Licenciatura Em Matemática

Pesquisador

Patrícia Yukari Sato Rampazo

Possui graduação (2012) em Matemática - Licenciatura pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP, mestrado (2015) e doutorado (2019) em Matemática pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar. Atualmente, professora adjunta do Departamento de Ciências Exatas, Biológicas e da Terra da Universidade Federal Fluminense - UFF. Tem experiência em Análise Matemática, com ênfase em Equações Diferenciais Parciais e Análise Harmônica.

Fabio Lennon Marchon dos Santos

Atualmente é Professor adjunto A, no Departamento de Sociedade, Educação e Conhecimento da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense, área de Conhecimento: Ensino de Matemática. Doutorado em Educação pela UFF (concluído em 02/2018) - ênfase na Historiografia da Etnomatemática. Mestre em Educação pela Universidade Federal Fluminense (2013) - ênfase no campo da Educação Matemática com especial atenção as questões teóricas e filosóficas da Etnomatemática. Graduação em Matemática pela Universidade Federal Fluminense (1998).

Wellington Carlos de Jesus

Graduado com menção honrosa em Licenciatura em Matemática pela Universidade de São Paulo (2006), Mestre em Tecnologia Nuclear pela Universidade de São Paulo (2009) e doutor em Matemática Aplicada pelo Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo (2014). Tese de Doutorado indicada pela comissão julgadora do departamento de Matemática Aplicada do IME-USP ao "Prêmio Capes de Tese" de melhor tese defendida em 2014.

Carlos Augusto Aguilar Júnior

Doutor em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (Proped-UERJ - Capes 7) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Mestre em Ensino de Matemática pelo Programa de Pós-graduação em Ensino de Matemática do Instituto de Matemática da UFRJ (PEMAT-IM/UFRJ) e Graduado em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2006).

Vinicius Mendes Couto Pereira

Doutor em História da Matemática pelo HCTE/UFRJ (2017). Mestre em Ensino de Matemática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2009). Licenciado em Matemática pela Universidade Federal Fluminense (2000). Atualmente Professor Adjunto do Departamento de Ciências Exatas, Biológicas e da Terra da Universidade Federal Fluminense. Atua principalmente na Formação Inicial e Continuada de Professores de Matemática tendo como área de interesse o Ensino e a História da Matemática, bem como da relação entre eles.

Fábio Freitas Ferreira

Possui graduação em Licenciatura Em Matemática pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2000), mestrado em Modelagem Computacional pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2003), doutorado em Modelagem Computacional pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2008) e Pós-Doutorado em Modelagem Computacional pelo IPRJ/UERJ (2019). Atualmente é professor associado 2 da Universidade Federal Fluminense.

Fábio Pacheco Ferreira

Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ-2001), mestrado em Modelagem Computacional, linha de pesquisa Matemática Aplicada, pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ-2003) e Doutorado em Computação na Universidade Federal Fluminense (UFF-2017), área de concentração Computação Científica e Sistemas de Potência, linha de pesquisa Métodos Computacionais para Equações Diferenciais, Modelagem e Simulação Computacional em Ciências.

Juan Diego Cardoso Brêttas

Possui graduação em Matemática pela Universidade Estadual do Norte Fluminense (2008), mestrado Modelagem Computacional em (2010) e doutorado em Modelagem Computacional pelo Instituto Politécnico da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2013). Professor Adjunto da Universidade Federal Fluminense vinculado ao Departamento de Ciências Exatas da Escola de Engenharia Indústrial Metalúrgica de Volta Redonda. É pesquisador em modelagem matemática e simulação computacional com ênfase em escoamentos multifásicos em meios porosos.

Marcilene de Fátima Dianin Vianna

Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual de Maringá (1998), mestrado em Matemática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2001) e doutorado em Ciências Naturais pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (2013). Atualmente atua como: professora associada na Universidade Federal Fluminense - UFF - Rio das Ostras; vice-coordenadora do Programa de Mestrado em Engenharia de Produção e Sistemas Computacionais (MESC), referee do Periódico IJM&P - Independent Journal of Management & Production.

Marcelo Garcia Simão

Possuo graduação em Licenciatura em Matemática pelo Centro Universitário Moacyr Sreder Bastos (1999), Licenciatura em Pedagogia pelo Centro Universitário Facvest (2020), pós-graduação em Gestão Escolar, Supervisão Escolar e Orientação Escolar pelo Centro Universitário Barão de Mauá (2014) e mestrado em Educação Matemática pela Universidade Santa Úrsula (2002). Atualmente sou professor adjunto da Universidade Federal Fluminense atuando no Departamento de Ciências Exatas e da Terra do Instituto do Noroeste Fluminense de Educação Superior.

Tarcisio Martins Dantas

Possui graduação em engenharia pela Universidade Federal Fluminense (1989), mestrado em Engenharia Elétrica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1992) e doutorado em Engenharia Biomédica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2011). É professor da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência nas áreas de Engenharia Elétrica e Biomédica.

Douglas Rodrigues Pinto

Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2007). Obteve o título de Mestre em Matemática com ênfase em Probabilidade e Estatística (2010) nessa mesma instituição, orientado pela Dra. Sílvia Regina Costa Lopes. Concluiu o doutorado em janeiro de 2016, do Programa de Pós-Graduação em Estatística do Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo (IME-USP), sendo orientado pelo Dr. Jefferson Antonio Galves. Atualmente, é Professor Adjunto do Departamento de Estatística da Universidade Federal Fluminense (UFF).

Solimá Gomes Pimentel

Possui graduação em Licenciatura Em Matemática pela Universidade Federal Fluminense (1985), mestrado em Matemática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1991) e doutorado em Matemática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002). Atualmente é professor associado da Universidade Federal Fluminense, coordenadora do Curso de Especialização em Ensino de Matemática ( pós graduação lato sensu) e
coordenadora de Matemática do PIBID UFF.

Yuri Ki

Possui graduação em licenciatura em Matemática pela Universidade de São Paulo, mestrado em Matemática Pura pela Universidade Federal da Bahia e doutorado pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro na área de Sistemas Dinâmicos.
Fez um pós-doutorado no Instituto de Matemática Pura e Aplicada e atualmente é professora adjunta na Universidade Federal Fluminense.

Marcus Vinicius da Silva Sales

Professor Adjunto I do Curso de Ciências Econômicas na Universidade Federal Fluminense - UFF Campos dos Goytacazes na área de Métodos Quantitativos. Subchefe do Departamento de Ciências Econômicas de Campos, Coordenador de Monitoria do Departamento de Ciências Econômicas de Campos e representante de extensão da Unidade UFF Campos. Possui graduação em LICENCIATURA EM MATEMÁTICA (2008), mestrado em ENGENHARIA DE PRODUÇÃO (2011) e doutorado em PRODUÇÃO VEGETAL (2015) pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF).

Isabel Lugao Rios

Possui Licenciatura em Matematica pela Universidade Federal Fluminense (1986), mestrado em Matemática Aplicada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1993) e doutorado em Matemática pela Associação Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (1998). Atualmente é professora titular da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Sistemas Dinâmicos, atuando principalmente nos seguintes temas: propriedades dinâmicas e ergódicas de sistemas não uniformemente hiperbólicos, bifurcações de classes homoclínicas.

José dos Santos Rodrigues

Nascido no Rio de Janeiro, em 1964, é Professor Titular da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense, onde ingressou por concurso público em 1994, e membro do Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas sobre Marx e o Marxismo (NIEP-MARX), desta mesma Universidade. É doutor em educação pela Universidade Estadual de Campinas (1997), tendo sido orientado por Dermeval Saviani, mestre em educação pela Universidade Federal Fluminense (1993), sob a orientação de Gaudêncio Frigotto, e licenciado em matemática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1987).

João Hélder Olmedo Rodrigues

Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2006), mestrado em Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2009) e doutorado em Matemática pela Universidade Federal Fluminense (2015). Atuou principalmente em temas envolvendo Geometria Algébrica, Álgebra Comutativa e Teoria de Singularidades. Atualmente é Professor Adjunto na Universidade Federal Fluminense.

Rodrigo Salomão

Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2002), mestrado em Matemática pela Universidade Federal Fluminense (2004) e doutorado em Matemática pela Associação Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (2009). Atualmente é professor associado I da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Geometria Algébrica

Loana Tito Nogueira

Professora Associada, nível III no Instituto de Computação da Univesidade Federal Fluminense (UFF). Possui título de Ph.D (2003) e de M.S (1999) em Engenharia de Sistemas e Computação pela COPPE/Sistemas, Universidade Federal do Rio de Janeiro. Licenciada em Matemática pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Manteve-se como bolsista de produtividade em pesquisa nível 2 do CNPq por mais de 10 anos e contemplada com bolsa FAPERJ "Jovem Cientista do Nosso Estado" de 2008 a 2017. Já publicou mais de 60 artigos em jornais e conferências. Recebeu prêmio de 3a.

Jorge Petrúcio Viana

possui graduação em Matemática pela Universidade Federal Fluminense (1985), mestrado em Engenharia de Sistemas e Computação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1994) e doutorado (sanduiche) em Engenharia de Sistemas e Computação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro/Universiteit van Amsterdam (2005). Atualmente é Professor Associado do Departamento de Análise do Instituto de Matemática da Universidade Federal Fluminense e colabora com os grupos de Métodos Formais e de Algoritmos e Combinatória, do Programa de Engenharia de Sistemas e Computação, da COPPE/UFRJ.

Flávio Silva Machado

Graduação em Licenciatura Em Matemática pela Fundação Educacional Rosemar Pimentel (2000), graduação em Engenharia Metalúrgica pela Universidade Federal Fluminense (1991), Mestrado e Doutorado em Ciências Ambientais e Florestais pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2002 e 2009). Atualmente é professor da Universidade Federal Fluminense no Instituto de Ciências e Tecnologia de Rio das Ostras. Já atuou como professor na Escola Técnica Pandiá Calógeras, Rede de Tecnologia do Rio de Janeiro, Centro Universitário de Volta Redonda e Centro Universitário de Barra Mansa.

Renata Pereira de Freitas

possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal Fluminense (1991), mestrado (1997) e doutorado (2002) em Engenharia de Sistemas e Computação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atualmente é professor associado da Universidade Federal Fluminense. Trabalha em Lógica Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: lógica modal, álgebra relacional e raciocínio com diagramas.

Humberto José Bortolossi

Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual de Maringá, Mestrado em Matemática pelo IMPA e Doutorado em Matemática pela PUC-Rio. É professor Associado I da Universidade Federal Fluminense e professor bolsista do CEDERJ, atuando em cursos de graduação (presencial e à distância), especialização e mestrado profissional. É coordenador do Instituto GeoGebra no Rio de Janeiro, membro do Conselho Diretor da Sociedade Brasileira de Matemática e membro da equipe do Projeto "Um Livro Aberto".

Marina Ribeiro Barros Dias

Licenciada em Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2003), Mestre em Matemática Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (2006) e Doutora em Engenharia Metalúrgica, na área de Modelamento e Simulação de Processos e Fenômenos, pela Universidade Federal Fluminense (2019). Atuei em cursos de especialização a distância: Laboratório de Novas Tecnologias de Ensino (LANTE) e Planejamento, Implementação e Gestão da EAD (PIGEAD) até 2014. Professora do MBA em Gerenciamento de Projetos, da Universidade Federal Fluminense (2016-2017).

Maria Cristina Bessa Moreira

Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1988) e mestrado em Estatística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1994). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal Fluminense, atuando principalmente nos seguintes temas: inferência bayesiana e modelos dinâmicos bayesianos generalizados.

Subscrever Licenciatura Em Matemática