Geografia

Pesquisador

Daniel Pereira Rosa

Professor Adjunto no Departamento de Geografia da Universidade Federal Fluminense. Doutor em Geografia Humana pela Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo onde desenvolveu tese a respeito de centralidades periféricas e economia urbana. Tem experiência no ensino público atuando como docente desde 2007 no ensino fundamental como servidor da secretaria municipal de educação de Duque de Caxias e como servidor da secretaria municipal de educação da cidade do Rio de Janeiro, além de possuir experiência nas etapas/modalidades médio, técnico e superior.

Raúl Sánchez Vicens

Possui graduação em Geografia - Universidad de La Habana (1991), mestrado em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1997) e doutorado em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2003). Atualmente é professor Associado da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Sensoriamento Remoto, atuando principalmente nos seguintes temas: monitoramento da cobertura vegetal e uso da terra; dinâmica, evolução e estabilidade das paisagens; classificação e cartografia das paisagens.

Paula Maria Moura de Almeida

Professora do Departamento de Geografia da Universidade Federal Fluminense - UFF. Oceanógrafa pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2007), mestre em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2010) e doutora em Meio Ambiente. Atualmente é pesquisadora associada do Núcleo de Estudos em Manguezais (NEMA/UERJ) e do Laboratório de Sensoriamento Remoto ESPAÇO (UFRJ). Tem experiência na área de Oceanografia e Geografia, atuando principalmente na aplicação de técnicas de geoprocessamento no estudo de manguezais e ambientes costeiros.

Ricardo Abrate Luigi Junior

Professor do Programa de Pós-graduação em Geografia (PPG) da Universidade Federal Fluminense.

Professor Adjunto do Curso de Geografia da Universidade Federal Fluminense (UFF), no Instituto de Ciências da Sociedade e Desenvolvimento Regional (ESR), líder do grupo de pesquisas GeoCoLAB, coordenando a linha de investigações sobre "Governança global, Integração Regional, Organizações Internacionais e Políticas Educacionais".

Doutor em Geografia pela UNICAMP, pesquisando nos campos da Geografia e das Relações Internacionais, nas seguintes subár

Luiz Jardim de Moraes Wanderley

Professor do Departamento de Geografia da Universidade Federal Fluminense - UFF e do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ-FFP. Geógrafo, com graduação em Bacharel e Licenciatura em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2006/2007), Mestrado (2008) e Doutorado em Geografia na mesma instituição (2015), com estágio de bolsa sanduíche na Vrije Universiteit Amsterdam - VU (2012/2013).

Leda Velloso Buonfiglio

Professora do Departamento de Geografia da Universidade Federal Fluminense. Doutora em Geografia pela Universidade Estadual de Campinas (2015); mestre em Geografia pela Universidade de Brasília (2007) geógrafa pela Universidade de São Paulo (2004). Área de atuação: Geografia Urbana, planejamento urbano-regional, políticas territoriais, novas periferias, empreendimentos habitacionais, programas habitacionais, relação Estado e sociedade civil. Atua como Professora Colaboradora do Programa de Pós Graduação em Geografia (PPGEO) da Universidade Federal do Rio Grande (FURG).

Eliane Melara

Possui graduação em Geografia pela Universidade Federal de Santa Maria (2006), mestrado em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2008), doutorado em Geografia (conceito 7) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2016) e doutorado sanduíche em Geografia - Universitat de Lleida (2015). Fez pós-doutorado no programa de pós-graduação em Geografia da UFRJ (2016-2019) e atualmente é professora adjunta da Universidade Federal Fluminense no Campus Angra dos Reis.

Silvana Cristina da Silva

Possui graduação em Geografia (2004) pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP, mestrado e doutorado pela mesma Universidade (2012). Fez estágio doutoral na Universidade Complutense de Madrid (2009 - 2010). Atualmente é docente dos cursos de Graduação em Geografia (licenciatura e Bacharelado) e do Programa de Pós-graduação em Geografia da Universidade Federal Fluminense (UFF/Campos dos Goytacazes). Coordena o Grupo de Pesquisa Território e Cidades (TeCidades) desde 2013 (http://tecidades.sites.uff.br/).

Monika Richter

Mestre e Doutora em Geografia pela UFRJ na área de concentração Planejamento e Gestão Ambiental, com estágio Pos-Doutoral em Geografia (UFRJ - 2011/2012). Professora Associada II do Departamento de Geografia e Políticas Públicas do Instituto de Educação de Angra dos Reis, é Docente Permanente do Programa de Pos Graduação em Geografia (PPGGEO/UFRRJ). Jovem Cientista do Estado pela FAPERJ, atua também como Docente Colaboradora do Programa de Pós Graduação Profissional em Gestão de Biodiversidade em Unidades de Conservação.

Wilson Martins Lopes Junior

Possui graduação em Licenciatura em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1995), graduação em Bacharelado em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1996), mestrado em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2000) e doutorado em Geografia pela Universidade Estadual de Campinas (2007). Atualmente é professor associado II da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Humana, Turismo e Meio Ambiente.

Aguinaldo Cesar Fratucci

Professor Associado do Departamento de Turismo da Universidade Federal Fluminense - UFF desde setembro de 2006. Coordenador do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Turismo (PPGTUR) da UFF no período de maio de 2015 a setembro de 2019. Coordenador do Curso de Graduação em Turismo da UFF, entre outubro de 2006 a dezembro de 2009. Doutor (2008) e Mestre (2000) em Geografia pela Universidade Federal Fluminense. Especialista na área de planejamento turístico e gestão de políticas públicas de turismo.

Carla Maciel Salgado

Possui graduação em Geografia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro/UERJ (1989) , mestrado (1996) e doutorado (2004) em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), enfocando Geomorfologia do Quaternário e Dinâmica de Erosão. Após atuar como Professora Adjunta da UERJ, ingressou no Depto. de Geografia (Inst. de Geociências) da UFF. É líder do grupo de pesquisa "Dinâmica de Bacias Hidrográficas em Áreas Urbanas e Rurais" e pesquisadora associada do Núcleo de Estudos do Quanternário e Tecnógeno (NEQUAT/UFRJ).

Glauco Bienenstein

Graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal Fluminense (1977). Mestre em Geografia pelo Instituto de Geociências da Universidade Federal do Rio de Janeiro (1993). Doutor em Planejamento Urbano e Regional pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional da Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000). Pós-doutorado em Economia pela UNICAMP, São Paulo (2008). Professor Titular do Departamento de Arquitetura da Escola de Arquitetura e Urbanismo e do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal Fluminense.

Paulo Jorge Vaitsman Leal

Professor Adjunto de Geografia Física do Instituto de Educação de Angra dos Reis, da Universidade Federal Fluminense (IEAR/UFF), líder do Grupo de Pesquisa em Desastres Sócio-Naturais (GDEN/UFF) e pesquisador associado ao Laboratório de Geo-Hidroecologia (GEOHECO/UFRJ). Bacharel e licenciado em Geografia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2000); Mestre em Ciências (2004) e Doutor em Ciências (2009) pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Rio de Janeiro, na área de concentração Planejamento e Gestão Ambiental.

Thais Baptista da Rocha

Licenciada, Bacharel e Mestre em Geografia pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Doutora em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Atualmente é Professora Adjunta do departamento de Geografia da Universidade Federal Fluminense (UFF), e vice-coordenadora do Laboratório de Geografia Física (LAGEF- UFF). A área principal de pesquisa é vinculada à Geomorfologia Costeira, com ênfase em Quaternário Costeiro, Gerenciamento Costeiro e de Recursos Hídricos.

Glauco Bruce Rodrigues

Graduação em Geografia na Universidade Federal Fluminense, mestre em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2005) e doutor em Geografia pela UFRJ. Atualmente é professor adjunto do departamento de Geografia e do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal Fluminense - Campos dos Goytacazes. Atua nos campos da História do Pensamento Geográfico, Geografia Histórica, Ativismos e Conflitos Sociais. É Coordenador do Núcleo de Estudos sobre o Território e Conflitos Sociais.

Maria do Socorro Bezerra de Lima

Graduação em Geografia pela Universidade Federal do Amazonas (1992), Mestrado em Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina (1998). Doutorado de Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade, pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (CPDA/UFRRJ). Pós-Doutorado em Geografia pela Universidade Federal do Amazonas. Atualmente é professora Associada II da Universidade Federal Fluminense - Campos dos Goytacazes.

Carlos Alberto Franco da Silva

Possui graduação em Geografia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1988), mestrado em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1993) e doutorado em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1997) e Pós-doutorado pela Universidade de São Paulo. Atualmente é professor titular da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Geografia Regional, atuando principalmente nos seguintes temas: fronteira agrícola, corporação, rede política territorial, Amazônia, Cerrado, soja e cana.

Ana Cláudia Carvalho Giordani

Professora do Departamento e do Programa de Pós-graduação em Geografia da Universidade Federal Fluminense (UFF). Graduada em Geografia (UFSM/2008), Mestre em Geografia (UFSM/2010), especialista no curso ?O ensino da Geografia e da História: saberes e fazeres na contemporaneidade?, (UFRGS/2012) e Doutora em Geografia (UFRGS/2016). Pesquisa a interface Geografia e Educação. Tem experiência na área de Geografia Escolar, principalmente nos seguintes temas: cibercultura, políticas educacionais, ensino e aprendizagem na perspectiva da diferença.

Anderson Mululo Sato

Bacharel em Ecologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2005 - Bolsista PIBIC/UFRJ) com mestrado (2008 - Bolsista FAPERJ Nota 10), doutorado (2012 - Bolsista CAPES) e pós-doutorado (2014 - Bolsista CAPES/FAPERJ) em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Atualmente é Vice-Diretor do Instituto de Educação de Angra dos Reis - Universidade Federal Fluminense (IEAR/UFF), Professor Adjunto da Universidade Federal Fluminense no Departamento de Geografia e Políticas Públicas (DGP/IEAR/UFF), Professor da Especialização em Gestão de Territórios e Saberes (TE

Werther Holzer

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal Fluminense (1984), graduação em Comunicação Social Cinema pela Universidade Federal Fluminense (1990), mestrado em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1992), doutorado em Geografia (Geografia Humana) pela Universidade de São Paulo (1998) e Pós-Doutorado pela Universidade Estadual de Campinas (2016). Atualmente é Professor Titular da Universidade Federal Fluminense.

Tatiana Tramontani Ramos

Tem experiência na área de geografia urbana, geografia do trabalho, conflitos e ativismos sociais. Atuou ou vem atuando principalmente nos seguintes temas: Reestruturação produtiva e de poder; transformações no mundo do trabalho; precarização e superexploração do trabalho; conflitos sócio-espaciais; ativismos e movimentos sociais urbanos; questão habitacional e direito à moradia nas cidades. 
É Doutora em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ, 2012), Mestre, Bacharel e Licenciada em Geografia pela Universidade Federal Fluminense (UFF).

Denizart da Silva Fortuna

Geógrafo e Licenciado em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1998). Mestre em Ordenamento Territorial e Ambiental pela Universidade Federal Fluminense (2001). Doutor em Organização e Gestão do Território pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2006). Atualmente, Professor Associado 3 do Departamento de Sociedade, Educação e Conhecimento (SSE) pertencente à Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense (UFF). Na mesma faculdade, atua como pesquisador líder do Grupo de Ensino, Pesquisa e Extensão em Currículo, Conhecimento e Educação Geográfica (GEPECCEG).

Carla Semiramis Silveira

Eu desenvolvo pesquisa na área de Geociências, com ênfase nas temáticas de geoquímica de rocha e solo, mineralogia (DRX / Rietveld), hidrogeoquímica fluvial, hidrologia e processos biogeoquímicos em floresta tropical. A minha formação é interdisciplinar, fiz doutorado em Engenharia Civil (Geotecnia Ambiental) pela COPPE - UFRJ (2004), mestrado em Geografia pela UFRJ (1997) e graduação em Geologia pela UFRJ (1992). Desde 2009 sou professora do Departamento de Geoquímica da UFF, atuando na graduação dos cursos de Química e no Programa de Pós Graduação em Geoquímica Ambiental.

Rosemary Vieira

Possui graduação em Geografia pela Universidade Federal Fluminense (1987), mestrado em Geografia - Universidad de Chile (2002), doutorado em Geociências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2006 - Capes 7) e Estágio de Doutoramento - Universidad de Chile (2005). Pós-Doutorado no Centro Polar e Climático, IGEO-UFRGS.

Erika Vanessa Moreira

Doutora em Geografia pela Universidade Estadual Paulista - UNESP de Presidente Prudente/SP no ano de 2012. Concluiu a graduação em 2003 e o mestrado em 2007. Realizou, no ano de 2011, estágio de doutorado - missão de estudo, na Universidade de Havana, como parte de um Projeto de Cooperação Brasil-Cuba da CAPES. É professora adjunta III da Universidade Federal Fluminense, Departamento de Geografia de Campo e do Programa de Pós-Graduação em Geografia UFF/Campos.

Jose Carlos Milléo de Paula

Graduado em Geografia pela Univesidade Estadual de Ponta Grossa - PR (1985) com mestrado em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Campus de Rio Claro - SP (1993) e doutorado em Geografia pela Universidade Federal Fluminense - RJ (2005). Professor adjunto da Universidade Federal Fluminense (Campus de Niterói), leciona e pesquisa na área de Geografia, com ênfase em Geografia da População. Atualmente se dedica ao estudo dos Indicadores Sociais e à construção de uma abordagem geografica desta questão.

Márcio Piñon de Oliveira

Possui graduação em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1982), mestrado em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1990) e doutorado em Geografia (Geografia Humana) pela Universidade de São Paulo (1999), com estágio de pesquisa no Institut d'Études Politiques de Paris, e pós-doutorado na lÉcole des Hautes Études en Sciences Sociales (2010/2011).

Mara Edilara Batista de Oliveira

Professora e Coordenadora do Curso de Licenciatura em Geografia da Universidade Federal Fluminense (UFF) no Campus de Angra dos Reis. Doutora em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em geografia da UFPR, Curitiba. Coordena o Programa de Iniciação a Docência PIBID - Núcleo Geografia Angra dos Reis. Coordenou o Estágio Supervisionado do Curso de Licenciatura em Geografia. É Mestre em Geografia pelo Programa de Pós Graduação em Geografia da UFPB. Possui Bacharelado e Licenciatura Plena em Geografia pela UFPB.

Marina Cavalcanti Tedesco

Marina Cavalcanti Tedesco é graduada em Comunicação Social, com habilitação em Cinema (2005) e em Publicidade e Propaganda (2008), mestre em Geografia (2009) e doutora em Comunicação (2013). Trabalha como docente do curso de Cinema e Audiovisual e do Programa de Pós-graduação em Cinema e Audiovisual da Universidade Federal Fluminense.

Reiner Olíbano Rosas

Doutor em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000). Atualmente é Professor Associado da Universidade Federal Fluminense (UFF), onde atua na área de Geociências com ênfase em Gênese no Estudo dos Solos, Processo Erosivo, Dinâmica de Bacias Hidrográficas, Geoprocessamento e Redução de Riscos de Desastres.

Leandro Ramos Teofilo

Bacharel e licenciado em Geografia (UERJ) e História (UFRJ), pós-graduado em Ensino de Geografia (UFRJ) e mestre em Geografia (UERJ - Área de concentração: Gestão e Estruturação do Espaço Geográfico; linha de Pesquisa: Cultura e Natureza). Possui experiência de pesquisa nas áreas de História do Pensamento Geográfico, Epistemologia da Geografia, História Ambiental, Educação Ambiental, Pedagogia Libertária e Alimentação. Foi professor de Geografia e de História de diversas redes públicas nos ensinos fundamental e médio.

Licio Caetano do Rego Monteiro

Professor Adjunto de Geografia Humana do Departamento de Geografia e Políticas Públicas da Universidade Federal Fluminense / Instituto de Educação de Angra dos Reis (IEAR). Possui Graduação, Mestrado e Doutorado em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. É coordenador do Grupo de Estudos da Baía da Ilha Grande (GEBIG/UFF), pesquisador do Grupo Retis / UFRJ e do Laboratório de Estudos de Movimentos Sociais e Territorialidades (LEMTO/UFF). É professor da Pós-Graduação Lato Sensu em Gestão de Territórios e Saberes (TERESA).

Jorge Luiz Barbosa

Possui graduação em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1980), mestrado em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1990) , doutorado em em Geografia pela Universidade de São Paulo (2002) e Pós-Doutorado em Geografia Humana pela Universidade de Barcelona - Espanha. Atualmente é professor titular da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Urbana, atuando principalmente nos seguintes temas: paisagem, política e cultura.

Eloisa Carvalho de Araujo

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pelo Instituto Metodista Bennett (jan1980), Especialização em Land Management and Land Development Studies pelo Institute for Housing and Urban Development Studies, Erasmus University Rotterdam (IHS/EUR) - Holanda (1991), Mestrado em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1995) e Doutorado em Urbanismo pela UFRJ/FAU/PROURB (2006) e Estágio pós-doutoral, no mesmo programa, em 2019.

Isabel Cristina Eiras de Oliveira

Arquiteta Urbanista.
Docente no Departamento de Urbanismo da Escola de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal Fluminense, Niterói - Rio de Janeiro, Brasil desde 1991. Doutorado (2004) e Mestrado (1992) em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Especialização em Administração Municipal na Escola Nacional de Serviços Urbanos do Instituto Brasileiro de Administração Municipal ? ENSUR/IBAM (1982) e aperfeiçoamento em Educação a Distância ? Desenvolvimento de EAD on line, Programa Interlegis - Secretaria Especial de Informática, Senado Federal em 2002.

Carlos Walter Porto-Gonçalves

Possui graduação em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1972), mestrado em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1985) e doutorado em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1998). Atualmente é Professor Titular da Universidade Federal Fluminense e Coordenador do LEMTO - Laboratório de Estudos de Movimentos Sociais e Territorialidades.

Eduardo Manuel Rosa Bulhoes

Bacharel em Geografia (UFRJ 2003), Mestre em Ciências (UFRJ 2006) e Doutor em Geologia e Geofísica Marinha (UFF 2011). Professor do Departamento de Geografia e Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Geografia - PPG UFF Campos. Desde 2008 atua em cursos de Bacharelado em Geografia nas disciplinas: Climatologia, Geomorfologia Costeira, Geografia Marinha, Impactos Ambientais, Oceanografia e Mapeamento Costeiro.

Guilherme Borges Fernandez

Bacharel em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1995), Mestre e Doutor em Ciências em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2003). Professor Associado da Universidade Federal Fluminense. Guilherme Fernandez desenvolve pesquisas no Laboratório de Geografia Física (LAGEF - UFF), atuando principalmente na área da geomorfologia e evolução paleogeográfica de ambientes costeiros e marinhos, além de estudos específicos em geodiversidade em unidades de conservação.

Valter do Carmo Cruz

Possui Graduação em Geografia pela Universidade Federal do Pará (2003), Mestrado (2006) e Doutorado em Geografia na Universidade Federal Fluminense (2011) É professor Associado do Departamento de Geografia e do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal Fluminense - UFF. Integra a Rede de Pesquisadores em Geografia (Socio)ambiental. Coordena o Núcleo de estudos sobre território, ações coletivas e Justiça- NETAJ.

Diogo Marçal Cirqueira

Professor de Geografia no Instituto de Educação de Angra dos Reis (UFF). É bacharel e licenciado em Geografia pela Universidade Federal de Goiás (2006) e mestre em Geografia pelo Programa de Pós-graduação em Geografia do Instituto de Estudos Sócio-Ambientais (IESA-UFG) (2010). É doutor pelo Programa de Pós-graduação em Geografia (UFF) (2015) e esteve na condição de Visiting Scholar na University of Texas - Austin (2013). Obteve no de 2011 a ?beca de Estudos Culturales? concedida pelo Conselho Latino Americano de Ciências Sociais (CLACSO) realizado na Unuversidad Autonoma de Mexico (UNAM).

Adriana Filgueira Leite

Possui graduação em Geografia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Bacharelado em 1996 e Licenciatura em 1998), mestrado em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2001) e doutorado em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2006). Fez pós-doutorado (Bolsa CNPq 2019/2020) no Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) sob supervisão do Prof. Dr. Marcelo Lopes de Souza.

Ivaldo Gonçalves de Lima

Possui graduação em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ,1986), mestrado em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ,1993) e doutorado em Geografia pela Universidade Federal Fluminense (UFF, 2005), com estágio doutoral na Universitat de Barcelona (UB, 2004-2005). Realizou estágio de pós-doutoramento na Universitat Autònoma de Barcelona (UAB, 2012-2013). Atualmente, é professor associado da Universidade Federal Fluminense.

Juliana Nunes Rodrigues

Professora do Departamento de Geografia e do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal Fluminense. Doutora em Geografia Política pela Université Jean Moulin Lyon 3, França, tendo realizado estágio em pesquisa no Instituto de Sciences-Po, Paris. Atualmente, coordena o Núcleo de Pesquisas sobre Pactos Político-Territoriais e Desenvolvimento (NUPACT-UFF), junto ao Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFF.

Marcelo Werner da Silva

Possui graduação em Geografia (licenciatura e bacharelado) pela Universidade Federal do Paraná (1992), especialização em ?Urbanismo, Ciudad, Historia?, pela Universidad Politecnica de Cataluña (1995), mestrado em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, campus de Rio Claro (2002) e doutorado em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2008). Já exerceu o magistério superior na Universidade Federal do Paraná, na Universidade Federal de Pelotas e na Universidade Gama Filho.

Rogerio Haesbaert da Costa

Professor do Programa de Pós;Graduação em Geografia da Universidade Federal Fluminense. Graduado em Licenciatura e Bacharelado em Geografia pela Universidade Federal de Santa Maria, Mestre em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Doutor em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo (Doutorado-Sandwich no Instituto de Estudos Políticos de Paris), Pós-Doutorado em Geografia sob supervisão de Doreen Massey na Open University (Milton Keynes, Inglaterra). Professor do Curso de Pós-Graduação em Políticas Ambientales y Territoriales da Universidade de Buenos Aires.

Leandro Bruno Santos

Licenciado e Bacharel em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências e Tecnologia, Campus de Presidente Prudente (2005). É mestre (2008) e doutor (2012) pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia pela Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, com estágio sanduíche na Benemérita Univerdad Autónoma de Puebla (BUAP). Foi professor Assistente Doutor, entre 2013 e 2015, da Universidade Estadual Paulista (UNESP), Campus de Ourinhos.

Iomara Barros de Sousa

Licenciada (2007) e bacharel (2010) em Geografia pela Universidade Federal Fluminense. Especialista em Educação Básica modalidade no ensino de Geografia pela Faculdade de Formação de Professores (FFP)/Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2009). Mestre em Geografia (2014) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Doutora em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP/ Rio Claro/SP (2018).

Ricarda Lucilia Domingues Tavares

Professora do Departamento de Arquitetura da Escola de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal Fluminense - EAU-UFF, desde agosto de 2009. Arquiteta e Urbanista pela EAU-UFF (1993), Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia - POSGEO-UFF (2002) e Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo - PPGAU-UFF (2016), com participação no Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior, como bolsista da CAPES. Experiência docente em outras instituições de ensino.

Amelia Cristina Alves Bezerra

Possui graduação em Geografia pela Universidade Federal do Ceará, Mestrado em Geografia pela Universidade Federal de Pernambuco e Doutorado em Geografia pela Universidade Federal Fluminense e Pós-Doutorado em Educação pela UFF . Atuou como professora na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN de 1998 a 2009. Na Universidade Estadual do Ceará - UECE - FAFIDAM de 2002-2003. Atualmente é professora Associada da Universidade Federal Fluminense.

Subscrever Geografia