Universidade Federal de Viçosa

Pesquisador

Isabelle de Araujo Lima e Souza

Graduada em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), mestre em Letras pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Atuou como professora do Curso de Extensão em Língua Brasileira de Sinais (CELIB). No mestrado pesquisou a estrutura de participação da fala-em-interação em aulas de química para Surdos, com foco na interação em LIBRAS, sob a orientação da professora Wânia Terezinha Ladeira.

Welton Pereira e Silva

Professor Adjunto no Instituto de Letras, Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas, da Universidade Federal Fluminense. Doutor em Letras Vernáculas: Língua Portuguesa (UFRJ/PROEX-CAPES). Mestre em Letras: Estudos Linguísticos (UFV/CAPES). Licenciado em Letras: Português e Literatura (UFV). Licenciado em Português (Universidade de Coimbra - Portugal/PLI-Capes). Pós-doutorado na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio/FAPERJ).

Aline Vilela Andrade

Atualmente sou professora Adjunta do Departamento de Matemática Aplicada da Universidade Federal Fluminense. Sou doutora em Matemática pela Universidade Estadual de Campinas com período de intercâmbio na Universitat de Barcelona; mestre e licenciada em Matemática pela Universidade Federal de Viçosa. Minhas áreas de interesse são Álgebra Comutativa e Geometria Algébrica, em particular no estudo de propriedades de Lefschetz fraca e forte, Sistemas de Togliatti, Espaço de Moduli de Fibrados Vetoriais em Variedades Projetivas e Categorias Derivadas.

Elivelton Alves Ferreira

Professor Adjunto/ Universidade Federal Fluminense, Campus de Volta Redonda/RJ.
 Possui graduação em Química (Bacharelado e Licenciado) pela Universidade Federal de Viçosa, mestrado em Química (área de concentração: Físico-Química) e doutorado em Ciências (área de concentração: Físico-Química) pela Universidade Federal de São Carlos. Tem experiência na área de Físico-Química, com ênfase em Eletroquímica, Química de Materiais, Corrosão, Vidros e Vitrocerâmicas.

Gladstone Leonel da Silva Júnior

Professor Adjunto da Faculdade de Direito e do Programa de Pós-Graduação em Direito Constitucional da Universidade Federal Fluminense. Doutor em Direito pela Universidade de Brasília (2014). Realizou estágio doutoral (doutorado-sanduíche) na Facultat de Dret da Universitat de València, Espanha. Realizou pós-doutorado no Programa de Direitos Humanos e Cidadania da Universidade de Brasília como bolsista CAPES. Membro da Secretaria Nacional do IPDMS - Instituto de Pesquisa, Direitos e Movimentos Sociais (2018-2021).

Rodolpho de Almeida Torres Filho

Graduado em Engenharia Agronômica, com Mestrado e Doutorado em Genética e Melhoramento pela Universidade Federal de Viçosa. Coordenou o programa de melhoramento genético de frangos da Linha Colonial da empresa GLOBOAVES, Ingressou na Faculdade de Veterinária da Universidade Federal Fluminense em 2008 como Professor de Genética e Melhoramento Animal, desde então desenvolve projetos em conjunto com empresas do setor privado relacionados ao desenvolvimento e avaliação de produtos indicados para a avicultura alternativa.

Carla Aparecida Florentino Rodrigues

Possui Graduação em Zootecnia pela Universidade Federal de Viçosa (1999), Mestrado (2001) e Doutorado (2005) em Zootecnia pela Universidade Federal de Viçosa. Atualmente é Professora Adjunta de Nutrição e Alimentação Animal, Ezoognósia na Faculdade de Veterinária da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Zootecnia, com ênfase em Produção e Nutrição Animal, atuando nos seguintes temas: caprinos e ovinos, produção de leite, alimentos e alimentação animal.

Maria Carmen Morais

Possui graduação em Física pela Universidade Federal de Viçosa (2003), mestrado em Física pela Universidade Federal de Minas Gerais (2005) e doutorado em Física pela Universidade de São Paulo (2010). Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Física Nuclear, com ênfase em Reações Nucleares e Espalhamento Geral, atuando principalmente nos seguintes temas: Reações de Transferência e Astrofísica Nuclear.

Graciela Aparecida Profeta

Professora Adjunta IV do Curso de Ciências Econômicas da Universidade federal Fluminense- Polo de Campos dos Goytacazes.É professora do Mestrado em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia (PROFINIT), ponto focal IFF/Campos dos Goytacazes. Possui Mestrado e Doutorado em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Viçosa. Graduou-se em Gestão do Agronegócio pela Universidade Federal de Viçosa (2008). Atua no curso de Graduação em Ciências Econômicas desde dezembro de 2012.

Leonardo de Magalhães Leite

Professor Adjunto da Faculdade de Economia da Universidade Federal Fluminense (UFF) onde leciona disciplinas na área de Economia Brasileira e Desenvolvimento Econômico. É doutor em Economia (UFF), mestre em Desenvolvimento Econômico (UFPR) e bacharel em Ciências Econômicas (UFV). Atua como pesquisador no Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas sobre Marx e o Marxismo (NIEP-Marx) e integra a equipe editorial da Secretaria de Redação da Revista Outubro.

Ricardo Silveira Sousa

Possui graduação em Matemática pela Universidade Federal de Viçosa (1997), mestrado em Ciências de Computação e Matemática Computacional pela Universidade de São Paulo (2000) e doutorado em Ciências de Computação e Matemática Computacional pela Universidade de São Paulo (2005). Tem experiência na área de Engenharia de Produção, com ênfase em Pesquisa Operacional, atuando principalmente nos seguintes temas: otimização linear, programação inteira e resolução de sistemas lineares de grande porte.

Leonardo da Silva Hamacher

Possui graduação em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Viçosa (1997), mestrado em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Viçosa (1999), especialização em Segurança do Trabalho pela Universidade Federal Fluminense (2006) e doutorado em Ciência, Tecnologia e Inovação da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro e da Universidad de Rio Cuarto da Argentina (2019). Tem experiência na área de Engenharia Agrícola, atuando principalmente nos seguintes temas: armazenamento, irrigação, e segurança do trabalho.

Janaína Martins Cordeiro

Professora Adjunta de História Contemporânea do Departamento de História e do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal Fluminense (UFF). Doutora em História pela UFF (2012), com estágio de doutoramento pelo Centre d Histoire de Sciences Politiques de Paris (2009-2010, Bolsa CAPES-COFECUB) e Mestra pela mesma instituição (2008). Graduada em História pela Universidade Federal de Viçosa (Bacharelado - 2006; Licenciatura - 2005).

Vânia Mayumi Nakajima

Degree in Nutrition from the Federal University of Viçosa (2008), Master's Degree in Nutrition Science from the Federal University of Viçosa (2010) and PhD in Food and Nutrition from UNICAMP. Experience in Nutrition, with emphasis on Clinical Nutrition and Food Science.

Aldara da Silva César

Professora Associada do Departamento de Engenharia de Agronegócios da Universidade Federal Fluminense (UFF) (Campus de Volta Redonda-RJ), responsável pelo Grupo de Análise de Sistemas Agroindustriais (GASA). Possui graduação em Engenharia de Alimentos pela Universidade Federal de Viçosa e mestrado e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Sua tese foi indicada pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção/ UFSCar para concorrer ao Prêmio Capes de melhor tese em 2013.

José Luiz Alcantara Filho

José Luiz Alcantara Filho
Professor Adjunto da Universidade Federal Fluminense. Graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Viçosa (2007); Mestrado em Desenvolvimento Econômico pelo departamento de Economia da UFV e Doutorado em Serviço Social pela ESS/UFRJ. Atualmente é coordenador do Núcleo de Estudos Marxistas (NEM) de Volta Redonda e é pesquisador do NIEP-MARX. Tem experiência nas áreas de Economia Política, Economia Agrária, Desenvolvimento Econômico, Economia do Setor Público e Políticas sociais.

Diego Pereira Sangi

Possui graduação em Química pela Universidade Federal de Viçosa (2007), doutorado em Química Orgânica (2011) e pós-doutorado (2011-2013) pela Universidade Federal de São Carlos. Atualmente é professor associado no Departamento de Química do Instituto de Ciências Exatas - ICEx da Universidade Federal Fluminense, desenvolvendo pesquisas na área de síntese de compostos heterociclicos com potencial atividade biológica.

Angelita Pereira Batista

Possui doutorado em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Viçosa, sendo graduada em Agronomia, na mesma instituição. Atualmente, é professora Adjunta da Universidade Federal Fluminense (UFF), atuando de forma multidisciplinar na Escola de Engenharia. Tem experiência na área de Economia, com foco em Economia industrial, Mudança Tecnológica e Economias Agrárias e dos Recursos Naturais.

Alexandre Jose Firme Vieira

Professor Adjunto (Dedicação Exclusiva) do Departamento de Análise GeoAmbiental da UFF, do curso de bacharelado em Ciência Ambiental, na cátedra de AGRICULTURA URBANA, onde leciona "Gestão do Ambiente Agrário" e "Agroecologia", além de ministrar "Conservação e Manejo da Biodiversidade" e "Introdução à Ciência Ambiental". É líder de Grupo de Pesquisa "Núcleo Pacha Mama", desenvolvendo linhas de estudo no campo e na cidade, através de investigações sobre os "Quintais".

Vladimir Faria dos Santos

Possui graduação em Ciências Econômicas (2006), Mestrado (2008) e Doutorado (2011) em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Viçosa. Atualmente é Professor Associado da Universidade Federal Fluminense (Campos dos Goytacazes). Tem experiência na área de Economia Aplicada, com ênfase em Métodos Quantitativos em Economia.

Alberto Luis da Silva

Possui graduação em Engenharia de Agrimensura pela Universidade Federal de Viçosa (2003) e mestrado em Ciências Geodésicas e Tecnologias da Geoinformação pela Universidade Federal de Pernambuco (2005). Atualmente é tecnologista da Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística e professor assistente 20h na Universidade Federal Fluminense.

Danilo Chagas

Graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal de Viçosa (1974), mestrado em Fitopatologia pela Universidade Federal de Viçosa (1979) e doutorado em Zootecnia pela Universidade Federal de Viçosa (1988). Foi chefe do Departamento de Zootecnia de 2007 a 2015. É professor titular da Universidade Federal Fluminense, lecionando as disciplinas de Forragicultura, Zootecnia Aplicada, Produção e Conservação de Forragem e Agricultura Aplicada para os cursos de Medicina Veterinária e Engenharia Agrícola e Ambiental.

Róberson Sakabe

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Viçosa (2003), graduação em Zootecnia pela Universidade Federal de Viçosa (1998), mestrado em Aquicultura pelo Centro de Aquicultura da UNESP - Câmpus de Jaboticabal (2007) e doutorado em Aqüicultura pelo Centro de Aquicultura da UNESP - Câmpus de Jaboticabal (2011). Foi pesquisador do Centro de Aquicultura da UNESP - Câmpus de Jaboticabal (2012) e atualmente é Professor Adjunto da Faculdade de Veterinária da Universidade Federal Fluminense (UFF). Participa do corpo docente da Pós graduação de Engenharia de Biossistemas.

Róberson Machado Pimentel

Possui graduação em Zootecnia pela Universidade Federal de Viçosa (2009), mestrado em Forragicultura e Pastagem pela Universidade Federal de Lavras (2012) e doutorado em Forragicultura e Pastagem pela Universidade Federal de Viçosa (2016). Atuando nas linhas de pesquisa de manejo e avaliação de plantas forrageiras em pastagens diferidas e sistemas integrados, além do potencial de mitigação dos gases de efeito estufa em sistemas agropecuários. Atualmente é professor Adjunto C2 na área de Forragicultura e Pastagem da Universidade Federal Fluminense (UFF).

Carlos Rodrigues Pereira

Possui Graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Viçosa (1994), Mestrado em Meteorologia Agrícola pela Universidade Federal de Viçosa (1997), Doutorado em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Viçosa (2003) e Pós-Doutorado em Produção Vegetal pela Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" - Universidade de São Paulo. Atualmente é Professor Associado IV da Universidade Federal Fluminense, lotado no Departamento de Engenharia Agrícola e do Meio Ambiente.

Dirlane de Fátima do Carmo

Graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Viçosa (1997), mestrado em Ciências da Engenharia Ambiental (2000) e doutorado em Hidráulica e Saneamento (2004) pela Escola de Engenharia de São Carlos, Universidade de São Paulo. Tem experiência em extensão rural, tendo trabalhado como Extensionista Agropecuário II na Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (2005 a 2009) e na área de Meio Ambiente, com ênfase em Tratamento de resíduos, agricultura familiar e agroecologia.

Alan Figueiredo de Arêdes

Possui graduação em Ciências Econômicas, Mestrado e Doutorado em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Atualmente é Professor no Departamento de Ciências Econômicas do Polo Universitário de Campos dos Goytacazes (PUCG) da Universidade Federal Fluminense (UFF). É integrante do Núcleo de Estudos em Economia Aplicada (NEEA). Tem experiência na ministração de aulas na área de Teoria Macroeconômica, Economia do Setor Público, Mercado de Capitais e Elaboração e Análise de Projetos de Investimento. Atua como pesquisador e extensionista na área de Economia Aplicada.

Fabio Ribeiro Cerqueira

Possui graduação em ciência da computação pela Universidade Federal de Viçosa, 1996. Obteve seu mestrado também em ciência da computação pela UNICAMP, 1999, completando a primeira dissertação no Brasil em montagem de fragmentos de DNA. Em 2006, completou um curso de especialização em bioinformática na Universidade de Lisboa, ingressando a seguir no doutoramento. Obteve o grau de doutor (modalidade European Doctorate) em Informática Biomédica pela University for Health Sciences, Medical Informatics and Technology, Hall in Tyrol, Austria, 2010.

Jackson Martins Rodrigues

Possui graduação em Geografia pela Universidade Federal de Viçosa (2009), mestrado em Meterorologia Agrícola pela Universidade Federal de Viçosa (2011) e doutorado em Mathematics and Natural Sciences - Georg-August-Universität Göttingen (2016). Atualmente é adjunto ai da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia, atuando principalmente nos seguintes temas: temperatura, mudanças climáticas, planejamento urbano, modelagem e urbanização.

Gilton Jose Rodrigues

Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal de Viçosa (1975), mestrado em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Viçosa (2002) e doutorado em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Viçosa (2005). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Engenharia Agrícola, com ênfase em Máquinas e Implementos Agrícolas, atuando principalmente nos seguintes temas: tecnologia de aplicação de fitossanitários, mecanização agrícola, herbicida, pulverizadores em faixa e plantas daninhas.

Reginaldo Demarque da Rocha

Possui graduação em Matemática pela Universidade Federal de Viçosa (2005), mestrado em Matemática pela Universidade Federal Fluminense (2008) e doutorado em Matemática pela Universidade Federal de Minas Gerais (2011). Atualmente professor da Universidade Federal Fluminense.

Nathália Ramos de Melo

Doutora em Ciência e Tecnologia de Alimentos pela Universidade Federal de Viçosa (2007) tendo parte dos estudos realizados na Escola de Engenharia Quimica da Universidad de Zaragoza - Espanha, mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos pela Universidade Federal de Viçosa (2003) e graduação em Engenharia de Alimentos pela Universidade Federal de Viçosa (2000).

Isabella Vitória Castilho Pimentel Pedroso

Possui graduação em Geografia (Bacharelado e Licenciatura Plena) pela Universidade Federal de Viçosa (2009), mestrado em Planejamento Urbano e Regional pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2012) e doutorado em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2017). Desde 2014 atua como docente do ensino básico técnico tecnológico da Universidade Federal Fluminense, ministrando aulas de geografia para o ensino médio e fundamental, no Colégio Universitário Geraldo Reis, COLUNI-UFF. Educadora Popular do NEP 13 de Maio.

Dario de Andrade Prata Filho

Doutorando em Engenharia do Meio Ambiente UFRRJ, Possui Graduação em ENGENHARIA CIVIL pela Universidade Veiga de Almeida - UVA. Graduando em ENGENHARIA CIVIL - SANITÁRIA pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ. Possui graduação em ENGENHARIA AGRÍCOLA e MESTRADO em ENGENHARIA AGRÍCOLA/Drenagem e Irrigação pela Universidade Federal de Viçosa UFV. Possui curso de Especialização em ENGENHARIA DE SAÚDE PÚBLICA pela Fundação Instituto Oswaldo Cruz - FIOCRUZ.

Elaine Aparecida Araújo

Professora associada do Departamento de Engenharia de Produção da Universidade Federal Fluminense (UFF - RJ), da área de Economia e Finanças. Possui experiência e atuação de pesquisa principalmente com as temáticas: finanças corporativas, mercado financeiro, análise contábil-financeira, microfinanças, economia solidária, responsabilidade social e sustentabilidade. Doutora em Administração (2012), pela Universidade Federal de Lavras (UFLA-MG), tese de doutorado sobre gestão financeira e impacto social de instituições de microcrédito brasileiras.

Breno Augusto da Silva e Silva

Possui Graduação em Ciências Econômicas, Mestrado em Economia e Doutorado em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Viçosa, sendo o Doutorado com período sanduíche na University of Illinois at Urbana-Champaign (UIUC), IL, USA. Foi funcionário concursado Banco do Brasil S/A. Foi também Professor Visitante do Departamento de Economia na Universidade Federal de Viçosa. Cursou o Pós-Doutorado em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Viçosa. Foi Chefe do Departamento de Ciências Econômicas de Campos (CEC).

Subscrever Universidade Federal de Viçosa