Música

Pesquisador

Pablo de Vargas Guimarães

Professor Associado I da Universidade Federal Fluminense. Doutor em educação ('Filosofia da Educação') pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ/ProPEd. Possui mestrado em Música, ('Música e Educação') pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO/PPGM. Tem experiência como docente de nível superior nas áreas de Educação e de Música. Atualmente é líder do Grupo de Pesquisa "Música, Pensamento e Educação" - MUSPE e do "Laboratório de Pesquisa em Infância, Imaginário e Subjetividades" - LAPIIS.

Edilberto José de Macedo Fonseca

Possui graduação em Violão pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1999), mestrado em Música pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2003) e doutorado em Música pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2009). Atualmente é professor adjunto II no curso de Produção Cultural da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Música, com ênfase em Etnomusicologia, com pesquisas nas áreas de culturas populares, patrimônio imaterial, diálogos epistêmicos em música, musicalidades afro-brasileiras, produção cultural e colonialidade.

Pretextato Taborda Junior

TATO TABORDA- Compositor, músico dedicado à experimentação musical. Mestrado em Música pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (1998) e doutorado na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2003) com a tese "Biocontraponto: como aprendemos contraponto com os sapos". Desde 2012 é professor do Departamento de Arte e da Pós-Graduação em Estudos Contemporâneos das Artes da Universidade Federal Fluminense (UFF). Estreou em 2010 a ópera A Queda do Céu, por encomenda da Bienal de Munique, com récitas nessa cidade, Viena e São Paulo.

Felipe da Costa Trotta

Professor do Departamento de Estudos Culturais e Mídia e Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal Fluminense (UFF). Possui Bacharelado em Música (Composição), Mestrado em Música e Doutorado em Comunicação e Cultura. Como pesquisador, tem desenvolvido principalmente temas ligados à circulação da música na sociedade, sobretudo nos aspectos relacionados aos embates e conflitos ligados às estratégias de construção de valor, incluindo questões de territorialidade, espaço público, sexualidade, etnia, desigualdades sociais e violência.

Luciana Pires de Sá Requião

Pesquisadora e coordenadora do Grupo de Estudos em Cultura, Trabalho e Educação (GeCULTE/UFF). Doutora em Educação pelo PPGE da Universidade Federal Fluminense (UFF), Mestre em Música pelo PPGM da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e Graduada no curso de Licenciatura em Educação Artística pela UNIRIO.

Subscrever Música