Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Pesquisador

Ricardo Onofre da Rocha

Graduado em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1973).
Residência em Clínica Médica
no Hospital Pedro Ernesto da Faculdade de Medicina da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1975). Professor Adjunto do Departamento de Medicina Clínica da Faculdade de Medicina da Universidade Federal Fluminense, desde 1980.
Especialista em Nutrição Parenteral e Enteral, pela Sociedade Brasileira de Nutrição Parenteral e Enteral, desde outubro de 1993.
Médico do Ministério da Saúde, aprovado em concurso desde 1975.

Julia Celia Mercedes Strauch

Possui graduação em Engenharia Cartográfica pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1986), mestrado em Ciências Geodésicas pela Universidade Federal do Paraná (1990) e doutorado em Engenharia de Sistemas e Computação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1998). Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal Fluminense e pesquisadora titular da Escola Nacional de Ciências Estatísticas.

Daniel Pereira Rosa

Professor Adjunto no Departamento de Geografia da Universidade Federal Fluminense. Doutor em Geografia Humana pela Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo onde desenvolveu tese a respeito de centralidades periféricas e economia urbana. Tem experiência no ensino público atuando como docente desde 2007 no ensino fundamental como servidor da secretaria municipal de educação de Duque de Caxias e como servidor da secretaria municipal de educação da cidade do Rio de Janeiro, além de possuir experiência nas etapas/modalidades médio, técnico e superior.

Ana Raquel Coelho Rocha

Professora adjunta na Universidade Federal Fluminense-UFF. Doutora e Mestre em Administração de Empresas pela PUC-Rio e Bacharel em Ciências Contábeis pela UERJ. Concluiu um MBA em Marketing, pela PUC-Rio, e um MBA em Gestão de Recursos Humanos, pela FGV-RJ. Vivenciou um período como Guest Researcher na KU - Universidade de Copenhagen (6 meses) e como Visiting Researcher na SDU - Universidade do Sul da Dinamarca (1 ano), como parte do Pós-Doutorado no Instituto COPPEAD de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração da UFRJ.

Juliana Cordeiro Dias Rodrigues

Possui graduação em Nutrição pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2010). Mestrado em Alimentação, Nutrição e Saúde pelo Instituto de Nutrição da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2012). Doutorado em Alimentação, Nutrição e Saúde (2016). Fez doutorado sanduíche no Karolinska Institute, Divisão de Nefrologia (2015) avaliou a capacidade prognóstica da albumina sérica e a hipoalbuminemia clínica de pacientes em hemodiálise da Europa, de acordo com a idade. Tem experiência em Nutrição Clínica com ênfase em Nutrição e Nefrologia.

Barbara Emanuel

Doutora em Design pela Escola Superior de Desenho Industrial da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (ESDI/UERJ). Master of Arts in Integrated Design pela Hochschule Anhalt (Dessau, Alemanha). Possui graduação em Comunicação Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (ECO/UFRJ) e graduação em Desenho Industrial pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (ESDI/UERJ). Professora Adjunta no departamento de Comunicação Social da Universidade Federal Fluminense (UFF).

Ursula Viana Bagni

Possui graduação (2003) em Nutrição pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ, mestrado (2007) e doutorado (2011) em Ciências Nutricionais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ. Professora do magistério superior, com exercício no Departamento de Nutrição da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN (2011-2019) e no Departamento de Nutrição Social da Universidade Federal Fluminense - UFF (2020 - atual).

Jacqueline Botelho

Professora Adjunta da Escola de Serviço Social da UFF/Niterói. Assistente Social, graduada pela UERJ. Doutora em Serviço Social pelo PPGSS(UERJ). Mestre em Políticas Públicas e Formação Humana pelo PPFH/UERJ. Desenvolve pesquisas sobre Questão Agrária no Brasil, Educação do Campo, Política Educacional, Educação Antirracista, Questão Étnico- Racial no Brasil, Povos e Comunidades Tradicionais e Movimentos Sociais. Coordenadora do NEPEQ (Núcleo de Pesquisa e Extensão sobre Projetos Societários, Educação e Questão Agrária na Formação Social Brasileira).

Leandro Santiago de Araujo

D.Sc. em Engenharia de Sistemas e Computação na COPPE - UFRJ (2019), M.Sc. em Engenharia de Sistemas e Computação na COPPE - UFRJ (2016) e Bacharel em Ciência da Computação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2014). Realizou período sanduíche durante o doutorado na University of Massachusetts Amherst (UMass) nos Estados Unidos.

Gisela Costa Pinheiro Monteiro

Professora Adjunta da Graduação de Desenho Industrial da UFF (Universidade Federal Fluminense), em Niterói/RJ. Doutora em Design (ESDI/UERJ, 2018). Mestre em Design (ESDI/UERJ, 2010). Desenhista Industrial habilitada em Programação Visual e Projeto de Produto (ESDI/UERJ, 1995). Técnica em Programação Visual (SENAI Artes Gráficas, 2001).

Paula Maria Moura de Almeida

Professora do Departamento de Geografia da Universidade Federal Fluminense - UFF. Oceanógrafa pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2007), mestre em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2010) e doutora em Meio Ambiente. Atualmente é pesquisadora associada do Núcleo de Estudos em Manguezais (NEMA/UERJ) e do Laboratório de Sensoriamento Remoto ESPAÇO (UFRJ). Tem experiência na área de Oceanografia e Geografia, atuando principalmente na aplicação de técnicas de geoprocessamento no estudo de manguezais e ambientes costeiros.

Flávia Coimbra Delicato

possui mestrado em Informática (2000) e doutorado em Engenharia Elétrica (2005), ambos pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Realizou pós-doutorado na Universidade de Sydney, Australia. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Sistemas Distribuídos, atuando principalmente nos seguintes temas: internet das Coisas, Edge/Fog Computing, redes de sensores sem fio, computação ubíqua, middleware, e sistemas adaptativos. É professora associada da Universidade Federal Fluminense.

Ronny Peterson Nunes dos Santos

Bacharel pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2015). Mestre em Direito Penal pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2018). Professor Substituto de Prática Penal da Universidade Federal Fluminense (UFF). Advogado criminal.

Rolf Malungo de Souza

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1996), mestrado em Ciências Sociais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2003) e doutorado em Antropologia pela Universidade Federal Fluminense (2010). Atualmente é expert consultant - Syracuse University, coordenador adjunto da Universidade Federal Fluminense e professor da Universidade Federal Fluminense.

Jessica Pronestino de Lima Moreira

Doutora em Engenharia Biomédica pela COPPE (Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia), na Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ. Mestre em Saúde Coletiva pela UFRJ - Instituto de Estudos da Saúde Coletiva (IESC), na linha de pesquisa Desenvolvimento de Métodos Estatísticos, Epidemiológicos e Computacionais em Saúde (2010). Graduada em Estatística pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2007). Professora adjunta do Departamento de Bromatologia, Faculdade de Farmácia, da Universidade Federal Fluminense.

Hamilton Gonçalves Ferraz

Professor Adjunto de Direito Penal na Universidade Federal Fluminense, lotado no Departamento de Direito de Macaé do Instituto de Ciências da Sociedade - Macaé. Coordenador do Centro de Assistência Jurídica (CAJUFF - Macaé). Doutor em Direito (PUC-Rio). Mestre em Direito Penal (UERJ). Bacharel em Direito (UERJ). Coordenador Adjunto do Departamento de Infância e Juventude do Instituto Brasileiro de Ciências Criminais (IBCCRIM). Membro do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB). Advogado.

Marcelo Jarczun Kac

Possui graduação em Medicina pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2003), Residência Médica em Oftalmologia no Hospital do Servidor Público do Estado de São Paulo (2007), Mestrado em Ciências Médicas pela Universidade Federal Fluminense (2010). É Professor Assistente de Oftalmologia na Universidade Federal Fluminense. Revisor do Ophthalmic and Physiological Optics e da Revista Brasileira de Oftalmologia. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Oftalmologia

Anderson de Almeida Cano Ortiz

Doutor e mestre em Comunicação Social na área de Tecnologias de Comunicação e Cultura pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Graduou-se pela Uerj em Relações Públicas e Jornalismo, com especialização em Pesquisa de Mercado e Opinião Pública.

Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal Fluminense, em tempo parcial, no curso de Publicidade e Propaganda. Leciona também na graduação de Relações Públicas das Faculdades Integradas Hélio Alonso (FACHA) desde 2008.

Mariana Alves Alcoforado

Possui graduação em Física pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2009), mestrado em Física pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2012) e doutorado em Física pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2020).

Sandro Tiago da Silva Figueira

Professor Adjunto na Universidade Federal Fluminense (UFF / INFES), Departamento de Ciências Humanas (PCH). Coordenador do Núcleo de Estudo e Pesquisa ViDA - Vivências Didáticas Autorais. Possui Doutorado em Ensino na área de concentração Ensino formal em Biociências e Saúde (FIOCRUZ, 2017), Mestrado em Educação na área de Formação de Professores, Memórias e Práticas Educativas (UERJ, 2012), Especialização em Neuropsicopedagogia Clínica e Institucional (FAMEESP, 2021), Licenciado em Pedagogia pela Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2008).

Cidiane Vaz Gonçalves

Professora adjunta da Universidade Federal Fluminense no campus de Rio das Ostras (UFF RO). Mestre e doutora em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) na linha Família e Casal: Estudos Psicossociais e Psicoterapia. Cursou a especialização na modalidade Residência em Psicologia Clínico-Institucional pelo Hospital Universitário Pedro Ernesto/ IP/UERJ e graduou-se em Psicologia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

Ana Carolina Brandão Vazquez

Assistente Social graduada pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Mestra em Serviço Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e Doutoranda em Serviço Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Emmanuel João Nogueira Leal da Silva

Cirurgião-Dentista pela Faculdade de Odontologia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (FO-UERJ) em 2007; Especialista em Endodontia (UERJ) em 2008; Mestre em Clínica Odontológica, área de concentração em Endodontia, pela Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP-UNICAMP) em 2011; Doutor em Clínica Odontológica, área de concentração em Endodontia pela Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP-UNICAMP) com estágio de pesquisa na University of Minnesota, MN, EUA em 2013. Pós-Doutorado pela Universidade Estadual de Campinas em 2014.

Diogo Goulart Corrêa

Possui graduação em Medicina pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2009), residência médica em Radiologia e Diagnóstico por Imagem pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2013), aperfeiçoamento em Ressonância Magnética pela Clínica de Diagnóstico por Imagem (2014), mestrado em Medicina (Radiologia) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2014) e doutorado em Medicina (Radiologia) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2017).

Viviane Fernandez de Oliveira

Oceanógrafa formada pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ (2000), mestre em Botânica pelo Instituto de Pesquisa Jardim Botânico do Rio de Janeiro (2005) e doutora em Meio Ambiente pela UERJ (2014). É professora adjunta do Departamento de Análise Geoambiental da Universidade Federal Fluminense - UFF, atuando no curso de graduação em Ciência Ambiental.

Raul Bernardo Vidal Pessolani

Engenheiro Civil pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1984). É mestre pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1989) e doutor pela COPPE - Universidade Federal do Rio de Janeiro (1995). É professor adjunto 4 da Universidade Federal Fluminense no Departamento de Eng. Mecânica. Especialista em Métodos Numéricos, trabalha no momento com o Método dos Elementos de Contorno, Método dos Painéis, e o Método das Diferenças Finitas, nas áreas de Interação Fluido-estrutura, Técnicas Adaptativas, Aero e Hidrodinâmica, e propagação de ondas acústicas e elásticas.

Alba Cristina Miranda de Barros Alencar

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2004), mestrado em Ciências Médicas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2008) e doutorado em Programa de Pós-Graduação em Microbiologia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2015).

Adriano de Freixo

Adriano de Freixo é graduado em História (UERJ), especialista em História das Relações Internacionais (UERJ), mestre em História Política (UERJ) e doutor em História Social (UFRJ). É professor do Instituto de Estudos Estratégicos da Universidade Federal Fluminense (INEST - UFF), onde atua no curso de Graduação em Relações Internacionais e nos Programas de Pós-Graduação em Estudos Estratégicos (PPGEST) e Ciência Política (PPGCP). É o atual coordenador do Programa de Pós-Graduação em Estudos Estratégicos (PPGEST) e do Laboratório de Estudos sobre a Política Externa Brasileira (LEPEB).

Valdecy Pereira

Possess a degree in Production Engineering (UERJ / 2006), Master in Production Engineering (UFF / 2008), Specialization in Construction Planning and Assembly (UFF / 2008), qualification as Planning and Construction Engineer (PROMINP / 2008) and PhD in Production Engineering (UFF / 2012). Currently Adjunct Professor at the Federal Fluminense University and works mainly on the following topics: Operations Research, Production Planning and Control, Multivariate Data Analysis, Multicriteria Methods, Machine Learning, Deep Machine Learning and Artificial Intelligence.

Luiz Fernando Rojo Mattos

Professor associado II, do Departamento de Antropologia da Universidade Federal Fluminense (UFF) e do Programa de Pós-Graduação em Antropologia na mesma Universidade (PPGA/UFF). Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1998), mestrado em Ciências Sociais - Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais (2001) e doutorado em Ciências Sociais - Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais (2005), ambos na UERJ.

Nilma Goncalves Lacerda

é professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense, atuando na formação de professores em Letras, e do Programa de Pós-graduação Lato Sensu Especialização em Literatura Infantojuvenil do Instituto de Letras da mesma universidade.

Guido Vaz Silva

Possui graduação em Administração pela Universidade Federal Fluminense (2005), mestrado em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2008) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2013). Atuou em diversas pesquisas e projetos de extensão, principalmente, nas áreas de engenharia de processos, projeto organizacional, gestão de sourcing e desenvolvimento da gestão pública.

Rejany dos Santos Dominick

Licenciada em Educação Física (1984) e em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1986). Mestra em Educação pela Universidade Federal Fluminense (1993) e doutora em História, Filosofia e Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2003). Atualmente é professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense. Coordena projetos de Extensão, de Pesquisa e de Inovação Social articulados às tecnologias na educação. É uma das editoras da RevistAleph, que tem como categoria geradora as experiências instituintes.

Sergio Girão Barroso

possui graduação em Nutrição pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1995), mestrado em Fisiopatologia Clínica e Experimental pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2001) e doutorado em Fisiopatologia Clínica e Experimental pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2005). Atualmente é professor Associado da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Nutrição e Fisiologia, com ênfase em Nutrição, Metabolismo, Doenças Cardiovasculares e Terapia Nutricional

Angelina Cupolillo Gentile

Graduação em Enfermagem pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1978), Licenciatura em Enfermagem, Especialização em Metodologia do Ensino Superior e Mestrado em Educação (2000).Especialização em Formação pedagógica em educação profissional na área da saúde: enfermagem, Especialização em Comunicação e saúde ICICT/FIOCRUZ. Tutora do Profae - MS/EAD/FIOCRUZ/UFF . Atualmente professor Assistente IV da Escola de Enfermagem Aurora Afonso Costa da Universidade Federal Fluminense.

Marlene Dieguez Fernandez

Possui graduação em Matemática pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1973) e mestrado em Matemática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1977). Atualmente é professor adjunto iv da Universidade Federal Fluminense.

Rosilene Abreu Portella Corrêa

Professora de matemática da Universidade Federal Fluminense, mestre e doutora em Modelagem Computacional pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, graduada em matemática pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2005) . Professora credenciada ao Programa de Pós-Graduação em Modelagem Computacional em Ciência e Tecnologia da Universidade Federal Fluminense em Volta Redonda.

Sandra Costa Fonseca

Possui graduação em Medicina (UERJ,1982), mestrado em Saúde Coletiva (IMS-UERJ,1997) e doutorado em Saúde Pública (ENSP/FIOCRUZ,2005). Atualmente é professora associada do Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal Fluminense. Administra disciplinas para a graduação (Curso de Medicina) e orienta discentes de graduação e pós-graduação (Mestrado em Saúde coletiva).

Patricia Burth

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1985), mestrado em Bioquímica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1989) e doutorado em Bioquímica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1997). Atualmente é Professor Titular da Universidade Federal Fluminense.

Ana Carolina Scanavachi Moreira Campos

Possui doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Pernambuco (2013), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Pernambuco (2010) e graduação em Engenharia de Produção Mecânica pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2007). Participou de Programa de Doutorado Sanduíche na Bélgica- Université Libre de Bruxelles (2012). Atuou como professora adjunta no Curso de Engenharia de Produção na Universidade Federal de Pernambuco - UFPE Campus Agreste.

Marcos Paulo Fonseca Corvino

Graduou-se em medicina pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1978), cursou especialização em Saúde Pública-Medicina em Nível Local pela Universidade de São Paulo (1980), residência em Doenças Infecciosas e Parasitárias no HUPE/UERJ (1981), e mestrado e doutorado em Saúde Pública/USP (1991, 1996). Sanitarista da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo de 1981 à 1994, e da Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo de 1992 à 1994, exerceu cargos de assessoria e gestão em centros de saúde, distrito sanitáro e outros órgãos sub-regionais, metropolitano e central.

Francisco Marcelo Garritano Barone do Nascimento

Doutor em Políticas Públicas e Formação Humana pelo Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Formação Humana (PPFH) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Mestre em Administração Pública pela Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas (EBAPE) da Fundação Getulio Vargas (FGV). Especialista em Contabilidade para Gestão de Negócios pela Faculdade de Administração e e Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Bacharel em Ciências Econômicas pela Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

Gustavo Sampaio Telles Ferreira

Doutor em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2009).
Mestre em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1999).
Bacharel em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1996).
Professor Adjunto do Departamento de Direito Público da Faculdade de Direito da Universidade Federal Fluminense, com exercício docente nas disciplinas de Direito Constitucional e Direito Eleitoral. É Professor do Programa de Mestrado em Justiça Administrativa da Universidade Federal Fluminense.

Wilson Thadeu Valle Machado

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1996), mestrado em Geociências (Geoquímica) pela Universidade Federal Fluminense (2000) e doutorado em Geociências (Geoquímica) pela Universidade Federal Fluminense (2004). É Professor Associado de nível II do Departamento de Geoquímica da Universidade Federal Fluminense, no qual é docente do quadro permanente desde 2010. É Cientista do Nosso Estado (CNE) pela FAPERJ e bolsista de produtividade pelo CNPq (PQ 1D). Ocupou o cargo de chefe do Departamento de Geoquímica no período de 04/2016 a 03/2018.

Diego Martinez Prata

Possui Graduação (Laureado) em Engenharia de Produção com Ênfase em Qualidade Química pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2002) e Mestrado e Doutorado em Engenharia Química na COPPE pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2005, 2009). Tem experiência na área de Engenharia Química, com ênfase em Processos Industriais de Polimerização e Produção de Eteno e Propeno. Estuda com afinco os temas de Reconciliação de Dados, Estatística Robusta, Detecção de Erros Grosseiros, Controle Ótimo, Otimização, Ecoeficiência (Sustentabilidade) e Intensificação de Processos.

Lúcia Maria de Assumpção Drummond

Graduou-se no Bacharelado em Matemática modalidade Informática pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro em 1987, concluiu o mestrado em Engenharia de Sistemas e Computação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro em 1990, quando participou da equipe de desenvolvimento do primeiro computador paralelo da Coppe.

Carmen Lúcia Campos Guizze

Possui graduação em Psicologia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1985), Especialização em Ergonomia pela COPPE/UFRJ e em Psicopedagogia, mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro COPPE/UFRJ (2007) e Doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro COPPE/UFRJ (2011). Atualmente é professor colaborador do CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO SUPERIOR EM ERGONOMIA, da COPPE/UFRJ e professor associado da Universidade Federal Fluminense no Curso de Engenharia de Produção.

Luciana Prado Mouta Pena

possui graduação em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1999), mestrado em Modelagem Computacional pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2002), doutorado em Modelagem Computacional pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2006), especialização em Engenharia de Petróleo e Gás Natural (2015) pela Universidade Federal Fluminense e pós-doutorado em Modelagem Computacional pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2016). Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal Fluminense.

Rafael Luiz de Andrade Zorzi

Possui graduação em Medicina pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1996) e mestrado em Biologia Humana e Experimental - Morfologia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2002). Atualmente é prof. assistente da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Morfologia, com ênfase em Anatomia Humana, atuando principalmente nos seguintes temas: anatomia, corpo humano, enalapril, nitric oxide e l-name.

Marilene Cabral do Nascimento

Graduação em Ciências Sociais (1990), mestrado (1997) e doutorado em Saúde Coletiva (2002) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ. Atualmente, é professora associada no Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal Fluminense. Atua na área de Ciências Sociais e Humanas em Saúde, com ênfase nos seguintes temas: medicina tradicional, terapias complementares, práticas integrativas e complementares em saúde, medicina integrativa, racionalidades médicas, educação na saúde, estratégia de saúde da família, uso racional de medicamentos.

Ebal Sant'Anna Bolacio Filho

Possui graduação em Letras - Licenciatura (Português-Francês) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1986), Magister Artium em Filologia Hispânica, Estudos Latino-americanos e Estudos do Sudeste Asiático pela Universidade de Frankfurt (2002), Mestrado em Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2007) e doutorado em Letras pela PUC-Rio (2013) . Atualmente é professor adjunto de língua alemã da UFF e do programa de pós-graduação em Letras (Estudos de Língua) da Uerj.

Flavia Ferreira de Castilho

Cursa doutorado em Educação na linha de pesquisa: Políticas, Educação, Formação e Sociedade ( PEFS) do Programa de Pós Graduação (PPGE) da Universidade Federal Fluminense( UFF). Mestre em Educação pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Possui pós-graduação lato sensu " Especialização em Educação Infantil" pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro ( PUC- RIO) e graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

Pedro Paulo da Silva Soares

possui graduação em Licenciatura Plena em Educação Física e Desportos pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, mestrado em Engenharia Biomédica na área de processamento de sinais biólogicos pelo Programa de Engenharia Biomédica / COPPE-Universidade Federal do Rio de Janeiro e doutorado desenvolvido no Laboratório de Hipertensão Experimental / InCor / Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Pós-doutorado em fisiologia do exercício na Universidade Federal Fluminense.

Katia Regina de Souza Lima

Possui graduação em Serviço Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1986), mestrado em Serviço Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1993) e doutorado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (2005). 
Atualmente é professora Associada da Escola de Serviço Social e professora do corpo permanente do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social e Desenvolvimento Regional da Universidade Federal Fluminense.

Érica de Lana Meirelles

Doutora em Ciências pelo IBCFF/ UFRJ. Graduada em Psicologia pela UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2006), pós-graduação lato sensu em Neuropsicologia pela Santa Casa de Misericórdia-RJ e Mestrado em Psicologia Clínica e Neurociências pela PUC-Rio - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2010). Psicoterapeuta Cognitivo-Comportamental com formação e experiência clínica em atendimento psicoterápico e treinamento em habilidades sociais.

Marcio Moacyr de Vasconcelos

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, graduação em Economia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, fellowship em Neurologia Infantil pela George Washington University em Washington D.C., EUA, mestrado em Saúde da Criança e do Adolescente pela Universidade Federal Fluminense e doutorado em Medicina (Neurologia) pela Universidade Federal Fluminense. Atualmente é professor associado de Pediatria e Neurologia da Universidade Federal Fluminense.

Ricardo Bassil Lasmar

Professor do Departamento Cirurgia Geral e Especializada da Faculdade de Medicina da Universidade Federal Fluminense (UFF), Doutor em Ginecologia, Obstetrícia e Mastologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP (2005), graduação em Medicina pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1978), título de especialista em Ginecologia e Obstetrícia (TEGO) pela Febrasgo (1981). Título de especialista em Histeroscopia e Laparoscopia pela FEBRASGO. Titular do Colégio Brasileiro de Cirurgiões.

André Lopes Fuly

É graduado em Ciências Biológicas (Modalidade Médica) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1992). Fez Mestrado (1996), sob orientação da Profa. Célia Regina Ribeiro da S. Carlini e Doutorado (2002), sob orientação do Prof. Jorge Almeida Guimarães em Química Biológica pela UFRJ. Atualmente é professor Associado IV do Departamento de Biologia Celular e Molecular da UFF e chefia o Laboratório de Venenos e Toxinas de Animais e Avaliação de Inibidores (LAVENOTOXI). Tem experiência na área de Bioquímica, com ênfase em Química de Proteínas.

Eduardo Seixas Cardoso

Graduado pela Faculdade de Odontologia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ (1994), fez residência em Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial no Hospital dos Servidores do Estado do Rio de Janeiro - HSE. Após a qual realizou Mestrado (97/98) e Doutorado (98/2001), acadêmicos, em Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo Facial, na Faculdade de Odontologia da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS.

Fábio Freitas Ferreira

Possui graduação em Licenciatura Em Matemática pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2000), mestrado em Modelagem Computacional pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2003), doutorado em Modelagem Computacional pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2008) e Pós-Doutorado em Modelagem Computacional pelo IPRJ/UERJ (2019). Atualmente é professor associado 2 da Universidade Federal Fluminense.

Fábio Pacheco Ferreira

Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ-2001), mestrado em Modelagem Computacional, linha de pesquisa Matemática Aplicada, pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ-2003) e Doutorado em Computação na Universidade Federal Fluminense (UFF-2017), área de concentração Computação Científica e Sistemas de Potência, linha de pesquisa Métodos Computacionais para Equações Diferenciais, Modelagem e Simulação Computacional em Ciências.

Elionaldo Fernandes Julião

Possui graduação em Letras (Bacharelado e Licenciatura em Língua Portuguesa) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1996), mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2003) e doutorado em Ciências Sociais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2009). Pós-doutorado em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2020). Atualmente é professor Associado do Instituto de Educação de Angra dos Reis (IEAR/UFF) e do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense.

Heron Abdon Souza

Pós-Doutor em Democracia e Direitos Humanos pela Universidade de Coimbra, Doutor em Direito pela Universidade Gama Filho, Mestre em Direito pelo Centro Universitário Fluminense, Bacharel e Licenciado em História pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro e Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Mauro Leonardo Salvador Caldeira dos Santos

Doutorado em Filosofia da Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Catarina. Atualmente Prof. Associado IV da Universidade Federal Fluminense. Professor do Programa da Pós Graduação da Escola de Enfermagem Mestrado e Doutorado da Escola de Enfermagem da UFF. Líder do Grupo Interdisciplinar de Estudo e Pesquisa em Oncologia Capes/UFF. Tutor da Residência Multiprofissional em Saúde do Hospital Universitário Antônio Pedro/UFF na área de Enfermagem Oncológica. Editor de Seção do Online Brazilian Journal of Nursing (OBJN). Decano Chefe do Departamento de Enfermagem Médico-Cirúrgica.

Clemente Gonzaga Leite

Mestre em Ciências Contábeis pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2000). Especialista em Administração pela FGV ((1999). Especialista em Docência Superior pela FABES (1995). Bacharel em Economia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1970).

Marcelo Freitas de Aguiar

Graduado pela FO-UERJ, fez especialização em Radiologia Odontológica na FO de Bauru-USP, Mestrado e Doutorado em Ciências da Saúde, área de concentração Radiologia na FM-UFRJ. Atualmente atua na área docente, onde é professor adjunto da disciplina de Radiologia e Imagenologia Odontológica da Faculdade de Odontologia de Nova Friburgo - UFF. Atuou mais de 20 anos como Radiologista clínico, tendo como principal característica grande experiência nas áreas de Tomografia Computadorizada e Ressonância Magnética aplicadas à odontologia.

Rita de Cássia Martins Montezuma

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1985), mestrado em Ecologia (1997) e doutorado em Geografia (2005) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. É professora Associada da Universidade Federal Fluminense e professora colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Urbanismo-UFRJ. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em nos seguintes temas: Ecologia de Paisagens, Ecologia e Biogeografia Urbana, Ecologia Política, gestão de Áreas Protegidas/Unidades de Conservação da Natureza, Diagnóstico Ambiental e Conflitos Socioambientais.

Marco Antonio Cetale Santos

Possui graduação em Engenharia Eletrônica pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ (1996) , mestrado em Engenharia Elétrica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro ? PUC-Rio (1999) e doutorado em Processamento de Sinais pela Engenharia Elétrica da PUC?Rio (2003). Foi chefe do Departamento de Geologia e Geofísica, hoje é Professor Associado 1 e ministra aulas nos cursos de graduação em Geofísica e pós-graduação em Dinâmica dos Oceanos e da Terra da Universidade Federal Fluminense (UFF), também é revisor da Revista Brasileira de Geofísica.

Carla Maciel Salgado

Possui graduação em Geografia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro/UERJ (1989) , mestrado (1996) e doutorado (2004) em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), enfocando Geomorfologia do Quaternário e Dinâmica de Erosão. Após atuar como Professora Adjunta da UERJ, ingressou no Depto. de Geografia (Inst. de Geociências) da UFF. É líder do grupo de pesquisa "Dinâmica de Bacias Hidrográficas em Áreas Urbanas e Rurais" e pesquisadora associada do Núcleo de Estudos do Quanternário e Tecnógeno (NEQUAT/UFRJ).

Maria de Fatima de Lima Pinel

Possui doutorado em Auditoria Social, Programa de Doutorado em Contabilidade e Finanças da Universidade de Zaragoza, Espanha, 2018, ja reconhecido no Brasil, pela UFSC. Também possui 3 mestrados: a) DEA (Diploma de Estudos Avançados); e b) MASTER OFICIAL EN CONTABILIDAD Y FINANZAS - UNIVERSIDAD DE ZARAGOZA (2005 e 2009): Responsabilidade Social e Auditoría; e, c) Mestrado em Ciências Contábeis,área de Auditoria pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1998).

Ludmilla da Silva Viana Jacobson

Possui graduação em Estatística pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2004), mestrado em Estudos Populacionais e Pesquisas Sociais (área de concentração: Estatística Social) pela Escola Nacional de Ciências Estatísticas (2007), doutorado em Saúde Coletiva (área de concentração: Epidemiologia) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2013) e pós-doutorado em Saúde Pública e Meio Ambiente pela Fundação Oswaldo Cruz (2020). Atualmente é professora associada do Departamento de Estatística da Universidade Federal Fluminense.

Patrícia Silva Cardoso

Doutora em Direito da Cidade pela UERJ, em co-tutela com a "Università di Roma - La Sapienza" (2016), com bolsa Capes PDSE (Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior). Possui mestrado em Direito Civil pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2006) e graduação em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2003).

Raquel Brum Fernandes da Silveira

Raquel Brum Fernandes é Bacharel e Licenciada em Ciências Sociais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2008). É Mestre (2010) e Doutora (2015) pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Uerj. É professora adjunta do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal Fluminense em Campos dos Goytacazes e atua como coordenadora do curso de Licenciatura em Ciências Sociais. É coordenadora de núcleo do Programa Residência Pedagógica e líder do Laboratório de Pesquisa em Ensino de Ciências Sociais (Lapecs) da UFF Campos.

Danielle Pereira Cintra

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) (2003), mestrado em Ciências Ambientais e Florestais pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) (2007) e doutorado em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) (2015). Atualmente é Professora Adjunta do Departamento de Geografia de Campos (GRC) da Universidade Federal Fluminense (UFF).Atua na área de Geociências, com ênfase em Cartografia, Geoprocessamento e Sensoriamento Remoto aplicado a análise da paisagem e aplicação de geotecnologias no ensino de Geografia.

Valéria de Queiroz Pagnin

Possui graduação em Medicina pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1992), mestrado em Psiquiatria e Saúde Mental pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1997) e doutorado em Neurobiologia e clinica dei disturbi affettivi - Università Degli Studi di Pisa (2005). Atualmente é professora associada da Universidade Federal Fluminense.

Gustavo André de Deus Carneiro Vianna

Gustavo De Deus conclui a especialização em Endodontia pela UERJ em 1997, mestrado em Ciência dos Materiais e Metalurgia pela PUC-Rio em 2004, doutorado em Endodontia pela UERJ em 2009 e pós-doutorado pela UERJ em 2012.

Ericson Telles Saint Clair

Ericson Dokan Saint Clair é Professor do Programa de Pós-graduação em Cultura e Territorialidades (PPCULT) e do Departamento de Artes e Estudos Culturais da Universidade Federal Fluminense. Doutor em Comunicação e Cultura pela UFRJ e Mestre em Comunicação pela UFF. Suas pesquisas enfatizam as relações entre ética, cultura, corpo e subjetividade. É autor de "Gabriel Tarde e a Comunicação: por um contágio da diferença" (Multifoco, 2012) e "Para além de Black Mirror: estilhaços distópicos do presente", com Maria Cristina Franco Ferraz (N-1, 2020).

Camila Heitor Campos

Possui graduação em odontologia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2007); especialização em Prótese Dentária pela Marinha do Brasil (2009); mestrado em Clínica Odontológica, área de concentração em Prótese Dentária, pela Universidade Estadual de Campinas (2012) e doutorado em Clínica Odontológica, área de concentração em Prótese Dentária, pela Universidade Estadual de Campinas (2015).

Jean Carlos Miranda da Silva

Possui graduação em Ciências Biológicas (Licenciatura) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Mestre em Biologia e Doutor em Ciências (Ecologia) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. É professor adjunto III na Universidade Federal Fluminense, onde coordena o Projeto Institucional do Programa de Residência Pedagógica (UFF). É docente do Programa de Pós-Graduação em Ensino do (UFF) e também do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Ambiente e Sociedade (UERJ). É líder do Grupo de Pesquisa em Ensino de Ciências Naturais (ENCINA).

Cleber de Almeida Corrêa Junior

Possui graduação em matemática pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2005), mestrado em modelagem computacional pelo Instituto Politécnico da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - IPRJ/UERJ - (2008), e doutorado em modelagem computacional também pelo IPRJ/UERJ (2012). Atualmente é professor Adjunto do Instituto do Noroeste Fluminense de Educação Superior da Universidade Federal Fluminense (INFES/UFF) e docente permanente credenciado junto ao programa de mestrado em modelagem computacional em ciência e tecnologia do PUVR/UFF.

Kamile Santos Siqueira

Professora associada da Universidade Federal Fluminense, com graduação em Nutrição pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) - 1998, Mestrado (2002) e Doutorado em Saúde Coletiva pelo Instituto de Medicina Social da UERJ (2005).

Márcia Valéria Rosa Lima

Graduada em Enfermagem pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro- UERJ (1980), Especialista nas áreas de Enfermagem Cirúrgica (UERJ), Administração Hospitalar (Faculdade Luiza de Marilac) e Infecção relacionada a assistência hospitalar (UFF). Mestra em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio de Janeiro- UNI-RIO (1999) na linha de Pesquisa Enfermagem do Adulto e Doutora pela Universidade Federal do Rio de Janeiro- UFRJ/EEAN (2005) na linha de Pesquisa Enfermagem Hospitalar.

Pedro Leonardo Sanches Faveret

Possui graduação em Medicina pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1997), Residência Médica em Cirurgia Geral pelo Hospital Naval Marcilio Dias (2000), Residência Médica em Cirurgia Plástica pelo HUCFF/UFRJ (2003) e mestrado em Medicina (Cirurgia Geral), com área de Atuação em Cirurgia Plástica, pela UFRJ (2006). 

Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Federal Fluminense, admitido por Concurso Público em 2013.

Paulo Roberto Alves dos Santos

Doutor em Ciências pelo Departamento de Geologia do Instituto de Geociências, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, em 2011, tendo como linha de pesquisa: Geotecnologias Aplicadas a Exploração Mineral de Cobre e Ouro na Província Mineral de Carajás, no Estado do Pará. Mestre em Engenharia Cartográfica pelo Instituto Militar de Engenharia, IME, em 2005, com a linha de pesquisa: Avaliação da Precisão Vertical dos Modelos SRTM em diferentes escalas: um estudo de caso na Amazônia. Graduado em Engenharia Cartográfica pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro-UERJ (1978).

Anderson de Araújo Rocha

Graduado em Licenciatura (1994) e Engenharia (1997) Quimica, pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, mestrado (1997) e doutorado (2002) em Química Analítica, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Trabalhou por 2 anos no Centro de Pesquisa da Petrobras (CENPES). Atualmente é professor Associado da Universidade Federal Fluminense. Atua como pesquisador no Núcleo de Estudos em Biomassa e Gerenciamento de Águas (NAB/UFF).

Carlos Marclei Arruda Rangel

Possui Graduação em Geografia (Licenciatura e Bacharelado) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) (2002); Especialização (2003), Mestrado (2006), Doutorado (2011) e Pós Doutorado (2014) em Geologia e Geofísica Marinha pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Atualmente é Professor Adjunto I na cadeira de Geografia Física no Curso de Geografia do Instituto de Educação da Universidade Federal Fluminense situado no Campus de Angra dos Reis (IEAR/UFF). Atua nas disciplinas de Geologia, Geomorfologia Costeira e Cartografia Temática .

Joana DArc Fernandes Ferraz

Possui Doutorado em Ciências Sociais pela UERJ (PPCIS), Mestrado em Ciência Política pela UFF (PPGCP) e Bacharel e Licenciada em História pela pela UERJ. Professora do Departamento de Sociologia e Metodologia das Ciências Sociais (GSO) e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal Fluminense (PPGS/UFF). Atualmente cursa Pós-doutorado no Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFF. Foi bolsista PRODOC com pesquisa de Pós-Doutorado em Memória Social pela UNIRIO, (PPGMS).

Mariana Martins e Martins

Possui doutorado em Odontologia (área de concentração em Ortodontia) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2012), mestrado em Odontologia (área de concentração em Ortodontia) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro e especialização em Ortodontia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2000). É graduada em Odontologia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1997). Atualmente é professora adjunta da disciplina de Ortodontia da Universidade Federal Fluminense (UFF).

Antônio Espósito Júnior

Possui graduação em Matemática pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1987), mestrado em Modelagem Computacional pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2003) e doutorado em Modelagem Computacional pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2008). Atualmente é professor Associado da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Matemática Aplicada e Computação Científica, atuando principalmente no seguinte tema: teoria de domínios.

Bianca Bravim Bomfim

Possui graduação em Odontologia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2002). Especialização em Estomatologia pela Universidade do Grande Rio (2003). Especialização em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilo Facial pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2007). Mestrado em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilo Facial na Universidade do Grande Rio (2009). Doutorado em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilo Facial na UNESP/Araçatuba. Professora do curso de Atualização em Cirurgia Bucal da ABO-RJ. Membro do Colégio Brasileiro de Odontologia.

Tarcisio Martins Dantas

Possui graduação em engenharia pela Universidade Federal Fluminense (1989), mestrado em Engenharia Elétrica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1992) e doutorado em Engenharia Biomédica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2011). É professor da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência nas áreas de Engenharia Elétrica e Biomédica.

Sergio de Sousa Montalvão

Professor Associado I da Universidade Federal Fluminense (UFF). Graduado em História pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1992), mestre em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2001) e doutor em História, Política e Bens Culturais pelo CPDOC da Fundação Getúlio Vargas (2011). Professor de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas do Departamento de Administração/UFF. Professor colaborador do Programa de Pós-graduação em Administração (PPGAd-UFF), na linha Estado, Organizações e Sociedade (EOS).

Daniela de Luna Martins

Daniela de Luna Martins possui graduação em Licenciatura em Química pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2003), tendo realizado o mestrado (2005) e o doutorado (2010) na área de Química de Produtos Naturais no Núcleo de Pesquisas de Produtos Naturais da Universidade Federal do Rio de Janeiro (NPPN, atual IPPN). Atualmente, é professora associada I do Instituto de Química, Departamento de Química Orgânica na Universidade Federal Fluminense (UFF) e participante do Programa de Pós-Graduação em Química desta universidade.

Ramon Baptista Narcizo

Doutor em Engenharia de Produção, com ênfase em Gestão e Inovação, pelo Programa de Engenharia de Produção do Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (COPPE-UFRJ, 2017). Mestre em Engenharia de Produção, com ênfase em Gestão e Inovação (COPPE-UFRJ, 2012). Graduado com as mais altas honras em Engenharia de Produção pela Universidade Federal Fluminense (UFF, 2009), tendo recebido a Láurea Acadêmica dessa universidade em 2010.

Thierry Faria da Silva Gregorio

Thierry Gregorio é atuário (MIBA 2588) formado pela UERJ, tendo realizado intercâmbio de Estatística durante um ano na Universidade de Jaén (Espanha) e Mestre em Finanças pela Universidade de Málaga/UFRJ-COPPEAD.

Gisele Caldas Alexandre

Cirurgiã-dentista (1996), especialista em Odontopediatria pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1998), mestre (2003-2004) e doutora (2005-2008) em Saúde Coletiva/Epidemiologia, pelo Instituto de Medicina Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. 
Ocupou cargos de gestão na área de odontologia (2004-2008) e na área de vigilância em saúde (2009-2010) na Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil do Rio de Janeiro.

Carlos Alberto Franco da Silva

Possui graduação em Geografia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1988), mestrado em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1993) e doutorado em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1997) e Pós-doutorado pela Universidade de São Paulo. Atualmente é professor titular da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Geografia Regional, atuando principalmente nos seguintes temas: fronteira agrícola, corporação, rede política territorial, Amazônia, Cerrado, soja e cana.

Helena Rodrigues Lopes

Possui graduação em Ciências Biológicas, Modalidade Médica (Biomedicina), pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1984), mestrado em Ciências (Microbiologia) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1990) e doutorado em Ciências (Microbiologia) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1996). Tem experiência na área de Microbiologia, com ênfase em Microbiologia Médica, atuando principalmente nos seguintes temas: Staphylococcus aureus, microbiologia de alimentos, susceptibilidade aos antimicrobianos.

Alessandra Siqueira Barreto

Doutora em Antropologia pelo Museu Nacional/ Universidade Federal do Rio de Janeiro (2006), mesma instituição onde realizou o seu Mestrado em Antropologia Social (2001). Pós Doutora em Antropologia (ISCTE/ Portugal ) com bolsa do CNPq (2008/2009). Atualmente, é Diretora do Instituto de Ciências Humanas e Filosofia da UFF (ICHF/UFF). Coordena também o LEPECS- Laboratório em Ciências Sociais, Educação e Saberes, o Grupo de Pesquisa Cidades, Sociabilidades e Cidadania.

Cássia Mônica de Oliveira Costa

possui graduação em Ciências Biológicas Licenciatura Plena pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1997), graduação em Ciências Biológicas Modalidade Médica Incompleto pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (1988) e mestrado em Morfologia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2002). Atualmente é Professora Adjunto III da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Morfologia, com ênfase em Histologia.

Mônica Zacharias Jorge

Possui graduação em Odontologia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1979), Especialização em Prótese Dental pela Universidade Federal do Rio de Janeiro(1983), Mestrado em Endodontia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1989) e Doutorado em Biomateriais - Engenharia Metalúrgica e de Materiais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro- COPPE PEMM (2007). Atualmente é Professora Associada 4 da Universidade Federal Fluminense.

Leonardo Kayat Bittencourt

Professor Adjunto de Radiologia da Universidade Federal Fluminense (UFF), Mestrado (2011) e Doutorado (2014) em Radiologia e Diagnóstico por imagem pela UFRJ, Residência Médica em Radiologia e Diagnóstico Por Imagem no Hospital da Beneficência Portuguesa - Med Imagem - São Paulo (2007) e Fellowship em Imagem do Abdome e Pelve na mesma instituição (2008), Graduação em Medicina pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2004).

Aline Moura Costa da Silva

Doutora em Ciências Contábeis pela Universidade de Brasília - UnB (Programa Multi-institucional e Inter-regional de Pós-Graduação em Ciências Contábeis UnB/UFPB/UFRN); Mestre em Ciências Contábeis pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ (2009); Graduada em Ciências Contábeis pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ (2005). Atuou como assistente de pesquisa na área contábil na Fundação Getúlio Vargas - FGV/RJ(2006-2007). É professora adjunta da faculdade de Ciências Contábeis da Universidade Federal Fluminense - UFF (servidora da instituição desde 2010).

Antonio D'Elia Junior

É Doutor em Direito na Universidade do Estado do Rio de Janeiro, com ênfase em transformações do Direito Privado, Cidade e Sociedade.. Atualmente é Professor Adjunto em Teoria do Estado no Curso de Direito do Instituto de Ciências Humanas e Sociais de Volta Redonda da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Administração Institucional de Cursos e Legislação Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: Direito do Estado, Direito Urbanístico e Metodologia do Ensino e da Pesquisa.

Euzeli da Silva Brandão

Graduada em Enfermagem em 1992, Especialista em Enfermagem Intensivista (1998), Mestre (2002) e Doutora em Enfermagem (2014) pela Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Especialista em Enfermagem Dermatológica pela Sociedade Brasileira de Enfermagem em Dermatologia (SOBENDE - São Paulo). Chefiou durante 12 anos (1994 - 2006) a Seção de Dermatologia do Hospital Universitário Pedro Ernesto, além de ser membro efetivo da Comissão de Curativos do referido hospital, desde a sua implantação.

Julio Orrico de Aragão Pedra e Cal Neto

Professor Associado II de Ortodontia do Instituto de Saúde de Nova Friburgo (40h sem dedicação exclusiva), Universidade Federal Fluminense - RJ. Doutor em Odontologia com concentração em Ortodontia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ (2007-2009). Possui Graduação em Odontologia (1998-2001), Especialização em Ortodontia (2002-2004) e Mestrado em Odontologia com concentração em Ortodontia (2004-2005), todos pela UERJ. Autor e Organizador do livro Ortodontia Lingual - Princípios e Aplicações Clínicas - Grupo Gen/ Editora Santos.

Adriana Leite do Prado Rebello

Graduação em Letras (Licenciatura em Português e Literaturas de Língua Portuguesa) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ); Especialização em Língua Portuguesa pela Universidade Federal Fluminense (UFF); Especialização em Formação de Professores de Português para Estrangeiros pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio); Mestrado em Letras (Estudos da Linguagem) pela PUC-Rio, com dissertação defendida na área de Português Língua Estrangeira; Doutorado em Letras (Estudos de Linguagem) pela UFF, com tese defendida na área de Português Língua Estrangeira.

Thiago Pavoni Gomes Chagas

Professor Adjunto e Subchefe do Departamento de Patologia da Faculdade de Medicina da Universidade Federal Fluminense (UFF). Vice coordenador do Curso de Especialização em Análises Clínicas (UFF). Realizou Estágio Pós-doutoral na Universidade do Estado do Rio de Janeiro entre 2017 e 2018. Possui Doutorado (2011 - 2015) e Mestrado (2009 - 2011) em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Medicina Tropical (Área de Concentração: Diagnóstico, Epidemiologia e Controle de Doenças Infecciosas e Parasitárias) do Instituto Oswaldo Cruz/FIOCRUZ).

Rossi Alves Goncalves

É Professora do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Cultura e Territorialidades ( IACS- Niteroi) e do bacharelado em Produção Cultural ( IHS- Rio das Ostras)- UFF. Tem Pós-Doutorado em Estudos Culturais, pelo PACC/UFRJ; Doutorado em Letras, na área de concentração Teoria Literária, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2005) e Mestrado em Poética, também pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Marina Sequeiros Dias de Freitas

Possui graduação em Matemática Licenciatura pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2004), mestrado em Matemática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2007) e doutorado em Matemática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2012). Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal Fluminense.

Silvio Cezar de Souza Lima

Possui graduação em História pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2002), mestrado em História das Ciências da Saúde pela Fundação Oswaldo Cruz (2005) e doutorado em História das Ciências pela Fundação Oswaldo Cruz (2011). Tem experiência na área de História, com ênfase em História das Ciências da Saúde, atuando principalmente nos seguintes temas: História das Ciências no Brasil, História da Saúde, Brasil Império, Teorias Raciais e Medicina e Escravidão.

Vinicius Ribeiro Cabral

Cursou graduação em Ciências Biológicas - Licenciatura Plena pela UERJ (2001), Mestrado em Biologia (Biociências Nucleares) também pela UERJ (2003) e Doutorado em Ciências (com Temática em Imunologia) pela Pós-Graduação em Clínica Médica do HUCFF - UFRJ (2009).

Rogério Luiz da Rocha Videira

Graduado em Medicina (Universidade do Estado do Rio de Janeiro 1979-1984), Residência em Anestesiologia (Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo-FMUSP 1985-1987), Título Superior em Anestesiologia (TSA-SBA 1989), Fellow em anestesia para transplante hepático (Universidade de Pittsburgh 1990-1991), Doutorado em Ciências (FMUSP 2006-2010). Corresponsável do Centro de Ensino e Treinamento da Sociedade Brasileira de Anestesiologia (CET-SBA) do Hospital Universitário Antonio Pedro (HUAP). Professor adjunto do Departamento de Cirurgia da FM-UFF (Universidade Federal Fluminense).

Cláudia Trindade Mattos

Professora adjunta da Disciplina de Ortodontia da Universidade Federal Fluminense. Possui graduação em Odontologia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2001), Mestrado (2010) e Doutorado (2012) em Odontologia/Ortodontia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Rodrigo de Souza Costa

Possui graduação em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2001), mestrado em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2004) e doutorado em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2009).

Evelize Folly das Chagas

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1998) , onde na iniciação científica desenvolveu trabalho na melhoria de produção em piscicultura junto ao CEPTA do IBAMA (PIrassununga , SP). Nessas pesquisas selecionou enzimas marcadoras do uso de agrotóxicos em produção de peixes. Sendo essas enzimas também boas marcadoras de resíduos de agrotóxicos em rios e lagos.

Caroline Fernandes dos Santos Bottino

Possui graduação em Ciências Biológicas (Licenciatura e Bacharelado/UERJ), Mestrado em Morfologia (UERJ), Doutorado em Biologia Humana e Experimental (UERJ), com período sandwich na The University of Iowa (USA), Especialização em A Moderna Educação (PUCRS) e em Educação Transformadora (PUCRS). Atualmente é Professora Associada I de Neurociências e Neurobiologia da Universidade Federal Fluminense (UFF)/ Instituto de Saúde de Nova Friburgo e professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciências Cardiovasculares (UFF).

Beethoven Barreto Alvarez

É Professor Adjunto de Língua e Literatura Latina na Universidade Federal Fluminense (UFF). Docente do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem (PosLing/UFF). Coordenador da área de Latim do PROLEM/UFF (Extensão). Líder do grupo de pesquisa (CNPq) "Laboratório de Estudos Clássicos" (LEC-UFF) e um dos coordenadores do "Núcleo de Tradução & Criação" (ntc/uff). Realizou estágio de pós-doutorado (2019/2020) na University of St Andrews.

Terezinha de Jesus Sirotheau Corrêa

Possui graduação em Biologia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1976), mestrado em Histologia e Embriologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1986) e doutorado em Patologia pela Universidade Federal Fluminense (1999). Atualmente é Professora Titular do Departamento de Morfologia do Instituto Biomédico da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Morfologia, com ênfase em Histologia e Embriologia, atuando principalmente nos seguintes temas: matriz extracelular, imunohistoquímica, condrogênese, osteogênese, reações teciduais, embrião de Gallus.

Renata Ximenes Lins

Possui graduação em Odontologia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2001), especialização em Endodontia (2002), Mestrado em Microbiologia e Imunologia (2008) e Doutorado em Odontologia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2013) , com período sanduíche na Cardiff University - País de Gales (2011). Atualmente é Professora Adjunta da Universidade Federal Fluminense, campus de Nova Friburgo- RJ, na graduação e no mestrado em Clínica Odontológica. Coordena o Curso de Atualização em Endodontia e o Laboratório de Pesquisas Clinicas em Microbiologia - LabPecma.

Samara Cristina Ferreira Machado

Possui graduação em Ciências Biológicas e mestrado em Biologia (Biociências Nucleares) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro e doutorado em Ciências Biológicas (Biofísica) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2008). É professora Adjunta da Universidade Federal Fluminense atuando na área de radiobiologia e radioproteção.

Thereza Cristina Lonzetti Bargut

Nutricionista formada pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro e Mestre pela mesma instituição. É Doutora em Ciências pelo programa de pós graduação em Biologia Humana e Experimental, na UERJ, tendo sido bolsista de pós-doutorado no Laboratório de Morfometria, Metabolismo e Doença Cardiovascular (UERJ). Tem experiência na área de Nutrição Experimental, atuando nos seguintes temas: óleo de peixe, ácidos graxos poli-insaturados n-3, óleos dietéticos, síndrome metabólica, obesidade, tecido adiposo marrom, termogênese, tecido adiposo branco e programação metabólica.

Rachel Leite Ribeiro

É Professora Adjunta do Departamento de Patologia (MPT) da Faculdade de Medicina (FCM) da Universidade Federal Fluminense (UFF). Membro do Comitê de Ética em Pesquisa da FCM/UFF. Realizou seu Pós-doutorado no Programa de Pós Graduação em Doenças Infecciosas e Parasitárias no Laboratório de Apoio Biotecnológico da Universidade Federal do Rio de Janeiro (2013-2018). Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ/1999), Mestrado em Microbiologia pela UERJ (2002) e Doutorado em Ciências Médicas pela UERJ (2008).

Ana Lúcia Novais Carvalho

Possui graduação em Psicologia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ (1994), especialização em neurobiologia pela UFF (1996), especialização em psicoterapia cognitivo-comportamental pela UNESA (1998), mestrado (2001) e doutorado (2009) em Biologia (Biociências Nucleares) pela UERJ. É Professora do curso de Psicologia da UFF/ESR Campos dos Goytacazes. Tem experiência na prática psicológica, atuando principalmente nos seguintes temas: neuropsicologia, neurociências, transtornos do desenvolvimento, psicoterapia cognitivo-comportamental, psicologia geral e experimental.

Viktor Henrique Carneiro de Souza Chagas

Viktor Chagas é professor associado do Departamento de Estudos Culturais e Mídia e pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal Fluminense (PPGCOM-UFF). É membro associado do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Democracia Digital (INCT.DD). Foi bolsista de Pós-Doutorado Junior (CNPq) em Comunicação e Cultura pela UFBA.

Márcia Narcizo Borges

Possui graduação em Licenciatura Em Química pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1986), mestrado em Química Orgânica pelo Instituto Militar de Engenharia (1991) e doutorado em Química Orgânica pelo Instituto Militar de Engenharia (1998). Atualmente é professora Titular da Universidade Federal Fluminense, lotada no Departamento de Química Orgânica. Pertence ao corpo docente permanente do curso de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências da Natureza (PPECN) da Universidade Federal Fluminense.

Danielle Castex Conde

Possui graduação em Odontologia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2000), Mestrado em Patologia pela Universidade Federal Fluminense (2003) e Doutorado em Patologia pela Universidade Federal Fluminense (2008). Atualmente Professora Adjunta de Patologia Oral da Universidade Federal Fluminense, Patologista Oral do Hospital Central da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro e Professora de Patologia Oral da Universidade Veiga de Almeida e Professora colaboradora da Pós graduação em Patologia da Universidade Federal Fluminense.

Luciano Pessanha Moreira

Graduado em Engenharia Mecânica pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1993). Mestrado em Engenharia Metalúrgica pela Universidade Federal Fluminense (1996) e Doutorado em Sciences de l'Ingénieur Option Mécanique - Université Paul Verlaine Metz (2002). Professor Titular lotado no Departamento de Engenharia Mecânica (VEM) na Escola de Engenharia Metalúrgica Industrial de Volta Redonda (EEIMVR), Universidade Federal Fluminense (UFF).

Maria Cecilia Sousa de Castro

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2008) e mestrado em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2011). Atualmente é professora da Universidade Federal Fluminense e doutoranda em educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em curriculo, atuando principalmente nos seguintes temas: cotidianos escolares, currículos, gênero e migrações.

Regina Celia de Souza Pereira

Possui graduação em Desenho Industrial pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1983), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2007). Atualmente é professor adjunto IV da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino-Aprendizagem, atuando principalmente nos seguintes temas: design de produto, educação em design, design gráfico e prática do design.

Leni Joaquim de Matos

Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1977), mestrado em Engenharia Elétrica pelo Instituto Militar de Engenharia (1981) e doutorado em Engenharia Elétrica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2005). Atualmente é professora titular da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em Propagação no Canal Radio Móvel, atuando principalmente na sondagem, caracterização, modelagem e simulação do canal e, também, na área de antenas.

Gisele dos Santos Miranda

Possui Doutorado, Mestrado, Especialização e Graduação em Química pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Polímeros e Colóides, atuando principalmente no seguinte tema: Desenvolvimento de formulações não-poluentes à base de nanocompósitos de poliuretanos e argilas dispersos em água (síntese, caracterização e aplicação); na produção de membranas à base de nanocompósitos de poliuretanos e argilas, nanotubos de carbono e óxido de grafeno.

Felipe Piedade Gonçalves Neves

Bolsista de Produtividade em Pesquisa - CNPq Nível 2 e Cientista do Nosso Estado (CNE/FAPERJ). É Prof. Associado do Departamento de Microbiologia e Parasitologia (MIP) do Instituto Biomédico (CMB) da Universidade Federal Fluminense (UFF). Foi Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Microbiologia e Parasitologia Aplicadas (PPGMPA/UFF) entre 2017 e 2021. É 2o Membro do Conselho Fiscal da Sociedade Brasileira de Microbiologia (gestão 2022-2023) e atua como Embaixador da American Society for Microbiology (ASM) no Brasil (2022-2024).

Ana Cláudia Mateus Barreto

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1999), mestrado em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2008) e doutorado em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2013). Atualmente é enfermeira associada da Associação Brasileira de Enfermagem - Seção Rio de Janeiro e enfermeira associada da Associação Brasileira de Enfermagem Obstetricia do Estado do Rio de Janeiro.

Gabrielle de Souza Rocha

Graduada em Nutrição pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ / 2000), mestre em Fisiopatologia Clínica e Experimental pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ / 2003) e Doutora em Ciências da Saúde pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN / 2010).

Ana Lúcia Pires Augusto

Graduada em Nutrição pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1989), Residência em Nutrição Clínica pelo Hospital Universitário Pedro Ernesto (1991), Especialização em Psicossomática Contemporânea pela Universidade Gama Filho (2001),Mestrado em Biologia Humana e Experimental pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1999) e Doutorado em Ciências Nutricionais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Mauro Vitor Mendlowicz

Possui graduação em Medicina pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1982) e doutorado em Psiquiatria e Saúde Mental pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1994). Pós-doutorado pela University of California at San Diego (1996-1998). Atualmente é professor titular da Universidade Federal Fluminense.

Ida Maria Santos Ferreira Alves

Professora Titular de Literatura Portuguesa do Instituto de Letras - Universidade Federal Fluminense.Concluiu o doutorado em Letras (Letras Vernáculas - Literatura Portuguesa - Estudos de Poesia) na Universidade Federal do Rio de Janeiro em 2000. Pós-Doutorado na PUC-MG, de 03/2005 a 03/2006 (sup. Profa. Dra. Lelia Parreira Duarte). Pós-Doutorado na Université Sorbonne-Nouvelle - Paris III, de 10/2011 a 03/2012 (bolsa CAPES - Estágio Pós-Doutoral - Sup. Prof. Dr. Michel Collot). Diretora do Instituto de Letras a partir de 16/07/2015 (gestão 2015-2019). Lidera, com a Profa. Dra.

Joaquim Leonel de Rezende Alvim

Possui Graduação em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1986), Mestrado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1991), Doutorado em Ciência Política - Universidade de Montpellier I - França (1997) e Pós-doutorado em Direito Social pela Universidade de Paris X - Nanterre (2004). Honorary Visiting Professor - Flinders University - Adelaide/Austrália (2018/2019). Professor Titular de Teoria do Direito do Departamento de Direito Público da Universidade Federal Fluminense (UFF).

Rosane Valéria Viana Fonseca Rito

Possui graduação em Nutrição pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1992), mestrado em Saúde da Criança e da Mulher pela Fundação Oswaldo Cruz (2004) e doutorado em Pós-graduação em Saúde da Criança e da Mulher pelo Instituto Fernandes Figueiras (2009). Foi nutricionista da Gerência de Programas de Saúde da Criança da Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro, coordenando as ações de promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno entre 2002 e 2017. É professora associada da Faculdade de Nutrição da Universidade Federal Fluminense.

Paulo Acioly Marques dos Santos

Concluiu a graduação em Fisica pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1978), Mestrado em Física pela Universidade Federal Fluminense (1981) e o Doutorado em Física pela Universidade Estadual de Campinas (1989).

Roberto da Silva Fragale Filho

Roberto Fragale Filho é doutor em Ciência Política pela Université de Montpellier I (1997) e Professor Titular em Sociologia Jurídica da Faculdade de Direito da Universidade Federal Fluminense (UFF), onde integra o corpo docente do Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Direito (PPGSD). É Juiz do Trabalho Titular da 1ª Vara do Trabalho de São João de Meriti (RJ). Entre março de 2015 e fevereiro de 2021, atuou como Juiz Auxiliar da Escola Judicial do TRT-RJ.

Leonardo Scharth Loureiro Silva

Doutorando em Ciências Geodésicas na Universidade Federal do Paraná (UFPR). Possui graduação em Engenharia Cartográfica pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e mestrado em Geomática pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Computação da UERJ. 
Atualmente é Professor Adjunto (20h) da Universidade Federal Fluminense (UFF) e Engenheiro Cartógrafo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 
Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Cartografia.

Rodrigo Ramos Lourega de Menezes

Atua principalmente nos seguintes temas: Direito Tributário, Direito Financeiro, Direito Administrativo, Direito Processual Tributário, Teoria Geral do Estado, Direito Constitucional, Direito Internacional Público, Direito Cosmopolita e Filosofia do Direito

Flávia Ferreira de Carvalho Marques

Doutora em Ciências - Química, na área de Química Analítica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2005 a 2009). Mestre em Ciências - Química, na área de Química Analítica, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2003 a 2005). Especialização em Ensino de Química pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1999 a 2000). Graduada em Química e Licenciatura Plena pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1995 a 1999). Técnico em Química pela Escola Técnica Federal de Química do Rio de Janeiro (1989 a 1993).

Rolf Ribeiro de Souza

Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Antropologia da Universidade Federal Fluminense (2010), mestre em Ciências Sociais pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (2003) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro e graduação em Ciências Sociais (1996) na mesma universidade.

Tem Pós-doutorado Júnior (CAPES) no InEAC (Instituto de Estudos Comparados em Administração Institucional de Conflitos) da UFF (2012/2013)

É professor Adjunto da Universidade Federal Fluminense.

Marcelo Palis Ventura

possui graduação em Medicina pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1986), Mestrado em Oftalmologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1994), Doutorado em Oftalmologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2001) e Pós-Doutorado em glaucoma e patologia ocular na McGill University no Canadá (2004). Atualmente é Professor Titular de Oftalmologia da Universidade Federal Fluminense e Professor orientador do Mestrado e Doutorado em Ciências Médicas da Universidade Federal Fluminense com linha de pesquisa em glaucoma.

Mônica Pinto Maia

Doutorado em Química Orgânica pela Universidade Federal Fluminense (2007)
Graduação em Quimica pela Universidade Salgado de Oliveira (2006);
Mestrado em Química Orgânica pela Universidade Federal Fluminense (2002);
Graduação em Engenharia Química pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1991).

Isadora Tavares Maleval

Doutora em História (2015) pelo Programa de Pós-Graduação em História Política da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PPGH - UERJ), onde também obteve o título de Mestre (2010).

Mariana Renovato Martins

Atua como professora adjunta na Universidade Federal Fluminense no Instituto de Biologia, chefe do Laboratório de Inflamação e Metabolismo. Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2005), mestrado em Biologia (Biociências Nucleares) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2008) e doutorado em Biociências pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2012). Parte do doutorado foi realizado no Centre de Recherche des Cordeliers (CRC), Sorbonne Université, campus Pierre et Marie Curie (Paris 6).

Melissa Christina Corrêa de Moraes

Possui graduação em ciências contábeis pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2002) e mestrado em Ciências Contábeis pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2009).

Luís Antônio Cunha Ribeiro

É doutor em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2005), mestre em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1999), mestre em Direito também pela mesma instituição (1996) e bacharel em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1992). É Professor Adjunto do Departamento de Filosofia e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Direito da Universidade Federal Fluminense.

José Paulo Cosenza

Possui doutorado em Contabilidade e Finanças pela Universidad de Zaragoza/Espanha (título revalidado pela FEA/USP, na área de Controladoria e Contabilidade). Tem mestrado acadêmico em Ciências Contábeis (UERJ) e MBA PDG Exec (IBMEC). É bacharel em Ciências Contábeis (UERJ) e em Administração de Empresas (UFF). Possui pós-graduação em Contabilidade (FGV-RJ) e, também, vários cursos de aperfeiçoamento e especialização nas áreas contábil e financeira.

Luciano Gomes de Medeiros Junior

Professor Associado II da Universidade Federal Fluminense - UFF desde agosto/2010, trabalhando no campus do Instituto do Noroeste Fluminense de Educação Superior - INFES. Graduado em Licenciatura em Física pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ (1999). Mestre em Física da Matéria Condensada pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ (2006). Doutor em Física da Matéria Condensada pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ (2010).

Dayala Paiva de Medeiros Vargens

Possui graduação em Letras - Habilitação em Português / Espanhol pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, mestrado em Letras pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, e doutorado em Letras Neolatinas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2012). É professora adjunta da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense, atuando especialmente na Prática de Pesquisa e Ensino em Letras Língua Portuguesa e Língua Espanhola. É professora do Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem da UFF.

Talita de Assis Barreto

Talita de Assis Barreto é Doutora em Letras (2010) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professora e tradutora. Realizou estágio pós-doutoral em Estudos da Tradução na Universitat Autònoma de Barcelona, em 2015. É Professora Adjunta do Instituto de Letras da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), do Instituto de Letras da Universidade Federal Fluminense (UFF) e do Departamento de Letras da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Na UERJ, é Supervisora de Espanhol no Escritório Modelo de Tradução do Instituto de Letras (ESCRTRAD) desde 2011.

Marcelo Gomes da Silva

Professor Associado I da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal Fluminense - Instituto de Saúde de Nova Friburgo/Rio de Janeiro (2010), possui Doutorado em Odontologia (Dentística) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2011), Mestrado em Odontologia (Prótese Dentária) pela Universidade de São Paulo (2005), Especialização em Prótese Dentária pela Associação Brasileira de Odontologia - RJ (1992), Especialização em Disfunção Temporomandibular e Dor Orofacial pela Universidade Federal de São Paulo (2013), Especialização em Implantodontia pela Associação Brasileira de Odontolo

André Ferreira

Doutorado em Políticas Públicas pela UFRJ, Mestrado em Administração pela UFRRJ e Graduação em Economia pela UERJ. Possui 17 anos de experiência em empresas de grande porte, com destaque para: Deloitte, Peugeot Citroën, Sul América Seguros, Odebrecht e Souza Cruz. Atualmente é Professor Associado na UFF, e Vice Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Administração da UFF (PPGA). Desenvolve Projetos de Pesquisa nas áreas de Políticas Públicas e de Desenvolvimento Local. É Avaliador de Cursos do INEP/ MEC (BASIs/ SINAES), nas áreas de Economia e Gestão de Pessoas.

Julio Cesar de Faria Alvim Wasserman

Oceanógrafo na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1985), o pesquisador concluiu o doutorado em Oceanografia Química pela Université de Bordeaux I (França) em 1990 e um Pós-doutorado em Química Ambiental na Université de Pau et des Pays de l'Adour (França) em 1999. Atuou como Professor Titular da Universidade Federal Fluminense e Coordenador da Rede UFF de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, onde trabalhou com pesquisa aplicada a problemas ambientais e particularmente focado na dinâmica de poluentes.

Monica Maria Guimaraes Savedra

Possui Bacharelado e Licenciatura em Português e Alemão pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1977), Mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1988) e Doutorado em Linguística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1994). Realizou pesquisa de pós-doutorado na Universität Duisburg-Essen (2004).

Camilla dos Santos Ferreira

Possui graduação em Português/Francês pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2001), mestrado em Letras pela Universidade Federal Fluminense (2006) e doutorado em Letras pela Universidade Federal Fluminense (2010). É professora associada da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense, atuando sobretudo nas disciplinas de Pesquisa e Prática de Ensino/Educativa oferecidas ao curso de Letras. Atualmente, é vice-coordenadora do Programa de Alfabetização e Leitura da Faculdade de Educação da UFF- PROALE/UFF.

Flávia Vieira da Silva do Amparo

Professora Associada de Literatura Brasileira da Universidade Federal Fluminense (UFF) e Professora Titular de Português e Literaturas do Colégio Pedro II. Atua no Programa de Pós-Graduação em Estudos de Literatura da UFF e no Mestrado Profissional (MPPEB-CPII) do Colégio Pedro II. É coordenadora da disciplina Literatura Brasileira III do curso de graduação em Letras EAD da UFF.

Roseane Moreira Sampaio Barbosa

Doutora em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2010), mestre em Nutrição Humana pela Universidade Federal do Rio de janeiro (2005) e graduada pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1991). É professora Associada da Faculdade de Nutrição e professora colaboradora do Programa de Pós Graduação em Ciências da Nutrição da Universidade Federal Fluminense.

Maria Cristina Dornas

Possui graduação em Medicina pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2002) e mestrado em Biologia Humana e Experimental pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2005). Atualmente é professor auxiliar da Universidade do Grande Rio, professor assistente da Universidade Federal Fluminense, medico da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e coordenador adjunto curso de medicina da Universidade Estácio de Sá.

Maria Isabel Bastos Valente

possui graduação em Odontologia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1986), especialização em Periodontia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1988), mestrado em Odontologia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1994), doutorado em Saúde Coletiva pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - IMS/UERJ (2003), especialização em Ativação de Processos de Mudança na Saúde pelo Ministério da Saúde /Ensp/Fiocruz/Rede Unida (2006), especialização em Gestão em Saúde pela EAD/ENSP/FIOCRUZ (2010) e Pós-doutorado na University of Sheffield, Reino Unido (2016).

Rosane Silva Pinto de Mendonça

Possui graduação em economia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1989), mestrado em economia na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1993) e doutorado em economia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000). Atualmente é professora associada do Departamento de Economia da Universidade Federal Fluminense (UFF) e pesquisadora colaboradora no Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA). Desenvolve diversas pesquisas na área de educação, pobreza e desigualdade de renda no Brasil e América Latina.

Elisamara Sabadini Santos

Graduada em Oceanografia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1997), Mestre (2001) e Doutora em Geociências (Geoquímica) pela Universidade Federal Fluminense (2007). Professora Associada da Universidade Federal Fluminense, Departamento de Geoquímica. Experiência nas áreas de Oceanografia Química e Geoquímica Ambiental, com ênfase em processos biogeoquímicos e geomicrobiológicos.

Andréa Cristina Pavão Bayma

Concluiu Bacharelado em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro-UERJ em 1993. Durante a graduação, participou do Projeto Rondon em Parintis (AM), no qual desenvolveu pesquisa de etnobotânica entre comunidades indígena e elaborou programas de rádio sobre ervas medicinais. Concluiu licenciatura pela UCAM em 2007. Concluiu Mestrado em Educação pela PUC-Rio em 1999, sob orientação da Profª. Sônia Kramer. Sua dissertação, uma etnografia sobre as práticas de leitura e escrita no mundo dos jogos de representação (Role Playing Games) foi publicada pela Devir editora.

Cíntia de Melo de Albuquerque Ribeiro

Professora Assistente da Universidade Federal Fluminense (2015), com doutorado em Sistema de Gestão Sustentável pela LATEC/UFF (2017/atual), mestrado em Ciências Contábeis pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2011), pós graduação em Auditoria Fiscal e Tributária pela Universidade Gama Filho (2008) e graduação em Ciências Contábeis pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2007). Atuou como contadora no CEFET-RJ (2009-2015), onde ocupou o cargo de subgerente de Gestão Contábil e Financeira (2010-2015).

Matheus Thomaz da Silva

Professor assistente do Departamento de Serviço Social de Campos, localizado no Instituto de Ciências da Sociedade e Desenvolvimento Regional da Universidade Federal Fluminense (UFF). Assistente social e mestre pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) Doutorando em Ciências Ambientais e Conservação pelo Programa de Pós Graduação em Ciências Ambientais e Conservação (PPGCiAC) no Instituto de Biodiversidade e Sustentabilidade (NUPEM) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Fabián Rodrigo Magioli Núñez

É professor do Departamento de Cinema e Vídeo da Universidade Federal Fluminense (UFF), desde 2009. Também é credenciado ao Programa de Pós-Graduação em Cinema e Audiovisual (PPGCine-UFF). Sua formação acadêmica foi inteiramente realizada na Universidade Federal Fluminense: Bacharel em Comunicação Social (Habilitação em Cinema), em 2000; Mestre em Comunicação, Imagem e Informação, em 2003, e Doutor em Comunicação, em 2009.

Guilherme Paulo Castagnoli Pereira das Neves

Concluiu o Doutorado em História Social pela Universidade de São Paulo em 1994. Atualmente, é Professor Associado IV da Universidade Federal Fluminense, para a qual ingressou em 1977. Publicou artigos em periódicos especializados, trabalhos em anais de eventos, capítulos de livros (muitos verbetes) e 5 livros (dois deles como co-organizador). Participou de eventos no Brasil e no exterior. Orientou e orienta dissertações de mestrado e teses de doutorado, como também trabalhos de iniciação científica e de conclusão de curso.

Ivo da Costa do Rosário

É graduado em Letras (Português, Inglês e respectivas literaturas) pela Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (FFP-UERJ) e graduado em Pedagogia, pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Tem especialização em Docência do Ensino Fundamental e Médio (FEITA-Itaboraí), especialização em Língua Portuguesa (FFP-UERJ) e especialização em Planejamento, Implementação e Gestão da Educação a Distância (LANTE-UFF).

Ana Carolina Gonçalves Brito

Possui graduação em Medicina pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2010). Patologista com residência Médica em Anatomia Patológica pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2014). Atualmente, é Professora Auxiliar de Patologia da Faculdade de Medicina da Universidade Federal Fluminense (2018).

Kátia Modesto Valério

Kátia Modesto Valério possui Licenciatura em Letras pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1984), mestrado em Língua Inglesa pela Universidade Federal Fluminense (1993) e doutorado em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais (2000). Atualmente é professora do Departamento de Letras Estrangeiras Modernas no Instituto de Letras da Universidade Federal Fluminense e é Coordenadora Pedagógica de Língua Inglesa do Programa de Universalização em Línguas Estrangeiras (PULE) e do PROLEM e, em 2012, assumiu a Coordenação do Programa Inglês sem Fronteiras na UFF.

Sandra Lucia Escovedo Selles

Sandra Escovedo Selles possui Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1978), Mestrado no Center For Applied Research In Education (CARE) - University of East Anglia (1989) e Doutorado no Center for Science Education - University of East Anglia (1992), ambos obtidos na Inglaterra. Em 2006-2007, realizou estudos de pós-doutorado na Brown University, nos Estados Unidos e na Faculdade de Educação da USP, com bolsa CNPq.

Rogerio Menezes de Almeida

Professor Associado II da Universidade Federal Fluminense. Possui graduação em Física pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2002), mestrado em Física pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2005) e doutorado em física pela Universidade Estadual de Campinas (2009), sendo membro da Colaboração Pierre Auger desde 2005. É Jovem Cientista do Nosso Estado da FAPERJ desde 2016 .Tem experiência na área de Física de partículas e Raios Cósmicos, atuando principalmente nos seguintes temas: raios cósmicos e anisotropias.

Iara Tammela

A Profa. Iara Tammela, é Mestre e Doutora em Engenharia de Produção pela COPPE/UFRJ na área de Gestão de Operações e Graduada em Engenharia Mecânica pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). É Professora Associada da Universidade Federal Fluminense do Curso de Graduação em Engenharia de Produção do Campus de Rio das Ostras e do Mestrado Profissional em Engenharia de Produção e Sistemas Computacionais.

Andreia Mendonça Saguia

Possuo graduação em Física pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1993), mestrado (1997) e doutorado (2001) em Física pela Universidade Federal Fluminense. Realizei pós-doc no CBPF (2001-2003), na Universidade de Toronto (2004-2005), no IF- UFF (2006-2008) e na University of Southern California (2015-2016). Atualmente, sou Professora (Associada II) no Instituto de Física - UFF.

Amina Chain Costa

Professora adjunta da Faculdade de Nutrição Emília de Jesus Ferreiro na Universidade Federal Fluminense (2016). Possui graduação em Nutrição pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2006). Mestre em Alimentação , Nutrição e Saúde no PPG do instituto de Nutrição da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2011), Doutora em Ciências e Alimentação, Nutrição e Saúde no PPG do instituto de Nutrição da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2015). Foi pesquisadora do Instituto de pesquisa da capacitação física do exército (IPCFEx) (2014-2016).

Simone de Queiroz Chaves Lourenço

Simone de Queiroz Chaves Lourenco realizou graduação na Faculdade de Odontologia na UERJ (1988-1992), Mestrado e Doutorado em Patologia Bucal na Faculdade de Odontologia de Bauru ? USP (1995-1999), Doutorado Sanduiche na University of Helsinki (1999) e Pós-doutorado em Oncologia no Instituto Nacional de Câncer (2011-2012). Atualmente é Professora Associada do Departamento de Patologia da Universidade Federal Fluminense e atua na Graduação e na Pós-graduação em Odontologia da UFF e de Oncologia do INCA.

Rita de Cassia Santos Freitas

Sou professora titular na Escola de Serviço Social da Universidade Federal Fluminense, Brasil. 
Nesta instituição, além de dar aulas na graduação atuo como professora do Programa de Estudos Pós-Graduados em Política Social. Sou também coordenadora do Núcleo de Pesquisa Histórica sobre Proteção Social e do Núcleo de Pesquisas Proteção Social, Gênero, Famílias e Gerações. Sou membro da Rede de Pesquisa sobre Famílias e Política Social - REFAPS
Minha vida acadêmica iniciou-se no Curso de Serviço Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Marcelo de Carvalho

Possui Graduação em Direito pela Faculdade de Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ (1996), mestrado em Direito da cidade pelo progama de pós graduação da Faculdade de Direito da UERJ (2003) e Doutorado em Direito Penal, também pelo programa de pós graduação da UERJ (2016). Atualmente é pofessor Adjunto da Universidade Federal Fluminense - UFF.

Estefan Monteiro da Fonseca

Graduado em Oceanografia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Mestrado em Geologia e Geofísica Marinha pela Universidade Federal Fluminense e Doutorado em Geologia e Geofísica Marinha pela Universidade Federal Fluminense/Queen´s University Belfast. 
Vida acadêmica voltada para Geoquímica Ambiental, em estudos voltados para temas como metais pesados, hidrocarbonetos em corpos hídricos e contaminação ambiental.

Kate Lane Costa de Paiva

Doutora em Artes Visuais pela EBA/UFRJ (2014), mestre em Artes pelo Instituto de Artes da UERJ (2009), onde também graduou-se em Educação Artística (2005). É professora da educação básica desde 2005, na rede pública desde 2007. Desenvolve ensino e pesquisa nas áreas de cultura, estética, religiosidade e política, em especial, cultura popular e afrobrasileira. Atualmente é professora de Artes do ensino básico federal, no Colégio Universitário Geraldo Reis (COLUNI) da Universidade Federal Fluminense.

Helvécio Cardoso Corrêa Póvoa

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1997), especialização em microbiologia e análises clínicas, mestrado em Microbiologia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2000) e doutorado em Patologia pela Universidade Federal Fluminense (2008). Pós-doutorado na University of California, San Francisco. SF. EUA. (2017-2018). Professor Associado II das disciplinas de Microbiologia do Instituto de Saúde de Nova Friburgo / Universidade Federal Fluminense.

Andréa Relva da Fonte Gonçalves Endlich

Professora do Ensino Básico Técnico e Tecnológico da Educação Infantil do Colégio Universitário Geraldo Reis da Universidade Federal Fluminense (Coluni- UFF). Doutoranda e Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro ProPEd /UERJ e graduada em Pedagogia pela mesma Universidade. Integrante do Núcleo de Estudos da Infância: Pesquisa & Extensão (NEI:P&E).

Lucilia Carvalho da Silva

Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal Fluminense, Campo de Confluência Trabalho e Educação. Mestre em Serviço Social pelo Programa de Pós-Graduação em Serviço Social, Política Social e Trabalho da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Atualmente é assistente social do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro e docente da Escola de Serviço Social da Universidade Federal Fluminense.

Raquel de Souza Francisco Bravo

Possui graduação em Matemática pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2003), mestrado e doutorado em Engenharia de Sistemas e Computação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2006 e 2011, respectivamente). Fez Pós-Doutorado, na Universidade Federal Fluminense. Por 2 anos trabalhou como professora efetiva na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro e atualmente é professora efetiva da Universidade Federal Fluminense.

Flavia Lages de Castro

Possui graduação em História pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1992), mestrado em História Social (1997) e doutorado em Ciências Jurídias e Sociais pela Universidade Federal Fluminense (2015). É professora Adjunta do Departamento de Arte da Universidade Federal Fluminense. Participa como docente e como Vice Coordenadora do Programa de Pós Graduação em Cultura e Territorialidades - PPCULT UFF. Foi coordenadora (2014-1017) do Observatório de Economia Criativa do Estado do Rio de Janeiro. É vice coordenadora do Laboratório de Ações Culturais - LABAC - UFF.

Claudia Cristina Azeredo Atallah

Doutora em História pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Mestre em História pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. É Professora Adjunta do curso de História da UFF, campus Campos dos Goytacazes e Professora do Quadro Permanente do Programa de Pós Graduação em História Social da UERJ-FFP. Tem experiência nas áreas de História do Brasil Colonial e História Moderna, no estudo do século XVIII e toda conjuntura das primeiras décadas do século XIX e do pós independência, com ênfase nos estudos sobre justiça, política administrativa e criminalidade.

Giselle Falbo Kosovski

é graduada em Psicologia, pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1985), tem Especialização em Psicologia Clínica pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (1987), mestrado em Teoria Psicanalítica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1998) e doutorado em Teoria Psicanalítica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2003).

Maise Dantas da Silva

Possui graduação em Informática e Tecnologia da Informação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2002), mestrado em Informática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2004) e doutorado em Engenharia de Sistemas e Computação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2008). Atualmente é professor associado da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Análise de Algoritmos e Complexidade de Computação.

Jonas Lírio Gurgel

Jonas Lírio Gurgel se graduou em Educação Física pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2002), cursou mestrado em Engenharia Biomédica (2005) e doutorado em Gerontologia Biomédica (2008), ambos pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Realizou pós-doutorado em Fisiologia do Exercício (2009-2010) na Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Lecionou no curso de Graduação em Educação Física e no Instituto de Pesquisas Biomédicas na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2004-2008).

Paola Soares Cardoso

Possui graduação em Medicina pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Especializada em Cirurgia Geral no Hospital Federal de Ipanema e em Cirurgia Plástica na UFRJ. Tem experiência na área de Emergência cirúrgica e CTI
Professora concursada de Cirurgia Plástica do Hospital Universitário Antônio Pedro-UFF

Rodrigo Salomão

Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2002), mestrado em Matemática pela Universidade Federal Fluminense (2004) e doutorado em Matemática pela Associação Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (2009). Atualmente é professor associado I da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Geometria Algébrica

Rodrigo Ferreira Sobreiro

Possui bacharelado em Física pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2002) e doutorado em Física pela mesma Universidade (2007). É Professor da Universidade Federal Fluminense desde janeiro de 2009. Tem experiência na área de Física, com ênfase em Teoria de Campos. Atua principalmente com teorias de Yang-Mills e teorias de calibre de gravidade, no intuito de atacar dois dos principais problemas da área: o confinamento de quarks e glúons; e a busca por uma teoria de gravidade quântica.

André Luiz de Jesus Rodrigues

Doutor em ciência política pelo Instituto de Estudos Sociais e Políticos - IESP/UERJ. Atualmente é professor adjunto de pensamento político da Universidade Federal Fluminense (IEAR/UFF). É membro do Núcleo de Estudos sobre Estado, Instituições e Políticas Públicas - NEEIPP da UFF. Coordena na UFF o Laboratório de Estudos sobre Pensamento Político e Literatura ? LEPEL e o Laboratório de Estudos sobre Política e Violência ? LEPOV. É autor e organizador do livro ?Unidades de polícia pacificadora: debates e reflexões? (ISER, 2012) e autor de ?Homicídios na Baixada Fluminense ?

Loana Tito Nogueira

Professora Associada, nível III no Instituto de Computação da Univesidade Federal Fluminense (UFF). Possui título de Ph.D (2003) e de M.S (1999) em Engenharia de Sistemas e Computação pela COPPE/Sistemas, Universidade Federal do Rio de Janeiro. Licenciada em Matemática pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Manteve-se como bolsista de produtividade em pesquisa nível 2 do CNPq por mais de 10 anos e contemplada com bolsa FAPERJ "Jovem Cientista do Nosso Estado" de 2008 a 2017. Já publicou mais de 60 artigos em jornais e conferências. Recebeu prêmio de 3a.

Raquel Luise Pret Coelho

Professora Assistente da Universidade Federal Fluminense. Ministra atualmente as disciplinas de Fundamentos Teóricos em Informação e Análise de Documentos para os cursos de Arquivologia e Biblioteconomia e Documentação, integrantes do Departamento de Ciência da Informação. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal Fluminense. Mestre em Memória Social pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2010). Arquivista, com bacharelado pela Universidade Federal Fluminense (2012).

Adriana Rosa Cruz Santos

É professora do Instituto de Psicologia da Universidade Federal Fluminense (UFF), campus Niterói.

José Guilherme Antunes Guimarães

Graduado em Odontologia (1986) e Especialista em Prótese Dental (1995) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Mestre em Odontologia (Materiais Dentários - 2000) e Doutor em Odontologia (Dentística - 2004) pela Universidade de São Paulo. Atualmente é Professor Titular da Universidade Federal Fluminense (Disciplina de Dentística), atuando nos Cursos de Graduação e Especialização em Dentística. É ainda orientador credenciado (Mestrado e Doutorado) do Programa de Pós-Graduação em Odontologia - Área de Concentração em Dentística - da UFF.

Fernanda Fochi Nogueira Insfran

Psicóloga (UFRJ), economista (Uerj), mestre e doutora em Psicologia pelo Programa de Pós Graduação em Psicologia da UFRJ. Atua como docente desde 2007 e lecionou para cursos de graduação e pós graduação no Rio de Janeiro e em Mato Grosso. Teve experiência como supervisora de estágios em psicologia clínica, organizacional, escolar e orientação profissional. Atuou também como psicoterapeuta na Abordagem Centrada na Pessoa, em clínica social e consultório particular.

Douglas Ribeiro Barboza

Doutor e Mestre em Serviço Social pelo PPGSS/ CCS/ UERJ . Possui graduação em Serviço Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Atualmente é Professor Adjunto da Escola de Serviço Social da Universidade Federal Fluminense (SSN). Vice-coordenador do Programa de Pós-graduação em Serviço Social e Desenvolvimento Regional (PPGSSDR - UFF). Coordenador do Grupo de Estudos Marxismo e Realidade Brasileira (GEMARB - UFF). Pesquisador do Núcleo de Pesquisas e Extensão Sobre Projetos Societários, Educação e Questão Agrária na Formação Social Brasileira (NEPEQ - UFF).

Ranieri Carli de Oliveira

Professor associado do curso de serviço social da Universidade Federal Fluminense (UFF) no campus de Rio das Ostras. Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2001), mestrado em Ciências Sociais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2003) e doutorado em Serviço Social na Universidade Federal do Rio de Janeiro (2008). Coordena o Laboratório de Estudos em Teoria Social (LETS), que estuda as principais obras da teoria social inaugurada por Marx.

Maria Elisa Siqueira Borges

Professora adjunta do Departamento de Psicologia da Universidade Federal Fluminense - campus Volta Redonda (RJ). Foi docente na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (substituta). Docente em diversas universidades particulares em graduação e pós graduação em Psicologia Organizacional e Gestão de Pessoas.

Bruno Teixeira Lima

Professor Adjunto da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e Universidade Federal Fluminense. Possui Doutorado Geotecnia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2012-COPPE/UFRJ). Mestrado em Geotecnia (2007) e graduação em Engenharia Civil (2005) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro e curso técnico em Estradas pelo CEFET-RJ (1999). Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Mecânicas dos Solos, atuando principalmente nos seguintes temas: Solos Moles, Instrumentação, Ensaios de Campo, Modelagem Numérica e Melhoramento de Solos.

Sandra Maria Barbosa Durães

Possui graduação em Medicina pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1984), mestrado em Medicina (Dermatologia) pela Universidade Federal Fluminense (1995) e doutorado em Medicina (Dermatologia) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2008). Atualmente é Professora Associada de Dermatologia do Departamento de Medicina Clínica da Universidade Federal Fluminense e Supervisora do programa de residência médica em Dermatologia do HUAP-UFF. Atua principalmente nos seguintes temas: hanseníase, doenças infecciosas e imunossupressão.

Luiz Marcos de Lima Jorge

possui graduação em Serviço Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1990) , mestrado em Serviço Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1996) e doutorado em Serviço Social (UFRJ) - 2013. É professor associado da Universidade Federal Fluminense.atuando principalmente nos seguintes temas: questão agrária no Brasil e no Rio de Janeiro; natureza e marxismo; questão urbana e marxismo e religião.

Maria Martha de Luna Freire

é graduada em Medicina pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1977), mestre em Saúde da Mulher e da Criança pelo Instituto Fernandes Figueira/Fundação Oswaldo Cruz (1991), doutora em História das Ciências e da Saúde pela Casa de Oswaldo Cruz/Fundação Oswaldo Cruz (2006), com pós doutorado no Instituto de Ciências Sociais/Universidade de Lisboa (2011) e no Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira /Fiocruz (2016-17).

Humberto Marotta Ribeiro

Professor Associado II da Univ. Federal Fluminense (UFF) -Dep. de Geografia-, coordenador do Laboratório de Ecossistemas e Mudanças Globais (LEMG-UFF), bem como da Unidade Multiusuário de Gases de Efeito Estufa e Combustíveis Voláteis (GAS-UFF). Atualmente, é docente permanente dos programas de pós-graduação em Geografia e Geociências/Geoquímica da UFF (ambos nível de excelência 6 pela CAPES), Jovem Cientista do Nosso Estado da FAPERJ e pesquisador de produtividade nível 2 do CNPq. Atua como membro de redes científicas internacionais: Lab.

Angelica Carvalho Di Maio

Possui graduação em Engenharia Cartográfica pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1989), mestrado em Sensoriamento Remoto pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (1994) e doutorado em Geografia (Análise da Informação Espacial) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2004). Atualmente é professora associada no Departamento de Análise Geoambiental da Universidade Federal Fluminense e Diretora do Instituto de Geociências. Atua em projetos de extensão junto a professores do ensino básico.

Carlos Eduardo Fellows

possui graduação em Física pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1981, Bacharel em Física), mestrado em pela Universidade Federal Fluminense (1984) e doutorado em Fisica pela Universite Paris XI (Päris Sud) (1991), no Laboratoire Aimé Cotton. Atualmente é professor associado 4 da Universidade Federal Fluminense, é árbitro dos jornais Journal of Biomedical Materials Research. Part B, Applied Biomaterials e Journal of Optics and Laser Technology.

André Domingos dos Santos Alonso

Possui graduação em Direito pela Universidade Federal Fluminense (1993), graduação em Filosofia (Bacharelado) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1994), graduação em Filosofia (Licenciatura) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1993), mestrado em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1998), mestrado em Filosofia (Diplôme D'études Approfondies) - Université Catholique de Louvain (2000) e doutorado em Filosofia e Letras - Université Catholique de Louvain (2004).

Margareth Martins de Araújo

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1982), mestrado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (1992) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2004). Pós Doutorado em Ensino de Artes e Ciências, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro,(2019). Atualmente é Professora Titular, da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense. Integra o quadro de professores do Programa de Pós-Graduação em Educação: PPG-UFF.

Leonardo de Souza Mendonça

Professor Adjunto de Histofisiologia e Embriologia do Instituto de Saúde de Nova Friburgo (ISNF) - Universidade Federal Fluminense (UFF). Doutor em Ciências pela Pós-Graduação em Biologia Humana e Experimental da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ - 2011). Possui Mestrado em Morfologia pela UERJ (2007) e Bacharelado em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ - 2005).

Roberta de Lima Manceira Flores

Mestra em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2019). Especialista em Gestão da Educação Básica pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2017), especialista em Educação Infantil pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2014) e graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2003). Atuou como professora regente de Educação Infantil na Secretaria Municipal de Educação da Cidade do Rio de Janeiro de 1999 até 2013.

Leonardo Ferreira Kaltner

Possui graduação em Letras: Português-Latim pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2005), mestrado (2007) e doutorado em Letras Clássicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2009). Realizou estágio de pós-doutorado em Letras na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2013). Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental pela Universidade Federal Fluminense (2016). Atualmente é professor associado 3 (classe d) de Língua e Literatura Latinas da Universidade Federal Fluminense e docente permanente do Programa de Pós-graduação em Estudos de Linguagem da UFF.

Jane Baptista Quitete

Enfermeira Obstétrica, graduada em Enfermagem pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1989), com Habilitação em Enfermagem Obstétrica pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1990), Especialista em Enfermagem da Mulher e Obstetrícia Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1997), Mestre em Enfermagem, Saúde e Sociedade pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2007). Doutora em Enfermagem pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro(2015).

Rodrigo Leite Hipolito

Doutor em Enfermagem (2015) e mestre pelo Programa de Pós graduação em Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PPGENF). Atualmente é professor adjunto IV do curso de graduação em Enfermagem da Universidade Federal Fluminense (UFF/ Niterói/RJ/ Escola de Enfermagem Aurora Afonso Costa/ Departamento de Enfermagem médico-cirúrgica). Avaliador no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/BASis).

Marcos de Oliveira Lage Ferreira

Possui graduação em Matemática obtida na Universidade do Estado do Rio de Janeiro no ano de 2004. Obteve os títulos de mestre (2006) e doutor (2009) em Matemática Aplicada pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Sua dissertação de mestrado recebeu menção honrosa no workshop de teses e dissertações do SIBGRAPI 2006. Em 2008, durante o doutorado, fez estágio de pesquisa na Freie Universität em Berlin na área de Processamento Geométrico. Em 2015 realizou pós-doutorado na New York University na área de Visualização.

Walcéa Barreto Alves

Professora Adjunta da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense (UFF/Niterói - RJ). Professora do Programa de Pós-graduação em Mídia e Cotidiano/UFF. Coordenadora do Curso de Pedagogia da Universidade Federal Fluminense. Líder do Núcleo de Estudos em Comunicação e Educação, Etnografia e Representações Sociais (NECEERS/UFF/CNPq). Integrante da Comissão Editorial da Revista Aleph Online (UFF).

Daniel Moreira de Sousa Pinna

possui graduação em Desenho Industrial pela Escola Superior de Desenho Industrial (Esdi/Uerj, 2002) e mestrado em Design pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2006). Professor adjunto II do Departamento de Cinema e Vídeo da Universidade Federal Fluminense (regime 20h/semana, Bacharelado e Licenciatura em Cinema e Audiovisual) e de diversos cursos de pós-graduação e de extensão em Design e Animação. Curador de mostras de Cinema de Animação brasileiro. Foi coordenador da Produtora Modelo do Centro Universitário da Cidade (2006-2008).

Juliana Magalhães Menezes

Graduação em Geografia (Licenciatura e Bacharelado) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2002). Mestrado (2005) e Doutorado (2009) em Geociências pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Pós-doutorado em Geoprocessamento pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2010). Professora Associada do Departamento de Análise Geoambiental da Universidade Federal Fluminense. Membro da equipe organizadora da Olimpíada de Cartografia - OBRAC.

Maria Laura Martins Costa

MARIA LAURA MARTINS COSTA É ENGENHEIRA MECÂNICA (1981) PELA UERJ, MESTRE EM ENGENHARIA MECÂNICA (1989) E DOUTORA EM ENGENHARIA MECÂNICA (1991) PELA PUC-RIO. ATUALMENTE É PROFESSORA TITULAR DO DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA MECÂNICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE. TEM EXPERIÊNCIA NA ÁREA DE ENGENHARIA MECÂNICA, COM ÊNFASE EM MODELAGEM E SIMULAÇÃO DE FENÔMENOS DE TRANSPORTE NÃO LINEARES, TRATANDO, MAIS ESPECIFICAMENTE, DE FENÔMENOS DE TRANSPORTE EM MEIOS POROSOS, TRANSFERÊNCIA DE CALOR NÃO LINEAR E ESCOAMENTOS DE FLUIDOS NEWTONIANOS GENERALIZADOS.

Richard Fonseca

Doutor em Filosofia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, com estágio de pesquisa (doutorado sanduíche) na Universidade Humboldt de Berlim, Alemanha. Pesquisador na Academia de Ciências de Berlin e Brandenburgo/Alemanha (2006), sob a orientação do Prof. Dr. Volker Gerhardt. É professor da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense.

Semirames Khattar

Doutoranda em Direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro(UFRJ) com temática relacionada a Direitos humanos, cidadania, equidade de gênero, sexualidiade e políticas culturais. 
Mestre em Sociologia pelo Instituto de Pesquisas Sociais (IUPERJ). Bolsista Mestrado nota 10 do FAPERJ. 
Mestre em Direito Público na UERJ. 
Graduada em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). 
Pós- Graduação em Administração Pública(UFF) (trancado). Pós- Graduação em Direito Constitucional.

André Luis dos Santos Queiroz

Possui graduação em FILOSOFIA pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1989), mestrado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1994) e doutorado em Psicologia (Psicologia Clínica) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2000). É PROFESSOR TITULAR da Universidade Federal Fluminense (Uff), no Instituto de Arte e Comunicação Social (IACS). Tem experiência na área de Filosofia e História política da América Latina.

Erica Jann Velozo

Possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2011) e mestrado em Ciências Contábeis pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2014). Atualmente é professora assistente da Universidade Federal Fluminense, regime de dedicação exclusiva. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Ciências Contábeis.

Adriana Filgueira Leite

Possui graduação em Geografia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Bacharelado em 1996 e Licenciatura em 1998), mestrado em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2001) e doutorado em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2006). Fez pós-doutorado (Bolsa CNPq 2019/2020) no Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) sob supervisão do Prof. Dr. Marcelo Lopes de Souza.

Fábio Gonçalves

Possui graduação em Matemática (1995), mestrado (1999) e doutorado (2006) em Modelagem Computacional pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro na linha de pesquisa Matemática Aplicada e Computação Científica. Atualmente é professor da Universidade Federal Fluminense no Departamento de Ciências da Natureza. Tem experiência na área de Matemática Aplicada, com ênfase em Modelagem Matemática, Métodos Numéricos e Análise de Estabilidade, Processamento de Imagens Digitais, e aplicações envolvendo fenômenos de transporte em meios porosos.

Marco Antonio Ferreira Macedo

Professor Adjunto do Departamento de Direito Público (SDB) e do Mestrado em Direito Constitucional (PPGDC) da Faculdade de Direito da Universidade Federal Fluminense (1992). Professor da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (2006). Professor do Centro Universitário da Cidade (1998). É Bacharel em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1987) e Mestre em Ciências Jurídicas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1997).

Sávio Freire Bruno

Graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Fluminense (UFF, 1985), graduação em Biologia Marinha e Licenciatura em Biologia pela Famath (Niterói, RJ), Licenciatura em Geografia (UERJ); pós-graduação em Planejamento Ambiental / Educação Ambiental (Instituto de Geociências - UFF), pós-graduação em Biologia (UFLA), mestrado em Medicina Veterinária (Patologia Veterinária / Ornitopatologia) pela UFF em 1996, mestrado em Ciência Ambiental (Instituto de Geociências - UFF, 2001) e doutorado em Medicina Veterinária (Tierärztliche Hochschule Hannover em convênio com o Centro de Pri

Viviane Fernandez Cavalcanti

Oceanógrafa formada pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ (2000), mestre em Botânica pelo Instituto de Pesquisa Jardim Botânico do Rio de Janeiro (2005) e doutora em Meio Ambiente pela UERJ (2014). Atualmente é professora adjunta do Departamento de Análise Geoambiental da Universidade Federal Fluminense - UFF, pesquisadora associada do Núcleo de Estudos em Manguezais (NEMA/UERJ) e do grupo de pesquisa Contribuição da Antropologia das Ciências e das Técnicas para a Educação.

Helen Pereira Ferreira

Doutora em Educação pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Mestre em Educação, Cultura e Comunicação em Periferias Urbanas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ/FEBF). Graduada em Pedagogia - com ênfase em Gestão de Sistemas Educacionais pela UERJ/FEBF.

Patricia Valle de Albuquerque Lima

Graduada em Psicologia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1985), mestrado em Psicologia Social e da Personalidade pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1997) e doutorado em Psicologia na linha de pesquisa de Subjetividade pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2005). Professora associada do curso de Psicologia da Universidade Federal Fluminense do Campus de Rio das Ostras desde 2010.

Alan Tonassi Paschoal

Possui graduação em Medicina pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1980), mestrado em Medicina (Cirurgia Geral - Área de Concentração Cirurgia Torácica) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1996) e doutorado em Medicina (Cirurgia Geral - Área de Concentração Cirurgia Cardíaca) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2001). Trabalhou como cirurgião cardiovascular do Hospital dos Servidores do Estado, Inamps, entre 1986 e 2004, onde foi chefe de clínica do Serviço de Cirurgia Cardíaca no período de março de 1996 e junho de 2004.

Julio Cesar Medeiros da Silva Pereira

Possui graduação em História pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2004), mestrado em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2006) e doutorado em História das Ciências pela Fundação Oswaldo Cruz (2011).

Amauri Favieri Ribeiro

Graduado em Odontologia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1980). Especialização e Mestrado em Endodontia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1981) (1992/1995). Especialização em Periodontia pela Associação Brasileira de Odontologia - RJ (1985). Doutorado em Clínica Odontológica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1998-2000). Atualmente Professor Associado IV da Universidade Federal Fluminense. Cargos Administrativos: 1. Coordenador pro-tempore do Curso de Graduação de Odontologia do Polo Universitário de Nova Friburgo. Nomeado pela Portaria no.

Aline Marins Paes Carvalho

Aline Paes é professora associada do Instituto de Computação da Universidade Federal Fluminense (UFF). É mestre e doutora em Engenharia de Sistemas e Computação, com ênfase em Inteligência Artificial, pela COPPE-Sistemas, UFRJ, tendo feito estágio de doutoramento (sanduíche) por um ano no Imperial College London, UK. Atualmente, é Jovem Cientista do Nosso Estado pela FAPERJ e bolsista de produtividade nível 2 do CNPq.

Andréa Braga Moleri

Possui graduação em Odontologia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1988), mestrado em Biologia Humana e Experimental (anteriormente denominado mestrado em Morfologia) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2001) e doutorado em Biomedicina Translacional pela Universidade do Grande Rio (2019). Atualmente é professora da Disciplina de Diagnóstico Bucal I da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal Fluminense.

Sílvia Maria Custódio das Dôres

Possui graduação em Curso de Nutrição pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1988) e Residência em Nutrição em Clínica Médica e Cirúrgica (1990/1992). Doutorado em Fisiopatologia em Clínica Médica na área de metabolismo e nutrição pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP (2001). Atualmente é Professor Associado da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Nutrição, com ênfase em Gerontologia, atuando principalmente nos seguintes temas: nutrição, envelhecimento, vitamina K e anticoagulação.

Henrique Martins Rocha

Doutor em Engenharia Mecânica (na área de Engenharia de Produção) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP, com estudos de pós-doutoramento em Projetos/PDP na mesma instituição, Mestre em Sistemas de Gestão pela Universidade Federal Fluminense - UFF, Especialista em Finanças Corporativas pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - UFRRJ, em Gestão Empresarial (MBA) pela Fundação Getúlio Vargas - FGV e em Gestão Pública Municipal pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO; Engenheiro Mecânico pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Antonio Henrique Monteiro da Fonseca Thomé da Silva

possui graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2004), graduação em Matemática (2009) pela Universidade Federal Fluminense, Mestrado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal Fluminense (2007), Doutorado pela Universidade Federal Fluminense (2010) na área de Mecânica dos Sólidos e Pós-Doutorado no Instituto de Macromoléculas IMA/UFRJ (2015) em Tecnologia de Polímeros.

Fabiano dos Santos Souza

FABIANO SOUZA fez em três anos doutorado Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense (2016). Mestre em Matemática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) em março de 2007. Licenciado em Matemática pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) em 2001. Em 2009, ingressou na carreira do magistério superior da Universidade Federal Fluminense (UFF). Atualmente é Professor Adjunto III e lotado no Departamento de Educação, Sociedade e Conhecimento (SSE) da Faculdade de Educação (FEUFF).

Maria Cristina Silva Boeres

Possui graduação Matemática Modalidade Informática pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1985), mestrado em Engenharia de Sistemas e Computação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1990) e doutorado em Computer Science - University of Edinburgh (1996). Atualmente é Professor Associado do Instituto de Computação da Universidade Federal Fluminense.

Henrique Eduardo Oliveira

Possui Graduação em Odontologia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro ( 1982 ), Especialização em Endodontia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro ( 1985 ), Mestrado em Odontologia ( área de concentração Clínica Odontológica ) pela Universidade Federal Fluminense ( 2012 ), Especialização em Dentística pelo Conselho Federal de Odontologia ( 2015 ) e Doutorado em Odontologia ( área de concentração Dentística ) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro ( 2016 ).

Janaina Luiza dos Santos

Professora Adjunta da Universidade Federal Fluminense (UFF/RO), Ministra aula nas Disciplinas de Enfermagem em Situações Críticas, Semiologia e Semiotécnica em Enfermagem e nas Disciplinas Optativas a Tanatologia os Cuidados Paliativos na Pluralidade do Ser Humano e Bioética em Enfermagem. Doutora em Ciências da Saúde pelo Departamento de Enfermagem e Ciências Humanas da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, EERP - USP (2013). Lecionou na Universidade Estácio de Sá (2016 até 1/2018), campus de Nova Friburgo no curso de Enfermagem.

Paulo Roberto Telles Pires Dias

Possui graduação em Medicina pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1981), residência em psiquiatria pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, mestrado em Epidemiologia em Saúde Pública pela Fundação Oswaldo Cruz (1994) e doutorado em Engenharia Biomédica pela COPPE-Universidade Federal do Rio de Janeiro (2001). Tem experiência na área de medicina, com ênfase em epidemiologia e psiquiatria. Pós-doutorado em metodologia de pesquisa pela Universidade da Califórnia São Francisco - EUA

Adalberto Bastos de Vasconcellos

Com formação no Ensino Fundamental e Médio pelo Colégio São Bento (RJ), possui graduação em Odontologia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro / UERJ (1989), especialização em Prótese Dentária pela FOB-USP (1995), Mestrado em Odontologia (Prótese Dentária) pela USP (1999) e Doutorado em Odontologia (Dentística) pela USP (2001). De janeiro de 2014 a janeiro de 2016 foi bolsista de Pós-doutorado no "Department of Operative Dentistry at the University of North Carolina at Chapel Hill - School of Dentistry".

Giovanna Aparecida Balarini Lima

Graduação em Medicina pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2000), residencia médica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2003), mestrado em Medicina (Endocrinologia) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2005), doutorado em Medicina (Endocrinologia) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2009). Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Endocrinologia, atuando principalmente nos seguintes temas: neuroendocrinologia, distúrbios da tireoide e diabetes mellitus.

Marcos Costa Roboredo

Possui graduação em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2007). Possui Mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal Fluminense (2009). Possui Doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal Fluminense (2013). Atualmente é Professor Adjunto do Departamento de Engenharia de Produção da Universidade do Federal Fluminense (UFF).

Marcelo Burlá

Possui graduação em Medicina pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ. Mestrado em ciências médicas pela Universidade do Estado do Rio de janeiro - UERJ 2013.
Membro da comissão Nacional de Ultrassonografia da Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia - FEBRASGO
Presidente da Associação de Ginecologia e Obstetrícia do Estado do Rio de Janeiro - SGORJ (Gestão 2013/2016).

Guilherme Braga Peña de Moraes

Membro do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro. Professor Adjunto da Faculdade de Direito e Professor Colaborador do Programa de Pós-Graduação em Direito Constitucional da Universidade Federal Fluminense (UFF). Mestre em Direito Constitucional pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC/RJ). Doutor em Direito Constitucional pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). Pós-Doutor em Direito Constitucional pela Fordham School of Law - Jesuit University of New York (FU/NY).

Subscrever Universidade do Estado do Rio de Janeiro