Química

Pesquisador

Joana Guilares de Aguiar

Professora Adjunta do Instituto de Química da Universidade Federal Fluminense (UFF/Niterói/RJ) na área Química Geral e Ensino de Química. Coordenadora do GECEC - Grupo de Estudos em Cognição & Educação Científica. Pós-doutorado na FEUSP com financiamento Fapesp e estágio na University of Surrey. Doutora em Ciências (2018) e Mestre em Ensino de Ciências (área de concentração: Ensino de Química), ambos pelo Programa de Pós-graduação Interunidades em Ensino de Ciências da USP com período de doutorado sanduíche na Inglaterra (University of Surrey).

Mauricio Alves de Melo Junior

Professor Adjunto do Instituto de Química da Universidade Federal Fluminense (UFF). Graduado em Química pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e mestre em Química Inorgânica pela UNICAMP. Completou o Doutorado em Química Inorgânica pela UNICAMP com uma etapa realizada na Laurentian University (Canadá), atuando na área de Química de Materiais.

Sergio Felipe Jerez Veguería

Possui graduação em Química - Moscow State University. M. V. Lomonosov (1987), mestrado em Ciências Químicas - Radioquímica - Moscow State University. M. V. Lomonosov (1987) e Doutorado em Química pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2002). Atualmente é colaborador da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e professor associado da Universidade Federal Fluminense.

Luana da Silva Magalhães Forezi

Graduada em Química pela Universidade Federal de Juiz de Fora em 2008. Concluiu o mestrado em 2011 e o doutorado em 2014 na Universidade Federal Fluminense. O Doutorado teve um período Sanduíche realizado na Universidade de Aveiro, Portugal. Realizou seu pós-doutorado na UFRJ e na UFF, onde foi bolsista de Pós-doutorado nota 10 - FAPERJ. Atualmente é Professora Adjunta do Departamento de Química Orgânica na Universidade Federal Fluminense e tornou-se Jovem Cientista do Nosso Estado pela FAPERJ em 2021. Nesse mesmo ano ingressou no Núcleo Mulheres SBQ.

Susana Maria de Ornelas Quintal

Graduada em Química pela Universidade da Madeira -Portugal (1995). Doutorada em Química pela Universidade de Aveiro - Portugal (2002). Possui pós-doutorados na Universidade de Aveiro -Portugal (2003), Universidade de Lisboa - Portugal (2004-2007) e Virginia Commonwealth University-USA/Universidade Nova de Lisboa (2007-2012). Durante estes pós-doutorados fez estágios na Universidade de Saragoça-Espanha e Universidade de São Paulo-Brasil.

Gilmar Clemente Silva

Doutor em Físico-Química pela Universidade Estadual Paulista - UNESP (2000), Mestre em Físico-Química pela UNESP (1995), Bacharel em Química (1989) também pela UNESP. Foi pesquisador na COPPE - UFRJ (2002-2005) no âmbito do Programa Proset/CNPq. Foi vice-coordenador da Rede PaCOS - Rede Cooperativa Pilha a Combustível de Óxido Sólido, criada no âmbito do Programa Nacional de Células a Combustível ? PROCAC Ministério da Ciência e Tecnologia.

Mauro Celso Ribeiro

Doutorado (2009) em Quimica pela Universidade de Sao Paulo. Pós-doutorado na Universidade de Kentucky (EUA) e no Instituto Nacional de Tecnologia (Rio de Janeiro). Professor Adjunto, junto ao Depto. de Química da Universidade Federal Fluminense - Volta Redonda (RJ). Orientador no Programa de Mestrado Profissional em Química (PROFQUI). Orientador no Programa de Pós Graduação em Tecnologia Ambiental (PGTA-UFF). Meus interesses são: (i) Correlação estrutura-propriedade em materiais tais como catalisadores e eletrodos de baterias do tipo ion-metal.

Fernando de Carvalho da Silva

possui graduação em Química Industrial pela Universidade Federal Fluminense (2002) e doutorado em Química Orgânica pela Universidade Federal Fluminense (2007). Cursou pós-doutorado na Universidade de Aveiro (2007-2008) e na Universidade Federal do Rio de Janeiro (2008-2009).

Christiane Béatrice Duyck Pinto

Possui graduação em Química (1993) pela Universidade de Paris VI, na França. Após seu doutorado sobre a determinação de metais em petróleos pela PUC-RJ (2001), trabalhou em projetos com a Petrobras sobre a determinação de elementos traço em petróleos e asfaltenos e a especiação de Ni e V em frações de petróleo, desenvolvendo a automação da separação de petroporfirinas.

Diego Pereira Sangi

Possui graduação em Química pela Universidade Federal de Viçosa (2007), doutorado em Química Orgânica (2011) e pós-doutorado (2011-2013) pela Universidade Federal de São Carlos. Atualmente é professor associado no Departamento de Química do Instituto de Ciências Exatas - ICEx da Universidade Federal Fluminense, desenvolvendo pesquisas na área de síntese de compostos heterociclicos com potencial atividade biológica.

Ivo Lewin Kuchler

Possui graduação em Quimica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1979), mestrado em Química (Química Analítica Inorgânica) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1986) e doutorado em Química (Química Analítica Inorgânica) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1992). Atualmente é Professor Associado da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Instrumentação Analítica, atuando principalmente nos seguintes temas: ICPMS, Automação de análises, ultrafiltração para fins analíticos.

Andre Gustavo Horta Barbosa

possui graduação em Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1995), mestrado em Físico-Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1997) e doutorado em Físico-Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002). Atualmente é professor associado I da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Química Teórica, atuando principalmente nos seguintes temas: calculos ab initio, teoria da ligação quimica e teoria de representação de grupos.

Lilian Weitzel Coelho Paes

Professor Associado do Departamento de Ciências Exatas da Universidade Federal Fluminense-Escola de Engenharia Industrial e Metalúrgica de Volta Redonda. Possui graduação em Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, graduação em Licenciatura em Química pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Mestrado e doutorado em Química Inorgânica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Pós-doutorado na Universidade de Sevilha. Área de atuação Modelagem Molecular com ênfase em inibidores de corrosão, células solares e compostos de coordenação.

Rose Mary Latini

Possui doutorado (1998) e mestrado (1989) em Geociências-Geoquímica Ambiental, é Licenciada em Química (1987) e possui graduação em Química Industrial (1983). Todos os títulos obtidos pela Universidade Federal Fluminense. É professora do Departamento de Físico-Química/UFF e do Mestrado Profissional em Ensino de Ciências da Natureza/ UFF, estando ligada à linha de pesquisa Ensino de Química. Na Universidade Federal Fluminense desenvolve pesquisas na área de Arqueometria e Ensino de Química. Editora da Revista Ensino, Saúde e Ambiente e avaliadora em outros periódicos da área de ensino.

Conny Cerai Ferreira

Professora adjunta da Universidade Federal Fluminense lotada na Escola de Engenharia Industrial Metalúrgica de Volta Redonda (EEIMVR). Doutora em Ciências-Química pelo Instituto de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro, atuou na síntese e avaliação de polímeros hidrossolúveis como aditivos para fluidos de perfuração de poços de petróleo, bolsista da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) através do Programa Químico de Petróleo, PRH-01 (2016).

Aroldo Nascimento Silva

Possui graduação em Licenciatura plena em Química (2007), mestrado em Ensino de Ciências (2012) pelo programa Interunidades em Ensino de Ciências e doutorado em Educação (2018), todos pela Universidade de São Paulo. Atuou com professor de Química no Ensino Médio por mais de uma década em algumas escolas de São Paulo e atualmente é professor adjunto no Departamento de Química da Universidade Federal Fluminense.

Marcela Cristina de Moraes

Marcela Cristina de Moraes graduou-se em Quimica pela Universidade Federal de São Carlos (2006). Nesta mesma instituição, recebeu seu título de mestre (2008) e doutora em ciências (Química Orgânica, 2012). Em seu doutorado, realizou estágio sanduíche na Universitá degli Studi di Pavia (Itália). Atuou como Pesquisadora Visitante no Laboratório de Termodinâmica de Proteínas e Estruturas Virais Gregório Weber (UFRJ) de 2012 a 2014.

Vinícius Rangel Campos

Pesquisador e Professor Adjunto do Departamento de Química Orgânica da Universidade Federal Fluminense. Possui Licenciatura (2009), Mestrado (2011) e Doutorado (2015) em Química pela Universidade Federal Fluminense. Durante o mestrado e o doutorado, realizado no Programa de Pós-Graduação em Química da UFF, foi orientado pelos professores Dra. Anna Claudia Cunha e Dr. Vítor Francisco Ferreira.

Glaucio Braga Ferreira

Possui graduação em Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (em 2000), mestrado e doutorado em Química Inorgânica pela mesma universidade (em 2002 e 2007). Tem experiência na área de Química Inorgânica, com ênfase em Compostos de Coordenação e Ciências dos Materiais, atuando principalmente nos seguintes temas: Espectroscopia Vibracional, Espectroscopia Eletrônica de Valência e de camada interna, Difração de Raios-x de Pó e Monocristal, Análise Termogravimétrica e principalmente Química Computacional para sistemas Inorgânicos com métodos ab initio e semi-empíricos.

Rafael Machado Dornellas

Bacharel e licenciado em Química pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF/2007). Mestre em Química (área de concentração: Química Analítica) pela UFJF (2009), atuando em temas como cromatografia líquida, eletroanalítica, derivatização de amostras, carboidratos estruturais, forrageiras e metais em cachaça.

Filipe Barra de Almeida

Bacharel em Química pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2011). Doutorado em Química (2016) , com Área de Concentração em Físico-Química (Cristalografia) na Universidade Federal de Juiz de Fora , atuando principalmente nos seguintes temas: difração de raios X, polímeros de coordenação e adsorção de gases. De 2017 a 2018 desenvolveu trabalho de pós-doutorado, na área Química Inorgânica e Magnetos Moleculares na Universidade Federal de Minas Gerais. Atualmente atua como professor adjunto A do departamento de Química Inorgânica da Universidade Federal Fluminense.

Guilherme Pereira Guedes

Possui graduação em Química (2006), mestrado (2009) e doutorado (2013) em Química pela Universidade Federal Fluminense. Atualmente é Professor Associado I da Universidade Federal Fluminense, subchefe do Departamento de Química Inorgânica, Jovem Cientista do Nosso Estado pela FAPERJ (JCNE) e Bolsista em Produtividade em Pesquisa Nível 2 do CNPq. Tem experiência na área de Química, com ênfase em síntese de compostos de coordenação polinucleares contendo íons do bloco d e f, cristalografia estrutural, magnetismo molecular e ensino de Química.

Vitor Francisco Ferreira

Possui graduação em Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro-IQ (1976), Mestrado em Química de Produtos Naturais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro-NPPN (1980), doutorado em Química Orgânica - University of California San Diego (1984) e pós-doutorado pela University of Oklahoma (1997). Foi Professor Titular do Departamento de Química Orgânica da Universidade Federal Fluminense entre 1986-2017. Atualmente é Professor Titular Livre do Departamento de Tecnologia Farmacêutica da Universidade Federal Fluminense .

Rosana Janot Martins

possui graduação em Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1986), mestrado em Físico-Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1991) e doutorado em Físico-Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002). Desde 1990 é professor da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Química, atuando principalmente na área de Termodinâmica de Soluções. Durante seu doutorado desenvolveu um modelo para o cálculo da viscosidade de sistemas multicomponentes a pressão ambiente e outro para a viscosidade de líquidos puros em altas pressões.

Mendelssolm Kister de Pietre

Possui graduação em Química pela Universidade Federal do Espírito Santo (2004). O Mestrado foi realizado na Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro. Tem experiência na área de Química, com ênfase Inorgânica e Físico-Química, atuando principalmente nos seguintes temas: reciclagem de baterias alcalinas (Graduação). No mestrado, trabalhou com catalisadores heterogêneos para produção de biodiesel (mestrado). No doutorado cursado na universidade estadual de Campinas (2012) e financiado pelo CNPQ, trabalhou com materiais zeolíticos esfoliados bifuncionais.

Subscrever Química