História

Pesquisador

Ynaê Lopes dos Santos

Doutora em História Social pela Universidade de São Paulo (2012), Mestre em História Social pela Universidade de São Paulo (2007), bacharel e licenciada em História pela USP (2002). Atualmente é Professora Adjunta no Instituto de História da Universidade Federal Fluminense - UFF. Realiza Pesquisa na aérea de História da América, com ênfase em Escravidão Moderna e Relações Étnico-Raciais nas Américas, atuando principalmente nos seguintes temas: escravidão, América ibérica, formação dos Estados Nacionais, cidades escravistas , relações étnico raciais e ensino de história.

Marco Marques Pestana de Aguiar Guedes

Bacharel e licenciado em História pela Universidade Federal Fluminense em 2009. Entre 2005 e 2006, foi estagiário do Arquivo Público do Estado do Rio de Janeiro, onde trabalhou com os fundos Presidência de Província, Casa de Detenção e DPS (Divisão de Polícia Política e Social). Entre 2007 e 2009 foi bolsista de iniciação científica pela FAPERJ, tendo desenvolvido pesquisa sobre as associações recreativas dos trabalhadores cariocas entre 1900 e 1920. Entre 2009 e 2021, lecionou no Colégio de Aplicação do Instituto Nacional de Educação de Surdos (CAp/INES).

Rita de Cássia da Silva Almico Saraiva

Possui graduação em História pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1995), mestrado em História Econômica pelo Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas (2001) e doutorado em História pela Universidade Federal Fluminense (2009). Atualmente é professora Associada da Faculdade de Economia da Universidade Federal Fluminense e membro do Núcleo de Estudos em Economia Brasileira (NEB/UFF).

María Verónica Secreto de Ferreras

Possuo graduação em História pela Universidad Nacional de Mar Del Plata - Argentina (1991), mestrado em História pela Universidade Federal Fluminense (1995) e doutorado em Ciência Econômica pela Universidade Estadual de Campinas (2001). Fui professora efetiva nas universidades federais do Ceará (2002-2004) e Rural do Rio de Janeiro (2004-2008). Tenho experiência na área de História, com ênfase emHistória do Brasil Império e História da América comparada, atuando principalmente nos seguintes temas: história agrária, escravidão, história ambiental.

Paulo Henrique Sette Ferreira Pires Granafei

Possui graduação em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2003) e mestrado em Sociologia pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (2005), doutorado incompleto pelo IUPERJ, agora o IESP da UERJ, concluído neste em 2012. Foi professor visitante da Universidade Federal da Integração Latino Americana (UNILA) de 2011 a 2013. Desde 2014 é professor do Instituto de Ciências Sociais da Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

Paula Arantes Botelho Briglia Habib

Possui doutorado em História das Ciências e da Saúde pela Casa de Oswaldo Cruz (COC/FIOCRUZ) sobre a institucionalização das ciências no Brasil e a história dos estudos em genética animal e vegetal na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz , em Piracicaba. Possui Mestrado em História Social pela Unicamp (2003) no qual discutiu as relações entre História e Literatura abordando os conceitos de nação, raça, eugenia e nacionalismo na obra de Monteiro Lobato. Possui graduação em História pela Universidade Estadual de Campinas (2001).

Mariana Bruce Ganem Baptista

Professora Adjunta em História da América III da Universidade Federal Fluminense. Doutora (2019), Mestra (2011) e Graduada em Licenciatura e Bacharelado (2008) pela mesma universidade. Agraciada com o 1° Lugar no Prêmio PRONEX - Cultura Histórica e Usos do Passado (Teses & Dissertações) e autora do livro "Estado e Democracia nos Tempos de Hugo Chávez (1998-2013)" (FGV, 2016). Foi professora de História e Sociologia da rede pública e privada de ensino de educação básica por mais de 10 anos.

Renato Soares Coutinho

Professor Adjunto de História do Brasil Republicano no Instituto de História e no Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal Fluminense. Pesquisador do Grupo de Pesquisa "Brasil Republicano - Pesquisadores em História Cultural e Política" (BR-PHCP). Foi editor da Revista Tempo/UFF (2019-2021). Doutor em História Social pela Universidade Federal Fluminense (2013); mestre em Ciência Política pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2008); graduado em História (Bacharelado e Licenciatura Plena) pela Universidade Federal Fluminense (2004).

Felipe Paiva Soares

Graduado em História pela Universidade Federal de Sergipe (UFS), mestre e doutor em História Social pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Atualmente leciona história da África e diáspora africana nesta mesma instituição. Tem experiência na área de História, com ênfase em História da África, atuando principalmente nos seguintes temas: África Contemporânea; Historiografia; Colonialismo e Lutas de Libertação.

Renato Rodrigues da Silva

Atualmente é Professor Adjunto A1 de História Medieval na Universidade Federal Fluminense.

PhD em História pela University of Leicester, com tese intitulada "The Aristocracy of Northumbria in the long eighth century: Production, circulation, consumption", orientado por Joanna Story e co-orientado por Chris Dyer. Mestre pelo PPGH UFF, com dissertação intitulada "A formação da aristocracia na Inglaterra Anglo-Saxônica (séculos VII-VIII)" sob orientação do Prof. Dr. Mário Jorge da Motta Bastos.

Juliana da Silva Pinto Carneiro

Professora do Departamento de Artes e Estudos Culturais\UFF e pesquisadora da rede de pesquisadores da Cátedra UNESCO de Políticas Culturais (FCRB). Graduada em História pela Universidade Federal Fluminense (1994), mestre em História pela Universidade Federal Fluminense (1999) e doutora em História pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2020). Desde 2017 é associada ao Sport: Laboratório de História do Esporte e do Lazer vinculado à Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Em 2019, foi investigadora visitante, da Universidade de Lisboa.

Vitor Manoel Marques da Fonseca

Graduado em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1979), mestre (1987) e doutor em História pela Universidade Federal Fluminense (2007). Estágio de pós-doutorado (2009-2011) junto ao PPGHC, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, sob supervisão do prof. dr. Francisco Carlos Teixeira da Silva, desenvolvendo a pesquisa "Associação para o recreio: estatutos de sociedades registradas na Secretaria de Polícia do Distrito Federal, 1906-1915". Professor do Depto.

Márcia Maria Menendes Motta

Desde 1992 é professora do Departamento e do Programa de Pós Graduação em História da Universidade Federal Fluminense. A partir de 2015 tornou-se professora titular da Instituição. Tem experiência na área de História, com ênfase em História Agrária, atuando principalmente nos seguintes temas: conflito de terra, apropriação territorial, direito agrário e movimentos rurais. É autora de inúmeros artigos (em revistas nacionais e estrangeiras)sobre a questão agrária. Em 1998 publicou o livro:"Nas Fronteiras do Poder: conflito e direito à terra no Brasil do século XIX".

Adriano de Freixo

Adriano de Freixo é graduado em História (UERJ), especialista em História das Relações Internacionais (UERJ), mestre em História Política (UERJ) e doutor em História Social (UFRJ). É professor do Instituto de Estudos Estratégicos da Universidade Federal Fluminense (INEST - UFF), onde atua no curso de Graduação em Relações Internacionais e nos Programas de Pós-Graduação em Estudos Estratégicos (PPGEST) e Ciência Política (PPGCP). É o atual coordenador do Programa de Pós-Graduação em Estudos Estratégicos (PPGEST) e do Laboratório de Estudos sobre a Política Externa Brasileira (LEPEB).

Fernando de Araujo Penna

Diretor da Faculdade de Educação da UFF e parte do corpo docente do Programa de Pós-Graduação em História Social da FFP UERJ. Doutor e Mestre em Educação pelo PPGE da UFRJ e bacharel e licenciado em história pela mesma universidade. Atualmente é líder do grupo de pesquisa "Núcleo de Estudos em Educação Democrática" (NEED). Tem dedicado suas pesquisas mais recentes aos temas: educação democrática, ensino de história e "escola sem partido".

Tatiana Silva Poggi de Figueiredo

Professora de História Contemporânea na Universidade Federal Fluminense. Possui graduação em História pela Universidade Federal Fluminense (2004), mestrado (2008) e doutorado (2012) pela Universidade Federal Fluminense. Integra o Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas sobre Marx e o Marxismo (Niep-Marx), o Laboratório de História Econômico-Social (Polis) e a Rede Direitas História e Memória. Editora da Revista Marx e o Marxismo. Educadora da Rede Emancipa - movimento social de educação popular.

Jair de Souza Ramos

Possui graduação em História pela Universidade Federal Fluminense (1990), mestrado em Antropologia Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1994), doutorado em Antropologia Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002) e realizou pós doutorado na École Normale Supérieure, seção Sciences Sociales, em Paris (2006) . Atuamente é professor adjunto do Departamento de Sociologia da Universidade Federal Fluminense, e participa da pós graduação em Sociologia na mesma universidade.

Renata Torres Schittino

Professora asspciada do Departamento de História e do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal Fluminense. Pesquisadora do Núcleo de Estudos Contemporâneos (NEC-UFF). Integra a Rede Proprietas, hoje INCT - Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia, projeto internacional: História Social das Propriedades e Direitos de Acesso (Disponível em: www.proprietas.com.br). Membro da SBTHH.

Fernanda Andrade Almeida

Possui mestrado em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade Federal Fluminense (2008) e doutorado em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade Federal Fluminense (2013). Atualmente é Professora Associada da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Teoria do Direito.

Ludmila Rodrigues Antunes

Doutora em Ciências Econômicas na área de Política Social, possui Especialização em Economia do Trabalho e Sindicalismo pela Universidade Estadual de Campinas. Bacharel em História pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. É Professora Associada do Departamento de Segurança Pública da Universidade Federal Fluminense. pesquisadora do LAESP-UFF

Leonardo Soares dos Santos

Professor Associado 3 da UFF. Graduado (2003) em História pela Universidade Federal Fluminense, onde realizou também meu mestrado (2005) e doutorado (2009) em História Social.

Paulo Knauss de Mendonça

Licenciado em História (UFF, 1987), Mestre em História do Brasil (UFRJ,1990) e Doutor em História (UFF,1998), tendo realizado pós-doutorado na Universidade de Estrasburgo, França (2006). É professor do departamento de História da Universidade Federal Fluminense (UFF). participa dos Grupos de Pesquisa inscritos no CNPq: Laboratório de História Oral e Imagem - UFF; Gênese Documental Arquivistica - UFF; Grupo de Estudos de Arte Pública - Brasil (Unicamp).Desenvolve pesquisa sobre as relações entre Arte, Imagem e Cultura Visual, bem como, História, Memória e Patrimônio Cultural.

Christiano Britto Monteiro dos Santos

Especialista em Ensino de História, História dos videogames, História Militar. Possui graduação (bacharel e licenciatura) em História pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002), mestrado em História pela Universidade Federal Fluminense (2009) e doutorado em História pelo PPGHC pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2014). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal Fluminense - CAMPOS, onde ministra as disciplinas de Estágio supervisionado e Práticas Educativas, além de optativas nas áreas de videogames, mídias e História.

Claudia Maria Costa Alves de Oliveira

Professora titular da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense, credenciada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da UFF. Possui graduação em História pela Universidade Federal Fluminense (1982), mestrado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (1990) e doutorado em História Social pela Universidade de São Paulo (2000). Foi presidente da Sociedade Brasileira de História da Educação (SBHE) na gestão 2007-2009 e coordenadora do GT História da Educação da ANPEd, no período 2015-2017. Coordena o Grupo de Pesquisa História Social da Educação.

Margareth da Silva

Possui graduação em História pela Universidade Federal Fluminense (1983), mestrado em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1995) e doutorado em História Social pela Universidade de São Paulo (2015). Atualmente é professor Adjunto da Universidade Federal Fluminense e professor credenciado no Programa de Pós-Graduação em Memória e Acervos da Fundação Casa de Rui Barbosa. Foi membro da Câmara Técnica de Documentos Eletrônicos do Conselho Nacional de Arquivos de 2003 a 2020.

Elisa Frühauf Garcia

Doutora em história pela Universidade Federal Fluminense (2007), onde é professora de história da América colonial desde 2009. Atua também no programa de pós-graduação em história da mesma instituição (PPGH/UFF), orientando teses e dissertações sobre as relações entre as populações nativas e os impérios coloniais europeus. Realizou estágios de pós-doutorado na Universidade Estadual de Campinas (2007-2009) e no Consejo Superior de Investigaciones Científicas/CSIC-Madrid (2015). É membro do grupo de pesquisa Companhia das Índias, da Red Columnaria (Polo Brasil) e pesquisadora do CNPq.

Carolina Coelho Fortes

Possui graduação em História pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000), mestrado em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2003) e doutorado em História pela Universidade Federal Fluminense (2011).

Patricia Teixeira de Sa

Possui Licenciatura e Bacharelado em História pela Universidade Federal Fluminense (2002). Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2016) e Mestra em Educação Brasileira (2006) pelo mesmo programa. Professora na Universidade Federal Fluminense (UFF), na Faculdade de Educação. Atua no Programa de Mestrado Profissional em Ensino de História, no Instituto de História da UFF. É integrante do Laboratório de Ensino de História da UFF e do grupo Oficinas de História.

Jonis Freire

Professor do Departamento de História da Universidade Federal Fluminense (UFF). Possui graduação em História pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP/2000), mestrado em História pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Franca (UNESP/2004), Doutorado em História pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP/2009) e Pós-Doutorado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG/2014). Foi professor do Programa de Pós-graduação em História do Brasil (PPGHB) Universidade Salgado de Oliveira. É Pesquisador da Rede de Grupos de Pesquisa Escravidão e Mestiçagens.

Rodrigo de Almeida Ferreira

Professor da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense (Departamento Sociedade, Educação e Conhecimento -SSE/FE-UFF). Doutor em Educação (UFMG, 2014 - com período Sanduíche/CNPq na Escola de Comunicação e Artes da USP). Mestre em História (UFMG, 2004). Coordenador do Programa de Mestrado Profissional em Ensino de História ProfHistória/UFF, onde também é docente. Integra a equipe de coordenação do Laboratório de Ensino de História (LEH/UFF). Participa Laboratório de História Oral e Imagem - LABHOI. Membro da Rede Brasileira de História Pública (RBHP).

Paulo Gabriel Hilu da Rocha Pinto

Possui graduação em Historia pela Universidade Federal Fluminense (1992), graduação em Medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1994), mestrado em Antropologia pela Universidade Federal Fluminense (1997) e doutorado em Antropologia - Boston University (2002). Atualmente é professor associado do Departamento de Antropologia e do PPGA da Universidade Federal Fluminense e coordenador do Núcleo de Estudos do Oriente Médio (NEOM) da UFF.

Danieli Machado Bezerra

Professora Adjunta do Departamento de Segurança Pública da Universidade Federal Fluminense. Docente bolsista do consórcio CECIERJ do curso de Tecnólogo em Segurança Pública CEDERJ/ EAD/UFF. Lidera o Núcleo de Pesquisas sobre Psicanálise, Conflitos e Música (PSICMÚSICA). Entusiasta das artes e da música como instrumento de transformação social e pessoal do sujeito. Acredita que a arte redime o ser humano e a psicanálise o revoluciona! Doutora em História Comparada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, mestre em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Gizlene Neder

Professora Titular do Departamento de História da Universidade Federal Fluminense. Graduada em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1973). Mestre em Ciência Política pelo IUPERJ (1979), doutora em História Social pela Universidade de São Paulo (1987). Realizou pesquisa de pós-doutorado na Biblioteca Nacional de Lisboa (1999), como Bolsista de Investigação da Fundação Luso-Brasileira para o Desenvolvimento dos Povos de Língua Portuguesa.

Rita de Cássia da Silva Almico

Possui graduação em História pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1995), mestrado em História Econômica pelo Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas (2001) e doutorado em História pela Universidade Federal Fluminense (2009). Atualmente é professora Adjunta da Faculdade de Economia da Universidade Federal Fluminense e do Programa de Pós-Graduação em História - PPGH/UFF.

Thomas Ferdinand Heye

Bacharel em História (1994) e Mestre em Relações Internacionais (1997) pela PUC-RJ. Doutor em Ciência Política (2005) pelo IUPERJ. Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Federal Fluminense (UFF) e Decano do Instituto de Estudos Estratégicos (INEST). Lidera o Laboratório de Integração Sul Americana (LISA) e é Coordenador do GT de Segurança Regional e Conselheiro do Fórum Universitário do Mercosul (FOMERCO). Membro do Conselho Científico do Multidisciplinary International Conference of Research Applied to Defense and Security.

Janaína Martins Cordeiro

Professora Adjunta de História Contemporânea do Departamento de História e do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal Fluminense (UFF). Doutora em História pela UFF (2012), com estágio de doutoramento pelo Centre d Histoire de Sciences Politiques de Paris (2009-2010, Bolsa CAPES-COFECUB) e Mestra pela mesma instituição (2008). Graduada em História pela Universidade Federal de Viçosa (Bacharelado - 2006; Licenciatura - 2005).

Joana DArc Fernandes Ferraz

Possui Doutorado em Ciências Sociais pela UERJ (PPCIS), Mestrado em Ciência Política pela UFF (PPGCP) e Bacharel e Licenciada em História pela pela UERJ. Professora do Departamento de Sociologia e Metodologia das Ciências Sociais (GSO) e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal Fluminense (PPGS/UFF). Atualmente cursa Pós-doutorado no Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFF. Foi bolsista PRODOC com pesquisa de Pós-Doutorado em Memória Social pela UNIRIO, (PPGMS).

Alexandre Carneiro Cerqueira Lima

Professor Associado de História Antiga do Departamento de História da Universidade Federal Fluminense, atua no ensino e na pesquisa de práticas culturais da Grécia Antiga. É orientador de pesquisas de pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado) no PPGH UFF, membro permanente do Núcleo de Estudos de Representações e de Imagens da Antiguidade (NEREIDA ? UFF) e membro associado do da UMR8210 Anthropologie et Histoire des Mondes Antiques (ANHIMA - Paris).

Carlos Eduardo Valencia Villa

Professor associado de História de América na Universidade Federal Fluminense em Campos

Sergio de Sousa Montalvão

Professor Associado I da Universidade Federal Fluminense (UFF). Graduado em História pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1992), mestre em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2001) e doutor em História, Política e Bens Culturais pelo CPDOC da Fundação Getúlio Vargas (2011). Professor de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas do Departamento de Administração/UFF. Professor colaborador do Programa de Pós-graduação em Administração (PPGAd-UFF), na linha Estado, Organizações e Sociedade (EOS).

Marcio de Sousa Soares

Professor Associado do Departamento de História do Instituto de Ciências da Sociedade e Desenvolvimento Regional da Universidade Federal Fluminense (ESR/UFF).

Denise Rollemberg Cruz

Professora Titular de História Contemporânea do Instituto de História e do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal Fluminense. Possui graduação em História pela Universidade Federal Fluminense (1987), mestrado em História pela Universidade Federal Fluminense (1992), doutorado em História pela Universidade Federal Fluminense (1998), pós-doutorado em História pela Universidade de Paris X (2007) e em Sociologia pela Universidade de Campinas/Unicamp (2007), pós-doutorado em História pela Universidade de São Paulo/USP (2013) e pós-doutorado em História na UnB (2018).

Charleston Jose de Sousa Assis

Charleston José de Sousa Assis é bacharel e licenciado em História pela Universidade Federal Fluminense, onde concluiu o mestrado, orientado pela Dra. Márcia Motta, e o doutorado, orientado pela Dra. Laura Maciel, ambos em História Social. Uma de suas pesquisas foi convertida em livro publicado com o título "Classes populares, cultura política e revolta no Rio de Janeiro (1984-1987)". Entre 2016 e 2018 realizou estágio pós-doutoral no Programa de História da Universidade Salgado de Oliveira, sob supervisão da Dra. Marly Vianna.

Maria Teresa Mattos de Moraes

Niteroiense, possui graduação em História pela Universidade Federal Fluminense (1988) , mestrado em Ciências da Arte pela Universidade Federal Fluminense (2000), e doutora pelo Programa de Pós Graduação em Comunicação da UERJ. É professora adjunta da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Cinema e Produção Cultural, atuando principalmente nos seguintes temas: curta-metragem, cinema - festivais, cinema documentário, cinema - exibição e cinema.

Ana Célia Rodrigues

Pós-Doutorado pela Universidade de São Paulo (2015) e pela Universidad Carlos III de Madrid, Espanha (2013-2014), com bolsa CAPES. Doutorado (2008) e Mestrado (2003) em História Social pela Universidade de São Paulo. Graduação em História pelo Instituto Superior de Ciências, Letras e Artes de Três Corações (1988). Especialização em Organização de Arquivos pelo Instituto de Estudos Brasileiros da Universidade de São Paulo (1992) e pela Escuela Nacional de Archiveros do Peru, OEA (1993).

Rodrigo Nunes Bentes Monteiro

Professor titular de História Moderna na Universidade Federal Fluminense. Doutor em História Social pela Universidade de São Paulo (1999), mestre em História Social pela Universidade de São Paulo (1993), licenciado e bacharel em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1988). Áreas de atuação: História Moderna, com ênfase em história intelectual, história política, história do livro, interpretação e materialidade de manuscritos e impressos da Época Moderna.

Silvio Cezar de Souza Lima

Possui graduação em História pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2002), mestrado em História das Ciências da Saúde pela Fundação Oswaldo Cruz (2005) e doutorado em História das Ciências pela Fundação Oswaldo Cruz (2011). Tem experiência na área de História, com ênfase em História das Ciências da Saúde, atuando principalmente nos seguintes temas: História das Ciências no Brasil, História da Saúde, Brasil Império, Teorias Raciais e Medicina e Escravidão.

Marcelo Mac Cord

Bacharel em História pela UFRJ (1997); Mestre, Doutor e Pós-Doutor em História pela UNICAMP (2001, 2009 e 2012); Pós-Doutor em História pela UFRJ (2016); Professor Associado I de História da Educação da Faculdade de Educação da UFF (onde trabalha desde 2012); Conquistou alguns prêmios acadêmicos e publicou livros, capítulos de livros, artigos e outros escritos na área de História.

Francine Iegelski

Francine Iegelski é professora de Teoria e Filosofia da História na Universidade Federal Fluminense (UFF), Rio de Janeiro, Brasil. É doutora em História Social e Mestre em Letras pela Universidade de São Paulo (USP). Realizou estágio de doutorado (2010-2011) e pós-doutorado (2014-2015) na École des hautes études en sciences sociales (EHESS) sob a supervisão de François Hartog. É coordenadora do grupo pesquisa "Epistemologia e História Comparada das Ciências Humanas".

Walter Luiz Carneiro de Mattos Pereira

Professor Associado, DE, na área de História Econômica e História do Brasil Império, do Departamento de História de Campos, do Instituto de Ciências da Sociedade e do Desenvolvimento Regional, da Universidade Federal Fluminense, em Campos dos Goytacazes, Rio de Janeiro. Graduado em Economia (1983) e História (1999), Pós-graduado (Especialização) em História das Relações Internacionais (1999), Mestre em História (2003), Doutor em História (2009).

Alexandre Santos de Moraes

Professor do Departamento de História e do Programa de Pós-graduação em História da Universidade Federal Fluminense. Possui graduação em História pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2006), mestrado em História Comparada pelo Programa de Pós-graduação em História Comparada (2009) da mesma universidade e doutorado em História pelo Programa de Pós-graduação em História da Universidade Federal Fluminense (2013).

Frederico Carlos de Sá Costa

Possui graduação em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (1996), mestrado em Ciência Política pela Universidade Federal de Minas Gerais (2002) e doutorado em Ciência Política pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Estado do Rio de Janeiro - IUPERJ (2008). Professor Associado da Universidade Federal Fluminense, na cadeira de Teoria Política.

Rodrigo Lima Ribeiro Gomes

Professor Adjunto do Instituto de Educação de Angra dos Reis, da Universidade Federal Fluminense (IEAR-UFF). Doutor e Mestre em Educação pela Universidade Federal Fluminense (2009 e 2014) e Graduado em História pela mesma universidade. Foi professor de História da Rede Pública Municipal de Ensino do Rio de Janeiro.

Ana Maria Mauad de Sousa Andrade Essus

Ana Maria Mauad, doutora em História Social pela Universidade Federal Fluminense, com pós-doutorado no Museu Paulista da USP. Atualmente é professora titular do Departamento de História, pesquisadora do Laboratório de História Oral e Imagem da UFF, desde 1992, do CNPq desde 1996 e Cientista do Nosso Estado Faperj desde 2013, Pesquisadora Visitante, Cátedra Celso Furtado, St. John's College, Universidade de Cambridge (2018).

Carlos Eugênio Soares de Lemos

Professor Associado III do Departamento de Ciências Sociais da PUCG/UFF, possui Graduação em História pelo Centro Universitário Fluminense (UNIFLU/FAFIC - 1995), Graduando em Letras-Português - UNESA, Especialização em História do Brasil pela UFF (1997), Especialização em Psicanálise pela Faculdade de Medicina de Campos (2016), Mestrado em Comunicação pela ECO/UFRJ (2002), Doutorado em Ciências Humanas (Sociologia) pelo IFCS/UFRJ (2007), Pós doutorando em História pelo PPGH da UFES.

Alejandra Luisa Magalhães Estevez

Possui graduação em Historia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2005) e mestrado em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2008), no qual debruçou-se sobre o estudo da Juventude Operária Católica (JOC) e da Ação Católica Operária (ACO). É doutora em Sociologia pelo Programa de Pós-graduação em Sociologia e Antropologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGSA/UFRJ), onde investigou a atuação de líderes católicos na Diocese de Volta Redonda/ Barra do Piraí (1966-2010) e sua relação com o movimento sindical.

Bernardo Kocher

Graduado em História pela Universidade Federal Fluminense (1983), Mestre em História (1987) e Doutor em História (1997) pela Universidade Federal Fluminense. Atualmente é Professor Associado 4 da Universidade Federal Fluminense em regime de Dedicação Exclusiva. Tem experiência na área História das Relações Internacionais, atuando principalmente nos seguintes temas: Globalização, Terceiro Mundo, Oriente Médio e Política Externa Brasileira. Possui também experiência em pesquisa, orientação e ensino em Economia Política, notadamente a Economia Brasileira.

Manuel Rolph De Viveiros Cabeceiras

Graduação em História pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1984), Mestrado em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1999) e Doutorado pela Universidade Federal Fluminense (2013).

Aloysio Henrique Castelo de Carvalho

Possui graduação em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1980), mestrado em Ciência Política (Ciência Política e Sociologia) pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (1989), doutorado em História Social pela Universidade de São Paulo (2000) e pós-doutorado em História Social pela Universidade de São Paulo (2009). É professor associado da Faculdade de Economia da Universidade Federal Fluminense. Foi professor no Programa de Pós-Graduação em Ciência Política da Universidade Federal Fluminense.

Angelo Mario do Prado Pessanha

Possui graduação em História ?

Ivan da Costa Alemão Ferreira

Professor e magistrado. Após exercer a profissão de advocacia sindical, ingressou na magistratura do trabalho em 1993 por meio de concurso público. É desembargador do trabalho no Rio de janeiro desde 2013, foi eleito presidente da Seção de Dissídios Individuais do TRT/RJ, biênio2019-20; eleito para compor o órgão Especial doTRT1, biênio 2021-22. Ingressou no magistério superior em 1995, na Universidade Federal Fluminense por meio de concurso público, 1º lugar. Hoje, na condição de Professor Associado III, leciona direito do trabalho na graduação.

Julio Cesar de Souza Tavares

Professor Titular do Departamento de Antropologia e membro do Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Antropologia da Universidade Federal Fluminense. Pesquisador Associado do PACC - Programa Avançado em Cultura Contemporânea.
Graduado em História pela Universidade Federal Fluminense (1980), Mestre em Sociologia pela Universidade de Brasília (1984), Doutor em Antropologia - University of Texas at Austin (1998) e pós-doutorado como Rockfeller Post-Doctoral Fellow no Center for Black Music Research, em Chicago (2001).

Alessandra Frota Martinez de Schueler

Doutora em Educação (2002) e Mestre em História (1997) pela Universidade Federal Fluminense. Professora Associada III (área de História da Educação) na Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense, instituição na qual atua nos cursos de Pedagogia e Licenciaturas. ministrando disciplinas obrigatórias, optativas e componentes curriculares de estágio e prática educativa na formação de pedagogas e pedagogos. Atualmente, em parceria com os professores Dra. Irma Rizzini e Dr.

Ronald José Raminelli

Ronald Raminelli possui doutorado em História Social pela Universidade de São Paulo (1994) e realizou estágio pós-doutoral na Ecole des Hautes Etudes en Sciences Sociales - Paris (2002-2003), na Unicamp (2011-2012) e Unesp (2019). Atualmente é professor titular da Universidade Federal Fluminense, coordenador da área de História da Faperj e associate Editor da Oxford University Press (New York). Recebeu da Universidade Federal Fluminense o Prêmio de Excelência 2018-2019, na modalidade Prêmio UFF de Excelência Científica categoria Ciências Humanas e Sociais Aplicadas.

Erika Bastos Arantes

Pós- Doutora em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Doutora em História pela Universidade Federal Fluminense - UFF (2010) e mestre em História pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (2005). Professora Adjunta de de Ensino de História da UFF - Polo Campos dos Goytacazes. As principais áreas de atuação são: Ensino de História, Educação das Relações étnico-raciais e História das mulheres e das relações de gênero.

Wanderson Fabio de Melo

Possui graduação em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1998), mestrado em História Social (2002) e doutorado em História Social também pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2009). Atualmente é dedicação exclusiva da Universidade Federal Fluminense, Curso de Serviço Social, Campus da UFF de Rio das Ostras. Tem experiência na área de História, com ênfase em História Social, Formação sócio-histórica, História Contemporânea, História do Brasil, História do Trabalho e Questão Social.

Sabrina de Oliveira Moura Dias

Formada em História pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), com mestrado e doutorado em Sociologia e Antropologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ/PPGSA). Realizou estágio doutoral na École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS) em Paris de maio de 2012 a abril de 2013. Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal Fluminense (UFF), vinculada ao Departamento Multidisciplinar de Volta Redonda e vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Desenvolvimento/ Mestrado Profissional em Administração Pública (PROFIAP).

Angélica Müller

Possui graduação em História pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2002), mestrado em História Política pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2005), doctorat d'Histoire pela Universidade Panthéon-Sorbonne (2010) e doutorado em História Social pela Universidade de São Paulo (2010). Professora Adjunta da Universidade Federal Fluminense.

Gisele Fonseca Chagas

Possui graduação em História pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2003), mestrado (2006) e doutorado (2011) em Antropologia pela Universidade Federal Fluminense (RJ). Atualmente é professora Adjunta III do Departamento de Antropologia e do Programa de Pós-Graduação em Antropologia da Universidade Federal Fluminense.

Giselle Martins Venancio

é Professora do Departamento de História da Universidade Federal Fluminense, onde atua na graduação e pós-graduação. É bolsista de produtividade do CNPq (desde 2014) e Cientista do Nosso Estado/FAPERJ (desde 2016); além de pesquisadora dos projetos coletivos Capes/PrInt Desigualdades globais e sociais em perspectiva temporal e espacial (2018-2022) e Capes Cofecub Ideias em tempo de Guerra Fria: circulação intelectual, encontros e desencontros (2019-2022).

Maria Fernanda Baptista Bicalho

Licenciada em História pela PUC-RJ (1981), mestre em Antropologia Social pelo Museu Nacional-UFRJ (1988), doutora em História Social pela FFLCH-USP (1997), fez pós-doutorado no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa (em 2007 e, novamente, em 2013/2014). Professora Associada no Departamento de História da Universidade Federal Fluminense, foi Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em História entre 2010 e 2013. Desde 2009 atua como Professora Visitante na Université de Provence (Aix-en-Provence).

Everardo Paiva de Andrade

Licenciado em História pela Universidade Federal Fluminense (1980), com Mestrado (2001) e Doutorado (2006) em Educação pela mesma Universidade. Em 2018 realizou estudos de pós-doutoramento sobre o tema de narrativas (auto)biográficas e histórias de vida de professores em duas instituições: os programas de pós graduação em História da UFF e em Educação da FFP/UERJ. É Professor Associado da Faculdade de Educação, do PPGE/UFF e do PROFHISTÓRIA.

Rossana Maria Papini

Possui graduação (licenciatura e bacharelado) em História e mestrado em Educação pela Universidade Federal Fluminense , sendo doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. É professora Adjunto da Universidade Federal Fluminense, atuando no INFES (Instituto do Noroeste Fluminense de Educação Superior), junto ao Departamento de Ciências Humanas (PCH).

Leandro Ramos Teofilo

Bacharel e licenciado em Geografia (UERJ) e História (UFRJ), pós-graduado em Ensino de Geografia (UFRJ) e mestre em Geografia (UERJ - Área de concentração: Gestão e Estruturação do Espaço Geográfico; linha de Pesquisa: Cultura e Natureza). Possui experiência de pesquisa nas áreas de História do Pensamento Geográfico, Epistemologia da Geografia, História Ambiental, Educação Ambiental, Pedagogia Libertária e Alimentação. Foi professor de Geografia e de História de diversas redes públicas nos ensinos fundamental e médio.

Nivea Maria da Silva Andrade

Nivea Andrade é professora adjunta do Departamento Sociedade Educação e Conhecimento e do Programa de Pós-graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense (UFF) . Doutora em Educação pelo Programa de pós-graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PROPED-UERJ). Possui pós-doutorado em Educação e Imagem pelo PROPED-UERJ, mestrado em História Social da Cultura pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e graduação (bacharelado e licenciatura) em História pela UFF.

Norberto Osvaldo Ferreras

Possui Graduação em História - Universidad Nacional de Mar del Plata (1991, Argentina), obteve o Mestrado em História pela Universidade Federal Fluminense - UFF (1995) e o doutorado em História Social pela Universidade Estadual de Campinas - Unicamp (2001). Entre setembro de 2013 e junho de 2014 realizou estagio pós-doutoral nos Estados Unidos na Harvard University, vinculado à Weatherhead Initiative on Global History. Entre Agosto de 2019 e Julho de 2020 realizou um novo estágio Pós-doutoral Weatherhead Initiative on Global History na Harvard University.

Regina Lucia Cerqueira Dias

Tenho uma longa experiência no campo educacional. Atuei como professora de História nos ensinos fundamental e médio em instituições escolares públicas e particulares. A partir de 2002, passei a atuar como docente no ensino superior em cursos de formação de professores. Atualmente sou professora adjunta da faculdade de educação da Universidade Federal Fluminense. Fui também coordenadora do Pré-Universitário Popular Práxis, projeto de extensão vinculado ao Departamento de Fundamentos Pedagógicos da UFF de 2013 a 2020.

Karoline Carula

Professora do Departamento de História da Universidade Federal Fluminense. Doutora em História Social pela Universidade de São Paulo (USP), possui mestrado em História pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), sendo graduada por esta mesma instituição. Dentre suas publicações, destacam-se os livros Darwinismo, raça e gênero: Projetos modernizadores da nação em conferências e cursos públicos (Rio de Janeiro, 1870-1889), 2016, e A tribuna da ciência: as Conferências Populares da Glória e as discussões do darwinismo na imprensa carioca (1873-1880), 2009.

Luis Moreira de Barros

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, graduação em História pela Universidade Federal Fluminense, mestrado em Psicologia pela UFRJ e doutorado em Teoria Psicanalítica pela UFRJ. É professor associado IV no Departamento de Psicologia da Universidade Federal Fluminense, em Niterói, com orientação psicanalítica, trabalha na área de Psicologia Clínica com enfase atual em Técnicas e Processos Psicoterapeuticos, Intervenções Terapeuticas e nas conexões entre psicanálise e história cultural, das ideologias e das mentalidades.

Tâmis Peixoto Parron

Tâmis Parron é professor pesquisador do Instituto de História da Universidade Federal Fluminense (UFF). Doutor em História pela Universidade de São Paulo (USP), é coordenador do Núcleo de História Comparada Mundial (COMMUN, UFF) e membro do Centro UFF sobre Desigualdades Globais. Desenvolve e orienta pesquisas sobre escravidão, geopolítica e economia mundial no longo século 19 (1780-1945), nos campos da sociologia história, teoria crítica e economia política global.

Elisabete Goncalves de Souza

Graduada em Biblioteconomia e Documentação (1987) e em História (1992) pela Universidade Federal Fluminense; mestrado em Educação (1997) pela Universidade Federal Fluminense e doutorado (2012) em História e Filosofia da Educação Brasileira pela Universidade Estadual de Campinas.

Reginaldo Scheuermann Costa

Possui graduação em História pela Universidade Federal Fluminense (2006). Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2010). Doutor pela Universidade Federal do Rio de Janeiro em Educação (2015) e pós-doutor em Educação pela Universidade Federal Fluminense. Experiência em pesquisa na área de políticas públicas, educação popular, movimentos sociais, ONGs e favela. Foi professor do Departamento de História da UERJ (2016-2017). Atualmente é professor adjunto da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense.

Luiz Cláudio Duarte

Graduação em História pela Faculdade de Filosofia de Campos (1985). Especialista em História do Brasil pela Faculdade de Filosofia de Campos (1989). Mestrado em História Social pela Universidade Federal Fluminense (1999) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (2012). Pós-Doutor em História Social pelo Instituto de História da Universidade Federal do Rio de Janeiro (2019). Professor Associado do Departamento de História de Campos da Universidade Federal Fluminense (CHT/UFF). Líder do Laboratório de História do Poder e das Ideologias (LAHISPI).

Paulo Cruz Terra

Paulo Cruz Terra é professor de História do Brasil República no Departamento de História, da Universidade Federal Fluminense, além de atuar no Programa de Pós-graduação em História da mesma instituição. É bolsista CAPES-Alexander von Humboldt Stiftung na Universität Bonn, na modalidade de "pesquisador experiente". Atualmente é Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2 e Jovem Cientista do Nosso Estado da FAPERJ. Possui graduação em História pela Universidade Estadual de Campinas (2005).

Victor Leandro Chaves Gomes

Professor Associado de Teoria Política do Departamento de Estudos Estratégicos e Relações Internacionais (DEI), vinculado ao Instituto de Estudos Estratégicos (INEST) da Universidade Federal Fluminense (UFF). Coordenador do Laboratório de Estudos em Política Internacional (LEPIN/UFF). Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação na Faculdade de Educação da UFF. Doutor em Ciência Política, no ano de 2008, pelo antigo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (IUPERJ).

Flavia Lages de Castro

Possui graduação em História pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1992), mestrado em História Social (1997) e doutorado em Ciências Jurídias e Sociais pela Universidade Federal Fluminense (2015). É professora Adjunta do Departamento de Arte da Universidade Federal Fluminense. Participa como docente e como Vice Coordenadora do Programa de Pós Graduação em Cultura e Territorialidades - PPCULT UFF. Foi coordenadora (2014-1017) do Observatório de Economia Criativa do Estado do Rio de Janeiro. É vice coordenadora do Laboratório de Ações Culturais - LABAC - UFF.

Luiz Fernando Saraiva

Possui graduação em História pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1995), mestrado (2001) e Doutorado (2008) em História Social pela Universidade Federal Fluminense. É professor associado do Departamento de História da Universidade Federal Fluminense (Ght/UFF) nas disciplinas de História Econômica e Brasil Império, Professor do Programa de Pós Graduação em História da UFF (PPGH/UFF).

Raquel Luise Pret Coelho

Professora Assistente da Universidade Federal Fluminense. Ministra atualmente as disciplinas de Fundamentos Teóricos em Informação e Análise de Documentos para os cursos de Arquivologia e Biblioteconomia e Documentação, integrantes do Departamento de Ciência da Informação. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal Fluminense. Mestre em Memória Social pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2010). Arquivista, com bacharelado pela Universidade Federal Fluminense (2012).

Adriene Baron Tacla

possui graduação e licenciatura em História pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1999), mestrado em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2001) e doutorado em Arqueologia, com tese em Pré-história Européia, pela University of Oxford (2007).

Silvia Patuzzi

Graduada em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1988), mestre em História Social da Cultura pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1994) e doutora em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2011). Leciona e pesquisa História Moderna na Universidade Federal Fluminense, na condição de professora adjunta. Tem experiência na área de História, com ênfase na tradição humanista, entre Antigos e Modernos.

Aureo Guilherme Mendonça

Possui doutorado em Letras (Ciência da Literatura) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2005). Atualmente é professor associado da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência nas áreas de Artes, História e Educação, com ênfase em Artes, atuando principalmente nos seguintes temas: crítica de arte, artes plásticas, arte contemporânea, modernismo, pós-modernismo, arte-educação e arte virtual.

Gilmar Rocha

Graduado em História pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1986), com mestrado em Sociologia da Cultura pela Universidade Federal de Minas Gerais (1993) e doutorado e pós-doutorado em Antropologia Cultural (Ciências Humanas) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2003/2017). Professor do Departamento de Artes e Estudos Culturais (RAE) e do Programa de Pós-Graduação Cultura e Territorialidades (PPCULT), da Universidade Federal Fluminense (UFF).

Paulo Henrique de Carvalho Pachá

Professor de História Medieval na Universidade Federal Fluminense (PUCG) desde 2017. Bacharel e Licenciado em História pela Universidade Federal Fluminense (2009); Mestre em História pela Universidade Federal Fluminense (2012); e Doutor em História pela Universidade Federal Fluminense (2015) com período de estágio no Centro de Ciencias Humanas y Sociales del CSIC (Madri - Espanha, 2013), com bolsa de pesquisa do programa PDSE-CAPES, e na Casa de Velázquez (Madri - Espanha, 2015), com bolsa de pesquisa da própria instituição.

Mario Grynszpan

Licenciado a bacharel em História pela Universidade Federal Fluminense (UFF), mestre e doutor em Antropologia Social pelo Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro, com pós-doutorado na École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS), Paris, França.

Marcus Ajuruam de Oliveira Dezemone

é doutor em História pela Universidade Federal Fluminense (2008). Possui mestrado (2004), bacharelado e licenciatura (2002) em História pela mesma instituição. É bacharel em Direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2008). Atualmente é professor Adjunto de História do Brasil República da Universidade Federal Fluminense, e professor Adjunto de História do Brasil da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, atuando no Programa de Pós-Graduação em História Social na UFF e no Mestrado Profissional em Ensino de História - Prof. História - UERJ.

Elisa de Campos Borges

Possui graduação em Historia pela Universidade Federal de Goiás (2000), Mestrado em Historia Social pela PUC-SP (2005), Doutorado em História Social pela Universidade Federal Fluminense (2011), com estágio na Universidade de Santiago do Chile (Usach).

Fábio Ferreira Ribeiro

Professor Adjunto da Universidade Federal Fluminense (UFF), mesma instituição pela qual Fábio Ferreira obteve o título de Doutor em História, no ano de 2012. Mestre em História Social pelo Programa de Pós-Graduação em História Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro, PPGHIS/UFRJ (2007). Possui graduação em História pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ (2005). Tem experiência na área de História, com ênfase em História Ibero-Americana (Política e Econômica) e Metodologia de Pesquisa.

Renata Rodrigues Vereza

Possui graduação em História pela UFF (1995), mestrado em História Social pela USP (1998) e doutorado em História Social pela UFRJ (2007). Atualmente é professora do Depto. História da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de História, com ênfase em História Ibérica, atuando principalmente nos seguintes temas: história medieval, história iberica, história urbana e conflitos etnicos. Conta com experiência, também, em gestão univeristária, em especial, nas áreas de pesquisa e pós-graduação.

Susana Cesco

Doutora em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2009), mestre em História Cultural pela Universidade Federal de Santa Catarina (2005), bacharel e licenciada em História pela Universidade Federal de Santa Catarina (2003). Professora Recém-doutora (bolsista PRODOC/CAPES) no Programa de Pós-Graduação de Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade - CPDA/UFRRJ no período 2010 à 2013.

Edmar Checon de Freitas

Doutor em História pela Universidade Federal Fluminense (2004), mestre em História pela mesma universidade (2000) e bacharel em História pela Universidade Federal do Espírito Santo (1996). Pesquisador visitante junto ao GAHOM (Groupe d'Anthropologie Historique de l'Occident Médiéval), na École des Hautes Études en Sciences Sociales - EHESS-Paris (Pós-doutorado tipo Estágio Sênior - CAPES, 2014). Atualmente é Professor Associado do Departamento de História e do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal Fluminense.

Renato Júnio Franco

Possui graduação em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (2003), mestrado em História pela Universidade Federal Fluminense (2006) e doutorado em História Social pela Universidade de São Paulo (2011). É professor do Programa de Pós-graduação em História da UFF, pesquisador do Grupo de Pesquisa "Cia das Índias", da Red Columnaria (Polo Brasil). Desde 2018, é diretor da Eduff.

Alexsander Lemos de Almeida Gebara

Possui graduação em História pela Universidade Estadual de Campinas (1998) e mestrado em História Social pela Universidade de São Paulo (2001) e doutorado pela mesma instituição em 2006. Atualmente é professor de história da África na Universidade Federal Fluminense. Trabalha com pesquisa e docência na área de História, com ênfase em História da África, especialmente com viajantes e relatos de viagem e análise do discurso colonial.

Roberto Moll Neto

Professor de História da América II (Contemporânea) na Universidade Federal Fluminense (UFF) em Campos dos Goytacazes. Professor e Orientador de Mestrado no Programa de Pós Graduação em Estudos Estratégicos da Defesa e da Segurança (PPGEST - UFF) em Niterói. Doutor em Relações internacionais pelo PPGRI - San Tiago Dantas (UNESP, UNICAMP, PUC-SP) em 2015. Mestre em História pelo PPGH - UFF em 2010. Graduação em História pela UFF em 2007. Graduação em Relações internacionais pela UNESA em 2007.

Marcelo Bittencourt Ivair Pinto

Possui Graduação em História pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1991), Mestrado em Antropologia pela Universidade de São Paulo (1996) e Doutorado em História pela Universidade Federal Fluminense (2002). Atualmente é Professor Associado IV do Departamento de História da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de História, com ênfase em História da África, particularmente nos seguintes temas: Angola, África Austral, Colonialismo e Lutas de Libertação.

Julio Cesar Medeiros da Silva Pereira

Possui graduação em História pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2004), mestrado em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2006) e doutorado em História das Ciências pela Fundação Oswaldo Cruz (2011).

Débora El Jaick Andrade

Doutora em História pela Universidade Federal Fluminense. É Professora Associada da área de Teoria e Metodologia da História na Universidade Federal Fluminense -RJ (UFF), desde 2010. Tem experiência na área de História Contemporânea e Brasil Império, com ênfase em Teoria da História, Metodologia e Historiografia. É coordenadora do Laboratório de História Política e Cultura (UFF) e membro do Laboratório de Pesquisas em Teoria da História e Interdisciplinaridades (UFRRJ).

Demian Bezerra de Melo

Professor Adjunto de História Contemporânea do curso de Políticas Públicas da Universidade Federal Fluminense (UFF), do Instituto de Educação de Angra dos Reis, Demian Bezerra de Melo é bacharel em História pela UFRJ (2005), mestre (2009) e doutor (2013) pelo Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal Fluminense (PPGH-UFF). Foi Prof.

Renato de Mattos

Professor Adjunto do Departamento de Ciência da Informação (GCI) e do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI) da Universidade Federal Fluminense (UFF). Bacharel (2006) e Licenciado (2007) em História pela Universidade de São Paulo (USP). Mestre (2009) e Doutor (2015) em História Social pela Universidade de São Paulo (USP), ambos com bolsa da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).Tem experiência na área de Arquivologia, com ênfase nos seguintes temas: Arquivos Pessoais e Arquivos Permanentes.

Sérgio Ricardo Aboud Dutra

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal Fluminense (1989) e graduação em História pela Universidade Federal Fluminense (1996). Especialista emm Educação e História do Brasil. Atualmente é professor efetivo quadro permanente da Universidade Federal Fluminense trabalhando no curso de Eduação Física. Tem experiência na área de História e Educação Física, com ênfase em formação de professores , atuando principalmente nos seguintes temas: educação, empoderamento,formaçao cultural, promoção à saúde, relações de gênero, diversidade sexual, direitos humanos e sexualidade.

Luciano Raposo de Almeida Figueiredo

Professor titular da Universidade Federal Fluminense e editor do site Impressões Rebeldes: www.historia.uff.br/impressoesrebeldes
Graduado em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1982), Mestre e Doutor em História Social pela Universidade de São Paulo (1989 e 1996, respectivamente).

Karla Guilherme Carloni

Professora do Departamento de História e do programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal Fluminense. 
Possui bacharelado e licenciatura em História pela Universidade Federal Fluminense (2002). Cursou mestrado (2005) e doutorado (2010) no Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal Fluminense. Tem pós-doutorado em História Social pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (2013) e pós-Doutorado em História pela Universidade de São Paulo (2019).

Fabrina Magalhaes Pinto

Possui graduação em História pela Universidade Federal Fluminense (1999), mestrado (2001) e doutorado (2006) em História Social da Cultura pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, pós-doutorado em Filosofia pela PUC-Rio (2010) e pós-doutorado em Filosofia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2016). Iniciará o pós doutorado no Departamento de Teoria e História Literária -IEL 
Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP, sob supervisão de Carlos Eduardo Ornelas Berriel, em março de 2022.

Renato Petrocchi

Renato Petrocchi graduou-se em História-licenciatura na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio, 1988). Realizou o mestrado em Relações Internacionais no Instituto de Relações Internacionais da PUC-Rio (IRI/PUC-Rio, finalizado em 1995) e concluiu o doutorado em Histórial na Universidade Federal Fluminense (PPGH-UFF, 2005).

Laura Antunes Maciel

Doutora em História Social (1997), com pós-doutorado em História (2018) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Professora titular da Universidade Federal Fluminense, foi diretora do Instituto de História (2019-2021). Atua como orientadora na graduação e na pós-graduação, participa de conselhos editoriais de periódicos acadêmicos e possui experiência com a elaboração e implementação de propostas curriculares e avaliação de cursos de graduação em História.

Regis Eduardo Coelho Argüelles da Costa

Professor Adjunto de Ciência Política e Educação e Política da Educação no Brasil do Departamento de Fundamentos Pedagógicos da FEUFF (campus Gragoatá). Doutor em Educação (2016) pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Políticas Públicas). É mestre em Educação pelo mesmo programa (2011). Pesquisador associado ao Laboratório de Investigação Estado, poder e escola (LIEPE/UFRRJ) e ao Núcleo de Estudos, Documentação e Dados sobre Trabalho e Educação (NEDDATE).

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