Engenharia Química

Pesquisador

André Von Held Soares

Possui graduação (2008) e mestrado (2011) em Engenharia Química, com dissertação sobre biodiesel a partir de microalgas, e doutorado em Química (2016), com tese sobre as reações de hidrogenólise e reforma do glicerol em fase aquosa, pela Universidade Federal Fluminense (UFF), com Período de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE) de fev/2015 a fev/2016, como bolsista da CAPES, no Leibniz Institut für Katalyse (Alemanha).
Foi Engenheiro Químico da Casa da Moeda do Brasil (2010-2012) e Professor de Físico-Química no IFRJ (2011- 2020).

Troner Assenheimer de Souza

Graduado em Engenharia Química pela Universidade Federal do Paraná (2005), com mestrado em Engenharia Química pela Universidade Federal do Paraná (2009) e doutorado em Engenharia de Processos Químicos e Bioquímicos pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2018).

Lisiane Veiga Mattos

Possui graduação em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1993), mestrado em Engenharia Química - COPPE/Universidade Federal do Rio de Janeiro (1996) e doutorado - COPPE/Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000). Trabalhou como pesquisadora no Instituto Nacional de Tecnologia de 2000 a 2008.

Cláudia Ossanai

Possui graduação em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1989), mestrado em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1995) e doutorado em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000). Atualmente é professor associado no Instituto de Matemática e Estatística da Universidade Federal Fluminense.

Diego Martinez Prata

Possui Graduação (Laureado) em Engenharia de Produção com Ênfase em Qualidade Química pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2002) e Mestrado e Doutorado em Engenharia Química na COPPE pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2005, 2009). Tem experiência na área de Engenharia Química, com ênfase em Processos Industriais de Polimerização e Produção de Eteno e Propeno. Estuda com afinco os temas de Reconciliação de Dados, Estatística Robusta, Detecção de Erros Grosseiros, Controle Ótimo, Otimização, Ecoeficiência (Sustentabilidade) e Intensificação de Processos.

Marco Antonio Gomes Teixeira

Possui graduação em Química Industrial pelo IQ-Universidade Federal Fluminense (1988), mestrado em Engenharia Química pela COPPE-Universidade Federal do Rio de Janeiro (1993) e doutorado em Engenharia de Processos Quimicos e Bioquimicos pela EQ-Universidade Federal do Rio de Janeiro (1998). Atualmente é professor associado da Universidade Federal Fluminense, atuando no ensino voltado para espectrofotometria e espectroscopias, potenciometria, cromatografia, técnicas volumétricas e gravimétricas e análise qualitativa.

Luciane Pimentel Costa Monteiro

Possui graduação em Engenharia Química pela Universidade Federal Fluminense (1980), mestrado em Engenharia Química - Programa de Pós-graduação em Engenharia Química (1983), COPPE- UFRJ, doutorado em Engenharia Civil pela Universidade Federal Fluminense (2007) e pós-doutorado em Engenharia Civil pela Universidade Federal Fluminense(2009). Atualmente é professor Titular do Departamento de Engenharia Química e de Petróleo da Universidade Federal Fluminense, Decana do Colegiado da Escola de Engenharia da UFF e professora - Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química.

João Felipe Mitre de Araujo

Possui graduação (2004) em Engenharia Química pela Universidade Federal Fluminense (UFF), mestrado (2006) e doutorado (2010) em Engenharia Química pelo Programa de Engenharia Química (PEQ) do Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia (COPPE) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Atualmente é professor do magistério superior do Departamento de Engenharia Química e de Petróleo (TEQ) da Escola de Engenharia da Universidade Federal Fluminense (UFF).

Rogério Fernandes de Lacerda

Possui Graduação em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1981), Mestrado em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1983), Especialização em Processos de Separação pela Universidade Federal da Bahia (1985) e Doutorado em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1993). Atualmente, é Professor Titular do Departamento de Engenharia Química e de Petróleo da Universidade Federal Fluminense (UFF).

Rita de Cássia Colman Simões

Possui graduação em Engenharia Química pela Universidade Estadual de Maringá (2000), mestrado (2003) e e doutorado (2008) em Engenharia Química pelo Programa de Engenharia Química da COPPE/UFRJ. Trabalhou como pesquisadora no Instituto Nacional de Tecnologia entre 2008 e 2009. Desde 2009, é professora em regime de dedicação exclusiva na Universidade Federal Fluminense, atualmente com o cargo de professora associada Nível 3.

Alessandra da Rocha Duailibe Monteiro

Professora Adjunta A da Universidade Federal Fluminense - UFF. Atualmente leciona na UFF as disciplinas de Materiais de Construção para a Indústria Química, Operações Unitárias IV e Corrosão. Graduação em Engenharia Química pela Universidade Federal Fluminense (2007), com projeto final realizado na Faculdade de Mannheim, na Alemanha (Fachhoscule Mannheim). Mestrado em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (05/2011) na área de Espectroscopia, Química Qualitativa, Estatística e Modelagem.

Luciano Tavares da Costa

Pai de Pedro, Henrique e Luan. Graduação iniciada no curso de Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) em 1994. No ano de 1996 obteve oportunidade no Pólo Petroquímico de Camaçari - BA, transferindo para a Universidade Federal da Bahia (UFBA). Bacharel em Química (1999) e Química Industrial (2000) pela UFBA, tendo atuado como Químico de Processos na AMBEV por quase 2 anos.

Fabio Barboza Passos

possui graduação em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1987), mestrado em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1990) e doutorado em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1994). Atualmente é Professor Titular do Departamento de Engenharia Química e Petróleo e Vice-Reitor da Universidade Federal Fluminense. Atua na área de Catálise Heterogênea e Engenharia das Reações Químicas, com ênfase no desenvolvimento de catalisadores e processos compatíveis com o desenvolvimento sustentável.

Cauê Torres de Oliveira Guedes Costa

Possui graduação em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2009), mestrado em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2011) e doutorado em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2015). Atualmente é professor Adjunto na Universidade Federal Fluminense, atuando principalmente nos seguintes temas: Termodinâmica de soluções, Modelos termodinâmicos, COSMO, Modelagem termodinâmica de sistemas complexos e Estimação de parâmetros.

Jorge Eduardo da Silva Ourique

Possui graduação em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1988), mestrado em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1991) e doutorado em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1997). Atualmente é professor associado da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Termodinâmica Química, atuando principalmente nos seguintes temas: contribuição de grupo, processos, projeto molecular, petróleo e simulated annealing.

Tatiana das Chagas Almeida

Possui graduação em Química Bacharelado pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2009), atribuições tecnológicas obtidas através da Universidade Federal de Minas Gerais (2010), mestrado em Engenharia Química pela Universidade Federal de Minas Gerais (2013) e doutorado em Ciências e Engenharia Metalúrgica e de Materiais pela COPPE / Universidade Federal do Rio de Janeiro (2017).

Marco Antonio Martins de Oliveira

Possui graduação em Química Industrial pela Universidade Federal Fluminense (1999), mestrado em Engenharia Química pela Universidade Federal Fluminense (2011) e doutorado em Ciências pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2015). Atualmente é Perito Criminal no Instituto de Criminalística Carlos Éboli (ICCE) da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro (PCERJ) e Professor de Química Analítica da Universidade Federal Fluminense (UFF). Participa da Liga Acadêmica de Ciências Forenses da UFF como coordenador.

Subscrever Engenharia Química