paulo (1996). Tem experiência na área de Física da Matéria Condensada, atuando principalmente nos seguintes temas: Modelamento Teórico-Computacional das Propriedades Estruturais, Eletrônicas, Magnéticas, Vibracionais e Óticas de Sistemas Nanoestruturados.

Eduardo Tuffani Monteiro

Possui graduação em Letras - Latim pela Universidade de São Paulo (1985) e doutorado em Ciências Humanas - História pela Universidade de São Paulo (1991). Atualmente é professor associado da Universidade Federal Fluminense, atuando principalmente nos seguintes temas: latim, tupi antigo e história da educação.

Marcos Vinicius Naves Bedo

Graduado pela Universidade de São Paulo (USP), mestre e doutor em Ciências de Computação e Matemática Computacional pelo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC-USP). Tem interesse em Bases de Dados (grande área), em particular nas áreas de Consultas por Similaridade e Métodos de Acesso Métricos. Atualmente é Professor Adjunto do Curso de Computação no INFES - Universidade Federal Fluminense (UFF).

José Renato Sant'Anna Porto

Atualmente é professor adjunto e diretor do Instituto de Educação de Angra dos Reis, da Universidade Federal Fluminense (IEAR/UFF). É doutor pelo Programa de Pós-Graduação de Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (CPDA/UFRRJ) e graduado em Gestão de Políticas Públicas pela Universidade de São Paulo (USP). É membro do Observatório de Políticas Públicas para Agricultura (OPPA/CPDA/UFRRJ), onde participa de pesquisas sobre mundo rural e agricultura familiar.

Mauro Celso Ribeiro

Doutorado (2009) em Quimica pela Universidade de Sao Paulo. Pós-doutorado na Universidade de Kentucky (EUA) e no Instituto Nacional de Tecnologia (Rio de Janeiro). Professor Adjunto, junto ao Depto. de Química da Universidade Federal Fluminense - Volta Redonda (RJ). Orientador no Programa de Mestrado Profissional em Química (PROFQUI). Orientador no Programa de Pós Graduação em Tecnologia Ambiental (PGTA-UFF). Meus interesses são: (i) Correlação estrutura-propriedade em materiais tais como catalisadores e eletrodos de baterias do tipo ion-metal.

Luciana Sanchez Mendes

É professora na Universidade Federal Fluminense (UFF) onde coordena o Grupo de Estudos e Pesquisas em Linguística Teórica e Experimental (GEPEX). É membro do Programa de Pós-graduação em Estudos de Linguagem (PosLin/UFF), filiada à linha de pesquisa Teoria e Análise Linguística, com ênfase em Semântica Formal e descrição de línguas sub-representadas. Possui bacharelado e licenciatura em Letras - Português/Linguística (2006) e mestrado em Linguística pela Universidade de São Paulo (USP) (2009).

Silmara Lídia Marton

Professora Associada do Instituto de Educação de Angra dos Reis da Universidade Federal Fluminense. Possui Bacharelado (2001) e Licenciatura (2002) em Filosofia pela Universidade de São Paulo, Mestrado (2005) e Doutorado (2008) em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Pós-doutoranda junto ao Núcleo de Estudos de Filosofia, Poética e Educação na Faculdade de Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora desde 2020.

Marcus Ianoni

Professor Associado III do Dep. de Ciência Política da UFF, onde coordena o Programa de Pós-Graduação em Ciência Política (PPGCP). Entre 2015 e 2016, fez estágio anual de pós-doutoramento na Universidade de Oxford (Latin American Centre). Professor do Dep. de Ciência Política da UFF. Coordena o Programa de Pós-Graduação em Ciência Política. Entre 2015 e 2016, fez estágio anual de pós-doutoramento na Universidade de Oxford. Pesquisa o Estado, teórica e empiricamente, abordando suas decisões e seus vínculos com os interesses de classes e grupos da sociedade civil.

Hildebrando Gomes Benedicto

possui graduação em Medicina Veterinária e Zootecnia pela Universidade de São Paulo (1998), mestrado em Anatomia dos Animais Domésticos e Silvestres pela Universidade de São Paulo (2002) e doutorado em Anatomia dos Animais Domésticos e Silvestres pela Universidade de São Paulo (2005). Atualmente é Professor Associado da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Medicina Veterinária, com ênfase em Medicina Veterinária, atuando principalmente nos seguintes temas: anatomia, coração, cães, colágeno, ácido ascórbico e Diabetes mellitus.

Kaled Dechoum

Possui graduação em Bacharelado Em Fisica pela Universidade de São Paulo (1988), mestrado em Física pela Universidade de São Paulo (1992) e doutorado em Física pela Universidade de São Paulo (1998). Atualmente é professor associado IV do Instituto de Física da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Física de física de processos estocásticos e óptica quântica não linear, atuando principalmente nos seguintes temas: 
mecânica quântica em sistemas abertos, flutuações quânticas e fenômenos críticos em sistemas ópticos não lineares e luz estruturada.

Yuri Ki

Possui graduação em licenciatura em Matemática pela Universidade de São Paulo, mestrado em Matemática Pura pela Universidade Federal da Bahia e doutorado pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro na área de Sistemas Dinâmicos.
Fez um pós-doutorado no Instituto de Matemática Pura e Aplicada e atualmente é professora adjunta na Universidade Federal Fluminense.

Magda Kimico Kaibara

Professora doutora da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Análise Numérica, com atuação principalmente nos seguintes temas: análise wavelet, diferenças finitas, leis de conservação. Tem interesse em temas da área de Educação Matemática. Possui Doutorado em Matemática Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (2000), mestrado em Matemática pela Universidade de São Paulo (1992) e Bacharelado em Matemática pela Universidade de São Paulo (1987).

Fábio Protti

Possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade de São Paulo (1986), mestrado em Engenharia de Sistemas e Computação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1993) e doutorado em Engenharia de Sistemas e Computação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1998). Atualmente é Professor Titular do Instituto de Computação da Universidade Federal Fluminense e Docente da Pós-Graduação em Computação. Tem experiência nas áreas de Teoria de Grafos, Análise de Algoritmos e Complexidade de Computação.

Cecília Souza Oliveira

Possui graduação em Psicologia pela Universidade de São Paulo (2005), Mestrado (2006/2008) e Doutorado (2008/2012) em Neurociências pelo Departamento de Neurociências e Ciências do Comportamento da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - USP com ênfase na área de processos cognitivos, avaliação neuropsicológica, aspectos comportamentais e síndromes genéticas. É especialista em neuropsicologia (2009/2010) pela USP.

Carlos Augusto Vidotto

Graduado em Ciências Econômicas pela Universidade de São Paulo (1989), mestre em Ciência Econômica pela Universidade Estadual de Campinas (1995) e doutor em Ciência Econômica pela Universidade Estadual de Campinas (2002). De 2002 a 2007 integrou o corpo docente de graduação e pós-graduação do Departamento de Economia da FEA-UFF. De 2007 a 2010 esteve cedido ao Banco Interamericano de Desenvolvimento para trabalhar como Conselheiro-Senior da Diretoria do Brasil junto àquela instituição, em Washington.

Marcos Flavio de Campos

Graduação em Engenharia Metalurgica pela Universidade de São Paulo (1991), mestrado em Engenharia Metalúrgica pela Universidade de São Paulo (1995) e doutorado em Engenharia Metalúrgica pela Universidade de São Paulo (2000). Tem pós-Doutorados pela University of Delaware (USA) e pela Universidade de São Paulo. Atualmente é Professor Associado da Universidade Federal Fluminense.

Daniel Veloso Hirata

Professor adjunto do Departamento de Sociologia e Metodologia em Ciências Sociais da Universidade Federal Fluminense (GSO-UFF), do Programa de Pós Graduação em Sociologia (PPGS/UFF) e do Programa de Pós Graduação em Sociologia e Direito (PPGSD-UFF). 

Coordenador do Núcleo de Estudos dos Novos Ilegalismos (GENI-UFF).

Pesquisador do Núcleo de Estudos de Cidadania, Conflito e Violência Urbana (NECVU-UFRJ) e do Núcleo de Pesquisas em Economia e Cultura (NUCEC-UFRJ).

Esteban Walter Gonzalez Clua

professor da Universidade Federal Fluminense e coordenador geral do UFF Medialab, pesquisador CNPq PQ 1D, cientista do Nosso Estado em 2019, pela FAPERJ, jovem cientista do nosso Estado em 2009 e 2013. Possui graduação em Computação pela Universidade de São Paulo, mestrado e doutorado em Informática pela PUC-Rio. Sua área de atuação está especialmente focada na área de Video Games, Realidade Virtual, GPUs, Simulação e Data Science.

Aroldo Nascimento Silva

Possui graduação em Licenciatura plena em Química (2007), mestrado em Ensino de Ciências (2012) pelo programa Interunidades em Ensino de Ciências e doutorado em Educação (2018), todos pela Universidade de São Paulo. Atuou com professor de Química no Ensino Médio por mais de uma década em algumas escolas de São Paulo e atualmente é professor adjunto no Departamento de Química da Universidade Federal Fluminense.

Ednilsom Orestes

Bacharel em Química pela Instituto de Química de São Carlos - Universidade de São Paulo (1999-2002). Aluno de Iniciação Científica por 2 e 1/2 anos durante os quais trabalhou com o desenvolvimento de membranas para células à combustível (1 ano) e com formulação de novas metodologias na Teoria do Funcional da Densidade de Corrente (CDFT). Ingressou no doutorado-direto do mesmo instituto em 2003 (encerramento em Março de 2007) trabalhando com o uso do Método da Coordenada Geradora (GCM) na Teoria do Funcional da Densidade (DFT).

Fábio Domingues Waltenberg

Fábio Waltenberg é Professor Associado de Economia da Universidade Federal Fluminense em Niterói, e pesquisador do Centro de Estudos de Desigualdade e Desenvolvimento (CEDE). É bacharel e mestre em Economia pela Universidade de São Paulo e doutor em Economia pela Université Catholique de Louvain, Bélgica. Desde 2019, coordena a equipe brasileira envolvida na avaliação do programa de Renda Básica de Cidadania em Maricá. Sua pesquisa se concentra em análises econômicas de políticas sociais, com ênfase em educação e transferência de renda.

Leandro Maranghetti Lourenço

Possui Bacharelado em Química, Licenciatura em Química e é Tecnólogo em Química, todos pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP-USP). É também Mestre em Ciências pela FFCLRP-USP e Doutor em Química pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP-IQ). Tem experiência na área de Química Analítica e Eletroanalítica, atuando nos seguintes temas: espectrofotometria, complexos, biodiesel, eletroanalítica, eletrocatálise e HPLC. Atuou de 2000 a 2014 como professor de Ensino Médio e Fundamental lecionando Química, Física e Matemática.

Gabriel Passetti

Professor de História das Relações Internacionais na Universidade Federal Fluminense, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Estudos Estratégicos da Defesa e Segurança (PPGEST-INEST-UFF). Doutor em História Social pela Universidade de São Paulo (2010), onde também concluiu o bacharelado (2002), a licenciatura (2003), o mestrado (2005) e o pós-doutorado (2013). Coordenador do LAHPIS - Laboratório de História da Política Internacional Sul-americana.

Tâmis Peixoto Parron

Tâmis Parron é professor pesquisador do Instituto de História da Universidade Federal Fluminense (UFF). Doutor em História pela Universidade de São Paulo (USP), é coordenador do Núcleo de História Comparada Mundial (COMMUN, UFF) e membro do Centro UFF sobre Desigualdades Globais. Desenvolve e orienta pesquisas sobre escravidão, geopolítica e economia mundial no longo século 19 (1780-1945), nos campos da sociologia história, teoria crítica e economia política global.

Pascoal Farinaccio

Possui graduação em Letras / Português pela Universidade de São Paulo (1996), Mestrado em Teoria e História Literária pela Universidade Estadual de Campinas (1999), Doutorado em Teoria e História Literária pela Universidade Estadual de Campinas (2004) e Pós-Doutorado pela Università di Bologna / Itália (2016). Atualmente é professor associado de literatura brasileira no Instituto de Letras da Universidade Federal Fluminense (UFF), atuando nos cursos de graduação e pós-graduação.

Fabio Toshio Kanizawa

Professor Adjunto do Departamento de Engenharia Mecânica, da Escola de Engenharia da Universidade Federal Fluminense (2016-presente).

Marcelo Dias Carcanholo

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade de São Paulo (1993), mestrado em Economia pela Universidade Federal Fluminense (1996) e doutorado em Economia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002).

Flávia Elaine da Silva Martins

Professora nos cursos de Graduação (bacharelado e licenciatura) em Geografia pela Universidade Federal Fluminense - UFF. Atuou como coordenadora do PIBID em Geografia da UFF. Professora e vice coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFF, com orientações de mestrado e doutorado junto ao campo de produção do espaço urbano.

Marcos Veríssimo Alves

Possui graduação em Física Teórico-Experimental pela Universidade de São Paulo (1995), mestrado em Física pela Universidade de São Paulo (1997) e doutorado em Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002). Realizou estágios de pós-doutoramento no Departamento de Física da UFSCar (São Carlos, SP), International Centre for Theoretical Physics (Trieste, Itália), Université catholique de Louvain (Louvain-la-Neuve, Bélgica), Universidad de Cantabria (Santander, Espanha) e Universidade Federal do ABC (Santo André, SP).

Laiza Tatiana Poskus

Possui graduação em Odontologia pela Universidade de São Paulo (1997), mestrado em Odontologia (Materiais Dentários) pela Universidade de São Paulo (2000) e doutorado em Odontologia (Materiais Dentários) pela Universidade de São Paulo (2003). Atualmente é Professor Associado da Universidade Federal Fluminense e, a partir de dezembro de 2016 atua como Coordenadora do curso de Pós-Graduação em Odontologia da Universidade Federal Fluminense.

Fábio Paifer Cairolli

Professor Adjunto de Língua e Literatura Latina da Universidade Federal Fluminense. Doutor em Letras, concentração em Letras Clássicas, pela Universidade de São Paulo (2014). Possui graduação em Letras (Português/Latim - 2005) e mestrado em Letras (Letras Clássicas - 2009) pela mesma instituição. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literaturas Clássicas, atuando principalmente nos seguintes temas: Poética e Retórica Clássicas, poesia epigramática, poesia satírica, tradução e comentário dos poetas Marcial, Catulo e Pérsio, leitura e recepção dos clássicos.

Ivan Carlin Passos

Pós-Doutor (2015), Doutor (2011), Mestre (2004) e Bacharel (2000) em Ciências Contábeis pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-USP). Professor do Mestrado Profissional em Administração Pública (PROFIAP) e do Departamento de Ciências Contábeis, Campus Aterrado de Volta Redonda - R.J. (VCO), da Universidade Federal Fluminense (UFF). Coordenador da graduação em Ciências Contábeis e do MBA em Controladoria e Finanças do Centro Universitário Fundação Hermínio Ometto (FHO).

Adalberto da Silva

Possui graduação em Geologia pela Universidade de São Paulo (1981), mestrado em Geologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1992) e doutorado em Geofísica pela Universidade de São Paulo (1999). Atualmente é pesquisador-visitante junto ao prh/anp 11 da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Geofísica Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: bacia de campos, análise espectral, transferência de escala, reservatórios de petróleo e estratigrafia de seqüência.

Clarissa Bastos Craveiro

É professora adjunta da Universidade Federal Fluminense (UFF). Possui graduação em Pedagogia pela Universidade de São Paulo (USP). Doutora em Educação na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) /doutorado sanduíche na Universidade do Porto (FPCEUP) na área de Currículo e Formação de Professores. É mestre em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). É especialista em Modalidades de Intervenção nos Processos de Aprendizagem pela Pontifícia Universidade Católica.

Patricia de Fátima Lopes de Andrade

Possui graduação em Ciências Biológicas - Licenciatura e Bacharelado pela Universidade de São Paulo (1995) e doutorado em Ciências Biológicas (Bioquímica) pela Universidade de São Paulo (2001). Atualmente é Prof Associado 1 do Departamento de Patologia da Faculdade de Medicina da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Bioquímica, com ênfase em Bioquímica Clínica, Bioquímica da Nutrição, Nutrição Clínica, Estresse Oxidativo, Enzimologia e Síndrome Metabólica.

Renato de Mattos

Professor Adjunto do Departamento de Ciência da Informação (GCI) e do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI) da Universidade Federal Fluminense (UFF). Bacharel (2006) e Licenciado (2007) em História pela Universidade de São Paulo (USP). Mestre (2009) e Doutor (2015) em História Social pela Universidade de São Paulo (USP), ambos com bolsa da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).Tem experiência na área de Arquivologia, com ênfase nos seguintes temas: Arquivos Pessoais e Arquivos Permanentes.

Jürgen Fritz Stilck

Possui bacharelado Em Física pela Universidade de São Paulo (1976), mestrado em Física pela Universidade de São Paulo (1978) e doutorado em Física pela Universidade de São Paulo (1983). Tem experiência na área de Física, com ênfase em Mecânica Estatística, particularmente em modelos para polímeros e modelos estocásticos fora do equilíbrio que exibem transições de fase entre estados ativos e absorventes.

Paulo Antonio Cresciulo de Almeida

Doutorado em Políticas Públicas e Formação Humana, pelo Programa de Pós Graduação em Políticas Públicas e Formação Humana, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - PPFH-UERJ (2013). Possui mestrado em Educacão Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1995) e graduação em Educação Física pela Universidade de São Paulo (1971). É professor Associado da Universidade Federal Fluminense atuando no Curso de Licenciatura em Educação Física e na Pós-graduação Lato Sensu em Educação Física Escolar.

Lucia Cavalieri

Cursou Bacharelado e Licenciatura em Geografia na Universidade de São Paulo na década de 1990. Na mesma instituição defendeu a dissertação de mestrado em 2003 e a tese de doutorado em 2010, ambas em Geografia Humana. Dedica-se ao Magistério do Ensino Superior na Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense desde 2013.
Área de atuação: geografia humana, com ênfase em ensino de geografia e geografia agrária.

Subscrever Universidade de São Paulo