Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Pesquisador

Glenio Piran Dal'Magro

Professor Adjunto na Universidade Federal Fluminense (UFF), Niterói - RJ.
Doutor e Mestre em Agronegócios pelo Programa de Pós-Graduação em Agronegócios (PPG-Agronegócios), da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre - RS.

Graziele Cristina Dainese de Lima

É Professora Adjunta no Departamento de Antropologia da Universidade Federal Fluminense, campus Gragoatá/Niterói. Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Londrina (2004), mestrado em Antropologia Social pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2006) e doutorado em Antropologia Social pelo Museu Nacional/Universidade Federal do Rio de Janeiro (2011). De 2012 a 2016 realizou Estágio Pós-Doutoral também no PPGAS/MN/UFRJ.

Lucas Bogdanov Schmidt

Possui graduação em Estatística pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2014). Tem experiência na área de Engenharia de Produção, com ênfase em Confiabilidade

Douglas de Souza Rodrigues

Possui graduação em Engenharia de Produção pela Universidade Federal Fluminense (2015), Mestre em Engenharia de Materiais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2018). Tem experiência na área de Engenharia de Produção, com ênfase em Startups, Sustentabilidade, Gestão do Conhecimento, Planejamento Estratégico, Marketing, Gestão de Pessoas, Projetos, Pesquisa Operacional e Qualidade, atuando principalmente no seguinte tema: Governança Corporativa e Responsabilidade Social, Finanças e Industria de Materiais Cerâmicos.

Gonzalo Rubén Alvarez

Professor Adjunto A, nível II, do Departamento de Ciência da Informação do Instituto de Arte e Comunicação Social da Universidade Federal Fluminense (UFF). Doutor em Comunicação e Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2019). Mestre em Comunicação e Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2015). Bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2013).

Lúcia Souza d'Aquino

Doutora e Mestra em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Especialista em Direito Francês e Europeu dos Contratos pela Université de Savoie-Mont Blanc/UFRGS. Líder do Grupo de Pesquisa CNPq "Vulnerabilidades no Novo Direito Privado". Membra dos grupos de pesquisa "Mercosul, Direito do Consumidor e Globalização" da UFRGS e "Grupo de Pesquisa em Direito do Consumidor" da PUCRS. Diretora do Instituto de Direitos Humanos do Mato Grosso do Sul - José do Nascimento.

Renato Soares Coutinho

Professor Adjunto de História do Brasil Republicano no Instituto de História e no Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal Fluminense. Pesquisador do Grupo de Pesquisa "Brasil Republicano - Pesquisadores em História Cultural e Política" (BR-PHCP). Foi editor da Revista Tempo/UFF (2019-2021). Doutor em História Social pela Universidade Federal Fluminense (2013); mestre em Ciência Política pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2008); graduado em História (Bacharelado e Licenciatura Plena) pela Universidade Federal Fluminense (2004).

Eliane Melara

Possui graduação em Geografia pela Universidade Federal de Santa Maria (2006), mestrado em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2008), doutorado em Geografia (conceito 7) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2016) e doutorado sanduíche em Geografia - Universitat de Lleida (2015). Fez pós-doutorado no programa de pós-graduação em Geografia da UFRJ (2016-2019) e atualmente é professora adjunta da Universidade Federal Fluminense no Campus Angra dos Reis.

Marise Basso Amaral

Possui graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1992), graduação em Bacharelado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1992), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1997) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2003). Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal Fluminense.

Shaula Maíra Vicentini de Sampaio

Sou graduada em Ciências Biológicas (Bacharelado e Licenciatura) pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e tenho mestrado e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Trabalhei (de 2001 a 2003) como educadora ambiental no Parque Estadual de Itapuã (Viamão - RS). De 2005 a 2008 fui professora de ciências da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre. De 2008 a 2013 fui docente na Universidade Federal de Alagoas (UFAL).

Andrea Brito Latge

Possui graduação e mestrado em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e doutorado em Física pela Universidade Federal Fluminense (1989). Atualmente é professor Titular da Universidade Federal Fluminense​, bolsista de produtividade do CNPq - nível 1B e Cientista de nosso estado da FAPERJ. Ocupou na Universidade os cargos de Coordenadora de Pesquisa da UFF (2011-2013), Coordenadora de Pós-Graduação da UFF (2001-2003; 2017-2018), e foi Pró-Reitora de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação da UFF (2014).

Etel Rodrigues Pereira Gimba

Possui graduação em Ciências Biológicas pela UFRGS (1992) e doutorado pelo Programa de Pós Graduação em Genética e Biologia Molecular na UFRGS (1999) . Atuou como pós doutor na FIOCRUZ (1999) , como professor visitante e pós doutor na UFRJ (Departamento de BIoquímica, 1999-2001) e como pós doutor no INCa (2001-2004), seguido de período como pesquisador pleno no INCa (2004-2009) . Atuou como professora visitante na Emory University (Atlanta, EUA-2018) e na Middlesex University ( Londres, Inglaterra-2015).

Marildo José Nercolini

Marildo J. Nercolini.
Professor Associado do Departamento de Estudos Culturais e Mídia e do Programa de Pós-Graduação em Cultura e Territorialidades (PPCULT) da Universidade Federal Fluminense. Doutor em Ciência da Literatura, na área de Literatura Comparada, pela UFRJ, defendendo a tese: ?A Construção Cultural pelas Metáforas: A MPB e o Rock Nacional Argentino repensam as fronteiras globalizadas.?

André Barbosa Oliveira

Professor na Faculdade de Economia da Universidade Federal Fluminense - UFF. Doutor em Economia na EESP/FGV-SP (2014), possui mestrado em Economia Aplicada na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2010) e graduação em Economia pela Universidade Federal Fluminense (2006). Tem experiência na área de Economia, com principais temas de pesquisa: alocação de portfólio, finanças empíricas, estimação de volatilidade, séries temporais e econometria.

Felipe Santos Tostes

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal Fluminense (UFF), Mestrado em Economia do Desenvolvimento pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Doutorado em Teoria Econômica pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Professor Adjunto 3 do quadro do Departamento de Ciências Econômicas de Campos do Instituto de Ciências da Sociedade e Desenvolvimento Regional da Universidade Federal Fluminense (UFF). Professor Coordenador do ensino de graduação à distância do curso de Administração Pública do Cederj.

Fabiana Barzotto Kohlrausch

Possui graduação em Ciências Biológicas (2000), Mestrado em Genética e Biologia Molecular (2003) e Doutorado em Ciências (Genética e Biologia Molecular; 2008 - com experiência adicional de estágio de doutorando no exterior PDEE na Universidade de Santiago de Compostela, Espanha), todos pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Realizou Pós-Doutorado no Instituto Nacional do Câncer (INCA-RJ) e na New York University (NYU). Atualmente, é professora Associada da Universidade Federal Fluminense.

Douglas Rodrigues Pinto

Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2007). Obteve o título de Mestre em Matemática com ênfase em Probabilidade e Estatística (2010) nessa mesma instituição, orientado pela Dra. Sílvia Regina Costa Lopes. Concluiu o doutorado em janeiro de 2016, do Programa de Pós-Graduação em Estatística do Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo (IME-USP), sendo orientado pelo Dr. Jefferson Antonio Galves. Atualmente, é Professor Adjunto do Departamento de Estatística da Universidade Federal Fluminense (UFF).

Fábio José Bento Brum

Possui graduação em Química Licenciatura pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2002), graduação em Química Bacharelado pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2003), mestrado em Engenharia Metalúrgica (Programa de Pós-Graduação em Eng Minas, Metalúrgica e Materiais) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2007) e doutorado em Engenharia e Ciências dos Materiais (Programa de Pós-Graduação em Eng Minas, Metalúrgica e Materiais) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2013).

Marco Antonio Vargas

Possui doutorado em Economia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002), mestrado em Economia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1994) e graduação em Economia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1987).

Elisete Soares Traesel

Possui graduação em Psicologia e em Educação Especial. Especialização em Saúde Pública e MBA em Gestão Empresarial. Mestre e Doutora em Psicologia Social e Institucional pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul na Linha "Políticas Públicas, Trabalho, Saúde e Produção de Subjetividade. Atuou por 10 anos como professora do Curso de Psicologia da UFN - Universidade Franciscana - RS.Atualmente é docente adjunta em POT - Psicologia Organizacional e do Trabalho da UFF-PUCG.

Susana Kampff Lages

Cursou o Bacharelado em Letras (Tradutor-Intérprete Inglês e Alemão) na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1983) e é licenciada por complementação pedagógica em Língua Alemã (UFRGS/Universidade de Munique), tendo realizado Mestrado em Literaturas da Língua Portuguesa (1990) na UFRGS e doutorado em Comunicação e Semiótica - Literatura (1996) na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Realizou pós-doutorado na Universidade de São Paulo (2000-2001). De 1989 a 2005 lecionou língua alemã no Centro de Ensino de Línguas da Unicamp.

Luiz Antônio Pierantoni Gambôa

Professor do Departamento de Geologia e Geofísica do Instituto de Geociências da Universidade Federal Fluminense (UFF), onde é pesquisador do Grupo de Interpretação Exploratória e de Caracterização de Reservatórios (GIECAR). Possui graduação em Geologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1972), mestrado em Geociências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1975) e doutorado em Geologia e Geofísica Marinha - Columbia University (1981). Trabalhou por muitos anos como geólogo sênior e consultor técnico da Petrobras na Área do Pré-Sal da Bacia de Santos.

Leandro Augusto Frata Fernandes

Leandro A. F. Fernandes é Bacharel em Ciência da Computação pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB, 2002), Mestre em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS, 2006) e Doutor em Ciência da Computação pela UFRGS (2010). Realizou estágio pós-doutoral na UFRGS entre 2010 e 2011. Hoje é professor no Departamento de Ciência Computação da Universidade Federal Fluminense (UFF) e membro do Programa de Pós-Graduação em Computação da UFF (PPGC/UFF).

Raquel Pereira de Souza

Possui graduação em Ciências econômicas pela Universidade Federal do Paraná (2001) e mestrado em Desenvolvimento Rural pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2007) e doutorado em Desenvolvimento Econômico na Unicamp (2011. Atualmente é professora da Universidade Federal Fluminense no Departamento de Engenharia do Agronegócio. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economia rural, atuando principalmente nos seguintes temas: agricultura familiar, comércio internacional, cadeias produtivas e desenvolvimento rural.

José Maria Arruda

Após cursar dois anos de Medicina na Univesidade Federal do Ceará, fez Licenciatura Plena em Filosofia pela Universidade Estadual do Ceará (1988), mestrado em Filosofia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1994), sob orientação do Prof. Carlos Roberto Cirne-Lima e doutorado em Filosofia - Universität Gesamthochschule Essen (1998), sob orientação do Prof. Vittorio Hösle, obtendo um SUMMA CUM LAUDE. Foi professor da Universidade de Passo Fundo (UPF) e da UNISINOS. Em 1992, tornou-se professor da Universidade Federal do Ceará.

Emerson de Carvalho Guimaraes

Professor do Colégio Universitário Geraldo Reis - COLUNI - Universidade Federal Fluminense, tendo como foco de trabalho a Educação Patrimonial. Doutorando em História pelo PPGHIST-UFF com ênfase na área de Patrimônio Histórico e Artístico de Niterói. Possui Licenciatura (1996) e Bacharelado (1998) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e mestrado em História pela UFRGS (2002). Atuou como professor da rede privada de educação básica entre os anos de 1997 e 2013.

Maria Elaine Araujo de Oliveira

possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1977), mestrado em Ecologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1983), especialização em Limnologia pela Austrian Academy of Sciences (1983) e Ph.D. em Biogeografia pela Universität des Saarlandes (1990). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal Fluminense.

Marina Bay Frydberg

Professora do Departamento de Arte da Universidade Federal Fluminense, no curso de Produção Cultural e no Programa de Pós-Graduação em Cultura e Territorialidades. Bacharel e Licenciada em Ciências Sociais (2003), Especialista em Patrimônio Cultural em Centros Urbanos (2005), Mestre em Antropologia Social (2006) e Doutora em Antropologia Social (2011), toda formação realizada na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Realizou estágio de doutoramento no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa (2009).

João Hélder Olmedo Rodrigues

Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2006), mestrado em Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2009) e doutorado em Matemática pela Universidade Federal Fluminense (2015). Atuou principalmente em temas envolvendo Geometria Algébrica, Álgebra Comutativa e Teoria de Singularidades. Atualmente é Professor Adjunto na Universidade Federal Fluminense.

Vinicius de Moraes Netto

Investigador Principal do Centro de Investigação do Território Transportes e Ambiente | CITTA, Universidade do Porto | FEUP. Professor permanente e Ex-Coordenador do Programa de Pós Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal Fluminense (PPGAU UFF). Professor Associado, Departamento de Urbanismo (TUR UFF). Bolsista Produtividade em Pesquisa CNPq. Doutorado em Advanced Architectural Studies (The Bartlett School of Graduate Studies, University College London | UCL). Pós-Doutorados em Urban Informatics (NYU CUSP, 2019) e Desempenho Urbano (PNPD CAPES, 2009).

Oscar Camilo Silva Evangelista

Doutorando em em Administração pelo Instituto COPPEAD de Administração da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Mestre em Administração pelo Instituto COPPEAD de Administração da Universidade Federal do Rio de Janeiro (2013) e bacharel em Administração de Empresas pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (2001). Professor colaborador do Instituto COPPEAD de Administração e professor colaborador da Escola Politécnica da UFRJ. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Marketing e Métodos Quantitativos.

Manoela da Silva Pedroza

Bacharel e licenciada em História pela Universidade Federal Fluminense (2000), com mestrado em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2003), especialização em História do Século XX pela Universidade Cândido Mendes (2005), doutorado em Ciências Sociais pela UNICAMP (2008) e doutorado em História pela Universidade Federal Fluminense (2018). Sua primeira tese de doutorado "Engenhocas da Moral" recebeu 2o lugar no Prêmio Arquivo Nacional de Pesquisa de 2009, e foi publicada pelo Arquivo Nacional em 2011.

Fabio Henrique Cazeiro de Mayrinck

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal Fluminense (1999) e Mestrado em Economia Aplicada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2004). Atualmente é professor assistente da Universidade Federal Fluminense (Pólo Universitário de Volta Redonda - Escola de Ciências Humanas e Sociais). Tem experiência na área de Economia, atuando principalmente com macroeconomia e microeconomia

Micheline Roat Bastianello

Professora Adjunta do Departamento de Psicologia (CPS) da Universidade Federal Fluminense (UFF) - Instituto de Ciências da Sociedade e Desenvolvimento Regional (ESR). Doutora e Mestre em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Graduada em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Especialista em Psicoterapia Psicanalítica de Crianças e Adolescentes pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Membro do GT Avaliação em Psicologia Positiva e Criatividade da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Psicologia (ANPEPP).

Eliane da Costa Alves

Professor Associado da Universidade Federal Fluminense, Estado do Rio de Janeiro, Brasil, desde 1984. Chefe atual do Departamento de Geologia e Geofísica / UFF (2016 / 2018). Coordenadora do Curso de Graduação em Geofísica / UFF (2004 / 2013). Título de PhD obtido em 2002 na Universidade Federal do Rio de Janeiro, compartilhado com University of Western Brittany, Plouzané - Universidade de Brest / França, com a tese "Zona de Fratura de Oceânicas e suas Relações com a Compartimentação Tectônica do Sudeste do Brasil".

Leandro Colau Merlo

Possui graduação em Bacharelado em Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2002), mestrado em Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2004) e doutorado em Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2009). Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Geometria Algébrica

Valter Lucio de Oliveira

Possui doutorado em Ciências Sociais em Desenvolvimento Agricultura e Sociedade pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (CPDA-UFRRJ), com estágio sanduíche na Ecole des Hautes Etudes en Sciences Sociales (EHESS-Paris-França), mestrado em Desenvolvimento Rural pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PGDR-UFRGS) e graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Lavras (UFLA). Foi bolsista de Pós-Doutorado do CNPq no Depto de Sociologia da UFRGS.

Clarissa Socal Cervo

Professora Adjunta da Universidade Federal Fluminense (UFF), com atividades na graduação, pesquisa e extensão. Membro do Comitê de Consultores de políticas para a Incubadora de Empresas da UFF. Membro do Comitê de Ética da UFF, representando a área da Psicologia.
Doutora em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Mestre em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e graduada em Psicologia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS).

Subscrever Universidade Federal do Rio Grande do Sul