Educação

Pesquisador

Érika Elizabeth Vieira Frazão

Érika Elizabeth Vieira Frazão é mulher negra, mãe, professora de história, doutora em Educação pelo PPGE-UFRJ (2018) e Mestre em Educação pelo PPGE/UFRJ (2014). Atualmente é Professora Adjunta de Relações Étnico-Raciais na Escola na Universidade Federal Fluminense (UFF). É líder do Laboratório de estudo de Relações Étnico-Raciais e Subjetividades (LabErês/UFF/CNPq) na Faculdade de Educação da UFF, cujo objetivo é reunir professores e estudantes em torno de pesquisas que visam descolonizar os currículos acadêmicos e escolares por meio de uma luta antirracista e feminista.

Jose Artur Barroso Fernandes

Professor do Departamento de Sociedade, Educação e Conhecimento (SSE) da Faculdade de Educação da UFF - Universidade Federal Fluminense. É bacharel e licenciado em Ciências Biológicas pela Universidade de São Paulo (1991), mestre e doutor em Educação pela Universidade de São Paulo (2001 e 2007), com pós-doutorado pela Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2015).

José Valter Pereira

Professor Associado da UFF - Faculdade de Educação/SSE - Professor do quadro permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFF. Líder do Grpesq LEAM - Laboratório de estudos e aprontos multimídia - relações étnico-raciais na cultura digital. Foi professor da UFRRJ e do PPGEDUC. Atua a partir das conexões: relações étnico-raciais, cultura digital - mídias e suas linguagens e as produções de desigualdades.

Inny Bello Accioly

Professora Adjunta da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense (UFF). Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Pós-Doutorado em Educação pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Fabio Lennon Marchon dos Santos

Atualmente é Professor adjunto A, no Departamento de Sociedade, Educação e Conhecimento da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense, área de Conhecimento: Ensino de Matemática. Doutorado em Educação pela UFF (concluído em 02/2018) - ênfase na Historiografia da Etnomatemática. Mestre em Educação pela Universidade Federal Fluminense (2013) - ênfase no campo da Educação Matemática com especial atenção as questões teóricas e filosóficas da Etnomatemática. Graduação em Matemática pela Universidade Federal Fluminense (1998).

Vinicius de Moraes Monção

Pesquisador da área História da Educação. Professor adjunto da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense (FEUFF). Possui mestrado e doutorado em Educação (ênfase em História da Educação) pela UFRJ. Foi bolsista de pós-doutorado FAPESP na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP), vinculada ao projeto temático FAPESP ?Saberes e práticas em fronteiras: por uma história transnacional da educação (1810-...)?.

Monica dos Santos Toledo

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), vinculada à linha de pesquisa Inclusão, Ética e Interculturalidade. Professora da Educação Básica na Universidade Federal Fluminense (UFF), lotada no Colégio Universitário Geraldo Reis (Coluni-UFF), onde atua nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Pesquisadora do Formar - Grupo de Pesquisa em Formação e Práticas Pedagógicas - FEUFF (2017-atual) e do Laife - Laboratório de Inclusão, Formação Cultural e Educação - FEUFF (2020-atual).

Fernando de Souza Paiva

Professor Adjunto do Departamento de Ciências Humanas do Instituto do Noroeste Fluminense de Educação Superior da Universidade Federal Fluminense (PCH/INFES/UFF) em Santo Antônio de Pádua - RJ. Possui Doutorado em Educação (UFF, 2011); Mestrado em Educação (UFF, 2003); Especialização em Os profissionais da escola e as práticas curriculares (UFF, 1999); Licenciatura em Pedagogia (FANELT/UNIPLI, 1991); Bacharelado em Filosofia (UFF, ICHF, 2016) e Licenciatura em Filosofia (UFF, ICFH, 2018).

Alberto do Espírito Santo Pires Júnior

Atualmente, Professor Adjunto IV (DE), no curso de Ciências Atuarias da Universidade Federal Fluminense, em Niterói. Doutor, em Ciências da Educação pela Facultad d Humanidades y Artes, de la Universidad Nacional de Rosario, Argentina. Mestre em Ensino da Saúde e do Ambiente, pelo Centro Universitário Plínio Leite. Pós-graduação em Contabilidade e Auditoria, Universidade Federal Fluminense, UFF, graduado em Direito. Registro OAB: 122566 pela Universidade Barra Mansa

Viviane Merlim Moraes

Possui graduação em Pedagogia (2000) e especialização em Educação Superior pela Universidade Federal Fluminense (2002). Concluiu em 2008 o curso de mestrado em Educação, e em janeiro de 2018 o curso de doutorado em Educação, ambos na Universidade já citada.

Diego Carlos Pereira

Doutor em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP - Campus Rio Claro/SP). Graduado em Licenciatura em Geografia (2014) e Mestre em Educação (2016) pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM - Uberaba/MG). Professor da área de Educação e Geografia do Departamento de Sociedade, Educação e Conhecimento da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense, Niterói/RJ, em caráter efetivo. É vice-líder do Grupo de Ensino, Pesquisa e Extensão Artesanias Geográficas e Educacionais (AGE/UFF), cadastrado no CNPq e coordenado pela Profa. Dra.

Marta Nidia Varella Gomes Maia

Professora Adjunta do Departamento Sociedade, Educação e Conhecimento da Universidade Federal Fluminense na área de Educação da Infância. Pesquisadora do Grupo FIAR - Círculo de estudo e pesquisa formação de professores, infância e arte na linha de pesquisa Educação Infantil e prática pedagógica. Foi professora da Educação Básica entre 1985 e 2018, Supervisora Educacional na Educação Básica entre 2004 e 2018 e Professora do Curso de Especialização em Educação Infantil: Perspectivas de Trabalho em Creches e Pré-Escolas da PUC-Rio entre 2016 e 2018. Doutora em Educação pela PUC-Rio (2016).

Diego Chabalgoity

Diego Chabalgoity é professor adjunto C2 da Universidade Federal Fluminense - UFF no Departamento de Ciências Humanas do INFES - UFF, em Santo Antônio de Pádua / RJ, onde atualmente ocupa o cargo de vice-coordenador do curso de Pedagogia. 
É coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Paulo Freire e Educação Popular (GEPEP - UFF); e pesquisador do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Filosofia, Política e Educação (NuFiPE - UFF).

Alexsandra dos Santos Oliveira

Professora Adjunta da Universidade Federal Fluminense (UFF), Instituto do Noroeste Fluminense de Educação Superior (INFES) - Departamento de Ciências Humanas (PCH). Doutora em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Espírito Santo (PPGE-UFES)/ linha de Pesquisa Diversidade e Práticas Educacionais Inclusivas. Mestre em Educação pelo mesmo Programa e linha de pesquisa.

Marise Basso Amaral

Possui graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1992), graduação em Bacharelado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1992), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1997) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2003). Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal Fluminense.

Fernando de Araujo Penna

Diretor da Faculdade de Educação da UFF e parte do corpo docente do Programa de Pós-Graduação em História Social da FFP UERJ. Doutor e Mestre em Educação pelo PPGE da UFRJ e bacharel e licenciado em história pela mesma universidade. Atualmente é líder do grupo de pesquisa "Núcleo de Estudos em Educação Democrática" (NEED). Tem dedicado suas pesquisas mais recentes aos temas: educação democrática, ensino de história e "escola sem partido".

Marcelo de Abreu Maciel

Psicólogo pela Universidade Federal da Bahia (UFBA/1991). Mestrado pelo Programa de Pós-Graduação em Educação do Instituto de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ/1994) e Doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social do Instituto de Psicologia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ/2011). Trabalhou como psicólogo na rede de saúde pública entre 1991 e 2013 (IPUB/UFRJ, IFF/FIOCRUZ e HEAPN/RJ), sempre em setores infanto-juvenis.

Rejany dos Santos Dominick

Licenciada em Educação Física (1984) e em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1986). Mestra em Educação pela Universidade Federal Fluminense (1993) e doutora em História, Filosofia e Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2003). Atualmente é professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense. Coordena projetos de Extensão, de Pesquisa e de Inovação Social articulados às tecnologias na educação. É uma das editoras da RevistAleph, que tem como categoria geradora as experiências instituintes.

Shaula Maíra Vicentini de Sampaio

Sou graduada em Ciências Biológicas (Bacharelado e Licenciatura) pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e tenho mestrado e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Trabalhei (de 2001 a 2003) como educadora ambiental no Parque Estadual de Itapuã (Viamão - RS). De 2005 a 2008 fui professora de ciências da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre. De 2008 a 2013 fui docente na Universidade Federal de Alagoas (UFAL).

Maria Teresa Esteban do Valle

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal Fluminense (1983), mestrado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (1992), Doutorado em Filosofía y Ciencias de La Educación pela Universidade de Santiago de Compostela (1997) e Pós-Doutorado na Universidad Nacional Autónoma de México (2006) e na Universidade do Minho (2007). Foi Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFF, no período compreendido entre os anos 2004 e 2006, e Coordenadora do GT Educação Popular da ANPEd, no biênio 2008/2010.

Jorge Nassim Vieira Najjar

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal Fluminense (1988), mestrado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (1992) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2004). Atualmente é Professor Associado da Universidade Federal Fluminense.

Lúcia Maria da Silva Soares

Assistente Social. Doutora em Serviço Social na Universidade Federal do Rio de Janeiro (2018). Graduada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1998). Mestre em Serviço Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002) e Mestre em Educação pela Universite Lumiere Lyon 2 (2004). Membro da Diretoria do Conselho Regional de Serviço Social - CRESS/RJ 7ª Região nas gestões 2005-2008 e 2008-2011. Hoje é docente do curso de Serviço Social do campus de Niterói da Universidade Federal Fluminense.

Pablo Silva Machado Bispo dos Santos

Possui Doutorado em Ciências Humanas - Educação pela PUC-Rio (2010), Mestrado em Educação pela PUC-Rio (2005) e Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002). Atualmente é Professor Associado II da Universidade Federal Fluminense e Membro do Conselho Univerisitário. Ministra aulas na Graduação e na Pós-Graduação, sendo professor do Departamento de Sociedade, Educação e Conhecimento, e também do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDU) desta Universidade.

Dayse Carla Genero Serra

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1990), Mestrado em Educação Especial e Inclusiva pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2004) e doutorado em Psicologia (Psicologia Clínica) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2008). Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal Fluminense.

Natália Silva Pereira

Cientista Social com Bacharelado e Licenciatura pela Universidade Federal Fluminense-UFF. Mestrado, e doutoranda em Educação pela Faculdade de Educação da UFF, e Professor Docente I de Sociologia do Governo do Estado do Rio de Janeiro e Professora Substituta da disciplina Organização da Educação no Brasil, na Universidade Federal Fluminense

Luiz Otavio Neves Mattos

Graduado em Licenciatura Plena em Educação Física pela Universidade Gama Filho (1984), Mestre em Educação Brasileira pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2001), Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo (2006), Pós-Doutorado pelo Departamento de Ciências da Educação da Universidade de Aveiro-Portugal. Ex-Diretor de Esporte Comunitário do Estado do Rio de Janeiro (2002). Ex-Diretor do Departamento de Políticas Sociais de Esporte e Lazer do Ministério do Esporte (2003-2007).

Flavia Ferreira de Castilho

Cursa doutorado em Educação na linha de pesquisa: Políticas, Educação, Formação e Sociedade ( PEFS) do Programa de Pós Graduação (PPGE) da Universidade Federal Fluminense( UFF). Mestre em Educação pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Possui pós-graduação lato sensu " Especialização em Educação Infantil" pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro ( PUC- RIO) e graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

Elisabete Cristina Cruvello da Silveira

Professora associada 3 do Departamento de Sociologia e Metodologia das Ciências Sociais (GSO) da Universidade Federal Fluminense (UFF), Coordenadora da Licenciatura em Ciências Sociais da UFF/Niterói de março/2016 a agosto/2017 e coordenadora do PIBID do subprojeto de Ciências Socias/Niterói de abril/2015 a fevereiro/2018. Doutora em Política Social pela UFF, Mestre em Ciências Sociais pela FLACSO/ARGENTINA, Mestre em Educação pela UFF. Temas de interesse: metodologia comparada, educação em direitos humanos, formação de professores, política social e organizações internacionais.

Caio Nogueira Hosannah Cordeiro

É graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1978), mestre em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1996), e doutor em Educação, pela mesma universidade (2015). Atualmente, é professor adjunto da Escola de Arquitetura e Urbanismo da UFF.

Claudia Maria Costa Alves de Oliveira

Professora titular da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense, credenciada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da UFF. Possui graduação em História pela Universidade Federal Fluminense (1982), mestrado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (1990) e doutorado em História Social pela Universidade de São Paulo (2000). Foi presidente da Sociedade Brasileira de História da Educação (SBHE) na gestão 2007-2009 e coordenadora do GT História da Educação da ANPEd, no período 2015-2017. Coordena o Grupo de Pesquisa História Social da Educação.

Márcia Maria e Silva

Márcia Maria e Silva é Professora Adjunta da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense (UFF). Formou-se doutora em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ - Maracanã), na linha de Infância, Juventude e Educação. Cursou mestrado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (UFF), na linha de Estudos do Cotidiano da Educação Popular. Tem Especialização em Literatura Infantil ( UFF). Possui graduação em Pedagogia (UFF) e Letras (UERJ), tendo trabalhado como Professora e Pedagoga na educação básica por anos.

Maria Inês Couto de Oliveira

Possui graduação em Faculdade de Farmácia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1977), mestrado em Educação pela Fundação Getúlio Vargas - RJ (1987) e doutorado em Saúde Pública pela Fundação Oswaldo Cruz (2001). É vice-coordenadora do Grupo Técnico Interinstitucional de Aleitamento Materno do Estado do Rio de Janeiro e membro da International Baby-Food Action Network-IBFAN desde 1987. Atualmente é professora associada no Departamento de Epidemiologia e Bioestatística da Universidade Federal Fluminense.

Mitsi Pinheiro de Lacerda Leite Benedito

Professora Associada 3 do Departamento de Ciências Humanas e do Programa de Pós-Graduação em Ensino da Universidade Federal Fluminense, Campus de Santo Antônio de Pádua/RJ. Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Cotidianos/UFF. Linhas de pesquisa: Alfabetização; Vida Cotidiana; Formação de Professores; Cidades Pequenas.

André Luiz Dias Lima

Doutor em Letras (Estudos de Literatura) pela Universidade Federal Fluminense - RJ. Mestre em Educação Brasileira pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Graduado em Letras (Português/Literaturas) pela Universidade Federal Fluminense. Professor Associado II de Literatura Brasileira e Professor do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Literatura da Universidade Federal Fluminense, é vice-coordenador do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Literatura da Universidade Federal Fluminense e líder do Grupo de Pesquisa Literatura e Dissonâncias - LIDIS/UFF.

Alice Akemi Yamasaki

Possui graduação em Pedagogia (1990), mestrado em Educação (1998) e doutorado em Educação (2007) pela Universidade de São Paulo. Atualmente é Professora Associada I da Universidade Federal Fluminense - Niterói, exercendo atividades no Departamento Sociedade, Educação e Conhecimento, da Faculdade de Educação, na Didática. É docente colaboradora no Curso Mestrado Profissional em Diversidade e Inclusão - CMPDI, da Universidade Federal Fluminense.

Elionaldo Fernandes Julião

Possui graduação em Letras (Bacharelado e Licenciatura em Língua Portuguesa) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1996), mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2003) e doutorado em Ciências Sociais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2009). Pós-doutorado em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2020). Atualmente é professor Associado do Instituto de Educação de Angra dos Reis (IEAR/UFF) e do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense.

Flavia Monteiro de Barros Araujo

Possui Bacharelado (1982) e Licenciatura em Ciências Sociais (1985) pela Universidade Federal Fluminense; Mestrado em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1998), Doutorado em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2006). Realizou o Pós-doutorado em 2009, desenvolvendo pesquisa na área de políticas e reformas curriculares. É Professora adjunta da Faculdade de Educação (UFF). Integra o corpo de docentes dos programas de Pós Graduação Stricto Sensu da Faculdade de Educação (UFF) e de Pós-Graduação Stricto Sensu de Ensino de Ciências do IFRJ.

Ari da Silva Fonseca Filho

Doutor (2013) e Mestre (2007) em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. É Bacharel em Turismo (2002) pela Universidade Estadual de Ponta Grossa - PR. Professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Turismo (Stricto Sensu - Mestrado) da Faculdade de Turismo e Hotelaria (FTH) da UFF. Coordena o Programa de Tutoria e a atividade de Estágio Docência do PPGTUR-UFF (2018-atual). É professor dos cursos de Bacharelado em Turismo e Tecnologia em Hotelaria da Universidade Federal Fluminense (2011 - Atual).

Patricia Teixeira de Sa

Possui Licenciatura e Bacharelado em História pela Universidade Federal Fluminense (2002). Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2016) e Mestra em Educação Brasileira (2006) pelo mesmo programa. Professora na Universidade Federal Fluminense (UFF), na Faculdade de Educação. Atua no Programa de Mestrado Profissional em Ensino de História, no Instituto de História da UFF. É integrante do Laboratório de Ensino de História da UFF e do grupo Oficinas de História.

Maria Cecilia de Castello Branco Fantinato

Possui graduação em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1980), mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1987) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2003), incluindo a realização de Doutorado Sanduiche na Rutgers University (NJ, USA), em 2001. Realizou pós-doutorado na Universidade de São Paulo (2011) e na Universidade de Lisboa (2011-2012).

Jaqueline Pereira Ventura

Licenciada em Pedagogia, Mestre e Doutora em Educação pela Universidade Federal Fluminense - UFF. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Trabalho e Educação e Educação de Jovens e Adultos, atuando principalmente nos seguintes temas: políticas públicas de educação de jovens e adultos, formação docente para a educação de jovens e adultos e mundo do trabalho e educação básica e profissional de jovens e adultos trabalhadores. É Professora associada da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense, atuando na Graduação e no Programa de Pós-Graduação em Educação.

Eduardo Antônio Pacheco Vilela

Graduado em Economia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1980), e em Educação Física pela Universidade Castelo Branco (1979) é mestre em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense (1989). Professor adjunto IV da UFF encontra-se lotado no Departamento de Turismo da Faculdade de Turismo e Hotelaria onde desempenha funções acadêmicas como docente na área de marketing turístico além de exercer as função de sub coordenador da Pós Graduação Lato Sensu em Gestão de Serviços com ênfase em Turismo, Eventos e Hotelaria.

Eliane Arenas Mora

Possui mestrado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (2000) e doutorado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (2007). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Trabalho e Educação e na Organização do Trabalho na Escola ( Administração, Orientação e Supervisão Educacional)

Maria Inês do Rego Monteiro Bomfim

Possui Licenciatura em Pedagogia, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro- PUC-Rio (1976); Especialização em Educação, pelo Instituto de Estudos Avançados em Educação- IESAE/FGV(1991), na área de Administração de Sistemas Educacionais; Mestrado em Educação, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro -UFRJ (2003) e Doutorado em Educação, pela Universidade Federal Fluminense - UFF (2008).Atualmente, é professora associada da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense-UFF.

Zuleide Simas da Silveira

Doutora em Educação/Linha Trabalho e Educação/UFF (2011), com doutoramento intercalar na Universidade de Lisboa (set/2010-mar/2011); Mestre em Educação/Linha Trabalho e Educação/UFF (2007). Professora da Faculdade de Educação e dos Programas de Pós-Graduação em Educação (Lato Sensu e Stricto Sensu) da Universidade Federal Fluminense; Coordenadora do GPETED (CNPq) - Grupo de Pesquisa Estado, Trabalho, Educação e Desenvolvimento: pensamento crítico latino-americano e tradutibilidade de Antonio Gramsci.

Regina Célia Frigério

Possui graduação -Bacharelado e Licenciatura- em Geografia pela Universidade Federal do Espírito Santo (2000), mestrado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (2010) e doutorado em Geografia pela Universidade Estadual de Campinas (2018). Desde 2012 é professora do Departamento de Geografia da Universidade Federal Fluminense - Campos dos Goytacazes-RJ.

Luciana Esmeralda Ostetto

Com formação de base em Pedagogia - Educação Pré-escolar (Universidade Federal de Santa Catarina -1985), atuei como professora em Creche e Pré-escola (Florianópolis/SC) e pedagoga de Creche (Prefeitura Municipal de São Paulo). Hoje sou professora da Faculdade de Educação - Universidade Federal Fluminense, atuando na pós-graduação (Mestrado e Doutorado em Educação) e na graduação (curso de Pedagogia). Fui professora do Centro de Educação - Universidade Federal de Santa Catarina (1995-2012).

Jairo Werner Junior

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal Fluminense, Mestrado em Educação pela Universidade Federal Fluminense e Doutorado em Saúde Mental pela Universidade Estadual de Campinas, Professor Titular da Faculdade de Medicina Universidade Federal Fluminense disciplinas e áreas: Neuropsiquiatria Infantil / Psiquiatria infantil / Desenvolvimento Infantil), Professor Adjunto da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Saúde e Educação e Educação Inclusiva).Tem dedicado sua carreira docente-assistencial no campo da Medicina, na especialidade - Psiquiatria / Psiquiatria da Infânci

Julián José Gindin

Possui graduação em Antropología pela Universidad Nacional de Rosario (2003), mestrado em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2006) e doutorado em Programa de Pós-Graduação em Sociologia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2011). É professor da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense e tem experiência na área de Sociologia do Trabalho. Integra o Núcleo de Pesquisas e Estudos do Trabalho (NUPET) e a Rede de Pesquisadores e Pesquisadoras sobre Associativismo e Sindicalismo dos Trabalhadores e das Trabalhadoras em Educação (Rede ASTE).

Mary Suely Souza Barradas

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1977), graduação em Licenciatura plena pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1978), graduação em Bacharel em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1976) e mestrado em Educação pela Fundação Getúlio Vargas (1987).Doutoranda em Psicologia Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Atualmente é consultoria externa - Petróleo Brasileiro S.A. - Petrobras Brasil e professor titular da Universidade Federal Fluminense.

Donizete Vago Daher

Professora Titular da Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa da Universidade Federal Fluminense.

Lisete Jaehn

Pedagoga e doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas(UNICAMP). Professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense.  Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Currículo, Conhecimentos e Formação de Professores(CCFP). Atualmente preside o Colegiado Geral das Licenciaturas da UFF e a Divisão de Prática Discente. É membro-associado da ANFOPE. Integra a coordenação colegiada do Fórum de Mobilização e Defesa do curso de Pedagogia-RJ e a organização nacional do Movimento em Defesa do curso de Pedagogia.

Silmara Lídia Marton

Professora Associada do Instituto de Educação de Angra dos Reis da Universidade Federal Fluminense. Possui Bacharelado (2001) e Licenciatura (2002) em Filosofia pela Universidade de São Paulo, Mestrado (2005) e Doutorado (2008) em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Pós-doutoranda junto ao Núcleo de Estudos de Filosofia, Poética e Educação na Faculdade de Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora desde 2020.

José Antonio Miranda Sepulveda

É doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2010). É mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1999). É especialista em História das Relações Internacionais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1995). Possui Licenciatura e Bacharelado em História (1991). Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense Professor Adjunto IV da Universidade Federal Fluminense.

Jailson de Souza e Silva

Possui graduação em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1984), mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1994), doutorado em Doutorado em Sociologia da Educação pela PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA (1999) e pós doutorado pelo John Jay College of Criminal Justice - City University of New York.

Maristela Barenco Corrêa de Mello

Professora do Departamento de Ciências Humanas e do Programa de Pós-Graduação em Ensino da Universidade Federal Fluminense, Campus de Santo Antônio de Pádua (Infes/UFF). Professora colaboradora do Programa de Pós -Graduação em Meio Ambiente (PPG-MA/UERJ). Possui graduação em Psicologia pela Universidade Católica de Petrópolis, graduação em Teologia pelo Instituto Teológico Franciscano, mestrado em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, e doutorado em Meio Ambiente pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

José Paravidino de Macedo Soares

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal Fluminense (1973), curso de especialização em Medicina do Trabalho pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1976) e mestrado em Educação pela Universidade Estácio de Sá (1996). Especialista em Medicina Legal e Perícias Médicas e em Medicina do Trabalho pela AMB/CREMERJ. Professor Adjunto da Universidade Federal Fluminense.

Marcia Isabel Gentil Diniz

Possui Graduação em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade Federal Fluminense (1985) Licenciatura pela UFF. Habilitação em Enfermagem Obstetrica pela UERJ. Especializaçao em Saúde Publica pelo Centro São Camilo. Aperfeiçoamento e Especialização em Gestão e Autogestão da Saúde pela ENSP/ FIOCRUZ e Mestrado em Educação pela Universidade Estácio de Sá (1997). Atualmente é professor Adjunto da Universidade Federal Fluminense, docente das disciplinas de Saude Coletiva II e Políticas Públicas em Saúde, e Líder do Núcleo de Pesquisa e Extensão em Educação e Saúde Comunitária (NPe-ESC/UFF).

Nivia Valença Barros

Professora de Serviço Social na Escola de Serviço Social da Universidade Federal Fluminense, Brasil. Concluiu o Pós- Doutorado em Ciências Sociais pela Universidade de Coimbra em 2016, Doutorado em Psicologia (Psicologia Clínica) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro em 2005, mestrado em Educação (1994). Especialização e Psicotraumatologia em 2015 e graduação em Serviço Social (1983).

Monica dos Santos

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), vinculada à linha de pesquisa Inclusão, Ética e Interculturalidade. Professora do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico na Universidade Federal Fluminense (UFF) - Unidade COLUNI, atuando nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal Fluminense (2010) e especialização (lato sensu) em Psicopedagogia pelo Instituto AVM / Universidade Cândido Mendes (2012). Pesquisadora do Formar - Grupo de Pesquisa em Formação e Práticas Pedagógicas - FEUFF.

Andréa Cardoso Reis

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal Fluminense (1998), mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2002) e doutorado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (2007). Atualmente está na categoria professor associado II da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Ensino e Aprendizagem na Sala de Aula, atuando principalmente nos seguintes temas: infâncias, ciências na educação infantil, educação inclusiva, narrativas, imaginário, cultura oral, formação de professores.

Aurélio Pitanga Vianna

Formado em Educação Física pela Universidade Castelo Branco em 1983, Mestre em Educação pela Universidade Federal Fluminense em 2006, Atualmente é Professor A. 4 do Instituto de Educação Física da UFF -Departamento de Educação Física e Desportos, ministrando aulas na Licenciatura e na Pós-graduação em Educação Física Escolar, bem como, desenvolve atividades de extensão e pesquisa.
Experiência na área de Educação Física com ênfase em Educação Física Escolar.
Coordenador dos Projetos: "Esportes e inclusão social" e "Atividades aquáticas para deficientes"

Andréa Serpa Albuquerque

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1992) e Mestrado em Educação (2006) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal Fluminense(2010). Na Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro atuou por nove anos como professora do Ensino Fundamental, Apoio à Direção, Sala de Leitura e no PEJA.

Simone Rocha Salomão

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1980), mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1998) e doutorado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (2005). Atualmente é professora de Prática de Ensino de Biologia da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência anterior como professora de Ciências e Biologia nas redes pública e privada de ensino.

Rodrigo Lima Ribeiro Gomes

Professor Adjunto do Instituto de Educação de Angra dos Reis, da Universidade Federal Fluminense (IEAR-UFF). Doutor e Mestre em Educação pela Universidade Federal Fluminense (2009 e 2014) e Graduado em História pela mesma universidade. Foi professor de História da Rede Pública Municipal de Ensino do Rio de Janeiro.

Maria Cecilia Sousa de Castro

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2008) e mestrado em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2011). Atualmente é professora da Universidade Federal Fluminense e doutoranda em educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em curriculo, atuando principalmente nos seguintes temas: cotidianos escolares, currículos, gênero e migrações.

Karine de Oliveira Bloomfield Fernandes

Possui Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2007), Bacharelado em Botânica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2010), Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2012) e Doutorado em Educação pela mesma Universidade (2017). É professora EBTT do Colégio Universitário Geraldo Reis da Universidade Federal Fluminense. Atuou como diretora da Regional 2 (RJ/ES) da Associação Brasileira de Ensino de Biologia (SBEnBio) na gestão 2019-2021.

Hélder Pordeus Muniz

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal da Paraíba (1988), mestrado em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (1993) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000). Fez estágio de Pós-doutorado no Programa de Pós-graduação em Psicologia Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro(2008-2009) e no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Espírito Santo (2016-2017). Atualmente é professor titular da Universidade Federal Fluminense trabalhando na graduação e na Pós-graduação em Psicologia.

Cecilia Neves Lima

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2004), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2008) e doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2013). Atualmente é professora adjunto da Universidade Federal Fluminense. Coordenadora do Curso de Licenciatura em Pedagogia do INFES/UFF.

Augusto César Gonçalves e Lima

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Cândido Mendes - UCAM, mestrado e doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC-Rio. Atuou como professor Adjunto I da Universidade Estácio de Sá - UNESA, professor da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ e da Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ.

Marisol Barenco de Mello

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Católica de Petrópolis (1990),Mestrado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (1998) e Doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2003). Atualmente é professora associada da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Infantil e Alfabetização, atuando principalmente nos seguintes temas: Filosofia da Linguagem, Psicologia da Educação, Educação Infantil, Alfabetização e Estudos Bakhtinianos.

Valdecyr Herdy Alves

Possui graduação em Enfermagem e Obstetrícia pela Fundação Educacional Serra dos Órgãos (1994). Mestrado em Educação pela Universidade Católica de Petrópolis (2000) e Doutorado em Enfermagem pela Escola de Enfermagem Anna Nery da Universidade Federal do Rio de Janeiro (2003), Pós Doutorado em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Maria-RS (2014) e Especialização em Enfermagem Ginecológica e Obstétrica(2014). Atualmente é Pesquisador e Prof.

Elaine Monteiro

Professora Associada do Departamento Sociedade, Educação e Conhecimento da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense. Graduada em Letras pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1984), mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1995) e doutora em Serviço Social, Política Social e Cidadania pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000).

Angelo Mario do Prado Pessanha

Possui graduação em História ?

André Elias Fidelis Feitosa

Possui graduação em Licenciatura Em Ciências Agrícolas pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1996) , mestrado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (2006) e doutorado em Educação (2012) pelo mesmo programa em que realizou seu mestrado.

Rosane Barbosa Marendino

Professora Associada na Universidade Federal Fluminense. Diretora da Faculdade de Educação da UFF na gestão 2016-2020. Graduações em Psicologia e Pedagogia. Especializou-se em Docência do Ensino Superior na FERLAGOS (1998). Fez Mestrado (2004) e Doutorado (2011), ambos em Educação, pela Universidade Federal Fluminense. Dentre as áreas de interesse, estão as interfaces entre a psicologia e a educação; as políticas de formação de professores e os dilemas das práticas; a democratização, acesso e permanência no ensino superior e as temáticas referentes à Sociologia da Educação.

Célia Maria Lira Jannuzzi

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Faculdade de Humanidades Pedro II (1979), graduação em Pedagogia pela Universidade Federal Fluminense (1986) e mestrado em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1995). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, ciências - estudo e ensino, educação infantil, literatura oral e ensino de ciências.

Luiz Tadeu Paes de Almeida

Possui graduação em Educação Física pela Faculdade de Educação Física de Santos (1972) e mestrado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (1983). Graduou-se em 2017, no Curso de Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estácio de Sá. Na atualidade é professor adjunto, nível 04 da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Ensino e Aprendizagem, atuando principalmente nos seguintes temas: educação física escolar, ensino e aprendizagem, planejamento e avaliação, métodos e técnicas de ensino e educação física.

Kênia Aparecida Miranda

Possui doutorado em História Social (2011), mestrado em Educação (2005) e graduação em Pedagogia (2000), realizados na Universidade Federal Fluminense (UFF). É Professora de Economia Política e Educação da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social e Desenvolvimento Regional, na UFF. Integra o Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas sobre Marx e o Marxismo (NIEP-MARX/UFF) e o Grupo de Pesquisa Observatório da História da Classe Trabalhadora.

William de Goes Ribeiro

Atualmente é professor Adjunto da Universidade Federal Fluminense (UFF), atuando na graduação em Pedagogia e Geografia (Instituto de Educação de Angra dos Reis - IEAR) e na pós-graduação (Programa de Pós-Graduação em Cultura e Territorialidades - PPCULT). Foi professor Substituto da Faculdade de Formação de Professores (FFP)/ Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Pós-doutorado na UERJ (área de currículo) e pós-doutorando em Teoria Política pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel). É Doutor e Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Hustana Maria Vargas

Professora da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense (PPGE-UFF), onde lidera o Laboratório sobre Acesso e Permanência na Universidade - LAP/UFF. Vice-Coordenadora do PPGE-UFF entre 2015 e 2017. Na mesma instituição, integra o PENESB (Programa de Educação sobre o Negro na Sociedade Brasileira). Participa, na UFRJ, do Laboratório de Pesquisa em Ensino Superior - LAPES. Membro titular do Comitê Científico do GT de Sociologia da Educação da ANPEd.

Tania Maria Cordeiro de Azevedo

A professora Tania Maria Cordeiro de Azevedo é doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP), em 2003. Sua orientadora foi a profa Dra Tizuko Morchida Kishimoto. Fez mestrado em Educação na Universidade Federal Fluminense (UFF), tendo como orientador o prof. Dr. Alfredo de Farias Jr. . Foi bolsista do CAPES durante os dois referidos cursos. É licenciada em Educação Física pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e bacharel em Comunicação Social, Jornalismo, pela UFF.

Tereza Cristina Barreto Calomeni

Professora de Filosofia da Universidade Federal Fluminense (UFF), desde 1986. 
Professora da Graduação e da Pós-Graduação em Filosofia da UFF. 

Pós-Doutorado em Filosofia na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ).
Doutorado em Filosofia na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.
Mestrado em Filosofia na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. 
Mestrado em Educação na Universidade Federal Fluminense.

Monica Maria Guimaraes Savedra

Possui Bacharelado e Licenciatura em Português e Alemão pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1977), Mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1988) e Doutorado em Linguística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1994). Realizou pesquisa de pós-doutorado na Universität Duisburg-Essen (2004).

Dagmar de Mello e Silva

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Gama Filho (1985), Mestrado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (2002), Doutorado em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2009) e Pós-Doutorado em Filosofia da Educação na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2014). Professora Associada da Universidade Federal Fluminense e Professora permanente dos Programas de Pós-Graduação - Curso de Mestrado Profissional em Diversidade e Inclusão (CMPDI) e Programa de Pós-Graduação em Ciências, Tecnologias e Inclusão - Doutorado (PGCTIn).

Everardo Paiva de Andrade

Licenciado em História pela Universidade Federal Fluminense (1980), com Mestrado (2001) e Doutorado (2006) em Educação pela mesma Universidade. Em 2018 realizou estudos de pós-doutoramento sobre o tema de narrativas (auto)biográficas e histórias de vida de professores em duas instituições: os programas de pós graduação em História da UFF e em Educação da FFP/UERJ. É Professor Associado da Faculdade de Educação, do PPGE/UFF e do PROFHISTÓRIA.

Rossana Maria Papini

Possui graduação (licenciatura e bacharelado) em História e mestrado em Educação pela Universidade Federal Fluminense , sendo doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. É professora Adjunto da Universidade Federal Fluminense, atuando no INFES (Instituto do Noroeste Fluminense de Educação Superior), junto ao Departamento de Ciências Humanas (PCH).

Waldeck Carneiro da Silva

Mestrado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (UFF, 1991). Diploma de Estudos Aprofundados (DEA, 1994) e Doutorado em Ciências da Educação (1997), ambos pela Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Sorbonne (Universidade Paris V).

Marcia Moraes

Marcia Moraes é Ph.D. em Educação - MIAMI UNIVERSITY - Oxford, Ohio - EUA (1994); Mestre em Avaliação Educacional - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO (1990); Graduada em Letras - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO (1982). Marcia Moraes foi Diretora Acadêmica, Professora Titular e Coordenadora de Pós-Graduação e Pesquisa da FACULDADE CCAA; também foi Professora Visitante na UNIVERSITY OF ST. THOMAS (Minnesota-EUA) e Professora do INSTITUTO NACIONAL DE EDUCAÇÃO DE SURDOS (INES). Professora aposentada da UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO (UERJ).

Renata Silva Bergo

Atualmente ocupa o cargo de Coordenadora do Curso de Pedagogia do Instituto de Educação de Angra dos Reis- Universidade Federal Fluminense - IEAR/UFF. Professora Adjunta desta instituição, ministra disciplinas nas área de Educação Infantil e Estágio Supervisionado - Pesquisa da Prática Pedagógica. Doutora pela Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, com período "sanduíche" no Museu Nacional- UFRJ.

Ana Cristina Corrêa Fernandes

Docente do Ensino Básico Técnico e Tecnológico da Educação Infantil do Colégio Universitário Geraldo Reis da Universidade Federal Fluminense, atuando como Coordenadora Pedagógica da Educação Infantil. Doutorado e Mestrado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (2018, 2006). Especialização em Educação Infantil e em Leitura: teoria e prática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1996,1996). Graduada em Arquivologia e em Pedagogia pela Universidade Federal do Estado Rio de Janeiro (1986, 2012).

Adriano Vargas Freitas

Doutor em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), Mestre em Educação pela Universidade Católica de Petrópolis (UCP), Especialista em Ensino de Matemática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Graduado em Matemática. Professor do Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense (PPGEdu-UFF). Professor da Faculdade de Educação da UFF, no departamento Sociedade, Educação e Conhecimento (SSE).

Adriana Machado Penna

Professora Adjunta do Instituto de Educação Física e Desportos da Universidade Federal Fluminense (IEF-UFF). Doutorou-se, em 2011, pelo Programa de Pós-graduação da Faculdade de Serviço Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) no campo de pesquisa Trabalho e Relações Sociais. Concluiu o Mestrado em Educação, em 2006, pela Universidade Federal Fluminense (UFF) no campo de pesquisa Trabalho e Educação, possuindo Licenciatura em Educação Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). É coordenadora do NÚCLEO DE PESQUISA EM TRABALHO E EDUCAÇÃO - NUPETE.

Ismar Lima Cavalcanti

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1985), Mestrado em Educação pela Universidade Salgado de Oliveira (1996) e Doutorado em Medicina (Cirurgia Cardiovascular) pela Universidade Federal de São Paulo (2001). Pós-Doutorado pela Universidade Estadual Paulista (2014) e Universidade Federal do Rio de Janeiro (2020). Atualmente é Professor Associado do Departamento de Cirurgia Geral e Especializada da Universidade Federal Fluminense e Professor Colaborador do Departamento de Cirurgia da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

José dos Santos Rodrigues

Nascido no Rio de Janeiro, em 1964, é Professor Titular da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense, onde ingressou por concurso público em 1994, e membro do Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas sobre Marx e o Marxismo (NIEP-MARX), desta mesma Universidade. É doutor em educação pela Universidade Estadual de Campinas (1997), tendo sido orientado por Dermeval Saviani, mestre em educação pela Universidade Federal Fluminense (1993), sob a orientação de Gaudêncio Frigotto, e licenciado em matemática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1987).

Mônica Maria de Azevedo

Possui graduação em PSICOLOGIA pela Universidade Gama Filho (1988) , especialização em Alfabetização pela UFSJ - Universidade Federal de São João del Rei (1998) e em Psicopedagogia (1999) através do convênio CEP (Centro de Estudos de Pessoal do Exército Brasileiro) e a UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro, mestrado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (2006) e doutorado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (2019).

Angela Rabello Maciel de Barros Tamberlini

Possui graduação em Filosofia pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas-Universidade de São Paulo (1985), graduação em Pedagogia pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (1978), mestrado em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (1998) e doutorado em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (2003). Atualmente é Professor Associado IV da Universidade Federal Fluminense.

Mônica Vasconcellos

Doutora em Educação, Vice-Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense (UFF) e Professora Associada da Faculdade de Educação da mesma universidade. Com experiência nas áreas de Educação e Educação Matemática tem desenvolvido projetos de pesquisa com apoio da CAPES, CNPq, FAPERJ e FUNDECT referentes aos seguintes temas: formação de professores e práticas pedagógicas, saberes docentes, profissionalização docente, educação e interdisciplinaridade, desenvolvimento profissional e início da docência.

Andréa Cristina Pavão Bayma

Concluiu Bacharelado em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro-UERJ em 1993. Durante a graduação, participou do Projeto Rondon em Parintis (AM), no qual desenvolveu pesquisa de etnobotânica entre comunidades indígena e elaborou programas de rádio sobre ervas medicinais. Concluiu licenciatura pela UCAM em 2007. Concluiu Mestrado em Educação pela PUC-Rio em 1999, sob orientação da Profª. Sônia Kramer. Sua dissertação, uma etnografia sobre as práticas de leitura e escrita no mundo dos jogos de representação (Role Playing Games) foi publicada pela Devir editora.

Regina de Cassia Manso de Almeida

Professora do Ensino Básico Técnico e Tecnológico pela Universidade Federal Fluminense, RJ, Colégio de Aplicação Geraldo Reis, UFF/COLUNI. Coordenadora do Laboratório de Ensino de Matemática, LEMat -UFF/COLUN . Licenciada em Matemática pela Faculdade de Filosofia de Itaperuna, RJ, Doutora em Educação pela PUC-Rio (2008), com estágio na Alemanha, Insttut für Didaktik der Mathematik, Universidade Bielefeld. Principais áreas de atuação: Educação, Educação Matemática, Didática.

Regina Lucia Cerqueira Dias

Tenho uma longa experiência no campo educacional. Atuei como professora de História nos ensinos fundamental e médio em instituições escolares públicas e particulares. A partir de 2002, passei a atuar como docente no ensino superior em cursos de formação de professores. Atualmente sou professora adjunta da faculdade de educação da Universidade Federal Fluminense. Fui também coordenadora do Pré-Universitário Popular Práxis, projeto de extensão vinculado ao Departamento de Fundamentos Pedagógicos da UFF de 2013 a 2020.

Ana Lucia de Pinna Mendez

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal Fluminense (2009) , Mestrado em Educação pela mesma Universidade(2015), habilitação para o ensino de língua inglesa pelo Teacher Training Course (TTC) do Instituto Brasil-Estados Unidos (1984) e Complementação Pedagógica pela Universidade Santa Úrsula, RJ, (1987). Atualmente, faz parte do quadro de docentes do Colégio Universitário Geraldo Reis, Coluni-UFF, atuando na docência do Ensino Fundamental I.

Virginia Georg Schindhelm

Possui graduação em psicologia, pós-graduação em sexualidade humana, mestrado e doutorado em educação. Professora adjunta no Departamento de Ciências Humanas do Instituto do Noroeste Fluminense de Educação Superior (INFES) da Universidade Federal Fluminense. Coordenadora do Núcleo de Pesquisas e Estudos em Educação e Infâncias (NUPEDIS). Experiência profissional em psicologia clínica e na docência em psicologia e educação. Pesquisadora nas áreas: psicologia da educação, psicologia do desenvolvimento, infâncias, educação infantil, gênero e sexualidades, formação docente.

Elisabete Goncalves de Souza

Graduada em Biblioteconomia e Documentação (1987) e em História (1992) pela Universidade Federal Fluminense; mestrado em Educação (1997) pela Universidade Federal Fluminense e doutorado (2012) em História e Filosofia da Educação Brasileira pela Universidade Estadual de Campinas.

André Antunes Martins

Doutor em Educação pela Universidade Federal Fluminense/RJ. Atualmente é professor adjunto na mesma universidade do doutoramento. Desenvolve pesquisa no campo das ações coletivas de produção do comum e das políticas com foco na gestão democrática educacional. Também atuou em redes públicas de ensino na educação básica.

Luiza Rodrigues de Oliveira

Psicóloga formada pela Universidade Federal Fluminense (1992), possui Doutorado (2003) e Mestrado em Educação (1998) pela Universidade de São Paulo. Professora do Curso de Graduação em Psicologia, professora do Programa Stricto Sensu em Psicologia e Professora do Programa Stricto Sensu em Ensino de Ciências da Natureza da Universidade Federal Fluminense. Editora da Revista Ensino, Saúde e Ambiente. Áreas de pesquisa: Ensino de Ciências, Psicologia do Desenvolvimento Humano e Educação Antirracista.

Reginaldo Scheuermann Costa

Possui graduação em História pela Universidade Federal Fluminense (2006). Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2010). Doutor pela Universidade Federal do Rio de Janeiro em Educação (2015) e pós-doutor em Educação pela Universidade Federal Fluminense. Experiência em pesquisa na área de políticas públicas, educação popular, movimentos sociais, ONGs e favela. Foi professor do Departamento de História da UERJ (2016-2017). Atualmente é professor adjunto da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense.

Cláudia Foganholi

Possui graduação em Educação Física e Motricidade Humana pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), é especialista em Atividade Motora Adaptada pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), mestre em Educação pelo Programa de Pós Graduação em Educação da UFSCar e doutora em Educação pelo mesmo programa e instituição, com período sanduíche realizado na Universidade Pedagógica de Maputo, em Moçambique, fomentado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

Miriam Marinho Chrizostimo

Pós-doutorado em Enfermagem pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (2021).

Maria Onete Lopes Ferreira

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Ceará (1992), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Ceará (1995) e doutorado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (2001). Atualmente é professor associado i da Universidade Federal Fluminense.

Rosilda Nascimento Benácchio

Possui Doutorado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (2007); Mestrado em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2000); Graduação em História, Bacharelado e Licenciatura, pela Universidade Federal Fluminense (1993). Atualmente possui vínculo estatutário como Professora Associada II, nas áreas de História da Educação, Metodologia do Ensino de História e Educação do Campo/Quilombola na Universidade Federal Fluminense, atuando no Instituto de Educação de Angra dos Reis.

Sandra Santos Cabral Baron

Graduada em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1981), Mestra em Educação pela Universidade Federal Fluminense (1992) e Doutora em Ciências e Saúde Coletiva (Saúde da Criança e da Mulher) pela Fundação Oswaldo Cruz (2004), com formação complementar em Psicologia da Educação pela Université.de Mons-Hainaut (BE), em Estudos em Etologia e Resiliência pela Université Toulon-Var (FR) , em Ciências da Educação pela Université Sorbonne Paris V (FR), em Filosofia pela Université Paris VIII Saint- Dennis (FR); possui Pós-Doutorado pelo Núcleo de Estudos sobre Subjetividade do P

Gelta Terezinha Ramos Xavier

É Professora associada IV da Universidade Federal Fluminense. Possui Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2000), tendo sido orientada pelo Dr. Miguel González Arroyo. Realizou em 1997, doutorado sanduíche na Universidade de Valencia, Espanha, sob a orientação do Dr. José Gimeno Sacristán. Coordenadora do Núcleo de Pesquisas e Estudos em Currículo/UFF, que se se dedica às seguintes linhas de pesquisa: Currículo e Educação Infantil, Currículo e Políticas Educacionais, Currículo, trabalho e cultura profissional.

Eda Maria de Oliveira Henriques

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Santa Úrsula (1975), mestrado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (1993) e doutorado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (2001). Atualmente é professor associado 4 da Universidade Federal Fluminense e professor adjunto da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Concepções de ensino-aprendizagem, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, narrativas, formação, educação e leitura.

Margareth Martins de Araújo

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1982), mestrado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (1992) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2004). Pós Doutorado em Ensino de Artes e Ciências, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro,(2019). Atualmente é Professora Titular, da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense. Integra o quadro de professores do Programa de Pós-Graduação em Educação: PPG-UFF.

Elizandra Garcia da Silva

Possui Licenciatura em Educação Física pela Universidade Estadual de Maringá, mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Maringá, doutorado em Educação na Universidade Federal do Amazonas e pós-doutorado em Educação na Universidade Federal Fluminense.

Bernardina Maria de Sousa Leal

Docente da Universidade Federal Fluminense, servidora requisitada pela Defensoria Pública da União, Coordenadora do Núcleo de Tradução da Assessoria Internacional. Graduada em Licenciatura Letras Inglês pela Universidade de Brasília (1983), mestre em Educação pela Universidade de Brasília (1997), doutora em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2008) e pós-doutora em Teoria Literária pela Universidade de Brasília (2014).

Ana Angélica Rodrigues de Oliveira

Doutoranda em Educação na área de Currículo, Docência e Linguagem, na Universidade Federal do Rio de Janeiro (2015/2018). Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1994). É graduada em Pedagogia pela Universidade de Brasília (1981), Universidade Federal do Espírito Santo (1983), Centro Universitário Geraldo Di Biasi (1984). Atualmente é Professora Assistente do Departamento de Química do Instituto de Ciências Exatas da Universidade Federal Fluminense-Campus de Volta Redonda, atuando especialmente no curso de Licenciatura em Química.

Cláudia Vianna de Melo

Professora da Carreira do Magistério da Educação Básica Técnica e Tecnológica da Universidade Federal Fluminense (UFF) possui Graduação em Pedagogia pela UFF, Especialização em Educação Infantil pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Mestrado e Doutorado em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (CAPES 7).

Walcéa Barreto Alves

Professora Adjunta da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense (UFF/Niterói - RJ). Professora do Programa de Pós-graduação em Mídia e Cotidiano/UFF. Coordenadora do Curso de Pedagogia da Universidade Federal Fluminense. Líder do Núcleo de Estudos em Comunicação e Educação, Etnografia e Representações Sociais (NECEERS/UFF/CNPq). Integrante da Comissão Editorial da Revista Aleph Online (UFF).

Mônica Tereza Machado Mascarenhas

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Fluminense (1980), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1996) e doutorado em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública/FIOCRUZ (2003). Atualmente é Professora Associada da Universidade Federal Fluminense, ministrando aulas em curso de graduação e mestrado acadêmico. Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Avaliação de Serviços de Saúde, atuando principalmente nos seguintes temas: Avaliação da Atenção Básica, Saúde da Família, Saúde do Adolescente.

Rosa Malena de Araújo Carvalho

Graduada em Educação Física pela UFRJ, Mestre em Educação pela UFF, Doutora em Educação pela UERJ, com pós-doutorado pela Universidade de Barcelona (UB), é Professora Associada no Instituto de Educação Física (IEF) da Universidade Federal Fluminense - UFF e Professora no Programa de Pós-Graduação em Educação - Processos formativos e desigualdades sociais da FFP/UERJ, integrando a Linha Políticas, Direitos e Desigualdades.

Alceu Junior Paz da Silva

Possui graduação em Química Licenciatura (2002) e Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (2007). Foi professor efetivo da Universidade Federal de Mato Grosso, no Campus Universitário de Sinop (2009/2010) e, atualmente, é Professor Adjunto II na Universidade Federal Fluminense, no Campus Aterrado, na área de Ensino de Química. Coordenou o Subprojeto de Química do PIBID da UFF em Volta Redonda.

Juliana de Oliveira Borges

Possui Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO (2006), Graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ (2007) e Mestrado em Educação pela Universidade Federal Fluminense - UFF (2014). Atualmente é professora regente do Colégio Universitário Geraldo Reis - COLUNI/UFF e Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense.

Alexandre Farbiarz

Possui doutorado em Design pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2007), mestrado em Educação e Linguagem pela Universidade de São Paulo (2001) e mestrado em Design pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2000). Coordena grupo de pesquisa Educação para as Mídias em Comunicação - educ@midias.com. É professor Associado do departamento de Comunicação Social da Universidade Federal Fluminense, integrando o corpo docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Mídia e Cotidiano e professor do Curso de Jornalismo.

Anderson Xavier Tibau Gonçalves

Doutor em Ciências Humanas em Educação pela PUC-Rio (2006). Mestre em Educação pela PUC-Rio (2001). Graduado em Pedagogia (Licenciatura e Administração Escolar) pela UNIPLI (1998). Professor Associado da Universidade Federal Fluminense - UFF. Atua nas áreas de Educação e Antropologia e Corpo e Cultura. Pesquisador do Grupo de Estudos Antropológicos da Leitura e da Escrita - GEALE. Pesquisador representante do Brasil no Centro Regional de Fomento do Livro na América Latina, Caribe, Espanha e Portugal - UNESCO/CERLALC/AECI.

Domingos Barros Nobre

Graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG-1987); Especialização em Alfabetização pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG); Mestrado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (1997) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (2005); Pós-Doutorado no IEL - UNICAMP (2014), com pesquisa sobre educação e cultura indígena. Pós-Doutorado em Linguística na Faculdade de Letras da UFRJ, com pesquisa sobre Ensino de Língua Guarani.

Cláudia da Silva

Professora Adjunta Nível III do curso de Graduação em Fonoaudiologia da Faculdade Federal Fluminense (UFF - RJ), com início das atividades, em regime de dedicação exclusiva, desde agosto de 2014. Possui graduação em Fonoaudiologia pela Faculdade de Filosofia e Ciências da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - FFC/UNESP-Marília-SP/Brasil (2005). Mestrado (2009) e Doutorado (2013) em Educação pelo Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Filosofia e Ciências da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho ? FFC/UNESP-Marília-SP/Brasil.

Clarissa Bastos Craveiro

É professora adjunta da Universidade Federal Fluminense (UFF). Possui graduação em Pedagogia pela Universidade de São Paulo (USP). Doutora em Educação na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) /doutorado sanduíche na Universidade do Porto (FPCEUP) na área de Currículo e Formação de Professores. É mestre em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). É especialista em Modalidades de Intervenção nos Processos de Aprendizagem pela Pontifícia Universidade Católica.

Carmen Lúcia Vidal Pérez

possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal Fluminense (1983), mestrado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (1992) sob a orientação de Regina Leite Garcia e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2002), com doutorado sandwiche na Universidade de Lisboa, sob a orientação de António Nóvoa. Pós-doutorado em Filosofia da Educação na Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP, sob a orientação de Sílvio Gallo. Bolsista CAPES e Pesquisadora da FAPERJ e CNPq. Atualmente é professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense .

Maura Ventura Chinelli

Doutora em Ensino em Biociências e Saúde pelo Instituto Oswaldo Cruz/FIOCRUZ (2008), Mestre em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2001), graduada em Química ? Licenciatura e Bacharelado - pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1978 e 1979) e em Pedagogia/Supervisão Escolar pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1981). Atualmente sou professora Associada da Universidade Federal Fluminense, lecionando na Licenciatura em Química e no Programa de Pós-Graduação stricto-sensu em Ensino de Ciências da Natureza.

Margarida dos Santos Pacheco

Graduada em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras Anderson (1977) e Mestre em Educação pela Universidade Católica de Petrópolis (2006). Atualmente é professor Adjunto da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino, educação e formação do professor .Também possui experiencia em gestão administrativa na UFF.

Fernando de Oliveira Vieira

Possui graduação em Administração pela Faculdade de Ciências Contábeis e Administrativas Moraes Júnior (1990) e mestrado em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba (1999). Durante o mestrado, participou de dois programas de intercâmbio, junto às Universidades de Valencia, na Espanha, e do Minho, em Portugal. Fez doutorado em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba (2003), participando de um Programa Sanduíche, junto à Universidade de Sherbrooke, Québec, Canadá.

Katia Faria de Aguiar

Possui Graduação em Psicologia pela Universidade Santa Úrsula (1981), Mestrado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (1990), Doutorado em Psicologia (Psicologia Social) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2002) e Pós Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social e Institucional / UERJ. Atualmente é Professora Associada da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Social, nos campos da educação, saúde e assistência.

Jorge Baptista de Azevedo

Arquiteto e Urbanista, formado pela Universidade Federal Fluminense (UFF). 
Possui Mestrado em Educação pela Escola de Educação UFF(1997) e Doutorado em Geografia pela UFF (2007).

Maria Cristina Paulo Rodrigues

possui graduação em Serviço Social pela Universidade Federal Fluminense (1986), mestrado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (2002) e doutorado em Políticas Públicas e Formação Humana pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2016). É professora da Escola de Serviço Social da UFF, com experiência na temática do trabalho e dos trabalhadores, assim como dos movimentos sociais ligados à sua história de organização, resistência e lutas.

Silverio Augusto Moura Soares de Souza

Coordenador do curso de Pós Lato Sensu "Educação, Trabalho e Cultura Profissional: Multidimensionalidade da Práxis Docente". Possui graduação em Pedagogia (2ª licenciatura) e Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO); Doutorado em Políticas Públicas e Formação Humana (PPFH) pela Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). É Professor Adjunto II da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense (UFF) e atua na área de Organização do Trabalho na Escola (OTE).

Rodrigo Torquato da Silva

Professor Associado da Universidade Federal Fluminense e Advogado. Líder do Grupo de Pesquisa ALFAVELA. Doutor em Educação pela Universidade Federal Fluminense. Mestrado em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Quatro Especializações: Direito e Processo Penal (Universidade Cândido Mendes); Direito Público (UCAM); Psicopedagogia - Clínica e Institucional (Universidade Gama Filho); e Orientação Educacional e Pedagógica (UCAM). Graduações em Direito (Universidade Cândido Mendes) e Pedagogia (Universidade Gama Filho).

Maria Nazareth de Souza Salutto de Mattos

Professora Adjunta do Departamento Sociedade, Educação e Conhecimento da Universidade Federal Fluminense. Doutora em Educação Brasileira (Puc-Rio), Mestre em Educação (UFRJ), Especialista em Educação Infantil (Puc-Rio), Pedagoga (ISERJ).

Claudio Fernandes da Costa

Possui Licenciatura em Matemática pela Uerj - Universidade do Estado do Rio de Janeiro - (1992), mestrado em Educação pela Uerj - (2000), e doutorado em Educação pela Puc-Rio - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - (2008). Atualmente é professor associado da UFF (Universidade Federal Fluminense), em exercício no Departamento de Educação do Instituto de Educação de Angra dos Reis, área de Conhecimento: Política Educacional, regime de Dedicação Exclusiva.

Marcelo Bafica Coelho

Professor Adjunto de Filosofia da Educação e de Epistemologia das Ciências da Educação na Universidade Federal Fluminense (FEUFF/SFP). Doutor em Ciências Humanas e Educação ( estudos em Filosofia da Educação) pela PUC-Rio. Mestre em Educação ( estudos em Filosofia da Educação) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. É licenciado e bacharel em Ciências Sociais além de bacharel em Comunicação Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Ana Maria Almeida da Costa

Professora Associada da Universidade Federal Fluminense. Com Graduação em Serviço Social pela Universidade Federal Fluminense (1987), Mestrado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (2004) e Doutorado em Serviço Social pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (2018). Tem experiência na área de Serviço Social e Educação, com ênfase em Políticas Públicas e Movimentos Sociais. Atuando principalmente nos seguintes temas: GPD-Grandes projetos de desenvolvimento, Questão Agrária, Expropriação, Campesinato, Experiências coletivas, Estado e Violação de Direitos.

Regis Eduardo Coelho Argüelles da Costa

Professor Adjunto de Ciência Política e Educação e Política da Educação no Brasil do Departamento de Fundamentos Pedagógicos da FEUFF (campus Gragoatá). Doutor em Educação (2016) pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Políticas Públicas). É mestre em Educação pelo mesmo programa (2011). Pesquisador associado ao Laboratório de Investigação Estado, poder e escola (LIEPE/UFRRJ) e ao Núcleo de Estudos, Documentação e Dados sobre Trabalho e Educação (NEDDATE).

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