Engenharia de Sistemas e Computação

Pesquisador

Raphael Carlos Santos Machado

Raphael Machado é Doutor em Engenharia de Sistemas e Computação (COPPE/UFRJ 2010). É pesquisador pelo Inmetro e Professor Efetivo pela UFF. É bolsista de produtividade em pesquisa pelo CNPq desde 2013 e Jovem Cientista do Estado do RJ desde 2015, tendo publicado mais de uma centena de artigos científicos nas áreas de Segurança da Informação, Análise de Código, Ofuscação, Incorruptibilidade de Software, Marcas d'Água, Criptografia, Complexidade Computacional, Matemática Combinatória e Teoria dos Grafos.

Julia Celia Mercedes Strauch

Possui graduação em Engenharia Cartográfica pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1986), mestrado em Ciências Geodésicas pela Universidade Federal do Paraná (1990) e doutorado em Engenharia de Sistemas e Computação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1998). Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal Fluminense e pesquisadora titular da Escola Nacional de Ciências Estatísticas.

Leandro Santiago de Araujo

D.Sc. em Engenharia de Sistemas e Computação na COPPE - UFRJ (2019), M.Sc. em Engenharia de Sistemas e Computação na COPPE - UFRJ (2016) e Bacharel em Ciência da Computação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2014). Realizou período sanduíche durante o doutorado na University of Massachusetts Amherst (UMass) nos Estados Unidos.

Luís Felipe Ignácio Cunha

Professor Adjunto do Departamento de Ciência da Computação e da Pós Graduação em Computação do Instituto de Computação da Universidade Federal Fluminense. 

Coordenador de disciplina do consórcio CEDERJ para a disciplina Fundamentos de Programação, do curso de Tecnologia em Sistemas de Computação.

Doutor (desde 2017) e Mestre (desde 2013) em Ciências, Engenharia de Sistemas e Computação pelo Programa de Engenharia de Sistemas e Computação (PESC/COPPE - UFRJ).

Paulo de Figueiredo Pires

Paulo F. Pires is an Associate Professor at the Institute of Computing at Fluminense Federal University (UFF), Brazil. He holds a Ph.D. in Systems Engineering and Computing (UFRJ, Brazil, 2002). His main research interests are in the intersection of Software Engineering and Distributed Systems. In the last years his current research efforts focus on applying Software Engineering techniques in the context of system development for the Internet of Things (IoT). Dr.

Yuri Abitbol de Menezes Frota

Possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade Estadual do Ceará (1999), mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Ceará (2002), doutorado em Engenharia de Sistemas e Computação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2008) e 
e pós-doutorado na Universidade Estadual de Campinas (2010). Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Teoria da Computação, atuando principalmente nos seguintes temas: Otimização Combinatória e Programação Matemática.

Lúcia Maria de Assumpção Drummond

Graduou-se no Bacharelado em Matemática modalidade Informática pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro em 1987, concluiu o mestrado em Engenharia de Sistemas e Computação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro em 1990, quando participou da equipe de desenvolvimento do primeiro computador paralelo da Coppe.

Luiz Satoru Ochi

Possui graduação em Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Mestrado em Matemática Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (IMECC-UNICAMP) e Doutorado em Engenharia de Sistemas e Computação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (COPPE-SISTEMAS/UFRJ). Atualmente é Pesquisador nível 1C, do CNPq, comitê de Ciência da Computação. Editor Associado da revista PESQUISA OPERACIONAL da SOBRAPO e da Revista Electrônica del Instituto Chileno de Investigación Operativa.

Marcelle de Sa Guimarães

Possui graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal Fluminense (1990), mestrado em Computação Aplicada e Automação pela Universidade Federal Fluminense (1999) e doutorado em Engenharia de Sistemas e Computação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2006). Atualmente é professora associada da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência nas áreas de Engenharia e Computação, com ênfase em Realidade Virtual, Tecnologia e Educação.

Adriano de Oliveira Caminha

Professor Associado, Pesquisador, UFF-Universidade Federal Fluminense, ICEx-Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Física, Campus Aterrado, Volta Redonda-RJ.
D.Sc. em Engenharia de Sistemas e Computação pela UFRJ/COPPE/PESC - Universidade Federal do Rio de Janeiro (2009). 
M.Sc. em Ciências da Computação pela UFCG - Universidade Federal de Campina Grande-PB (2000). 
Bacharel em Ciências da Computação pela UFCG - Universidade Federal de Campina Grande-PB (1997).

Laci Mary BARBOSA MANHÃES

Professora de Ciência da Computação da Universidade Federal Fluminense (UFF), desde 2017. Professora coordenadora de disciplinas do consórcio CEDERJ/UENF, desde 2017. Doutorado em Engenharia de Sistemas e Computação PESC/COPPE/UFRJ (2015), título da tese "Predição do desempenho acadêmico de graduandos utilizando Mineração de Dados Educacionais". Mestrado em Ciência da Computação na Vrije Universiteit Brussel (1999) programa Capes/Cofecub EMOOSE (European Master of Sciences in Object Oriented Software Engineering).

Luis Antonio Brasil Kowada

Doutor em Engenharia de Sistemas e Computação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, mestre em Matemática Aplicada pela Universidade de São Paulo e bacharelado em Ciência da Computação pela Universidade de Brasília.
Atualmente é professor Associado IV no Instituto de Computação da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência nas áreas de Ciência da Computação e Matemática Aplicada, com ênfase em Teoria da Computação, Matemática Discreta e Combinatória, Computação Quântica, Computação Reversível, Criptografia e Bioinformática.

Fábio Protti

Possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade de São Paulo (1986), mestrado em Engenharia de Sistemas e Computação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1993) e doutorado em Engenharia de Sistemas e Computação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1998). Atualmente é Professor Titular do Instituto de Computação da Universidade Federal Fluminense e Docente da Pós-Graduação em Computação. Tem experiência nas áreas de Teoria de Grafos, Análise de Algoritmos e Complexidade de Computação.

Antonio Augusto de Aragao Rocha

Professor Associado II do Institutor de Computação da Universidade Federal Fluminense. Possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade Salvador (2000) e mestrado em Engenharia de Sistemas e Computação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2003). Concluiu o doutorado (2010) no Programa de Engenharia de Sistemas e Computação da COPPE, sob a orientação dos professores Edmundo A. de Souza e Silva e Rosa Maria Meri Leão.

Vera Lucia Prudencia dos Santos Caminha

Possui doutorado em Engenharia de Sistemas e Computação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atualmente é professora Associado II da Universidade Federal Fluminense. É coordenadora do projeto de pesquisa e extensão ADACA (Ambiente Digital de Aprendizagem para Crianças Autistas). Atua na pós-graduação no curso de Mestrado Profissional em Diversidade e Inclusão (CMPDI) da UFF. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Inteligência Artificial. Trabalha na área de Redes Neurais Artificiais, Neurociência Computacional e Autismo.

Andréa Magalhães Magdaleno

Professora do Instituto de Computação (IC) da Universidade Federal Fluminense (UFF). Atuou como pós-doutora e pesquisadora pela COPPE/UFRJ em 2014 e na UNIRIO em 2015. Concluiu seu doutorado em Engenharia de Software com foco em Processos e Colaboração pela COPPE/UFRJ em 2013 e seu mestrado em Informática pelo NCE-IM/UFRJ em 2006. 

Experiência de participação em projetos de consultoria para diferentes empresas, como Petros, Vale, TIM, Petrobras, Shell e Mongeral Aegon.

Edgar Augusto Goncalves Gurgel do Amaral

Graduação em Computação com Especialização na área de Engenharia de Software, Mestrado em Sistemas e Computação, na área de Engenharia de Software pela COPPE/UFRJ e Doutorado em Biologia Computacional na COPPE/UFRJ. Professor Substituto da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFF). Tem experiência profissional na área de Desenvolvimento de Sistemas, tendo trabalhado com computadores de grande porte IBM, nos cargos de Programador, Analista de Sistemas e Gerente de Projeto. Trabalhou também em grandes projetos da Coppetec em parceria com a Eletrobrás e Aeronáutica.

Ricardo Drummond Marsicano Ribeiro

Professor Assistente da Universidade Federal Fluminense-UFF, em tempo parcial, aprovado no concurso público para as cadeiras de Criatividade e Inovação, atuando também com Comportamento Empreendedor, Fundamentos de Empreendedorismo, Gestão de Mudanças Organizacionais, Gestão Estratégica, Gestão de Pessoas, com foco em Soft Skills.

Sandra Regina Holanda Mariano

Professora titular da Universidade Federal Fluminense (UFF). É fundadora do Departamento de Empreendedorismo e Gestão da UFF, que dirigiu no período de 2014 a 2016. Coordena programas de educação para o empreendedorismo, tais como a Especialização Lato Sensu Formação de Professores em Empreendedorismo e Gestão para o Ensino Médio (FOREMP) e Empreende Jovem Fluminense. Foi coordenadora do programa de gestão e liderança escolar MBA Gestão Empreendedora - Educação (2012-2018) . É pesquisadora nas áreas de empreendedorismo e gestão educacional.

Simone Dantas de Souza

Bolsista de produtividade em pesquisa PQ/CNPq nível 1D. Possui Pós-doutorado pela Brown University (2013) e pela Universidade Estadual de Campinas (2006). Doutorado em Engenharia de Sistemas e Computação pela COPPE/Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002) com período de doutorado-sanduíche pela Université Joseph Fourier (2000). Mestrado em Engenharia de Sistemas e Computação pela COPPE/Universidade Federal do Rio de Janeiro (1998) e Graduação em Matemática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1994).

Leonardo de Oliveira Carvalho

Possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Alagoas (2006), mestrado em Matemática (2008), e doutorado em Engenharia de Sistemas e Computação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2016), na área de Computação Gráfica. Trabalhou como assistente de pesquisa no IMPA (2010-2012). Em 2013, fez estágio na NVIDIA, em Santa Clara, Califórnia. Foi professor substituto na UFRJ (2014-2016). Trabalhou no IMPA em pesquisa na área de realidade virtual. Atualmente é professor adjunto na UFF.

Edgard Coelho de Andrade

Possui graduação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1973), mestrado pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1975) e doutorado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1986). É PROFESSOR ASSOCIADO IV da Faculdade de Administração, Ciências Contábeis da Universidade Federal Fluminense (UFF) atuando no CURSO DE CIÊNCIAS ATUARIAIS. Atualmente é chefe do Departamento de Ciências Atuariais da UFF.

Raquel de Souza Francisco Bravo

Possui graduação em Matemática pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2003), mestrado e doutorado em Engenharia de Sistemas e Computação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2006 e 2011, respectivamente). Fez Pós-Doutorado, na Universidade Federal Fluminense. Por 2 anos trabalhou como professora efetiva na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro e atualmente é professora efetiva da Universidade Federal Fluminense.

Maise Dantas da Silva

Possui graduação em Informática e Tecnologia da Informação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2002), mestrado em Informática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2004) e doutorado em Engenharia de Sistemas e Computação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2008). Atualmente é professor associado da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Análise de Algoritmos e Complexidade de Computação.

Loana Tito Nogueira

Professora Associada, nível III no Instituto de Computação da Univesidade Federal Fluminense (UFF). Possui título de Ph.D (2003) e de M.S (1999) em Engenharia de Sistemas e Computação pela COPPE/Sistemas, Universidade Federal do Rio de Janeiro. Licenciada em Matemática pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Manteve-se como bolsista de produtividade em pesquisa nível 2 do CNPq por mais de 10 anos e contemplada com bolsa FAPERJ "Jovem Cientista do Nosso Estado" de 2008 a 2017. Já publicou mais de 60 artigos em jornais e conferências. Recebeu prêmio de 3a.

Jorge Petrúcio Viana

possui graduação em Matemática pela Universidade Federal Fluminense (1985), mestrado em Engenharia de Sistemas e Computação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1994) e doutorado (sanduiche) em Engenharia de Sistemas e Computação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro/Universiteit van Amsterdam (2005). Atualmente é Professor Associado do Departamento de Análise do Instituto de Matemática da Universidade Federal Fluminense e colabora com os grupos de Métodos Formais e de Algoritmos e Combinatória, do Programa de Engenharia de Sistemas e Computação, da COPPE/UFRJ.

Danilo Artigas da Rocha

Possui graduação em Matemática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2003), mestrado em Engenharia de Sistemas e Computação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2006) e doutorado em Engenharia de Sistemas e Computação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2010). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Teoria da Computação, atuando principalmente nos seguintes temas: Algoritmos, Complexidade Computacional e Teoria dos Grafos.

Elaine Ribeiro Sigette

Doutorado em Engenharia de Sistemas e Computação na área de Inteligência Artificial, pelo Programa de Engenharia de Sistemas e Computação do Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-graduação e Pesquisa de Engenharia, na Universidade Federal do Rio de Janeiro (PESC - COPPE - UFRJ - 2017); Mestrado em Informática pelo Núcleo de Computação Eletrônica do Instituto de Matemática, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IM - NCE - UFRJ - 2004), ênfase em Ciência Tecnologia e Sociedade (CTS) e neurociências computacionais; Especialização em Neurociências e Comportamento pela Pontifícia Universid

Maria Helena Teixeira da Silva

Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1982), mestrado em Engenharia de Produção (1994) e doutorado em Engenharia de Sistemas e Computação (2002) ambos pela Coordenação dos Programas de Pós Graduação em Engenharia da UFRJ (COPPE/UFRJ). Atuo como professora adjunto da Universidade Federal Fluminense (UFF) no Campus Universitário de Rio das Ostras, no Instituto de Ciência e Tecnologia, junto ao curso de Engenharia de Produção.

Leonardo Gresta Paulino Murta

Leonardo Gresta Paulino Murta é Professor Associado do Instituto de Computação da Universidade Federal Fluminense (UFF), Doutor (2006) e Mestre (2002) em Engenharia de Sistemas e Computação pela COPPE/UFRJ, e Bacharel (1999) em Informática pelo IM/UFRJ. Além disso, é bolsista de Produtividade em Pesquisa nível 2 do CNPq desde 2009 e Cientista da FAPERJ desde 2021. Foi Jovem Cientista da FAPERJ de 2012 a 2018.

José Roberto Linhares de Mattos

Possui Pós-doutoramento em Educação pelo Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, no qual trabalhou com o tema "Educação matemática em ambientes multiculturais" junto ao projeto Fronteiras Urbanas: a dinâmica de encontros culturais na educação comunitária, da Fundação para a Ciência e a Tecnologia - FCT, Portugal. Doutor em Ciências pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - COPPE-Sistemas/UFRJ. Mestre em Matemática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Bacharel e licenciado em Matemática pela Universidade Federal Fluminense - UFF.

Marcos Kalinowski

Professor do quadro principal do Departamento de Informática da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), membro permanente e integrante da comissão do programa de Pós-graduação em Informática. Doutor e mestre em Engenharia de Software pela COPPE/UFRJ e graduado em Ciência da Computação pela UFRJ. Atua na linha de pesquisa Engenharia de Software, principalmente com pesquisas relacionadas a Engenharia de Software Experimental e Qualidade de Software.

Renata Pereira de Freitas

possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal Fluminense (1991), mestrado (1997) e doutorado (2002) em Engenharia de Sistemas e Computação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atualmente é professor associado da Universidade Federal Fluminense. Trabalha em Lógica Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: lógica modal, álgebra relacional e raciocínio com diagramas.

Daniel Cardoso Moraes de Oliveira

Daniel de Oliveira é professor do Instituto de Computação da Universidade Federal Fluminense (IC/UFF) desde fevereiro de 2013. Recebeu o grau de Doutor em Engenharia de Sistemas e Computação pela COPPE/UFRJ em 2012 e o de Mestre em Engenharia de Sistemas e Computação em 2008, também pela COPPE/UFRJ. Desde 2013 lidera o Grupo de Pesquisa em eScience da Universidade Federal Fluminense (UFFeScience). É bolsista de produtividade nível 2 do CNPq desde 2016 e Jovem Cientista do Nosso Estado da FAPERJ também desde 2016.

Leonardo Bruno Vana

Possui graduação em Matemática pela Universidade Federal Fluminense (1998), mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Federal Fluminense (2002) e doutorado em Engenharia de Sistemas e Computação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2008). Atualmente sou professor adjunto do departamento de Ciências Atuariais e Finanças da Universidade Federal Fluminense. Tenho experiência na área de Matemática e Ciência da Computação, com ênfase em Lógica, atuando principalmente em teoria da prova.

Aline Marins Paes Carvalho

Aline Paes é professora associada do Instituto de Computação da Universidade Federal Fluminense (UFF). É mestre e doutora em Engenharia de Sistemas e Computação, com ênfase em Inteligência Artificial, pela COPPE-Sistemas, UFRJ, tendo feito estágio de doutoramento (sanduíche) por um ano no Imperial College London, UK. Atualmente, é Jovem Cientista do Nosso Estado pela FAPERJ e bolsista de produtividade nível 2 do CNPq.

André da Costa Pinho

Engenheiro eletrônico graduado no Instituto Militar de Engenharia, com mais de 19 anos de experiência em integração de sistemas, especialmente os dedicados à inteligência de sinais.

Rodrigo Salvador Monteiro

Possui Bacharelado em Informática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1999), Mestrado (2001) e Doutorado (2005) em Engenharia de Sistemas e Computação pela COPPE/UFRJ. De fevereiro de 2004 a junho de 2005 esteve na Universidade de Stuttgart na Alemanha executando parte de seu doutorado através de um programa sanduíche. Desempenhou as funções de gerente de projeto e analista de sistemas em instituições públicas como o Centro de Catalogação das Forças Armadas e o Departamento de Abastecimento da Marinha do Brasil.

Subscrever Engenharia de Sistemas e Computação