Ciências Econômicas

Pesquisador

Filipe Leite Pinheiro

Graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2013), mestre em economia pela Universidade Federal Fluminense (2016) e doutor em economia pela Universidade Federal Fluminense (2020). Entre 2019 e 2021 atuou como professor substituto do Departamento de Ciências Econômicas (DeCE) da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Campus Seropédica. A partir de 2021 atua como professor do Departamento de Economia da Universidade Federal Fluminense.

Fernando Freire Bloise

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1973), mestrado em Ciências Contábeis pela Universidade do Grande Rio (2002) e doutorado em Educação pela Universidad de la Empresa (2012). Atualmente é professor associado da Universidade Federal Fluminense, lotado no Departamento de Ciências Atuariais e Finanças. Tem experiência em Administração, na área de recursos humanos e estruturas universitárias.

Luiz Gustavo Antonio de Souza

Professor do Magistério Superior da Universidade Federal Fluminense (UFF) - Campos dos Goytacazes no Curso de Graduação em Ciências Econômicas. Doutor em Economia Aplicada pela Universidade de São Paulo (ESALQ-USP) (2013). Economista registrado no CORECON-SP e formado pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) (2007). Realizou dois Pós-doutoramentos na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) entre 2014 e 2017.

Catia Silva da Costa Moreira

PhD em Administração pelo COPPEAD/UFRJ (Capes 6). Seguiu a linha de pesquisa em Marketing / Comportamento do Consumidor. Especializou-se em Marketing pelo IAG PUC-Rio (2003) e graduou-se em Ciências Econômicas pela Universidade Federal Fluminense (2002). Atualmente, é Pesquisadora do Centro de Estudos em Consumo e do Centro de Inovação e Sustentabilidade no COPPEAD. Coordena projetos com grandes empresas parceiras.

Saulo Jardim de Araujo

Doutorando em Economia pela Universidade Federal Fluminense, mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (2016) e graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal Fluminense (2013). Atua no mercado de capitais desde de 2008 e é professor universitário dos Institutos Superiores de Ensino do Censa (ISECENSA).

Carolina Grottera

É professora adjunta da Faculdade de Economia da Universidade Federal Fluminense (UFF). Possui doutorado em Planejamento Energético com ênfase em Planejamento Ambiental pelo Programa de Planejamento Energético da COPPE/UFRJ, mestrado pela mesma instituição e bacharelado em Ciências Econômicas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio).

Marcos Puccioni de Oliveira Lyra

Professor Substituto na Universidade Federal Fluminense e Pesquisador do Grupo de Direito, Economia e Concorrência (GDEC) da UFRJ.

Possui doutorado (2022) e mestrado (2016) em Economia pela UFRJ. Graduado em Ciências Econômicas também pela UFRJ (2013). Teve a formação complementada por um intercâmbio acadêmico em 2012 na Université Paris-Est Créteil Val-de-Marne (ex-Paris 12), onde cursou um semestre do curso Master 1 International Economic Studies.

Tatiana Acar

Professora Adjunta no curso de ciências econômicas da Universidade Federal Fluminense - Campos dos Goytacazes, área de Gestão e Finanças. Doutora em Economia pela Universidade Federal Fluminense (UFF), com doutorado-sanduíche na Universidade de Columbia - NY. Pesquisa na área de macroeconomia aplicada e Finanças Públicas, com ênfase em estudos sobre a importância da credibilidade fiscal e da comunicação do governo na construção das expectativas dos agentes. Mestre em Economia pela Universidade Federal Fluminense (UFF).

Monique dos Santos Barreto

Bacharelado em Ciências Econômicas (UFF/2008), Mestrado em Economia pelo Programa de Pós-Graduação em Economia (UFF/2011), Doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Economia (UFF/2017) e Especialização em Gestão Financeira e Controladoria (UESA/2021). Atualmente atua como Professora Assistente na UFF, (CEC).

Niágara Rodrigues da Silva

Professora Adjunta da Faculdade de Economia da Universidade Federal Fluminense (UFF) e professora do Programa de Pós Graduação em Economia (PPGE-UFF). Doutora em Economia pela Universidade Federal Fluminense - UFF (2017), mestre em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Viçosa - UFV (2013), e graduada em Ciências Econômicas pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - UFRRJ (2010). Membro do Grupo de Energia e Regulação (Gener/UFF).

Francisco Teixeira Raeder

Atualmente é Professor Substituto (40h) na Faculdade de Economia da Universidade Federal Fluminense (UFF) e cursa Doutorado em Economia na Universidade Federal Fluminense. Possui Mestrado em Economia (2020) e graduação em Ciências Econômicas (2017) pela Universidade Federal Fluminense. Foi bolsista do Santander Universidades no Programa Top China 2015, na Peking University. É pesquisador do Grupo de Energia e Regulação (GENER/UFF) e tem interesse na área de Economia da Energia.

Daniela Franco Cerqueira

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal da Bahia (2000), mestrado em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual de Campinas (2007) e doutorado em Economia pela Universidade Federal Fluminense (2014). Atualmente é docente da Universidade Federal Fluminense, onde ministra aulas nas áreas de Teoria Econômica e Economia Brasileira e atua, principalmente, nos seguintes temas de pesquisa: economia política e desenvolvimento capitalista no Brasil.

Maria Raimunda Penha Soares

Maria Raimunda Penha Soares (Rai Soares) é professora associada III (DE) da Universidade Federal Fluminense (Campus Universitário de Rio das Ostras). Possui graduação em Serviço Social (1999), e em Ciências Econômicas (2001) pela Universidade Federal do Maranhão, mestrado (2004) e doutorado (2009) em Serviço Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Pós-doutorado pelo Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas da Universidade Federal do Maranhão (2019/2020). Tem experiência na área de Economia do trabalho, com ênfase em elaboração de projetos sociais.

Luciano Dias Losekann

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1996) e doutorado em Economia da Industria e da Tecnologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2003). É professor Associado IV do Departamento de Economia da Universidade Federal Fluminense. É Vice Diretor da Faculdade de Economia da UFF. É coordenador do Grupo de Energia e Regulação da UFF. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economia da Energia, atuando principalmente nos seguintes temas: setor elétrico, regulação, energia, reforma e economia industrial.

João Claudino Tavares

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal da Paraíba (1991), mestrado em Economia Rural [C. Grande] pela Universidade Federal da Paraíba (1995) e doutorado em Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2008). Atualmente é professor Associado II do Departamento Interdisciplinar de Rio das Ostras (RIR) do Campus Universitário de Rio das Ostras da Universidade Federal Fluminense (UFF).

José Eduardo Manhães da Silva

Professor do Departamento de Ciências Econômicas da Universidade Federal Fluminense (UFF) - Instituto de Ciências da Sociedade e Desenvolvimento Regional. 
Doutor em Planejamento Regional e Gestão da Cidade pela Universidade Cândido Mendes - UCAM-Campos (2019). 
Mestre em Economia Empresarial pela Universidade Cândido Mendes - UCAM-RJ (2011). 
Pós graduado (MBA) em Controladoria - UFF-RJ (2003).
Pós graduado (MBA) em Finanças PUC-RJ (1995).
Formado em Ciências Econômicas (1988).
Atua nas áreas de Pensamento Econômico e Gestão.

Francisco Marcelo Garritano Barone do Nascimento

Doutor em Políticas Públicas e Formação Humana pelo Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Formação Humana (PPFH) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Mestre em Administração Pública pela Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas (EBAPE) da Fundação Getulio Vargas (FGV). Especialista em Contabilidade para Gestão de Negócios pela Faculdade de Administração e e Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Bacharel em Ciências Econômicas pela Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

Helder Ferreira de Mendonça

Professor Titular do Departamento de Economia da Universidade Federal Fluminense (UFF). Primeiro colocado na produção científica brasileira (critério Qualis) no período 2004-2015 (ver, Haddad, Mena-Chalco, e Sidone, 2017). Segundo colocado na produção científica brasileira em Finanças no período 1977-2018 (Magalhães-Timotio and Barbosa, 2021). Top 5% Authors (Last 10 Years Publications) - IDEAS/RePEc. Secretário Executivo Adjunto da Associação Nacional dos Centros de Pós-Graduação em Economia (ANPEC) - biênio 2008-09.

Igor Kippe Rubinsztajn

Professor Substituto de Ciências Econômicas da Universidade Federal Fluminense, Mestre em Economia Politica pela University of York, Bacharel em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Vanessa Lopes Teixeira

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal Fluminense (1995), mestrado em Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1998) e doutorado em Ciência Econômica pela Universidade Estadual de Campinas (2009). Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal Fluminense.

Leonardo de Magalhães Leite

Professor Adjunto da Faculdade de Economia da Universidade Federal Fluminense (UFF) onde leciona disciplinas na área de Economia Brasileira e Desenvolvimento Econômico. É doutor em Economia (UFF), mestre em Desenvolvimento Econômico (UFPR) e bacharel em Ciências Econômicas (UFV). Atua como pesquisador no Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas sobre Marx e o Marxismo (NIEP-Marx) e integra a equipe editorial da Secretaria de Redação da Revista Outubro.

Ana Beatriz Fernandes Cerbino

Possui graduação em Licenciatura em Dança pelo Centro Universitario da Cidade (2000), graduação em Ciencias Economicas pela Universidade Federal Fluminense (1990), mestrado em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2003) e doutorado em História pela Universidade Federal Fluminense (2007). Obteve bolsa para doutorado sanduíche na NYU, na Tisch School, como visiting schoolar. Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal Fluminense.

Emmanoel de Oliveira Boff

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1999), mestrado em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2004) e doutorado em doutorado em economia pela Universidade Federal Fluminense (2009). Atua principalmente nos seguintes temas: na área de pensamento econômico, Foucault, figura do homem, arqueologia da economia. Na área de economia ambiental aplicada, procura estudar o impacto de instituições nas preferências dos agentes por recursos ambientais.

Roberto Cezar Rosendo Saraiva da Silva

Pós-doutorado no Instituto de Estudos Estratégicos e Relações Internacionais INEST/UFF (2016); Doutor em Economia pela Universidade Federal Fluminense -UFF (2008); Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Estadual do Norte Fluminense-UENF (2004); Mestre em Economia pela UFF (1998) e Bacharel em Economia pela UFF (1990). Em julho de 2017, assumiu o cargo de Diretor da UFF/Campos (Instituto de Ciências da Sociedade e Desenvolvimento Regional -ESR) para o período 2017/2021. É Professor Associado vinculado ao Departamento de Economia do ESR/UFF desde 2009.

Rodrigo Delpupo Monfardini

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Espírito Santo (2007), mestrado em Economia na Universidade Federal Fluminense (2010) e doutorado em Economia pela Universidade Federal Fluminense (2014). Hoje atua na Universidade Federal Fluminense como Professor Adjunto do Departamento de Ciências Econômicas de Campos. É pesquisador do NIEP-Marx (Núcleo Interdisciplinar de Estudos Sobre Marx e Marxismo). Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economia Política, Filosofia da Ciência Econômica, História Econômica do Brasil e Desenvolvimento Econômico.

Lígia Graciete Soares da Silva

Graduada em Ciências Econômicas pela Universidade Federal da Bahia e mestre em Administração pela Universidade Federal de Lavras. É professora da Universidade Federal Fluminense, Instituto de Ciências Humanas e Sociais de Volta Redonda. Atuação em projetos de extensão em gestão social e economia solidária, políticas públicas e geração de trabalho e renda.

Simone Manhães Arêas Mérida

Professora do Departamento de Ciências Econômicas da Universidade Federal Fluminense (UFF), Instituto de Ciências da Sociedade e Desenvolvimento Regional. Formada em Ciências Econômicas; Mestre em Economia Empresarial pela Universidade Candido Mendes Campos. Doutoranda em Planejamento Regional e Gestão de Cidades pela Universidade Candido Mendes Campos. Foi vice coordenadora do curso de Economia da Universidade Federal Fluminense, no período de 2014 a 2017. Atua nas áreas de Econometria/Estatística. Pesquisa na área de Economia com ênfase em Previdência Social; Inovação e Emprego.

Vanuza da Silva Pereira Ney

Graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Espírito Santo (1998), Mestrado em Economia pela Universidade Federal do Espírito Santo (2001) e Doutorado em Produção Vegetal (Linha de Pesquisa: Engenharia e Economia na Agricultura) pela Universidade Estadual do Norte Fluminense (2010). Professora Associada II da Universidade Federal Fluminense. Atua no Departamento de Ciências Econômicas de Campos e no Mestrado em Desenvolvimento Regional, Ambiente e Políticas Públicas.

Elzira Lucia de Oliveira

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Minas Gerais (1996), mestrado em Demografia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1999) e doutorado em Demografia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2005). Atualmente é professor c professor associado da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Demografia, atuando principalmente nos seguintes temas: demanda habitacional, mercado de trabalho, royalties do petróleo, educação, saúde e projeção populacional.

José Luiz Alcantara Filho

José Luiz Alcantara Filho
Professor Adjunto da Universidade Federal Fluminense. Graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Viçosa (2007); Mestrado em Desenvolvimento Econômico pelo departamento de Economia da UFV e Doutorado em Serviço Social pela ESS/UFRJ. Atualmente é coordenador do Núcleo de Estudos Marxistas (NEM) de Volta Redonda e é pesquisador do NIEP-MARX. Tem experiência nas áreas de Economia Política, Economia Agrária, Desenvolvimento Econômico, Economia do Setor Público e Políticas sociais.

Leonardo Marco Muls

Graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Minas Gerais (1992), mestre em Economia da Indústria e da Tecnologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1995) e doutor em Economia da Indústria e da Tecnologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2004). Atualmente é Professor Associado III da Universidade Federal Fluminense (UFF). Tem experiência de pesquisa na área de Desenvolvimento Econômico Local, Economia Regional e Urbana e Economia do Trabalho.

Edison Rodrigues Barreto Junior

Edison Rodrigues Barreto Junior, professor titular da Faculdade de Economia da Universidade Federal Fluminense (UFF), doutor em Economia Internacional (2000) pela Universidade Sorbonne Paris Nord, mestre e bacharel em Economia pela Universidade Federal Fluminense. Entre 2018/2019 realizou pós-doutorado e foi professor visitante na Universidade de Québec em Montreal. Em 2015/2016 exerceu a função de assessor econômico do governo do estado do Rio de Janeiro. Em 2013/2014 foi professor visitante na Escola de Desenvolvimento Internacional e Estudos Globais da Universidade de Ottawa.

André Dumans Guedes

Professor do Departamento de Sociologia e Metodologia das Ciências Sociais e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia (PPGS) da Universidade Federal Fluminense (UFF). Graduado em Ciências Econômicas (UFMG), mestre em Planejamento Urbano e Regional (IPPUR/UFRJ) e doutor em Antropologia Social (PPGAS/Museu Nacional/UFRJ). Foi ganhador do Prêmio ANPOCS 2012 de Melhor Tese de Doutorado em Ciências Sociais. É um dos líderes do Grupo de Pesquisa Fronteiras (UFF), e pesquisador do Núcleo de Antropologia da Política (NUAP) e do Núcleo de Pesquisas em Cultura e Economia (NuCEC).

Camilla Borges Sampaio

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Candido Mendes Centro do RJ (1999) e mestrado em Engenharia de Produção pela Coppe - Universidade Federal do Rio de Janeiro (2004). Atualmente é professora da Fundação Educacional de Macaé e da Faculdade Cenecista de Rio das Ostras. Tem experiência nas disciplinas de economia - macroeconomia, microeconomia, finanças corporativas, comércio e relações internacionais e trabalho de conclusão de curso, em engenharia de produção - engenharia econômica, introdução à engenharia de produção e também trabalho de conclusão de curso.

João Marcos Hausmann Tavares

Professor de economia da Universidade Federal Fluminense (IEAR/UFF) e pesquisador RedeSist (IE/UFRJ). Doutor em Economia (UFRJ), possui mestrado em Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento e graduação em ciências econômicas, ambos cursados na Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Francisco Mario Fonseca DE ASEVEDO

Possui doutorado e mestrado em Ciências (com aplicação em análise de custos) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). É graduado em Ciências Econômicas pelo Centro Universitário Augusto Motta e tem especialização em Metodologia do Ensino Superior pela Fundação Souza Marques (FTESM).

Carlos Augusto Vidotto

Graduado em Ciências Econômicas pela Universidade de São Paulo (1989), mestre em Ciência Econômica pela Universidade Estadual de Campinas (1995) e doutor em Ciência Econômica pela Universidade Estadual de Campinas (2002). De 2002 a 2007 integrou o corpo docente de graduação e pós-graduação do Departamento de Economia da FEA-UFF. De 2007 a 2010 esteve cedido ao Banco Interamericano de Desenvolvimento para trabalhar como Conselheiro-Senior da Diretoria do Brasil junto àquela instituição, em Washington.

Gabriel Rached

Possui Doutorado em Economia pelo Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IE/UFRJ), Mestrado em História Econômica pela Universidade Estadual Paulista (UNESP) e Graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Tem experiência na área de Estudos Internacionais, atuando principalmente nos seguintes temas: Nova Ordem Mundial, Organismos Multilaterais, Cooperação Internacional e Governança Global.

Marcelo Gonçalves do Amaral

Marcelo Amaral é bacharel em Ciências Econômicas pelo Instituto de Economia da UFRJ, mestre e doutor em Engenharia de Produção pela COPPE/UFRJ, e pós-doutor pela Escola Politécnica da USP. Foi professor visitante na North Carolina State University e pesquisador visitante do Research Triangle Park nos Estados Unidos.

Augusto César Gonçalves e Lima

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Cândido Mendes - UCAM, mestrado e doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC-Rio. Atuou como professor Adjunto I da Universidade Estácio de Sá - UNESA, professor da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ e da Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ.

Eduardo Sá Barreto Cruz

É professor adjunto no Departamento de Economia e no Programa de Pós-graduação em Economia da Universidade Federal Fluminense (Niterói, RJ) . Possui doutorado (2013) e mestrado (2009) em Economia pela Universidade Federal Fluminense e graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Minas Gerais (2005). Atua principalmente nos seguintes temas: crise ambiental, crítica da economia política, história do pensamento econômico e filosofia da ciência.

Miguel Ferreira Lima

Professor, coordenador de cursos de pós-graduação e pesquisador na área de Marketing, Internacionalização de Empresas, Marketing Internacional, Empreendedorismo, Comércio Exterior, Planejamento Estratégico, e Governança Corporativa em empresas internacionalizadas. É Doutor em Comunicação Empresarial pela UFRJ (2006) e Mestre em Administração pela UFF (2002), Pós-Graduado em Relações Internacionais pela UERJ (1989) e Bacharel em Ciências Econômicas pela UFF (1982). Atuou em cargos executivos na Petrobrás Internacional - Braspetro, e na Petrobrás Comércio Internacional - Interbrás.

Vladimir Faria dos Santos

Possui graduação em Ciências Econômicas (2006), Mestrado (2008) e Doutorado (2011) em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Viçosa. Atualmente é Professor Associado da Universidade Federal Fluminense (Campos dos Goytacazes). Tem experiência na área de Economia Aplicada, com ênfase em Métodos Quantitativos em Economia.

Guilherme Rodrigues Lima

Professor Substituto do Departamento de Economia da Universidade Federal Fluminense (UFF) em Campos dos Goytacazes. Atualmente faz doutorado em Programa de Planejamento Energético com ênfase em Planejamento Ambiental com bolsa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). É mestre em Planejamento Energético com ênfase em Planejamento Ambiental e Bacharel em Ciências Econômicas (IE/UFRJ). Possui extensão acadêmica pela Faculdade de Economia da Universidade do Porto (FEP), Portugal. Durante a graduação integrou o Grupo de Economia do Meio Ambiente (GEMA/IE/UFRJ).

Daniele Maria Oliveira de Jesus

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal Fluminense (1999), mestrado em Planejamento Urbano e Regional pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2003) e doutorado em Economia pela Universidade Federal Fluminense (2008). Atualmente é Professora Adjunta II do Departamento de Administração da Faculdade de Administração e Ciências Contábeis da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência nas áreas de Administração e Economia. É membro do Programa de Inovação e Assessoria Curricular - PROIAC - UFF.

Raquel Pereira de Souza

Possui graduação em Ciências econômicas pela Universidade Federal do Paraná (2001) e mestrado em Desenvolvimento Rural pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2007) e doutorado em Desenvolvimento Econômico na Unicamp (2011. Atualmente é professora da Universidade Federal Fluminense no Departamento de Engenharia do Agronegócio. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economia rural, atuando principalmente nos seguintes temas: agricultura familiar, comércio internacional, cadeias produtivas e desenvolvimento rural.

Adriano Vilela Sampaio

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2005), mestrado em Economia Política pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2009) e doutorado em Economia pela Universidade Estadual de Campinas (2014). É professor da Universidade Federal Fluminense desde janeiro de 2014. Leciona e pesquisa nas áreas de Economia Internacional, Macroeconomia e Economia Monetária e Financeira.

Hugo Figueira de Souza Corrêa

Professor do Departamento de Economia da Universidade Federal Fluminense (UFF) e integrante do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Marx e o Marxismo (Niep-Marx/UFF). Áreas de pesquisa incluem: crítica da economia política, teoria do imperialismo, teoria da dependência, desenvolvimento econômico e história econômica.

Diogo Bravo Marinho Braga

Possui graduação e Mestrado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e Doutorado em Engenharia de Sistemas e Computação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Economia, Métodos Econométricos e Programação Matemática.

André Ferreira

Doutorado em Políticas Públicas pela UFRJ, Mestrado em Administração pela UFRRJ e Graduação em Economia pela UERJ. Possui 17 anos de experiência em empresas de grande porte, com destaque para: Deloitte, Peugeot Citroën, Sul América Seguros, Odebrecht e Souza Cruz. Atualmente é Professor Associado na UFF, e Vice Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Administração da UFF (PPGA). Desenvolve Projetos de Pesquisa nas áreas de Políticas Públicas e de Desenvolvimento Local. É Avaliador de Cursos do INEP/ MEC (BASIs/ SINAES), nas áreas de Economia e Gestão de Pessoas.

Eduardo Ferioli Gomes

Possui graduação em Ciências Econômicas e mestrado em Estatística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atualmente é professor assistente do Departamento de Estatística do Instituto de Matemática e Estatística da Universidade Federal Fluminense afastado para realização de doutorado em Estatística na London School of Economics and Political Science no grupo de Probabilidade em Finanças e Seguros sob a orientação do Prof. Umut Çetin e do Prof.

Alan Figueiredo de Arêdes

Possui graduação em Ciências Econômicas, Mestrado e Doutorado em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Atualmente é Professor no Departamento de Ciências Econômicas do Polo Universitário de Campos dos Goytacazes (PUCG) da Universidade Federal Fluminense (UFF). É integrante do Núcleo de Estudos em Economia Aplicada (NEEA). Tem experiência na ministração de aulas na área de Teoria Macroeconômica, Economia do Setor Público, Mercado de Capitais e Elaboração e Análise de Projetos de Investimento. Atua como pesquisador e extensionista na área de Economia Aplicada.

Frederico José Lustosa da Costa

Frederico Lustosa da Costa é professor do Programa de Pós-graduação em Administração (PPGAd) da Universidade Federal Fluminense e membro da Academia Brasileira de Ciências da Administração. Foi professor Titular da Escola Brasileira de Adminstração Pública e de Empresas (EBAPE) da Fundação Getullio Vargas (DFGV) e professor visitante do Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa (ISCTE/IUL, Lisboa) e da École Superieur de Commerce de Paris (ESCP Europe).

Fabio Stallivieri

Possui Graduação e Mestrado em Economia pela Universidade Federal de Santa Catarina e Doutorado em Economia pela Universidade Federal Fluminense. Atualmente é Assessor da Diretoria da EMBRAPII e Professor Adjunto da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economia Industrial e Mudança Tecnológica, atuando principalmente nos seguintes temas: análise da dinâmica produtiva e inovativa das firmas, prospecção tecnológica, políticas de inovação e gestão de políticas públicas.

Roberta Fernanda da Paz de Souza Paiva

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2002), mestrado em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Viçosa (2005) e Doutorado em Desenvolvimento Econômico pela UNICAMP (2010). Atualmente é professora associada da Universidade Federal Fluminense, professora do Programa de Pós Graduação em Tecnologia Ambiental/UFF e Subchefe do Departamento de Engenharia de Agronegócios.

Maracajaro Mansor Silveira

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal Fluminense (2007), mestrado em Economia pela Universidade de São Paulo (2009) e doutorado em Economia pela Universidade Federal Fluminense (2017). Atualmente é professor assistente da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Metodologia da Análise Econômica, atuando principalmente nos seguintes temas: matemática, pragmatismo, relativismo, instrumentalismo e epistemologia.

Priscilla Cristina Cabral Ribeiro

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1995), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1998) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de São Carlos (2009). Atualmente é Professora Associada no Departamento de Engenharia de Produção da Universidade Federal Fluminense (UFF) e Professora do Programa de Pós Graduação em Engenharia de Produção da UFF (TPP/UFF). Foi visiting scholar na Utah State University, Utah, EUA, de novembro de 2008 a agosto de 2009.

Carlos Frederico Bom Kraemer

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2003), mestrado em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas (2005) e doutorado em Ciência Tecnologia e Inovação em Agropecuária, área de concentração em Políticas Públicas Comparadas pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2018). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal Fluminense. Área de atuação: Administração pública, políticas públicas e gestão social.

Alex Jobim Farias

É Doutor em Ciência Política (Ciência Política e Sociologia) pela Sociedade Brasileira de Instrução - SBI/IUPERJ (2007), Mestre em Relações Internacionais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1998) e bacharel em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1995). Foi professor da graduação da relações internacionais da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) e, entre 2010 e 2011, foi coordenador de Centro de Estudos e Pesquisas BRICS.

Marcelo Dias Carcanholo

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade de São Paulo (1993), mestrado em Economia pela Universidade Federal Fluminense (1996) e doutorado em Economia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002).

Patrícia de Melo Abrita Bastos

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de São João Del-Rei (2006), mestrado em Economia pela Universidade Federal de Viçosa (2009) e doutorado em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Viçosa (2014). Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economia do Bem-estar (Desigualdade e Pobreza de renda), atuando principalmente nos seguintes temas: Concentração de renda, Pobreza, Econometria.

Fernanda Fochi Nogueira Insfran

Psicóloga (UFRJ), economista (Uerj), mestre e doutora em Psicologia pelo Programa de Pós Graduação em Psicologia da UFRJ. Atua como docente desde 2007 e lecionou para cursos de graduação e pós graduação no Rio de Janeiro e em Mato Grosso. Teve experiência como supervisora de estágios em psicologia clínica, organizacional, escolar e orientação profissional. Atuou também como psicoterapeuta na Abordagem Centrada na Pessoa, em clínica social e consultório particular.

Bianca Aires Imbiriba Di Maio Bonente

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal Fluminense (2004), mestrado em Economia pela Universidade Federal de Uberlândia (2007) e doutorado em Economia pela Universidade Federal Fluminense (2011). Hoje atua na Universidade Federal Fluminense como Professora Adjunta do Departamento de Economia e como membro do Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas sobre Marx e o Marxismo (NIEP-Marx).

Marcos Tostes Lamonica

Graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Cândido Mendes (1999), Mestre em Economia Empresarial pela mesma em (2004) e Doutor pelo Programa de Pós-graduação em Economia na Universidade Federal Fluminense (2009). Atualmente é professor nível superior da Faculdade de Economia e do Programa de Pós-Graduação em Economia da Universidade Federal Fluminense.

João Leonardo Gomes Medeiros

É professor do Departamento de Economia da Universidade Federal Fluminense desde 2006. Participa ativamente do Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas sobre Marx e o Marxismo da UFF e da Sociedade Brasileira de Economia Política, da qual é atualmente vice-presidente. É autor do livro "A economia diante do horror econômico", Eduff, 2013, e de vários artigos publicados em periódicos acadêmicos e anais de eventos científicos. É Diretor da Sociedade Brasileira de Economia Política desde 2015.

Leidmar Verneque Rosa

Mestrado em Gestão e Estratégia de Negócios pela UFRRJ (2010). Graduação em Ciências Econômicas pela UFF (2002) e especialista em Educação Financeira e Gestão de Projetos no Terceiro Setor e Responsabilidade Social.
Carreira profissional desenvolvida por quase 20 anos no setor hoteleiro em funções gerenciais e com grande experiência em gestão de equipes multidisciplinares, liderança, gestão de processos, gestão financeira e administrativa, docente universitária e cursos profissionalizantes.

José Geraldo Abunahman

Possui Doutorado em Engenharia Civil pela Universidade Federal Fluminense (2017), Mestrado em Sistemas de Gestão pela Universidade Federal Fluminense (2006), Especialização em Contabilidade e Auditoria pela Universidade Federal Fluminense (2001) e Graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal Fluminense (1983). Atualmente é professor Associado III do Departamento de Ciências Atuariais e Finanças da Faculdade de Administração e Ciências Contábeis da Universidade Federal Fluminense.

Julia de Medeiros Braga

Julia de Medeiros Braga é Professora Associada da Faculdade de Economia da UFF e participa do Programa de Pós Graduação em Economia (PPGE) da UFF. Trabalhou como Assessora Econômica no Ministério do Planejamento, foi Pesquisadora Visitante no IPEA e no Levy Economics Institute of Bard College (NY). Faz parte do Grupo de Pesquisa de Economia Política do IE-UFRJ.

Osiris Ricardo Bezerra Marques

Graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal Fluminense (1999), mestre em Economia pela Universidade Federal Fluminense (2002), fez doutorado sanduíche na área de Economia Internacional na University of Leeds (2006) e doutorado na área de Macroeconomia Internacional pela Universidade Federal Do Rio de Janeiro (2007).

Glaudiane Lilian de Almeida

Doutora em Engenharia de Produção pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ), na área de Finanças e Análise de Investimentos. Mestre em Economia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro e Economista pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Atualmente é Professora Adjunta no departamento de Engenharia de Produção da Universidade Federal Fluminense (EEIMVR).

Elizama do Nascimento Oliveira Campos

Atualmente é doutoranda em Economia pela Universidade Federal Fluminense, pesquisando com ênfase nas áreas de comércio exterior e crescimento econômico. Atuou como professora substituta na Universidade Federal Fluminense. Foi tutora presencial na Fundação Centro de Ciências e Educação Superior à Distância do Estado do RJ (Cederj).

Fabio Henrique Cazeiro de Mayrinck

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal Fluminense (1999) e Mestrado em Economia Aplicada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2004). Atualmente é professor assistente da Universidade Federal Fluminense (Pólo Universitário de Volta Redonda - Escola de Ciências Humanas e Sociais). Tem experiência na área de Economia, atuando principalmente com macroeconomia e microeconomia

Júlio Cesar Albuquerque Bastos

Linha de pesquisa em Política Monetária e Política Fiscal. Doutor em Economia pela UFF (2012). Mestre em Engenharia de Produção pela UFF (2001). Graduado em Ciências Econômicas pela Faculdade Gay Lussac Instituto de Ensino Superior (1995). Professor Associado I UFF - Lecionando Macroeconomia III e Economia do Setor Público. Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Economia da UFF - Lecionando Tópicos Avançados em Macroeconomia e Finanças III - Disciplina "Data Envelopment Analysis". Professor do MBA em Economia e Finanças da UFF.

Roni Barbosa Moreira

Professor Adjunto do Curso de Ciências Econômicas da Universidade Federal Fluminense de Campos dos Goytacazes na área de Teoria Microeconômica. Atuou como Professor Visitante do Departamento de Economia da Universidade Federal de Viçosa em 2015. Possui doutorado em Economia Aplicada (2014) pelo Departamento de Economia Rural da Universidade Federal de Viçosa, estudando doutorado sanduíche pelo período de um ano na Universidade da Califórnia, Riverside (EUA).

Alberto Di Sabbato

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1974), mestrado em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1997) e doutorado em Curso de Pós-Graduação em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2008). É professor da Faculdade de Economia da Universidade Federal Fluminense desde 1975, onde atualmente é Professor Associado IV. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economia Agrária e em Metodologia e Técnicas de Pesquisa em Economia.

Sergio Ricardo da Silveira Barros

Professor Associado do Departamento de Análise Geoambiental no Instituto de Geociências da UFF. Atualmente é Vice-Coordenador do Curso de Graduação em Ciência Ambiental e Coordenador da REMADS - Rede UFF de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável. É Economista com Pós-Doutorado em Sistemas de Gestão Ambiental pelo LATEC/ UFF -Laboratório de Tecnologia, Gestão de Negócios & Meio Ambiente com apoio da FAPERJ ? Departamento de Engenharia de Produção.

Breno Augusto da Silva e Silva

Possui Graduação em Ciências Econômicas, Mestrado em Economia e Doutorado em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Viçosa, sendo o Doutorado com período sanduíche na University of Illinois at Urbana-Champaign (UIUC), IL, USA. Foi funcionário concursado Banco do Brasil S/A. Foi também Professor Visitante do Departamento de Economia na Universidade Federal de Viçosa. Cursou o Pós-Doutorado em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Viçosa. Foi Chefe do Departamento de Ciências Econômicas de Campos (CEC).

Subscrever Ciências Econômicas