economia

Pesquisador

Joao Evangelista Dias Monteiro

Doutor em Economia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2006), Mestre e Graduado em Economia pela Universidade Federal Fluminense (1997 e 2000, respectivamente). Atualmente exerce o cargo de Diretor da Faculdade de Turismo e Hotelaria da Universidade Federal fluminense. Exerceu o cargo de Chefe do Departamento de Turismo da Faculdade de Turismo e Hotelaria da Universidade Federal Fluminense, entre 2014 e 2018; Professor Associado II da Área de Economia do Turismo; Coordenador do Observatório de Turismo da Universidade Federal Fluminense.

Andre Luiz Gomes Nassif

Doutor em Economia pelo Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ/2003), Mestre em Economia pela Universidade Federal Fluminense (UFF/1995), Pós-graduado em Economia Industrial e da Tecnologia pelo Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ/1985) e em Desenvolvimento, Planejamento e Políticas Públicas, pela Comissão Econômica para a América Latina e Caribe (CEPAL/1991) e Graduado em Economia pela Universidade Federal Fluminense (UFF/1982).

Pedro Ivo Camacho Alves Salvador

Pós-Doutorado pela EESP-FGV (2020), Doutor e mestre em economia pelo CAEN (2013), graduado em economia pela FGV/EPGE (2007). Foi professor da UFRJ/IME, UFF/CEC, UERJ/DAQ e USP/EACH. Atualmente professor da UFF no departamento de Ciências Atuariais e Métodos Quantitativos. Pesquisador na área de economia aplicada e métodos quantitativos.

Carmem Aparecida do Valle Costa Feijo

Possui graduação em Economia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1974), mestrado em Economia da Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1977) e doutorado em Economia - University College London (1988) e Pós doutorado na Unversidade de Columbia (2015-2016). Ocupou no biênio 2008-2009 a Secretaria Executiva da Associação Nacional de Pós Graduação em Economia (ANPEC); assumiu em setembro de 2011 a função de Coordenadora-adjunta da área de Economia da CAPES (triênio 2010-2013), e em maio de 2012 a Coordenação da área.

Paulo Henrique Furtado de Araujo

Possui graduação em Economia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) (1988), mestrado em Economia pela Universidade Federal Fluminense (UFF) (1994) e doutorado em Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (CPDA/UFRRJ) (2009). Atualmente é professor associado da Universidade Federal Fluminense (UFF), professor do Programa de Pós-Graduação em Economia da UFF (PPGE-UFF).

André Barbosa Oliveira

Professor na Faculdade de Economia da Universidade Federal Fluminense - UFF. Doutor em Economia na EESP/FGV-SP (2014), possui mestrado em Economia Aplicada na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2010) e graduação em Economia pela Universidade Federal Fluminense (2006). Tem experiência na área de Economia, com principais temas de pesquisa: alocação de portfólio, finanças empíricas, estimação de volatilidade, séries temporais e econometria.

Sylvio Merhy de Carvalho

Economista e Cientista Social. Livre Docente em Economia pela Universidade Gama Filho. Aprovado em Concurso Público da Universidade Federal Fluminense-UFF, em primeiro lugar, com média 9,8. Professor Adjunto 40 horas, dedicação exclusiva, da Universidade Federal Fluminense. Pesquisador nas áreas de Ciências Econômicas e Ciências Sociais. Experiência profissional de 50 anos de magistério superior. Integrante da Comissão de Especialistas do MEC. Professor Titular e Pesquisador dos Programas de Doutorado e Mestrado em Direito da Universidade Gama Filho.

André Guimarães Augusto

André Guimarães Augusto concluiu o doutorado em Economia da Industria e da Tecnologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro em 2002. Atualmente é Professor Associado da Universidade Federal Fluminense. Publicou artigos em periódicos especializados e trabalhos em anais de eventos. Atua na área de Economia, com ênfase em Economia Política.

Eduardo Antônio Pacheco Vilela

Graduado em Economia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1980), e em Educação Física pela Universidade Castelo Branco (1979) é mestre em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense (1989). Professor adjunto IV da UFF encontra-se lotado no Departamento de Turismo da Faculdade de Turismo e Hotelaria onde desempenha funções acadêmicas como docente na área de marketing turístico além de exercer as função de sub coordenador da Pós Graduação Lato Sensu em Gestão de Serviços com ênfase em Turismo, Eventos e Hotelaria.

Marco Antonio Conejero

Marco Conejero atua em projetos e pesquisas de estratégia e marketing para MPE's, empresas familiares, cooperativas, associações empresariais, arranjos produtivos locais (APLs), clusters e regiões geográficas (IGs). Conejero é economista e doutor em administração pela FEA/USP. Mestre em administração de organizações pela FEA-RP/USP. Foi pesquisador-visitante da Howard University, em Washington DC, EUA, em 2006, e da Universidad de Buenos Aires, Argentina, em 2009.

Roberto Moreno Moreira

Possui graduação em Economia pela Faculdade de Ciências Políticas e Econômicas do Rio de Janeiro (1973), mestrado em Economia pela Fundação Getúlio Vargas - RJ (1975) e é doutor pela Fundação Getúlio Vargas - RJ (1985). Atualmente é professor associado da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração de Empresas, atuando principalmente nos seguintes temas: sistema financeiro, risco, mercado acionário brasileiro, mercado internacional de capitais e rating.

Guilherme de Azevedo Mendes Corrêa Guimarães

Economista formado pela Universidade Federal Fluminense (1988), Especialista em Economia, pela PUC-Rio (1992) e Mestre em Economia, pela Universidade Federal Fluminense (1997). Doutor em economia pelo Programa de Pós-Graduação em Economia da UFF. Professor da Faculdade de Turismo e Hotelaria da UFF. Leciona disciplinas nas áreas de economia e finanças. Exerceu a vice-coordenação do Curso de Turismo da UFF. Trabalha como economista no BNDES. Até 2016, trabalhou com análise e acompanhamento de projetos nos setores siderúrgico, metalúrgico e cimenteiro.

Marco Antonio Vargas

Possui doutorado em Economia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002), mestrado em Economia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1994) e graduação em Economia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1987).

Jorge Nogueira de Paiva Britto

Possui graduação em Economia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1985), mestrado em Economia da Indústria e da Tecnologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1988) e doutorado em Economia da Indústria e da Tecnologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1998), com Doutorado-sanduiche no SPRU (Scicene Policy Research Unit) da Universidade de Sussex (Inglaterra). Atualmente é professor associado da Universidade Federal Fluminense e pesquisador colaborador da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Daniella Munhoz da Costa Lima

Professora Adjunta da Universidade Federal Fluminense. Doutora em Administração pela EBAPE/FGV (2014). É Mestre em Engenharia de Produção pela COPPE-UFRJ (1996), especialista em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas (2003) e Economista pela UFRJ (1992). É pesquisadora do Programa de Gestão e Empreendedorismo da Universidade Federal Fluminense. Possui interesse de pesquisa nas áreas de: Administração Pública, Cultura e Poder nas Organizações, Pensamento Social Brasileiro, Empreendedorismo e Inovação

Javier Walter Ghibaudi

Professor Associado da Faculdade de Economia, Universidade Federal Fluminense (UFF) e do Programa de Pós-Graduação em Economia (PPGE/UFF). Doutor e Mestre em Planejamento Urbano e Regional pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2010), possui graduação em Economia pela Universidad de Buenos Aires (2001).

Gil Bracarense Leite

Graduado em Economia pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2005). Mestre em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Viçosa (2009) e Doutor em Economia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2017). Desde 2010 é Professor na Universidade Federal Fluminense (Campus Volta Redonda), onde vem pesquisando temas relacionados à Economia do Esporte e áreas afins. Atualmente ocupa o cargo de chefia no Departamento Multidisciplinar (VMD).

Wilson Calmon Almeida dos Santos

Professor Adjunto no Departamento de Estatística do Instituto de Matemática e Estatística da Universidade Federal Fluminense desde 2015. Doutor em Economia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2014). Interesse em Séries Temporais e Análise de Agrupamento (Clusters -- particularmente, Dados de Ranqueamento).

Michelle Carvalho Metanias Hallack

Atualmente professora adjunta da Universidade Federal Fluminense.
Conselheira da Escola de Regulação de Florença (Florence School of Regulation - European University Institute) e Pesquisadora do Grupo de Economia da Energia (GEE/UFRJ).
Área de atuação: Regulação Econômica e Defesa da Concorrência, Economia Institucional, Economia da Energia, Política Energética.

Filipe Lage de Sousa

Minha formação acadêmica é em Economia com graduação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1998), mestrado pela Escola de Pós Graduação em Economia da Fundação Getúlio Vargas - RJ (2000) e doutorado pela London School of Economics and Political Science (2009). Atualmente sou professor de microeconomia e econometria no Departamento de Economia da Universidade Federal Fluminense. Tenho experiência na área de microeconometria aplicada, com ênfase em economia regional, atuando principalmente nos seguintes temas: desempenho das firmas, fluxos migratórios e desenvolvimento regional.

Marcio Rocha

Doutorado em Ciência Política (UFF). Mestre em Ciências Aeroespaciais (UNIFA). Graduado em Economia UFRN. Graduado em Ciências Aeronáuticas pela Academia da Força Aérea (AFA). Proponente e Primeiro Coordenador do Programa de Pós-Graduação Profissional em Ciências Aeroespaciais (PPGCA) da Universidade da Força Aérea (UNIFA). Coordenador do PPGCA no período de 2004 a 2011. Membro da Diretoria da Associação Brasileira de Estudos de Defesa (ABED) no biênio 2012-2014.

Ruy Afonso de Santacruz Lima

Graduado em Economia pela Universidade Federal Fluminense (1982), mestre em Economia Industrial pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1983) e doutor em Economia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1993). Atualmente é professor associado e diretor da Faculdade de Economia da Universidade Federal Fluminense, além de Professor do Mestrado Profissional em Justiça Administrativa da UFF, onde coordena a linha de pesquisa de Análise Econômica do Interesse Público e desenvolve estudos no Núcleo de Ciências do Poder Judiciário NUPEJ, vinculado à Faculdade de Direito da UFF.

Danielle Carusi Machado

Possui graduação em Economia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1993), mestrado em Economia da Industria e da Tecnologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1997) e doutorado em Economia pelo Departamento de Economia da PUC-Rio (2006). 
É professora e pesquisadora da Faculdade de Economia da UFF/Niterói, atuando no curso de pós graduação stricto sensu em Economia da UFF (PPGE/UFF). Também é pesquisadora do Grupo de Estudos em Economia da Família e do Gênero (Gefam) e do Centro de Estudos de Desigualdade e Desenvolvimento (CEDE).

Fábio Domingues Waltenberg

Fábio Waltenberg é Professor Associado de Economia da Universidade Federal Fluminense em Niterói, e pesquisador do Centro de Estudos de Desigualdade e Desenvolvimento (CEDE). É bacharel e mestre em Economia pela Universidade de São Paulo e doutor em Economia pela Université Catholique de Louvain, Bélgica. Desde 2019, coordena a equipe brasileira envolvida na avaliação do programa de Renda Básica de Cidadania em Maricá. Sua pesquisa se concentra em análises econômicas de políticas sociais, com ênfase em educação e transferência de renda.

Rosane Silva Pinto de Mendonça

Possui graduação em economia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1989), mestrado em economia na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1993) e doutorado em economia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000). Atualmente é professora associada do Departamento de Economia da Universidade Federal Fluminense (UFF) e pesquisadora colaboradora no Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA). Desenvolve diversas pesquisas na área de educação, pobreza e desigualdade de renda no Brasil e América Latina.

Gabriel Caldas Montes

Doutor em Economia pela Universidade Federal Fluminense. Concentra suas atividades de pesquisa nos seguintes temas: política monetária, política fiscal, economia bancária, formação de expectativas, e economia do crime. Atualmente é Professor Associado da Universidade Federal Fluminense (Departamento de Economia) onde leciona matérias na graduação, mestrado e doutorado, Pesquisador do CEMAFIN e CNPq (nível 1D).

Renaut Michel Barreto e Silva

É Doutor em Economia pelo Instituto de Economia/ Universidade Federal do Rio de Janeiro (2001). Professor Adjunto do Departamento de Economia da Universidade Federal Fluminense onde leciona as disciplinas Formação Econômica do Brasil e Economia Brasileira Contemporânea. Exerce o cargo de Vice-Diretor desta mesma Faculdade. Foi Superintendente Acadêmico e Administrativo na Unidade Ipanema da Universidade Candido Mendes(2004/2005) e Diretor da Faculdade de Ciências Políticas e Econômicas da mesma Universidade(2006/2007).

Lucilene Morandi

Graduada em Economia pela Universidade Federal do Espírito Santo UFES (1984), tendo especialização pelo Instituto de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração da Universidade Federal do Rio de Janeiro COPPEAD/UFRJ (1985). Mestre em Economia pela Universidade Federal Fluminense UFF (1997) e doutora em Economia da Indústria e da Tecnologia pelo Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro IE/UFRJ (2004). Professora Associada da Faculdade de Economia da Universidade Federal Fluminense (UFF), desde 2005. Professora do Programa de Pós-Graduação em Economia.

Antonio Carlos Fiorencio Soares da Cunha

Possui graduação em Economia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1981) e doutorado em Sócio-Economie du développement - Ecole des Hautes Études en Sciences Sociales (1993). Atualmente é professor da Universidade Federal Fluminense. , atuando principalmente nos seguintes temas: inflação, var, indexação, inflação e indústria.

Cesar Ramos Barreto

Possui graduação em Economia, pós-graduação em Engenharia Econômica, mestrado em Administração, mestrado em Antropologia e doutorado em Antropologia.
Ensino:
Atualmente é Professor Associado IV da Universidade Federal Fluminense.
Tem ampla experiência de docência nas áreas de Administração e Gestão de Negócios, Antropologia e Economia.
Gestão Acadêmica:
Tem ampla e experiência em Gestão Acadêmica, tendo ocupado cargos em Coordenação e Chefia de Departamento em cursos de Graduação, Pós-graduação e Gestão de Convênios.

Gisele Maria Ribeiro de Almeida

Professora do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal Fluminense em Campos dos Goytacazes. Doutora em Sociologia pela Unicamp, sendo este realizado integralmente com bolsa da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Pesquisadora interessada pelo tema da mobilidade humana, tais como: reflexões teóricas e metodológicas sobre estudos de migração; emigração brasileira; mobilidade humana e mudanças sociais atuais; racismo, xenofobia e migração.

Nazira Correia Camely

Possui graduação em Economia pela Universidade Candido Mendes (1990), mestrado em Economia pela Universidade Federal Fluminense (2001) e doutorado em Geografia pela Universidade Federal Fluminense (2009). Atualmente é professora associada do departamento de economia da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Economia Política e Metodologia da Ciência, com ênfase em Economia Política Marxista, atuando principalmente nos seguintes temas: geopolítica, imperialismo, Amazônia, problema agrário em unidades de conservação ambiental, ongs e projetos de assentamentos.

Subscrever economia