Universidade Federal de Viçosa

Pesquisador

Andressa da Silva Formigoni

Possui graduação em Zootecnia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2009), mestrado em Zootecnia pela Universidade Federal de Viçosa (2012), MBA em Gestão da Qualidade pela Universidade Estácio de Sá (2014) e doutorado em Nutrição e Alimentação Animal pela Universidade Federal de Minas Gerais (2016). Atualmente é docente adjunto da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência com nutrição e produção de monogástricos, com ênfase em suinocultura.

Isabelle de Araujo Lima e Souza

Graduada em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), mestre em Letras pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Atuou como professora do Curso de Extensão em Língua Brasileira de Sinais (CELIB). No mestrado pesquisou a estrutura de participação da fala-em-interação em aulas de química para Surdos, com foco na interação em LIBRAS, sob a orientação da professora Wânia Terezinha Ladeira.

Welton Pereira e Silva

Professor Adjunto no Instituto de Letras, Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas, da Universidade Federal Fluminense. Doutor em Letras Vernáculas: Língua Portuguesa (UFRJ/PROEX-CAPES). Mestre em Letras: Estudos Linguísticos (UFV/CAPES). Licenciado em Letras: Português e Literatura (UFV). Licenciado em Português (Universidade de Coimbra - Portugal/PLI-Capes). Pós-doutorado na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio/FAPERJ).

Niágara Rodrigues da Silva

Professora Adjunta da Faculdade de Economia da Universidade Federal Fluminense (UFF) e professora do Programa de Pós Graduação em Economia (PPGE-UFF). Doutora em Economia pela Universidade Federal Fluminense - UFF (2017), mestre em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Viçosa - UFV (2013), e graduada em Ciências Econômicas pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - UFRRJ (2010). Membro do Grupo de Energia e Regulação (Gener/UFF).

Aline Vilela Andrade

Atualmente sou professora Adjunta do Departamento de Matemática Aplicada da Universidade Federal Fluminense. Sou doutora em Matemática pela Universidade Estadual de Campinas com período de intercâmbio na Universitat de Barcelona; mestre e licenciada em Matemática pela Universidade Federal de Viçosa. Minhas áreas de interesse são Álgebra Comutativa e Geometria Algébrica, em particular no estudo de propriedades de Lefschetz fraca e forte, Sistemas de Togliatti, Espaço de Moduli de Fibrados Vetoriais em Variedades Projetivas e Categorias Derivadas.

Rodolpho de Almeida Torres Filho

Graduado em Engenharia Agronômica, com Mestrado e Doutorado em Genética e Melhoramento pela Universidade Federal de Viçosa. Coordenou o programa de melhoramento genético de frangos da Linha Colonial da empresa GLOBOAVES, Ingressou na Faculdade de Veterinária da Universidade Federal Fluminense em 2008 como Professor de Genética e Melhoramento Animal, desde então desenvolve projetos em conjunto com empresas do setor privado relacionados ao desenvolvimento e avaliação de produtos indicados para a avicultura alternativa.

Carla Aparecida Florentino Rodrigues

Possui Graduação em Zootecnia pela Universidade Federal de Viçosa (1999), Mestrado (2001) e Doutorado (2005) em Zootecnia pela Universidade Federal de Viçosa. Atualmente é Professora Adjunta de Nutrição e Alimentação Animal, Ezoognósia na Faculdade de Veterinária da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Zootecnia, com ênfase em Produção e Nutrição Animal, atuando nos seguintes temas: caprinos e ovinos, produção de leite, alimentos e alimentação animal.

Graciela Aparecida Profeta

Professora Adjunta IV do Curso de Ciências Econômicas da Universidade federal Fluminense- Polo de Campos dos Goytacazes.É professora do Mestrado em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia (PROFINIT), ponto focal IFF/Campos dos Goytacazes. Possui Mestrado e Doutorado em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Viçosa. Graduou-se em Gestão do Agronegócio pela Universidade Federal de Viçosa (2008). Atua no curso de Graduação em Ciências Econômicas desde dezembro de 2012.

Raquel Andrade Donagemma

Possui graduação em Química Industrial pela Universidade Vale do Rio Doce (1996), mestrado em Agroquímica pela Universidade Federal de Viçosa (2000) e doutorado em Química Analítica pela Universidade Estadual de Campinas (2004). Atualmente é professor Associado II da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Química Analítica, atuando principalmente nos seguintes temas: métodos de separação, validação de métodos, preparo de amostras e gerenciamento ambiental.

Samuel Alex Coelho Campos

Professor do Magistério Superior da Universidade Federal Fluminense (UFF) - Campos dos Goytacazes na área de Métodos Quantitativos Aplicados à Economia. Professor do programa de mestrado profissional em Rede Nacional para Núcleos de Inovação Tecnológica - PROFINIT. Doutor em Economia Aplicada pela Universidade de São Paulo/ Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz". Mestre em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Viçosa. Bacharel em Gestão do Agronegócio pela Universidade Federal de Viçosa. Técnico Agrícola pela Escola Agrotécnica Federal de Barbacena

Teófilo José Pimentel da Silva

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1974), mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos pela Universidade Federal de Viçosa (1980), doutorado em Ciência e Tecnologia de Carnes - Purdue University (1988) e Pós-Doutorado na Universidad Complutense de Madrid (2008). Professor Titular Aposentado (1995) da Escola de Veterinária da UFMG e atualmente é Professor Titular E da Faculdade de Veterinária da Universidade Federal Fluminense.

Leonardo da Silva Hamacher

Possui graduação em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Viçosa (1997), mestrado em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Viçosa (1999), especialização em Segurança do Trabalho pela Universidade Federal Fluminense (2006) e doutorado em Ciência, Tecnologia e Inovação da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro e da Universidad de Rio Cuarto da Argentina (2019). Tem experiência na área de Engenharia Agrícola, atuando principalmente nos seguintes temas: armazenamento, irrigação, e segurança do trabalho.

Vânia Mayumi Nakajima

Degree in Nutrition from the Federal University of Viçosa (2008), Master's Degree in Nutrition Science from the Federal University of Viçosa (2010) and PhD in Food and Nutrition from UNICAMP. Experience in Nutrition, with emphasis on Clinical Nutrition and Food Science.

Marco Antonio Sloboda Cortez

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Minas Gerais (1995), mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos pela Universidade Federal de Viçosa (1998) e doutorado em Ciência e Tecnologia de Alimentos pela Universidade Federal de Viçosa e University of Vermont (doutorado sanduíche-CAPES) (2003). Atualmente é professor titular da Faculdade de Veterinária na Universidade Federal Fluminense.

Carlos Otávio de Paula Vasconcelos

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Fluminense (1986), mestrado em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Viçosa (2000) e doutorado em Medicina Veterinária ( Clínica e Reprodução Animal) pela Universidade Federal Fluminense (2009). Atualmente é professor Associado I da Universidade Federal Fluminense, coorientando mestrandos e doutorandos no curso de Pós-Graduação em Medicina Veterinária (Clínica e Reprodução Animal). É inspetor da abcca da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Appaloosa.

Mônica Carneiro Alves Senna

Possui graduação em Meteorologia com distinção "Cum Laude" pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2001), mestrado em Meteorologia Agrícola pela Universidade Federal de Viçosa (2004) e doutorado em Meteorologia Agrícola pela Universidade Federal de Viçosa (2008).

José Luiz Alcantara Filho

José Luiz Alcantara Filho
Professor Adjunto da Universidade Federal Fluminense. Graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Viçosa (2007); Mestrado em Desenvolvimento Econômico pelo departamento de Economia da UFV e Doutorado em Serviço Social pela ESS/UFRJ. Atualmente é coordenador do Núcleo de Estudos Marxistas (NEM) de Volta Redonda e é pesquisador do NIEP-MARX. Tem experiência nas áreas de Economia Política, Economia Agrária, Desenvolvimento Econômico, Economia do Setor Público e Políticas sociais.

Angelita Pereira Batista

Possui doutorado em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Viçosa, sendo graduada em Agronomia, na mesma instituição. Atualmente, é professora Adjunta da Universidade Federal Fluminense (UFF), atuando de forma multidisciplinar na Escola de Engenharia. Tem experiência na área de Economia, com foco em Economia industrial, Mudança Tecnológica e Economias Agrárias e dos Recursos Naturais.

Gil Bracarense Leite

Graduado em Economia pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2005). Mestre em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Viçosa (2009) e Doutor em Economia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2017). Desde 2010 é Professor na Universidade Federal Fluminense (Campus Volta Redonda), onde vem pesquisando temas relacionados à Economia do Esporte e áreas afins. Atualmente ocupa o cargo de chefia no Departamento Multidisciplinar (VMD).

Vladimir Faria dos Santos

Possui graduação em Ciências Econômicas (2006), Mestrado (2008) e Doutorado (2011) em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Viçosa. Atualmente é Professor Associado da Universidade Federal Fluminense (Campos dos Goytacazes). Tem experiência na área de Economia Aplicada, com ênfase em Métodos Quantitativos em Economia.

Danilo Chagas

Graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal de Viçosa (1974), mestrado em Fitopatologia pela Universidade Federal de Viçosa (1979) e doutorado em Zootecnia pela Universidade Federal de Viçosa (1988). Foi chefe do Departamento de Zootecnia de 2007 a 2015. É professor titular da Universidade Federal Fluminense, lecionando as disciplinas de Forragicultura, Zootecnia Aplicada, Produção e Conservação de Forragem e Agricultura Aplicada para os cursos de Medicina Veterinária e Engenharia Agrícola e Ambiental.

Carlos Rodrigues Pereira

Possui Graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Viçosa (1994), Mestrado em Meteorologia Agrícola pela Universidade Federal de Viçosa (1997), Doutorado em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Viçosa (2003) e Pós-Doutorado em Produção Vegetal pela Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" - Universidade de São Paulo. Atualmente é Professor Associado IV da Universidade Federal Fluminense, lotado no Departamento de Engenharia Agrícola e do Meio Ambiente.

Alan Figueiredo de Arêdes

Possui graduação em Ciências Econômicas, Mestrado e Doutorado em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Atualmente é Professor no Departamento de Ciências Econômicas do Polo Universitário de Campos dos Goytacazes (PUCG) da Universidade Federal Fluminense (UFF). É integrante do Núcleo de Estudos em Economia Aplicada (NEEA). Tem experiência na ministração de aulas na área de Teoria Macroeconômica, Economia do Setor Público, Mercado de Capitais e Elaboração e Análise de Projetos de Investimento. Atua como pesquisador e extensionista na área de Economia Aplicada.

Caio Antunes de Carvalho

Biólogo, Mestre em Entomologia pela Universidade Federal de Viçosa (conceito CAPES 7) e Doutor em Ciências Biológicas (Zoologia) pela Universidade de São Paulo (conceito CAPES 7), tendo realizado estágio doutoral (um ano) no Institut für Spezielle Zoologie und Evolutionsbiologie (FSU Jena, Alemanha). Foi o vencedor do prêmio internacional Jean Theodore Lacordaire (2017), conferido pela Coleopterists Society ao melhor estudo derivado de uma tese de Doutorado publicado na área de Sistemática e Biologia de Coleoptera.

Roberta Fernanda da Paz de Souza Paiva

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2002), mestrado em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Viçosa (2005) e Doutorado em Desenvolvimento Econômico pela UNICAMP (2010). Atualmente é professora associada da Universidade Federal Fluminense, professora do Programa de Pós Graduação em Tecnologia Ambiental/UFF e Subchefe do Departamento de Engenharia de Agronegócios.

Patrícia de Melo Abrita Bastos

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de São João Del-Rei (2006), mestrado em Economia pela Universidade Federal de Viçosa (2009) e doutorado em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Viçosa (2014). Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economia do Bem-estar (Desigualdade e Pobreza de renda), atuando principalmente nos seguintes temas: Concentração de renda, Pobreza, Econometria.

Jackson Martins Rodrigues

Possui graduação em Geografia pela Universidade Federal de Viçosa (2009), mestrado em Meterorologia Agrícola pela Universidade Federal de Viçosa (2011) e doutorado em Mathematics and Natural Sciences - Georg-August-Universität Göttingen (2016). Atualmente é adjunto ai da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia, atuando principalmente nos seguintes temas: temperatura, mudanças climáticas, planejamento urbano, modelagem e urbanização.

Gilton Jose Rodrigues

Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal de Viçosa (1975), mestrado em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Viçosa (2002) e doutorado em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Viçosa (2005). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Engenharia Agrícola, com ênfase em Máquinas e Implementos Agrícolas, atuando principalmente nos seguintes temas: tecnologia de aplicação de fitossanitários, mecanização agrícola, herbicida, pulverizadores em faixa e plantas daninhas.

Nathália Ramos de Melo

Doutora em Ciência e Tecnologia de Alimentos pela Universidade Federal de Viçosa (2007) tendo parte dos estudos realizados na Escola de Engenharia Quimica da Universidad de Zaragoza - Espanha, mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos pela Universidade Federal de Viçosa (2003) e graduação em Engenharia de Alimentos pela Universidade Federal de Viçosa (2000).

Dario de Andrade Prata Filho

Doutorando em Engenharia do Meio Ambiente UFRRJ, Possui Graduação em ENGENHARIA CIVIL pela Universidade Veiga de Almeida - UVA. Graduando em ENGENHARIA CIVIL - SANITÁRIA pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ. Possui graduação em ENGENHARIA AGRÍCOLA e MESTRADO em ENGENHARIA AGRÍCOLA/Drenagem e Irrigação pela Universidade Federal de Viçosa UFV. Possui curso de Especialização em ENGENHARIA DE SAÚDE PÚBLICA pela Fundação Instituto Oswaldo Cruz - FIOCRUZ.

Edwin Elard Garcia Rojas

Possui graduação em Engenharia Agroindustrial pela Universidad Nacional del Santa-Perú (1996), Mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos pela Universidade Federal de Viçosa (2001) e Doutorado em Ciência e Tecnologia de Alimentos pela Universidade Federal de Viçosa (2004). Atualmente é Professor Associado IV da Universidade Federal Fluminense (UFF) e Professor credenciado no Programa de Pós-Graduado em Ciência e Tecnologia de Alimentos (PPGCTA) da Universidade Federal Rural de Rio de Janeiro (UFRRJ).

Elizama do Nascimento Oliveira Campos

Atualmente é doutoranda em Economia pela Universidade Federal Fluminense, pesquisando com ênfase nas áreas de comércio exterior e crescimento econômico. Atuou como professora substituta na Universidade Federal Fluminense. Foi tutora presencial na Fundação Centro de Ciências e Educação Superior à Distância do Estado do RJ (Cederj).

Luiza Carneiro Mareti Valente

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Fluminense (2007) e Licenciatura em Ciências Sociais pela Universidade Federal Fluminense (2021), mestrado em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Viçosa (2009) e doutorado em Ciências (Economia Aplicada) pela Universidade de São Paulo (2012). Atualmente é professora Associada da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economias Agrária e dos Recursos Naturais e na área de Ensino com ênfase em Desenvolvimento Docente e Métodos de Ensino Inovadores.

Joanna Maria Gonçalves de Souza Fabjan

Joanna Maria G. Souza Fabjan concluiu a graduação em Medicina Veterinária na UNIGRANRIO em 2007. Pós-graduada em Produção e Reprodução em Caprinos e Ovinos pela UNIFEOB em 2009. Mestre em Zootecnia (área de concentração em Reprodução Animal), na UFV (bolsista CNPq) em 2010. Doutora pelo PPGCV da UECE (bolsista CAPES) e INRA de Nouzilly, França (Doutorado em co-tutela, projeto CAPES-COFECUB) em 2013. Recebeu Menção Honrosa do Prêmio Capes de Tese em 2014. Realizou pós-doutorado pela UECE (bolsista CNPq) e pela UFF (bolsista CAPES). Foi docente na UNIGRANRIO (2015-2017).

Roni Barbosa Moreira

Professor Adjunto do Curso de Ciências Econômicas da Universidade Federal Fluminense de Campos dos Goytacazes na área de Teoria Microeconômica. Atuou como Professor Visitante do Departamento de Economia da Universidade Federal de Viçosa em 2015. Possui doutorado em Economia Aplicada (2014) pelo Departamento de Economia Rural da Universidade Federal de Viçosa, estudando doutorado sanduíche pelo período de um ano na Universidade da Califórnia, Riverside (EUA).

Ana Paula Martinazzo

Possui graduação em Engenharia Agrícola pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná, mestrado em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Viçosa e doutorado em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Viçosa. Atualmente é Professora Associada IV no curso de graduação em Engenharia de Agronegócios, nos cursos de mestrado em Engenharia de Biossistemas e Tecnologia Ambiental da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Engenharia Agrícola, com ênfase em Engenharia de Processamento de Produtos Agrícolas.

Breno Augusto da Silva e Silva

Possui Graduação em Ciências Econômicas, Mestrado em Economia e Doutorado em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Viçosa, sendo o Doutorado com período sanduíche na University of Illinois at Urbana-Champaign (UIUC), IL, USA. Foi funcionário concursado Banco do Brasil S/A. Foi também Professor Visitante do Departamento de Economia na Universidade Federal de Viçosa. Cursou o Pós-Doutorado em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Viçosa. Foi Chefe do Departamento de Ciências Econômicas de Campos (CEC).

Subscrever Universidade Federal de Viçosa