Engenharia Elétrica

Pesquisador

Mario Roberto Folhadela Benevides

Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1982), mestrado em Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1985) e doutorado em Ciência da Computação - Imperial College of Science Technology And Medicine (1991). Atualmente é professor do Instituto de Computação da Universidade Federal Fluminense. Ele é professor titular aposentado da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Denise de Oliveira Pinto

Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1988), mestrado em Engenharia Elétrica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1990) e doutorado em Engenharia Elétrica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1995).

Paulo André Dias Jácome

Professor Adjunto da Universidade Federal Fluminense (VAD/ICHS/UFF), Coordenado do Curso de Pós-Graduação em nível de Especialização em Gestão Pública Municipal (UFF), Coordenador das disciplinas de Estágio Curricular Supervisionado do Curso de Administração (UFF-VR). Pós-Doutor em Engenharia Mecânica PGMEC/UFF. Doutor em Engenharia Metalúrgica - Modelamento e Simulação de Processos e Fenômenos, PPGEM/UFF (2009-2012), Mestre em Modelagem Computacional (Engenharias), UERJ (2001-2003). Graduado em Engenharia Elétrica, Universidade de Vassouras/RJ (1996-2000).

Gilberto Figueiredo Pinto Filho

Professor Adjunto do Departamento de Engenharia Civil da Universidade Federal Fluminense (UFF). D.Sc. em Energia (PPGE/USP - 2017), M.Sc. em Sistemas de Energia Elétrica - Fontes Alternativas de Energia (PPGEE/UFPA - 2012) e Engenheiro Eletricista (UFPA - 2009). Atua em linhas de pesquisa de energias renováveis com ênfase em geração distribuída e centralizada utilizando sistemas fotovoltaicos e híbridos.

Flávio Goulart dos Reis Martins

Graduado em Engenharia Elétrica em 2012 na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Mestrado em Engenharia Elétrica em 2014 e Doutorado em Engenharia Elétrica em 2018 pela COPPE/UFRJ desenvolvidos no Laboratório de Aplicação de Supercondutores (LASUP). Seus projetos são no desenvolvimento de aplicações de dispositivos supercondutores em sistemas elétricos, em especial na modelagem, projeto e construção de bobinas de Fitas Supercondutoras 2G.

Felipe Schoemer Jardim

Dr. Felipe S. Jardim atualmente é professor adjunto de Probabilidade e Estatística da Universidade Federal Fluminense alocado no Departamento de Ciências Atuariais e Finanças da Faculdade de Administração e Ciências Contábeis. Possui graduação em Engenharia Elétrica (com ênfase em Sistemas de Apoio a Decisão), mestrado e doutorado em Engenharia Industrial. Todos os títulos obtidos pela PUC-Rio. Por diversas vezes, foi pesquisador visitante na The University of Alabama (EUA), aonde fez seu Doutorado Sanduíche.

Carlos Alberto Malcher Bastos

Possui graduação em Engenharia Elétrica (1981), mestrado em Engenharia Elétrica (1983) e doutorado em Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1998). É professor associado da Escola de Engenharia da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em ICT, atuando principalmente nos seguintes temas: redes de computadores, serviços de telecomunicações, integração de serviços, redes híbridas, infraestrutura de cidades digitais.

Sergio Gomes Junior

Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal Fluminense (1992), mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1995) e doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002). Fez 2 pós-doutorados, em 2004 na Northeastern University, Boston, EUA, e em 2016 na Norwegian University of Science and Technology, Trondheim, Noruega. É Pesquisador Senior do Centro de Pesquisas de Energia Elétrica e Professor Associado da Universidade Federal Fluminense atuando na graduação e pós-graduação da Engenharia Elétrica.

Julio Cesar Stacchini de Souza

possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal Fluminense (1987), mestrado em Engenharia Elétrica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1991), doutorado em Engenharia Elétrica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1996) e pós-doutorado pelo Imperial College London (2014). Pertence ao corpo docente da Universidade Federal Fluminense desde 1992, onde atualmente ocupa o cargo de Professor Titular do Departamento de Engenharia Elétrica.

Marcio Antonio Sens

possui formação técnica em Eletromecânica pela Escola Técnica Federal de Santa Catarina, onde foi monitor, laboratorista e professor (1968-1975); graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (1975), graduação em Eletrônica por correspondência - Califórnia - USA - Mecking Thecnical Schools (1970), especialização em Engenharia de Segurança pela UFSC e mestrado em Engenharia Elétrica (Dielétricos) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro ? UFRJ/Coppe (1980).

Wagner Moreira Lupinacci

Professor Adjunto e atual chefe do Departamento de Geologia e Geofísica do Instituto de Geociências da Universidade Federal Fluminense (UFF) desde 2015, onde é coordenador e pesquisador do Grupo de Interpretação Exploratória e de Caracterização de Reservatórios (GIECAR). Bolsista de produtividade CNPq e Jovem Cientista do Estado do Rio de Janeiro. Mestre e doutor em Engenharia de Reservatório e de Exploração pela UENF.

André Luiz da Rosa Plaisant

Possui graduação (1985) e mestrado (1991) em Engenharia Elétrica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, e doutorado em Electrical Engineering pela University of Waterloo (1997), Canadá. Atualmente, é professor adjunto do departamento de engenharia elétrica da Universidade Federal Fluminense.

Alexandre Santos de la Vega

Possui graduação em Engenharia Elétrica, com ênfase em Eletrônica, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1986), mestrado em Engenharia Elétrica, na área de Projeto de Circuitos Integrados Digitais para Processamento de Sinais, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1991) e doutorado em Engenharia Elétrica, na área de Projeto de Circuitos Integrados Analógicos Chaveados para Processamento de Sinais, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1999).

Paulo Roberto Duailibe Monteiro

Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Católica de Petrópolis (1977), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal Fluminense (1996) e doutorado em Engenharia Civil pela Universidade Federal Fluminense (2016). É Professor Associado do Departamento de Engenharia Elétrica da Universidade Federal Fluminense ? UFF e membro do Conselho de Administração da Fundação Euclides da Cunha (FEC) de Apoio Institucional à UFF.

Bruno Wanderley França

Possui doutorado (2016) e mestrado (2012) em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - COPPE/UFRJ. Possui graduação (2009) em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (CUM LAUDE). Atualmente é Professor Adjunto nível C2 da Universidade Federal Fluminense e do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica e de Telecomunicações, PPGEET/UFF. Foi coordenador do núcleo de ensino de Máquinas e Acionamentos do Departamento de Engenharia Elétrica da UFF de dezembro de 2018 a julho de 2021.

Leni Joaquim de Matos

Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1977), mestrado em Engenharia Elétrica pelo Instituto Militar de Engenharia (1981) e doutorado em Engenharia Elétrica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2005). Atualmente é professora titular da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em Propagação no Canal Radio Móvel, atuando principalmente na sondagem, caracterização, modelagem e simulação do canal e, também, na área de antenas.

Simone de Lima Martins

possui graduação em Engenharia Elétrica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1984), mestrado em Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1988) e doutorado em Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1999). Atualmente é professor associado da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Heurísticas, atuando principalmente nos seguintes temas: metaheurísticas e paralelização de aplicações.

Joel de Lima Pereira Castro Junior

Joel de Lima Pereira Castro Junior, PhD, conclui o doutorado em "Neural Systems" pelo Imperial College da University of London (UL) em 2000, o mestrado (MSc) em "Database and Information Systems" pelo Birkbeck College na UL em 1991 e graduou-se em Engenharia Elétrica (Sistemas) pela PUC / RJ em 1988.

Carlos Henriques Ventura do Rosário Oliveira

Graduado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal Fluminense (1983), especialização em Serviços de Telecomunicações (2002) e mestrado em Sistemas de Gestão pela Universidade Federal Fluminense (2004). Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Federal Fluminense, e Coordenador do MBA em Gerenciamento de Projetos do LabCEO/UFF.

Ricardo Drummond Marsicano Ribeiro

Professor Assistente da Universidade Federal Fluminense-UFF, em tempo parcial, aprovado no concurso público para as cadeiras de Criatividade e Inovação, atuando também com Comportamento Empreendedor, Fundamentos de Empreendedorismo, Gestão de Mudanças Organizacionais, Gestão Estratégica, Gestão de Pessoas, com foco em Soft Skills.

Julio Cesar Mendonça Gralha

Professor Associado de História Antiga, Medieval da UFF Polo Universitário de Campo dos Goytacazes/ Instituto de Ciências da Sociedade e Desenvolvimento Regional (ESR). Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Gama Filho (1988), graduação em História pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1993), mestrado em História Social pela Universidade Federal Fluminense (2000) trabalhando na área de História Antiga - Egiptologia.

Vitor Hugo Ferreira

Possui graduação em Engenharia Elétrica com ênfase em Sistemas e Controle pela Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) (2002), Mestrado (2005) e Doutorado (2008) em Sistemas de Potência pelo Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia (COPPE/UFRJ). Atualmente é professor associado nível 3 e subchefe do Departamento de Engenharia Elétrica da Universidade Federal Fluminense (UFF). Atuou como chair do Capítulo da Computational Intelligence Society (CIS) da Seção Rio do IEEE de 01/2015 a 03/2018, sociedade da qual é Senior Member desde agosto de 2017.

Levi Salvi

Professor Associado da Universidade Federal Fluminense. Doutor em Engenharia pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (2004). Mestre em Engenharia pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (1999). Graduado em Engenharia pela Faculdade de Engenharia de Sorocaba (1986). Desenvolve pesquisas e orientações, atuando principalmente nos temas: transportes; estradas; portos; terminais portuários; sistemas de gerenciamento de movimentação de carga geral e contêineres; e tecnologia da Informação na área de transportes.

Marcio Zamboti Fortes

Possui graduação em Engenharia Eletrica pela Universidade Severino Sombra (1991), Especialização em Manutenção pela UFRJ/UPADI (1999), MBA em Gestão de Negócios (IBMEC-2009), Mestrado em Engenharia de Energia pela Universidade Federal de Itajubá (2000) e Doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade de São Paulo (2007). É professor Associado III da Universidade Federal Fluminense (UFF) e atua nos Mestrados de Engenharia Elétrica e Telecomunicações e Profissional em Montagem Industrial.

Joao Luiz Leocadio da Nova

Professor no Departamento de Cinema e Vídeo (UFF) é Doutor em Ciências da Comunicação, na área do Cinema, e graduado em Engenharia Elétrica com ênfase em Eletrônica. Após atuar nas áreas de Engenharia de Televisão e de Educação em Saúde, tem concentrado seus interesses de pesquisa e docência na área do Cinema e no seu encontro com a Educação.

Andre Abel Augusto

Doutor em computação pelo Instituto de Computação, Universidade Federal Fluminense (UFF), Rio de Janeiro. Esteve no Departamento de Engenharia Industrial do Polo Universitário de Rio das Ostras (PURO) - UFF, em 2012-2013, como Professor Auxiliar, e no INESC Porto, em Portugal, em 2013, como estudante de doutorado. Atualmente, é professor Adjunto do Departamento de Engenharia Elétrica da UFF, Coordenador do Curso de Graduação em Enenharia Elétrica, e membro do Programa de Pós-graduação em Engenharia Elétrica e Telecomunicações (PPGEET).

Marcos Riva Suhett

Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal Fluminense (2004) e mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2008). Atualmente é professor assistente da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em eletrônica, eletrônica de potência e medição de energia.

Ariel Levy

Doutor em Economia (Universidade Federal Fluminense - 2013), mestre em Administração (IBMEC -2003) e engenheiro eletricista (Universidade Federal Fluminense - 1982). Sou professor Associado I da Universidade Federal Fluminense vinculado ao Departamento de Administração na Faculdade de Administração e Ciências Contábeis e fui coordenador do Curso de Graduação em Administração (2016-2021).

José Carlos Franco de Abreu Filho

É Doutor em Engenharia de Produção pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2000). É Mestre em Finanças e Administração de Organizações - Columbia University (1994). É Graduado em Engenharia Elétrica pela Universidade de Brasília (1979). Tem experiência na área de Engenharia e Administração, com ênfase em Finanças, atuando principalmente nos seguintes temas: administração, controle da produção, finanças, investimentos com incerteza e consultoria financeira.

Guilherme Gonçalves Sotelo

Professor Associado III do Departamento de Engenharia Elétrica (TEE) da Universidade Federal Fluminense (UFF). Cursou seu Doutorado (2007) e Mestrado (2003), ambos em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), na COPPE. Possui dupla graduação, com licenciatura em Física (2000) e em Engenharia Elétrica (2009), ambas pela UFRJ. 
Fez 2 pós-doutorados: o primeiro no Instituto de Ciências de Materiais de Barcelona (ICMAB) entre 2015 e 2016 e outro no LASUP (Laboratório de Aplicação de Supercondutores) da UFRJ entre 2007 e 2009.

Milton Brown Do Coutto Filho

Formação acadêmica: --graduação em Engenharia Elétrica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio (1975); --mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, COPPE/UFRJ (1978); --doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, COPPE/UFRJ (1983); --pós-doutorado na Northeastern University, Electrical & Computer Engineering Dept., Boston - Massachusetts, EUA (1992-1993). Perfil profissional: --Iniciou carreira acadêmica, em 1977, como professor da PUC-Rio, Dept.

Eliane da Silva Christo

É graduada em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1997), com especialização em Métodos Estatísticos Computacionais pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1999), mestrado em Engenharia Elétrica (área de concentração em Métodos de Apoio à Decisão) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2001) e doutorado em Engenharia Elétrica (área de concentração em Métodos de Apoio à Decisão) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2005).

Geraldo Martins Tavares

Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1970), mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1975) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1998). Atualmente é Professor Titular da Universidade Federal Fluminense.

Luciano Vereda Oliveira

Possui Graduação em Engenharia Elétrica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1990) e Doutorado em Economia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) (2004). Atualmente é Professor Associado da Faculdade de Economia da Universidade Federal Fluminense, participando do Programa de Pós-Graduação em Economia (PPGE) desta instituição desde 2013.

Bruno Soares Moreira Cesar Borba

Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2005), mestrado em Planejamento Energético pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2008) e doutorado em Planejamento Energético pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2012). Atualmente exerce o cargo de Professor Associado da Universidade Federal Fluminense no Departamento de Engenharia Elétrica. Possui experiência na área de Planejamento Energético, atuando principalmente nos seguintes temas: fontes renováveis de energia, modelagem energética e veículos elétricos.

Felipe Sass

Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal Fluminense (2008), mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2011) e doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2015). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em Circuitos Elétricos, Magnéticos e Eletrônicos, atuando principalmente nos seguintes temas: coated conductors, superconducting magnetic bearings e second generation hts wire.

Luís Henrique Abegão

Graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1992), mestrado (1996) e doutorado (2002) em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atualmente é professor associado do Departamento de Administração e Administração Pública do Instituto de Ciências Humanas e Sociais de Volta Redonda da Universidade Federal Fluminense.

Marcio Andre Ribeiro Guimaraens

Possui Graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal Fluminense (1998), Mestrado em Computação pela Universidade Federal Fluminense (2011) e Doutorado em Computação pela Universidade Federal Fluminense (2015). Atualmente Leciona as Disciplinas de Linguagens de Programação para Engenharia Elétrica, Instalações Elétricas de Baixa Tensão e Analise de Defeitos em Sistemas de Potência. na Universidade Federal Fluminense

Subscrever Engenharia Elétrica