Ciências Biológicas

Pesquisador

Maína Bertagna

Professora Adjunta do Instituto de Educação de Angra dos Reis - IEAR/UFF, coordena o GEPENSI - Grupo de Estudos e Pesquisas em Ensino de Ciências e Geografia e atua na área de Ensino de Ciências e Biologia com ênfase na formação de professores de Ciências e de Biologia Pedagogia, anos iniciais do Ensino Fundamental. Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas/UNICAMP (2013). Mestre em Genética e Biologia Molecular pela Universidade Estadual de Campinas/UNICAMP (2007).

Maria Fernanda de Souza Costa Silva

Possui graduaçfoão em Bacharelado e licenciatura em Ciências Biológicas na Universidade Santa Úrsula (2001-2004). Durante esse período foi realizado estágio no Departamento de Virologia do Instituto de Microbiologia da UFRJ (2002-2003) e no Laboratório de Farmacologia Aplicada - Farmanguinhos/FIOCRUZ (2002-2004). Graduada nos Cursos de Mestrado e Doutorado em Biologia Celular e Molecular do Instituto Oswaldo Cruz.

Rafael Brito da Silva

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal Fluminense (2008) e grau de Mestre e Doutor em Neurociências pelo programa de pós graduação em Neurociências da Universidade Federal Fluminense. No ano de 2015 a 2016 foi aluno de pós-doutorado pelo programa de Pós graduação em Neurociência da Universidade Federal Fluminense. Além disso foi bolsista de doutorado sanduíche em 2013 pelo CNPq na Southern Illinois University no departamento de farmacologia sob a tutela do Dr. Vickram Ramkumar.

Márcia Rodrigues Amorim

Possui bacharelado em Genética e Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Concluiu o Mestrado e o Doutorado em Ciências Biológicas (Área: Genética) pela UFRJ. Durante o Doutorado desenvolveu parte experimental do projeto de tese na Universidade de Iowa, com auxílio do Fogarty Program. Realizou Pós-Doutorado no Instituto Nacional de Câncer (INCA). É Professora Associada na Universidade Federal Fluminense (UFF), atuando nos cursos de graduação em Medicina, Biomedicina, Biologia, Farmácia, Nutrição, Enfermagem e Psicologia.

Alba Cristina Miranda de Barros Alencar

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2004), mestrado em Ciências Médicas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2008) e doutorado em Programa de Pós-Graduação em Microbiologia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2015).

Daniela Franklin de Carvalho

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Santa Úrsula (1994) e mestrado em Ciências Morfológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1998). Já foi cordenadora do curso de Ciências Biológicas do Centro Universitário de Barra Mansa e coordenadora do curso de Especialização em Análises Clínicas da mesma instituição. Atualmente é professora assistente da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Morfologia, com ênfase em Histologia e Embriologia.

Marcelo Nocelle de Almeida

Possui Graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1998), Mestrado em Ciências Biológicas (Comportamento e Ecologia Animal) pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2000) e Doutorado em Ciências (Biotecnologia Vegetal) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2008).

Ana Luiza Bastos

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Severino Sombra (1993), mestrado em Biologia Humana e Experimental pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1999) e doutorado em Biologia (Biociências Nucleares) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2004). Atualmente é professor Associado III da Universidade Federal Fluminense. Membro do Grupo DIECI UFF ( Desenvolvimento e Inovação em Ensino de Ciências - UFF).

Cláudia Rezende Vieira de Mendonça Souza

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Minas Gerais (1985), mestrado em Ciências (Microbiologia) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1998) e doutorado em Ciências (Microbiologia), pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2003). É professor da Universidade Federal Fluminense, desde 2006.

Christina Gaspar Villela

Graduada em Ciências Biológicas (Universidade Gama Filho, 1986), Mestre (1995) e Doutora (2000) em Ciências (Programa de Pós-graduação em Biologia Celular e Molecular, Fundação Oswaldo Cruz/FIOCRUZ, RJ). Possui Pós-doutorado em Química de Proteínas (Laboratório de Toxinologia, FIOCRUZ; recém-doutor/CNPq) e em Farmacologia Molecular (Laboratório de Farmacologia Bioquímica e Celular, Universidade do Estado do Rio de Janeiro/UERJ; Pesquisador associado/FAPERJ).

Adriana de Abreu Corrêa

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2003). Concluiu o mestrado em Biotecnologia (Area de concentração Ambiental) pela Universidade Federal de Santa Catarina (2006) e Doutorado (2010) por este mesmo programa de pós graduação, ambos desenvolvidos no Laboratório de Virologia Aplicada, do Departamento de Microbiologia desta universidade. No ano de 2009 atuou no Laboratório de Vírus Contaminantes de Águas e Alimentos, da Universidade de Barcelona, Espanha, no desenvolvimento de estágio de Doutorando no Exterior (CAPES/PDEE).

Maína Bertagna Rocha

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2003), mestrado em Genética e Biologia Molecular pela Universidade Estadual de Campinas (2007) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2013). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação em Ciências e Biologia, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de ciências, formação de professores, educação ambiental, pedagogia e anos iniciais.

Renata Ciampone Mancini

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Rutgers University - EUA (1995), mestrado em Ciências Biológicas (Microbiologia) pela Universidade de São Paulo (1998) e doutorado em Linguística pela Universidade de São Paulo (2006), com estágio de doutorado-sanduíche na França (2004). Concluiu estágio de pós-doutorado na Universidade Paris 8 (bolsa Capes) em 2015. É Professora do Departamento de Ciências da Linguagem, na Universidade Federal Fluminense, onde ministra disciplinas de Linguística e Semiótica.

Andrea Regina de Souza Baptista

Graduada em Ciências Biológicas (1992), Mestre em Biociências (1995) e Doutora em Genética pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2001). Rossit, A.R.B. corresponde a citação anterior em publicações. Bolsista de Produtividade PQ-CNPq (2007-2020). Jovem Cientista do Nosso Estado (2012-2015). Líder do Grupo de Pesquisa (Diretório de Grupos CNPq) e responsável pelo Laboratório homônimo "Centro de Investigação de Microrganismos" do Instituto Biomédico da UFF.

Patricia Burth

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1985), mestrado em Bioquímica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1989) e doutorado em Bioquímica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1997). Atualmente é Professor Titular da Universidade Federal Fluminense.

Wilson Thadeu Valle Machado

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1996), mestrado em Geociências (Geoquímica) pela Universidade Federal Fluminense (2000) e doutorado em Geociências (Geoquímica) pela Universidade Federal Fluminense (2004). É Professor Associado de nível II do Departamento de Geoquímica da Universidade Federal Fluminense, no qual é docente do quadro permanente desde 2010. É Cientista do Nosso Estado (CNE) pela FAPERJ e bolsista de produtividade pelo CNPq (PQ 1D). Ocupou o cargo de chefe do Departamento de Geoquímica no período de 04/2016 a 03/2018.

Renato Campello Cordeiro

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Santa Úrsula (1989), Mestrado em Geociências pela Universidade Federal Fluminense (1995) e Doutorado em Geociências (Geoquímica) pela Universidade Federal Fluminense (2000). Atualmente é professor Titular da Universidade Federal Fluminense. Tem atuado principalmente na reconstrução paleoambiental de sistema continentais neotropicais, estudos de identificação de valores de bases de contaminantes e atualmente atua em Projetos de Agricultura de Baixo Carbono em parceria com a EMBRAPA.

Etel Rodrigues Pereira Gimba

Possui graduação em Ciências Biológicas pela UFRGS (1992) e doutorado pelo Programa de Pós Graduação em Genética e Biologia Molecular na UFRGS (1999) . Atuou como pós doutor na FIOCRUZ (1999) , como professor visitante e pós doutor na UFRJ (Departamento de BIoquímica, 1999-2001) e como pós doutor no INCa (2001-2004), seguido de período como pesquisador pleno no INCa (2004-2009) . Atuou como professora visitante na Emory University (Atlanta, EUA-2018) e na Middlesex University ( Londres, Inglaterra-2015).

André Lopes Fuly

É graduado em Ciências Biológicas (Modalidade Médica) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1992). Fez Mestrado (1996), sob orientação da Profa. Célia Regina Ribeiro da S. Carlini e Doutorado (2002), sob orientação do Prof. Jorge Almeida Guimarães em Química Biológica pela UFRJ. Atualmente é professor Associado IV do Departamento de Biologia Celular e Molecular da UFF e chefia o Laboratório de Venenos e Toxinas de Animais e Avaliação de Inibidores (LAVENOTOXI). Tem experiência na área de Bioquímica, com ênfase em Química de Proteínas.

Marcelo Corrêa Bernardes

Professor Associado do Departamento de Geoquímica da Universidade Federal Fluminense (RJ), membro do Programa de Pós-Graduação em Geociências (Geoquímica Ambiental) e coordenador do Laboratório de Geoquímica Orgânica. Tem experiência na área da Ecologia com ênfase em Ecossistemas Aquáticos. Atua principalmente sobre a biogeoquímica de compostos orgânicos e contaminantes relacionados a alterações e impactos ambientais.

Ana Lucia Marques Ventura

possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1980), mestrado em Ciências Biológicas (Biofísica) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1984) e doutorado em Ciências Biológicas (Biofísica) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1989). Realizou pós-doutorado no laboratório do Dr. David Sibley no NIH entre 1994 e 1996 e atualmente é chefe do laobratório de Neuroquímica da Universidade Federal Fluminense e professora titular do Departamento de Neurobiologia - UFF.

Luiz Antonio Botelho Andrade

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Minas Gerais (1978), mestrado em Bioquímica e Imunologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1983) e doutorado em Immunobiologie - Universite de Paris VI (Pierre et Marie Curie) (1990). Está como professor associado IV da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência nas áreas de Imunologia, Educação e Epistemologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Imunologia, biologia do conhecimento, biologia do desenvolvimento, ensino de ciências, divulgação científica e extensão universitária.

Rita de Cássia Martins Montezuma

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1985), mestrado em Ecologia (1997) e doutorado em Geografia (2005) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. É professora Associada da Universidade Federal Fluminense e professora colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Urbanismo-UFRJ. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em nos seguintes temas: Ecologia de Paisagens, Ecologia e Biogeografia Urbana, Ecologia Política, gestão de Áreas Protegidas/Unidades de Conservação da Natureza, Diagnóstico Ambiental e Conflitos Socioambientais.

Eliane Arenas Mora

Possui mestrado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (2000) e doutorado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (2007). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Trabalho e Educação e na Organização do Trabalho na Escola ( Administração, Orientação e Supervisão Educacional)

Danielle Pereira Cintra

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) (2003), mestrado em Ciências Ambientais e Florestais pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) (2007) e doutorado em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) (2015). Atualmente é Professora Adjunta do Departamento de Geografia de Campos (GRC) da Universidade Federal Fluminense (UFF).Atua na área de Geociências, com ênfase em Cartografia, Geoprocessamento e Sensoriamento Remoto aplicado a análise da paisagem e aplicação de geotecnologias no ensino de Geografia.

Arno Fritz das Neves Brandes

possui graduação em Ciências Biológicas realizada na Universidade Federal do Paraná (2004), mestrado (2007) e doutorado (2011) em Botânica realizados no Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Atualmente é professor associado da Universidade Federal Fluminense (UFF) e coordenador do Laboratório de Anatomia da Madeira e Dendrocronologia (LAMAD).

Manuel Gustavo Leitão Ribeiro

Possui graduação em Ciências Biológicas (Genética, em 1999 e Licenciatura, em 2002) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Obteve mestrado (2002) e doutorado (2006) em Ciências Biológicas (Biofísica) no Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho da Universidade Federal do Rio de Janeiro, tendo realizado estágio de doutorado sanduíche no Comissariat à l?Energie Atomique, em Grenoble, França (2003). Realizou Pós-Doutorado no Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho da UFRJ (2007 a 2008).

Andre Luiz Gomes da Silva

Possui graduação em ciências biológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1998), mestrado em Ciências Biológicas (Botânica) pelo Museu Nacional, Universidade Federal do Rio de Janeiro (2001) e doutorado em Ciências Biológicas (Botânica) pelo Museu Nacional, Universidade Federal do Rio de Janeiro (2006).

Jean Carlos Miranda da Silva

Possui graduação em Ciências Biológicas (Licenciatura) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Mestre em Biologia e Doutor em Ciências (Ecologia) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. É professor adjunto III na Universidade Federal Fluminense, onde coordena o Projeto Institucional do Programa de Residência Pedagógica (UFF). É docente do Programa de Pós-Graduação em Ensino do (UFF) e também do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Ambiente e Sociedade (UERJ). É líder do Grupo de Pesquisa em Ensino de Ciências Naturais (ENCINA).

Renato Crespo Pereira

Graduado em Ciências Biológicas (1981), Bacharel em Biologia Marinha (1981), Mestre em Botânica (1990) e Doutor em Química de Produtos Naturais (1995). Membro do Comitê de Avaliação da CAPES, Área Ciências Biológicas I, Subárea Oceanografia Biológica (2007-2012), Coordenador de Área da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (2007-2012), Membro do Comitê de Oceanografia do CNPq (2013-2015). Revisor de artigos em 30 periódicos científicos nacionais e internacionais. Atualmente é Professor Titular da Universidade Federal Fluminense.

Paula Campello Costa Lopes

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1994), Mestrado em Ciências Biológicas (Biofísica) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1997) e Doutorado em Ciências Biológicas (Biofísica) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2001), Bolsista de produtividade do CNPq nível 2 desde 2010, Foi Jovem Cientista do Nosso Estado no período de 2010_2013.

Luiz Roberto Zamith Coelho Leal

Graduado em Ciências Biológicas pela Universidade Santa Úrsula (1984), com mestrado (2001) e doutorado (2007) em Ecologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. De 1986 a 2009 foi biólogo estatutário da Fundação Parques e Jardins, Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, onde de 1995 a 2008 coordenou o Projeto Flora do Litoral, que tinha como principal objetivo a restauração de restingas degradadas em unidades de conservação municipais.

Saulo Cabral Bourguignon

Possui graduação em Ciências Biológicas (1985) pela UGF, Mestrado em Biofísica pela Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho da UFRJ (1991) e Doutorado em Biologia Celular e Molecular pela Fundação Oswaldo Cruz (1997). Foi Diretor do Instituto de Biologia no período de abril de 2007 a janeiro de 2015. Foi coordenador de Pesquisa da Pró-reitoria de Pesquisa Pós-graduação e Inovação da UFF no período de janeiro de 2015 a julho de 2016. Foi presidente da Comissão de Biossegurança (CBio) da UFF no período de 2016 a Julho de 2019.

Nicole Brand Ederli

Possui graduação em Ciências Biológicas (com ênfase em Biociências e Biotecnologia) pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (2006), Mestrado em Ciências Veterinárias, com ênfase em Parasitologia Veterinária pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2009), Doutorado Ciência Animal, Área de Concentração em Sanidade Animal, e Linha de pesquisa em Doenças Infectocontagiosas e Parasitárias dos Animais pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, com estágio Sanduiche na University of Nebraska-Lincoln (EUA).

Fabiana Barzotto Kohlrausch

Possui graduação em Ciências Biológicas (2000), Mestrado em Genética e Biologia Molecular (2003) e Doutorado em Ciências (Genética e Biologia Molecular; 2008 - com experiência adicional de estágio de doutorando no exterior PDEE na Universidade de Santiago de Compostela, Espanha), todos pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Realizou Pós-Doutorado no Instituto Nacional do Câncer (INCA-RJ) e na New York University (NYU). Atualmente, é professora Associada da Universidade Federal Fluminense.

Helena Rodrigues Lopes

Possui graduação em Ciências Biológicas, Modalidade Médica (Biomedicina), pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1984), mestrado em Ciências (Microbiologia) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1990) e doutorado em Ciências (Microbiologia) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1996). Tem experiência na área de Microbiologia, com ênfase em Microbiologia Médica, atuando principalmente nos seguintes temas: Staphylococcus aureus, microbiologia de alimentos, susceptibilidade aos antimicrobianos.

Carlos Alberto da Conceicao Andrade

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1979), mestrado em Genética pela Universidade Estadual de Campinas (2001) e doutorado em Genética e Biologia Molecular pela Universidade Estadual de Campinas (2006). Atualmente é prof. Adjunto IV pelo Departamento de Biologia Marinha da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Genética, com ênfase em Genética Animal

Odara Horta Boscolo

Professora Associada da Universidade Federal Fluminense. Doutora em Etnobotânica pelo Museu Nacional/ Universidade Federal do Rio de Janeiro. Mestre em Botânica pelo Museu Nacional/ Universidade Federal do Rio de Janeiro. Graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Pós doutora em Evolução e adaptação de práticas alimentares pela Università degli Scienze Gastranomiche (Itália) e Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ). Coordenadora do Projetos PANC-UFF.

Anderson Mululo Sato

Bacharel em Ecologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2005 - Bolsista PIBIC/UFRJ) com mestrado (2008 - Bolsista FAPERJ Nota 10), doutorado (2012 - Bolsista CAPES) e pós-doutorado (2014 - Bolsista CAPES/FAPERJ) em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Atualmente é Vice-Diretor do Instituto de Educação de Angra dos Reis - Universidade Federal Fluminense (IEAR/UFF), Professor Adjunto da Universidade Federal Fluminense no Departamento de Geografia e Políticas Públicas (DGP/IEAR/UFF), Professor da Especialização em Gestão de Territórios e Saberes (TE

Thiago Pavoni Gomes Chagas

Professor Adjunto e Subchefe do Departamento de Patologia da Faculdade de Medicina da Universidade Federal Fluminense (UFF). Vice coordenador do Curso de Especialização em Análises Clínicas (UFF). Realizou Estágio Pós-doutoral na Universidade do Estado do Rio de Janeiro entre 2017 e 2018. Possui Doutorado (2011 - 2015) e Mestrado (2009 - 2011) em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Medicina Tropical (Área de Concentração: Diagnóstico, Epidemiologia e Controle de Doenças Infecciosas e Parasitárias) do Instituto Oswaldo Cruz/FIOCRUZ).

Alexandre dos Santos Rodrigues

possui graduação em Ciencias Biologicas pela Universidade Federal Fluminense (UFF) (2004), mestrado em Ciências Biológicas (Biofísica) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2006) e Doutorado em Neuroimunologia pelo Programa de Pós-graduação em Neuroimunologia (atual Neurociências) da UFF (2011) com estágio de doutorado Sanduíche no Centro de Neurociências de Coimbra (CNC), Portugal. Pós-doutoramento no depto. de Neurobiologia, UFF (Bolsista PNPD/CAPES) entre Fev/2011 à Nov/2011 e também foi bolsista de pós-doutorado (CsF/CAPES) na York University (CAN) (Dez/2011 - Jul/2013).

Luiz Roberto Leão Ferreira

Professor Associado do Departamento de Biologia Celular e Molecular do Instituto de Biologia da Universidade Federal Fluminense. Graduado em Ciências Biológicas pela Universidade Gama Filho, Mestre em Bioquímica pelo Instituto de Química da UFRJ e Doutor em Ciências pelo Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho da UFRJ. Tem experiência na área de bioquímica, com ênfase em sinalização celular. Atuou como chefe do departamento de Biologia Celular e Molecular (GCM) e membro titular do Comitê Multidisciplinar de Pesquisas (Área - Ciências Biológicas) da PROPPi-UFF.

Caroline Fernandes dos Santos Bottino

Possui graduação em Ciências Biológicas (Licenciatura e Bacharelado/UERJ), Mestrado em Morfologia (UERJ), Doutorado em Biologia Humana e Experimental (UERJ), com período sandwich na The University of Iowa (USA), Especialização em A Moderna Educação (PUCRS) e em Educação Transformadora (PUCRS). Atualmente é Professora Associada I de Neurociências e Neurobiologia da Universidade Federal Fluminense (UFF)/ Instituto de Saúde de Nova Friburgo e professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciências Cardiovasculares (UFF).

Evelize Folly das Chagas

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1998) , onde na iniciação científica desenvolveu trabalho na melhoria de produção em piscicultura junto ao CEPTA do IBAMA (PIrassununga , SP). Nessas pesquisas selecionou enzimas marcadoras do uso de agrotóxicos em produção de peixes. Sendo essas enzimas também boas marcadoras de resíduos de agrotóxicos em rios e lagos.

Mara Cíntia Kiefer

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Campinas (1995), mestrado em Ciências Biológicas (Zoologia) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1998), doutorado em Ecologia pela Universidade Estadual de Campinas (2003) e pós-doutorado pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2004 a 2006). Foi Professora Adjunta Visitante do Departamento de Ecologia, Instituto de Biologia, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, no período de 2006 a 2009.

Simone Rocha Salomão

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1980), mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1998) e doutorado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (2005). Atualmente é professora de Prática de Ensino de Biologia da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência anterior como professora de Ciências e Biologia nas redes pública e privada de ensino.

Samara Cristina Ferreira Machado

Possui graduação em Ciências Biológicas e mestrado em Biologia (Biociências Nucleares) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro e doutorado em Ciências Biológicas (Biofísica) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2008). É professora Adjunta da Universidade Federal Fluminense atuando na área de radiobiologia e radioproteção.

Rachel Leite Ribeiro

É Professora Adjunta do Departamento de Patologia (MPT) da Faculdade de Medicina (FCM) da Universidade Federal Fluminense (UFF). Membro do Comitê de Ética em Pesquisa da FCM/UFF. Realizou seu Pós-doutorado no Programa de Pós Graduação em Doenças Infecciosas e Parasitárias no Laboratório de Apoio Biotecnológico da Universidade Federal do Rio de Janeiro (2013-2018). Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ/1999), Mestrado em Microbiologia pela UERJ (2002) e Doutorado em Ciências Médicas pela UERJ (2008).

Fábio Barrozo do Canto

Graduou-se em Ciências Biológicas (Bacharelado e Licenciatura) pela Universidade Federal Fluminense (2007-2008) e concluiu o mestrado (2009) e o doutorado (2013) em Ciências (Microbiologia) - área de concentração: Imunologia - pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Realizou parte dos seus estudos de doutorado (como bolsista de doutorado-sanduíche PDSE-CAPES) no laboratório do Prof. Juan Lafaille, na New York University, NY, USA (2012 - 2013).

Karin da Costa Calaza

Karin da Costa Calaza possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1994), mestrado em Ciências Biológicas (Biofísica) pelo Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho da Universidade Federal do Rio de Janeiro (1997), doutorado em Ciências Biológicas (Biofísica) pelo Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho da Universidade Federal do Rio de Janeiro (2001). Participou do programa de Doutorado Sanduiche com estágio na Cornell University (2000-2001) sob a supervisão do prof.

Paula Nascimento Almeida

Possui doutorado em Patologia (2016) pela Universidade Federal Fluminense, no Programa de Pós-Graduação em Patologia e mestrado em Genética e Biotecnologia (2013) pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Possui graduação em Ciências Biológicas (2010) tanto em bacharelado quanto em licenciatura pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Trabalhou como professora substituta de Patologia Geral na Universidade Federal Fluminense durante 3 semestres e também atuou como professora substituta de Genética da mesma Universidade no segundo semestre de 2014.

Luciana Souza de Paiva

É Professora Associada nível III do Departamento de Imunobiologia, professora do Programa de Pós Graduação em Patologia da Universidade Federal Fluminense e professora colaboradora do Programa de Oncobiologia da UFRJ . Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2001), Mestrado em Ciências (ênfase em Imunologia) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2004), Doutorado em Ciências (ênfase em Imunologia) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2008) e Pós Doutorado em Imunologia pelo Instituto de Bioquímica Médica da UFRJ (2009).

Felipe Piedade Gonçalves Neves

Bolsista de Produtividade em Pesquisa - CNPq Nível 2 e Cientista do Nosso Estado (CNE/FAPERJ). É Prof. Associado do Departamento de Microbiologia e Parasitologia (MIP) do Instituto Biomédico (CMB) da Universidade Federal Fluminense (UFF). Foi Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Microbiologia e Parasitologia Aplicadas (PPGMPA/UFF) entre 2017 e 2021. É 2o Membro do Conselho Fiscal da Sociedade Brasileira de Microbiologia (gestão 2022-2023) e atua como Embaixador da American Society for Microbiology (ASM) no Brasil (2022-2024).

Emmanoel Vieira da Silva-Filho

graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1979), mestrado em Geociências (Geoquímica) pela Universidade Federal Fluminense (1985), doutorado em Geociências (Geoquímica) pela Universidade Federal Fluminense (1997) e pós doutorado em hidrogeoquímica pela Universitè D'Avignon-França. Professor Titular na Universidade Federal Fluminense. Professor Visitante na FSU_EUA em 2019. Coordenador do Programa de Pós Graduação em Geociências (Geoquímica) da Universidade Federal Fluminense de 2016 a 2021.

Adriana Quintella Lobão

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1999), mestrado em Ciências Biológicas (Botânica) pela Universidade de São Paulo (2003) e doutorado em Diversidade Vegetal: Conhecer e Conservar pela Escola Nacional de Botânica Tropical/JBRJ (2009). Atualmente é professor associado nível 1 da Universidade Federal Fluminense e curadora do Herbário de Niterói-NIT.

Célia Maria Lira Jannuzzi

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Faculdade de Humanidades Pedro II (1979), graduação em Pedagogia pela Universidade Federal Fluminense (1986) e mestrado em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1995). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, ciências - estudo e ensino, educação infantil, literatura oral e ensino de ciências.

Adriana da Cunha Faria Melibeu

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1994) ,mestrado em Ciências Biológicas (Biofísica) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1997) e doutorado em Ciências (Biofísica) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2003) . Atualmente é Professora Associada IV da Universidade Federal Fluminense ( Depto Neurobiologia, Inst Biologia), aonde chefia o Laboratório Neurobiologia do Desenvolvimento e participa como professora permanente do Programa de Pós-graduação em Neurociências.

Mariana Renovato Martins

Atua como professora adjunta na Universidade Federal Fluminense no Instituto de Biologia, chefe do Laboratório de Inflamação e Metabolismo. Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2005), mestrado em Biologia (Biociências Nucleares) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2008) e doutorado em Biociências pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2012). Parte do doutorado foi realizado no Centre de Recherche des Cordeliers (CRC), Sorbonne Université, campus Pierre et Marie Curie (Paris 6).

Luciane Silva Moreira

possui bacharelado (2006) e licenciatura (2005) em Ciências Biológicas pela Universidade Federal Fluminense e mestrado e doutorado em geoquímica ambiental pela mesma universidade. Atualmente é professora do departamento de geoquímica da UFF, atuando principalmente nos seguintes temas: várzeas, Amazônia, ciclo do carbono, mudanças paleoclimáticas.

Marcia Rodrigues Amorim dos Santos

Possui bacharelado em Genética e Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Concluiu o Mestrado e o Doutorado em Ciências Biológicas (Modalidade: Genética) pela UFRJ. Foi bolsista do Ministério da Saúde de Pós-Doutorado no Instituto Nacional de Câncer. É Professora Adjunta na Universidade Federal Fluminense (UFF). Tem experiência na área de genética, com ênfase em genética molecular humana e defeitos congênitos.

Igor David da Costa

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro - UENF (2006), Mestrado em Biologia de Água Doce e Pesca Interior pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia - INPA (2009) e Doutorado em Ecologia e Evolução pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ (2014). Atualmente atuo como professor adjunto na Universidade Federal Fluminense - UFF.

Carlos Eduardo Leite Ferreira

Graduado em Ciências Biológicas pela Universidade Santa Úrsula (1988), com mestrado e doutorado em Ecologia e Recursos Naturais pela Universidade Federal de São Carlos (1993-1998). Atualmente é professor associado no Dept. de Biologia Marinha da Universidade Federal Fluminense. Possui mais de 718 citações e h-index 23 no ISI e mais de 1190 no Google Scholar. Coordena o Laboratorio de Ecologia e Conservação em Ambientes Recifais (www.lecar.uff.br/).

Ana Luiza Spadano Albuquerque

Professora Titular do Departamento de Geoquímica da Universidade Federal Fluminense (RJ), coordenadora do Laboratório de Oceanografia Operacional e Paleoceanografia e do Diretório de Pesquisa CNPq- Rede Interinstitucional de Paleoceanografia e Oceanografia. Vem atuando na área de geoquímica marinha aplicada à reconstituição paleoceanográfica / paleoambiental. Coordena diversos projetos de pesquisa neste tema, como também orienta(ou) diversas dissertações de mestrado, teses de doutorado e supervisão de pós-doutorado no assunto.

Andréa Cristina Pavão Bayma

Concluiu Bacharelado em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro-UERJ em 1993. Durante a graduação, participou do Projeto Rondon em Parintis (AM), no qual desenvolveu pesquisa de etnobotânica entre comunidades indígena e elaborou programas de rádio sobre ervas medicinais. Concluiu licenciatura pela UCAM em 2007. Concluiu Mestrado em Educação pela PUC-Rio em 1999, sob orientação da Profª. Sônia Kramer. Sua dissertação, uma etnografia sobre as práticas de leitura e escrita no mundo dos jogos de representação (Role Playing Games) foi publicada pela Devir editora.

Caio Antunes de Carvalho

Biólogo, Mestre em Entomologia pela Universidade Federal de Viçosa (conceito CAPES 7) e Doutor em Ciências Biológicas (Zoologia) pela Universidade de São Paulo (conceito CAPES 7), tendo realizado estágio doutoral (um ano) no Institut für Spezielle Zoologie und Evolutionsbiologie (FSU Jena, Alemanha). Foi o vencedor do prêmio internacional Jean Theodore Lacordaire (2017), conferido pela Coleopterists Society ao melhor estudo derivado de uma tese de Doutorado publicado na área de Sistemática e Biologia de Coleoptera.

Lívia Maria da Costa Silva

Possui graduação em Engenharia de Recursos Hídricos e do Meio Ambiente pela Universidade Federal Fluminense (2013), graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2007), mestrado em Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2009) e doutorado em Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2011). Atualmente é Professora Adjunto da Universidade Federal Fluminense, lotada no Departamento de Engenharia Agrícola e Meio Ambiente da Escola de Engenharia.

Maria Elaine Araujo de Oliveira

possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1977), mestrado em Ecologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1983), especialização em Limnologia pela Austrian Academy of Sciences (1983) e Ph.D. em Biogeografia pela Universität des Saarlandes (1990). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal Fluminense.

Helvécio Cardoso Corrêa Póvoa

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1997), especialização em microbiologia e análises clínicas, mestrado em Microbiologia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2000) e doutorado em Patologia pela Universidade Federal Fluminense (2008). Pós-doutorado na University of California, San Francisco. SF. EUA. (2017-2018). Professor Associado II das disciplinas de Microbiologia do Instituto de Saúde de Nova Friburgo / Universidade Federal Fluminense.

Izabel Christina Nunes de Palmer Paixão

Possui graduação em Ciências Biológicas, fez mestrado em Ciências Biológicas, área de concentração em Biofísica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1981) e doutorado em Ciências Biológicas (Biofísica) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1988). Fez pós-doutorado na Universidade de Miami, no período de 1992-1994 e na Universidade da Flórida em 2004. Foi diretora do Instituto de Biologia da UFF no período de 2015-2019, Professora Titular do Departamento de Biologia Celular e Molecular-GCM-UFF e chefe do Laboratório de Virologia Molecular e Biotecnologia Marinha.

Vera Maria Sabóia

Formada em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade Federal Fluminense-RJ (1982), Mestrado em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1995) e Doutorado em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1999). Concluiu pós - doutoramento no Programa de Pós-graduação da Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2015). É professora Titular da Disciplina de Fundamentos de Enfermagem da Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa da Universidade Federal Fluminense- RJ, desde 2005.

Rachel Moreira Morais dos Santos

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Gama Filho (1989), graduação em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Modalidade Médica (1992), graduação em Fisioterapia pela Universidade Estácio de Sá (2009), mestrado em Ciências Biológicas (Biofísica) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1995) e doutorado em Ciências Biológicas (Biofísica) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2001).

Aguinaldo Nepomuceno Marques Júnior

Nascido em Niterói no ano de 1958. Possui doutorado em Geociências - Université de Nice Sophia-Antipolis/Nice (1996), mestrado em Geociências (Geoquímica) pela Universidade Federal Fluminense - UFF/RJ (1991), especialização em Oceanografia Química pela UFF e Bacharelado em Biologia Marinha pelas Faculdades Maria Thereza/RJ (1983). Trabalhou nas Faculdades Marinha Thereza/RJ e Universidade Estadual do Rio de Janeiro ? FFP/SG. É Professor Associado do Departamento de Biologia Marinha do Instituto de Biologia da UFF.

Fátima Maria Eusebio de Brito

Possui mestrado em Morfologia (atual Biologia Humana e Experimental) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2002) e é graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000). Professora adjunta do departamento de Formação em Ciências Básicas do Instituto de Saúde de Nova Friburgo, da Universidade Federal Fluminense desde 2009. Tem experiência na área de Morfologia, com ênfase em Histologia e Embriologia.

Ana Joffily Coutinho

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Santa Úrsula (2000), mestrado em Ciências Biológicas (Botânica) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002) e doutorado em Ciências Biológicas (Botânica) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2007). Atualmente é Professor Associado da Universidade Federal Fluminense (UFF). Tem experiência na área de Botânica e Farmacobotânica, com ênfase em taxonomia e anatomia de plantas vasculares (especialmente Celastraceae) e controle de produtos naturais (plantas tôxicas e medicinais).

Carolina Nascimento Spiegel

Possui bacharelado em Genética (1998) e Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2001). Tanto o mestrado (2001) como o doutorado (2005) foram realizados na pós graduação em Biologia Celular e Molecular do Instituto Oswaldo Cruz/Fiocruz. Atualmente é professora associada e coordenadora da Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal Fluminense. Atua na linha de pesquisa relacionada a insetos vetores e Ecologia Química. Tem experiência na área de Morfologia, com ênfase em Citologia e Biologia Celular.

Catia Lacerda Sodre

Apresenta graduação em Ciências Biológicas - Modalidade Médica - pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UniRio); mestrado em Química Biológica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); doutorado em Química Biológica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e pós-doutorado pela Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ). É Professora Adjunta do Departamento de Biologia Celular e Molecular do Instituto de Biologia da Universidade Federal Fluminense (UFF). Tem experiência na área de Bioquímica, com ênfase em tripanossomatídeos e fungos.

Lucianne Fragel Madeira

A pesquisadora possui graduação em Ciências Biológicas - Modalidade Médica (1996-2000) e doutorado em Ciências - Biofísica (2000-2004) ambos pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e realizou seu pós-doutoramento no Instituto de Biofísica da UFRJ de 2004 a 2009. Atualmente, é professora Associada do Departamento de Neurobiologia da Universidade Federal Fluminense (UFF), pesquisadora chefe do Lab. Desenvolvimento e Regeneração Neural e membro das Pós-graduações stricto sensu em Neurociências, Ciências e Biotecnologia, Ciências Tecnologias e Inclusão desta instituição.

Maria Denise Feder

ProfessoraTitular do Departamento de Biologia Geral (GBG) da Universidade Federal Fluminense.Possui graduação em Ciências Biológicas, mestrado em Biologia Celular e Molecular pelo Fundação Oswaldo Cruz, doutorado em Biologia Celular e Molecular pelo Fundação Oswaldo Cruz. Atualmente é professora concursada na Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Parasitologia, com ênfase em Entomologia e Malacologia de Parasitos e Vetores.

Ana Lúcia Tavares Gomes

Ana Lúcia Tavares Gomes possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal Fluminense (2005). Obteve Mestrado (2007) e Doutorado (2011) em Neuroimunologia pelo Departamento de Neurobiologia do Instituto de Biologia da Universidade Federal Fluminense. Realizou Pós-doutorado Júnior (CNPq) no Laboratório de Morfogênese Celular da Universidade Federal do Rio de Janeiro, coordenado pelo professor Vivaldo Moura Neto.Atualmente é Professora Adjunto IV no Departamento de Neurobiologia da UFF.

Helena de Souza Pereira

Possui graduação em Ciências Biológicas, Mestrado e Doutorado em Ciências Biológicas pelo Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Atualmente é Professor Associado II do Departamento de Biologia Celular e Molecular do Instituto de Biologia da Universidade Federal Fluminense. Possui especialização em Divulgação da Ciência, da Tecnologia e da Saúde pelo Instituto Oswaldo Cruz/Casa de Oswaldo Cruz/Museu da Vida e Linguística aplicada a educação pela Universidade Cândido Mendes.

Leonardo de Souza Mendonça

Professor Adjunto de Histofisiologia e Embriologia do Instituto de Saúde de Nova Friburgo (ISNF) - Universidade Federal Fluminense (UFF). Doutor em Ciências pela Pós-Graduação em Biologia Humana e Experimental da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ - 2011). Possui Mestrado em Morfologia pela UERJ (2007) e Bacharelado em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ - 2005).

Regina Célia Cussa Kubrusly

Graduada em Ciências Biológicas (1990), possui Mestrado, com bolsa Capes (1995) e Doutorado em Biofísica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2004) e Pós-Doutorado em Neurociências pela Harvard Medical School, com bolsa do CNPq (2008). Atualmente é professora Titular da Universidade Federal Fluminense, orienta alunos de graduação e pós-graduação no laboratório de Neurofarmacologia onde é líder de grupo de pesquisa, cadastrado no CNPq e bolsista de produtividade em pesquisa nível 2 (CNPq).

Carlos Augusto Ramos e Silva

Possui Graduação em Ciências Biológicas e Bacharelado em Biologia Marinha (1983) pela Faculdade Maria Thereza (1983), Especialização em Oceanografia Química (1985) e Mestrado em Geociências (Geoquímica) pela Universidade Federal Fluminense (1988), Doutorado em Ciências Ambientais pela Universidade Federal de São Carlos (1992) e Pós-Doutorado em Oceanografia Química no Rosenstiel School of Marine and Atmospheric Science da Universidade de Miami-EUA (1999). Atuou como Professor efetivo na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1992-2009).

Selma Ribeiro de Paiva

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1996), mestrado em Ciências Biológicas (Botânica) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1999) e doutorado em Biotecnologia Vegetal pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2003). Atualmente é professora titular da Departamento de Biologia Geral, Instituto de Biologia, Universidade Federal Fluminense e coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ciências Aplicadas a Produtos para a Saúde (UFF).

Simone Florim da Silva

Possui mestrado em Ciências Morfológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1999) e doutorado em Ciências Morfológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2003). Atualmente é professora, pesquisadora e extensionista da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Morfologia, com ênfase em Histologia, Embriologia e Neuroanatomia, atuando principalmente nos seguintes temas: sistema visual; células gliais; sistema visual de crustáceos; desenvolvimento de métodos de estudo em histologia e estudo morfológico de invertebrados.

Daniela Leles de Souza

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Alfenas (2003), especialização em Paleopatolgia e Paleoparasitologia pela Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca - Fundação Oswaldo Cruz, ENSP-FIOCRUZ (2004). Mestrado (2007) e Doutorado (2010) em Saúde Pública pela ENSP-FIOCRUZ. Pós-doc FAPERJ (2010-2011). Atualmente é Jovem Cientista do Nosso Estado (FAPERJ) e Professora Adjunta na disciplina de Parasitologia (Instituto Biolmédico - MIP) pela Universidade Federal Fluminense.

Janie Garcia da Silva

Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Santa Úrsula (1977), Mestre em Ciências Biológicas (Botânica) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1983) e Doutora em Ciências Biológicas (Biofísica) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1998). É Professor Associado IV da Universidade Federal Fluminense. Há 25 anos, criou e coordena o Laboratório Horto-Viveiro. É docente e Orientadora de alunos no Mestrado Profissional em Diversidade e Inclusão/UFF.

Camilah Antunes Zappes

Doutora em Ecologia e Recursos Naturais pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (2011). Possui mestrado em Ciências Biológicas Comportamento e Biologia Animal pela Universidade Federal de Juiz de Fora, MG (2007), Bacharel e Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Vale do Rio Doce (2003). Entre 2011-2013 realizou o pós-doutorado no Laboratório de Ciências Ambientais na área da Ecologia Humana da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

Roberto Campos Villaça

Possui graduação (Licenciatura e Bacharelado) em Ciências Biológicas pela Universidade Santa Úrsula (1983); D.E.A en Oceanologie Biologique - Station Marine d´Endoume et Université Aix-Marseille II; Doutorado em Ecologia Marinha - Université Aix-Marseille II (1988). Atualmente é Professor Titular da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Ecologia marinha, atuando principalmente nos seguintes temas: taxonomia e ecologia de macroalgas bentonicas, costão, estrutura de comunidade, monitoramento de comunidades bentonicas de substrato duro.

Carla Ferreira Farias Lancetta

Possui graduação em Ciências Biológicas, modalidade Genética, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1996), Mestrado em Ciências Morfológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1999) e Doutorado em Ciências Morfológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2004).Foi vice-coordenadora do curso de Biomedicina da Universidade Federal Fluminense (2015-2018). Atualmente é professora associada III das disciplinas de Morfologia IV, Morfologia VI e Embriologia I na Universidade Federal Fluminense.

Subscrever Ciências Biológicas