Educação

Pesquisador

Érika Elizabeth Vieira Frazão

Érika Elizabeth Vieira Frazão é mulher negra, mãe, professora de história, doutora em Educação pelo PPGE-UFRJ (2018) e Mestre em Educação pelo PPGE/UFRJ (2014). Atualmente é Professora Adjunta de Relações Étnico-Raciais na Escola na Universidade Federal Fluminense (UFF). É líder do Laboratório de estudo de Relações Étnico-Raciais e Subjetividades (LabErês/UFF/CNPq) na Faculdade de Educação da UFF, cujo objetivo é reunir professores e estudantes em torno de pesquisas que visam descolonizar os currículos acadêmicos e escolares por meio de uma luta antirracista e feminista.

Maína Bertagna

Professora Adjunta do Instituto de Educação de Angra dos Reis - IEAR/UFF, coordena o GEPENSI - Grupo de Estudos e Pesquisas em Ensino de Ciências e Geografia e atua na área de Ensino de Ciências e Biologia com ênfase na formação de professores de Ciências e de Biologia Pedagogia, anos iniciais do Ensino Fundamental. Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas/UNICAMP (2013). Mestre em Genética e Biologia Molecular pela Universidade Estadual de Campinas/UNICAMP (2007).

Jose Artur Barroso Fernandes

Professor do Departamento de Sociedade, Educação e Conhecimento (SSE) da Faculdade de Educação da UFF - Universidade Federal Fluminense. É bacharel e licenciado em Ciências Biológicas pela Universidade de São Paulo (1991), mestre e doutor em Educação pela Universidade de São Paulo (2001 e 2007), com pós-doutorado pela Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2015).

José Valter Pereira

Professor Associado da UFF - Faculdade de Educação/SSE - Professor do quadro permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFF. Líder do Grpesq LEAM - Laboratório de estudos e aprontos multimídia - relações étnico-raciais na cultura digital. Foi professor da UFRRJ e do PPGEDUC. Atua a partir das conexões: relações étnico-raciais, cultura digital - mídias e suas linguagens e as produções de desigualdades.

Inny Bello Accioly

Professora Adjunta da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense (UFF). Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Pós-Doutorado em Educação pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Fabio Lennon Marchon dos Santos

Atualmente é Professor adjunto A, no Departamento de Sociedade, Educação e Conhecimento da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense, área de Conhecimento: Ensino de Matemática. Doutorado em Educação pela UFF (concluído em 02/2018) - ênfase na Historiografia da Etnomatemática. Mestre em Educação pela Universidade Federal Fluminense (2013) - ênfase no campo da Educação Matemática com especial atenção as questões teóricas e filosóficas da Etnomatemática. Graduação em Matemática pela Universidade Federal Fluminense (1998).

Mackson Luiz Fernandes da Costa

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2018), mestre em Educação Física pela UFRN (2015) e licenciado em Educação Física pela UFRN (2011). Professor Adjunto da Universidade Federal Fluminense no Instituto de Educação Física. Tem experiência na área da Educação Física escolar, atuando com os temas: educação integral, sistematização do conteúdo e didática.

Vinicius de Moraes Monção

Pesquisador da área História da Educação. Professor adjunto da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense (FEUFF). Possui mestrado e doutorado em Educação (ênfase em História da Educação) pela UFRJ. Foi bolsista de pós-doutorado FAPESP na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP), vinculada ao projeto temático FAPESP ?Saberes e práticas em fronteiras: por uma história transnacional da educação (1810-...)?.

Monica dos Santos Toledo

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), vinculada à linha de pesquisa Inclusão, Ética e Interculturalidade. Professora da Educação Básica na Universidade Federal Fluminense (UFF), lotada no Colégio Universitário Geraldo Reis (Coluni-UFF), onde atua nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Pesquisadora do Formar - Grupo de Pesquisa em Formação e Práticas Pedagógicas - FEUFF (2017-atual) e do Laife - Laboratório de Inclusão, Formação Cultural e Educação - FEUFF (2020-atual).

Giovanna Lorena Ribeiro Chaves

Graduou-se em Letras (Licenciatura em Português e Alemão) pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). É mestre pelo Programa de Pós-graduação em Letras da UFPR na área de concentração de Estudos Linguísticos e linha de pesquisa Alemão como Língua Estrangeira. Trabalhou como professora de alemão no Colégio Erasto Gaertner em Curitiba, e no Centro de Línguas e Interculturalidade da UFPR.

Adriana Rosmaninho Caldeira de Oliveira

Possui graduação em psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1988), mestrado em Educação em Ciências e Saúde pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002) e doutorado em Educação pela Universidade de Sorocaba (2015). Atualmente é professora Adjunto da Universidade Federal Fluminense, professora Colaboradora do PPG Estudo da Condição Humana UFSCar e membro da Associação Brasileira de Psicologia Social.

Marcelo Adriano Silva

Possui Graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Federal Fluminense (2000), Graduação em Administração pela Universidade Federal Fluminense (1990), Pós-graduação em Sistemas de Informações Gerenciais pela UFF (créditos concluídos em 1995), Mestrado em Gestão Empresarial pela FGV/RJ (2008) e Doutorado em Educação pela Universidade Nacional de Rosário/Argentina (2017). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal Fluminense (UFF), Professor de cursos de MBA da UFF e Auditor-Fiscal da Receita Federal do Brasil.

Fernando de Souza Paiva

Professor Adjunto do Departamento de Ciências Humanas do Instituto do Noroeste Fluminense de Educação Superior da Universidade Federal Fluminense (PCH/INFES/UFF) em Santo Antônio de Pádua - RJ. Possui Doutorado em Educação (UFF, 2011); Mestrado em Educação (UFF, 2003); Especialização em Os profissionais da escola e as práticas curriculares (UFF, 1999); Licenciatura em Pedagogia (FANELT/UNIPLI, 1991); Bacharelado em Filosofia (UFF, ICHF, 2016) e Licenciatura em Filosofia (UFF, ICFH, 2018).

Alberto do Espírito Santo Pires Júnior

Atualmente, Professor Adjunto IV (DE), no curso de Ciências Atuarias da Universidade Federal Fluminense, em Niterói. Doutor, em Ciências da Educação pela Facultad d Humanidades y Artes, de la Universidad Nacional de Rosario, Argentina. Mestre em Ensino da Saúde e do Ambiente, pelo Centro Universitário Plínio Leite. Pós-graduação em Contabilidade e Auditoria, Universidade Federal Fluminense, UFF, graduado em Direito. Registro OAB: 122566 pela Universidade Barra Mansa

Lisis Fernandes Brito de Oliveira

Professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense, integrante do departamento Sociedade, Educação e Conhecimento. Licenciada e Bacharel em Ciências Sociais- 2007, Mestre em Educação, Cultura e Comunicação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2010), Doutora em Educação pela Universidade Federal Fluminense (2017). Participou de eventos e congressos com artigos aprovados nas seguintes áreas: Educação, Gênero, Formação de Professores, Educação Sexual. Seus interesses de pesquisa concentram-se nas áreas da Educação e das Ciências Sociais.

Viviane Merlim Moraes

Possui graduação em Pedagogia (2000) e especialização em Educação Superior pela Universidade Federal Fluminense (2002). Concluiu em 2008 o curso de mestrado em Educação, e em janeiro de 2018 o curso de doutorado em Educação, ambos na Universidade já citada.

Andressa Cristina Molinari

Andressa Molinari is a PhD from Londrina State University (UEL, Brazil) in the area of Education, and was a visiting research scholar at The University of Georgia, in the Department of Language and Literacy Education. Andressa is also the editor of the Scholar Speak out (SSo) from the Journal of Literacy and Language Education-JoLLe (UGA). She was an assistant professor at UEL (2013-2021), working at the Language department and is an English teacher in the public educational system in the city of Londrina. She is currently a professor at Niterói Federal University (UFF).

Marta Nidia Varella Gomes Maia

Professora Adjunta do Departamento Sociedade, Educação e Conhecimento da Universidade Federal Fluminense na área de Educação da Infância. Pesquisadora do Grupo FIAR - Círculo de estudo e pesquisa formação de professores, infância e arte na linha de pesquisa Educação Infantil e prática pedagógica. Foi professora da Educação Básica entre 1985 e 2018, Supervisora Educacional na Educação Básica entre 2004 e 2018 e Professora do Curso de Especialização em Educação Infantil: Perspectivas de Trabalho em Creches e Pré-Escolas da PUC-Rio entre 2016 e 2018. Doutora em Educação pela PUC-Rio (2016).

Diego Chabalgoity

Diego Chabalgoity é professor adjunto C2 da Universidade Federal Fluminense - UFF no Departamento de Ciências Humanas do INFES - UFF, em Santo Antônio de Pádua / RJ, onde atualmente ocupa o cargo de vice-coordenador do curso de Pedagogia. 
É coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Paulo Freire e Educação Popular (GEPEP - UFF); e pesquisador do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Filosofia, Política e Educação (NuFiPE - UFF).

Alexsandra dos Santos Oliveira

Professora Adjunta da Universidade Federal Fluminense (UFF), Instituto do Noroeste Fluminense de Educação Superior (INFES) - Departamento de Ciências Humanas (PCH). Doutora em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Espírito Santo (PPGE-UFES)/ linha de Pesquisa Diversidade e Práticas Educacionais Inclusivas. Mestre em Educação pelo mesmo Programa e linha de pesquisa.

Claudio Roberto Marques Gurgel

É economista, com Especialização em Administração, pela PUC/RJ, mestrado em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas - RJ (1993), mestrado em Ciência Política pela Universidade Federal Fluminense (1998) e doutorado em Educação pela UFF (2002). Professor Titular da Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, da Universidade Federal Fluminense., atuando na graduação e pós-graduação stricto sensu.

Adriana Santos da Mata

Doutora em Educação pela Universidade Federal Fluminense, Linha de Pesquisa: Linguagem, Cultura e Processos Formativos (2017). Mestre em Educação (2011) e em Comunicação, Imagem e Informação (2003). Licenciada em Pedagogia (2008) e bacharel em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo (1999). Toda a formação acadêmica foi realizada na UFF. Professora da Rede Municipal de Educação de Niterói por 19 anos. Atuação na Unidade Municipal de Educação Infantil Rosalina de Araújo Costa por 15 anos.

Marise Basso Amaral

Possui graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1992), graduação em Bacharelado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1992), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1997) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2003). Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal Fluminense.

Fernando de Araujo Penna

Diretor da Faculdade de Educação da UFF e parte do corpo docente do Programa de Pós-Graduação em História Social da FFP UERJ. Doutor e Mestre em Educação pelo PPGE da UFRJ e bacharel e licenciado em história pela mesma universidade. Atualmente é líder do grupo de pesquisa "Núcleo de Estudos em Educação Democrática" (NEED). Tem dedicado suas pesquisas mais recentes aos temas: educação democrática, ensino de história e "escola sem partido".

Rejany dos Santos Dominick

Licenciada em Educação Física (1984) e em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1986). Mestra em Educação pela Universidade Federal Fluminense (1993) e doutora em História, Filosofia e Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2003). Atualmente é professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense. Coordena projetos de Extensão, de Pesquisa e de Inovação Social articulados às tecnologias na educação. É uma das editoras da RevistAleph, que tem como categoria geradora as experiências instituintes.

Shaula Maíra Vicentini de Sampaio

Sou graduada em Ciências Biológicas (Bacharelado e Licenciatura) pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e tenho mestrado e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Trabalhei (de 2001 a 2003) como educadora ambiental no Parque Estadual de Itapuã (Viamão - RS). De 2005 a 2008 fui professora de ciências da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre. De 2008 a 2013 fui docente na Universidade Federal de Alagoas (UFAL).

Maína Bertagna Rocha

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2003), mestrado em Genética e Biologia Molecular pela Universidade Estadual de Campinas (2007) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2013). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação em Ciências e Biologia, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de ciências, formação de professores, educação ambiental, pedagogia e anos iniciais.

Jorge Nassim Vieira Najjar

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal Fluminense (1988), mestrado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (1992) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2004). Atualmente é Professor Associado da Universidade Federal Fluminense.

Pablo Silva Machado Bispo dos Santos

Possui Doutorado em Ciências Humanas - Educação pela PUC-Rio (2010), Mestrado em Educação pela PUC-Rio (2005) e Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002). Atualmente é Professor Associado II da Universidade Federal Fluminense e Membro do Conselho Univerisitário. Ministra aulas na Graduação e na Pós-Graduação, sendo professor do Departamento de Sociedade, Educação e Conhecimento, e também do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDU) desta Universidade.

Pablo de Vargas Guimarães

Professor Associado I da Universidade Federal Fluminense. Doutor em educação ('Filosofia da Educação') pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ/ProPEd. Possui mestrado em Música, ('Música e Educação') pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO/PPGM. Tem experiência como docente de nível superior nas áreas de Educação e de Música. Atualmente é líder do Grupo de Pesquisa "Música, Pensamento e Educação" - MUSPE e do "Laboratório de Pesquisa em Infância, Imaginário e Subjetividades" - LAPIIS.

Patrícia Figueiredo Medina

Possui Graduação em Odontologia pela Universidade Federal Fluminense (1986), Mestrado em Odontologia (Odontologia Social) pela Universidade Federal Fluminense (2003) e Doutorado em Educação pela Universidad de La Empresa (2014). Atualmente é Professor Associado da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Odontologia, com ênfase em: Ortodontia e Disfunção Temporo Mandibular e Dor Orofacial.

Paulo Cesar Rodrigues Carrano

Professor Associado 2 da Universidade Federal Fluminense. Docente na Faculdade de Educação, Departamento Sociedade, Educação e Conhecimento. É professor permanente do programa de pós-graduação em Educação (Mestrado e Doutorado), na linha de pesquisa Diversidade, Desigualdade Social e Educação. Bolsista Produtividade do CNPq - nível 2 (2022-2025). Foi bolsista Cientista do nosso estado - Faperj em três editais, tendo concluído o último em 2018. Integrou a Diretoria da Associação Nacional de Pesquisa (ANPEd) nos biênios 2015-2017 (Primeiro Secretário) e 2013-2015 (Segundo Secretário).

Luiz Otavio Neves Mattos

Graduado em Licenciatura Plena em Educação Física pela Universidade Gama Filho (1984), Mestre em Educação Brasileira pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2001), Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo (2006), Pós-Doutorado pelo Departamento de Ciências da Educação da Universidade de Aveiro-Portugal. Ex-Diretor de Esporte Comunitário do Estado do Rio de Janeiro (2002). Ex-Diretor do Departamento de Políticas Sociais de Esporte e Lazer do Ministério do Esporte (2003-2007).

Natália Silva Pereira

Cientista Social com Bacharelado e Licenciatura pela Universidade Federal Fluminense-UFF. Mestrado, e doutoranda em Educação pela Faculdade de Educação da UFF, e Professor Docente I de Sociologia do Governo do Estado do Rio de Janeiro e Professora Substituta da disciplina Organização da Educação no Brasil, na Universidade Federal Fluminense

Flavia Ferreira de Castilho

Cursa doutorado em Educação na linha de pesquisa: Políticas, Educação, Formação e Sociedade ( PEFS) do Programa de Pós Graduação (PPGE) da Universidade Federal Fluminense( UFF). Mestre em Educação pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Possui pós-graduação lato sensu " Especialização em Educação Infantil" pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro ( PUC- RIO) e graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

Caio Nogueira Hosannah Cordeiro

É graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1978), mestre em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1996), e doutor em Educação, pela mesma universidade (2015). Atualmente, é professor adjunto da Escola de Arquitetura e Urbanismo da UFF.

Márcia Maria e Silva

Márcia Maria e Silva é Professora Adjunta da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense (UFF). Formou-se doutora em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ - Maracanã), na linha de Infância, Juventude e Educação. Cursou mestrado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (UFF), na linha de Estudos do Cotidiano da Educação Popular. Tem Especialização em Literatura Infantil ( UFF). Possui graduação em Pedagogia (UFF) e Letras (UERJ), tendo trabalhado como Professora e Pedagoga na educação básica por anos.

Katia Regina de Souza Lima

Possui graduação em Serviço Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1986), mestrado em Serviço Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1993) e doutorado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (2005). 
Atualmente é professora Associada da Escola de Serviço Social e professora do corpo permanente do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social e Desenvolvimento Regional da Universidade Federal Fluminense.

Mitsi Pinheiro de Lacerda Leite Benedito

Professora Associada 3 do Departamento de Ciências Humanas e do Programa de Pós-Graduação em Ensino da Universidade Federal Fluminense, Campus de Santo Antônio de Pádua/RJ. Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Cotidianos/UFF. Linhas de pesquisa: Alfabetização; Vida Cotidiana; Formação de Professores; Cidades Pequenas.

Patricia Teixeira de Sa

Possui Licenciatura e Bacharelado em História pela Universidade Federal Fluminense (2002). Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2016) e Mestra em Educação Brasileira (2006) pelo mesmo programa. Professora na Universidade Federal Fluminense (UFF), na Faculdade de Educação. Atua no Programa de Mestrado Profissional em Ensino de História, no Instituto de História da UFF. É integrante do Laboratório de Ensino de História da UFF e do grupo Oficinas de História.

Alice Akemi Yamasaki

Possui graduação em Pedagogia (1990), mestrado em Educação (1998) e doutorado em Educação (2007) pela Universidade de São Paulo. Atualmente é Professora Associada I da Universidade Federal Fluminense - Niterói, exercendo atividades no Departamento Sociedade, Educação e Conhecimento, da Faculdade de Educação, na Didática. É docente colaboradora no Curso Mestrado Profissional em Diversidade e Inclusão - CMPDI, da Universidade Federal Fluminense.

Flavia Monteiro de Barros Araujo

Possui Bacharelado (1982) e Licenciatura em Ciências Sociais (1985) pela Universidade Federal Fluminense; Mestrado em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1998), Doutorado em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2006). Realizou o Pós-doutorado em 2009, desenvolvendo pesquisa na área de políticas e reformas curriculares. É Professora adjunta da Faculdade de Educação (UFF). Integra o corpo de docentes dos programas de Pós Graduação Stricto Sensu da Faculdade de Educação (UFF) e de Pós-Graduação Stricto Sensu de Ensino de Ciências do IFRJ.

Ari da Silva Fonseca Filho

Doutor (2013) e Mestre (2007) em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. É Bacharel em Turismo (2002) pela Universidade Estadual de Ponta Grossa - PR. Professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Turismo (Stricto Sensu - Mestrado) da Faculdade de Turismo e Hotelaria (FTH) da UFF. Coordena o Programa de Tutoria e a atividade de Estágio Docência do PPGTUR-UFF (2018-atual). É professor dos cursos de Bacharelado em Turismo e Tecnologia em Hotelaria da Universidade Federal Fluminense (2011 - Atual).

Maria Cecilia de Castello Branco Fantinato

Possui graduação em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1980), mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1987) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2003), incluindo a realização de Doutorado Sanduiche na Rutgers University (NJ, USA), em 2001. Realizou pós-doutorado na Universidade de São Paulo (2011) e na Universidade de Lisboa (2011-2012).

Jaqueline Pereira Ventura

Licenciada em Pedagogia, Mestre e Doutora em Educação pela Universidade Federal Fluminense - UFF. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Trabalho e Educação e Educação de Jovens e Adultos, atuando principalmente nos seguintes temas: políticas públicas de educação de jovens e adultos, formação docente para a educação de jovens e adultos e mundo do trabalho e educação básica e profissional de jovens e adultos trabalhadores. É Professora associada da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense, atuando na Graduação e no Programa de Pós-Graduação em Educação.

Martha Lenora Queiroz Copolillo

Possui graduação em Licenciatura em Educação Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1983) e Mestrado em Tecnologia Educacional nas Ciências da Saúde pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002). Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UERJ - PROPED - com orientação da Drª Nilda Alves (2011). Fez estágio de Doutoramento com bolsa CAPES no Instituto de Filosofia da Universidade do Porto - Portugal (2010), orientada pela Professora Doutora Eugénia Vilella. Professora da Universidade Federal Fluminense, do Instituto de Educação Física.

Eliane Arenas Mora

Possui mestrado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (2000) e doutorado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (2007). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Trabalho e Educação e na Organização do Trabalho na Escola ( Administração, Orientação e Supervisão Educacional)

Maria Inês do Rego Monteiro Bomfim

Possui Licenciatura em Pedagogia, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro- PUC-Rio (1976); Especialização em Educação, pelo Instituto de Estudos Avançados em Educação- IESAE/FGV(1991), na área de Administração de Sistemas Educacionais; Mestrado em Educação, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro -UFRJ (2003) e Doutorado em Educação, pela Universidade Federal Fluminense - UFF (2008).Atualmente, é professora associada da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense-UFF.

Cristiana Callai de Souza

Possui Graduação em Pedagogia; Especialização em Educação Infantil; Mestrado em Educação nas Ciências; Doutorado em Educação. É professora Associada da Universidade Federal Fluminense - INFES/UFF. Participou da implementação do PPG em Ensino e atuou como vice coordenadora no período de 2015 a 2017. É professora e orientadora no Mestrado em Ensino e no curso de Pedagogia. É membro titular do Colegiado do curso de Pedagogia e do Mestrado em Ensino. Tem interesse em pesquisas no Cotidiano Escolar da Educação Infantil; Criança e Natureza; Formação Estética; Escritas acadêmicas outras.

Zuleide Simas da Silveira

Doutora em Educação/Linha Trabalho e Educação/UFF (2011), com doutoramento intercalar na Universidade de Lisboa (set/2010-mar/2011); Mestre em Educação/Linha Trabalho e Educação/UFF (2007). Professora da Faculdade de Educação e dos Programas de Pós-Graduação em Educação (Lato Sensu e Stricto Sensu) da Universidade Federal Fluminense; Coordenadora do GPETED (CNPq) - Grupo de Pesquisa Estado, Trabalho, Educação e Desenvolvimento: pensamento crítico latino-americano e tradutibilidade de Antonio Gramsci.

Flavia dos Santos Soares

Possui graduação em MATEMÁTICA pela Universidade Federal do Rio de Janeiro onde cursou a Licenciatura e o Bacharelado. É mestre em MATEMÁTICA (2001) e doutora em EDUCAÇÃO (2007) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO). É professora da categoria Associado II da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense (FE/UFF) onde atua na Licenciatura em Matemática, nos cursos presencial e EAD (como bolsista do CEDERJ), no curso de Pedagogia e na Pós-graduação em Educação (PPG/FEUFF).

Luciana Esmeralda Ostetto

Com formação de base em Pedagogia - Educação Pré-escolar (Universidade Federal de Santa Catarina -1985), atuei como professora em Creche e Pré-escola (Florianópolis/SC) e pedagoga de Creche (Prefeitura Municipal de São Paulo). Hoje sou professora da Faculdade de Educação - Universidade Federal Fluminense, atuando na pós-graduação (Mestrado e Doutorado em Educação) e na graduação (curso de Pedagogia). Fui professora do Centro de Educação - Universidade Federal de Santa Catarina (1995-2012).

Gilmar Oliveira da Silva

Doutor em Educação pela Universidade Federal Fluminense - UFF; possui mestrado em Artes Cênicas pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO (2009), graduação em Educação Artística - habilitação em Artes Cênicas pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO (2004), Licenciatura em Educação Física pela Universidade Estadual do Piauí - UESPI (1999) e tem formação em Dança-teatro pelo Grupo Alla Teatro e Dança (Teresina/PI).

Lisete Jaehn

Pedagoga e doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas(UNICAMP). Professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense.  Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Currículo, Conhecimentos e Formação de Professores(CCFP). Atualmente preside o Colegiado Geral das Licenciaturas da UFF e a Divisão de Prática Discente. É membro-associado da ANFOPE. Integra a coordenação colegiada do Fórum de Mobilização e Defesa do curso de Pedagogia-RJ e a organização nacional do Movimento em Defesa do curso de Pedagogia.

Wanderley Moura Rezende

Possui graduação em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1985), mestrado em Matemática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1989), mestrado em Educação Matemática pela Universidade Santa Úrsula (1994) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2003).

Jéssica do Nascimento Rodrigues

Licenciada em Letras (Português/Inglês) pela UEMG (2000), Especialista em Educação pela UFLA (2002) e em Revisão de Texto pela FGF (2012), Mestre em Educação pela UFRRJ (2010) e Doutora em Educação pela UFF (2014), onde também realizou Estágio Pós-doutoral (2017). Na UFF, campus Gragoatá, é professora adjunta da Faculdade de Educação (FEUFF), vinculada ao departamento Sociedade, Educação e Conhecimento (SSE). Além disso, é credenciada no Programa de Pós-graduação em Estudos de Linguagem do Instituto de Letras desde 2021.

Silmara Lídia Marton

Professora Associada do Instituto de Educação de Angra dos Reis da Universidade Federal Fluminense. Possui Bacharelado (2001) e Licenciatura (2002) em Filosofia pela Universidade de São Paulo, Mestrado (2005) e Doutorado (2008) em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Pós-doutoranda junto ao Núcleo de Estudos de Filosofia, Poética e Educação na Faculdade de Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora desde 2020.

Francisco de Assis Palharini

Possui graduação em Psicologia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto - USP (1978), mestrado em Psicologia Social pela Fundação Getúlio Vargas (1985) e doutorado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (1999). Foi Diretor do Instituto de Ciências Humanas e Filosofia da UFF por três vezes. Foi Diretor do Serviço de Psicologia Aplicada da UGF e UFF Atualmente é Professor Titular do Departamento de Psicologia - UFF, Diretor do Instituto de Psicologia - UFF e membro da Associação Brasileira de Psicologia Organizacional e do Trabalho.

José Antonio Miranda Sepulveda

É doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2010). É mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1999). É especialista em História das Relações Internacionais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1995). Possui Licenciatura e Bacharelado em História (1991). Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense Professor Adjunto IV da Universidade Federal Fluminense.

Percival Tavares da Silva

Possui doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2010), mestrado em Filosofia da Educação pelo Instituto de Estudos Avançados em Educação - IESAE/FGV (1994), graduação em Filosofia pela Faculdade de Filosofia Nossa Senhora Medianeira SP (1977), graduação em Teologia pelo Instituto Teológico São Paulo (1980). Membro do NuFiPE Núcleo de Estudos e Pesquisas em Filosofia, Política e Educação desde sua fundação em 2002. Sócio-fundador da IGS-Br International Gramsci Society Brasil em 2015 e membro de seu Conselho Fiscal mandados de 2015 a 2019.

Paula Cristiane Strina Juliasz

Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP), mestra e graduada (bacharel e licenciatura) em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP - Rio Claro). Professora adjunta do Instituto de Educação de Angra dos Reis (IEAR) da Universidade Federal Fluminense (UFF), atuando na área de Ensino de Geografia. Membro do Grupo REDLADGEO (Rede Latino americana de Didática da Geografia) e membro do grupo de pesquisa GEPED (Grupo de Estudo e Pesquisa em Didática da Geografia e Práticas Interdisciplinares), credenciado no CNPq.

Andréa Cardoso Reis

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal Fluminense (1998), mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2002) e doutorado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (2007). Atualmente está na categoria professor associado II da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Ensino e Aprendizagem na Sala de Aula, atuando principalmente nos seguintes temas: infâncias, ciências na educação infantil, educação inclusiva, narrativas, imaginário, cultura oral, formação de professores.

Andréa Serpa Albuquerque

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1992) e Mestrado em Educação (2006) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal Fluminense(2010). Na Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro atuou por nove anos como professora do Ensino Fundamental, Apoio à Direção, Sala de Leitura e no PEJA.

Simone Rocha Salomão

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1980), mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1998) e doutorado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (2005). Atualmente é professora de Prática de Ensino de Biologia da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência anterior como professora de Ciências e Biologia nas redes pública e privada de ensino.

Bruno Alves Dassie

Possui graduação em Matemática pela Universidade Federal Fluminense (1998), Mestrado em Matemática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2001) e Doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2008). É professor Associado da Universidade Federal Fluminense, com atuação na graduação (Licenciatura em Matemática) e na Pós-Graduação (PPG-FEUFF). É líder do Grupo de Pesquisa HEDUMAT - História e Educação Matemática. Integra também a equipe do Laboratório de Educação Matemática (LABEM/UFF).

Mariana Lima Vilela

Bacharel e Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Mestre em Psicossociologia de Comunidades e Ecologia Social pelo Programa EICOS do Instituto de Psicologia da UFRJ, Doutora em Educação pela Universidade Federal Fluminense (UFF). É professora do Departamento Sociedade, Educação e Conhecimento da Faculdade de Educação da UFF, onde é coordenadora do Grupo de Estudos Educação, Ciência, Saúde e Ambiente e integra o Laboratório de Ensino de Ciências.

Rodrigo Lima Ribeiro Gomes

Professor Adjunto do Instituto de Educação de Angra dos Reis, da Universidade Federal Fluminense (IEAR-UFF). Doutor e Mestre em Educação pela Universidade Federal Fluminense (2009 e 2014) e Graduado em História pela mesma universidade. Foi professor de História da Rede Pública Municipal de Ensino do Rio de Janeiro.

Cecilia Neves Lima

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2004), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2008) e doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2013). Atualmente é professora adjunto da Universidade Federal Fluminense. Coordenadora do Curso de Licenciatura em Pedagogia do INFES/UFF.

Maria Cecilia Sousa de Castro

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2008) e mestrado em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2011). Atualmente é professora da Universidade Federal Fluminense e doutoranda em educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em curriculo, atuando principalmente nos seguintes temas: cotidianos escolares, currículos, gênero e migrações.

Karine de Oliveira Bloomfield Fernandes

Possui Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2007), Bacharelado em Botânica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2010), Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2012) e Doutorado em Educação pela mesma Universidade (2017). É professora EBTT do Colégio Universitário Geraldo Reis da Universidade Federal Fluminense. Atuou como diretora da Regional 2 (RJ/ES) da Associação Brasileira de Ensino de Biologia (SBEnBio) na gestão 2019-2021.

Marisol Barenco de Mello

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Católica de Petrópolis (1990),Mestrado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (1998) e Doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2003). Atualmente é professora associada da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Infantil e Alfabetização, atuando principalmente nos seguintes temas: Filosofia da Linguagem, Psicologia da Educação, Educação Infantil, Alfabetização e Estudos Bakhtinianos.

Augusto César Gonçalves e Lima

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Cândido Mendes - UCAM, mestrado e doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC-Rio. Atuou como professor Adjunto I da Universidade Estácio de Sá - UNESA, professor da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ e da Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ.

André Elias Fidelis Feitosa

Possui graduação em Licenciatura Em Ciências Agrícolas pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1996) , mestrado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (2006) e doutorado em Educação (2012) pelo mesmo programa em que realizou seu mestrado.

Maria Aparecida Alves

Possui mestrado em Sociologia pela Universidade Estadual de Campinas (2001), com ênfase em Sociologia do trabalho. Possui doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2008), na área de concentração: Educação, Sociedade, Política e Cultura vinculada ao Departamento de Ciências Sociais Aplicadas à Educação. Atua principalmente nos temas: Reforma do Ensino Médio, trabalho do professor, educação e trabalho, formação profissional, sociologia da educação, sociologia do trabalho.

Rosane Barbosa Marendino

Professora Associada na Universidade Federal Fluminense. Diretora da Faculdade de Educação da UFF na gestão 2016-2020. Graduações em Psicologia e Pedagogia. Especializou-se em Docência do Ensino Superior na FERLAGOS (1998). Fez Mestrado (2004) e Doutorado (2011), ambos em Educação, pela Universidade Federal Fluminense. Dentre as áreas de interesse, estão as interfaces entre a psicologia e a educação; as políticas de formação de professores e os dilemas das práticas; a democratização, acesso e permanência no ensino superior e as temáticas referentes à Sociologia da Educação.

Erika Souza Leme

Professora Adjunta da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense (UFF - Niterói - RJ), responsável pela disciplina Educação Especial I. Licenciada em Letras (UNORP,1997); Especialista em Linguística (UNESP, 2000); Mestre em Educação (UFRJ, 2011), Pedagoga (UFRJ, 2012). Doutora em Educação (UFF, 2017). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas LAIFE - Laboratório de Inclusão, Formação Cultural e Educação.

Alessandra Frota Martinez de Schueler

Doutora em Educação (2002) e Mestre em História (1997) pela Universidade Federal Fluminense. Professora Associada III (área de História da Educação) na Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense, instituição na qual atua nos cursos de Pedagogia e Licenciaturas. ministrando disciplinas obrigatórias, optativas e componentes curriculares de estágio e prática educativa na formação de pedagogas e pedagogos. Atualmente, em parceria com os professores Dra. Irma Rizzini e Dr.

Luiz Tadeu Paes de Almeida

Possui graduação em Educação Física pela Faculdade de Educação Física de Santos (1972) e mestrado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (1983). Graduou-se em 2017, no Curso de Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estácio de Sá. Na atualidade é professor adjunto, nível 04 da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Ensino e Aprendizagem, atuando principalmente nos seguintes temas: educação física escolar, ensino e aprendizagem, planejamento e avaliação, métodos e técnicas de ensino e educação física.

Hustana Maria Vargas

Professora da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense (PPGE-UFF), onde lidera o Laboratório sobre Acesso e Permanência na Universidade - LAP/UFF. Vice-Coordenadora do PPGE-UFF entre 2015 e 2017. Na mesma instituição, integra o PENESB (Programa de Educação sobre o Negro na Sociedade Brasileira). Participa, na UFRJ, do Laboratório de Pesquisa em Ensino Superior - LAPES. Membro titular do Comitê Científico do GT de Sociologia da Educação da ANPEd.

William de Goes Ribeiro

Atualmente é professor Adjunto da Universidade Federal Fluminense (UFF), atuando na graduação em Pedagogia e Geografia (Instituto de Educação de Angra dos Reis - IEAR) e na pós-graduação (Programa de Pós-Graduação em Cultura e Territorialidades - PPCULT). Foi professor Substituto da Faculdade de Formação de Professores (FFP)/ Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Pós-doutorado na UERJ (área de currículo) e pós-doutorando em Teoria Política pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel). É Doutor e Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Aroldo Nascimento Silva

Possui graduação em Licenciatura plena em Química (2007), mestrado em Ensino de Ciências (2012) pelo programa Interunidades em Ensino de Ciências e doutorado em Educação (2018), todos pela Universidade de São Paulo. Atuou com professor de Química no Ensino Médio por mais de uma década em algumas escolas de São Paulo e atualmente é professor adjunto no Departamento de Química da Universidade Federal Fluminense.

Tania Maria Cordeiro de Azevedo

A professora Tania Maria Cordeiro de Azevedo é doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP), em 2003. Sua orientadora foi a profa Dra Tizuko Morchida Kishimoto. Fez mestrado em Educação na Universidade Federal Fluminense (UFF), tendo como orientador o prof. Dr. Alfredo de Farias Jr. . Foi bolsista do CAPES durante os dois referidos cursos. É licenciada em Educação Física pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e bacharel em Comunicação Social, Jornalismo, pela UFF.

Dagmar de Mello e Silva

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Gama Filho (1985), Mestrado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (2002), Doutorado em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2009) e Pós-Doutorado em Filosofia da Educação na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2014). Professora Associada da Universidade Federal Fluminense e Professora permanente dos Programas de Pós-Graduação - Curso de Mestrado Profissional em Diversidade e Inclusão (CMPDI) e Programa de Pós-Graduação em Ciências, Tecnologias e Inclusão - Doutorado (PGCTIn).

Isa Costa

Doutora em Educação pela Universidade Federal Fluminense (2012), na área de confluência Ciências, Sociedade e Educação. Mestre em Física, área de Física Nuclear Teórica, pela Universidade Federal Fluminense (1989). Professor Associado 3 no Instituto de Física da Universidade Federal Fluminense.

Ana Cristina Corrêa Fernandes

Docente do Ensino Básico Técnico e Tecnológico da Educação Infantil do Colégio Universitário Geraldo Reis da Universidade Federal Fluminense, atuando como Coordenadora Pedagógica da Educação Infantil. Doutorado e Mestrado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (2018, 2006). Especialização em Educação Infantil e em Leitura: teoria e prática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1996,1996). Graduada em Arquivologia e em Pedagogia pela Universidade Federal do Estado Rio de Janeiro (1986, 2012).

Everardo Paiva de Andrade

Licenciado em História pela Universidade Federal Fluminense (1980), com Mestrado (2001) e Doutorado (2006) em Educação pela mesma Universidade. Em 2018 realizou estudos de pós-doutoramento sobre o tema de narrativas (auto)biográficas e histórias de vida de professores em duas instituições: os programas de pós graduação em História da UFF e em Educação da FFP/UERJ. É Professor Associado da Faculdade de Educação, do PPGE/UFF e do PROFHISTÓRIA.

Rossana Maria Papini

Possui graduação (licenciatura e bacharelado) em História e mestrado em Educação pela Universidade Federal Fluminense , sendo doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. É professora Adjunto da Universidade Federal Fluminense, atuando no INFES (Instituto do Noroeste Fluminense de Educação Superior), junto ao Departamento de Ciências Humanas (PCH).

Renata Silva Bergo

Atualmente ocupa o cargo de Coordenadora do Curso de Pedagogia do Instituto de Educação de Angra dos Reis- Universidade Federal Fluminense - IEAR/UFF. Professora Adjunta desta instituição, ministra disciplinas nas área de Educação Infantil e Estágio Supervisionado - Pesquisa da Prática Pedagógica. Doutora pela Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, com período "sanduíche" no Museu Nacional- UFRJ.

José dos Santos Rodrigues

Nascido no Rio de Janeiro, em 1964, é Professor Titular da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense, onde ingressou por concurso público em 1994, e membro do Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas sobre Marx e o Marxismo (NIEP-MARX), desta mesma Universidade. É doutor em educação pela Universidade Estadual de Campinas (1997), tendo sido orientado por Dermeval Saviani, mestre em educação pela Universidade Federal Fluminense (1993), sob a orientação de Gaudêncio Frigotto, e licenciado em matemática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1987).

Marcos Marques de Oliveira

Doutor em Educação Brasileira (UFF), com estágio pós-doutoral em Sociologia Política (UENF/Darcy Ribeiro).

Mônica Maria de Azevedo

Possui graduação em PSICOLOGIA pela Universidade Gama Filho (1988) , especialização em Alfabetização pela UFSJ - Universidade Federal de São João del Rei (1998) e em Psicopedagogia (1999) através do convênio CEP (Centro de Estudos de Pessoal do Exército Brasileiro) e a UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro, mestrado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (2006) e doutorado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (2019).

Angela Rabello Maciel de Barros Tamberlini

Possui graduação em Filosofia pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas-Universidade de São Paulo (1985), graduação em Pedagogia pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (1978), mestrado em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (1998) e doutorado em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (2003). Atualmente é Professor Associado IV da Universidade Federal Fluminense.

Mônica Vasconcellos

Doutora em Educação, Vice-Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense (UFF) e Professora Associada da Faculdade de Educação da mesma universidade. Com experiência nas áreas de Educação e Educação Matemática tem desenvolvido projetos de pesquisa com apoio da CAPES, CNPq, FAPERJ e FUNDECT referentes aos seguintes temas: formação de professores e práticas pedagógicas, saberes docentes, profissionalização docente, educação e interdisciplinaridade, desenvolvimento profissional e início da docência.

Andréa Cristina Pavão Bayma

Concluiu Bacharelado em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro-UERJ em 1993. Durante a graduação, participou do Projeto Rondon em Parintis (AM), no qual desenvolveu pesquisa de etnobotânica entre comunidades indígena e elaborou programas de rádio sobre ervas medicinais. Concluiu licenciatura pela UCAM em 2007. Concluiu Mestrado em Educação pela PUC-Rio em 1999, sob orientação da Profª. Sônia Kramer. Sua dissertação, uma etnografia sobre as práticas de leitura e escrita no mundo dos jogos de representação (Role Playing Games) foi publicada pela Devir editora.

Regina de Cassia Manso de Almeida

Professora do Ensino Básico Técnico e Tecnológico pela Universidade Federal Fluminense, RJ, Colégio de Aplicação Geraldo Reis, UFF/COLUNI. Coordenadora do Laboratório de Ensino de Matemática, LEMat -UFF/COLUN . Licenciada em Matemática pela Faculdade de Filosofia de Itaperuna, RJ, Doutora em Educação pela PUC-Rio (2008), com estágio na Alemanha, Insttut für Didaktik der Mathematik, Universidade Bielefeld. Principais áreas de atuação: Educação, Educação Matemática, Didática.

Regina Lucia Cerqueira Dias

Tenho uma longa experiência no campo educacional. Atuei como professora de História nos ensinos fundamental e médio em instituições escolares públicas e particulares. A partir de 2002, passei a atuar como docente no ensino superior em cursos de formação de professores. Atualmente sou professora adjunta da faculdade de educação da Universidade Federal Fluminense. Fui também coordenadora do Pré-Universitário Popular Práxis, projeto de extensão vinculado ao Departamento de Fundamentos Pedagógicos da UFF de 2013 a 2020.

Teresa Olinda Caminha Bezerra

Possui Doutorado em Educação pela Universidad de la Empresa (2011), Mestrado em Administração Pública pela FGV-RJ (1992), Especialização em Administração Universitária (UFF/1985), Especialização em Administração Hospitalar (UFF/1983), Especialização em Metodologia do Ensino Superior (UFF/1982), Graduação em Administração pela Universidade Cândido Mendes (1981). Atualmente é Professora Associado II da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Administração, Educação, com ênfase em Administração Pública e em Políticas Públicas.

Virginia Georg Schindhelm

Possui graduação em psicologia, pós-graduação em sexualidade humana, mestrado e doutorado em educação. Professora adjunta no Departamento de Ciências Humanas do Instituto do Noroeste Fluminense de Educação Superior (INFES) da Universidade Federal Fluminense. Coordenadora do Núcleo de Pesquisas e Estudos em Educação e Infâncias (NUPEDIS). Experiência profissional em psicologia clínica e na docência em psicologia e educação. Pesquisadora nas áreas: psicologia da educação, psicologia do desenvolvimento, infâncias, educação infantil, gênero e sexualidades, formação docente.

André Antunes Martins

Doutor em Educação pela Universidade Federal Fluminense/RJ. Atualmente é professor adjunto na mesma universidade do doutoramento. Desenvolve pesquisa no campo das ações coletivas de produção do comum e das políticas com foco na gestão democrática educacional. Também atuou em redes públicas de ensino na educação básica.

Luiza Rodrigues de Oliveira

Psicóloga formada pela Universidade Federal Fluminense (1992), possui Doutorado (2003) e Mestrado em Educação (1998) pela Universidade de São Paulo. Professora do Curso de Graduação em Psicologia, professora do Programa Stricto Sensu em Psicologia e Professora do Programa Stricto Sensu em Ensino de Ciências da Natureza da Universidade Federal Fluminense. Editora da Revista Ensino, Saúde e Ambiente. Áreas de pesquisa: Ensino de Ciências, Psicologia do Desenvolvimento Humano e Educação Antirracista.

Crisóstomo Lima do Nascimento

Psicólogo Clínico, pós-doutor em Ciências da Religião pelo PPG da PUC-Campinas, doutor em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense; Mestre em estudos da subjetividade com ênfase em Fenomenologia pelo Programa de pós graduação em Psicologia da Universidade Federal Fluminense, com graduação, bacharelado e licenciatura em Psicologia pela mesma instituição e pós-graduação em Filosofia. Professor Adjunto da Universidade Federal Fluminense, vinculado ao Departamento de Psicologia do Pólo Universitário de Campos dos Goytacazes.

Elisabete Goncalves de Souza

Graduada em Biblioteconomia e Documentação (1987) e em História (1992) pela Universidade Federal Fluminense; mestrado em Educação (1997) pela Universidade Federal Fluminense e doutorado (2012) em História e Filosofia da Educação Brasileira pela Universidade Estadual de Campinas.

Luiz Cláudio Duarte

Graduação em História pela Faculdade de Filosofia de Campos (1985). Especialista em História do Brasil pela Faculdade de Filosofia de Campos (1989). Mestrado em História Social pela Universidade Federal Fluminense (1999) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (2012). Pós-Doutor em História Social pelo Instituto de História da Universidade Federal do Rio de Janeiro (2019). Professor Associado do Departamento de História de Campos da Universidade Federal Fluminense (CHT/UFF). Líder do Laboratório de História do Poder e das Ideologias (LAHISPI).

Lucilia Carvalho da Silva

Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal Fluminense, Campo de Confluência Trabalho e Educação. Mestre em Serviço Social pelo Programa de Pós-Graduação em Serviço Social, Política Social e Trabalho da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Atualmente é assistente social do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro e docente da Escola de Serviço Social da Universidade Federal Fluminense.

Cláudia Foganholi

Possui graduação em Educação Física e Motricidade Humana pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), é especialista em Atividade Motora Adaptada pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), mestre em Educação pelo Programa de Pós Graduação em Educação da UFSCar e doutora em Educação pelo mesmo programa e instituição, com período sanduíche realizado na Universidade Pedagógica de Maputo, em Moçambique, fomentado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

Reginaldo Scheuermann Costa

Possui graduação em História pela Universidade Federal Fluminense (2006). Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2010). Doutor pela Universidade Federal do Rio de Janeiro em Educação (2015) e pós-doutor em Educação pela Universidade Federal Fluminense. Experiência em pesquisa na área de políticas públicas, educação popular, movimentos sociais, ONGs e favela. Foi professor do Departamento de História da UERJ (2016-2017). Atualmente é professor adjunto da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense.

Luciana Pires de Sá Requião

Pesquisadora e coordenadora do Grupo de Estudos em Cultura, Trabalho e Educação (GeCULTE/UFF). Doutora em Educação pelo PPGE da Universidade Federal Fluminense (UFF), Mestre em Música pelo PPGM da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e Graduada no curso de Licenciatura em Educação Artística pela UNIRIO.

Joel Austin Windle

Graduado em Letras (2001) e Educação (2002) pela Universidade de Melbourne, e doutor em Educação em cotutela pelas Universidades de Melbourne e Bourgogne (2008). Foi professor de língua materna e estrangeira das redes públicas de ensino básico da França e da Austrália. Coordenou o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID) na área de inglês na UFOP (2014-2016).

Rosilda Nascimento Benácchio

Possui Doutorado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (2007); Mestrado em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2000); Graduação em História, Bacharelado e Licenciatura, pela Universidade Federal Fluminense (1993). Atualmente possui vínculo estatutário como Professora Associada II, nas áreas de História da Educação, Metodologia do Ensino de História e Educação do Campo/Quilombola na Universidade Federal Fluminense, atuando no Instituto de Educação de Angra dos Reis.

Maria Onete Lopes Ferreira

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Ceará (1992), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Ceará (1995) e doutorado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (2001). Atualmente é professor associado i da Universidade Federal Fluminense.

Joel de Araujo

Possui graduação em Geografia - licenciado e bacharéu pela Universidade Federal Fluminense (1995); Especialista em Planejamento Urbano e Regional pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1996); Mestre em Ciência Ambiental pela Universidade Federal Fluminense (2002) e Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2005). Atualmente é Professor Titular da Universidade Federal Fluminense, atuando no Instituto de Biologia/ Depto de Biologia Geral (Setor de Radiobiologia).

Zoia Ribeiro Prestes

Sou Professora Zoia Prestes. Estou e sempre estarei ao lado daqueles que lutam pela justiça social no Brasil e no mundo, sou admiradora de Paulo Freire, Darcy Ribeiro e Anísio Teixeira, além de Lev Vigotski, é claro. Admiro a arte, gosto, em especial, de música e de cantar, principalmente, a Internacional.

Eda Maria de Oliveira Henriques

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Santa Úrsula (1975), mestrado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (1993) e doutorado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (2001). Atualmente é professor associado 4 da Universidade Federal Fluminense e professor adjunto da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Concepções de ensino-aprendizagem, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, narrativas, formação, educação e leitura.

Margareth Martins de Araújo

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1982), mestrado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (1992) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2004). Pós Doutorado em Ensino de Artes e Ciências, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro,(2019). Atualmente é Professora Titular, da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense. Integra o quadro de professores do Programa de Pós-Graduação em Educação: PPG-UFF.

Gelta Terezinha Ramos Xavier

É Professora associada IV da Universidade Federal Fluminense. Possui Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2000), tendo sido orientada pelo Dr. Miguel González Arroyo. Realizou em 1997, doutorado sanduíche na Universidade de Valencia, Espanha, sob a orientação do Dr. José Gimeno Sacristán. Coordenadora do Núcleo de Pesquisas e Estudos em Currículo/UFF, que se se dedica às seguintes linhas de pesquisa: Currículo e Educação Infantil, Currículo e Políticas Educacionais, Currículo, trabalho e cultura profissional.

Elizandra Garcia da Silva

Possui Licenciatura em Educação Física pela Universidade Estadual de Maringá, mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Maringá, doutorado em Educação na Universidade Federal do Amazonas e pós-doutorado em Educação na Universidade Federal Fluminense.

Tania Afonso Chaves

Atualmente, exerço a docência no cargo de Professor Adjunto IV do Departamento de Formação Específica em Fonoaudiologia do Instituto de Saúde de Nova Friburgo da Universidade Federal Fluminense e integro o Grupo de Pesquisa NuPIFono - Núcleo de Pesquisas Interdisciplinares em Fonoaudiologia do CNPq.

Cláudia Vianna de Melo

Professora da Carreira do Magistério da Educação Básica Técnica e Tecnológica da Universidade Federal Fluminense (UFF) possui Graduação em Pedagogia pela UFF, Especialização em Educação Infantil pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Mestrado e Doutorado em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (CAPES 7).

Walcéa Barreto Alves

Professora Adjunta da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense (UFF/Niterói - RJ). Professora do Programa de Pós-graduação em Mídia e Cotidiano/UFF. Coordenadora do Curso de Pedagogia da Universidade Federal Fluminense. Líder do Núcleo de Estudos em Comunicação e Educação, Etnografia e Representações Sociais (NECEERS/UFF/CNPq). Integrante da Comissão Editorial da Revista Aleph Online (UFF).

Bernardina Maria de Sousa Leal

Docente da Universidade Federal Fluminense, servidora requisitada pela Defensoria Pública da União, Coordenadora do Núcleo de Tradução da Assessoria Internacional. Graduada em Licenciatura Letras Inglês pela Universidade de Brasília (1983), mestre em Educação pela Universidade de Brasília (1997), doutora em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2008) e pós-doutora em Teoria Literária pela Universidade de Brasília (2014).

Ana Angélica Rodrigues de Oliveira

Doutoranda em Educação na área de Currículo, Docência e Linguagem, na Universidade Federal do Rio de Janeiro (2015/2018). Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1994). É graduada em Pedagogia pela Universidade de Brasília (1981), Universidade Federal do Espírito Santo (1983), Centro Universitário Geraldo Di Biasi (1984). Atualmente é Professora Assistente do Departamento de Química do Instituto de Ciências Exatas da Universidade Federal Fluminense-Campus de Volta Redonda, atuando especialmente no curso de Licenciatura em Química.

Alceu Junior Paz da Silva

Possui graduação em Química Licenciatura (2002) e Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (2007). Foi professor efetivo da Universidade Federal de Mato Grosso, no Campus Universitário de Sinop (2009/2010) e, atualmente, é Professor Adjunto II na Universidade Federal Fluminense, no Campus Aterrado, na área de Ensino de Química. Coordenou o Subprojeto de Química do PIBID da UFF em Volta Redonda.

Juliana de Oliveira Borges

Possui Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO (2006), Graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ (2007) e Mestrado em Educação pela Universidade Federal Fluminense - UFF (2014). Atualmente é professora regente do Colégio Universitário Geraldo Reis - COLUNI/UFF e Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense.

Rosa Malena de Araújo Carvalho

Graduada em Educação Física pela UFRJ, Mestre em Educação pela UFF, Doutora em Educação pela UERJ, com pós-doutorado pela Universidade de Barcelona (UB), é Professora Associada no Instituto de Educação Física (IEF) da Universidade Federal Fluminense - UFF e Professora no Programa de Pós-Graduação em Educação - Processos formativos e desigualdades sociais da FFP/UERJ, integrando a Linha Políticas, Direitos e Desigualdades.

Anderson Xavier Tibau Gonçalves

Doutor em Ciências Humanas em Educação pela PUC-Rio (2006). Mestre em Educação pela PUC-Rio (2001). Graduado em Pedagogia (Licenciatura e Administração Escolar) pela UNIPLI (1998). Professor Associado da Universidade Federal Fluminense - UFF. Atua nas áreas de Educação e Antropologia e Corpo e Cultura. Pesquisador do Grupo de Estudos Antropológicos da Leitura e da Escrita - GEALE. Pesquisador representante do Brasil no Centro Regional de Fomento do Livro na América Latina, Caribe, Espanha e Portugal - UNESCO/CERLALC/AECI.

Domingos Barros Nobre

Graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG-1987); Especialização em Alfabetização pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG); Mestrado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (1997) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (2005); Pós-Doutorado no IEL - UNICAMP (2014), com pesquisa sobre educação e cultura indígena. Pós-Doutorado em Linguística na Faculdade de Letras da UFRJ, com pesquisa sobre Ensino de Língua Guarani.

Daniel Luiz Poio Roberti

Graduado em Geografia pela Universidade Federal Fluminense (2007), mestre em Ciências da Educação pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (2011) e doutor em Educação pela UFF (2015). Atualmente, é professor adjunto da área de Fundamentos da Educação e Geografia do curso de Geografia da Universidade Federal Fluminense (IEAR) e integrante do Grupo de Pesquisa e Estudos em Geografia da Infância (GRUPEGI/Cnpq-UFF). Representante do curso Geografia do EAR no colegiado de licenciaturas da UFF.

Helen Pereira Ferreira

Doutora em Educação pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Mestre em Educação, Cultura e Comunicação em Periferias Urbanas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ/FEBF). Graduada em Pedagogia - com ênfase em Gestão de Sistemas Educacionais pela UERJ/FEBF.

Cláudia da Silva

Professora Adjunta Nível III do curso de Graduação em Fonoaudiologia da Faculdade Federal Fluminense (UFF - RJ), com início das atividades, em regime de dedicação exclusiva, desde agosto de 2014. Possui graduação em Fonoaudiologia pela Faculdade de Filosofia e Ciências da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - FFC/UNESP-Marília-SP/Brasil (2005). Mestrado (2009) e Doutorado (2013) em Educação pelo Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Filosofia e Ciências da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho ? FFC/UNESP-Marília-SP/Brasil.

Clarissa Bastos Craveiro

É professora adjunta da Universidade Federal Fluminense (UFF). Possui graduação em Pedagogia pela Universidade de São Paulo (USP). Doutora em Educação na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) /doutorado sanduíche na Universidade do Porto (FPCEUP) na área de Currículo e Formação de Professores. É mestre em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). É especialista em Modalidades de Intervenção nos Processos de Aprendizagem pela Pontifícia Universidade Católica.

Carmen Lúcia Vidal Pérez

possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal Fluminense (1983), mestrado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (1992) sob a orientação de Regina Leite Garcia e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2002), com doutorado sandwiche na Universidade de Lisboa, sob a orientação de António Nóvoa. Pós-doutorado em Filosofia da Educação na Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP, sob a orientação de Sílvio Gallo. Bolsista CAPES e Pesquisadora da FAPERJ e CNPq. Atualmente é professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense .

Fernando de Oliveira Vieira

Possui graduação em Administração pela Faculdade de Ciências Contábeis e Administrativas Moraes Júnior (1990) e mestrado em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba (1999). Durante o mestrado, participou de dois programas de intercâmbio, junto às Universidades de Valencia, na Espanha, e do Minho, em Portugal. Fez doutorado em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba (2003), participando de um Programa Sanduíche, junto à Universidade de Sherbrooke, Québec, Canadá.

Fabiano dos Santos Souza

FABIANO SOUZA fez em três anos doutorado Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense (2016). Mestre em Matemática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) em março de 2007. Licenciado em Matemática pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) em 2001. Em 2009, ingressou na carreira do magistério superior da Universidade Federal Fluminense (UFF). Atualmente é Professor Adjunto III e lotado no Departamento de Educação, Sociedade e Conhecimento (SSE) da Faculdade de Educação (FEUFF).

Rodrigo Torquato da Silva

Professor Associado da Universidade Federal Fluminense e Advogado. Líder do Grupo de Pesquisa ALFAVELA. Doutor em Educação pela Universidade Federal Fluminense. Mestrado em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Quatro Especializações: Direito e Processo Penal (Universidade Cândido Mendes); Direito Público (UCAM); Psicopedagogia - Clínica e Institucional (Universidade Gama Filho); e Orientação Educacional e Pedagógica (UCAM). Graduações em Direito (Universidade Cândido Mendes) e Pedagogia (Universidade Gama Filho).

Regis Eduardo Coelho Argüelles da Costa

Professor Adjunto de Ciência Política e Educação e Política da Educação no Brasil do Departamento de Fundamentos Pedagógicos da FEUFF (campus Gragoatá). Doutor em Educação (2016) pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Políticas Públicas). É mestre em Educação pelo mesmo programa (2011). Pesquisador associado ao Laboratório de Investigação Estado, poder e escola (LIEPE/UFRRJ) e ao Núcleo de Estudos, Documentação e Dados sobre Trabalho e Educação (NEDDATE).

Edimilson Antonio Mota

É professor Associado I do Departamento de Geografia da UFF Campos do curso de Licenciatura e atua nas disciplinas: 1. Fundamentos Teóricos e Metodológicos do Ensino da Geografia; 2. Geografia e Multiculturalismo. É professor permanente do Programa de Pós-Graduação - Mestrado, e orienta os temas: Ensino de Geografia, Raça, Gênero, Religião, e Cidade. Está coordenador do Projeto do Programa Residência Pedagógica Capes/MEC. Coordena a Ludoteca Étnico-Racial Camilo José Gomes. Coordena a disciplina Currículo, do Curso Pedagogia EaD da UENF, pelo consórcio CEDERJ.

Maria Nazareth de Souza Salutto de Mattos

Professora Adjunta do Departamento Sociedade, Educação e Conhecimento da Universidade Federal Fluminense. Doutora em Educação Brasileira (Puc-Rio), Mestre em Educação (UFRJ), Especialista em Educação Infantil (Puc-Rio), Pedagoga (ISERJ).

Claudio Fernandes da Costa

Possui Licenciatura em Matemática pela Uerj - Universidade do Estado do Rio de Janeiro - (1992), mestrado em Educação pela Uerj - (2000), e doutorado em Educação pela Puc-Rio - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - (2008). Atualmente é professor associado da UFF (Universidade Federal Fluminense), em exercício no Departamento de Educação do Instituto de Educação de Angra dos Reis, área de Conhecimento: Política Educacional, regime de Dedicação Exclusiva.

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