Engenharia de Sistemas e Computação

Pesquisador

Leandro Santiago de Araujo

D.Sc. em Engenharia de Sistemas e Computação na COPPE - UFRJ (2019), M.Sc. em Engenharia de Sistemas e Computação na COPPE - UFRJ (2016) e Bacharel em Ciência da Computação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2014). Realizou período sanduíche durante o doutorado na University of Massachusetts Amherst (UMass) nos Estados Unidos.

Taísa Lopes Martins

Professora Adjunta na UFF. Possui doutorado em Matemática pela Universidade de Warwick (2018) e pós doutorado no IMPA (2019). As principais áreas de interesse são Combinatória Extremal, Combinatória Probabilística e Limites de Objetos Combinatórios.

Luís Felipe Ignácio Cunha

Professor Adjunto do Departamento de Ciência da Computação e da Pós Graduação em Computação do Instituto de Computação da Universidade Federal Fluminense. 

Coordenador de disciplina do consórcio CEDERJ para a disciplina Fundamentos de Programação, do curso de Tecnologia em Sistemas de Computação.

Doutor (desde 2017) e Mestre (desde 2013) em Ciências, Engenharia de Sistemas e Computação pelo Programa de Engenharia de Sistemas e Computação (PESC/COPPE - UFRJ).

Paulo de Figueiredo Pires

Paulo F. Pires is an Associate Professor at the Institute of Computing at Fluminense Federal University (UFF), Brazil. He holds a Ph.D. in Systems Engineering and Computing (UFRJ, Brazil, 2002). His main research interests are in the intersection of Software Engineering and Distributed Systems. In the last years his current research efforts focus on applying Software Engineering techniques in the context of system development for the Internet of Things (IoT). Dr.

Lúcia Maria de Assumpção Drummond

Graduou-se no Bacharelado em Matemática modalidade Informática pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro em 1987, concluiu o mestrado em Engenharia de Sistemas e Computação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro em 1990, quando participou da equipe de desenvolvimento do primeiro computador paralelo da Coppe.

Mirian Picinini Méxas

Doutorado em Engenharia Civil pela UFF, na Área de Sistema de Gestão, Produção, Qualidade e Desenvolvimento Sustentável. Mestrado em Engenharia de Sistemas e Computação pela COPPE_UFRJ. MBA em Administração de Empresas pela UFF. Pós-Graduação no Curso PIGEAD (Planejamento, Implementação e Gestão da EaD), pela UFF. Graduação em Matemática (Bacharelado e Licenciatura) pela UFF. Certificação em Gerência de Projetos-PMP.

Helena Cristina da Gama Leitão

Possui graduação em Matemática Modalidade Informática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1988), mestrado em Engenharia de Sistemas e Computação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1991) e doutorado em Ciência da Computação pela Universidade Estadual de Campinas (1999). Atualmente é associado (nivel 4) na Universidade Federal Fluminense.

Sergio Crespo Coelho da Silva Pinto

Professor Adjunto na Universidade Federal Fluminense UFF. Coordenador do Programa de Doutorado em Ciência, Tecnologia e Inclusão da UFF. Líder do grupo de pesquisa CNPq: TeCEADI+: Tecnologias Computacionais no ensino e aprendizagem na ótica da Diversidade, Inclusão e Inovação.

Fábio Protti

Possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade de São Paulo (1986), mestrado em Engenharia de Sistemas e Computação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1993) e doutorado em Engenharia de Sistemas e Computação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1998). Atualmente é Professor Titular do Instituto de Computação da Universidade Federal Fluminense e Docente da Pós-Graduação em Computação. Tem experiência nas áreas de Teoria de Grafos, Análise de Algoritmos e Complexidade de Computação.

Antonio Augusto de Aragao Rocha

Professor Associado II do Institutor de Computação da Universidade Federal Fluminense. Possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade Salvador (2000) e mestrado em Engenharia de Sistemas e Computação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2003). Concluiu o doutorado (2010) no Programa de Engenharia de Sistemas e Computação da COPPE, sob a orientação dos professores Edmundo A. de Souza e Silva e Rosa Maria Meri Leão.

Ercilia de Stefano

Pós-doutora em Engenharia Civil - UFRJ - COPPE.
Pós-doutora em Sistemas de Gestão Sustentáveis - UFF. 
Doutora em Engenharia de Transportes - UFRJ - COPPE. 
Mestre em Engenharia de Sistemas - UFRJ - COPPE. 
MBA em Gestão Estratégica em Comércio Exterior.
Especialista em Gestão Estratégica Pública.

Alexandre Plastino de Carvalho

Alexandre Plastino é Professor Titular do Instituto de Computação da Universidade Federal Fluminense (UFF) e, atualmente, é Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Computação da UFF e Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq Nível II. Possui Graduação em Informática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ, 1988), Mestrado em Engenharia de Sistemas e Computação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (COPPE-UFRJ, 1990) e Doutorado em Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio, 2000).

Edgar Augusto Goncalves Gurgel do Amaral

Graduação em Computação com Especialização na área de Engenharia de Software, Mestrado em Sistemas e Computação, na área de Engenharia de Software pela COPPE/UFRJ e Doutorado em Biologia Computacional na COPPE/UFRJ. Professor Substituto da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFF). Tem experiência profissional na área de Desenvolvimento de Sistemas, tendo trabalhado com computadores de grande porte IBM, nos cargos de Programador, Analista de Sistemas e Gerente de Projeto. Trabalhou também em grandes projetos da Coppetec em parceria com a Eletrobrás e Aeronáutica.

Sandra Regina Holanda Mariano

Professora titular da Universidade Federal Fluminense (UFF). É fundadora do Departamento de Empreendedorismo e Gestão da UFF, que dirigiu no período de 2014 a 2016. Coordena programas de educação para o empreendedorismo, tais como a Especialização Lato Sensu Formação de Professores em Empreendedorismo e Gestão para o Ensino Médio (FOREMP) e Empreende Jovem Fluminense. Foi coordenadora do programa de gestão e liderança escolar MBA Gestão Empreendedora - Educação (2012-2018) . É pesquisadora nas áreas de empreendedorismo e gestão educacional.

Simone Dantas de Souza

Bolsista de produtividade em pesquisa PQ/CNPq nível 1D. Possui Pós-doutorado pela Brown University (2013) e pela Universidade Estadual de Campinas (2006). Doutorado em Engenharia de Sistemas e Computação pela COPPE/Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002) com período de doutorado-sanduíche pela Université Joseph Fourier (2000). Mestrado em Engenharia de Sistemas e Computação pela COPPE/Universidade Federal do Rio de Janeiro (1998) e Graduação em Matemática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1994).

Celso da Cruz Carneiro Ribeiro

É membro da Ordem Nacional do Mérito Científico no grau de Comendador e membro titular da Academia Brasileira de Ciências. Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1976), mestrado em Engenharia de Sistemas e Computação pela COPPE/UFRJ (1978), especialização em sistemas hidrotérmicos pela University of Waterloo (Canadá, 1979), doutorado em Informática pela École Nationale Supérieure des Télécommunications (1983) e habilitação para orientar pesquisas pela Université Paris XIII (Paris-Nord) (1990).

Luciane Ferreira Alcoforado

Possui graduação em Matemática pela Universidade Federal de Santa Maria (1994), mestrado em Engenharia de Sistemas e Computação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1998) e doutorado em PROGRAMA DE ENGENHARIA CIVIL pela Universidade Federal Fluminense (2009). Atualmente é professora ASSOCIADA da Universidade Federal Fluminense, diretora do Núcleo de Pesquisas Sociais Aplicadas, Informações e Políticas Públicas (Datauff).

Raquel de Souza Francisco Bravo

Possui graduação em Matemática pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2003), mestrado e doutorado em Engenharia de Sistemas e Computação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2006 e 2011, respectivamente). Fez Pós-Doutorado, na Universidade Federal Fluminense. Por 2 anos trabalhou como professora efetiva na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro e atualmente é professora efetiva da Universidade Federal Fluminense.

Loana Tito Nogueira

Professora Associada, nível III no Instituto de Computação da Univesidade Federal Fluminense (UFF). Possui título de Ph.D (2003) e de M.S (1999) em Engenharia de Sistemas e Computação pela COPPE/Sistemas, Universidade Federal do Rio de Janeiro. Licenciada em Matemática pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Manteve-se como bolsista de produtividade em pesquisa nível 2 do CNPq por mais de 10 anos e contemplada com bolsa FAPERJ "Jovem Cientista do Nosso Estado" de 2008 a 2017. Já publicou mais de 60 artigos em jornais e conferências. Recebeu prêmio de 3a.

Jorge Petrúcio Viana

possui graduação em Matemática pela Universidade Federal Fluminense (1985), mestrado em Engenharia de Sistemas e Computação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1994) e doutorado (sanduiche) em Engenharia de Sistemas e Computação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro/Universiteit van Amsterdam (2005). Atualmente é Professor Associado do Departamento de Análise do Instituto de Matemática da Universidade Federal Fluminense e colabora com os grupos de Métodos Formais e de Algoritmos e Combinatória, do Programa de Engenharia de Sistemas e Computação, da COPPE/UFRJ.

Danilo Artigas da Rocha

Possui graduação em Matemática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2003), mestrado em Engenharia de Sistemas e Computação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2006) e doutorado em Engenharia de Sistemas e Computação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2010). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Teoria da Computação, atuando principalmente nos seguintes temas: Algoritmos, Complexidade Computacional e Teoria dos Grafos.

Leonardo Gresta Paulino Murta

Leonardo Gresta Paulino Murta é Professor Associado do Instituto de Computação da Universidade Federal Fluminense (UFF), Doutor (2006) e Mestre (2002) em Engenharia de Sistemas e Computação pela COPPE/UFRJ, e Bacharel (1999) em Informática pelo IM/UFRJ. Além disso, é bolsista de Produtividade em Pesquisa nível 2 do CNPq desde 2009 e Cientista da FAPERJ desde 2021. Foi Jovem Cientista da FAPERJ de 2012 a 2018.

Marcos Kalinowski

Professor do quadro principal do Departamento de Informática da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), membro permanente e integrante da comissão do programa de Pós-graduação em Informática. Doutor e mestre em Engenharia de Software pela COPPE/UFRJ e graduado em Ciência da Computação pela UFRJ. Atua na linha de pesquisa Engenharia de Software, principalmente com pesquisas relacionadas a Engenharia de Software Experimental e Qualidade de Software.

Renata Pereira de Freitas

possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal Fluminense (1991), mestrado (1997) e doutorado (2002) em Engenharia de Sistemas e Computação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atualmente é professor associado da Universidade Federal Fluminense. Trabalha em Lógica Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: lógica modal, álgebra relacional e raciocínio com diagramas.

Daniel Cardoso Moraes de Oliveira

Daniel de Oliveira é professor do Instituto de Computação da Universidade Federal Fluminense (IC/UFF) desde fevereiro de 2013. Recebeu o grau de Doutor em Engenharia de Sistemas e Computação pela COPPE/UFRJ em 2012 e o de Mestre em Engenharia de Sistemas e Computação em 2008, também pela COPPE/UFRJ. Desde 2013 lidera o Grupo de Pesquisa em eScience da Universidade Federal Fluminense (UFFeScience). É bolsista de produtividade nível 2 do CNPq desde 2016 e Jovem Cientista do Nosso Estado da FAPERJ também desde 2016.

Aline Marins Paes Carvalho

Aline Paes é professora associada do Instituto de Computação da Universidade Federal Fluminense (UFF). É mestre e doutora em Engenharia de Sistemas e Computação, com ênfase em Inteligência Artificial, pela COPPE-Sistemas, UFRJ, tendo feito estágio de doutoramento (sanduíche) por um ano no Imperial College London, UK. Atualmente, é Jovem Cientista do Nosso Estado pela FAPERJ e bolsista de produtividade nível 2 do CNPq.

Maria Cristina Silva Boeres

Possui graduação Matemática Modalidade Informática pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1985), mestrado em Engenharia de Sistemas e Computação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1990) e doutorado em Computer Science - University of Edinburgh (1996). Atualmente é Professor Associado do Instituto de Computação da Universidade Federal Fluminense.

Rodrigo Salvador Monteiro

Possui Bacharelado em Informática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1999), Mestrado (2001) e Doutorado (2005) em Engenharia de Sistemas e Computação pela COPPE/UFRJ. De fevereiro de 2004 a junho de 2005 esteve na Universidade de Stuttgart na Alemanha executando parte de seu doutorado através de um programa sanduíche. Desempenhou as funções de gerente de projeto e analista de sistemas em instituições públicas como o Centro de Catalogação das Forças Armadas e o Departamento de Abastecimento da Marinha do Brasil.

Subscrever Engenharia de Sistemas e Computação