Universidade Estadual de Campinas

Pesquisador

Rafaella Regina Alves Peixoto

Bacharel em Química (Modalidade Tecnológica) e Doutora em Ciências (área de concentração: Química Analítica, doutorado direto, com período sanduíche no Instituto de Agroquímica y Tecnología de Alimentos, IATA-CSIC, Espanha) pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Fez pós-doutorado na Universidad de Oviedo (UNIOVI, Espanha) e na Faculdade de Engenharia de Alimentos da UNICAMP. Atualmente, é Professora Adjunta no Departamento de Química Analítica (GQA) da Universidade Federal Fluminense (UFF).

Maína Bertagna

Professora Adjunta do Instituto de Educação de Angra dos Reis - IEAR/UFF, coordena o GEPENSI - Grupo de Estudos e Pesquisas em Ensino de Ciências e Geografia e atua na área de Ensino de Ciências e Biologia com ênfase na formação de professores de Ciências e de Biologia Pedagogia, anos iniciais do Ensino Fundamental. Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas/UNICAMP (2013). Mestre em Genética e Biologia Molecular pela Universidade Estadual de Campinas/UNICAMP (2007).

Sebastian Ujevic Tonino

Possui graduação em Licenciatura en Física - Universidad de Concepción (1997), Mestrado em Física pela Universidade Estadual de Campinas (2000) e Doutorado em Física pela Universidade Estadual de Campinas (2004). Atualmente é Professor Adjunto IV da Universidade Federal Fluminense no Departamento de Ciências Exatas da Escola de Engenharia do Polo Universitário de Volta Redonda.

María Verónica Secreto de Ferreras

Possuo graduação em História pela Universidad Nacional de Mar Del Plata - Argentina (1991), mestrado em História pela Universidade Federal Fluminense (1995) e doutorado em Ciência Econômica pela Universidade Estadual de Campinas (2001). Fui professora efetiva nas universidades federais do Ceará (2002-2004) e Rural do Rio de Janeiro (2004-2008). Tenho experiência na área de História, com ênfase emHistória do Brasil Império e História da América comparada, atuando principalmente nos seguintes temas: história agrária, escravidão, história ambiental.

Mauricio Alves de Melo Junior

Professor Adjunto do Instituto de Química da Universidade Federal Fluminense (UFF). Graduado em Química pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e mestre em Química Inorgânica pela UNICAMP. Completou o Doutorado em Química Inorgânica pela UNICAMP com uma etapa realizada na Laurentian University (Canadá), atuando na área de Química de Materiais.

Mariana Rocha Nadaes

Possui Graduação pela Faculdade de Odontologia da Universidade Federal Fluminense (2012), Especialização em Radiologia e Imaginologia Odontológica pela Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Juiz de Fora (2013), Mestrado em Clínica Odontológica pela Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Juiz de Fora (2015) e Doutorado em Radiologia Odontológica pela Faculdade de Odontologia de Piracicaba da Universidade Estadual de Campinas (2018).

Jordan Lambert Silva

Possui graduação em Bacharelado em Matemática pela Universidade Estadual de Campinas (2010), mestrado em Matemática pela Universidade Estadual de Campinas (2013) e doutorado em Matemática pela Universidade Estadual de Campinas (2017). Atualmente é professor do magistério superior da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Teoria de Lie, atuando principalmente nos seguintes temas: schubert varieties e permutations.

Ricardo Abrate Luigi Junior

Professor do Programa de Pós-graduação em Geografia (PPG) da Universidade Federal Fluminense.

Professor Adjunto do Curso de Geografia da Universidade Federal Fluminense (UFF), no Instituto de Ciências da Sociedade e Desenvolvimento Regional (ESR), líder do grupo de pesquisas GeoCoLAB, coordenando a linha de investigações sobre "Governança global, Integração Regional, Organizações Internacionais e Políticas Educacionais".

Doutor em Geografia pela UNICAMP, pesquisando nos campos da Geografia e das Relações Internacionais, nas seguintes subár

Daniel Rodrigo Herrera Morante

Daniel R. Herrera é professor adjunto do Departamento de Odontoclínica da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal Fluminense (UFF), Rio de Janeiro - Brasil (2019). Atuou como Professor Visitante/Pesquisador na Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2018-2019). Possui graduação em Odontologia pela Universidade San Martin de Porres, Lima ? Peru (2001). Antes da sua vinda para o Brasil atuou em consultório particular em Lima por 6 anos.

Jaime Antonio Utria Valdes

Possui Graduação em Matemática (Bacharelado) pela Universidad del Atlántico (2011), Especialização em Estatística Aplicada pela Universidad del Atlántico (2013), Mestrado em Estatística pela Universidade Estadual de Campinas (2015) e Doutorado em Estatística pela Universidade Estadual de Campinas (2019). Atualmente é Professor Adjunto na Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Probabilidade e Estatística, com ênfase em percolação e sistemas de partículas.

Emmanuel João Nogueira Leal da Silva

Cirurgião-Dentista pela Faculdade de Odontologia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (FO-UERJ) em 2007; Especialista em Endodontia (UERJ) em 2008; Mestre em Clínica Odontológica, área de concentração em Endodontia, pela Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP-UNICAMP) em 2011; Doutor em Clínica Odontológica, área de concentração em Endodontia pela Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP-UNICAMP) com estágio de pesquisa na University of Minnesota, MN, EUA em 2013. Pós-Doutorado pela Universidade Estadual de Campinas em 2014.

Leda Velloso Buonfiglio

Professora do Departamento de Geografia da Universidade Federal Fluminense. Doutora em Geografia pela Universidade Estadual de Campinas (2015); mestre em Geografia pela Universidade de Brasília (2007) geógrafa pela Universidade de São Paulo (2004). Área de atuação: Geografia Urbana, planejamento urbano-regional, políticas territoriais, novas periferias, empreendimentos habitacionais, programas habitacionais, relação Estado e sociedade civil. Atua como Professora Colaboradora do Programa de Pós Graduação em Geografia (PPGEO) da Universidade Federal do Rio Grande (FURG).

Aline Vilela Andrade

Atualmente sou professora Adjunta do Departamento de Matemática Aplicada da Universidade Federal Fluminense. Sou doutora em Matemática pela Universidade Estadual de Campinas com período de intercâmbio na Universitat de Barcelona; mestre e licenciada em Matemática pela Universidade Federal de Viçosa. Minhas áreas de interesse são Álgebra Comutativa e Geometria Algébrica, em particular no estudo de propriedades de Lefschetz fraca e forte, Sistemas de Togliatti, Espaço de Moduli de Fibrados Vetoriais em Variedades Projetivas e Categorias Derivadas.

Silvana Cristina da Silva

Possui graduação em Geografia (2004) pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP, mestrado e doutorado pela mesma Universidade (2012). Fez estágio doutoral na Universidade Complutense de Madrid (2009 - 2010). Atualmente é docente dos cursos de Graduação em Geografia (licenciatura e Bacharelado) e do Programa de Pós-graduação em Geografia da Universidade Federal Fluminense (UFF/Campos dos Goytacazes). Coordena o Grupo de Pesquisa Território e Cidades (TeCidades) desde 2013 (http://tecidades.sites.uff.br/).

Márcia Maria Menendes Motta

Desde 1992 é professora do Departamento e do Programa de Pós Graduação em História da Universidade Federal Fluminense. A partir de 2015 tornou-se professora titular da Instituição. Tem experiência na área de História, com ênfase em História Agrária, atuando principalmente nos seguintes temas: conflito de terra, apropriação territorial, direito agrário e movimentos rurais. É autora de inúmeros artigos (em revistas nacionais e estrangeiras)sobre a questão agrária. Em 1998 publicou o livro:"Nas Fronteiras do Poder: conflito e direito à terra no Brasil do século XIX".

Rejany dos Santos Dominick

Licenciada em Educação Física (1984) e em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1986). Mestra em Educação pela Universidade Federal Fluminense (1993) e doutora em História, Filosofia e Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2003). Atualmente é professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense. Coordena projetos de Extensão, de Pesquisa e de Inovação Social articulados às tecnologias na educação. É uma das editoras da RevistAleph, que tem como categoria geradora as experiências instituintes.

Maína Bertagna Rocha

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2003), mestrado em Genética e Biologia Molecular pela Universidade Estadual de Campinas (2007) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2013). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação em Ciências e Biologia, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de ciências, formação de professores, educação ambiental, pedagogia e anos iniciais.

Silmara Cristina Dela da Silva

Professora Associada da UFF, no Departamento de Ciências da Linguagem, coordenadora do Programa de Pós-graduação em Estudos de Linguagem, do Instituto de Letras da UFF e presidenta da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Letras e Linguística (ANPOLL). Possui graduação em Comunicação Social ? Jornalismo, pela UNESP-Bauru (1998), mestrado em Estudos Linguísticos pela UNESP-São José do Rio Preto (2004) e doutorado em Linguística pela UNICAMP (2008).

Ludmila Rodrigues Antunes

Doutora em Ciências Econômicas na área de Política Social, possui Especialização em Economia do Trabalho e Sindicalismo pela Universidade Estadual de Campinas. Bacharel em História pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. É Professora Associada do Departamento de Segurança Pública da Universidade Federal Fluminense. pesquisadora do LAESP-UFF

Wilson Martins Lopes Junior

Possui graduação em Licenciatura em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1995), graduação em Bacharelado em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1996), mestrado em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2000) e doutorado em Geografia pela Universidade Estadual de Campinas (2007). Atualmente é professor associado II da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Humana, Turismo e Meio Ambiente.

Jose Mauro Granjeiro

Graduado em Odontologia pela Universidade de São Paulo (1989), mestre em Ciências/Bioquímica pela Universidade Estadual de Campinas (1994) e doutor em Ciências/Química pela Universidade Estadual de Campinas (1998). Realizou estágio pós-doutor em Biologia Celular e Molecular no Instituto de Química da USP (1999-2000). Obteve o título de livre-docente pela Universidade de São Paulo em 2001. Atualmente é Especialista Sênior em Metrologia e Qualidade do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).

Lucia Cardoso Mourão

Realizou Pós-doutorado no laboratório École, Mutations et Apprentissage(EMA), da Université de Cergy-Pontoise, França (2014), possui doutorado em Saúde Coletiva pela Universidade Estadual de Campinas (2006), Mestrado em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1993), Especialização em Educação em Saúde pela Universidade Federal Fluminense (1991) e Desenvolvimento Gerencial de Unidade Básica de Saúde pela Escola Nacional de Saúde Pública-FIOCRUZ (1997); e graduação em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade Federal Fluminense (1985).

Andrés Pablo López Barbero

Possui graduação em Engenharia de Telecomunicações pela Universidade Federal Fluminense (1988), mestrado em Engenharia Eletrônica e Computação pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (1991) e doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas (2000). Foi o principal articulador para implantação do Curso de Mestrado em Engenharia de Telecomunicações do departamento de ensino ao qual é lotado, e coordenador do mesmo Curso entre 2003 e 2008. Atualmente é professor Associado IIV do Departamento de Telecomunicações da Universidade Federal Fluminense.

Célia Machado Ronconi

Célia M. Ronconi received her BA degree (1995) in Chemistry from Londrina State University (UEL), MSc (1998) degree from the Federal University of São Carlos (UFSCar) and PhD in Inorganic Chemistry (2002) from the University of Campinas (UNICAMP), Brazil. From 2003-2005 she was a post-doctoral fellow working with Sir J. F. Stoddart (The Nobel Prize in Chemistry 2016) at the Department of Chemistry and Biochemistry, UCLA, Los Angeles, CA, USA. From 2006-2009 she was Associate Professor at the Department of Inorganic Chemistry at the Federal University of Rio de Janeiro (UFRJ).

Carlos Enrique Navia Ojeda

Possui graduação em Licenciatura en Física - Universudad Mayor de San Andres (1979), mestrado em Física pela Universidade Estadual de Campinas (1981) e doutorado em Física pela Universidade Estadual de Campinas (1986). Atualmente é professor associado da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Física, com ênfase em Física das Partículas Elementares e Campos, atuando principalmente nos seguintes temas: raios cósmicos, fisica de hadrons e astrofísica. Tem atuado como arbitro de varias revistas científicas.

Vanessa Lopes Teixeira

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal Fluminense (1995), mestrado em Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1998) e doutorado em Ciência Econômica pela Universidade Estadual de Campinas (2009). Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal Fluminense.

Jonis Freire

Professor do Departamento de História da Universidade Federal Fluminense (UFF). Possui graduação em História pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP/2000), mestrado em História pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Franca (UNESP/2004), Doutorado em História pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP/2009) e Pós-Doutorado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG/2014). Foi professor do Programa de Pós-graduação em História do Brasil (PPGHB) Universidade Salgado de Oliveira. É Pesquisador da Rede de Grupos de Pesquisa Escravidão e Mestiçagens.

Raquel Andrade Donagemma

Possui graduação em Química Industrial pela Universidade Vale do Rio Doce (1996), mestrado em Agroquímica pela Universidade Federal de Viçosa (2000) e doutorado em Química Analítica pela Universidade Estadual de Campinas (2004). Atualmente é professor Associado II da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Química Analítica, atuando principalmente nos seguintes temas: métodos de separação, validação de métodos, preparo de amostras e gerenciamento ambiental.

José Santo Guiscafré Panaro

Graduado em Engenharia Eletrônica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1980), obteve os títulos de Mestre e Doutor em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas, respectivamente em 2001 e 2005. Atuou como engenheiro de desenvolvimento e foi Chefe de Projetos Eletrônicos da Conpart Ind. Eletrônica e, posteriormente, exerceu o cargo de Gerente de Projetos do PRODEP ? Centro de Projetos e Desenvolvimento do Inatel. Na área acadêmica, foi professor do Instituto Nacional de Telecomunicações ?

Silvania Alves de Carvalho

é bacharel em Fisica pela Universidade Federal Fluminense (2004), mestre em Física pela Universidade Estadual de Campinas (2006) e doutora em Física pela Universidade Estadual de Campinas. Atualmente é professora adjunta no Departamento de Ciência Exatas (VCE) da Escola de Engenharia Metalúrgica de Volta Redonda (EEIMVR) Universidade Federal Fluminense (UFF/Volta Redonda). Tem experiência na área de Óptica e Física Atômica e Molecular, com ênfase em Interação de radiação com matéria e Óptica não-linear, atuando principalmente nos seguintes temas: estudos de desvios de caminhos ópticos.

Luciana Maria Ramires Esper

Docente associada da Faculdade de Farmácia da Universidade Federal Fluminense( UFF)- Graduada em Farmácia- bioquímica (indústria e tecnologia de alimentos), mestre em Tecnologia de Alimentos pela FEA/UNICAMP (2006). Doutorado em Tecnologia de Alimentos pela Faculdade de Engenharia de Alimentos-UNICAMP. Atua no ensino, pesquisa e extensao. Tem experiencia na area de Ciência e Tecnologia de Alimentos ( analises microbiologicas e Higiene Alimentar-Controle de Qualidade de Alimentos), Higienização, Biofilmes microbianos e Sistema quorum sensing.

Camila Heitor Campos

Possui graduação em odontologia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2007); especialização em Prótese Dentária pela Marinha do Brasil (2009); mestrado em Clínica Odontológica, área de concentração em Prótese Dentária, pela Universidade Estadual de Campinas (2012) e doutorado em Clínica Odontológica, área de concentração em Prótese Dentária, pela Universidade Estadual de Campinas (2015).

Vânia Mayumi Nakajima

Degree in Nutrition from the Federal University of Viçosa (2008), Master's Degree in Nutrition Science from the Federal University of Viçosa (2010) and PhD in Food and Nutrition from UNICAMP. Experience in Nutrition, with emphasis on Clinical Nutrition and Food Science.

Luciana Esmeralda Ostetto

Com formação de base em Pedagogia - Educação Pré-escolar (Universidade Federal de Santa Catarina -1985), atuei como professora em Creche e Pré-escola (Florianópolis/SC) e pedagoga de Creche (Prefeitura Municipal de São Paulo). Hoje sou professora da Faculdade de Educação - Universidade Federal Fluminense, atuando na pós-graduação (Mestrado e Doutorado em Educação) e na graduação (curso de Pedagogia). Fui professora do Centro de Educação - Universidade Federal de Santa Catarina (1995-2012).

Regina Célia Frigério

Possui graduação -Bacharelado e Licenciatura- em Geografia pela Universidade Federal do Espírito Santo (2000), mestrado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (2010) e doutorado em Geografia pela Universidade Estadual de Campinas (2018). Desde 2012 é professora do Departamento de Geografia da Universidade Federal Fluminense - Campos dos Goytacazes-RJ.

Alessandro André Leme

possui graduação em Ciências Sociais Bacharelado pela Universidade Federal de São Carlos (2000) e mestrado em Ciências Sociais (área de concentração: Relações Sociais, Poder e Cultura) pela Universidade Federal de São Carlos (2002). É Doutor em Ciência Política pela UNICAMP. Fez Pós-Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da UNICAMP na área de Sociologia do Desenvolvimento. Foi Professor Bolsista do Departamento de Ciência Política da Universidade Estadual de Campinas de 2003 a 2006, e professor da PUC-Campinas no primeiro semestre de 2007.

Maurício Weber Benjó da Silva

Possui graduação em Engenharia de Telecomunicações; Mestrado e Doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas (FEEC/UNICAMP) e Pós-Doutorado em Engenharia de Telecomunicações pela Universidade Federal Fluminense (TET/UFF). Atualmente é professor adjunto A da Universidade Federal Fluminense, lotado no Departamento de Telecomunicações. É membro da Sociedade Brasileira de Micro-ondas e Optoeletrônica e sócio fundador da Sociedade Brasileira de Metamateriais.

Jairo Werner Junior

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal Fluminense, Mestrado em Educação pela Universidade Federal Fluminense e Doutorado em Saúde Mental pela Universidade Estadual de Campinas, Professor Titular da Faculdade de Medicina Universidade Federal Fluminense disciplinas e áreas: Neuropsiquiatria Infantil / Psiquiatria infantil / Desenvolvimento Infantil), Professor Adjunto da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Saúde e Educação e Educação Inclusiva).Tem dedicado sua carreira docente-assistencial no campo da Medicina, na especialidade - Psiquiatria / Psiquiatria da Infânci

Adriana Dibo da Cruz

Possui graduação em Odontologia pela [UNAERP] Universidade de Ribeirão Preto (2001), mestrado (2005) e doutorado (2009) em Radiologia Odontológica [FOP-UNICAMP] pela Universidade Estadual de Campinas. Desde 2010 é professora (Associada) na Faculdade de Odontologia do Instituto de Saúde de Nova Friburgo da Universidade Federal Fluminense [ISNF/UFF], no Departamento de Formação Específica, área de Radiologia Odontológica e Imaginologia. Ministra aulas na Graduação e Pós-Graduação (PPGO-ISNF). Foi coordenadora da Pós-Graduação (PPGO-ISNF - Código: 31003010094P9 ) -mandato de 2017-2021.

Ana Lúcia Abrahão da Silva

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Federal Fluminense (1992), mestrado em Saúde Coletiva pela Universidade Estadual de Campinas (1999) e doutorado em Saúde Coletiva pela Universidade Estadual de Campinas (2004). Atualmente é professor titular da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Gestão Em Saúde, atuando principalmente nos seguintes temas: enfermagem, processo de trabalho, politica de saúde, cuidado em saúde e formação em saúde.

Donizete Vago Daher

Professora Titular da Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa da Universidade Federal Fluminense.

Helena Cristina da Gama Leitão

Possui graduação em Matemática Modalidade Informática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1988), mestrado em Engenharia de Sistemas e Computação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1991) e doutorado em Ciência da Computação pela Universidade Estadual de Campinas (1999). Atualmente é associado (nivel 4) na Universidade Federal Fluminense.

Marcus Vinicius Corrêa Carvalho

Possui Licenciatura em História pela Universidade Federal de Ouro Preto (1993), Mestrado em História pela Universidade Estadual de Campinas (1997), Doutorado em História pela Universidade Estadual de Campinas (2003) e Pós-Doutorado em História da Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2012). Atualmente, é Professor Adjunto, DE, na Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense (UFF), na área de História da Educação. Honrado com o Prêmio Casa de Rui Barbosa 2009.

Lisete Jaehn

Pedagoga e doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas(UNICAMP). Professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense.  Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Currículo, Conhecimentos e Formação de Professores(CCFP). Atualmente preside o Colegiado Geral das Licenciaturas da UFF e a Divisão de Prática Discente. É membro-associado da ANFOPE. Integra a coordenação colegiada do Fórum de Mobilização e Defesa do curso de Pedagogia-RJ e a organização nacional do Movimento em Defesa do curso de Pedagogia.

Carlos Alberto da Conceicao Andrade

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1979), mestrado em Genética pela Universidade Estadual de Campinas (2001) e doutorado em Genética e Biologia Molecular pela Universidade Estadual de Campinas (2006). Atualmente é prof. Adjunto IV pelo Departamento de Biologia Marinha da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Genética, com ênfase em Genética Animal

Robisom Damasceno Calado

Doutor em Engenharia Mecânica - Processos de Fabricação pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (2011). Mestre em Engenharia Mecânica - Processos de Fabricação pela UNICAMP (2006), Graduado em Engenharia de Produção Mecânica pela Universidade Metodista de Piracicaba - UNIMEP (2001). Pós Doutorado em Engenharia de Produção pela UNESP Guaratingueta (2014) e com período na Engenharia Mecânica da Universidade de Coimbra pesquisando Lean Healthcare.

Rebeca de Souza Azevedo

Sou professora associada II das disciplinas de Patologia Oral, Estomatologia e Estomatopatologia e responsável pelo Laboratório de Patologia Oral do Instituto de Saúde de Nova Friburgo da Universidade Federal Fluminense. Sou também mãe do Caio, de 7 anos, do Bento, de 5 anos, e do Jonas, de 1 ano.

Magda Kimico Kaibara

Professora doutora da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Análise Numérica, com atuação principalmente nos seguintes temas: análise wavelet, diferenças finitas, leis de conservação. Tem interesse em temas da área de Educação Matemática. Possui Doutorado em Matemática Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (2000), mestrado em Matemática pela Universidade de São Paulo (1992) e Bacharelado em Matemática pela Universidade de São Paulo (1987).

Diego Rossi Gratieri

Possui graduação em Licenciatura em Física pela Universidade Federal de Pelotas (2004), mestrado em Física pela Universidade Estadual de Campinas (2006) e doutorado em Doutorado em Física pela Universidade Estadual de Campinas (2012). Atualmente é professor da Universidade Federal Fluminense, EEIMVR-UFF.

Beethoven Barreto Alvarez

É Professor Adjunto de Língua e Literatura Latina na Universidade Federal Fluminense (UFF). Docente do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem (PosLing/UFF). Coordenador da área de Latim do PROLEM/UFF (Extensão). Líder do grupo de pesquisa (CNPq) "Laboratório de Estudos Clássicos" (LEC-UFF) e um dos coordenadores do "Núcleo de Tradução & Criação" (ntc/uff). Realizou estágio de pós-doutorado (2019/2020) na University of St Andrews.

Mara Cíntia Kiefer

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Campinas (1995), mestrado em Ciências Biológicas (Zoologia) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1998), doutorado em Ecologia pela Universidade Estadual de Campinas (2003) e pós-doutorado pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2004 a 2006). Foi Professora Adjunta Visitante do Departamento de Ecologia, Instituto de Biologia, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, no período de 2006 a 2009.

Marcelo Mac Cord

Bacharel em História pela UFRJ (1997); Mestre, Doutor e Pós-Doutor em História pela UNICAMP (2001, 2009 e 2012); Pós-Doutor em História pela UFRJ (2016); Professor Associado I de História da Educação da Faculdade de Educação da UFF (onde trabalha desde 2012); Conquistou alguns prêmios acadêmicos e publicou livros, capítulos de livros, artigos e outros escritos na área de História.

Carlos Augusto Vidotto

Graduado em Ciências Econômicas pela Universidade de São Paulo (1989), mestre em Ciência Econômica pela Universidade Estadual de Campinas (1995) e doutor em Ciência Econômica pela Universidade Estadual de Campinas (2002). De 2002 a 2007 integrou o corpo docente de graduação e pós-graduação do Departamento de Economia da FEA-UFF. De 2007 a 2010 esteve cedido ao Banco Interamericano de Desenvolvimento para trabalhar como Conselheiro-Senior da Diretoria do Brasil junto àquela instituição, em Washington.

Larissa Maria Assad Cavalcante

Possui graduação em Odontologia pela Universidade do Oeste Paulista (2000), Mestrado (2005) e Doutorado (2008) em Clínica Odontológica pela Universidade Estadual de Campinas (FOP-UNICAMP). Realizou o Doutorado Sanduíche pela CAPES e o Pós-doutorado no Biomaterials Research Group na The University of Manchester (Inglaterra).Tem experiência na área de Odontologia, com ênfase em Dentística e Materiais Dentários, atuando principalmente nos seguintes temas: compósitos odontológicos, propriedades de superfície, degradação de polímeros, clareamento dental.

Vinicius D´Avila Bitencourt Pascoal

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Campinas (2005), doutorado direto em Ciências pela Faculdade de Ciências Médica -UNICAMP com ênfase em neurociência concluído em 2010. Pos doc (2010) na University of Medicine and Dentistry of New Jersey (UMDNJ), com estudos funcionais analisando a atividade de microRNAs em linhagens celulares permanentes e células de pacientes com Esclerose Múltipla.

Maria Aparecida Alves

Possui mestrado em Sociologia pela Universidade Estadual de Campinas (2001), com ênfase em Sociologia do trabalho. Possui doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2008), na área de concentração: Educação, Sociedade, Política e Cultura vinculada ao Departamento de Ciências Sociais Aplicadas à Educação. Atua principalmente nos temas: Reforma do Ensino Médio, trabalho do professor, educação e trabalho, formação profissional, sociologia da educação, sociologia do trabalho.

Paulo Acioly Marques dos Santos

Concluiu a graduação em Fisica pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1978), Mestrado em Física pela Universidade Federal Fluminense (1981) e o Doutorado em Física pela Universidade Estadual de Campinas (1989).

Marcelo Moreira Antunes

Possui Pós-Doutorado na área de educação física pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). É Doutor em educação física pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e Mestre em Educação Física pela Universidade Gama Filho (UGF). É Pós-graduado em docência superior pela UGF e Graduado em Educação Física pelo Centro Universitário da Cidade. Atualmente é Professor Adjunto no Instituto de Educação Física da Universidade Federal Fluminense e Professor colaborador do Programa de Pós-Graduação em Ciência do Exercício e do Esporte da Universidade do estado do Rio de Janeiro (UERJ).

Túlio Batista Franco

Psicólogo, Professor Titular do Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal Fluminense. Mestre e Doutor em Saúde Coletiva pela Unicamp, Pós-doutor em ciências da saúde pela Universidade de Bolonha-Itália. Diretor do Instituto de Saúde Coletiva da UFF. Orientador de Mestrado e Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Bioética, Ética Aplicada e Saúde Coletiva - PPGBIOS; e, no Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva - PPGSC.

Raquel Pereira de Souza

Possui graduação em Ciências econômicas pela Universidade Federal do Paraná (2001) e mestrado em Desenvolvimento Rural pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2007) e doutorado em Desenvolvimento Econômico na Unicamp (2011. Atualmente é professora da Universidade Federal Fluminense no Departamento de Engenharia do Agronegócio. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economia rural, atuando principalmente nos seguintes temas: agricultura familiar, comércio internacional, cadeias produtivas e desenvolvimento rural.

Adriano Vilela Sampaio

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2005), mestrado em Economia Política pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2009) e doutorado em Economia pela Universidade Estadual de Campinas (2014). É professor da Universidade Federal Fluminense desde janeiro de 2014. Leciona e pesquisa nas áreas de Economia Internacional, Macroeconomia e Economia Monetária e Financeira.

Julio Cesar Mendonça Gralha

Professor Associado de História Antiga, Medieval da UFF Polo Universitário de Campo dos Goytacazes/ Instituto de Ciências da Sociedade e Desenvolvimento Regional (ESR). Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Gama Filho (1988), graduação em História pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1993), mestrado em História Social pela Universidade Federal Fluminense (2000) trabalhando na área de História Antiga - Egiptologia.

Gabriela Alessandra da Cruz Galhardo Camargo

Cirurgiã Dentista, formada pela Universidade de Alfenas (UNIFENAS -1998). Mestre em Radiologia Odontológica Faculdade de Odontologia Júlio de Mesquita Filho (UNESP-SJC 2003), bolsista CNPq. Mestre e Doutora em Periodontia, Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP-UNICAMP -2007), bolsista CNPq de Doutorado.

Antenora Maria da Mata Siqueira

Doutorado em Engenharia Agrícola/Planejamento e Desenvolvimento Rural Sustentável pela Universidade Estadual de Campinas/UNICAMP em co-tutela no Institut Supérieur des Sciences Agronomiques, Agroalimentaires, Horticoles et du Paysage/França, mestrado em Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, graduada em Serviço Social pela Universidade Federal Fluminense. Professora da Universidade Federal Fluminense.

Lucíola Rangel de Luca

Possui graduação em Odontologia pela Universidade Federal Fluminense (1991), especialização em Odontologia em Saúde Coletiva pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1994), mestrado (1997) e doutorado (1999) em Clínica Odontológica - Área de Dentística pela Universidade Estadual de Campinas. É Professora da Universidade Federal Fluminense desde 2007. Integrante do Banco de Avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior. Participou na elaboração de ítens do BNI - ENADE em 2007, 2010 e 2013 e 2016.

Bethania Mariani

É professora titular (40H - DE), concursada desde 1992, do Departamento de Ciências da Linguagem da Universidade Federal Fluminense. Desde 2018, é editora-chefe da revista Gragoatá, responsável pelos números de Linguagem. Tem graduação em Letras (1982) pela PUC do Rio de Janeiro, mestrado (1989) e doutorado (1996) em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas. Em 2001, fez pós-doutorado na Stanford University, USA, e em 2018 na UFRGS. É bolsista 1C do CNPq e foi bolsista Cientista do Nosso Estado (FAPERJ) em dois períodos.

José dos Santos Rodrigues

Nascido no Rio de Janeiro, em 1964, é Professor Titular da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense, onde ingressou por concurso público em 1994, e membro do Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas sobre Marx e o Marxismo (NIEP-MARX), desta mesma Universidade. É doutor em educação pela Universidade Estadual de Campinas (1997), tendo sido orientado por Dermeval Saviani, mestre em educação pela Universidade Federal Fluminense (1993), sob a orientação de Gaudêncio Frigotto, e licenciado em matemática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1987).

Norberto Osvaldo Ferreras

Possui Graduação em História - Universidad Nacional de Mar del Plata (1991, Argentina), obteve o Mestrado em História pela Universidade Federal Fluminense - UFF (1995) e o doutorado em História Social pela Universidade Estadual de Campinas - Unicamp (2001). Entre setembro de 2013 e junho de 2014 realizou estagio pós-doutoral nos Estados Unidos na Harvard University, vinculado à Weatherhead Initiative on Global History. Entre Agosto de 2019 e Julho de 2020 realizou um novo estágio Pós-doutoral Weatherhead Initiative on Global History na Harvard University.

Roberta Fernanda da Paz de Souza Paiva

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2002), mestrado em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Viçosa (2005) e Doutorado em Desenvolvimento Econômico pela UNICAMP (2010). Atualmente é professora associada da Universidade Federal Fluminense, professora do Programa de Pós Graduação em Tecnologia Ambiental/UFF e Subchefe do Departamento de Engenharia de Agronegócios.

Rogerio Menezes de Almeida

Professor Associado II da Universidade Federal Fluminense. Possui graduação em Física pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2002), mestrado em Física pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2005) e doutorado em física pela Universidade Estadual de Campinas (2009), sendo membro da Colaboração Pierre Auger desde 2005. É Jovem Cientista do Nosso Estado da FAPERJ desde 2016 .Tem experiência na área de Física de partículas e Raios Cósmicos, atuando principalmente nos seguintes temas: raios cósmicos e anisotropias.

Rafael Seabra Louro

Possui graduação em Odontologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ-1998), Mestrado em Odontologia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ-2006) e Doutorado em Cirurgia Buco-Maxilo-Facial pela Faculdade de Odontologia da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP-2011) .

Fernando Augusto Mansor de Mattos

Professor-associado na Faculdade de Economia da Universidade Federal Fluminense, atuando tanto na Graduação quanto no programa de Pós-Graduação (PPGE - UFF). Desenvolve pesquisas na área de Desigualdade Econômica e Distribuição de Renda, Economia Brasileira Contemporânea, Desenvolvimento Econômico, Emprego, Mercado de Trabalho e Pensamento Econômico Brasileiro.

Pascoal Farinaccio

Possui graduação em Letras / Português pela Universidade de São Paulo (1996), Mestrado em Teoria e História Literária pela Universidade Estadual de Campinas (1999), Doutorado em Teoria e História Literária pela Universidade Estadual de Campinas (2004) e Pós-Doutorado pela Università di Bologna / Itália (2016). Atualmente é professor associado de literatura brasileira no Instituto de Letras da Universidade Federal Fluminense (UFF), atuando nos cursos de graduação e pós-graduação.

Hamilton Faria Leckar

Possui graduação em Matemática pela Universidade Federal Fluminense, mestrado em Matemática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e doutorado em Matemática Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas.

Elisabete Goncalves de Souza

Graduada em Biblioteconomia e Documentação (1987) e em História (1992) pela Universidade Federal Fluminense; mestrado em Educação (1997) pela Universidade Federal Fluminense e doutorado (2012) em História e Filosofia da Educação Brasileira pela Universidade Estadual de Campinas.

Fernando Tadeu Pereira de Medeiros

possui graduação em Engenharia Metalúrgica pela Universidade Federal Fluminense (1974), mestrado em Iron and Steel Technology - University of Sheffield, Reino Unido (1980) e doutorado em Engenharia Química pela Universidade Estadual de Campinas (2006). Atualmente é professor associado da Universidade Federal Fluminense, na Escola de Engenharia Industrial Metalúrgica de Volta Redonda.

Luci Martins Viana

Possui graduação em Licenciatura em Química pela Universidade Federal de São Carlos (1976) e doutorado em Química pela Universidade Estadual de Campinas (1982). Atualmente é professor Associado da Universidade Federal Fluminense em Niterói. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Educação em Química e Química Analítica Orgânica, atuando principalmente nos seguintes temas: HPLC, extração com fluído supercrítico.

Ricardo Sparapan Pena

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2002), doutorado (2012) e mestrado (2009) em Saúde Coletiva pela Universidade Estadual de Campinas. É professor do Departamento de Psicologia da Universidade Federal Fluminense (campus Volta Redonda) e orientador colaborador no Programa de Mestrado Profissional em Saúde Coletiva: políticas e gestão em saúde da Faculdade de Ciências Médicas - Universidade Estadual de Campinas.

Marcos Alexandre Teixeira

Entrou para o quadro de Professores do Departamento de Eng. Agrícola e Ambiental da UFF em 2013. Atualmente é responsável pelas disciplinas de Energização Rural, Alternativas Energéticas e Modelagem de Sistemas Agrícolas e Ambientais, já tendo ministrando Construções Rurais e Instalações Prediais Aplicadas. De 2014 a 2018 atuou como Coordenador do curso de Eng. Agrícola e Ambiental. Vindo da área privada, onde atuou por 3 anos no Dep.

Gladys Sabina Ribeiro

Professora Titular do Departamento de História da Universidade Federal Fluminense. Possui Bacharelado e Licenciatura em História pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1979), Especialização em História do Brasil pela Universidade Federal Fluminense (1983), Mestrado em História do Brasil pela Universidade Federal Fluminense (1987) e Doutorado em História Social do Trabalho pela Universidade Estadual de Campinas (1997).

Manoela da Silva Pedroza

Bacharel e licenciada em História pela Universidade Federal Fluminense (2000), com mestrado em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2003), especialização em História do Século XX pela Universidade Cândido Mendes (2005), doutorado em Ciências Sociais pela UNICAMP (2008) e doutorado em História pela Universidade Federal Fluminense (2018). Sua primeira tese de doutorado "Engenhocas da Moral" recebeu 2o lugar no Prêmio Arquivo Nacional de Pesquisa de 2009, e foi publicada pelo Arquivo Nacional em 2011.

Margareth Martins de Araújo

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1982), mestrado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (1992) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2004). Pós Doutorado em Ensino de Artes e Ciências, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro,(2019). Atualmente é Professora Titular, da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense. Integra o quadro de professores do Programa de Pós-Graduação em Educação: PPG-UFF.

Sidnei Clemente Peres

Professor titular da Universidade Federal Fluminense (UFF) e coordenador do Laboratório de Estudos sobre Movimentos Sociais, Trabalho e Identidade (LEMSTI). Tem graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e mestrado em Antropologia Social pelo Museu Nacional-UFRJ. É Doutor em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas. Desenvolveu pesquisa sobre movimento indígena no Rio Negro, Amazonas, onde atuou como assessor de organizações indígenas e agências não governamentais.

Gisele Maria Ribeiro de Almeida

Professora do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal Fluminense em Campos dos Goytacazes. Doutora em Sociologia pela Unicamp, sendo este realizado integralmente com bolsa da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Pesquisadora interessada pelo tema da mobilidade humana, tais como: reflexões teóricas e metodológicas sobre estudos de migração; emigração brasileira; mobilidade humana e mudanças sociais atuais; racismo, xenofobia e migração.

Thiago Rodrigues de Oliveira

Tenho Graduação (2002), Mestrado(2004) e Doutorado(2008) em Física pela Universidade Estadual de Campinas.
Passei um ano do meu doutorado na Universidade de Barcelona e fiz um pós-doutorado de um
ano na University of Southern California em Los Angeles
Atualmente sou professor Adjunto da Universidade Federeal Fluminense.

Meus principais interesses são:

- Deoerêrenia e Dissipação em Mecânia Quântica

- Informação Quântica e Materia Condensada

Para mais informações de uma olhada na minha página pessoal&a

Martha de Mello Ribeiro

Martha Ribeiro é encenadora, ensaísta e pesquisadora das artes da cena. É Professora Associada do Programa de Pós-Graduação em Estudos Contemporâneos das Artes (PPGCA) e do Curso de Artes da Universidade Federal Fluminense (IACS-UFF). Possui graduação em Artes Cênicas pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO, 1999), Mestrado em Ciência da Arte pela Universidade Federal Fluminense (2003), Doutorado em Teoria e História Literária pela Universidade Estadual de Campinas (2008), com período sanduíche na Università di Torino no DAMS.

Gildo de Holanda Cavalcanti

Possui graduação em Bacharelado e Licenciatura em Física pela Universidade Federal Fluminense (1982-1985), mestrado em Física pela Universidade Federal Fluminense (1988) e doutorado em Física pela Universidade Estadual de Campinas (1995). Atualmente é professor Associado III da Universidade Federal Fluminense.

Anita Martins Rodrigues de Moraes

Anita Martins Rodrigues de Moraes possui graduação em Letras pela Universidade Estadual de Campinas (1999), mestrado em Literatura Brasileira (2002; bolsa FAPESP) e doutorado em Teoria da Literatura (2007; bolsa FAPESP) pelo programa de pós-graduação em Teoria e História Literária da mesma universidade. Desenvolveu seu pós-doutorado na Universidade de São Paulo na área de Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa (2008-2011; bolsa FAPESP). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Teoria da Literatura, Literatura Brasileira e Literaturas Africanas de Língua Portuguesa.

Fabio Roberto Bárbolo Alonso

Professor Adjunto IV do Departamento de Administração da Universidade Federal Fluminense (UFF), é Cientista Social (UERJ), Mestre em Sociologia e Direito pelo Programa de Pós-graduação em Sociologia e Direito da UFF (PPGSD/UFF), e Doutor em Demografia (UNICAMP). É Pós Graduado em Teologia pelo Centro de Pós-graduação Andrew Jumper da Universidade Presbiteriana Mackenzie nas modalidades Teologia Bíblica e Teologia Sistemática, e Graduando em Teologia pela Faculdade Teológica Sul-Americana e Psicanalista em formação.

Jones Colombo

Possui graduação em Matemática pela Universidade Federal de Goiás (1997), mestrado em Matemática pela Universidade Estadual de Campinas (1999) e doutorado em Matemática pela Universidade Estadual de Campinas (2004). Atualmente é associado I da Universidade Federal Fluminense.

Marcos Sergio Figueira da Silva

Possui graduação em Fisica pela Universidade Federal Fluminense (1977), mestrado em Física pela Universidade Federal Fluminense (1983) e doutorado em Física pela Universidade Estadual de Campinas (1994). Atualmente é professor associado IV da Universidade Federal Fluminense. Possui uma colaboração internacional com pesquisadores da Universidade Nacional da Colômbia e outras duas nacionais com pesquisadores da Unicamp e da UNESP-campus Ilha Solteira. É referee do Physical Review Letters do Physical Review B e da Nanotechnology.

Aislan Cristina Rheder Fagundes Pascoal

Professora Adjunta do Departamento de Ciências Básicas do Instituto de Saúde de Nova Friburgo ISNF/UFF, responsável pelas disciplinas de Exames Citológicos e Farmacologia Báscia. Pesquisadora no Laboratório Multiusuário de Pesquisa Biomédica da Universidade Federal Fluminense, Instituto de Saúde de Nova Friburgo. Vice coordenadora do curso de Biomedicina ISNF-UFF (2021-).

Daniel Leandro Rocco

Possui graduação em Física Bacharelado pela Universidade Estadual de Maringá (1999), mestrado em Física pela Universidade de São Paulo (2002) e doutorado em Física pela Unicamp (2006). Fez um pós-doutorado em Portugal na Universidade de Aveiro de 2007 a 2008. Foi professor da Universidade Federal de Ouro Preto entre 2008 e 2011. Sou professor da Universidade Federal Fluminense desde 2011 onde trabalho com materiais magnéticos micro e nanoestruturados, com ênfase na sua avaliação para uso em refrigeração magnética.

Luis Felipe Jochims Schneider

Possui graduação em Odontologia pela Universidade de Santa Cruz do Sul (2003), Mestrado (2005) e Doutorado (2008) em Materiais Dentários pela Universidade Estadual de Campinas (FOP-UNICAMP, 2005). Recebeu bolsa de Doutorado Sanduíche pela CAPES para estudar e pesquisar na Oregon Health & Science University (EUA).

Daniel Arruda Nascimento

Professor Associado da Universidade Federal Fluminense e professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Federal do Espírito Santo. Eleito diretor do Instituto de Ciências da Sociedade de Macaé (mandato para o quadriênio 2016/2020). Reeleito para o quadriênio 2020/2024.

Ana Paula Ornellas Mauriel

Graduou-se em Serviço Social (1993) e concluiu o Mestrado em Serviço Social (2000) na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Trabalhou como assistente social durante oito anos e lecionou em várias instituições de nível superior, públicas e privadas. Fez Doutorado em Ciências Sociais na Universidade Estadual de Campinas (2008). Atualmente é Professora Associada do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social e Desenvolvimento Regional da Universidade Federal Fluminense, onde coordena o Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Desenvolvimento Capitalista, Trabalho e Política Social (GPODE).

Juarez Torres Duayer

Graduado em Arquitetura pela Universidade Santa Úrsula (1973), mestrado em Analyse Regionale Et Amenagement de L Espace - Université Paris 1 (Panthéon-Sorbonne) (1978) e doutorado em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (2003). Atualmente é Professor Titular em regime de dedicação exclusiva da Escola de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Fundamentos e Crítica das Artes, atuando principalmente nos seguintes temas: estética, estética marxista, estética da arquitetura, história e filosofia da arte.

Karina Mochetti de Magalhães

Possui mestrado e doutorado em Ciência da Computação pela UNICAMP e graduação em Engenharia da Computação também pela UNICAMP. Realizou nesse período pesquisas em Visualização de Imagens Médicas, Marcas d´Agua Digitais e Criptografia Pós-Quântica. Atualmente, seu campo de pesquisa principal são Software Livre, a Educação e Computação e a questão de gênero nas ciências. Fez parte do seu doutorado em Paris, na École Normale Supérieure (ENS) e em 2013 conquistou a oportunidade de fazer um estágio no Google.

Gladys Viviana GELADO

Possui graduação em Letras pela Universidad Nacional de Cuyo (1987) e doutorado em Teoria e História Literária pela Universidade Estadual de Campinas (bolsa CNPq, 2004). Realizou pós-doutorado em Princeton University (bolsa CNPq, 2011-2012). É professora titular do Departamento de Letras Estrangeiras Modernas da Universidade Federal Fluminense.

Luiz Alberto Viana da Silva

Possui bacharelado em Matemática pela Universidade Federal Fluminense (2007), mestrado em Matemática pela Universidade Federal Fluminense (2008) e doutorado em Doutorado em Matemática pela Universidade Estadual de Campinas (2012). Seus interesses em pesquisa se concentram em Análise Funcional, em Equações Diferenciais Parciais e na Dinâmica dos Fluidos Incompressíveis.

Ney Diegues Pacheco

Graduado em Odontologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1998), Especialização em Prótese Dentária pela UFRJ(2000), Mestrado em Ciência dos Materiais pelo IME-RJ (2008) e, Doutorado em Clínica Odontológica (Prótese Dentária) na Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP)/UNICAMP. Atualmente é Professor Assistente II do Departamento de Formação Específica na Universidade Federal Fluminense (UFF) - Instituto de Saúde de Nova Friburgo. Tem experiência na área de Odontologia, com ênfase em Prótese Dentária e implantes osseointegrados.

Letícia Vitorazi

Doutora em Ciências pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), na área de físico-química de coloides, tem experiência em polímeros, surfatantes, nanopartículas, cristais-líquidos, síntese de polímeros via RAFT, cultivo de células vivas, SAXS, SLS e DLS. Durante o doutorado, realizou estágio na Universidade Denis Diderot (França ? Paris 7), onde adquiriu experiência com calorimetria de titulação isotérmica (ITC) e estudos com polieletrólitos e nanopartículas.

Mendelssolm Kister de Pietre

Possui graduação em Química pela Universidade Federal do Espírito Santo (2004). O Mestrado foi realizado na Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro. Tem experiência na área de Química, com ênfase Inorgânica e Físico-Química, atuando principalmente nos seguintes temas: reciclagem de baterias alcalinas (Graduação). No mestrado, trabalhou com catalisadores heterogêneos para produção de biodiesel (mestrado). No doutorado cursado na universidade estadual de Campinas (2012) e financiado pelo CNPQ, trabalhou com materiais zeolíticos esfoliados bifuncionais.

Nilza Barrozo Dias

Graduou-se em Licenciatura em Letras (Português/Inglês) pela Faculdade de Filosofia Santa Dorotéia (1976) e cursou Especialização em Língua Portuguesa pela Universidade Federal Fluminense/UFF (1987). Obteve o título de Mestre em Letras pela Universidade Federal Fluminense de Niterói (1994) e o de Doutorado em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas/UNICAMP, Área de Sociolinguística- Variação e Mudança Linguística (2001), sob a orientação da Profa. Dra. Maria Luiza Braga.

Subscrever Universidade Estadual de Campinas