Universidade Estadual de Campinas

Pesquisador

Mateus Pereira Martin

Bacharel em Engenharia de Produção pela FCA/UNICAMP (mar/2009-dez/2013), mestre em Engenharia Elétrica pela FEEC/UNICAMP (mar/2014-mar/2016) e doutor em Engenharia de Produção pela UFSCar (mar/2016-dez/2019). Realizou intercâmbio acadêmico na Universitat Politècnica de València-Espanha (fev-jul/2012) durante a graduação, e doutorado sanduíche na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (out/2018-set/2019). Realizou pós-doutorado em Pesquisa Operacional, vinculado ao PPG-PO da UNIFESP/ITA (abr/2020-dez/2021).

Rafaella Regina Alves Peixoto

Bacharel em Química (Modalidade Tecnológica) e Doutora em Ciências (área de concentração: Química Analítica, doutorado direto, com período sanduíche no Instituto de Agroquímica y Tecnología de Alimentos, IATA-CSIC, Espanha) pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Fez pós-doutorado na Universidad de Oviedo (UNIOVI, Espanha) e na Faculdade de Engenharia de Alimentos da UNICAMP. Atualmente, é Professora Adjunta no Departamento de Química Analítica (GQA) da Universidade Federal Fluminense (UFF).

Joana Guilares de Aguiar

Professora Adjunta do Instituto de Química da Universidade Federal Fluminense (UFF/Niterói/RJ) na área Química Geral e Ensino de Química. Coordenadora do GECEC - Grupo de Estudos em Cognição & Educação Científica. Pós-doutorado na FEUSP com financiamento Fapesp e estágio na University of Surrey. Doutora em Ciências (2018) e Mestre em Ensino de Ciências (área de concentração: Ensino de Química), ambos pelo Programa de Pós-graduação Interunidades em Ensino de Ciências da USP com período de doutorado sanduíche na Inglaterra (University of Surrey).

Mauricio Alves de Melo Junior

Professor Adjunto do Instituto de Química da Universidade Federal Fluminense (UFF). Graduado em Química pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e mestre em Química Inorgânica pela UNICAMP. Completou o Doutorado em Química Inorgânica pela UNICAMP com uma etapa realizada na Laurentian University (Canadá), atuando na área de Química de Materiais.

Jordan Lambert Silva

Possui graduação em Bacharelado em Matemática pela Universidade Estadual de Campinas (2010), mestrado em Matemática pela Universidade Estadual de Campinas (2013) e doutorado em Matemática pela Universidade Estadual de Campinas (2017). Atualmente é professor do magistério superior da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Teoria de Lie, atuando principalmente nos seguintes temas: schubert varieties e permutations.

Paula Arantes Botelho Briglia Habib

Possui doutorado em História das Ciências e da Saúde pela Casa de Oswaldo Cruz (COC/FIOCRUZ) sobre a institucionalização das ciências no Brasil e a história dos estudos em genética animal e vegetal na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz , em Piracicaba. Possui Mestrado em História Social pela Unicamp (2003) no qual discutiu as relações entre História e Literatura abordando os conceitos de nação, raça, eugenia e nacionalismo na obra de Monteiro Lobato. Possui graduação em História pela Universidade Estadual de Campinas (2001).

Leonardo Guimarães Miquelutti

Sou docente do curso de Graduação em Geofísica na Universidade Federal Fluminense. Fui professor visitante na Universidade Federal de Uberlândia (UFU), onde lecionei Geofísica para a Graduação em Geologia. Bacharel e licenciado em física pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), mestre e doutor em geofísica pelo Observatório Nacional. Durante a minha pós-graduação, me especializei no método magnetotelúrico de prospecção, um método extremamente limpo e eficaz. Também desenvolvi habilidades como programador em várias linguagens.

Douglas Mansur da Silva

Doutor em Antropologia Social (Museu Nacional/UFRJ, 2007). Mestre em Antropologia Social (UNICAMP, 2000), Licenciado e Bacharel em Ciências Sociais (UNICAMP, 1997 e 2000). Realizou estágio de pós-doutorado no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa (2008/2009) e no PPGAS/Museu Nacional/UFRJ (2017/2018). Professor Associado II da Universidade Federal Fluminense (UFF), lotado no Departamento Multidisciplinar do Instituto de Ciências Humanas e Sociais, em Volta Redonda. Entre 2001 e 2009 atuou no ensino superior privado (UniFOA e UBM).

Silvana Cristina da Silva

Possui graduação em Geografia (2004) pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP, mestrado e doutorado pela mesma Universidade (2012). Fez estágio doutoral na Universidade Complutense de Madrid (2009 - 2010). Atualmente é docente dos cursos de Graduação em Geografia (licenciatura e Bacharelado) e do Programa de Pós-graduação em Geografia da Universidade Federal Fluminense (UFF/Campos dos Goytacazes). Coordena o Grupo de Pesquisa Território e Cidades (TeCidades) desde 2013 (http://tecidades.sites.uff.br/).

Shaula Maíra Vicentini de Sampaio

Sou graduada em Ciências Biológicas (Bacharelado e Licenciatura) pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e tenho mestrado e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Trabalhei (de 2001 a 2003) como educadora ambiental no Parque Estadual de Itapuã (Viamão - RS). De 2005 a 2008 fui professora de ciências da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre. De 2008 a 2013 fui docente na Universidade Federal de Alagoas (UFAL).

Valéria Troncoso Baltar

Graduada em Estatística pela UNICAMP (1999), fez seis meses de curso intensivo de demografia no CELADE (ONU-Chile, 1999). Concluiu o mestrado em Estatística pelo IME/USP (2005), com período sanduíche na Universitat Pompeu Fabra (Barcelona, 2004) e doutorado em Saúde Pública, na área de Epidemiologia, pela USP (2011), com período sanduíche na Imperial College London (2009-2010). Trabalhou de 2001 a 2007 como estatística do Laboratório de Epidemiologia e Estatística do Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia.

Pedro Neto de Faria

Docente do Instituto de Física da Universidade Federal Fluminense UFF; possui Bacharelado em Física pela Universidade Estadual de Campinas (1999), mestrado em Física (reações nucleares e simulação de feixes radioativos para o RIBRAS) pela Universidade de São Paulo (2003), doutorado em Física (física nuclear com feixes radioativos) pela Universidade de São Paulo (2008), pós doutoramento (feixes radioativos, instrumentação nuclear, rainbow e espectroscopia nuclear com feixes iônicos ) no Instituto de Física da USP (2012); pós doutoramento no Instituto de Física da UFF ( reações nucleares com

Hayda Josiane Alves

Professora Adjunta do Curso de Graduação em Enfermagem do Instituto de Humanidades e Saúde de Rio das Ostras/Universidade Federal Fluminense (UFF). Professora colaboradora do Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva do Instituto de Saúde Coletiva (ISC) da UFF. Pós-doutorado pelo Departamento de Antropologia/IFCH/UNICAMP e Prevention Sciences Research Center/Morgan State University. Doutora em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP)/Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ). Enfermeira e Mestre em Enfermagem pela UNICAMP.

Eduardo Uchoa Barboza

Graduação em Engenharia de Computação (UNICAMP 1993), mestrado em Ciência da Computação (UNICAMP 1997) e doutorado em Informática (PUC-Rio 2001). Atualmente é professor no Departamento de Engenharia de Produção da UFF, onde é coordenador do Núcleo de Logística Integrada e Sistemas (LOGIS). Trabalha com Otimização, com especialidade em Programação Inteira, atuando principalmente nos seguintes tipos de problemas: Escalonamento de Tarefas, Projeto de Redes (incluindo o clássico Problema de Steiner) e Roteamento de veículos.

Mara Cíntia Kiefer

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Campinas (1995), mestrado em Ciências Biológicas (Zoologia) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1998), doutorado em Ecologia pela Universidade Estadual de Campinas (2003) e pós-doutorado pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2004 a 2006). Foi Professora Adjunta Visitante do Departamento de Ecologia, Instituto de Biologia, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, no período de 2006 a 2009.

Michelle Carvalho Metanias Hallack

Atualmente professora adjunta da Universidade Federal Fluminense.
Conselheira da Escola de Regulação de Florença (Florence School of Regulation - European University Institute) e Pesquisadora do Grupo de Economia da Energia (GEE/UFRJ).
Área de atuação: Regulação Econômica e Defesa da Concorrência, Economia Institucional, Economia da Energia, Política Energética.

Tami Schulze

Engenheira Civil com Mestrado em Geotecnia pela Universidade Estadual de Campinas. Possui experiência em obra de infra-estrutura, como engenheira de produção e engenheira do setor de qualidade e controle tecnológico. Atuou na montagem do sistema Low Vibration Track (LVT) para vias permanentes metroviárias. Também atuou em empresa de ensaio geotécnico com experiência em provas de carga em estacas e ensaio de integridade de estaca (PIT).

Vinicius D´Avila Bitencourt Pascoal

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Campinas (2005), doutorado direto em Ciências pela Faculdade de Ciências Médica -UNICAMP com ênfase em neurociência concluído em 2010. Pos doc (2010) na University of Medicine and Dentistry of New Jersey (UMDNJ), com estudos funcionais analisando a atividade de microRNAs em linhagens celulares permanentes e células de pacientes com Esclerose Múltipla.

José Márcio Siqueira Júnior

Possui graduação em Bacharelado Em Química pela Universidade Estadual de Campinas (1986), mestrado em Química Inorgânica pela Universidade Estadual de Campinas (1990) e Doutorado em Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2013). Atualmente é professor Associado 1 do Departamento de Química Inorgânica do Instituto de Química da Universidade Federal Fluminense.

Karoline Carula

Professora do Departamento de História da Universidade Federal Fluminense. Doutora em História Social pela Universidade de São Paulo (USP), possui mestrado em História pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), sendo graduada por esta mesma instituição. Dentre suas publicações, destacam-se os livros Darwinismo, raça e gênero: Projetos modernizadores da nação em conferências e cursos públicos (Rio de Janeiro, 1870-1889), 2016, e A tribuna da ciência: as Conferências Populares da Glória e as discussões do darwinismo na imprensa carioca (1873-1880), 2009.

Fernando Augusto Mansor de Mattos

Professor-associado na Faculdade de Economia da Universidade Federal Fluminense, atuando tanto na Graduação quanto no programa de Pós-Graduação (PPGE - UFF). Desenvolve pesquisas na área de Desigualdade Econômica e Distribuição de Renda, Economia Brasileira Contemporânea, Desenvolvimento Econômico, Emprego, Mercado de Trabalho e Pensamento Econômico Brasileiro.

Paulo Cruz Terra

Paulo Cruz Terra é professor de História do Brasil República no Departamento de História, da Universidade Federal Fluminense, além de atuar no Programa de Pós-graduação em História da mesma instituição. É bolsista CAPES-Alexander von Humboldt Stiftung na Universität Bonn, na modalidade de "pesquisador experiente". Atualmente é Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2 e Jovem Cientista do Nosso Estado da FAPERJ. Possui graduação em História pela Universidade Estadual de Campinas (2005).

Maria Lúcia Tavares de Campos

Possui Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual de Campinas (1973), Bacharelado em Matemática pela Universidade Estadual de Campinas (1973), Mestrado em Matemática pelo IMPA - Associação Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (1981), Doutorado em Educação Matemática pela Universidade Anhanguera de São Paulo-UNIAN (2014). Atualmente é professora Adjunto IV do Instituto de Matemática e Estatística da Universidade Federal Fluminense.

Daniel Jonathan

Possui graduação em Física pela Universidade Estadual de Campinas (1994), mestrado em Física pela Universidade Estadual de Campinas (1997) e doutorado em Física pelo Imperial College (2001), e realizou ainda pós-doutorado na Universidade de Cambridge (2002). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Física, com ênfase em Informação Quântica, atuando principalmente nos seguintes temas: informação quântica, computação quântica, e ótica quântica.

Marcos Alexandre Teixeira

Entrou para o quadro de Professores do Departamento de Eng. Agrícola e Ambiental da UFF em 2013. Atualmente é responsável pelas disciplinas de Energização Rural, Alternativas Energéticas e Modelagem de Sistemas Agrícolas e Ambientais, já tendo ministrando Construções Rurais e Instalações Prediais Aplicadas. De 2014 a 2018 atuou como Coordenador do curso de Eng. Agrícola e Ambiental. Vindo da área privada, onde atuou por 3 anos no Dep.

Thiago Rodrigues de Oliveira

Tenho Graduação (2002), Mestrado(2004) e Doutorado(2008) em Física pela Universidade Estadual de Campinas.
Passei um ano do meu doutorado na Universidade de Barcelona e fiz um pós-doutorado de um
ano na University of Southern California em Los Angeles
Atualmente sou professor Adjunto da Universidade Federeal Fluminense.

Meus principais interesses são:

- Deoerêrenia e Dissipação em Mecânia Quântica

- Informação Quântica e Materia Condensada

Para mais informações de uma olhada na minha página pessoal&a

Gisele Maria Ribeiro de Almeida

Professora do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal Fluminense em Campos dos Goytacazes. Doutora em Sociologia pela Unicamp, sendo este realizado integralmente com bolsa da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Pesquisadora interessada pelo tema da mobilidade humana, tais como: reflexões teóricas e metodológicas sobre estudos de migração; emigração brasileira; mobilidade humana e mudanças sociais atuais; racismo, xenofobia e migração.

Andrea Copeliovitch

Andrea Copeliovitch has a B.A. in Performing Arts at Universidade Estadual de Campinas (1992), concluded her M.A. in Performing Arts at Universidade de São Paulo (1998) and her PhD in Poetics at Universidade Federal do Rio de Janeiro (2005), with a Post doctorate at CEAQ (Université Paris V/ Sorbonne) and a second post-doctoral research at Universidade do Porto. She is an associate professor at the Fluminense Federal University (Dance and Performing Arts).

Alexsander Lemos de Almeida Gebara

Possui graduação em História pela Universidade Estadual de Campinas (1998) e mestrado em História Social pela Universidade de São Paulo (2001) e doutorado pela mesma instituição em 2006. Atualmente é professor de história da África na Universidade Federal Fluminense. Trabalha com pesquisa e docência na área de História, com ênfase em História da África, especialmente com viajantes e relatos de viagem e análise do discurso colonial.

Anita Martins Rodrigues de Moraes

Anita Martins Rodrigues de Moraes possui graduação em Letras pela Universidade Estadual de Campinas (1999), mestrado em Literatura Brasileira (2002; bolsa FAPESP) e doutorado em Teoria da Literatura (2007; bolsa FAPESP) pelo programa de pós-graduação em Teoria e História Literária da mesma universidade. Desenvolveu seu pós-doutorado na Universidade de São Paulo na área de Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa (2008-2011; bolsa FAPESP). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Teoria da Literatura, Literatura Brasileira e Literaturas Africanas de Língua Portuguesa.

Karina Mochetti de Magalhães

Possui mestrado e doutorado em Ciência da Computação pela UNICAMP e graduação em Engenharia da Computação também pela UNICAMP. Realizou nesse período pesquisas em Visualização de Imagens Médicas, Marcas d´Agua Digitais e Criptografia Pós-Quântica. Atualmente, seu campo de pesquisa principal são Software Livre, a Educação e Computação e a questão de gênero nas ciências. Fez parte do seu doutorado em Paris, na École Normale Supérieure (ENS) e em 2013 conquistou a oportunidade de fazer um estágio no Google.

Anne Michelle Dysman Gomes

Possui graduação em Matematica Aplicada e Computacional pela Universidade Estadual de Campinas (1997), mestrado em Matemática pela Associação Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (1999) e doutorado em Matemática (Sistemas Dinâmicos) pela Associação Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (2003). Atualmente é professora associada da Universidade Federal Fluminense, 
vice coordenadora do Curso de Licenciatura em Matemática do IME/UFF e pesquisadora na área de Educação Matemática.

Paulo Rodrigues Gajanigo

Professor Associado de Sociologia do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal Fluminense, professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Sociologia Política da UENF, e professor colaborador do Programa de Pós-Graduação em Cultura e Territorialidades da UFF. Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (2003), mestrado em Antropologia Social também pela Unicamp (2006) e doutorado em Ciências Sociais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2012).

Subscrever Universidade Estadual de Campinas