Fundação Oswaldo Cruz

Pesquisador

Maria Fernanda de Souza Costa Silva

Possui graduaçfoão em Bacharelado e licenciatura em Ciências Biológicas na Universidade Santa Úrsula (2001-2004). Durante esse período foi realizado estágio no Departamento de Virologia do Instituto de Microbiologia da UFRJ (2002-2003) e no Laboratório de Farmacologia Aplicada - Farmanguinhos/FIOCRUZ (2002-2004). Graduada nos Cursos de Mestrado e Doutorado em Biologia Celular e Molecular do Instituto Oswaldo Cruz.

Eduardo Oliveira Ribeiro de Souza

Professor de Ensino de Física da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense. Ter experiência na atuação como professor de Física em redes privadas de Ensino nos níveis Fundamental e Médio. Atuou, também, como voluntário em curso pré-vestibulares comunitários participando como professor e na avaliação das práticas educativas.

Ezequias Batista Martins

Medico pela Universidade Federal do Amazonas (2000) e Mestre em Medicina Tropical pelo Instituto Oswaldo Cruz (IOC) da Fundação Oswaldo Cruz (2006). Residência Médica em Infectologia pelo Hospital Federal dos Servidores do Estado do Rio de Janeiro (2004). Trabalha como Professor Efetivo da Faculdade de Medicina da Universidade Federal Fluminense (UFF) e recebe Bolsa de Pesquisa para atuar no Ambulatório de Doenças Febris Agudas do Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas, da Fundação Oswaldo Cruz.

Beatriz Brener de Figueiredo

Professor Titular de Parasitologia da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Parasitologia, atuando principalmente nos seguintes temas: helmintologia, protozoologia, entomologia de importância médica e veterinária. Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Fluminense (1988), mestrado em Biologia Parasitária pela Fundação Oswaldo Cruz (1995) e doutorado em Biologia Parasitária pela Fundação Oswaldo Cruz (2007).

Nathália Silva Carlos Oliveira

É recém-doutora (2019) em Patologia pela Universidade Federal Fluminense (UFF), com mestrado (2015) em Biologia Celular e Molecular (FIOCRUZ) e graduação em Farmácia (2012) pela UNIABEU. Atuou como técnica especializada em Biologia Molecular na UFF (2013 ? 2020), sendo atualmente Professora Adjunta I do Departamento de Patologia da Faculdade de Medicina da UFF e colaborada externa do Programa de Pós-Graduação em Patologia da UFF.

Luiz Albérico Araújo Montenegro

Possui graduação em Odontologia pela Universidade Federal da Paraíba (1995), especialização (2005) e mestrado (2009) em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca - Fundação Oswaldo Cruz. Doutorado em Epidemiologia e Saúde Pública na área de concentração de Transmissão de Doenças Infecciosas da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca - Fundação Oswaldo Cruz. Tem experiência profissional na área de Odontologia por 12 anos.

Christina Gaspar Villela

Graduada em Ciências Biológicas (Universidade Gama Filho, 1986), Mestre (1995) e Doutora (2000) em Ciências (Programa de Pós-graduação em Biologia Celular e Molecular, Fundação Oswaldo Cruz/FIOCRUZ, RJ). Possui Pós-doutorado em Química de Proteínas (Laboratório de Toxinologia, FIOCRUZ; recém-doutor/CNPq) e em Farmacologia Molecular (Laboratório de Farmacologia Bioquímica e Celular, Universidade do Estado do Rio de Janeiro/UERJ; Pesquisador associado/FAPERJ).

Claudia Osorio da Silva

Graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1977), mestrado em Saúde Pública pela Fundação Oswaldo Cruz (1994), doutorado em Saúde Pública pela Fundação Oswaldo Cruz (2002) e pós doutorado em Linguagem e Trabalho na Universidade Estadual do Rio de Janeiro (2009-2010). Atualmente é professora associada do Departamento de Psicologia da Universidade Federal Fluminense, lecionando disciplinas da área de psicologia do trabalho.

Luciene Burlandy Campos de Alcântara

Possui graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1986), mestrado em Saúde Pública pela Fundação Oswaldo Cruz (1993) e doutorado em Saúde Pública pela Fundação Oswaldo Cruz (2003). Atualmente é professor Associado da Universidade Federal Fluminense do curso de graduação em Nutrição, do Programa de Pós Graduação em Ciências da Nutrição e do Programa de Estudos Pós Graduados (Mestrado e Doutorado) em Política Social.

Alan Araujo Vieira

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal Fluminense (1993), Mestrado e Doutorado em Saúde da Criança e da Mulher pelo Instituto Fernandes Figueira / Fundação Oswaldo Cruz (2005). Atualmente é Professor Associado do Departamento Materno Infantil da Universidade Federal Fluminense e Chefe Clínico da Neonatologia do Hospital Universitário Antônio Pedro. Tem experiência na área de Pediatria e Neonatologia com ênfase em nutrição neonatal.

Moema Guimaraes Motta

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal Fluminense (1984), mestrado em Saúde da Criança e da Mulher pela Fundação Oswaldo Cruz (1998) e Doutorado em Ciências Sócio-Jurídicas do Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Direito na Universidade Federal Fluminense(2017).LÍder do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Saúde (NEPS).Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Saúde Coletiva, atuando principalmente nos seguintes temas: , Saúde da Família e Comunidade, Atenção Primária em Saúde;Controle Social, SUS, Saúde do idoso.

Adelmo Henrique Daumas Gabriel

Possui Graduação em Medicina pela Universidade Federal Fluminense (1996), Residência em Clínica Médica e Hematologia Clínica (2000) e Mestrado em Biologia Celular e Molecular pela Fundação Oswaldo Cruz (2004). Atualmente é Professor Adjunto de Hematologia da UFF e é professor convidado do curso de Medicina na UFRJ Macaé. Tem experiência na área de Onco-hematologia, com ênfase em doenças mieloproliferativas crônicas e linfohistiocitose hemofagocítica.

Dilvani Oliveira Santos

Professora Titular da Universidade Federal Fluminense. É graduada em Biomedicina (1982). Leciona as disciplinas " Biologia Celular e Molecular", "Iniciação à Pesquisa" e "Iniciação à Docência" para o Curso de graduação em Biomedicina e "Biologia Celular" para o Curso de graduação em Farmácia. Coordena o Laboratório de Biopatógenos e Ativação Celular & Processos Educacionais (Labiopac&ProEduc/UFF).

Deison Alencar Lucietto

Professor Adjunto do Departamento de Saúde e Sociedade, Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal Fluminense (ISC/UFF), com atuação nos cursos de graduação em Farmácia e Odontologia. Docente colaborador do Mestrado Profissional Ensino na Saúde: formação interdisciplinar para o SUS (MPES/EEAAC/UFF) na linha de pesquisa de Educação Permanente no SUS.

Julio Alberto Wong Un

Medico pela Universidad Peruana Cayetano Heredia (1988), Lima - Peru, Mestre em Saúde Pública pela Fundação Oswaldo Cruz (1997) - Rio de Janeiro; e Doutor em Saúde Pública pela Fundação Oswaldo Cruz (2002).

É professor adjunto do Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal Fluminense - Niterói - RJ desde 2006.

Tem experiência na área de Saúde Pública e Saúde Coletiva, com ênfase em

Danuza Pinheiro Bastos Garcia de Mattos

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Fluminense (2002), mestrado em Biologia Parasitária pela Fundação Oswaldo Cruz (2005) e doutorado em Medicina Veterinária (Higiene Veterinária e Processamento Tecnológico de Produtos de Origem Animal) pela Universidade Federal Fluminense (2012). Atualmente é Professora Associada I da Universidade Federal Fluminense e colaboradora do PPGMPA (Programa de Pós-graduação em Microbiologia e Parasitologia Aplicadas) da Universidade Federal Fluminense.

Fabio Aguiar Alves

Professor Associado de Bioquímica e Biologia Celular e Molecular da Universidade Federal Fluminense. Docente no Programa de Pós Graduação em Patologia e Docente no Programa de Pós Graduação em Microbiologia e Parasitologia. Possui graduação em Farmácia pela Universidade Federal Fluminense, mestrado e doutorado em Biologia Celular e Molecular pela Fundação Oswaldo Cruz, com Doutorado sanduiche na Universidade de Liverpool (Inglaterra). Pós-doutoramento no programa FOGARTY (NIH) para doenças infecciosas, pela Universidade da Califórnia em Berkeley (EUA) (2004-2006).

Felipe Guimarães Tavares

Doutor e mestre pelo programa de Epidemiologia em Saúde Pública da Escola Nacional de Saúde Pública/ Fundação Oswaldo Cruz - ENSP/Fiocruz. Especialista em Vigilância Alimentar e Nutricional para a Saúde Indígena pela ENSP/Fiocruz. Bacharel e Licenciado em Enfermagem pela Universidade Federal de Rondônia - UNIR. Professor Adjunto da Universidade Federal Fluminense. Coordenador do Curso de Residência em Enfermagem em Saúde Coletiva da EEAAC/UFF. Pesquisador de temas de saúde pública e saúde indígena. Membro do GT de Saúde dos Povos Indígenas da ABRASCO.

Isabela Resende Pereira

Possui graduação em Biomedicina com habilitação em análises clínicas pela Universidade Federal Fluminense (2009), mestrado (2011) e doutorado (2015) em Biologia Celular e Molecular com área de concentração em Farmacologia e Imunologia pelo Instituto Oswaldo Cruz, Fiocruz. Pós-doutorado no Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho (UFRJ). Atualmente é professora adjunto na Faculdade de Medicina da Universidade Federal Fluminense. Atua nas áreas de patologia clínica, imunologia, cardiomiopatia chagásica, imunofenotipagem, desenvolvimento de vacinas e imunoterapias.

Rosana de Carvalho Castro

Rosana de Carvalho Castro, Professora Adjunta da UFF/PURO, Doutora em Enfermagem na Área de Saúde da Mulher pela Escola de Enfermagem Anna Nery/UFRJ, Mestre em Ciências da Saúde da Criança e da Mulher pela Fundação Oswaldo Cruz (2002), e especialista em Enfermagem Obstétrica (UERJ), Enfermagem Ginecológica (FIOCRUZ), Administração Hospitalar (CEDAS/RJ), e Metodologia do Ensino Superior (UVA).

Flávia Helena Miranda de Araújo Freire

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Estadual da Paraíba (1998), especialização em saúde mental (2001) pela Escola Nacional de Saúde Pública/FIOCRUZ, Mestrado (2004) e Doutorado (2012) em saúde pública pela ENSP/FIOCRUZ. Especialização em Ativação de Mudança na Formação Superior em Profissionais de Saúde (2014). Professora Adjunta do Departamento de Psicologia da Universidade Federal Fluminense UFF campus Volta Redonda.

Thiago Pavoni Gomes Chagas

Professor Adjunto e Subchefe do Departamento de Patologia da Faculdade de Medicina da Universidade Federal Fluminense (UFF). Vice coordenador do Curso de Especialização em Análises Clínicas (UFF). Realizou Estágio Pós-doutoral na Universidade do Estado do Rio de Janeiro entre 2017 e 2018. Possui Doutorado (2011 - 2015) e Mestrado (2009 - 2011) em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Medicina Tropical (Área de Concentração: Diagnóstico, Epidemiologia e Controle de Doenças Infecciosas e Parasitárias) do Instituto Oswaldo Cruz/FIOCRUZ).

Silvio Cezar de Souza Lima

Possui graduação em História pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2002), mestrado em História das Ciências da Saúde pela Fundação Oswaldo Cruz (2005) e doutorado em História das Ciências pela Fundação Oswaldo Cruz (2011). Tem experiência na área de História, com ênfase em História das Ciências da Saúde, atuando principalmente nos seguintes temas: História das Ciências no Brasil, História da Saúde, Brasil Império, Teorias Raciais e Medicina e Escravidão.

Michele Soltosky Peres

Docente do Departamento de Planejamento e Gestão em Saúde do Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal Fluminense. Pós-doutora pelo Instituto de Informação Científica e Tecnológica em Saúde - ICICT/FIOCRUZ, na linha de pesquisa ? Regimes de Produção, Regulação e Novas Dinâmicas de Pesquisa Científicas em Saúde, com ênfase em Educação Permanente. Doutora em Linguística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Mestre em Ciências/Saúde Pública pelo Instituto Fernandes Figueira/FIOCRUZ.

Elaine Silva Miranda

Doutorado em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca da Fundação Oswaldo Cruz (ENSP/Fiocruz) (2010). Mestrado em Saúde Pública (ENSP/Fiocruz) na subárea de Toxicologia (2003). Graduação em Farmácia na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) (2000).

Claudia Maria Antunes Uchôa Souto Maior

possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Fluminense (1992), mestrado em Biologia Parasitária pela Fundação Oswaldo Cruz (1996) e doutorado pelo Programa em Ensino em Biociências e Saúde do Instituto Oswaldo Cruz-FIOCRUZ-RJ. Atualmente é professor titular da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Parasitologia, atuando com parasitos intestinais, leishmaniose e educação em saúde.

Armando Cypriano Pires

Possui Graduação em Medicina (1986) e Residência em Medicina Preventiva e Social (1989) pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e Mestrado (1986) e Doutorado (2015) em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP/FIOCRUZ/MS). Atualmente é professor adjunto do Departamento de Planejamento em Saúde do Instituto de Saúde da Coletiva da Universidade Federal Fluminense.

Amanda Ornela Hyppolito

Graduada em Enfermagem e Licenciatura pela Universidade Federal Fluminense (2000), Mestre em Ciências da Saúde (2003) e Doutora em Saúde Pública (2018) pela Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca - Fundação Oswaldo Cruz. Atualmente é professora Adjunta do Departamento de Saúde e Sociedade, Instituto de Saúde Coletiva, Universidade Federal Fluminense. Atuando em ensino, pesquisa e extensão no campo da Saúde Coletiva em Saúde do Trabalhador; Políticas Públicas e Saúde da Família.

Rafael Braga Petito

Possui pós-doutorado (2014) e doutorado em Biologia Parasitária (2013) e mestrado em Biologia Celular e Molecular (2008) ambos pelo Laboratório de Hanseníase pela Fundação Oswaldo Cruz, e graduação em Ciências Biológicas - Modalidade Médica pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2006). Foi bolsista de pós-doutorado junior pelo CNPq (2014).

Mônica de Castro Maia Senna

Possui graduação em Serviço Social pela Universidade Federal Fluminense (1989), mestrado (1995) e doutorado (2004) em Ciências - Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz. Professora Titular da Universidade Federal Fluminense. Docente Permanente do Programa de Estudos Pós-graduados em Política Social, do qual foi coordenadora no período de 2011 a 2014. Membro do Grupo de Pesquisa Futuros da Proteção Social, do Centro de Estudos Estratégicos da Fiocruz. Foi Jovem Cientista do Nosso Estado pela FAPERJ nos períodos de 2008 a 2010 e 2012 a 2014.

Márcia Guimarães de Mello Alves

Possui graduação em Ciências Médicas pela Universidade Federal Fluminense (1985), residência em Medicina Preventiva e Social pela Universidade Federal Fluminense (1990), mestrado em Saúde Pública (1998) e doutorado em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz (2004) e pós-doutorado pelo Instituto de Medicina Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2008).

Suzete Araujo Oliveira Gomes

Professora Associada da Universidade Federal Fluminense. Possui Graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Gama Filho (1985), Mestrado em Biologia Parasitária pela Fundação Oswaldo Cruz (1998), Doutorado em Biologia Parasitária pela Fundação Oswaldo Cruz (2003) e Pós- Doutorado em Bioquímica Celular pela Universidade Federal do Rio de Janeiro-UFRJ (2005).

Amanda Torrentes de Carvalho

Possui graduação em Ciências Biológicas - Bacharelado pela Universidade Federal Fluminense (2005), graduação em Ciências Biológicas - Licenciatura pela Universidade Federal Fluminense (2009), mestrado em Biologia Parasitária (Conceito CAPES 6) pela Fundação Oswaldo Cruz (2008), doutorado em Biologia Parasitária (Conceito CAPES 6) pela Fundação Oswaldo Cruz (2013) e pós-doutorado (Junior CNPq 2013-2015 e Capes 2017-2018) . Atualmente é professora Adjunta I do Instituto de Biologia da Universidade Federal Fluminense e pesquisadora colaboradora na Fundação Oswaldo Cruz.

Luciana Tricai Cavalini

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Paraná (1994), mestrado em Saúde Pública pela Fundação Oswaldo Cruz (1999), doutorado em Saúde Coletiva pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2005) e pós-doutorado em Medicina Social pelo Karolinska Institutet, Suécia (2008). Professora Associada I (20 horas) do Departamento de Epidemiologia e Bioestatística do Instituto de Saúde da Comunidade da Universidade Federal Fluminense (UFF) e Professora Convidada do Instituto de Pós-Graduação e Graduação (IPOG).

Otilio Machado Pereira Bastos

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal Fluminense (1981), Especialização no Curso Básico da Fundação Oswaldo Cruz (1982), Mestrado em Biologia Parasitária pela Fundação Oswaldo Cruz (1987) e doutorado em Saúde Pública pela Fundação Oswaldo Cruz (1997). Atualmente é professor Titular da Universidade Federal Fluminense. Foi professor titular de Microbiologia e Imunologia das Faculdades de Medicina, Nutrição e Enfermagem de Petrópolis, professor titular do Centro Universitário Serra dos Órgãos e professor adjunto da Faculdade de Medicina de Campos.

Jussara Machado Lagrota Candido

Possui graduação em Farmácia pela Universidade Federal de Juiz de Fora, mestrado e e doutorado em Biologia Celular e Molecular pela Fundação Oswaldo Cruz no Rio de Janeiro. Atualmente é professora Titular do departamento de Imunobiologia do departamento de Imunobiologia e é membro permanente da pós-graduação em Neurologia da Universidade Federal Fluminense.

Yara Leite Adami Rodrigues

Possui graduação em Farmácia pela Universidade Federal Fluminense (1990) Especialização em Homeopatia pelo Instituto Hahnemanniano do Brasil, Especialização em Pesquisa e Desenvolvimento de Produtos Cosméticos pelo Instituto Racine (SP), Especialização em Análises Clínicas (UFRJ), Mestrado em Biologia Parasitária pela Fundação Oswaldo Cruz (1995). Doutorado em Biologia Parasitária pela Fundação Oswaldo Cruz concluído (2009) em estudo com ênfase na epidemiologia de infecções por filárias, principalmente Mansonella ozzardi.

Alexandre Ribeiro Fernandes

Possui graduação em Medicina pela Escola de Medicina Souza Marques (1993), mestrado em Saúde da Criança e da Mulher pela Fundação Oswaldo Cruz (2001) e doutorado em Neurologia pela Universidade Federal Fluminense (2016). Concluiu Residência Médica nos programas de Pediatria (UERJ, 1996) e Neurologia Pediátrica (IFF-FIOCRUZ, 1999). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal Fluminense.

Beatriz Brener

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Fluminense (1988), mestrado em Biologia Parasitária pela Fundação Oswaldo Cruz (1995) e doutorado em Biologia Parasitária pela Fundação Oswaldo Cruz (2007). Atualmente é Professora Titular de Parasitologia da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Parasitologia, atuando principalmente nos seguintes temas: helmintologia, protozoologia, entomologia de importância médica e veterinária.

Carmen Baur Vieira

Professora na Universidade Federal Fluminense, no cargo Adjunto I, Área de Virologia, no Departamento de Microbiologia e Parasitologia, no Instituto Biomédico. Pós-Doutorado pelo PDJ/CNPq desenvolvendo projetos em Virologia Ambiental, incluindo detecção, quantificação, caracterização molecular de vírus clássicos e emergentes associados a quadros gastroentéricos e avaliação de risco, no Laboratório de Virologia Comparada e Ambiental - Laboratório de Referência Regional para Rotaviroses (LRRR), Ministério da Saúde, e centro colaborador OPAS/OMS para Saúde Pública e Ambiente.

Rosana Soares de Lima Temperini

Possui doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em História das Ciências e da Saúde da Casa de Oswaldo Cruz / Fiocruz. É

Carolina Nascimento Spiegel

Possui bacharelado em Genética (1998) e Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2001). Tanto o mestrado (2001) como o doutorado (2005) foram realizados na pós graduação em Biologia Celular e Molecular do Instituto Oswaldo Cruz/Fiocruz. Atualmente é professora associada e coordenadora da Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal Fluminense. Atua na linha de pesquisa relacionada a insetos vetores e Ecologia Química. Tem experiência na área de Morfologia, com ênfase em Citologia e Biologia Celular.

Lilian Koifman

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1988), mestrado em Saúde Pública pela Fundação Oswaldo Cruz (1996) e doutorado em Saúde Pública pela Fundação Oswaldo Cruz (2002). Atualmente é Professora Titular do Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal Fluminense. Atua na Graduação de Medicina, no Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva (PPGSC) e no Programa de Pós-graduação em Bioética, Ética Aplicada e Saúde Coletiva (PPGBIOS). É Vice-Líder do Grupo de Estudos de Gestão e Ensino em Saúde (GEGES/UFF, GP CNPq).

Maria Denise Feder

ProfessoraTitular do Departamento de Biologia Geral (GBG) da Universidade Federal Fluminense.Possui graduação em Ciências Biológicas, mestrado em Biologia Celular e Molecular pelo Fundação Oswaldo Cruz, doutorado em Biologia Celular e Molecular pelo Fundação Oswaldo Cruz. Atualmente é professora concursada na Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Parasitologia, com ênfase em Entomologia e Malacologia de Parasitos e Vetores.

Veronica Figueiredo do Amaral

Graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Fluminense - UFF (1986), especialização em Patologia Experimental pela UFF (1989). Possui mestrado em Biologia Parasitária pela Fundação Oswaldo Cruz (1994) e doutorado em Biologia Celular e Molecular pela Fundação Oswaldo Cruz (2001). Professor do Departamento de Imunobiologia Universidade Federal Fluminense. Chefe do Departamento de Imunobiologia (2014-2016).

Gilson Saippa de Oliveira

Graduado (Licenciatura e Bacharelado) em Ciências Sociais pela Universidade Federal Fluminense (1990-1991), Mestre em Saúde Pública, área de concentração - Políticas Públicas de Saúde (1998) e Doutor em Saúde Pública, linha de pesquisa - Profissão, Trabalho e Formação em Saúde (2010) pela Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca da Fundação Oswaldo Cruz (ENSP/FIOCRUZ).

Katia Ayres Monteiro

Possui graduação em Curso de Graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1986) e mestrado em Saúde da Criança e da Mulher pela Fundação Oswaldo Cruz (2000). Atualmente é professor adjunto II da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Nutrição, com ênfase em Nutrição, atuando principalmente nos seguintes temas: amamentação, aleitamento materno, nutrição, materno-infantil, ensino e formação profissional.

Maria Martha de Luna Freire

é graduada em Medicina pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1977), mestre em Saúde da Mulher e da Criança pelo Instituto Fernandes Figueira/Fundação Oswaldo Cruz (1991), doutora em História das Ciências e da Saúde pela Casa de Oswaldo Cruz/Fundação Oswaldo Cruz (2006), com pós doutorado no Instituto de Ciências Sociais/Universidade de Lisboa (2011) e no Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira /Fiocruz (2016-17).

Claudia Lamarca Vitral

Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Santa Úrsula (1984) e Pós-Graduada pelos Cursos de Mestrado e Doutorado em Biologia Parasitária (área de concentração: virologia) pela Fundação Oswaldo Cruz, concluídos em 1991 e 1997, respectivamente. É Professora Titular do Departamento de Microbiologia e Parasitologia, Instituto Biomédico, Universidade Federal Fluminense (UFF), onde também a atua como membro do Colegiado e do Núcleo Docente Estruturante do Curso de Medicina.

Regina Fernandes Flauzino

Possui graduação em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade do Rio de Janeiro/UNIRIO (1985), especialização em Educação em Saúde Pública pela Universidade Federal Fluminense/UFF (1990), residência multiprofissional pela Escola Nacional de Saúde Pública/Fiocruz (1987), mestrado em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública/Fiocruz (1996) e doutorado em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública/Fiocruz (2009).

Eliene Carvalho da Fonseca

Graduada em Medicina pela Faculdade de Medicina de Campos (1986) e com mestrado em Biologia Celular e Molecular ( área de concentração em Imunologia) pelo Instituto Oswaldo Cruz (1991)-FIOCRUZ - RJ. Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal Fluminense, de imunologia e imunopatologia para graduação e pós-graduação.
Foi responsável de 1994 a 2012, pelo laboratório de Imuno-histoquímica do Serviço de Anatomia Patológica do Hospital Universitário Antônio Pedro da UFF.

Ana Paula Lopes dos Santos

Professora Adjunta IV, no Instituto de Psicologia (IPS), da Universidade Federal Fluminense (UFF). Possui Graduação em Psicologia, pela Universidade Federal do Espírito Santo (1998), mestrado em Saúde Pública pela Fundação Oswaldo Cruz (2001) e doutorado em Saúde Coletiva pela Universidade Federal de São Paulo (2010). Com experiência profissional em Psicologia e docência, atua no desenvolvimento de pesquisas nas áreas da Psicologia do Trabalho, Saúde e Ambiente e na coordenação do Programa de Extensão Universitário Vida no Campus.

Fernanda Serpa Cardoso

Doutora em Ciências e Biotecnologia pela Universidade Federal Fluminense. Possui graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas - Faculdades de Barra Mansa (1992) , especialização em Microbiologia (1994), especialização em Mediação Pedagógica em EAD (2010) e mestrado em Ciências (Pós graduação em Ensino em Biociências e Saúde - FIOCRUZ -2007.

Elisabeth Martins da Silva da Rocha

Professora do Departamento de Microbiologia e Parasitologia do Instituto Biomédico da Universidade Federal Fluminense. Doutora em Ciências com ênfase em Imunologia pelo Instituto de Biofísica da Universidade Federal do Rio de Janeiro e mestre em Ciências pelo programa de Biologia Parasitária da Fundação Oswaldo Cruz. Médica veterinária e bióloga, atua em linhas de pesquisa sobre a interação de fungos patogênicos com o hospedeiro, em especial na esporotricose. Ainda na esporotricose, coordena projeto de extensão que tem por objetivo implementar medidas de prevenção e controle dessa zoonose.

Ney Roner Pecinalli

Possui graduação em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade Federal Fluminense (1988) e Mestrado em Biologia Celular e Molecular pela Fundação Oswaldo Cruz (2001). Atualmente é Professor adjunto na UFF e Professor adjunto na UNIGRANRIO. Tem experiência na área de Farmacologia e Fisiologia, atuando principalmente em cursos de graduação e pós-graduação de Medicina, Enfermagem, Fisioterapia, Biologia, Biomedicina e Nutrição.

Paulo Roberto Telles Pires Dias

Possui graduação em Medicina pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1981), residência em psiquiatria pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, mestrado em Epidemiologia em Saúde Pública pela Fundação Oswaldo Cruz (1994) e doutorado em Engenharia Biomédica pela COPPE-Universidade Federal do Rio de Janeiro (2001). Tem experiência na área de medicina, com ênfase em epidemiologia e psiquiatria. Pós-doutorado em metodologia de pesquisa pela Universidade da Califórnia São Francisco - EUA

Gina Peres Lima dos Santos

Graduação em Biomedicina pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) (2003), Mestrado e Doutorado em Ciências, área de Vigilância Sanitária pela Fundação Oswaldo Cruz (2005 e 2012, respectivamente). Professora Adjunto de Virologia do Departamento de Microbiologia e Parasitologia da Universidade Federal Fluminense desde 2012. Experiência em docência na FIOCRUZ (pós-graduação Stricto Sensu e curso técnico), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Universidade Estácio de Sá (UNESA) e Faculdade São Camilo.

Subscrever Fundação Oswaldo Cruz