Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Pesquisador

Célia Cohen

Possui graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2005), mestrado (2010) e doutorado (2014) em Ciências (Medicina - Investigação Biomédica em Clínica Médica) pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (2010). É membro do Grupo Mulheres Apoiando Mulheres na Amamentação (2020-atual). Atualmente é professora Adjunto IA da Faculdade de Nutrição Emília de Jesus Ferreiro da Universidade Federal Fluminense.

Inny Bello Accioly

Professora Adjunta da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense (UFF). Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Pós-Doutorado em Educação pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Cassia Monica de Oliveira Costa Rocha

possui graduação em Ciências Biológicas Licenciatura Plena pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1997), graduação em Ciências Biológicas Modalidade Médica Incompleto pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (1988) e mestrado em Morfologia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2002). Atualmente é Professora Adjunto IV da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Morfologia, com ênfase em Histologia.

Manoela Pessanha da Penha

Nutricionista, graduada pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) em 2008. Doutora em Ciência (Ciência de Alimentos) pela UFRJ, em 2015. Mestre em Ciências (Ciência de Alimentos) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), em 2011. Especialista em Gestão da Segurança de Alimentos pelo SENAC, em 2012.
Foi doutoranda em Ciência de Alimentos pela Universidade Federal do Rio de Janeiro UFRJ, com estágio no exterior por 6 meses, no Departamento de Engenharia Biológica da Universidade do Minho, Braga, Portugal.

Roberta Duboc Pedrinha

Advogada. Pós-Doutoranda em Criminologia e Direito Penal pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PPGD/UERJ, 2021). Doutora em Sociologia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IESP/UERJ, 2014). Doutoranda em Direito Penal pela Universidade de Buenos Aires - Argentina (UBA-Argentina, 2009). Mestra em Ciências Penais pela Universidade Candido Mendes (UCAM, 2002). Pós-Graduada em Criminologia pela Universidad de La Habana - Cuba (UH-Cuba, 1999). Graduada em Direito pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO, 1998).

Pablo Marinho Matos

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2004). Tem experiência na área de Medicina - Cirurgia. Ênfase em Cirurgia Torácica e Endoscopia Respiratória - Residência Médica e Ano opcional pela Universidade Federal Fluminense, Hospital Universitário Antonio Pedro. Fellow em Cirurgia Torácica em Oncologia pelo Instituto Nacional do Câncer. Atualmente é professor de Cirurgia Torácica na Universidade Federal Fluminense e médico broncoscopista do Hospital Federal de Bonsucesso.

Ludmila Veiga Faria Franco

Professora Assistente de Libras na Universidade Federal Fluminense/UFF. Tradutora/ Intérprete de LIBRAS/LP na Universidade Federal Fluminense/UFF. Advogada no estado do Rio de Janeiro. Doutorado em andamento em Ciência e Biotecnologia, Universidade Federal Fluminense/UFF, 2018, Mestre em Diversidade e Inclusão pela Universidade Federal Fluminense/UFF, 2016. Especialização em LIBRAS: Língua Brasileira de Sinais pela Faculdade Integrada Jacarepaguá/FIJ, 2012. Especialização em PIGEAD: Planejamento, Implementação e Gestão da EAD pela Universidade Federal Fluminense/ UFF, 2016.

Maria Thereza Baptista Wady

Possui graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), é espacialista em Nutrição Clínica pela Fundação Carlos Chagas e em Terapia Nutricional Parenteral Enteral pela Sociedade Brasileira de Nutrição Parenteral e Enteral (BRASPEN). Mestrado em Bioquímica pelo Instituto de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Doutorado em Biologia Parasitária, área de concentração Imunologia Clínica pelo Instituto Oswaldo Cruz (IOC/FIOCRUZ).

Salim Kanaan

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (1984) e mestrado em Ciências Biológicas (Biofísica) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1988). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Anatomia Patológica e Patologia Clínica, atuando principalmente nos seguintes temas: bioquímica clínica, determinações de paràmetros bioquímicos em doenças renais e metabólicas. Participa de projetos de pesquisa nas áreas de nefrologia, endocrinologia e cardiologia.

Pablo de Vargas Guimarães

Professor Associado I da Universidade Federal Fluminense. Doutor em educação ('Filosofia da Educação') pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ/ProPEd. Possui mestrado em Música, ('Música e Educação') pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO/PPGM. Tem experiência como docente de nível superior nas áreas de Educação e de Música. Atualmente é líder do Grupo de Pesquisa "Música, Pensamento e Educação" - MUSPE e do "Laboratório de Pesquisa em Infância, Imaginário e Subjetividades" - LAPIIS.

Luiz dos Santos

Graduado em Enfermagem pela Universidade do Rio de Janeiro - UNIRIO (1982), Habilitação em Enfermagem Médico-cirúrgica pela Universidade do Rio de Janeiro - UNIRIO (1983), Licenciado em Enfermagem pela Universidade do Rio de Janeiro - UNIRIO (1986), Especialista em Administração de Serviços de Enfermagem pela Universidade Federal Fluminense - UFF (1989), Mestre em Enfermagem pela Universidade do Rio de Janeiro - UNIRIO (1999); Especialista em Enfermagem Gerontológica pela Universidade Federal Fluminense - UFF (2016); Doutorado em Ciências do Cuidado em Saúde pela Universidade Federal Flumin

Liliane Faria da Silva

Graduação em Enfermagem pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2000). Residência em Enfermagem em Oncologia Clínica no Instituto Nacional de Câncer (2002). Especialista em Enfermagem em Oncologia pela Sociedade Brasileira de Enfermagem Oncológica (2007). Mestrado em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2008). Doutora em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2012). Professor Associado do Departamento de Enfermagem Materno-infantil e Psiquiátrica da Universidade Federal Fluminense (UFF) na área de saúde da criança e do adolescente.

Dilvani Oliveira Santos

Professora Titular da Universidade Federal Fluminense. É graduada em Biomedicina (1982). Leciona as disciplinas " Biologia Celular e Molecular", "Iniciação à Pesquisa" e "Iniciação à Docência" para o Curso de graduação em Biomedicina e "Biologia Celular" para o Curso de graduação em Farmácia. Coordena o Laboratório de Biopatógenos e Ativação Celular & Processos Educacionais (Labiopac&ProEduc/UFF).

Eny Dórea Paiva

Graduação em Enfermagem pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2002). Residência em Enfermagem Materno-Infantil pelo Instituto Fernandes Figueira (IFF) da Fundação Oswaldo Cruz - FioCruz (2004). Mestrado em Enfermagem Obstétrica e Neonatal pela Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo - USP (2007) e Doutorado em Ciências da Saúde pela USP (2012). Pós Doutorado na Ryerson University, Toronto, Canadá (2019).

Lívia Pinto de Lima de Matos

Possui graduação em Biomedicina pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2000), mestrado em Ciências Biológicas (Fisiologia) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002) e doutorado em Ciências pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2007). Atualmente é professor adjunto IV da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Fisiologia, Bioquímica e imunologia, com ênfase em fisiologia tireoidea.

Mirian da Costa Lindolpho

Possui graduação em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNI-RIO,1987), mestrado em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ, 1996) e doutorado em Enfermagem pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ, 2017). Atualmente é professor associado da Universidade Federal Fluminense, coordenadora do Centro de Atenção à Saúde do Idoso da Escola de Enfermagem da Universidade Federal Fluminense/UFF. Professora da Disciplina de Fundamentos de Enfermagem III.

Karla Estelita Godoy

Possui Bacharelado em Museologia (UNIRIO - 1992), Mestrado em Memória Social pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (PPGMS/UNIRIO - 1999), Doutorado em Políticas Públicas e Formação Humana pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PPFH/UERJ - 2009) e Pós-doutorado no Programa de Pós-graduação em Antropologia da Universidade Federal Fluminense (PPGA/UFF - 2012). É Professora Associada III da Universidade Federal Fluminense, vinculada ao Departamento de Turismo.

Isabel Cristina Ribeiro Regazzi

Graduação em Enfermagem pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (1989), graduação em Medicina pela Universidade do Grande Rio (2004) e mestrado em Enfermagem em Saúde Pública pela Universidade do Rio de Janeiro (1997).
Professora Associada da Universidade Federal Fluminense/campus Rio das Ostras - curso de Graduação em Enfermagem. Atuação na área de Saúde Mental, Saúde Coletiva, Acupuntura Neurofuncional, Resiliência e Qualidade de Vida. Pós graduação Lato Sensu - Especialização em Medicina do Tráfego em 2010 pela UNIRIO/HUGG.

Celina Maria Sodré Fonseca

Celina Sodré é Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da UNIRIO (2014), tendo realizado parte de seu doutorado com Bolsa Sanduíche da CAPES como instituição de fomento, possui Mestrado em Artes pela University of London (1992). É graduada em Licenciatura Plena em Educação Artística pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro PUC RJ (1978) e Bacharel em Teatro pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro UNIRIO (1978).

Jorge Reis Almeida

Professor da Universidade Federal Fluminense. Graduado em Medicina, Mestrado em Nefrologia (UERJ), Doutorado em Ciências (UERJ). Pós-doutorado (Nefropatologia Experimental) pela Universidade Erlangen-Nürnberg, Alemanha (2006-2007), bolsa CAPES-DAAD. Estágio Sênior CAPES (Vanderbilt University - Nashville/US (2016-2017). Professor Associado II Nefrologia na Universidade Federal Fluminense, coordenador adjunto do Laboratório Multiusuário de Apoio a Pesquisas em Nefrologia e Ciências Médicas/UFF (LAMAP/UFF). Professor permanente da Pós-graduação em Ciências Médicas/UFF (CAPES).

Aydamari João Pereira Faria Júnior

Possui graduação em Biomedicina pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, mestrado em Neuroimunologia pela Universidade Federal Fluminense e doutorado em Fisiologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, com período "sanduíche" na "Universidad de Granada", na Espanha. 

Tem interesse em tecnologia, ciência de dados e sua aplicação em diferentes campos da área da saúde (políticas de saúde, genética e epigenética, neurociência comportamental).

Maria das Graças Gomes de Azevedo Medeiros

Doutora pela Universidade Federal Fluminense, Faculdade de Veterinária, na área de concentração em Higiene Veterinária e Processamento Tecnológico de Produtos de Origem Animal. Graduada em Nutrição pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNI-RIO) e mestra em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (COPPE/UFRJ). 
Atualmente é Professora Associada da Universidade Federal Fluminense, lotada na Faculdade de Nutrição Emília de Jesus Ferreiro.

Mayara Freitas Lima

Nutricionista (UNIRIO/ 2013), Mestre em Ciências pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2015) e doutoranda do Programa de Pós Graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos pela mesma instituição (UFRRJ). Atua na área de Análise Sensorial de Alimentos desde a graduação, com foco em estudos do consumidor e desenvolvimento de novos produtos. No mestrado trabalhou novas metodologias de informação nutricional e seu efeito na percepção da qualidade nutricional dos alimentos pelo consumidor.

Suely Lopes de Azevedo

Professora Associada do Departamento de Fundamentos e Administração em Enfermagem da Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa/Universidade Federal Fluminense. Doutora pela Escola de Enfermagem Anna Nery da Universidade Federal do Rio de Janeiro (EEAN/UFRJ) no Núcleo de Pesquisa em Enfermagem Hospitalar (NEPENH). Mestre em Enfermagem pela Escola de Enfermagem Anna Nery da Universidade Federal do Rio de Janeiro ( EEAN/UFRJ), Especialista em Enfermagem do Trabalho pela Faculdade de Enfermagem Luiza de Marillac - FELM.

André Ricardo Araujo da Silva

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (1998), mestrado em Medicina (Doenças Infecciosas e Parasitárias) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2006) e doutorado em Pesquisa Clinica em Doenças Infecciosas pela Fundação Oswaldo Cruz (2010). Pós-Doutorado na Ludwig-Maximilians-Universität München (2018/9). Professor associado da Universidade Federal Fluminense. Membro da Federação Internacional de Controle de Infecção (IFIC).

Telma Lasmar Gonçalves

Possui Graduação em Museologia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (1979), Mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002) e Doutorado em Museologia pelo PPG-PMUS da UNIRIO /MAST (2016). É professora Adjunta da Faculdade de Turismo e Hotelaria da Universidade Federal Fluminense. Foi presidente do Conselho Federal de Museologia, museóloga da Rede Ferroviária Federal S.A no período de 1981 a 1996; diretora administrativa (1996-2005) e consultora (2009-2012) do Museu de Arte Contemporânea de Niterói.

Thiago Quinellato Louro

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2007), mestrado em Enfermagem pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2010) e doutorado em Enfermagem e Biociências pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2015). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Terapia Intensiva, atuando principalmente nos seguintes temas: enfermagem, bioética, enfermagem de tratamento intensivo, cuidado intensivo e direitos humanos e avaliação de tecnologias em saúde.

Camila Maranha Paes de Carvalho

Nutricionista pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), mestre em Alimentação, Nutrição e Saúde e doutora em Saúde Coletiva, ambos pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Professora adjunta na Faculdade de Nutrição da Universidade Federal Fluminense. Membro da Rede de Pesquisadores em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional, da Rede Governance, ethics and conflict of interest in public health (GECI-PH), do Comitê de Conflito de interesses da World Public Health Nutrition Association e da Aliança pela Alimentação Adequada e Saudável (núcleo Rio).

Rafael Braga Petito

Possui pós-doutorado (2014) e doutorado em Biologia Parasitária (2013) e mestrado em Biologia Celular e Molecular (2008) ambos pelo Laboratório de Hanseníase pela Fundação Oswaldo Cruz, e graduação em Ciências Biológicas - Modalidade Médica pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2006). Foi bolsista de pós-doutorado junior pelo CNPq (2014).

Bianca Alcântara da Silva

Possui graduação em Biomedicina pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2002), Mestrado em Ciências (Microbiologia) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2005), Doutorado em Ciências (Microbiologia) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2009), Pós-Doutorado pelo Departamento de Microbiologia do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade do Estado de São Paulo, bolsista CNPQ (2010) e Pós-Doutorado pelo Instituto de Microbiologia Prof. Paulo de Góes, UFRJ.

Ana Caroline Siquara de Sousa

Possui graduação em medicina pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2010), mestrado em Neurologia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2013) e residência médica em Patologia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2015). Realizou treinamento na Mayo Clinic (Rochester, MN, EUA) como research trainee no setor de Neurocirurgia (2015).

Marianna Restum Antonio de Albuquerque

Doutoranda em Ciência Política pelo Instituto de Estudos Sociais e Políticos (Iesp -Uerj). Mestre em Ciência Política pelo Instituto de Estudos Sociais e Políticos (Iesp-Uer)j. Possui graduação em Ciência Política pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2013) e graduação em Relações Internacionais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2013). Atualmente, é professora substituta do Instituto de Estudos Estratégicos (INEST-UFF) e pesquisadora e coordenadora adjunta do Observatório Político Sul-Americano (OPSA).

Emília Gallindo Cursino

Doutor em Ciências do Cuidado em Saúde pela Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo (EEUSP). Professora Associada da Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa da Universidade Federal Fluminense (EEAAC/UFF). Atua como docente na área da Saúde da Criança e do Adolescente no Departamento de Enfermagem Materno-Infantil e Psiquiátrico. Mestrado em Enfermagem pela Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ. Especialista em Educação em Saúde Pública pelo Instituto de Saúde da Comunidade da Universidade Federal Fluminense - ISC/UFF.

Alejandra Luisa Magalhães Estevez

Possui graduação em Historia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2005) e mestrado em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2008), no qual debruçou-se sobre o estudo da Juventude Operária Católica (JOC) e da Ação Católica Operária (ACO). É doutora em Sociologia pelo Programa de Pós-graduação em Sociologia e Antropologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGSA/UFRJ), onde investigou a atuação de líderes católicos na Diocese de Volta Redonda/ Barra do Piraí (1966-2010) e sua relação com o movimento sindical.

Felipe da Costa Trotta

Professor do Departamento de Estudos Culturais e Mídia e Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal Fluminense (UFF). Possui Bacharelado em Música (Composição), Mestrado em Música e Doutorado em Comunicação e Cultura. Como pesquisador, tem desenvolvido principalmente temas ligados à circulação da música na sociedade, sobretudo nos aspectos relacionados aos embates e conflitos ligados às estratégias de construção de valor, incluindo questões de territorialidade, espaço público, sexualidade, etnia, desigualdades sociais e violência.

Kelly Alencar Silva

Possui graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), mestrado e doutorado em Ciência de Alimentos pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Realizou estágio na Universidade do Minho (UM- Portugal) . Trabalhou como professora auxiliar no Departamento de Nutrição Básica e Experimental da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ); no Departamento de Tecnologia de Alimentos da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e no Departamento de Nutrição da Universidade Veiga de Almeida (RJ).

Camila Favaretto Barbosa

Possui graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (1996), pós graduação lato sensu pela Universidade Federal do Rio de Janeiro em Gestão em alimentação para coletividade com ênfase em planejamento e controle (2001) e mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2003).
É professora, desde 2006, do Departamento de Nutrição Social da Faculdade de Nutrição da Universidade Federal Fluminense. Vice coordenadora do Curso de Nutrição da UFF desde julho de 2015

Lucia Maria Velloso de Oliveira

Doutora em Ciências - Área: História Social pela Universidade de São Paulo (2011). Possui graduação em História pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1986), graduação em Arquivologia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (1992), mestrado em Ciência da Informação pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia e Universidade Federal Fluminense (2006). Presidiu a Associação dos Arquivistas Brasileiros por cerca de 10 anos.

Flavio Barbosa Luz

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), Especialização em Dermatologia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), Mestrado em Dermatologia pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e Doutorado em Dermatologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Dermatologia, atuando principalmente nos seguintes temas: histiocitose, oncologia cutânea e cirurgia dermatológica. Professor adjunto da Universidade Federal Fluminense.

Jacqueline Ribeiro Cabral

Jacqueline Ribeiro Cabral atua como docente adjunta no Departamento de Ciência da Informação (UFF). Realizou estágio pós-doutoral em Sociologia no IUPERJ como bolsista da CAPES (2014-2015), e obteve os títulos de doutorado em História das Ciências e da Saúde pela Fiocruz (2012), mestrado em História pela UERJ (2003), especialização em História do Brasil pela UFF (2001), bacharelado e licenciatura em História também pela UFF (1999), e bacharelado em Arquivologia pela UNIRIO (2015).

Renan Aguiar

Renan Aguiar possui graduação em Direito pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (1995) e mestrado em Ciências Jurídicas - Teoria do Estado e Direito Constitucional - pela Pontifícia Universidade Católica do Rio do Janeiro (2001). Professor do da Universidade Federal Fluminense (UFF), desde 2006, na qual exerceu a função de Coordenador do Centro de Assessoria Jurídica da UFF, durante dez anos.

Sídio Werdes Sousa Machado

Doutorado em Saúde Coletiva (Saúde Pública) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Doutorado em Ciências e Biotecnologia pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Mestrado pela UFF. Médico formado em 1980 pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) com CRM-RJ nº 52-36987-8. Especialista em Pediatria pela PUC/RJ (Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro) com RQE-Cremerj 26736. Especialista em Saúde Pública pela Universidade de Ribeirão Preto-SP (RQE-Cremerj 26737).

Grazielle Vilas Boas Huguenin

Possui graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2006), Especialização em Nutrição Clínica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2008) e Mestrado em Alimentação, Nutrição e Saúde pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2010) e Doutorado em Ciências na Universidade Federal do Rio de Janeiro (2014). Realizou Estágio Sanduíche na Universidade de Newcastle (UK) sob orientação do Prof. John Hesketh.

Virginia Maria de Azevedo Oliveira Knupp

Virginia Maria de Azevedo Oliveira Knupp. Doutora em Ciências pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Mestre em Enfermagem pela UNIRIO em 2010. Especialista em Avaliação em Saúde pela Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca da Fundação Oswaldo Cruz em 2012. Graduação em Enfermagem pela Escola de Enfermagem Alfredo Pinto/ UNIRIO em 2007. Docente do quadro permanente do magistério superior da Universidade Federal Fluminense - área de atuação: Saúde Coletiva.

Cláudio Pereira de Souza Neto

Possui graduação em Direito pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (1998), mestrado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2000) e doutorado em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2004). Atualmente é Professor da Universidade Federal Fluminense, advogado e consultor. Atua na área do Direito Constitucional, com especial interesse nos seguintes temas: democracia, direitos fundamentais, jurisdição constitucional e intervenção do Estado no domínio econômico.

Ana Cristina Corrêa Fernandes

Docente do Ensino Básico Técnico e Tecnológico da Educação Infantil do Colégio Universitário Geraldo Reis da Universidade Federal Fluminense, atuando como Coordenadora Pedagógica da Educação Infantil. Doutorado e Mestrado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (2018, 2006). Especialização em Educação Infantil e em Leitura: teoria e prática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1996,1996). Graduada em Arquivologia e em Pedagogia pela Universidade Federal do Estado Rio de Janeiro (1986, 2012).

Luciana Rodrigues da Silva

Possui graduação em pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (1999), mestrado em Enfermagem pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2005) e doutorado em Enfermagem e Biociências pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2014). Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal Fluminense.

Fernanda Garcia Bezerra Góes

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2003), Especialização em Enfermagem Pediátrica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2006), Mestrado em Enfermagem pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2007), MBA Executivo em Saúde na COPPEAD pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2008) e Doutorado em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2013). É Professora Adjunta do Departamento de Enfermagem de Rio das Ostras da Universidade Federal Fluminense.

Thais Matsue Uekane

Graduada em Nutrição pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2004) com mestrado e doutorado em Ciência de Alimentos pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), e especialista em Segurança Alimentar e Qualidade Nutricional pela CEFETEQ (2008). Trabalhou como pesquisadora do Departamento de Química do Instituto Nacional de Metrologia Normalização e Qualidade Industrial-RJ (Inmetro) no período de 2007 a 2011. Pós-doutorado na Universidade Federal do Rio de Janeiro de 2015 a 2017.

Felipe Mello da Silva Brito

possui bacharelado em Direito pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2002), bacharelado e licenciatura em Filosofia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2009), mestrado em Sociologia e Direito pelo Programa de Pós Graduação de Sociologia e Direito da Universidade Federal Fluminense (2005) e doutorado em Serviço Social pelo Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da Escola de Serviço Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro (2010). Professor Adjunto do curso de Serviço Social da Universidade Federal Fluminense/Rio das Ostras .

Luciene de Carvalho Cardoso Weide

Professora Associada da Universidade Federal Fluminense (UFF), graduada em Biomedicina (UNIRIO), mestre em Ciências Biológicas (Fisiologia) e doutora em Ciências pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Pós doutorada pela Universidad autônoma de Madrid (2006-2007). Exerce a funçao de avaliadora de cursos e insituiçoes de nível superior do INEP/MEC. Atualmente, está envolvida em estabelecer o papel das principais espécies reativas de oxigénio na gênese das doenças tireoideanas e no diabetes.

Rosimere Mendes Cabral

Possui graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2004). Atualmente é Professora Adjunta DE da UFF - Departamento de Ciência da Informação. Mestre em Memória Social pelo Programa de Pós-Graduação em Memória Social da UNIRIO, atuando nos seguintes temas: Alexandria - bibliotecas, memória e esquecimento, projeto político.
Doutora em Memória Social pelo Programa de Pós-Graduação em Memória Social da UNIRIO.

Osvaldo Jose Moreira do Nascimento

Graduado em medicina pela Faculdade de Medicina da Escola de Medicina e Cirurgia do Rio de Janeiro, atual UNIRIO (1972); mestrado em Neurologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1975); doutorado em neurologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1988); pós-doutorado em Neuropatias Periféricas na Mayo Clinic, EUA (1990); Estágios em neuropatias periféricas em Londres e em microscopia eletrônica de nervo periférico em Bordeaux (1991); É professor titular de Neurologia da Universidade Federal Fluminense (UFF) e coordenador do Programa de Pós-Graduação stricto-sensu e Pesquis

Luciana Pires de Sá Requião

Pesquisadora e coordenadora do Grupo de Estudos em Cultura, Trabalho e Educação (GeCULTE/UFF). Doutora em Educação pelo PPGE da Universidade Federal Fluminense (UFF), Mestre em Música pelo PPGM da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e Graduada no curso de Licenciatura em Educação Artística pela UNIRIO.

Bruna Diirr Gonçalves da Silva

Doutora em Informática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGI/UFRJ - 2016), com período sanduíche no Rensselaer Polytechnic Institute (RPI/USA - 2015). Possui mestrado em Informática pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (PPGI/UNIRIO - 2011) e graduação em Sistemas de Informação pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (EIA/UNIRIO - 2008). Atualmente é professora substituta na Universidade Federal Fluminense (IC/UFF) e realiza estágio pós-doutoral na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (PPGI/UNIRIO).

Caroline Alves de Oliveira Martins

Atualmente é Professora Adjunta de Ginecologia da Faculdade de Medicina da Universidade Federal Fluminense, médica responsável pelo ambulatório de Patologia do Trato Genital Inferior do Hospital Federal de Bonsucesso e atua como ginecologista/colposcopista em consultório particular. Fellow da Sociedade Internacional para o estudo das Doenças VulvoVaginais (ISSVD). Membro da Sociedade Brasileira de Genitoscopia (ABPTGIC). Doutorado em Ciências Médicas na Universidade Federal Fluminense concluído em Maio/2017. Mestrado em Saúde da Mulher pela FIOCRUZ concluído em Março/10.

José Alberto Landeiro

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (1972), mestrado em Neurocirurgia pela Universidade Federal do Estado de São Paulo (1989) e doutorado em Neurocirurgia pela Universidade Federal do Estado de São Paulo (1994). Atualmente é Professor Titular da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Neurocirurgia, atuando principalmente nos seguintes temas: tumores da base do cranio,seio cavernoso, tumores da hipófise, cirurgia endoscópica , educação.

Carlos Henrique Juvêncio da Silva

Doutor (2016) e mestre (2014) pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCINF) da Universidade de Brasília (UnB). Possui graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Entre 2014 e 2016 foi professor substituto do Curso de Biblioteconomia da Faculdade de Ciência da Informação (FCI) da Universidade de Brasília (UnB). Durante o primeiro semestre de 2017 foi professor visitante do Curso de Ciência da Informação da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, Portugal (FLUP).

Luciana Vanessa Agoglia

Tem experiência na área de Gastroenterologia e Hepatologia, incluindo cirróticos descompensados, hepatites agudas/fulminantes e transplante hepático, além de pós-operatório de cirurgia hepato-biliar.

Martha de Mello Ribeiro

Martha Ribeiro é encenadora, ensaísta e pesquisadora das artes da cena. É Professora Associada do Programa de Pós-Graduação em Estudos Contemporâneos das Artes (PPGCA) e do Curso de Artes da Universidade Federal Fluminense (IACS-UFF). Possui graduação em Artes Cênicas pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO, 1999), Mestrado em Ciência da Arte pela Universidade Federal Fluminense (2003), Doutorado em Teoria e História Literária pela Universidade Estadual de Campinas (2008), com período sanduíche na Università di Torino no DAMS.

Dalmir José Lopes Junior

Doutor em Bioética pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ. Mestre em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade Federal Fluminense - UFF. Bacharel em Direito pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO. Professor Adjunto do Departamento de Direito do Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) da Universidade Federal Fluminense (UFF/VR) e do Programa de Pós-Graduação em Bioética, Ética Aplicada e Saúde Coletiva - PPGBIOS (programa em Associação UFRJ/FIOCRUZ/UERJ/UFF). Membro do Laboratório de Bioética Clínica (NUBEA-UFRJ).

Maithê de Carvalho e Lemos Goulart

Possui graduação em Enfermagem pela Escola de Enfermagem Alfredo Pinto da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2010), Especialização em Enfermagem do Trabalho pela Universidade Gama Filho (2012), Mestrado em Enfermagem pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2012), Doutorado em Enfermagem e Biociências pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2016). Atualmente é Professor Adjunto do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal Fluminense - Campus Universitário de Rio das Ostras.

Juliana de Oliveira Borges

Possui Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO (2006), Graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ (2007) e Mestrado em Educação pela Universidade Federal Fluminense - UFF (2014). Atualmente é professora regente do Colégio Universitário Geraldo Reis - COLUNI/UFF e Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense.

Lidia Maria da Fonte de Amorim

Possui graduação em Ciencias Biologicas Modalidade Medica pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (1988), mestrado em Biologia (Biociências Nucleares) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1993) e doutorado em Biologia (Biociências Nucleares) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2002). Atualmente é professor Titular da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Bioquímica, com ênfase em Bioquímica, atuando principalmente nos seguintes temas: polimorfismo, cancer de mama, monitoria, bioquímica e glioma.

Pedro Ruiz Barbosa Nassar

Pós Doutorado pela Escola nacional de Saúde Pública - ENSP/FIOCRUZ. Doutor pelo Programa de Pós Graduação Doutorado em Enfermagem e Biociências - PPGEnfBio/UNIRIO, Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO. Pós Graduação em Gerência dos Serviços de Enfermagem pela Universidade Federal Fluminense e graduação em enfermagem pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Jóice Cleide Cardoso Ennes de Souza

Mestre em Ciência da Informação pelo Convênio IBICT/UFF e Doutora em Ciência da Informação pelo Convênio IBICT/UFRJ. É licenciada e bacharel em História pela Universidade Federal Fluminense (UFF) em 1986 e graduada em Museologia pela UNIRIO em 1985. Professora associada do Departamento de Ciência da Informação da UFF e do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal Fluminense (PPGCI/UFF).

Amanda Oliveira Rabelo

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2000), mestrado em Memória Social pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2004), doutorado em Ciências da Educação pela Universidade de Aveiro (2009), pós-doutorado em Ciências da Educação pela Universidade de Coimbra (2012), pós-doutorado em Educação pelo PPGE-UFRJ (2018).

Gina Peres Lima dos Santos

Graduação em Biomedicina pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) (2003), Mestrado e Doutorado em Ciências, área de Vigilância Sanitária pela Fundação Oswaldo Cruz (2005 e 2012, respectivamente). Professora Adjunto de Virologia do Departamento de Microbiologia e Parasitologia da Universidade Federal Fluminense desde 2012. Experiência em docência na FIOCRUZ (pós-graduação Stricto Sensu e curso técnico), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Universidade Estácio de Sá (UNESA) e Faculdade São Camilo.

Subscrever Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro