Licenciatura em História

Pesquisador

Érika Elizabeth Vieira Frazão

Érika Elizabeth Vieira Frazão é mulher negra, mãe, professora de história, doutora em Educação pelo PPGE-UFRJ (2018) e Mestre em Educação pelo PPGE/UFRJ (2014). Atualmente é Professora Adjunta de Relações Étnico-Raciais na Escola na Universidade Federal Fluminense (UFF). É líder do Laboratório de estudo de Relações Étnico-Raciais e Subjetividades (LabErês/UFF/CNPq) na Faculdade de Educação da UFF, cujo objetivo é reunir professores e estudantes em torno de pesquisas que visam descolonizar os currículos acadêmicos e escolares por meio de uma luta antirracista e feminista.

Ivan Ducatti

Professor Adjunto de História Contemporânea junto à Escola de Serviço Social, da Universidade Federal Fluminense (UFF).

Marcus Vinicius Corrêa Carvalho

Possui Licenciatura em História pela Universidade Federal de Ouro Preto (1993), Mestrado em História pela Universidade Estadual de Campinas (1997), Doutorado em História pela Universidade Estadual de Campinas (2003) e Pós-Doutorado em História da Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2012). Atualmente, é Professor Adjunto, DE, na Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense (UFF), na área de História da Educação. Honrado com o Prêmio Casa de Rui Barbosa 2009.

Georgina Silva dos Santos

Georgina Silva dos Santos graduou-se em História na UFF em 1990. No ano seguinte, ingressou no curso de pós-graduação da mesma instituição, obtendo o grau de mestre, em 1995, com o estudo A Senhora do Paço - o papel da rainha na construção da identidade nacional portuguesa (1282-1557). Doutorou-se em História pela Universidade de São Paulo, em 2002, com a tese Ofício e Sangue - a Irmandade de São Jorge e a Inquisição na Lisboa Moderna, publicada, em 2005, pela Editora Colibri de Lisboa.

Guilherme Paulo Castagnoli Pereira das Neves

Concluiu o Doutorado em História Social pela Universidade de São Paulo em 1994. Atualmente, é Professor Associado IV da Universidade Federal Fluminense, para a qual ingressou em 1977. Publicou artigos em periódicos especializados, trabalhos em anais de eventos, capítulos de livros (muitos verbetes) e 5 livros (dois deles como co-organizador). Participou de eventos no Brasil e no exterior. Orientou e orienta dissertações de mestrado e teses de doutorado, como também trabalhos de iniciação científica e de conclusão de curso.

Gabriel Passetti

Professor de História das Relações Internacionais na Universidade Federal Fluminense, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Estudos Estratégicos da Defesa e Segurança (PPGEST-INEST-UFF). Doutor em História Social pela Universidade de São Paulo (2010), onde também concluiu o bacharelado (2002), a licenciatura (2003), o mestrado (2005) e o pós-doutorado (2013). Coordenador do LAHPIS - Laboratório de História da Política Internacional Sul-americana.

Luciana Maria Almeida de Freitas

Luciana Maria Almeida de Freitas é docente da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense (UFF). Atua no Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem, na Linha de Pesquisa Teorias do Texto, do Discurso e da Tradução, e na Graduação em Letras, lecionando Pesquisa e Prática Educativa, tanto de Língua Portuguesa, quanto de Língua Espanhola e de outras línguas adicionais.

Subscrever Licenciatura em História