Matemática

Pesquisador

Plinio Guillel Pino Murillo

Possui graduação em Matemática - Universidad Del Valle (2013), mestrado em Matemática pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (2013) e doutorado em Matemática pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (2017). Concluiu o pós-doutorado da Universidade de Berna, na Suiça e atualmente é pós-doutorando no Korea Institute for Advanced Study (KIAS) na Coréia do Sul. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Geometria e Topologia

Sandra Machado de Souza Lima

Possui Bacharelado em Matemática, Bacharelado em Ciências Exatas pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2013) e Mestrado Acadêmico em Matemática pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2014); Doutorado em Matemática pura pela UfsCar (2018).
Professora da Universidade Federal Fluminense no campus de Santo Antonio de Pádua desde fevereiro de 2016.

Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Equações Diferenciais Parciais.

Mohammad Fanaee

Possui graduação em Matemática - Irã (2002), mestrado em Matemática - Irã (2005) e doutorado em Matemática (Sistemas Dinâmicos e Teoria Ergódica) pelo IMPA (2010). Atualmente é docente da UFF..

Marco Pacini

possui graduação em Matematica - Universita degli Studi La Sapienza (2001) e doutorado em Matematica - Universita degli Studi La Sapienza (2005). Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Geometria Algébrica, atuando principalmente nos seguintes temas: modulos de curvas algebricas, modulos de fibrados em retas sobre curvas algebricas, jacobianas de curvas algebricas.

Carlos Manuel Guzmán Jiménez

Possui graduação em Matemática pela Universidade Nacional de Trujillo - Peru (2008), mestrado em Matemática pela Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG (2012), doutorado em Matemática pela UFMG (2016) e pós-doutorado pela UFMG (2017-2018). No mestrado, foi bolsista do departamento de Ciências Exatas da UFMG pela Capes, avaliado com 100% de aproveitamento na prova de qualificação. No doutorado, foi bolsista pela Capes Reuni e autor da melhor tese de doutorado de Matemática da UFMG 2016. Atualmente, trabalha como professor Adjunto na Universidade Federal Fluminense.

José Luis Lizarbe Chira

possui graduação em Matematica pela Universidade Nacional de Ingieneria (1996), mestrado em Matemática pela Universidade Federal Fluminense (1999) e doutorado em Matemática pela Pontificia Universidade Católica do Rio(2005) tem experiencia na area de matemática com enfase em Teoria das Folheações, Topologia e Geometria.

Valeriano Lanza

Possui graduação em Matematica - Università degli Studi di Pavia (2008), mestrado em Matematica - Università degli Studi di Pavia (2010) e doutorado em Matematica e applicazioni - Università degli Studi di Genova (2015). Atualmente é professor adjunto na Universidade Federal Fluminense de Niterói (RJ). Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Geometria Algébrica, atuando principalmente nos seguintes temas: dados adhm, variedades de quiver, mônadas, esquemas de Hilbert de pontos e fibrados de Higgs.

Francisco Miguel Zamora Inuma

Possui graduação em matematica - Universidad Nacional Mayor de San Marcos (2010) e mestrado em Matemática pela Universidade Federal Fluminense (2013). Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Teoria das Folheações, atuando principalmente no seguinte tema: holomorphic foliations, baum-bott map.

Cristiane Ramos Ribeiro Argento

Possui Doutorado em Matemática pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (1997). É professora associada III da Universidade Federal Fluminense desde 1992 e Coordenadora da disciplina Matemática Básica do CEDERJ desde 2010. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Equações Diferenciais Parciais, atuando principalmente nos seguintes temas: integrais, equações diferenciais ordinárias e equações, inequações, gráficos, funções.

Viviana Ferrer Cuadrado

Possui graduação em Matemática - Universidad de La Republica (2001), mestrado em Matemática - Universidad de La Republica (2004) e doutorado em Matemática pela Universidade Federal de Minas Gerais (2010). Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Álgebra-Geometría Algébrica.

Luís Felipe Ignácio Cunha

Professor Adjunto do Departamento de Ciência da Computação e da Pós Graduação em Computação do Instituto de Computação da Universidade Federal Fluminense. 

Coordenador de disciplina do consórcio CEDERJ para a disciplina Fundamentos de Programação, do curso de Tecnologia em Sistemas de Computação.

Doutor (desde 2017) e Mestre (desde 2013) em Ciências, Engenharia de Sistemas e Computação pelo Programa de Engenharia de Sistemas e Computação (PESC/COPPE - UFRJ).

Diego de Matos Gondim

Doutor e mestre em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio Mesquita Filho (UNESP-Rio Claro) e doutor em Filosofia pela Université Paris VIII (Fr): Vincennes-Saint-Denis, na Ecole Doctorale Pratiques et Théories du Sens (ED 31). Realizou estágio de pesquisa no mestrado no Departamento de Filosofia da Universidad Nacional del Sur, Bahía Blanca, Argentina. Enquanto Professor Adjunto da Universidade Federal Fluminense (UFF), pesquisa em Educação Matemática, com ênfase em Filosofia da Matemática e da Educação Matemática, História da Matemática e Etnomatemática.

Erick Javier Palacios Escobar

Possui graduação em Matemática pela Universidad Nacional Mayor de San Marcos (2013) e mestrado em Matemática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2016). Atualmente é Professor Assistente do Departamento de Ciências Exatas, Biológicas e da Terra (PEB) da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Geometria.

Marcel Duarte da Silva Xavier

Graduado em Matemática pela Universidade Federal Fluminense (2011), desenvolveu pesquisas de iniciação científica no Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (2009) e no Laboratório Nacional de Computação Científica (2011). Possui Mestrado (2014) e Doutorado (2018) em Ciências em Modelagem Computacional também pelo Laboratório Nacional de Computação Científica. Desde de 2019 é Professor do Magistério Superior no Departamento de Engenharia Mecânica (TEM) da Escola de Engenharia da Universidade Federal Fluminense.

Jiagang Yang

Possui graduação em Matemática - Peking University (2002), mestrado em Matemática - Peking University (2004) e doutorado em Matemática pela Associação Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (2008). Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Sistemas Dinâmicos, atuando principalmente nos seguintes temas: tangencia e fenômeno de newhouse. Atualmente é Professor Associado da Universidade Federal Fluminense.

Jaime Antonio Utria Valdes

Possui Graduação em Matemática (Bacharelado) pela Universidad del Atlántico (2011), Especialização em Estatística Aplicada pela Universidad del Atlántico (2013), Mestrado em Estatística pela Universidade Estadual de Campinas (2015) e Doutorado em Estatística pela Universidade Estadual de Campinas (2019). Atualmente é Professor Adjunto na Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Probabilidade e Estatística, com ênfase em percolação e sistemas de partículas.

Vânia de Oliveira Neves

É Professora Adjunta na Universidade Federal Fluminense (UFF) e possui doutorado em Ciências da Computação e Matemática Computacional pelo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC/USP) (2015). Possui título de mestre em Ciências da Computação e Matemática Computacional pelo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC/USP) (2010). É Bacharel em Ciências da Computação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2006). Foi pesquisadora visitante financiada pela Fulbright no grupo ARiSE Lab, da Columbia University (2021/2022).

Omar Javier Solano Albornoz

possui graduação em Matemática pela Universidade Nacional de Colômbia (2001) e Doutorado em Matemática pela Associação Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (2009). Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Sistemas Dinâmicos

Aline Vilela Andrade

Atualmente sou professora Adjunta do Departamento de Matemática Aplicada da Universidade Federal Fluminense. Sou doutora em Matemática pela Universidade Estadual de Campinas com período de intercâmbio na Universitat de Barcelona; mestre e licenciada em Matemática pela Universidade Federal de Viçosa. Minhas áreas de interesse são Álgebra Comutativa e Geometria Algébrica, em particular no estudo de propriedades de Lefschetz fraca e forte, Sistemas de Togliatti, Espaço de Moduli de Fibrados Vetoriais em Variedades Projetivas e Categorias Derivadas.

Danilo Vilela Avelar

Professor do Departamento de Análise da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Álgebra, atuando principalmente em Álgebras com Identidade Polinomiais e em Teoria de Números: Problema de Soma Zero.

Paulo Roberto Trales

Possui Graduação em Matemática pela Universidade Federal Fluminense, Mestrado em Matemática pela Universidade Federal Fluminense e Doutorado em Ciência da Computação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; atualmente é Professor Titular do Departamento de Análise do Instituto de Matemática e Estatística da Universidade Federal Fluminense.

Wagner Rambaldi Telles

Possui graduação em Matemática pela Universidade Federal Fluminense - UFF (2006), mestrado em Modelagem Computacional pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ (2009), doutorado em Modelagem Computacional pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ (2014) e pós-doutorado pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ (2015) como bolsista do CNPq. Atualmente é professor efetivo da Universidade Federal Fluminense, lotado no Departamento de Ciências Exatas, Biológicas e da Terra do Instituto do Noroeste Fluminense de Educação Superior - PEB/INFES/UFF.

Marlene Dieguez Fernandez

Possui graduação em Matemática pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1973) e mestrado em Matemática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1977). Atualmente é professor adjunto iv da Universidade Federal Fluminense.

Vitor Balestro Dias da Silva

Possui graduação em Matemática (Bacharelado) pela Universidade Federal Fluminense (2012), mestrado em Matemática pela Universidade Federal Fluminense (2013) e doutorado em Matemática pela Universidade Federal Flumiense (2016). Areas de interesse: Minkowski geometry, geometric functional analysis, Banach space theory, geometric flows, convex geometry, Finsler geometry. Comentários sobre meus artigos de pesquisa estão disponíveis em www.professores.uff.br/vitorbalestro

Alien Herrera Torres

Possui graduação em Matemática pela Universidad de Oriente (1996), mestrado em Matemática pela Universidad de Oriente (1999) e doutorado en Matemática pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) (2009). Fez Pos-Doutorado na Universidade Federal Fluminense (UFF) durante o ano 2010. Atualmente é professor no Instituto de Matematica da Universidade Federal Fluminense, cargo que tem exercido desde o ano 2011.

Joviana Sartori de Souza

Possui graduação em Matemática pela Universidade Federal Fluminense (2003) ,mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (2005), doutorado em Modelagem Computacional pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (2010). Atualmente é Professora Associada I da Universidade Federal Fluminense , atuando principalmente nos seguintes temas: otimização, análise numérica, o uso de tecnologias no ensino de Matemática.

Ana Maria Lima de Farias

possui graduação em Matemática pela Universidade Federal de Minas Gerais (1976), mestrado em Matemática Aplicada (Estatística) pela Associação Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (1980) e doutorado em Engenharia Elétrica (Área de concentração: Teoria de Controle e Estatística) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1999). Foi chefe do Departamento de Estatística da Universidade Federal Fluminense por 10 anos, de maio de 2006 a julho de 2016.

Luiz Satoru Ochi

Possui graduação em Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Mestrado em Matemática Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (IMECC-UNICAMP) e Doutorado em Engenharia de Sistemas e Computação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (COPPE-SISTEMAS/UFRJ). Atualmente é Pesquisador nível 1C, do CNPq, comitê de Ciência da Computação. Editor Associado da revista PESQUISA OPERACIONAL da SOBRAPO e da Revista Electrônica del Instituto Chileno de Investigación Operativa.

Leonardo Navarro de Carvalho

Possui graduação em Matemática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1993), mestrado em Matemática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1996), doutorado em Matemática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2002) e doutorado em Mathematical Sciences - The State University of New Jersey (2003). Atualmente é adjunto iv da Universidade Federal Fluminense.

Ion Moutinho Goncalves

Possui graduação em Matemática pela Universidade Federal Fluminense (1989), mestrado em Matemática pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (1991) e doutorado em Matemática pela Universidade Federal de São Carlos (2006). Realizou pós-doutorado na Simon Fraser University, na área de Educação Matemática, em 2018. É professor associado da Universidade Federal Fluminense. Como pesquisador tem interesses na área de Geometria Diferencial e na área de Educação Matemática, com ênfase em questões sobre ensino e aprendizagem dos números reais e em formação do professor de Matemática.

Lhaylla dos Santos Crissaff

Possui graduação em Matemática pela Universidade Federal Fluminense - UFF (2003), mestrado em Matemática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC-Rio (2005) e doutorado em Matemática Aplicada à Computação Gráfica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC-Rio (2009). Em 2008, durante o doutorado, realizou estágio de pesquisa na Freie Universität em Berlin na área de Geometria Diferencial Discreta. Em 2015 e 2018 realizou pós-doutorado na New York University na área de Visualização.

Ivan Wilber Aguilar Maron

Possui graduação em Matemática pela Escuela de Matemática da Universidad Nacional de San Agustín, UNSA - Peru (1995), mestrado em Matemática pelo Instituto de Matemática da Universidade Federal do Rio de Janeiro, IM - UFRJ (2000), doutorado em Matemática pelo Instituto de Matemática da Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ (2004) e pós-doutorado em Matemática pelo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação da Universidade de São Paulo, ICMC - USP. Atualmente é Professor Associado I da Universidade Federal Fluminense - UFF.

Celso José da Costa

Possui graduação em Matemática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1976), mestrado e doutorado em Matemática pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada IMPA (1977 e 1982). Foi professor visitante da Universitè de Chambery-França (1987-1988) e da Universitè de Grenoble - França (1988-1990). É membro titular da Academia Brasileira de Ciências (1999) e foi condecorado pelo MCT com a ordem nacional do mérito científico na classe de Comendador (1998). Sua área de pesquisa em Matemática é Geometria Diferencial, em especial a teoria das superfícies mínimas.

Antônio Espósito Júnior

Possui graduação em Matemática pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1987), mestrado em Modelagem Computacional pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2003) e doutorado em Modelagem Computacional pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2008). Atualmente é professor Associado da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Matemática Aplicada e Computação Científica, atuando principalmente no seguinte tema: teoria de domínios.

Rosemary Miguel Pires

Possui graduação em Matemática pela Universidade Federal de Goiás (1998), mestrado em Matemática pela Universidade Federal de Goiás (2004) e doutorado em Matemática pela Universidade de São Paulo (2011). Atualmente é professora do departamento de Matemática do Instituto de Ciências Exatas -ICEx, unidade da Universidade Federal Fluminense-UFF situada em Volta Redonda - RJ. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Álgebra, atuando principalmente nos seguintes temas: loops, loops de Moufang, loops de código e representações de loops de código.

Hernan Maycol Falla Luza

Possui graduação em Matematica - Universidad Nacional Mayor de San Marcos (2006), mestrado em Matemática pelo Instituto de Matemática y ciencias afines (2006) e doutorado em Doutorado em Matemática pela Associação Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (2010). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Folheações Holomorfas.

Bruno Alves Dassie

Possui graduação em Matemática pela Universidade Federal Fluminense (1998), Mestrado em Matemática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2001) e Doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2008). É professor Associado da Universidade Federal Fluminense, com atuação na graduação (Licenciatura em Matemática) e na Pós-Graduação (PPG-FEUFF). É líder do Grupo de Pesquisa HEDUMAT - História e Educação Matemática. Integra também a equipe do Laboratório de Educação Matemática (LABEM/UFF).

Francisco Xavier Fontenele Neto

Possui graduação em Matemática pela Universidade Estadual do Ceará (1984), graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Ceará (1983), mestrado em Matemática pela Universidade Federal do Ceará (1988), doutorado em Matemática pela Associação Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada-IMPA(1994) e pós-doutorado em matemática na Universidade de Notre Dame (USA). Atualmente é Professor Titular da Universidade Federal Fluminense (UFF).

Alan Prata de Paula

Possui graduação em Matemática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2005), mestrado em Matemática pela Associação Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (2008) e doutorado em Matemática pela Associação Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (2012). Tem experiência na área de Probabilidade e Estatística, com ênfase em Probabilidade

Fernanda Mendonça de Vasconcellos

Possui graduação em Bacharelado (2008) e Licenciatura (2011) em Matemática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e Mestrado em Matemática pela mesma instituição. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Análise e Topologia. Atualmente é professora efetiva na Universidade Federal Fluminense (UFF) e cursa o Doutorado em Matemática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Thiago Jordem Pereira

Possui graduação em Matemática pela Universidade Federal do Espírito Santo - UFES (2004), especialização em Informática em Educação pela Universidade Federal de Lavras - UFLA (2005), mestrado em Modelagem Computacional pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ (2008) e doutorado em Modelagem Computacional pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ (2012). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal Fluminense, lotado no Departamento de Ciências Exatas, Biológicas e da Terra do Instituto do Noroeste Fluminense de Educação Superior - PEB/INFES/UFF.

Marcelo da Silva Corrêa

Possui graduação em Matemática pela Universidade Federal Fluminense (1989), mestrado (1992) e doutorado (1997) em Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, com ênfase em Lógica para Ciência da Computação, atuando principalmente em teoria da prova. Tem interesse em temas da área de Ensino de Matemática e de Educação a Distância. Foi coordenador do curso de Licenciatura em Matemática a Distância UFF/CEDERJ/UAB de novembro de 2010 a início de junho de 2019.

Alex Massarenti

Possui graduação em Matematica - Università degli studi di Ferrara (2007), mestrado em Matematica - Università degli studi di Ferrara (2009) e doutorado em Geometry - International School for Advanced Studies (2013). Postdoc de excelência da Associação Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA 2013-2015). Atualmente é Professor Adjunto I da Universidade Federal Fluminense (UFF). Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Geometria Algébrica.

Abramo Hefez

Possui graduação em Matemática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1969), laurea em Matemática pela Universidade de Pisa (1971), mestrado em Matemática (1984) e doutorado em Geometria Algébrica (1985) pelo Massachusetts Institute of Technology e livre docência em Álgebra pela UNICAMP (1988). Atualmente é professor titular da Universidade Federal Fluminense.

Leonardo Cruz da Costa

Possui doutorado em Ciência da Informação pela UFF/IBICT. Atualmente é prof. Associado da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Software Básico, atuando principalmente nos seguintes temas: representação do conhecimento, publicações semânticas, mineração de texto.

Simone Dantas de Souza

Bolsista de produtividade em pesquisa PQ/CNPq nível 1D. Possui Pós-doutorado pela Brown University (2013) e pela Universidade Estadual de Campinas (2006). Doutorado em Engenharia de Sistemas e Computação pela COPPE/Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002) com período de doutorado-sanduíche pela Université Joseph Fourier (2000). Mestrado em Engenharia de Sistemas e Computação pela COPPE/Universidade Federal do Rio de Janeiro (1998) e Graduação em Matemática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1994).

Pauli Adriano de Almada Garcia

Graduado em Matemática pela Universidade Federal Fluminense (1999), Mestre em Sistemas e Computação, na área de otimização de processos, pelo Instituto Militar de Engenharia (2001) e Doutor em Engenharia Nuclear, na área de Análise Probabilística de Segurança (APS), pela Coordenação dos Programas de Pós-Graduação de Engenharia (COPPE) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (2006), e é membro da SOBRAPO - Sociedade Brasileira de Pesquisa Operacional e da ABRISCO ? Associação Brasileira de Análise de Risco, Segurança de Processo e Confiabilidade - ABRISCO.

Regina de Cassia Manso de Almeida

Professora do Ensino Básico Técnico e Tecnológico pela Universidade Federal Fluminense, RJ, Colégio de Aplicação Geraldo Reis, UFF/COLUNI. Coordenadora do Laboratório de Ensino de Matemática, LEMat -UFF/COLUN . Licenciada em Matemática pela Faculdade de Filosofia de Itaperuna, RJ, Doutora em Educação pela PUC-Rio (2008), com estágio na Alemanha, Insttut für Didaktik der Mathematik, Universidade Bielefeld. Principais áreas de atuação: Educação, Educação Matemática, Didática.

Bruno de Oliveira Chagas

Licenciado em Matemática pela Universidade Federal Fluminense (2010), tendo um dos estágios da licenciatura (120 horas) no IFRJ de Volta Redonda (2009). Mestre (2013) em Modelagem Computacional em Ciência e Tecnologia pela Universidade Federal Fluminense ? UFF ?, com o tema de dissertação Métodos de Elementos Finitos e Diferenças Finitas para a Equação de Helmholtz. Atualmente cursa o doutorado (desde 2013) em Modelagem Computacional pelo Laboratório Nacional de Computação Científica ? LNCC ?, tendo como pesquisa Algoritmos Quânticos em Problemas de Otimização.

Luciane Ferreira Alcoforado

Possui graduação em Matemática pela Universidade Federal de Santa Maria (1994), mestrado em Engenharia de Sistemas e Computação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1998) e doutorado em PROGRAMA DE ENGENHARIA CIVIL pela Universidade Federal Fluminense (2009). Atualmente é professora ASSOCIADA da Universidade Federal Fluminense, diretora do Núcleo de Pesquisas Sociais Aplicadas, Informações e Políticas Públicas (Datauff).

Jethro William van Ekeren

Possui doutorado em matemática pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT), 2012, e graduação em matemática e física pela University of Waikato, 2008. Fez pós-doutorado de excelência no Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), 2014, e atualmente é professor permanente (Adjunto A2) da Universidade Federal Fluminense (UFF). Tem experiência na área de matemática, com ênfase em álgebras de Lie, álgebras de vértices, a teoria de representações e formas automorfas.

Edgard Coelho de Andrade

Possui graduação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1973), mestrado pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1975) e doutorado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1986). É PROFESSOR ASSOCIADO IV da Faculdade de Administração, Ciências Contábeis da Universidade Federal Fluminense (UFF) atuando no CURSO DE CIÊNCIAS ATUARIAIS. Atualmente é chefe do Departamento de Ciências Atuariais da UFF.

Hamilton Faria Leckar

Possui graduação em Matemática pela Universidade Federal Fluminense, mestrado em Matemática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e doutorado em Matemática Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas.

Gilmar Garbugio

Possui graduação em Matemática pela Universidade Estadual de Maringá (2000) e mestrado em Matemática pela Universidade Estadual de Campinas (2003).Doutor em Modelagem Computacional no Laboratório Nacional de Computação Científica (2014)-LNCC, Petrópolis-RJ.Sou professor Adjunto 2 no Departamento de Matemática (VMA) da Universidade Federal Fluminense, Câmpus de Volta Redonda.Tem experiência na área de Matemática, matemática aplicada, modelagem computacional, com ênfase em Equações Diferenciais Parciais do tipo parabólicas e hiperbólicas.

Katia Rosenvald Frensel

Possui graduação em Matemática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ - 1979), mestrado em Matemática pela Associação Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA - 1983) e doutorado em Matemática pela Associação Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA - 1988). Atualmente é professor Adjunto IV da Universidade Federal Fluminense a sua área de pesquisa é Geometria Diferencial, atuando principalmente nos seguintes temas: hipersuperfícies de curvatura média constante, superfícies mínimas e Grupos de Lie.

Raquel de Souza Francisco Bravo

Possui graduação em Matemática pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2003), mestrado e doutorado em Engenharia de Sistemas e Computação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2006 e 2011, respectivamente). Fez Pós-Doutorado, na Universidade Federal Fluminense. Por 2 anos trabalhou como professora efetiva na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro e atualmente é professora efetiva da Universidade Federal Fluminense.

Juliana Coelho Chaves

Possui graduação em Matemática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1999), mestrado em Matemática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2001) e doutorado em Matemática pela Associação Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (2006). Atualmente é professora da Universidade Federal Fluminense. Trabalha na área de Geometria Algébrica, atuando principalmente em mapas de Abel, variedades de Brill-Noether e gonalidade de curvas estáveis.

Danilo Artigas da Rocha

Possui graduação em Matemática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2003), mestrado em Engenharia de Sistemas e Computação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2006) e doutorado em Engenharia de Sistemas e Computação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2010). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Teoria da Computação, atuando principalmente nos seguintes temas: Algoritmos, Complexidade Computacional e Teoria dos Grafos.

Ana Isabel de Azevedo Spinola Dias

Possui graduação em Matemática pela Universidade Federal Fluminense (1986), mestrado em Matemática Aplicada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1991) e doutorado em Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1999). Atualmente é Professor Associado IV da Universidade Federal Fluminense e está lotada no Departamento de Ciências da Natureza da UFF/Rio das Ostras. Atuou principalmente nos seguintes temas: Novas Tecnologias no Ensino, Álgebra Linear, Teoria das Categorias e Educação Matemática e Ensino a Distância.

Vanessa da Silva Garcia

Graduação em Matemática pela Universidade Federal Fluminense (1999), Mestre em Engenharia Nuclear pelo Programa de Engenharia Nuclear (PEN/COPPE/UFRJ) (2004), Doutora em Engenharia Nuclear pelo Programa de engenharia Nuclear (PEN/COPPE/UFRJ) (2009). Pós doutorada em Modelagem Computacional pelo Programa de Pós-graduação em Modelagem Computacional em Ciência e Tecnologia (MCCT/EEIMVR/UFF). Professora Adjunta da área de Métodos Quantitativos Aplicados, no Departamento de Administração, do Instituto de Ciências Humanas e Sociais, do Polo Universitário de Volta Redonda (VAD/ICHS/PUVR/UFF).

Leiliane Coutinho da Silva Ramos

Possui graduação em Matemática pela Universidade Federal da Bahia (1996), mestrado em Matemática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2001) e doutorado em Educação Matemática pela Universidade Anhanguera de São Paulo (2017). Atualmente é professora adjunto 3 da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de geometria e matemática inclusiva.

Regina Célia Moreth Bragança

Possui graduação em Matemática pela Universidade Federal Fluminense (1978), mestrado em Matemática pela Universidade Federal Fluminense (1985) e doutorado em Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1999). Atualmente é professor Associado da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Lógica Matemática, nos seguintes temas: sequent calculus, s5, teorias matemáticas, gramáticas universais e interpolation.

Sérgio de Moura Almaraz

Graduou-se e obteve seu Mestrado pela PUC-Rio e seu Doutorado pelo IMPA em 2009. É professor associado da UFF, onde atua desde 2009. Foi pesquisador visitante no Imperial College London em 2012/2013 e na Universidade de Princeton em 2018/2019. Atualmente é chefe do Departamento de Matemática Aplicada da UFF.

Reginaldo Demarque da Rocha

Possui graduação em Matemática pela Universidade Federal de Viçosa (2005), mestrado em Matemática pela Universidade Federal Fluminense (2008) e doutorado em Matemática pela Universidade Federal de Minas Gerais (2011). Atualmente professor da Universidade Federal Fluminense.

Andréa Gomes Guimarães

Possui graduação em Matemática pela Universidade Federal Fluminense (1993), mestrado em Matemática pela Universidade Federal Fluminense (1996) e doutorado em Matemática pela Universidade de São Paulo (2005). Foi professora da Universidade Estadual do Rio de janeiro (1997-2010) e atualmente é professor associado da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Teoria Algébrica de Singularidade.

Carlos Eduardo Mathias Motta

Carlos Mathias é Doutor em Matemática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, mesma instituição em que concluiu seu mestrado em 1989. Atualmente é Professor Associado do Departamento de Matemática Aplicada (GMA) da Universidade Federal Fluminense. Foi professor do IME, entre 1990 e 1993, e da UFRRJ, entre 1994 e 2009. Possui pesquisas nas áreas de Educação Matemática e Matemática Pura.

Marcos de Oliveira Lage Ferreira

Possui graduação em Matemática obtida na Universidade do Estado do Rio de Janeiro no ano de 2004. Obteve os títulos de mestre (2006) e doutor (2009) em Matemática Aplicada pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Sua dissertação de mestrado recebeu menção honrosa no workshop de teses e dissertações do SIBGRAPI 2006. Em 2008, durante o doutorado, fez estágio de pesquisa na Freie Universität em Berlin na área de Processamento Geométrico. Em 2015 realizou pós-doutorado na New York University na área de Visualização.

Patricia Lusie Velozo da Costa

Professora adjunta e Chefe do Departamento de Estatística do Instituto de Matemática e Estatística da Universidade Federal Fluminense. Doutora (2014) e mestre (2009) em Estatística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro sob orientação da professora Alexandra Mello Schmidt, com bolsa da CAPES. Iniciação científica (2006) com bolsa da FAPERJ e orientação do professor Guilherme Augusto de La Rocque. Graduada em Matemática (2007) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Interesse em modelos espaço-temporais, modelos dinâmicos, modelos mistos e inferência bayesiana.

Cheng Xu

possui graduação em Matemática - Sichuan University, China (1985), mestrado em Matemática - Sichuan University, China (1988) e doutorado em Matemática pelo IMPA (Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada) (2001). Atualmente é professora associada da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Geometria Diferencial, atuando principalmente nos seguintes temas: Geometria Riemanniana, Geometria de subvariedades.

Bruno Rodrigues Santiago

Possui graduação (2006 a 2011) e mestrado (2009 a 2011) em matemática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. É Doutor em Matemática (2011 a 2015), pela mesma instituição, tendo realizado período sanduíche na Universidade da Borgonha, Dijon, França. Fez estágio de pós-doutorado no Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (2015 a 2016), e na Universidade da Borgonha, Dijon, França. Atualmente é Professor Adjunto A do Departamento de Análise da Universidade Federal Fluminense e Jovem Cientista do Nosso Estado (FAPERJ).

Fábio Gonçalves

Possui graduação em Matemática (1995), mestrado (1999) e doutorado (2006) em Modelagem Computacional pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro na linha de pesquisa Matemática Aplicada e Computação Científica. Atualmente é professor da Universidade Federal Fluminense no Departamento de Ciências da Natureza. Tem experiência na área de Matemática Aplicada, com ênfase em Modelagem Matemática, Métodos Numéricos e Análise de Estabilidade, Processamento de Imagens Digitais, e aplicações envolvendo fenômenos de transporte em meios porosos.

Thiago Fassarella do Amaral

possui graduação em Matemática pela Universidade Federal do Espírito Santo (2002), mestrado em Matemática pela Associação Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (2004) e doutorado em Matemática pela Associação Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (2008). Atualmente é professor associado da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Geometria Algébrica e Teoria das Folheações.

Leonardo Bruno Vana

Possui graduação em Matemática pela Universidade Federal Fluminense (1998), mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Federal Fluminense (2002) e doutorado em Engenharia de Sistemas e Computação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2008). Atualmente sou professor adjunto do departamento de Ciências Atuariais e Finanças da Universidade Federal Fluminense. Tenho experiência na área de Matemática e Ciência da Computação, com ênfase em Lógica, atuando principalmente em teoria da prova.

Marcelo de Oliveira Dias

Possui Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2005), Mestrado em Modelagem Computacional/área de Concentração Matemática Aplicada, pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2008) e Doutorado em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2012). Atualmente é professor Adjunto da Universidade Federal Fluminense e Docente Permanente do Programa Stricto Sensu de Pós Graduação em Ensino (PPGEn/UFF/INFES) , atuando na Linha de Pesquisa: Práticas Pedagógicas e Formação de Professores.

Luis Filipe Rossi

Possui graduação em Matemática pela Faculdade de Humanidades Pedro II (1976), mestrado em Economia pela EPGE - Escola de Pós-Graduação em Economia - FGV/RJ (1991) e doutorado em Administração - IAG - PUC/RJ (2004). Atualmente é professor 3o grau da Universidade Federal Fluminense, ex-professor Faculdades IBMEC - Rio de Janeiro, ex-professor da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro . Tem experiência nas áreas de Economia e Finanças, atuando principalmente nos seguintes temas: Finanças Internacionais,Valuation, Fundos de Investimentos e Mercado de Capitais.

Luiz Alberto Viana da Silva

Possui bacharelado em Matemática pela Universidade Federal Fluminense (2007), mestrado em Matemática pela Universidade Federal Fluminense (2008) e doutorado em Doutorado em Matemática pela Universidade Estadual de Campinas (2012). Seus interesses em pesquisa se concentram em Análise Funcional, em Equações Diferenciais Parciais e na Dinâmica dos Fluidos Incompressíveis.

Mario Olivero Marques da Silva

Possui graduação em Matemática pela Universidade Estadual de Maringá (1978), mestrado em Matemática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1981) e doutorado em Matemática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1986). Atualmente é professor associado IV da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Topologia Algébrica e Diferencial, atuando principalmente nos seguintes temas: fibrados vetoriais, fibrados, classes de stiefel-whitney, join products e indices of k-fields.

Silverio Augusto Moura Soares de Souza

Coordenador do curso de Pós Lato Sensu "Educação, Trabalho e Cultura Profissional: Multidimensionalidade da Práxis Docente". Possui graduação em Pedagogia (2ª licenciatura) e Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO); Doutorado em Políticas Públicas e Formação Humana (PPFH) pela Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). É Professor Adjunto II da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense (UFF) e atua na área de Organização do Trabalho na Escola (OTE).

Jacqueline Bernardo Pereira Oliveira

Possui Graduação em Matemática pela UFF (1986), Mestrado em Matemática pela UFRJ (1991), Especialização em Estatística com ênfase em pesquisa de mercado pelo UBM (2010) e, Doutorado em História das Ciências e das Técnicas e Epistemologia - UFRJ (2016).

Subscrever Matemática