Psicologia

Pesquisador

Ana Carolina Monnerat Fioravanti

Psicóloga formada pela Universidade Federal Fluminense (2002). Mestre (2006) e Doutora (2011) em Psicologia pela linha Clínica e Neurociência, Departamento de Psicologia PUC-Rio. Pós Doutorada no grupo Interação Social e Desenvolvimento-UERJ (2014). Professora adjunta do departamento de Psicologia UFF. Professora Colaboradora da Pós Graduação em Psicologia Social UERJ. Tem interesse em psicometria e avaliação psicológica, mais precisamente na validação de instrumentos de medidas em Psicologia.

Elis Teles Caetano Silva

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Estadual de Londrina (2008). Especialização em Comunicação Popular e Comunitária pela Universidade Estadual de Londrina (2012) e Mestrado em Psicologia pela Universidade Federal Fluminense (2015). Atuou como Psicóloga/Bolsista no Programa Universidade Sem Fronteiras da SETI/PR; Psicóloga na política pública de assistência social no seguintes dispositivos: CREAS I (Centro de Referência Especializado em Assistência Social à População de Rua) e Acolhimento Institucional de Crianças e Adolescentes.

André Elias Morelli Ribeiro

Psicólogo (2007), mestre (2009) e doutor (2018) em Psicologia pela Universidade Estadual Paulista campus de Assis. Docente do curso de Psicologia na Universidade Federal Fluminense (UFF), campus de Rio das Ostras e no Programa de Pós-Graduação em História das Ciências e das Técnicas e Epistemologia (HCTE) da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Vice-coordenador do GT de História da Psicologia da ANPEPP. Membro da Sociedade Brasileira de História da Psicologia (SBHP) e da Associação Brasileira de Estudos Sociais das Ciências e das Tecnologias (Esocite).

Beatriz Adura Martins

Professora Adjunta do Instituto de Psicologia e do Programa de Pós Graduação em Psicologia da Universidade Federal Fluminense (UFF - Niteroi) .

Augusto de Bragança Alves Neto

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal Fluminense (2007), mestrado (2012) e doutorado (2022) em Psicologia pela Universidade Federal Fluminense. Atualmente é professor substituto no departamento de Psicologia da Universidade Federal Fluminense e psicólogo da Policlínica da Polícia Militar/São João de Meriti. Tem experiência na área de Clínica Esquizoanalítica, Saúde Mental e Psicologia Hospitalar, com ênfase em Psicologia Social, atuando principalmente nos seguintes temas: ética, terminalidade e esquizoanálise.

Adriana Rosmaninho Caldeira de Oliveira

Possui graduação em psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1988), mestrado em Educação em Ciências e Saúde pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002) e doutorado em Educação pela Universidade de Sorocaba (2015). Atualmente é professora Adjunto da Universidade Federal Fluminense, professora Colaboradora do PPG Estudo da Condição Humana UFSCar e membro da Associação Brasileira de Psicologia Social.

Renata Theophilo da Costa Moura

Professora Adjunta do Departamento de Psicologia da Universidade Federal Fluminense desde 2017, coordena do Núcleo de Pesquisa em Psicanálise e Política - NUPP e é membro do Núcleo Diretor da Cátedra Sérgio Vieira de Mello da UFF- ACNUR- ONU. 
 Possui pós-doutorado em Teoria e Clínica Psicanalítica pela UERJ (2003-2004), doutorado em Psicopatologia Fundamental e Psicanálise pela Université de Paris 7 -Denis Diderot (1996-2001), mestrado (1994) e graduação (1990) em Psicologia Clínica pela PUC-Rio.

Mara Sizino da Victoria

Psicóloga, Mestre em Psicologia (UGF-2004) e Doutora em Saúde Mental (IPUB/UFRJ-2014). Com 19 anos de experiência docente em ensino superior, atualmente é professora Adjunta IB 40h, dedicação exclusiva, da UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE, Campus Universitário de Rio das Ostras/RJ (UFF-CURO), Instituto de Humanidades e Saúde (IHS), Departamento de Psicologia. É filiada ao Instituto Brasileiro de Avaliação Psicológica (IBAP) e à Associação Brasileira de Rorschach e Métodos Projetivos (ASBRo). Nas atividades de ENSINO, leciona disciplinas na área de Fundamentos e Medidas em Psicologia.

Cidiane Vaz Gonçalves

Professora adjunta da Universidade Federal Fluminense no campus de Rio das Ostras (UFF RO). Mestre e doutora em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) na linha Família e Casal: Estudos Psicossociais e Psicoterapia. Cursou a especialização na modalidade Residência em Psicologia Clínico-Institucional pelo Hospital Universitário Pedro Ernesto/ IP/UERJ e graduou-se em Psicologia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

Tainá dos Santos Oliveira

Possui graduação em Psicologia (2011) , Mestrado em Psicologia (2018) e Doutorado em Psicologia (2022) pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Tem experiência na área de Saúde Mental, bem como na Assistência Social, tendo atuado em equipamentos do SUS e do SUAS. Atualmente é Professora substituta no curso de Graduação em Psicologia da UFF implicada com a produção de ferramentas de ético-metodologicas de ensino e pesquisa racializadas.

Maicon Barbosa Silva

Professor Adjunto de Psicologia na Universidade Federal Fluminense, vinculado à Faculdade de Educação. Doutorado em Psicologia [Estudos da Subjetividade] pela Universidade Federal Fluminense, com Estágio Doutoral no Departamento de Cinema e Audiovisual da Universidade Sorbonne Nouvelle - Paris III. Mestrado em Psicologia Social pela Universidade Federal de Sergipe. Graduação em Psicologia na Bahia [Bacharel e Formação de Psicólogo].

Nilda Martins Sirelli

Professora adjunta do curso de Psicologia da Universidade Federal Fluminense, Campos de Rio das Ostras no curso de Psicologia. Pós doutoranda pelo programa "Psicanálise, saúde e sociedade" da Universidade Veiga de Almeida, doutora em Memória Social pela Universidade Federal do estado do Rio de Janeiro, mestre pelo Programa de Mestrado em Psicologia da Universidade Federal de São João Del Rei, Graduada em Psicologia pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Psicanalista e supervisora clínica no Serviço de Psicologia Aplicada UFF/CURO.

Diego Chabalgoity

Diego Chabalgoity é professor adjunto C2 da Universidade Federal Fluminense - UFF no Departamento de Ciências Humanas do INFES - UFF, em Santo Antônio de Pádua / RJ, onde atualmente ocupa o cargo de vice-coordenador do curso de Pedagogia. 
É coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Paulo Freire e Educação Popular (GEPEP - UFF); e pesquisador do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Filosofia, Política e Educação (NuFiPE - UFF).

Marcelo de Abreu Maciel

Psicólogo pela Universidade Federal da Bahia (UFBA/1991). Mestrado pelo Programa de Pós-Graduação em Educação do Instituto de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ/1994) e Doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social do Instituto de Psicologia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ/2011). Trabalhou como psicólogo na rede de saúde pública entre 1991 e 2013 (IPUB/UFRJ, IFF/FIOCRUZ e HEAPN/RJ), sempre em setores infanto-juvenis.

Monica Paraguassu Correia da Silva

Titular de diploma do Estado Francês de Doutorado em Direito pela Escola de Direito Comparado da Université Paris 1 -Panthéon-Sorbonne-(com Bolsa Capes) (École Doctorale de Droit Comparé). Titular de diploma do Estado Francês de Mestrado em Direito Penal e Política Criminal na Europa pela Université Paris 1 - Panthéon-Sorbonne (com Bolsa Capes) (Master/ Mastère en Droit Pénal et Politique Criminelle en Europe). Mestrado em Ciências Penais pela Faculdade de Direito da Universidade Federal do Rio de Janeiro-UFRJ.

Ana Carolina Monnerat Fioravanti Bastos

Psicóloga formada pela Universidade Federal Fluminense (2002). Mestre (2006) e Doutora (2011) em Psicologia pela linha Clínica e Neurociência, Departamento de Psicologia PUC-Rio. Pós Doutorada no grupo Interação Social e Desenvolvimento-UERJ (2014). Professora adjunta do departamento de Psicologia UFF-PURO. Professora Colaboradora da Pós Graduação em Psicologia Social UERJ. Tem interesse em psicometria e avaliação psicológica, mais precisamente na validação de instrumentos de medidas em Psicologia.

Maudeth Py Braga

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro , Especialização em Recursos Humanos pela PUC-Rio, Mestrado em Psicologia Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro e Doutorado em Psicologia pela Universidade Federal Fluminense. Desenvolve pesquisa no campo da deficiência em sua interface com a mobilidade humana e trabalho.Professora Adjunta do Instituto de Psicologia da UFF. ORCID: 0000-0002-9750-2204.Contato por email: maudethpy@id.uff.br.

Claudia Osorio da Silva

Graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1977), mestrado em Saúde Pública pela Fundação Oswaldo Cruz (1994), doutorado em Saúde Pública pela Fundação Oswaldo Cruz (2002) e pós doutorado em Linguagem e Trabalho na Universidade Estadual do Rio de Janeiro (2009-2010). Atualmente é professora associada do Departamento de Psicologia da Universidade Federal Fluminense, lecionando disciplinas da área de psicologia do trabalho.

Maria Lídia Oliveira de Arraes Alencar

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1975), mestrado em Psicologia (Psicologia Clínica) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1982), doutorado em Teoria Psicanalítica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2004) e pós-doutorado em psicanálise pela UFMG (2011). Atualmente é professora associada da Universidade Federal Fluminense.

Luiz Gustavo Silva Souza

Psicólogo, Doutor em Psicologia pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), com estágio de doutorado na Université de Provence (França). Pós-doutorado na Kingston University (Reino Unido). Professor Adjunto do Departamento de Psicologia da Universidade Federal Fluminense, polo de Campos dos Goytacazes. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Social, atuando principalmente nos seguintes campos: Psicologia de Grupos, Intervenção Psicossocial, Atenção Primária à Saúde, CAPS-ad, Saúde da Família, Saúde do Homem, Veganismo e Movimentos Sociais.

Carmen Lúcia Campos Guizze

Possui graduação em Psicologia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1985), Especialização em Ergonomia pela COPPE/UFRJ e em Psicopedagogia, mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro COPPE/UFRJ (2007) e Doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro COPPE/UFRJ (2011). Atualmente é professor colaborador do CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO SUPERIOR EM ERGONOMIA, da COPPE/UFRJ e professor associado da Universidade Federal Fluminense no Curso de Engenharia de Produção.

Thiago Constâncio Ribeiro Pereira

Professor Adjunto do Departamento de Psicologia da Universidade Federal Fluminense - Volta Redonda. Doutor em Psicologia pelo Programa de Pós-graduação em Psicologia da Universidade Federal de Juiz de Fora (2017), com período sanduíche no Departamento de Filosofia e no Centro de História da Ciência da Universitat Autònoma de Barcelona. Mestre em Psicologia pelo PPG-Psi UFJF (2012), e Graduado em Psicologia pela UFJF (2009).

Anizaura Lidia Rodrigues de Souza

Doutora em Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG (Área de Concentração: Psicologia Social - Linha de Pesquisa: Trabalho, Sociabilidade e Saúde). Período de Doutorado-Sanduíche, no Departamento de Psicologia Social, da Universidad Complutense de Madrid - Espanha (Bolsa PDSE/CAPES). Mestre e graduada em Psicologia pela UGF. Coordenadora do curso de Psicologia do Centro Universitário do Leste de Minas Gerais - UNILESTE, no período de fevereiro de 2016 a junho de 2017. Professora na mesma instituição de 2004 a 2017.

Ana Cabral Rodrigues

Professora Adjunta do Departamento de Psicologia, setor de Psicologia Social, da Universidade Federal Fluminense - Volta Redonda. Professora colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia (UFF). Psicóloga, formada pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Doutora em Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (IPPUR/UFRJ). Mestre em Psicologia pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia - Estudos da Subjetividade (Política e Exclusão Social) da Universidade Federal Fluminense (UFF).

Ana Cristina Troncoso

Possui graduação em Psicologia pela Universidade de São Paulo Ribeirão Preto (1996), mestrado em Psicobiologia pela Universidade de São Paulo Ribeirão Preto (1998) e doutorado em Psicobiologia pela Universidade de São Paulo Ribeirão Preto (2003). Atua principalmente nos seguintes temas: interface neurociências e educação.

Erick Francisco Quintas Conde

Professor Associado no Departamento de Psicologia da Universidade Federal Fluminense (UFF-Campos). Possui graduação em Psicologia (PUC-Rio), Mestrado em Neuroimunologia (UFF) e Doutorado em Neurociências (UFF). Na UFF, tem atuado nas esferas de ensino, pesquisa, extensão e gestão universitária, tendo exercido a função de chefia departamental do CPS-UFF durante o período pandêmico (gestão 2019 a 2021).

Paula Land Curi

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal Fluminense (1994), mestrado em Psicanálise pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2004) e doutorado em Psicologia (Psicologia Clínica) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2012). Docente do Instituto de Psicologia da Universidade Federal Fluminense, campus Niterói, desenvolvendo atividades docentes e de gestão - Coordenadora de Curso de Graduação em Psicologia, desde 2015. Docente do Programa de Pós Graduação em Psicologia (PPGP) - do Departamento de Psicologia da UFF Niterói.

Érica de Lana Meirelles

Doutora em Ciências pelo IBCFF/ UFRJ. Graduada em Psicologia pela UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2006), pós-graduação lato sensu em Neuropsicologia pela Santa Casa de Misericórdia-RJ e Mestrado em Psicologia Clínica e Neurociências pela PUC-Rio - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2010). Psicoterapeuta Cognitivo-Comportamental com formação e experiência clínica em atendimento psicoterápico e treinamento em habilidades sociais.

Nancy Lamenza Sholl da Silva

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Santa Úrsula (1987),especialização em Assistência ao Psicótico pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, mestrado em Psiquiatria e Saúde Mental pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000) e doutorado em Estudios Latinoamericanos - Universidad Nacional Autonoma de Mexico (2008). Atualmente é professor adjunto - Universidade Federal Fluminense - UFF. Membro do AFROSIN (Grupo de Pesquisa Afroperspectivas, Saberes e Infâncias), da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, coordenado pelo prof. Dr Renato Nogueira dos Santos Junior.

Paulo Roberto Mattos da Silva

Concluiu o doutorado em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo em 2005. Atualmente é professor Associado II da Universidade Federal Fluminense; Coordenador do curso de Psicologia do Pólo Universitário de Rio das Ostras - PURO/UFF; Diretor do Laboratório de Psicopatologia Fundamental, Psicanálise e Psicossomática do Instituto de Ciências Humanas e Filosofia/ICHF/UFF; Coordenador do Programa Permanente "Serviço de Psicologia da Área Cirúrgica" GSI/HUAP/UFF, desenvolvido desde 1983.

Bernadete de Lourdes Alexandre Mourão

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1986), mestrado em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1992) e doutorado em Psicologia (Psicologia Experimental) pela Universidade de São Paulo (2007). É Professor Associado I
da Universidade Federal Fluminense e atua no campo da Educação Infantil.

Daniela Costa Bursztyn

Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, especialização em Clínica Psicanalítica pelo Instituto de Psiquiatria da Universidade Ferderal do Rio de Janeiro, mestrado e doutorado em Pesquisa e Clínica em Psicanálise pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro, tendo realizado estagio de doutoramento na Università degli Studi di Milano na Itália, e Pós-Doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Psiquiatria e Saúde Mental do Instituto de Psiquiatria da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PROPSAM/IPUB/UFRJ).

Bruna Pinto Martins Brito

Professora Adjunta do curso de Psicologia de Campos dos Goytacazes da Universidade Federal Fluminense. Doutora em Psicologia (Programa de Pós-graduação em Psicologia /UFRJ/Bolsa CNPq). Mestre em Psicologia pelo Programa de Pós-graduação em Psicologia/UFRJ(Bolsa Capes). Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2004). Membro do grupo de
pesquisa LAPSO (Laboratório de Psicanálise de Orientação Lacaniana/CNPq), Membro do GT da ANPEPP Psicanálise em Redes, Membro da Associação Brasileira de Saúde Mental (Abrasme). Co-coordenadora da Rede Convida.

Suzana Canez da Cruz Lima

Professora do Curso de Psicologia da Universidade Federal Fluminense (UFF- Campus Rio das Ostras) na área de conhecimento: Processos de subjetivação, historicidade e trabalho. Doutora em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações pela Universidade de Brasília (2011). Mestre em Psicologia Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2000), especialista em Teoria Psicanalítica, Saúde Mental Coletiva e Psicologia do Trabalho. Graduada em Psicologia (1990).

Carlos Alberto Ribeiro Costa

Professor Adjunto III do Departamento de Psicologia da Universidade Federal Fluminense, campus de Niterói. Professor Permanente do Programa de Pós Graduação em Psicologia "Estudos da Subjetividade - UFF". Doutor e mestre em Teoria Psicanalítica da UFRJ (2011) e (2006). Possui especialização em Psicanálise e laço social UFF (2006). Graduado em Psicologia pela UFF de Niterói (2004).

Giuliano Lamberti Obici

Giuliano Lamberti Obici, (Maringá- PR) artista-pesquisador com ênfase em arte sonora. Professor adjunto do Departamento de Arte da Universidade Federal Fluminense. Doutor em artes pela USP com bolsas sanduíche do DAAD-CAPES na Technische Universität de Berlim e FAPESP. Mestre em comunicação e semiótica pela PUC-SP e psicólogo formado pela UEM. Publicou o livro "Condição da Escuta" pela editora 7Letras.

Irene Bulcão

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal Fluminense (1997), mestrado em Psicologia pela Universidade Federal Fluminense (2001) e doutorado em Psicologia Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2006). Atualmente é professora adjunta do Curso de Psicologia do Pólo Universitário de Rio das Ostras da Universidade Federal Fluminense.

Soraya Rodrigues Martins

Psicóloga (CRP 12/00260). Doutora em psicologia pela PUC-SP (2008), mestre em psicologia - linha de pesquisa “Organizações humanas, trabalho e o fenômeno das representações sociais pela UFSC (2002)”. Especialização em psicanálise (1988); Psicologia Clínica (2002) Psicologia da Comunicação (1993).

Eduardo Henrique Passos Pereira

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1981), mestrado em Psicologia (Psicologia Clínica) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1986) e doutorado em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1992).

Maria Angélica Augusto de Mello Pisetta

Professora universitária, doutora e mestre em Psicologia pela UFRJ, com pós-doutorado em Educação pela USP. É graduada em Psicologia pela Universidade Católica de Petrópolis e também especialista em Psicologia clínico-institucional pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, onde fez residência em Psicologia Clínica com ênfase em clínica psicanalítica.

Ione Hasegawa Kassuga

Possui mestrado em nutes pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2001). Atualmente é professora de 2 grau da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação

Ana Paula Todaro Taveira Leite

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal Fluminense; Especialização em Administração pela Universidade Federal Fluminense, mestrado em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas (EBAPE) e Doutorado em Psicologia Social pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro. Membro do grupo de pesquisa/CNPq Actividade: Ergologia e Clínicas do Trabalho; Professora Adjunta do curso de Psicologia da Universidade Federal Fluminense, Polo Volta Redonda - tendo sido uma das responsáveis pela elaboração e implementação desse curso.

Tiago Regis de Lima

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará [2007], Mestrado em Psicologia pela Universidade Federal Fluminense [2010] e Doutorado pela Universidade Federal Fluminense [2017]. Atualmente ocupa a função de Professor Substituto na UFF.

Marcia Oliveira Moraes

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal Fluminense (1988), mestrado em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1992), doutorado em Psicologia (Psicologia Clínica) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1998) e pós-doutorado em Psicologia Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro / Lancaster University (2009/2010). Atualmente é Professora Titular do Departamento de Psicologia da Universidade Federal Fluminense, ministrando aulas na graduação e na pós-graduação strito sensu - mestrado e doutorado.

Sabrine Mantuan dos Santos Coutinho

Graduada em Psicologia pela UFES (2002). Doutorado (2008) e Pós-Doutorado (2011) em Psicologia - PPGP-UFES. É Professora Adjunta do Departamento de Psicologia da Universidade Federal Fluminense/UFF, no Polo Universitário de Campos dos Goytacazes/RJ. É Professora Colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFES.

Cristina Lucia Maia Coelho

Graduada em Psicologia pela UFRJ, Doutora em Psicologia pela UFRJ, possui Mestrado em Psicologia pela Fundação Getúlio Vargas e Pós-Doutorado em Psicologia da Educação na Universidade do Minho em Portugal. Atualmente é Professora-Associada IV do curso de Mestrado Profissional Diversidade e Inclusão (CMPDI) e de Psicologia da Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense. Possui o título de especialista em Psicologia Organizacional pelo Conselho Federal de Psicologia. Foi Psicóloga concursada do Ministério da Marinha.

Cristiana Mara Bonaldi

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Espírito Santo (2002), mestrado em Mestrado em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde pública (2004) e doutorado em Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (2011). Atuou como Psicóloga na atenção básica a saúde na Prefeitura Municipal de Vitória. Atualmente é Professora Adjunta do Departamento de Psicologia do Polo Universitário de Rio das Ostras da Universidade Federal Fluminense. Professora Colaboradora do Programa de Pós Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Espírito Santo.

Valmir Cândido Sbano

possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal Fluminense (1988), mestrado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1993) e doutorado em Teoria Psicanalítica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2004). Atualmente é professor associado V da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Interface Filosofia-Psicologia-Psicanálise, atuando principalmente nos seguintes temas: psicanálise e seu ensino, sistemas psicológicos, aplicações à psicologia do desenvolvimento e ensino de ciências.

Monica Maria Raphael da Roza

Professora Associada I da Universidade Federal Fluminense / Departamento de Psicologia de Rio das Ostras, doutora em História das Ciências da Saúde pela Fundação Oswaldo Cruz (2006), mestre em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1999), bacharelado e formação em Psicologia pela Universidade Federal Fluminense (1996). Foi consultora do Ministério da Saúde para a implantação da Política Nacional de Humanização da Atenção e da Gestão no SUS (PNH/SUS) entre 2007 e 2011. A partir da pesquisa ?O apoio institucional na Política Nacional de Humanização?

Wallace de Deus Barbosa

Professor e pesquisador do Departamento de Arte (GAT) do Instituto de Artes e Comunicação Social (IACS) da Universidade Federal Fluminense (UFF). Integra o quadro docente do bacharelado em Produção Cultural e do Programa de Pós Graduação CULTURA e TERRITORIALIDADES ? PPCULT ? IACS ? UFF. Doutor em antropologia pelo Museu Nacional (PPGAS-UFRJ, 2001) e Mestre em Artes Visuais pela Escola-UFRJ de Belas Artes ? UFRJ (1991).

Catarina Mendes Resende

Professora Adjunta do curso graduação em Psicologia da UFF (Niterói). Coordena o CORPOREILABS: Laboratório de Subjetividade e Corporeidade (UFF/FAV/UFRJ/UFC) e o Grupo de Pesquisa PIBIC CorpoSSutiS. Possui Pós-Doutorado em Artes (PPG-ARTES/ UFC) ; doutorado em Psicologia - Estudos da Subjetividade/Clínica e Subjetividade (bolsista CAPES/REUNI) pela Universidade Federal Fluminense (2013), com Bolsa de Doutorado Sanduíche no Exterior (CAPES/PDSE) em 2012 na Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa, Portugal.

Rogerio Robbe Quintella

Professor Adjunto do Departamento de Psicologia da Universidade Federal Fluminense. Mestre e Doutor em Teoria Psicanalítica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Psicólogo pela Universidade Federal Fluminense. É Editor Executivo do Periódico Científico ECOS - Estudos Contemporâneos da Subjetividade (UFF). É autor dos livros "O Supereu Canibal: compulsão, impulsão e o desmentido dqa privação na atualidade" (Ed. Appris), "A Loucura sem avesso: Saúde Mental no Brasil" (Ed. Prismas) e "Subjetividade, Clínica e Política" (EDUFF).

Mary Suely Souza Barradas

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1977), graduação em Licenciatura plena pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1978), graduação em Bacharel em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1976) e mestrado em Educação pela Fundação Getúlio Vargas (1987).Doutoranda em Psicologia Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Atualmente é consultoria externa - Petróleo Brasileiro S.A. - Petrobras Brasil e professor titular da Universidade Federal Fluminense.

Renata Codeço Dias

Possui graduação em psicologia pela Universidade Federal Fluminense (2003) e mestrado em Psicologia pela Universidade Federal Fluminense (2005), na área de Estudos da Subjetividade. Cursou o doutorado na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro(2007). Atualmente é professor adjunto na Universidade Federal Fluminense de Rio das Ostras, na área de Processos Psicológicos.

Silvia Helena Tedesco

É professora titular da Universidade Federal Fluminense e coordenadora do Observatório Nacional de Saúde Mental, Justiça e Direitos Humanos . Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1983), mestrado em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1988) e doutorado em Psicologia (Psicologia Clínica) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1999). Realizou pós-doutorado em Análise institucional na Université de Paris 8. Tem experiência na área de Linguagem, clínica e política, produção subjetividade.

Marcus Ianoni

Professor Associado III do Dep. de Ciência Política da UFF, onde coordena o Programa de Pós-Graduação em Ciência Política (PPGCP). Entre 2015 e 2016, fez estágio anual de pós-doutoramento na Universidade de Oxford (Latin American Centre). Professor do Dep. de Ciência Política da UFF. Coordena o Programa de Pós-Graduação em Ciência Política. Entre 2015 e 2016, fez estágio anual de pós-doutoramento na Universidade de Oxford. Pesquisa o Estado, teórica e empiricamente, abordando suas decisões e seus vínculos com os interesses de classes e grupos da sociedade civil.

Alexandre Bárbara Soares

Psicólogo, Doutor em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Mestre em Psicologia Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2001) e graduado pela Universidade Federal Fluminense (1998).

Elisete Soares Traesel

Possui graduação em Psicologia e em Educação Especial. Especialização em Saúde Pública e MBA em Gestão Empresarial. Mestre e Doutora em Psicologia Social e Institucional pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul na Linha "Políticas Públicas, Trabalho, Saúde e Produção de Subjetividade. Atuou por 10 anos como professora do Curso de Psicologia da UFN - Universidade Franciscana - RS.Atualmente é docente adjunta em POT - Psicologia Organizacional e do Trabalho da UFF-PUCG.

Carla Ribeiro Guedes

Possui graduação em Psicologia, Mestrado e Doutorado em Saúde Coletiva, na área de Ciências Humanas e Saúde, pelo Instituto de Medicina Social na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IMS/UERJ). Pós-doutorado em Saúde Coletiva pelo Instituto de Medicina Social na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IMS/ UERJ). Atualmente é Professora Associada do Departamento de Saúde e Sociedade, do Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal Fluminense (ISC/UFF).

Patty Fidelis de Almeida

Professora e pesquisadora do Instituto de Saúde Coletiva, da Universidade Federal Fluminense (2013). Realizou Pós Doutorado (2018), Doutorado (2010) e Mestrado (2002) em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública/Fundação Oswaldo Cruz. É graduada em Psicologia pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1999). Possui experiência em análise de políticas, programas e serviços em Atenção Primária à Saúde e Redes de Atenção à Saúde no Brasil e América do Sul.

Francisco de Assis Palharini

Possui graduação em Psicologia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto - USP (1978), mestrado em Psicologia Social pela Fundação Getúlio Vargas (1985) e doutorado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (1999). Foi Diretor do Instituto de Ciências Humanas e Filosofia da UFF por três vezes. Foi Diretor do Serviço de Psicologia Aplicada da UGF e UFF Atualmente é Professor Titular do Departamento de Psicologia - UFF, Diretor do Instituto de Psicologia - UFF e membro da Associação Brasileira de Psicologia Organizacional e do Trabalho.

Emílio Nolasco de Carvalho

Graduado em Psicologia pela Universidade Federal do Espírito Santo (1996), mestre em Psicologia Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2001) e doutor em Antropologia Social pelo Museu Nacional/UFRJ (2007). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal Fluminense, atuando em ensino, pesquisa e extensão com modos de subjetivação nos espaços urbanos e em comunidades tradicionais no Brasil.

Andréa Cardoso Reis

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal Fluminense (1998), mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2002) e doutorado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (2007). Atualmente está na categoria professor associado II da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Ensino e Aprendizagem na Sala de Aula, atuando principalmente nos seguintes temas: infâncias, ciências na educação infantil, educação inclusiva, narrativas, imaginário, cultura oral, formação de professores.

Andrea Soutto Mayor

Professora Adjunto do Curso de Psicologia da Universidade Federal Fluminense (Departamento de Psicologia - Campos dos Goytacazes). Possui Doutorado em Psicologia pela Universidade de São Paulo - USP (2007), Mestrado em Sexologia pela Universidade Gama Filho (2001), Especialização em Educação Especial: Deficiência Mental pela Universidade Federal Fluminense (1996) e graduação e bacharelado em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1990). Pós-doutorado no Programa de Pós-graduação em Justiça e Segurança da Universidade Federal Fluminense.

Bárbara Breder Machado

Professora adjunta do Departamento de Psicologia da Universidade Federal Fluminense, Instituto das Ciências da Sociedade e Desenvolvimento Regional em Campos dos Goytacazes; Coordenadora do Laboratório de Psicanálise, Política, Cultura e estudos de gênero(UFF/ESR).

Danichi Hausen Mizoguchi

Professor do Departamento e do Programa de Pós-graduação em Psicologia da Universidade Federal Fluminense.

Tania Cristina Rivera

Psicanalista e ensaísta. Trabalha em um campo multidisciplinar de reflexão crítica sobre a imbricação entre o sujeito e a cultura, movendo-se entre os terrenos da Psicanálise, da Filosofia, da teoria e da prática artística e literária. Explora o diálogo entre psicanalise e cultura ? arte, cinema e literatura ?, interessada principalmente em recolher e desdobrar propostas de delineamento do sujeito na cultura em nível micropolítico, tentando contribuir para se pensar questões de gênero e de descolonização do pensamento.

Luana da Silveira

É professora adjunta do curso de Psicologia da UFF - Campos dos Goytacazes, onde desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão com foco em saúde coletiva/ saúde mental, políticas públicas, instituições e coletivos. Possui graduação em Psicologia pela UNISC (1998), especialização sob a forma de residência em Saúde Coletiva pelo ISC/ UFBA (2002), mestrado em Saúde Coletiva - ISC/ UFBA (2008), doutorado em Psicologia Social na UERJ (2013). Em licença-maternidade de 12/01/2017 a 10/07/2017

Mary Yale Rodrigues Neves

Professora Titular do Instituto de Psicologia da Universidade Federal Fluminense, com pós-doutorado em Psicologia do Trabalho na Universidade do Porto - UP (bolsa CAPES - 2014) e em Saúde Coletiva na Escola Nacional de Saúde Pública - ENSP / FIOCRUZ (2008 e 2020). Doutorou-se em Ciências da Saúde (Saúde Mental e Organização do Trabalho) na Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ (bolsa CAPES - 1999), tendo cursado a graduação em Psicologia (1984) e o mestrado em Políticas Sociais (bolsa CNPq - 1990) na Universidade Federal da Paraíba.

Izaque Miguel da Silva

Possui graduação (2010), mestrado (2012) e doutorado (2017) em Psicologia pela Universidade Federal Fluminense.

Ana Lúcia Novais Carvalho

Possui graduação em Psicologia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ (1994), especialização em neurobiologia pela UFF (1996), especialização em psicoterapia cognitivo-comportamental pela UNESA (1998), mestrado (2001) e doutorado (2009) em Biologia (Biociências Nucleares) pela UERJ. É Professora do curso de Psicologia da UFF/ESR Campos dos Goytacazes. Tem experiência na prática psicológica, atuando principalmente nos seguintes temas: neuropsicologia, neurociências, transtornos do desenvolvimento, psicoterapia cognitivo-comportamental, psicologia geral e experimental.

Cecília Souza Oliveira

Possui graduação em Psicologia pela Universidade de São Paulo (2005), Mestrado (2006/2008) e Doutorado (2008/2012) em Neurociências pelo Departamento de Neurociências e Ciências do Comportamento da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - USP com ênfase na área de processos cognitivos, avaliação neuropsicológica, aspectos comportamentais e síndromes genéticas. É especialista em neuropsicologia (2009/2010) pela USP.

Johnny Menezes Alvarez

Possui Mestrado e Doutorado em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Graduação em Psicologia pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Atualmente é Professor Associado II do Instituto de Psicologia (IPS) da Universidade Federal Fluminense (UFF). Tem experiência na área dos processos psicológicos e suas variações culturais. Participa do Projeto "Encontro de Saberes na UFF" que busca incluir os saberes e fazeres das Populações tradicionais nos espaços acadêmicos.

Fernanda Ferreira Montes

Professora associada II da UFF/FEUFF.Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002), mestrado em Teoria Psicanalítica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2004) e doutorado pelo Programa de Pós-graduação em Teoria Psicanalítica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (2008). Membro do Grupo Alteridade Psicanálise e Educação - GAP(E) e do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação, Infância, Bebês e Crianças Pequenas (GERAR), inscritos no CNPQ pela UFF.

Hélder Pordeus Muniz

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal da Paraíba (1988), mestrado em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (1993) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000). Fez estágio de Pós-doutorado no Programa de Pós-graduação em Psicologia Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro(2008-2009) e no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Espírito Santo (2016-2017). Atualmente é professor titular da Universidade Federal Fluminense trabalhando na graduação e na Pós-graduação em Psicologia.

Renata Lopes Costa Prado

Professora adjunta da Universidade Federal Fluminense (UFF) e vice-diretora do Instituto de Educação de Angra dos Reis (IEAR/UFF). Foi chefe do Departamento de Educação (DED/IEAR/UFF), entre 2019 e 2021. É doutora pelo Programa de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (2014); mestre em Psicologia Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2009), psicóloga e especialista em Economia e Gestão das Relações de Trabalho também pela PUC- SP.

Roberto de Oliveira Preu

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal Fluminense (1999), mestrado em Psicologia pela Universidade Federal Fluminense (2001) e doutorado em Psicologia (Psicologia Experimental) pela Universidade de São Paulo (2007). Atualmente é Professor Adjunto de Psicologia Geral do Departamento de Psicologia da Escola de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Federal Fluminense em Volta Redeonda.

Rosane Barbosa Marendino

Professora Associada na Universidade Federal Fluminense. Diretora da Faculdade de Educação da UFF na gestão 2016-2020. Graduações em Psicologia e Pedagogia. Especializou-se em Docência do Ensino Superior na FERLAGOS (1998). Fez Mestrado (2004) e Doutorado (2011), ambos em Educação, pela Universidade Federal Fluminense. Dentre as áreas de interesse, estão as interfaces entre a psicologia e a educação; as políticas de formação de professores e os dilemas das práticas; a democratização, acesso e permanência no ensino superior e as temáticas referentes à Sociologia da Educação.

Roberto Novaes de Sá

Possui Graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1982), Mestrado em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1987) e Doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1994). Atualmente é Professor Titular do Instituto de Psicologia da Universidade Federal Fluminense, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Psicologia na área de concentração Estudos da Subjetividade.

Lurdes Perez Oberg

Possui licenciatura e graduação em Psicologia pela Universidade Gama Filho (1981/1982), mestrado em Psicologia (Psicologia Social) pela Universidade Gama Filho (1992) e doutorado em Psicologia (Psicologia Clínica) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2007). Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal Fluminense e supervisora de estágio em Práticas comunitárias em localidades rurais da Universidade Federal Fluminense.

Túlio Batista Franco

Psicólogo, Professor Titular do Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal Fluminense. Mestre e Doutor em Saúde Coletiva pela Unicamp, Pós-doutor em ciências da saúde pela Universidade de Bolonha-Itália. Diretor do Instituto de Saúde Coletiva da UFF. Orientador de Mestrado e Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Bioética, Ética Aplicada e Saúde Coletiva - PPGBIOS; e, no Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva - PPGSC.

Cristine Monteiro Mattar

Psicóloga (UFF - 1994), mestre em Psicologia (UFF - 2003), doutora em Psicologia Social (UERJ - 2011) e pós-doutora em Filosofia (Universidade de Évora, (2020). Professora Associada Departamento de Psicologia da UFF/Campus Niterói. 
Coordena o Laboratório de Estudos, Pesquisas e Extensão em Fenomenologia, Hermenêutica e Psicologia. 
Professora do Programa de Pós-Graduação Psicologia e Estudos da Subjetividade, área de concentração Subjetividade e Clínica.

Julio Carlos Figueiredo

Possui graduação em Psicologia pela Faculdade de Humanidades Pedro II (1977), especialização em Psicologia pelo Instituto de Seleção e Orientação Profissional da Fundação Getúlio Vargas (1979), mestrado em Administração pela Universidade Federal Fluminense (1999) e doutorado em Políticas Públicas e Formação Humana pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2015). Atualmente é professor Associado da Universidade Federal Fluminense.

Dagmar de Mello e Silva

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Gama Filho (1985), Mestrado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (2002), Doutorado em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2009) e Pós-Doutorado em Filosofia da Educação na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2014). Professora Associada da Universidade Federal Fluminense e Professora permanente dos Programas de Pós-Graduação - Curso de Mestrado Profissional em Diversidade e Inclusão (CMPDI) e Programa de Pós-Graduação em Ciências, Tecnologias e Inclusão - Doutorado (PGCTIn).

Carlos Diogenes Cortes Tourinho

É formado em Psicologia pela UFF (Bacharelado e Formação de Psicólogo) e em Filosofia pela UFRJ (Bacharelado). Especialista em Filosofia Contemporânea pela PUC-RIO. Mestre em Filosofia pela PUC-RIO. Doutor em Filosofia pela PUC-RIO. Exerceu Estágio de Recém-Doutor no Programa de Pós-Graduação em Filosofia da UFRJ. Exerceu o cargo de Professor Adjunto do Departamento de Fundamentos Pedagógicos (SFP)/ Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense (UFF), ministrando aulas nas Áreas de Filosofia da Educação e de História da Filosofia (Moderna e Contemporânea).

Vicente Cassepp-Borges

Graduado em Psicologia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2006). Doutor em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações (PSTO) pela Universidade de Brasília (UnB). Agraciado com o Prêmio Estudantil da Sociedade Interamericana de Psicologia em 2007 e o Prêmio César Ades, do Conselho Federal de Psicologia (CFP) em 2013. Concluiu o Pós-doutorado em Psicologia Quantitativa pela University of California (Davis) em 2016. Atualmente, é Professor Associado na Universidade Federal Fluminense - Polo Universitário de Volta Redonda. É parecerista de diversas revistas científicas.

Antonio Augusto Pinto Junior

Possui graduação em Psicologia pela Faculdade Salesiana de Filosofia Ciências e Letras de Lorena/SP (1989), doutorado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo (2003) e pós doutorado em Psicologia Clínica pela Universidade de São Paulo (2018).

Paulo Eduardo Viana Vidal

Doutor em Teoria Psicanalítica pela UFRJ, pós-doutor pela UFRJ, professor-associado do Departamento de Psicologia da UFF, na graduação e no programa de Pós-graduação stricto sensu Estudos da Subjetividade. Psicanalista, movido e interrogado pelo real da clínica e pela atividade de ensino, faz pesquisas nas dobras entre psicanálise e filosofia, psicanálise e "cultura", tematizando os fundamentos da psicanálise, a clínica das psicoses, a história e a epistemologia da psicanálise, as relações desta com a psicologia clínica.

Maria Goretti Andrade Rodrigues

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal Fluminense, mestrado em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e doutorado em Saúde Pública pela Fundação Oswaldo Cruz. Realizou estágio de Pós-doutorado no Laboratório de Estudos e Pesquisas em Saúde Mental e Atenção Psicossocial da Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (LAPS-ENSP-FIOCRUZ). Atualmente é Professora Associada do Departamento de Ciências Humanas e vice-coordenadora do Mestrado em Ensino no Instituto do Noroeste Fluminense de Educação Superior da Universidade Federal Fluminense.

Mônica Maria de Azevedo

Possui graduação em PSICOLOGIA pela Universidade Gama Filho (1988) , especialização em Alfabetização pela UFSJ - Universidade Federal de São João del Rei (1998) e em Psicopedagogia (1999) através do convênio CEP (Centro de Estudos de Pessoal do Exército Brasileiro) e a UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro, mestrado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (2006) e doutorado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (2019).

Ana Paola Frare

Psicanalista, graduada em Psicologia pela Universidade Federal do Paraná (1999), mestrado em Saúde Coletiva pelo Instituto de Medicina Social (2005) e doutorado em Psicanálise pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2012). Atualmente é professora da área de Saúde Coletiva e Psicopatologia da Universidade Federal Fluminense. Professora colaboradora do Mestrado Profissional em Atenção Psicossocial no Instituto de Psiquiatria da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IPUB). Membro do GT da ANPEPP - Psicanalise, Política e Clínica.

Maria Lívia do Nascimento

Possui graduação em Psicologia pela Universidade de Brasília (1974), mestrado em Psicologia pela Universidade de Brasília (1978) e doutorado em Psicologia (Psicologia Social) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1990). Atualmente é professa titular da Universidade Federal Fluminense. Bolsista Produtividade em Pesquisa CNPq. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Exclusão Social, atuando principalmente nos seguintes temas: produção de subjetividade, infância e adolescência, psicologia e judiciário, judicialização da vida.

Virginia Georg Schindhelm

Possui graduação em psicologia, pós-graduação em sexualidade humana, mestrado e doutorado em educação. Professora adjunta no Departamento de Ciências Humanas do Instituto do Noroeste Fluminense de Educação Superior (INFES) da Universidade Federal Fluminense. Coordenadora do Núcleo de Pesquisas e Estudos em Educação e Infâncias (NUPEDIS). Experiência profissional em psicologia clínica e na docência em psicologia e educação. Pesquisadora nas áreas: psicologia da educação, psicologia do desenvolvimento, infâncias, educação infantil, gênero e sexualidades, formação docente.

Crisóstomo Lima do Nascimento

Psicólogo Clínico, pós-doutor em Ciências da Religião pelo PPG da PUC-Campinas, doutor em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense; Mestre em estudos da subjetividade com ênfase em Fenomenologia pelo Programa de pós graduação em Psicologia da Universidade Federal Fluminense, com graduação, bacharelado e licenciatura em Psicologia pela mesma instituição e pós-graduação em Filosofia. Professor Adjunto da Universidade Federal Fluminense, vinculado ao Departamento de Psicologia do Pólo Universitário de Campos dos Goytacazes.

Renata Alves de Paula Monteiro

é Professora adjunta do Departamento de Psicologia da Universidade Federal Fluminense (UFF). Doutora (2011) e mestre (2006) pelo Programa de Pós-graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro e possui graduação em Psicologia (2003) também pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. É pesquisadora permanente do Núcleo de Pesquisa sobre Infância e Adolescência Contemporâneas (NIPIAC/UFRJ) e pesquisadora do Observatoire Jeune et Société (INRS/Canada). Membro do NAV - Núcleo de Atenção à Violência.

Silvana Mendes Lima

Possui mestrado em Psicologia Clínica pela Pontificia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1996) e doutorado em Ciências da Saúde pela Fundação Oswaldo Cruz - Escola Nacional de Saúde Pública (2003). Atuou como Pesquisadora-Visitante da Fundação Oswaldo Cruz- ENSP desenvolvendo pesquisa-intervenção junto aos setores periféricos (jovens, crianças, trabalhadores da construção civil, abrigos, lares e ONGS). Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal Fluminense da Area Social e Institucional do Curso de Psicologia.

Cláudia Henschel de Lima

FORMADA EM PSICOLOGIA PELA UFRJ, COM PÓS- DOUTORADO EM PSICOLOGIA PELA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO ATUALMENTE:
1. É PROFESSORA ASSOCIADA II DO DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE- CAMPUS DE VOLTA REDONDA (ÁREA DE PSICANÁLISE). 
2. É MEMBRO DA DIRETORIA E PESQUISADORA DA ASSOCIAÇÃO UNIVERSITÁRIA DE PESQUISA EM PSICOPATOLOGIA FUNDAMENTAL (AUPPF).
3. É DOCENTE PERMANENTE DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA DA UFRJ (PPGP. UFRJ), ONDE ORIENTA 8 DISSERTAÇÕES DE MESTRADO E 2 TESES DE DOUTORADO.

Bianca Novaes de Mello

Professora Adjunta do Departamento de Psicologia de Volta Redonda da Universidade Federal Fluminense. Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002), mestrado em Teoria Psicanalítica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2004) e doutorado em Psicologia (Psicologia Clínica) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2010).Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicanálise, atuando principalmente nos seguintes temas: psicanálise, linguagem, saúde mental e gênero.

Marcia Maria dos Anjos Azevedo

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Gama Filho (1985), Especialização em Psicanálise pela Universidade Santa Úrsula - CEPCOP (1992), Mestrado e Doutorado em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ (2006). Atualmente é Professora Adjunto IV na Universidade Federal Fluminense - do Instituto de Saúde Coletiva - ISC, Departamento de Saúde e Sociedade - MSS e do curso de Especialização ACESSO A SAUDE: INFORMAÇÃO, COMUNICAÇÃO E EQUIDADE uma Parceria entre o Instituto de Saúde Coletiva e o ICICT/ FIOCRUZ.

Giselle Falbo Kosovski

é graduada em Psicologia, pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1985), tem Especialização em Psicologia Clínica pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (1987), mestrado em Teoria Psicanalítica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1998) e doutorado em Teoria Psicanalítica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2003).

Fabia Monica Souza dos Santos

Prof. Associada da Universidade Federal Fluminense (Regime Dedicação Exclusiva; Lotação: Departamento de Psicologia, Campus Universitário de Rio das Ostras). Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal Fluminense (1999), mestrado em Psicologia Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2001) e doutorado em Psicologia Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2009).

Cristina Mair Barros Rauter

É professora titular de Psicologia Social e Institucional do Departamento de Psicologia da Universidade Federal Fluminense, onde atua na graduação e na pós graduação. Graduou-se em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1975), é mestre em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1982) e doutora em Psicologia (Psicologia Clínica) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1998).

Catharina Marinho Meirelles

Doutora em Políticas Públicas e Formação Humana pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Participou do Estágio Científico Avançado na Universidade do Minho - Portugal, no âmbito do Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior da CAPES. Membro da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação. Atualmente pesquisa o Trabalho nas Universidades Públicas Brasileiras. Possui graduação em Psicologia e mestrado em Administração, ambos pela Universidade Federal Fluminense. Professora Adjunta no Departamento de Psicologia da Universidade Federal Fluminense, Campus Niterói.

Renato Sampaio Lima

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal Fluminense (1994), mestrado em Saúde Coletiva pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1997) e doutorado em Psicologia Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2008). Atualmente é professor Associado I, do quadro permanente da Universidade Federal Fluminense (UFF), no Departamento de Formação Específica em Fonoaudiologia, em Nova Friburgo. Foi professor do Departamento de Psicologia da UFF de Volta Redonda entre 2013 e 2018.

Adriana Rosa Cruz Santos

É professora do Instituto de Psicologia da Universidade Federal Fluminense (UFF), campus Niterói.

Sandra Maria do Amaral Chaves

Possui Graduação em Enfermagem pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1982), Graduação em Psicologia pela Universidade Gama Filho (1991), Mestrado em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1990), Livre Docência pela Universidade Gama Filho, (1996). Exerceu a Chefia do Departamento de Enfermagem de Rio das Ostras da Universidade Federal Fluminense por dois mandatos consecutivos. Atua na área de Enfermagem com ênfase em Saúde Mental e experiência na temática de Gestão em Saúde Coletiva, Meio Ambiente e Biossegurança.

Ricardo Sparapan Pena

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2002), doutorado (2012) e mestrado (2009) em Saúde Coletiva pela Universidade Estadual de Campinas. É professor do Departamento de Psicologia da Universidade Federal Fluminense (campus Volta Redonda) e orientador colaborador no Programa de Mestrado Profissional em Saúde Coletiva: políticas e gestão em saúde da Faculdade de Ciências Médicas - Universidade Estadual de Campinas.

Silvia Miranda Amorim

Graduada em psicologia pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e especialista em terapia cognitivo-comportamental pela Faculdade Redentor. Mestre e doutoranda em psicologia social pela Universidade Salgado de Oliveira (UNIVERSO) - campus Niterói (RJ), com ênfase em psicologia do trabalho. Realizou estágio doutoral na Universidade de Coimbra (Portugal). Atualmente é professora substituta na Universidade Federal Fluminense (UFF) e está envolvida em projetos relacionados ao envelhecimento no trabalho e aposentadoria.

Luciana Gageiro Coutinho

Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1992), mestrado em Psicologia (Psicologia Clínica) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1997) e doutorado em Psicologia (Psicologia Clínica) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2002) com bolsa-sanduíche (CNPQ) em Paris VII. Realizou pós-doutorado no Programa de Pós-Graduação em Teoria Psicanalítica da UFRJ (2018).

Enéas Rangel Teixeira

Graduação em Enfermagem pela Universidade Federal Fluminense - UFF (1988). Graduação em Psicologia pela UFF (1991). Especialista em Metodologia do Ensino Superior pela UFF. Formação em Psicoterapia Corporal. Mestrado em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ e Doutorado em Enfermagem - UFRJ. Pós-doutorado em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica/SP. Pós Doutorado em Ciência do Cuidado de Enfermagem pela Université LAVAL-Québec - Canadá e foi pesquisador convidado da ULAVAL- CA. Pós Doutorado em Saúde Coletiva IESC/UFRJ.

Sandra Santos Cabral Baron

Graduada em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1981), Mestra em Educação pela Universidade Federal Fluminense (1992) e Doutora em Ciências e Saúde Coletiva (Saúde da Criança e da Mulher) pela Fundação Oswaldo Cruz (2004), com formação complementar em Psicologia da Educação pela Université.de Mons-Hainaut (BE), em Estudos em Etologia e Resiliência pela Université Toulon-Var (FR) , em Ciências da Educação pela Université Sorbonne Paris V (FR), em Filosofia pela Université Paris VIII Saint- Dennis (FR); possui Pós-Doutorado pelo Núcleo de Estudos sobre Subjetividade do P

Paula de Oliveira Santarossa

Possui graduação em psicologia pela Universidade Federal Fluminense (2006), especialização em Psicanálise e Laço Social pela mesma Universidade (2007) e mestrado em Psicanálise pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2011). Atualmente é doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal Fluminense e coordena o curso de graduação Psicologia e pós graduação em saúde mental das Faculdades Integradas Maria Thereza.

Alessandra Daflon dos Santos

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal Fluminense (1999), mestrado (2003) e doutorado (2008) pelo Programa de Pós Graduação em Psicologia Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. De março de 2009 a janeiro de 2011 esteve vinculada à Universidade Federal de Goiás/Campus Jataí e, atualmente, é professora adjunta da Universidade Federal Fluminense/Campus Universitário de Rio das Ostras (UFF/CURO). Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Social, atuando principalmente nos seguintes temas: história da psicologia e memória e subjetividade.

Gustavo Cruz Ferraz

Professor adjunto do departamento de Psicologia da Universidade Federal Fluminense/ICHS-VR. Doutor em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2010), com período sanduíche como bolsista CAPES no Departamento de Filosofia da Universidade Paris VIII (2008), França. Mestre em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2005). Graduado em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2003). Realizou Pós-Doutorado (bolsa CNPq) no Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal Fluminense (2012).

Priscila Pires Alves

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1994), mestrado em Psicologia Social e da Personalidade pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1997), doutorado em Psicologia Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2006) e pós- doutorado pela Universidade de Brasília (2019). Atualmente é professora associada da Universidade Federal Fluminense.

Eda Maria de Oliveira Henriques

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Santa Úrsula (1975), mestrado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (1993) e doutorado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (2001). Atualmente é professor associado 4 da Universidade Federal Fluminense e professor adjunto da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Concepções de ensino-aprendizagem, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, narrativas, formação, educação e leitura.

Janes Santos Herdy

Possui graduação em Psicologia pela Faculdade Celso Lisboa (1978)(FEFACEL) e Mestrado em Psicologia (Psicologia Social) pela Universidade Gama Filho (1990)(UGF). Em 1983 especializou-se em Psicologia do Trabalho(Faculdade Celso Lisboa e em 2001 especializou-se em Dinâmica de Grupo pela Universidade Federal de Mato Grosso. Atualmente é professora Adjunto IV da Universidade Federal Fluminense(UFF/RJ).

Walcéa Barreto Alves

Professora Adjunta da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense (UFF/Niterói - RJ). Professora do Programa de Pós-graduação em Mídia e Cotidiano/UFF. Coordenadora do Curso de Pedagogia da Universidade Federal Fluminense. Líder do Núcleo de Estudos em Comunicação e Educação, Etnografia e Representações Sociais (NECEERS/UFF/CNPq). Integrante da Comissão Editorial da Revista Aleph Online (UFF).

Christian Sade Vasconcelos

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Espírito Santo (2001), mestrado em Psicologia pela Universidade Federal Fluminense (2004) e doutorado em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2009). Atualmente é professor da Universidade Federal Fluminense.

Rose Mary Costa Rosa Andrade Silva

Professora Titular da UFF. Fenomenóloga. Pós-Doutora em Filosofia (UERJ/IFCH); doutora em Psicologia Social (UERJ/IFCH), doutora em Filosofia e doutora em enfermagem (UFRJ/EEAN). Mestre em Filosofia (UERJ/IFCH), mestre em enfermagem (UFRJ/EEAN); especialista em Filosofia Moderna e Contemporânea (UERJ/IFCH) com monografia intitulada: " O Conceito de Corpo em Merleau-Ponty" ; especialista em Psicanálise e saúde Mental com ênfase nos estudos em Freud e Lacan (UERJ/IFCH). É especialista em novas metodologia do ensino de enfermagem (UFRJ/EEAN).

Issa Leal Damous

Graduação em Psicologia (2000), Mestrado (2006) e Doutorado (2011) em Psicologia Clínica, na área de Psicanálise: clínica e cultura, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), com estágio doutoral (2010) na Université de Montréal (UdeM), bolsa CAPES. Residência em Saúde Mental (2001-2003), pelo Instituto Municipal de Assistência à Saúde Juliano Moreira e Hospital Municipal Jurandyr Manfredini, em convênio com o Instituto de Psiquiatria da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IPUB/UFRJ).

Francisco Leonel de Figueiredo Fernandes

Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1979), mestrado em Psicologia (Psicologia Clínica) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1982) e doutorado em Teoria Psicanalítica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000). Atualmente é supervisor do Instituto Franco Basaglia e professor associado II da Universidade Federal Fluminense.

Ana Claudia Lima Monteiro

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal Fluminense (1998), mestrado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2002) e doutorado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2009). Atualmente é professora na classe associado da Universidade Federal Fluminense.

Ana Paula Lopes dos Santos

Professora Adjunta IV, no Instituto de Psicologia (IPS), da Universidade Federal Fluminense (UFF). Possui Graduação em Psicologia, pela Universidade Federal do Espírito Santo (1998), mestrado em Saúde Pública pela Fundação Oswaldo Cruz (2001) e doutorado em Saúde Coletiva pela Universidade Federal de São Paulo (2010). Com experiência profissional em Psicologia e docência, atua no desenvolvimento de pesquisas nas áreas da Psicologia do Trabalho, Saúde e Ambiente e na coordenação do Programa de Extensão Universitário Vida no Campus.

Micheline Roat Bastianello

Professora Adjunta do Departamento de Psicologia (CPS) da Universidade Federal Fluminense (UFF) - Instituto de Ciências da Sociedade e Desenvolvimento Regional (ESR). Doutora e Mestre em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Graduada em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Especialista em Psicoterapia Psicanalítica de Crianças e Adolescentes pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Membro do GT Avaliação em Psicologia Positiva e Criatividade da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Psicologia (ANPEPP).

Gisele de Araújo Gouvêa Estacio

Gisele, Professora da Universidade Federal Fluminense, é doutora em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista, Campus de Araraquara; possui Mestrado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo; Especialização em Metodologia do Ensino Superior e Inovações Curriculares pela Faculdade de Ciências Humanas Exatas e Letras de Rondônia e Graduação em Psicologia (Bacharel e Licenciatura) pela Universidade Federal de Rondônia.

Patricia Valle de Albuquerque Lima

Graduada em Psicologia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1985), mestrado em Psicologia Social e da Personalidade pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1997) e doutorado em Psicologia na linha de pesquisa de Subjetividade pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2005). Professora associada do curso de Psicologia da Universidade Federal Fluminense do Campus de Rio das Ostras desde 2010.

Marília Etienne Arreguy

Pós-doutorado em Sciences de l'Éducation pela Université Paris 8 - bolsista CAPES de março de 2017 a julho de 2018. Doutora em Saúde Coletiva pelo Instituto de Medicina Social da UERJ e Doutora em Recherches en Psychanalyse et Psychopathologie pela Universidade de Paris Diderot (Paris VII) em 2008 (cotutela). Mestre em Psicologia (Psicologia Clínica) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2001). Graduada em Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1999).

Mayra Silva de Souza

Possui graduação em Psicologia pela Universidade José do Rosário Vellano, especialização em Psicologia Hospitalar pela Universidade Vale do Rio Verde, mestrado e doutorado em Psicologia - Avaliação Psicológica em Contextos da Saúde Mental - pela Universidade São Francisco (USF). Atualmente é Professora Adjunta da Universidade Federal Fluminense.

Katia Faria de Aguiar

Possui Graduação em Psicologia pela Universidade Santa Úrsula (1981), Mestrado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (1990), Doutorado em Psicologia (Psicologia Social) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2002) e Pós Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social e Institucional / UERJ. Atualmente é Professora Associada da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Social, nos campos da educação, saúde e assistência.

Cristine Fares Maia

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1990). Atualmente é professor em lotação provisória da Universidade Federal Fluminense e professor auxiliar da Universidade Federal do Amazonas. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Construção e Validade de Testes, Escalas e Outras Medidas Psicológicas, atuando principalmente nos seguintes temas: testes psicológicos, seleção de pessoal, técnicas psicológicas, terapia cognitivo-comportamental, neuropsicologia, alzheimer e cuidadores.

Mariana de Toledo Barbosa

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2004), mestrado em Teoria Psicanalítica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2007) e doutorado em Filosofia (2012), realizado em regime de co-tutela entre a Universidade Federal do Rio de Janeiro e a Université Paris Nanterre. Fez pós-doutorado no Programa de Pós-Graduação em Teoria Psicanalítica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (2013) e no Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Federal Fluminense (2014).

Leandro Roberto Neves

Possui graduação em Psicologia pela Universidade de Taubaté (1998), mestrado em Gestão e Desenvolvimento Regional pela Universidade de Taubaté (2004) e doutorado em Psicologia Social pela Universidade de São Paulo (2013). Atualmente é docente/pesquisador da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Social, Psicologia Ambiental, Psicologia das Emergências e Desastres atuando principalmente nos seguintes temas: cidades, políticas públicas, território, educação, projeto interdisciplinar e cultura.

Clarissa Socal Cervo

Professora Adjunta da Universidade Federal Fluminense (UFF), com atividades na graduação, pesquisa e extensão. Membro do Comitê de Consultores de políticas para a Incubadora de Empresas da UFF. Membro do Comitê de Ética da UFF, representando a área da Psicologia.
Doutora em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Mestre em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e graduada em Psicologia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS).

Alessandra Speranza Lacaz

Psicóloga graduada pela Universidade Federal Fluminense (UFF), mestre em Psicologia Institucional pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e doutoranda em Psicologia pela Universidade Federal Fluminense (UFF).

Iacã Machado Macerata

Professor Adjunto do Departamento de Psicologia do Instituto de Humanidades e Saúde da Universidade Federal Fluminense. Possui graduação em Psicologia pela PUCRS, mestrado e doutorado em Psicologia - Estudos da Subjetividade - ênfase clínica e subjetividade, pela Universidade Federal Fluminense. Atuou como psicólogo clínico e Acompanhante Terapêutico. Atuou como psicólogo em políticas de assistência social para crianças e adolescentes em situação de rua (2005 a 2008). Participou da criação da primeira equipe de Consultório na Rua da cidade do Rio de Janeiro.

Izabela Maria Rezende Taveira

Professora associada 2 - DE do curso de administração do Instituto de ciências da Sociedade ICM UFF/Macaé . Coordena o Lapeex/ Psot - Laboratório de pesquisa e extensão: Pessoas Subjetividade Organizações e Trabalho, o qual articula as atividades do projeto de extensão "Cafe com rh: promovendo ações em prol da melhoria da qualidade de vida no trabalho em Macaé", com as do grupo de pesquisa "Gestão de pessoas e subjetividade no segmento de Petróleo e Gás"e com as atividades do NEST - Nucleo de estudos sobre o trabalho.

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