Engenharia Civil

Pesquisador

Mauro Schulz

Graduação (1978), Mestrado (1981) e Doutorado (1988) em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Pós-Doutorado na Universidade da Califórnia em Berkeley (1995-1997). Professor (desde 1991) do Departamento de Engenharia Civil da Universidade Federal Fluminense. Temas de pesquisa em Mecânica das Estruturas: Análise Não Linear Física e Geométrica, Estabilidade, Métodos Numéricos, Concreto Armado e Protendido e Estruturas de Aço.

Eliane Fernandes Côrtes Pires

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1998), mestrado e doutorado em Engenharia Civil pela Universidade Federal Fluminense (2001 e 2015).

Marco Aurélio Chaves Ferro

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1987), mestrado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, COPPE (1997) e doutorado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, COPPE (2002). Foi Chefe da Seção de Engenharia de Fortificação e Construção (Engenharia Civil) do Instituto Militar de Engenharia (IME). Foi Professor da Seção de Engenharia de Fortificação e Construção (Engenharia Civil) do Instituto Militar de Engenharia (IME).

Emil de Souza Sánchez Filho

graduado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1976) com curso de Especialização em Concreto Protendido (1976), mestrado em Engenharia Civil pela COPPE-Universidade Federal do Rio de Janeiro (1988) e doutorado em Engenharia Civil pela COPPE-Universidade Federal do Rio de Janeiro (1992). Pesquisador visitante da T.U. Braunschweig/Alemanha.

Dan Abensur Gandelman

Atualmente sou pesquisador da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), empresa de pesquisa do governo subordinada ao Ministério de Minas e Energia. Também sou professor na Universidade Federal Fluminense (UFF). O exercício profissional voltado prioritariamente para a relação entre pesquisa e ensino foi uma opção consciente e atualmente sou feliz em minhas atuações. Na EPE tenho a oportunidade de me realizar como pesquisador e contribuir para a pesquisa e desenvolvimento do país.

Juliana Pessin

Possui graduação em Engenharia Civil pela UENF (2015), mestrado em Engenharia Civil pela COPPE/UFRJ (2017) e doutorado em Geotecnia pela EESC/USP (2021). Durante o mestrado trabalhou com pesquisa experimental na área de Geotecnia Offshore, desenvolvendo pesquisa aplicada a necessidades da indústria offshore. Durante o doutorado, participou da pesquisa e implementação de estacas trocadoras de calor do tipo hélice contínua no Centro de Inovação em Construção Sustentável (CICS-USP). Atualmente é professora adjunta da UFF, na área de Mecânica dos Solos.

Raul Bernardo Vidal Pessolani

Engenheiro Civil pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1984). É mestre pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1989) e doutor pela COPPE - Universidade Federal do Rio de Janeiro (1995). É professor adjunto 4 da Universidade Federal Fluminense no Departamento de Eng. Mecânica. Especialista em Métodos Numéricos, trabalha no momento com o Método dos Elementos de Contorno, Método dos Painéis, e o Método das Diferenças Finitas, nas áreas de Interação Fluido-estrutura, Técnicas Adaptativas, Aero e Hidrodinâmica, e propagação de ondas acústicas e elásticas.

Sergio Luiz Braga França

Doutor em Engenharia Civil (UFF), ênfase em Gestão, Produção, Qualidade e Desenvolvimento Sustentável. Graduado em Engenharia Civil (UFF). Especialista em Engenharia de Segurança do Trabalho (UFF). Professor Associado II do Departamento de Engenharia Civil (UFF). Coordenador do Núcleo de Inovação e Tecnologia para a Sustentabilidade (NITS/UFF). Professor credenciado no Programa de Pós Graduação em Sistemas de Gestão (LATEC/UFF). Membro da Comissão Organizadora do Congresso Nacional de Excelência em Gestão (CNEG). Avaliador de periódicos científicos nacionais e internacionais.

Osvaldo Luiz Gonçalves Quelhas

Eu sou Engenheiro Civil (1978), Mestre na Engenharia Civil (1984) e Doutor em Engenharia de Produção (1994), sendo meus títulos de Graduação e Mestrado pela Universidade Federal Fluminense e Doutorado com foco em processo decisório para escolhas de fornecedores na cadeia produtiva , pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, COPPE.

Rodrigo Menezes Raposo de Almeida

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal Fluminense (1990), mestrado em Engenharia Civil pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1994) e doutorado em Engenharia Civil pela Universidade Federal Fluminense (2006). Atualmente é professor adjunto do Departamento de Engenharia Civil da Universidade Federal Fluminense, pesquisador do CNPq, sócio da 3Geo Consultoria Ltda, consultor da INB - Indústrias Nucleares do Brasil SA e Estre Ambiental SA em vários projetos no Brasil. Tem experiência na área de Geomecanica e meio ambiente.

Luis Perez Zotes

Graduado em Engenharia Civil pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1973), com mestrado em Engenharia Civil pela Universidade Federal Fluminense (1992) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1994). Atualmente é Professor Titular da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência nas áreas da Administração Geral, com ênfase em Administração Financeira, Gestão Estratégica e Gerenciamento de Projetos, bem como em áreas da Engenharia Civil e da Engenharia de Segurança.

Izabella Pessoa de Castro

Engenheira civil, Doutora em Ciência dos Materiais (IME), Mestre em Engenharia Civil (UFF), Pós-graduada em Gestão nos Negócios de Petróleo e Gás (IBP). Atualmente é Professora Adjunta DE do Departamento de Engenharia Civil (UFF). Experiência em obras prediais e industriais, serviços de Instalações marítimas offshore, lançamento de dutos submarinos, recuperação de estruturas navais. Conhecimentos em engenharia diagnóstica, recuperação/reforço de estruturas e materiais de alto desempenho.

Jose Rodrigues de Farias Filho

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade de Fortaleza (1988), especialista em Engenharia de Segurança do Trabalho pela Universidade Federal Fluminense (1998), mestrado em Engenharia Civil pela Universidade Federal Fluminense (1992) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1996). Atualmente é Professor Titular da Universidade Federal Fluminense.

Francisco Gonçalves Quaranta

Francisco Gonçalves Quaranta é engenheiro civil graduado pela Universidade Federal de Sergipe, Mestre e Doutor em Ciências na área de Estruturas, subárea de Mecânica Computacional, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Desenvolveu pesquisas em modelagem computacional pelo Método dos Elementos Finitos para a simulação de problemas de Contato-Impacto, fenômenos de grande interesse em varias áreas da Engenharia e da Indústria.

Kelly Alonso Costa

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal Fluminense, mestrado em Engenharia Civil pela Universidade Federal Fluminense e doutorado em Engenharia Civil. Atualmente é professor Associado da Universidade Federal Fluminense, Polo de Volta Redonda, pertencente ao Departamento de Engenharia de Produção. Atua como professora do corpo permanente do Programa de Mestrado Profissional em Engenharia de Produção da Universidade Federal Fluminense (PPGEP). Também atua como professora do Programa de Pós Graduação em Tecnologia Ambiental da UFF (PGTA).

Robson Palhas Saramago

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (turma de 1989 com colação de grau em 1991 durante o mestrado), mestrado em Geotecnia pelo Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia (1994) e doutorado em Geotecnia pelo Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia (2002).

Luis Gustavo Zelaya Cruz

Possui graduação em ENGENHARIA CIVIL - UNIVERSIDAD NACIONAL AUTÔNOMA DE HONDURAS- UNAH, (1983), mestrado em Engenharia de Transportes pela Universidade Federal do Rio de Janeiro- UFRJ, (1986) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2005). Atualmente é professor Associado 3 da Universidade Federal Fluminense.

Luiz Otávio Beaklini

possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal Fluminense (1977) e mestrado em Engenharia Civil pela Universidade Federal Fluminense (1988). Atualmente é pesquisador em propriedade industrial s iii do Instituto Nacional da Propriedade Industrial e professor adjunto da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em PROPRIEDADE INDUSTRIAL, atuando principalmente nos seguintes temas: propriedade industrial, patentes, proteção intelectual, propriedade intelectual e transferência de conhecimento.

Uilson Alves da Silva

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal Fluminense (2003),mestrado em Engenharia Civil pela Universidade Federal Fluminense (2005) e especialização em fundações pela COPPE/UFRJ (2008). Atualmente é Professor Assistente no PURO/UFF e colaborador no curso de mestrado. Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Estruturas, atuando principalmente nos seguintes temas: penetração dinâmica,interação solo-estrutura, equação da onda e métodos numéricos.

Rubenei Novais Souza

Graduado em Engenharia Civil pela Universidade Estadual Paulista - UNESP - Campus de Guaratinguetá em 1990, Mestrado (1996) e Doutorado (2001) pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo - EPUSP. Trabalhou como consultor em Geotecnia e Fundações pela Engenheiros Consultores Associados Consultrix S/C Ltda. entre 1991 e 2003. Desde 2003 trabalha na PETROBRAS - Petróleo Brasileiro S.A., onde atualmente exerce a função de Consultor em Geotecnia e Fundações para a Engenharia de Abastecimento - EAB.

Ricardo Pereira Gonçalves

Graduação em engenharia civil pela Universidade Federal do Rio de Janeiro ? UFRJ (1999) e pós-graduação (mestrado e doutorado) em engenharia civil, área de concentração em Petróleo e Gás, pelo Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia ? COPPE/UFRJ (2000-2009). Professor substituto pelo Departamento de Expressão Gráfica (DEG) da Escola Politécnica da UFRJ (2010-2013). Pesquisador pleno no Laboratório de Análise e Confiabilidade de Estruturas Offshore, LACEO - COPPE/UFRJ (2000-2014).

Claudia Maria de Oliveira Campos

Possui graduação em Engenharia Civil pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1989), com mestrado e doutorado em Engenharia Civil pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1993, 1999), tendo participado do programa Doutorado Sandwich no Departamento de Engenharia da Universidade de Cambridge, UK (1995-1996). Sua pesquisa envolveu o desenvolvimento de modelos numéricos para análise não linear de estruturas de concreto, com ênfase no comportamento estrutural de elementos de concreto protendidos com armaduras sintéticas não aderentes.

Francisco de Assis Alves da Silva

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1983) e mestrado em Engenharia Civil pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (2005). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Estruturas, atuando principalmente nos seguintes temas:projetos estruturais em alvenaria estrutural e concreto armado.

Paulo Roberto Pfeil Gomes Pereira

Possui Doutorado em Engenharia de Produção pela Coordenação dos Programas de Pós-graduação de Engenharia (COPPE) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (2006). É Decano e Professor Associado IV do Departamento de Engenharia de Produção da Universidade Federal Fluminense (UFF) , nas áreas de Economia, Finanças, Inovação Tecnológica e Empreendedorismo.

Ivando Silva de Faria

Doutor em Economia pela Universidade Federal Fluminense. Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal Fluminense. Especialização em Mercados Financeiros pelo Ibmec e pela Fundação Getúlio Vargas. Graduado em Engenharia Civil pela Universidade Veiga de Almeida. Professor de Finanças da Faculdade de Administração da Universidade Federal Fluminense. Experiência profissional na área de Mercados Financeiros, em especial, Mercado de Capitais e Mercados de Derivativos.

Claudio Ribeiro Carvalho

Professor Associado da Escola de Engenharia da Universidade Federal Fluminense - Rio de Janeiro (UFF) no Departamento de Engenharia Civil. Graduado em Engenharia Civil (1983) - Estruturas, com Mestrado (1999) e Doutorado (2004) em Engenharia Civil - Estruturas - PUC-Rio. Desde 1985 atuando como Professor de Nível Superior em disciplinas como Resistência dos Materiais, Mecânica Geral, Estruturas Isostáticas, Estruturas Hiperestáticas, Construção Civil, Tecnologias Construtivas e outras.

José Kimio Ando

José Kimio Ando concluiu curso de engenharia aeronautica em 1988 pelo Instituto Tecnologico de Aeronautica. Concluiu Mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal Fluminense em 2004. Concluiu Doutorado em Engenharia Civil pela Universidade Federal Fluminense em 2008.

Aurélio Lamare Soares Murta

Possui Graduação em Engenharia Civil pela Fundação Percival Farquhar - Univale (1999), Mestrado em Engenharia de Transportes pelo Instituto Militar de Engenharia - IME (2003), Doutorado em Engenharia de Transportes pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - PET/COPPE/UFRJ (2008), Pós-doutorado em Planejamento Energético e Ambiental pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - PPE/COPPE/UFRJ.

Christian Augusto Guimarães Vargas Carneiro

Atualmente é doutorando pela Universidade Federal Fluminense, possui Mestrado em Engenharia Civil e graduação em Engenharia Civil pela UNIFOA. Professor adjunto da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Engenharia de Produção, com ênfase em Planejamento, Projeto e Controle de Sistemas de Produção, atuando principalmente com os seguintes temas: Gestão da Produção e Gestão de Projetos. Possui experiência em EAD ministrando aulas nos cursos de administração Pública e Engenharia de Produção da Universidade Federal Fluminense.

Luiz Carlos Mendes

Professor Titular da Universidade Federal Fluminense, Escola de Engenharia, Departamento de Engenharia Civil. Possui a Graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal Fluminense (1981), Mestrado em Engenharia Civil pela Universidade Federal Fluminense (1986) e Doutorado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio de Janeiro COPPE (1993). Tem experiência na área de Engenharia Civil, em Estruturas de Concreto, atuando principalmente nos seguintes setores: Analise Estrutural, Concreto Armado, Estruturas Metálicas, Hastes Delgadas e Patologias das Estruturas.

Paulo Luiz da Fonseca

possui Graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal Fluminense (1986), Graduação em Matemática (Bacharelado e Licenciatura) pela Faculdade de Humanidades Pedro II (1993), Curso de Extensão Universitária em Gestão para a Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro pelo Instituto COPPEAD de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (2012), Curso de Extensão Universitária em Educação Executiva Líderes Cariocas pela Universidade de Columbia, New York/ Rio de Janeiro (2015), Especialização em Engenharia Sanitária e Ambiental pela UERJ (1988), Especialização em Análise de Sistemas pela UVA

Mauricio dos Santos Sgarbi Goulart

-Engenheiro Civil pela Universidade Federal Fluminense (UFF) em 2005.

-Mestre em Estruturas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (COPPE/UFRJ) pelo Programa de Engenharia Civil (Área de Estruturas) em 2008, com a dissertação: ?Contribuição da rigidez a flexão das lajes para a estabilidade global de edifícios?.

-Professor Adjunto-Classe C - Nível 2 na Universidade Federal Fluminense (UFF) desde 2010

André Luiz Lupinacci Massa

André Massa graduou-se em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1997) e é mestre em Ciências em Engenharia Civil pelo Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia (COPPE) em 2003. Atualmente, é gerente de projetos da área de Front End & Systems Engineering e membro do grupo de experts do grupo TECHNIPFMC . André também é Professor Assistente da Universidade Federal Fluminense pelo departamento de Engenharia Civil, com experiência nas áreas de Engenharia Civil, Naval e Oceânica e ênfase em dutos rígidos submarinos.

Camila Aparecida Abelha Rocha

Possui Graduação (2006) e Mestrado (2008) em Engenharia Civil pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro-UENF (2006) e Doutorado em Engenharia Civil (2015) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro-UFRJ (2015). Fez Pós-Doutorado no período de 2015 a 2016 na UENF, no periodo de 2016 a 2018 e de 2019 a 2020 na UFRJ. De 2016 a 2020 foi Professora Adjunta do Departamento de Engenharia Civil da Universidade Federal Fluminense (UFF) com carga horária de 20h. Desde janeiro de 2020 é Professora Adjunta da UFF com carga horária 40h DE.

Tami Schulze

Engenheira Civil com Mestrado em Geotecnia pela Universidade Estadual de Campinas. Possui experiência em obra de infra-estrutura, como engenheira de produção e engenheira do setor de qualidade e controle tecnológico. Atuou na montagem do sistema Low Vibration Track (LVT) para vias permanentes metroviárias. Também atuou em empresa de ensaio geotécnico com experiência em provas de carga em estacas e ensaio de integridade de estaca (PIT).

Aura Conci

Engenheira Civil pela UFES (1979), fez mestrado (1983) e doutorado (1988) em Engenharia Civil na PUC/RJ. Professor do Dep. Eng. Mecânica desta universidade de 1988 a 1994, bolsista ES-CNPq na City U. (Londres) em 2007/2008, bolsista de pós doutorado da CAPES em 2011 na U. Rey Juan Carlo - URJC (Madri), prof. visitante em 2013 na York U. (Canada) e pesquisador visitante do LMA, Aix-Marseille Université (AMU) e E. Centrale Marseille (ECM) pelo CNRS em 2017. É professor titular da UFF desde 1994. Tem trabalhado em Ciência da Computação, desde a criação do Instituto de Computação da UFF.

Lílian Simone Aguiar da Silva

Doutora em Engenharia Civil - UFF com especialização na área de Gestão/Finanças.

Vera Lucia Prudencia dos Santos Caminha

Possui doutorado em Engenharia de Sistemas e Computação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atualmente é professora Associado II da Universidade Federal Fluminense. É coordenadora do projeto de pesquisa e extensão ADACA (Ambiente Digital de Aprendizagem para Crianças Autistas). Atua na pós-graduação no curso de Mestrado Profissional em Diversidade e Inclusão (CMPDI) da UFF. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Inteligência Artificial. Trabalha na área de Redes Neurais Artificiais, Neurociência Computacional e Autismo.

Izabella Christynne Ribeiro Pinto Valadão

Engenharia Civil (2001) com Pós Doutorado em Materiais e sustentabilidade pela UFF e CNR/Pisa-Itália (2013). Mestrado (2004) e Doutorado (2008) em Engenharia Metalúrgica pela UFF com ênfase em Simulação de Fenômenos e Processos Ambientais.
Na Universidade Federal Fluminense (UFF), atualmente é Professora Adjunta no Departamento de Engenharia Civil (TEC), ministrando disciplinas de Material de Construção e Materiais sustentáveis para os cursos de Engenharia Civil, Ambiental e Arquitetura.

Regina Célia Paula Leal-Toledo

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1977), mestrado em Engenharia Civil - Pós Graduação Em Engenharia Universidade Federal do Rio de Janeiro (1983) e doutorado em Engenharia Civil - Pós Graduação Em Engenharia Universidade Federal do Rio de Janeiro (1992). Atualmente é Professor Associado IV da Universidade Federal Fluminense.

Mayra Soares Pereira Lima Perlingeiro

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal Fluminense (UFF), com mestrado em Engenharia Civil pela Universidade Federal Fluminense (UFRJ) e doutorado em Engenharia Civil pela UFRJ. É professora associada DE, com atuação nos cursos de graduação e de pós-graduação em Engenharia Civil da UFF, chefe do Setor de Estruturas do Departamento de Engenharia Civil da UFF e professora colaboradora na Escola Politécnica da UFRJ e no IME.

Mônica de Aquino Galeano Massera da Hora

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal Fluminense, mestrado e doutorado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, área de concentração recursos hídricos. Professora Associada do Departamento de Engenharia Agrícola e do Meio Ambiente da Escola de Engenharia da Universidade Federal Fluminense. Exerceu o cargo de Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Defesa e Segurança Civil da Universidade Federal Fluminense.

Orlando Celso Longo

Doutor em Engenharia de Transportes pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2004), Mestre em Engenharia Civil pela Universidade Federal Fluminense (1987). Atualmente é Professor Titular da Universidade Federal Fluminense. Foi Coordenador do Programa de Pós-graduação em Engenharia Civil da Universidade Federal Fluminense no período 2005 - 2013.

Edson Benigno da Motta Barros

possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal Fluminense (1973) e mestrado em Engenharia Nuclear e Planejamento Energético pelo Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia-COPPE/UFRJ (1985). Atualmente é Professor Adjunto IV da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Planejamento Ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: meio ambiente, geoprocessamento e topografia.

James Hall

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal Fluminense (1982) e mestrado em Engenharia Civil pela Universidade Federal Fluminense (2001). Doutorado na mesma instituição em 2019, em Sistemas de Gestão Sustentáveis. É engenheiro civil da Universidade Federal Fluminense, acumulando o cargo de professor universitário na graduação da citada universidade, atuando ainda como professor na pós-graduação nível lato sensu. Leciona em diversos cursos lato sensu dentro da área.

Francisco José Varejão Marinho

Possui graduação em Engenharia Civil pela Fundação Técnico Educacional Souza Marques (1976). Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Estruturas de Concreto e materiais de construção.

Renata Gonçalves Faisca

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Católica de Petrópolis (UCP), Mestrado e Doutorado em Engenharia Civil pelo Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (COPPE UFRJ). Possui MBA em Gestão de Edifícios Ecoeficientes pelo LATEC - Laboratório de Tecnologia, Gestão de Negócios & Meio Ambiente da Universidade Federal Fluminense (UFF). Atualmente, é chefe do Departamento de Engenharia Civil da UFF. Foi Coordenadora do Curso de Graduação em Engenharia Civil da UFF (período 2014/2018).

André Maués Brabo Pereira

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Pará (2001) com período sanduíche na Universidade de São Paulo (2000), mestrado em Engenharia de Estruturas pela Universidade de São Paulo (2004) e Doktor der technischen Wissenschaften - Technische Universität Graz (2008).

Mara Telles Salles

Graduação em Engenharia Civil (1981), Mestrado em Engenharia Civil (1992) e Doutorado em Engenharia de Produção (1998). Atualmente é Professora Adjunta e Pesquisadora do Departamento de Engenharia de Produção da Universidade Federal Fluminense no Regime de Dedicação Exclusiva e Coordenadora Acadêmica do Curso de Pós-Graduação em Gerenciamento de Projetos da UFF.

Gilson Brito Alves Lima

Engenheiro Civil. Possui Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho (1995), Extensão em Gestão Ambiental Empresarial (1995) e em Ciclo de Estudos de Políticas e Estratégia (1996), Mestrado em Engenharia Civil (UFF, 1992) e Doutorado em Engenharia de Produção (COPPE/UFRJ, 2000).

Andreia Abreu Diniz de Almeida

possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Espírito Santo (1992), mestrado em Engenharia Civil pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1995) e doutorado em Engenharia Civil pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2002). Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em confiabilidade, atuando principalmente nos seguintes temas: Confiabilidade estrutural, análise sísmica, curvas de ameaça de ações ambientais intensas, tornado

Olga Kelman Brocki Calhman

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Mestrado em Engenharia Civil pela COPPE/UFRJ (2000) e Doutorado em Engenharia Civil pela COPPE/UFRJ (2008). Tem experiência na área de Planejamento e Expansão de Energia Elétrica, Comercialização de Gás Natural e Energia, Gestão de Indicadores Ambientais, Licenciamento Ambiental e Planejamento e Gestão de Recursos Hídricos. Trabalhou na Petróleo Brasileiro S/A (15 anos), em Furnas Centrais Elétricas (2 anos) e Engevix S/A (5 anos), dentre outras empresas.

Antonio Fernando de Araujo Navarro Pereira

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Santa Úrsula (1978), graduação em Licenciatura em Física pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1975), graduação em Engenharia Civil pela Sociedade Unificada de Ens Superior Augusto Motta (1980) e mestrado em Saúde e Meio Ambiente pela Universidade da Região de Joinville (2004). Atualmente é engenheiro/segurança do trabalho da Universidade Federal Fluminense e professor assistente da Universidade Federal Fluminense.

Marcelo Gonçalves Figueiredo

Possui graduação em Engenharia Civil pela UFRJ (1987), mestrado e doutorado em Engenharia de Produção pela Coppe/UFRJ (1995 e 2001), e pós-doutorado em Psicologia Social/Trabalho pela UERJ (2006) e pela Universidade do Porto (2014). Atualmente é professor Associado 4 do Departamento de Engenharia de Produção da UFF. É membro do Grupo de Pesquisa Gesta (Gestão, Trabalho e Atividade), vinculado ao CNPq, e do GT Modos de Vida e Trabalho da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Psicologia.

Janine Domingos Vieira

possui graduação em Engenharia Civil pela Pontificia Universidade Católica de Goiás (2000), mestrado em Engenharia Civil pela Pontificia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2003) e Doutorado na Universidade Federal do Rio de Janeiro / COPPE (2008). Atualmente é Professora do Departamento de Engenharia Civil da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Estruturas e Materiais, atuando principalmente nos seguintes temas:(a) materiais compósitos de resinas reforçadas com fibra de vidro - perfis pultrudados; (b) concreto refratário.

Elie Chahdan Mounzer

Possui graduação em Engenharia em Informática, pelo Conservatoir National Des Arts Et Metiers (1987), Engenharia Civil pela Université Libanaise (1987) e Universidade Veiga de Almeida (1992), Mestrado em Engenharia Civil pela Universidade Federal Fluminense (1996) e Doutorado em Ciência dos Materiais pelo Instituto Militar de Engenharia (2004). Atua na área de Cálculo Estrutural, com ênfase em estruturas de concreto armado.

Cristiano Saad Travassos do Carmo

Atualmente é professor do departamento de Engenharia Civil da UFF, aluno de mestrado em Estruturas na PUC-Rio e aluno de pós-graduação em International Master BIM Manager pela Zigurat. Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em projeto estrutural, construção civil e metodologia BIM. Atuou como estagiário na área de cálculo estrutural em obras industriais, residenciais e comerciais. Atuou como monitor universitário nas disciplinas de Resistências dos Materiais e Instalações Prediais.

Ricardo Bordeaux Rego

É Doutor em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2004); é Mestre em Administração Financeira pela PUC-Rio e Especialista em Engª de Produção - Sistemas de Transportes pela PUC-Rio. É Engº Civil - Cálculo Estrutural - pela PUC-Rio.

Subscrever Engenharia Civil