Economia

Pesquisador

Filipe Leite Pinheiro

Graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2013), mestre em economia pela Universidade Federal Fluminense (2016) e doutor em economia pela Universidade Federal Fluminense (2020). Entre 2019 e 2021 atuou como professor substituto do Departamento de Ciências Econômicas (DeCE) da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Campus Seropédica. A partir de 2021 atua como professor do Departamento de Economia da Universidade Federal Fluminense.

Joao Evangelista Dias Monteiro

Doutor em Economia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2006), Mestre e Graduado em Economia pela Universidade Federal Fluminense (1997 e 2000, respectivamente). Atualmente exerce o cargo de Diretor da Faculdade de Turismo e Hotelaria da Universidade Federal fluminense. Exerceu o cargo de Chefe do Departamento de Turismo da Faculdade de Turismo e Hotelaria da Universidade Federal Fluminense, entre 2014 e 2018; Professor Associado II da Área de Economia do Turismo; Coordenador do Observatório de Turismo da Universidade Federal Fluminense.

Andre Luiz Gomes Nassif

Doutor em Economia pelo Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ/2003), Mestre em Economia pela Universidade Federal Fluminense (UFF/1995), Pós-graduado em Economia Industrial e da Tecnologia pelo Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ/1985) e em Desenvolvimento, Planejamento e Políticas Públicas, pela Comissão Econômica para a América Latina e Caribe (CEPAL/1991) e Graduado em Economia pela Universidade Federal Fluminense (UFF/1982).

Tatiana Acar

Professora Adjunta no curso de ciências econômicas da Universidade Federal Fluminense - Campos dos Goytacazes, área de Gestão e Finanças. Doutora em Economia pela Universidade Federal Fluminense (UFF), com doutorado-sanduíche na Universidade de Columbia - NY. Pesquisa na área de macroeconomia aplicada e Finanças Públicas, com ênfase em estudos sobre a importância da credibilidade fiscal e da comunicação do governo na construção das expectativas dos agentes. Mestre em Economia pela Universidade Federal Fluminense (UFF).

Pedro Ivo Camacho Alves Salvador

Pós-Doutorado pela EESP-FGV (2020), Doutor e mestre em economia pelo CAEN (2013), graduado em economia pela FGV/EPGE (2007). Foi professor da UFRJ/IME, UFF/CEC, UERJ/DAQ e USP/EACH. Atualmente professor da UFF no departamento de Ciências Atuariais e Métodos Quantitativos. Pesquisador na área de economia aplicada e métodos quantitativos.

Monique dos Santos Barreto

Bacharelado em Ciências Econômicas (UFF/2008), Mestrado em Economia pelo Programa de Pós-Graduação em Economia (UFF/2011), Doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Economia (UFF/2017) e Especialização em Gestão Financeira e Controladoria (UESA/2021). Atualmente atua como Professora Assistente na UFF, (CEC).

Francisco Teixeira Raeder

Atualmente é Professor Substituto (40h) na Faculdade de Economia da Universidade Federal Fluminense (UFF) e cursa Doutorado em Economia na Universidade Federal Fluminense. Possui Mestrado em Economia (2020) e graduação em Ciências Econômicas (2017) pela Universidade Federal Fluminense. Foi bolsista do Santander Universidades no Programa Top China 2015, na Peking University. É pesquisador do Grupo de Energia e Regulação (GENER/UFF) e tem interesse na área de Economia da Energia.

Adriana Ferreira Ponta

Possui graduação em Economia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e mestrado em Economia pela Universidade de São Paulo (1996). Atualmente é professora assistente da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Finanças Internacionais.

Paulo Henrique Furtado de Araujo

Possui graduação em Economia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) (1988), mestrado em Economia pela Universidade Federal Fluminense (UFF) (1994) e doutorado em Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (CPDA/UFRRJ) (2009). Atualmente é professor associado da Universidade Federal Fluminense (UFF), professor do Programa de Pós-Graduação em Economia da UFF (PPGE-UFF).

Helder Ferreira de Mendonça

Professor Titular do Departamento de Economia da Universidade Federal Fluminense (UFF). Primeiro colocado na produção científica brasileira (critério Qualis) no período 2004-2015 (ver, Haddad, Mena-Chalco, e Sidone, 2017). Segundo colocado na produção científica brasileira em Finanças no período 1977-2018 (Magalhães-Timotio and Barbosa, 2021). Top 5% Authors (Last 10 Years Publications) - IDEAS/RePEc. Secretário Executivo Adjunto da Associação Nacional dos Centros de Pós-Graduação em Economia (ANPEC) - biênio 2008-09.

André Barbosa Oliveira

Professor na Faculdade de Economia da Universidade Federal Fluminense - UFF. Doutor em Economia na EESP/FGV-SP (2014), possui mestrado em Economia Aplicada na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2010) e graduação em Economia pela Universidade Federal Fluminense (2006). Tem experiência na área de Economia, com principais temas de pesquisa: alocação de portfólio, finanças empíricas, estimação de volatilidade, séries temporais e econometria.

Lerida Maria Lago Povoleri

Possui graduação em Direito pela Universidade Federal Fluminense (1969), graduação em pela Universidade Federal Fluminense (1973) e doutorado em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2001). Atualmente é professor associado II. da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economia, atuando principalmente nos seguintes temas: economia, história, desenvolvimento, energia e memória.

André Guimarães Augusto

André Guimarães Augusto concluiu o doutorado em Economia da Industria e da Tecnologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro em 2002. Atualmente é Professor Associado da Universidade Federal Fluminense. Publicou artigos em periódicos especializados e trabalhos em anais de eventos. Atua na área de Economia, com ênfase em Economia Política.

Felipe Santos Tostes

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal Fluminense (UFF), Mestrado em Economia do Desenvolvimento pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Doutorado em Teoria Econômica pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Professor Adjunto 3 do quadro do Departamento de Ciências Econômicas de Campos do Instituto de Ciências da Sociedade e Desenvolvimento Regional da Universidade Federal Fluminense (UFF). Professor Coordenador do ensino de graduação à distância do curso de Administração Pública do Cederj.

Victor Leonardo Figueiredo Carvalho de Araújo

Economista, mestre e doutor em Economia pela Universidade Federal Fluminense. Professor Associado da Faculdade de Economia da UFF, nos cursos de graduação e pós-graduação em Economia. Foi Técnico de Planejamento e Pesquisa do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) entre 2009 e 2012. Estuda o financiamento do desenvolvimento econômico, com ênfase nos bancos públicos e no Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Estuda também a história econômica brasileira do século XX, com ênfase na política macroeconômica e seus resultados.

Roberto Cezar Rosendo Saraiva da Silva

Pós-doutorado no Instituto de Estudos Estratégicos e Relações Internacionais INEST/UFF (2016); Doutor em Economia pela Universidade Federal Fluminense -UFF (2008); Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Estadual do Norte Fluminense-UENF (2004); Mestre em Economia pela UFF (1998) e Bacharel em Economia pela UFF (1990). Em julho de 2017, assumiu o cargo de Diretor da UFF/Campos (Instituto de Ciências da Sociedade e Desenvolvimento Regional -ESR) para o período 2017/2021. É Professor Associado vinculado ao Departamento de Economia do ESR/UFF desde 2009.

Rodrigo Delpupo Monfardini

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Espírito Santo (2007), mestrado em Economia na Universidade Federal Fluminense (2010) e doutorado em Economia pela Universidade Federal Fluminense (2014). Hoje atua na Universidade Federal Fluminense como Professor Adjunto do Departamento de Ciências Econômicas de Campos. É pesquisador do NIEP-Marx (Núcleo Interdisciplinar de Estudos Sobre Marx e Marxismo). Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economia Política, Filosofia da Ciência Econômica, História Econômica do Brasil e Desenvolvimento Econômico.

Roberto Moreno Moreira

Possui graduação em Economia pela Faculdade de Ciências Políticas e Econômicas do Rio de Janeiro (1973), mestrado em Economia pela Fundação Getúlio Vargas - RJ (1975) e é doutor pela Fundação Getúlio Vargas - RJ (1985). Atualmente é professor associado da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração de Empresas, atuando principalmente nos seguintes temas: sistema financeiro, risco, mercado acionário brasileiro, mercado internacional de capitais e rating.

Vanuza da Silva Pereira Ney

Graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Espírito Santo (1998), Mestrado em Economia pela Universidade Federal do Espírito Santo (2001) e Doutorado em Produção Vegetal (Linha de Pesquisa: Engenharia e Economia na Agricultura) pela Universidade Estadual do Norte Fluminense (2010). Professora Associada II da Universidade Federal Fluminense. Atua no Departamento de Ciências Econômicas de Campos e no Mestrado em Desenvolvimento Regional, Ambiente e Políticas Públicas.

José Luiz Alcantara Filho

José Luiz Alcantara Filho
Professor Adjunto da Universidade Federal Fluminense. Graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Viçosa (2007); Mestrado em Desenvolvimento Econômico pelo departamento de Economia da UFV e Doutorado em Serviço Social pela ESS/UFRJ. Atualmente é coordenador do Núcleo de Estudos Marxistas (NEM) de Volta Redonda e é pesquisador do NIEP-MARX. Tem experiência nas áreas de Economia Política, Economia Agrária, Desenvolvimento Econômico, Economia do Setor Público e Políticas sociais.

Guilherme de Azevedo Mendes Corrêa Guimarães

Economista formado pela Universidade Federal Fluminense (1988), Especialista em Economia, pela PUC-Rio (1992) e Mestre em Economia, pela Universidade Federal Fluminense (1997). Doutor em economia pelo Programa de Pós-Graduação em Economia da UFF. Professor da Faculdade de Turismo e Hotelaria da UFF. Leciona disciplinas nas áreas de economia e finanças. Exerceu a vice-coordenação do Curso de Turismo da UFF. Trabalha como economista no BNDES. Até 2016, trabalhou com análise e acompanhamento de projetos nos setores siderúrgico, metalúrgico e cimenteiro.

Marco Antonio Vargas

Possui doutorado em Economia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002), mestrado em Economia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1994) e graduação em Economia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1987).

Edison Rodrigues Barreto Junior

Edison Rodrigues Barreto Junior, professor titular da Faculdade de Economia da Universidade Federal Fluminense (UFF), doutor em Economia Internacional (2000) pela Universidade Sorbonne Paris Nord, mestre e bacharel em Economia pela Universidade Federal Fluminense. Entre 2018/2019 realizou pós-doutorado e foi professor visitante na Universidade de Québec em Montreal. Em 2015/2016 exerceu a função de assessor econômico do governo do estado do Rio de Janeiro. Em 2013/2014 foi professor visitante na Escola de Desenvolvimento Internacional e Estudos Globais da Universidade de Ottawa.

Filipe Lage de Sousa

Minha formação acadêmica é em Economia com graduação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1998), mestrado pela Escola de Pós Graduação em Economia da Fundação Getúlio Vargas - RJ (2000) e doutorado pela London School of Economics and Political Science (2009). Atualmente sou professor de microeconomia e econometria no Departamento de Economia da Universidade Federal Fluminense. Tenho experiência na área de microeconometria aplicada, com ênfase em economia regional, atuando principalmente nos seguintes temas: desempenho das firmas, fluxos migratórios e desenvolvimento regional.

Gabriel Rached

Possui Doutorado em Economia pelo Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IE/UFRJ), Mestrado em História Econômica pela Universidade Estadual Paulista (UNESP) e Graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Tem experiência na área de Estudos Internacionais, atuando principalmente nos seguintes temas: Nova Ordem Mundial, Organismos Multilaterais, Cooperação Internacional e Governança Global.

Eduardo Sá Barreto Cruz

É professor adjunto no Departamento de Economia e no Programa de Pós-graduação em Economia da Universidade Federal Fluminense (Niterói, RJ) . Possui doutorado (2013) e mestrado (2009) em Economia pela Universidade Federal Fluminense e graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Minas Gerais (2005). Atua principalmente nos seguintes temas: crise ambiental, crítica da economia política, história do pensamento econômico e filosofia da ciência.

Adriano Vilela Sampaio

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2005), mestrado em Economia Política pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2009) e doutorado em Economia pela Universidade Estadual de Campinas (2014). É professor da Universidade Federal Fluminense desde janeiro de 2014. Leciona e pesquisa nas áreas de Economia Internacional, Macroeconomia e Economia Monetária e Financeira.

Fábio Domingues Waltenberg

Fábio Waltenberg é Professor Associado de Economia da Universidade Federal Fluminense em Niterói, e pesquisador do Centro de Estudos de Desigualdade e Desenvolvimento (CEDE). É bacharel e mestre em Economia pela Universidade de São Paulo e doutor em Economia pela Université Catholique de Louvain, Bélgica. Desde 2019, coordena a equipe brasileira envolvida na avaliação do programa de Renda Básica de Cidadania em Maricá. Sua pesquisa se concentra em análises econômicas de políticas sociais, com ênfase em educação e transferência de renda.

Hugo Figueira de Souza Corrêa

Professor do Departamento de Economia da Universidade Federal Fluminense (UFF) e integrante do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Marx e o Marxismo (Niep-Marx/UFF). Áreas de pesquisa incluem: crítica da economia política, teoria do imperialismo, teoria da dependência, desenvolvimento econômico e história econômica.

Rosane Silva Pinto de Mendonça

Possui graduação em economia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1989), mestrado em economia na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1993) e doutorado em economia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000). Atualmente é professora associada do Departamento de Economia da Universidade Federal Fluminense (UFF) e pesquisadora colaboradora no Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA). Desenvolve diversas pesquisas na área de educação, pobreza e desigualdade de renda no Brasil e América Latina.

Fabio Stallivieri

Possui Graduação e Mestrado em Economia pela Universidade Federal de Santa Catarina e Doutorado em Economia pela Universidade Federal Fluminense. Atualmente é Assessor da Diretoria da EMBRAPII e Professor Adjunto da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economia Industrial e Mudança Tecnológica, atuando principalmente nos seguintes temas: análise da dinâmica produtiva e inovativa das firmas, prospecção tecnológica, políticas de inovação e gestão de políticas públicas.

Maracajaro Mansor Silveira

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal Fluminense (2007), mestrado em Economia pela Universidade de São Paulo (2009) e doutorado em Economia pela Universidade Federal Fluminense (2017). Atualmente é professor assistente da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Metodologia da Análise Econômica, atuando principalmente nos seguintes temas: matemática, pragmatismo, relativismo, instrumentalismo e epistemologia.

Marcelo Dias Carcanholo

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade de São Paulo (1993), mestrado em Economia pela Universidade Federal Fluminense (1996) e doutorado em Economia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002).

Patrícia de Melo Abrita Bastos

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de São João Del-Rei (2006), mestrado em Economia pela Universidade Federal de Viçosa (2009) e doutorado em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Viçosa (2014). Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economia do Bem-estar (Desigualdade e Pobreza de renda), atuando principalmente nos seguintes temas: Concentração de renda, Pobreza, Econometria.

Bianca Aires Imbiriba Di Maio Bonente

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal Fluminense (2004), mestrado em Economia pela Universidade Federal de Uberlândia (2007) e doutorado em Economia pela Universidade Federal Fluminense (2011). Hoje atua na Universidade Federal Fluminense como Professora Adjunta do Departamento de Economia e como membro do Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas sobre Marx e o Marxismo (NIEP-Marx).

João Leonardo Gomes Medeiros

É professor do Departamento de Economia da Universidade Federal Fluminense desde 2006. Participa ativamente do Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas sobre Marx e o Marxismo da UFF e da Sociedade Brasileira de Economia Política, da qual é atualmente vice-presidente. É autor do livro "A economia diante do horror econômico", Eduff, 2013, e de vários artigos publicados em periódicos acadêmicos e anais de eventos científicos. É Diretor da Sociedade Brasileira de Economia Política desde 2015.

Lucilene Morandi

Graduada em Economia pela Universidade Federal do Espírito Santo UFES (1984), tendo especialização pelo Instituto de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração da Universidade Federal do Rio de Janeiro COPPEAD/UFRJ (1985). Mestre em Economia pela Universidade Federal Fluminense UFF (1997) e doutora em Economia da Indústria e da Tecnologia pelo Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro IE/UFRJ (2004). Professora Associada da Faculdade de Economia da Universidade Federal Fluminense (UFF), desde 2005. Professora do Programa de Pós-Graduação em Economia.

Marcelo de Chateaubriand Lustosa Borges Pereira

Possui graduação em Ciências Atuariais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2007) e mestrado em Economia pela Fundação Getúlio Vargas (2012). Tem experiência em Instituições Financeiras, na área de gestão de risco, modelagem, controle, precificação e IFRS 9 e 17.

Osiris Ricardo Bezerra Marques

Graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal Fluminense (1999), mestre em Economia pela Universidade Federal Fluminense (2002), fez doutorado sanduíche na área de Economia Internacional na University of Leeds (2006) e doutorado na área de Macroeconomia Internacional pela Universidade Federal Do Rio de Janeiro (2007).

Fabio Henrique Cazeiro de Mayrinck

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal Fluminense (1999) e Mestrado em Economia Aplicada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2004). Atualmente é professor assistente da Universidade Federal Fluminense (Pólo Universitário de Volta Redonda - Escola de Ciências Humanas e Sociais). Tem experiência na área de Economia, atuando principalmente com macroeconomia e microeconomia

Nazira Correia Camely

Possui graduação em Economia pela Universidade Candido Mendes (1990), mestrado em Economia pela Universidade Federal Fluminense (2001) e doutorado em Geografia pela Universidade Federal Fluminense (2009). Atualmente é professora associada do departamento de economia da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Economia Política e Metodologia da Ciência, com ênfase em Economia Política Marxista, atuando principalmente nos seguintes temas: geopolítica, imperialismo, Amazônia, problema agrário em unidades de conservação ambiental, ongs e projetos de assentamentos.

Luis Filipe Rossi

Possui graduação em Matemática pela Faculdade de Humanidades Pedro II (1976), mestrado em Economia pela EPGE - Escola de Pós-Graduação em Economia - FGV/RJ (1991) e doutorado em Administração - IAG - PUC/RJ (2004). Atualmente é professor 3o grau da Universidade Federal Fluminense, ex-professor Faculdades IBMEC - Rio de Janeiro, ex-professor da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro . Tem experiência nas áreas de Economia e Finanças, atuando principalmente nos seguintes temas: Finanças Internacionais,Valuation, Fundos de Investimentos e Mercado de Capitais.

Breno Augusto da Silva e Silva

Possui Graduação em Ciências Econômicas, Mestrado em Economia e Doutorado em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Viçosa, sendo o Doutorado com período sanduíche na University of Illinois at Urbana-Champaign (UIUC), IL, USA. Foi funcionário concursado Banco do Brasil S/A. Foi também Professor Visitante do Departamento de Economia na Universidade Federal de Viçosa. Cursou o Pós-Doutorado em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Viçosa. Foi Chefe do Departamento de Ciências Econômicas de Campos (CEC).

Subscrever Economia