Universidade Federal da Paraíba

Pesquisador

Lucas Bezerra de Araújo

Doutorando em Serviço Social pelo Programa de Pós-Graduação da Escola de Serviço Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Mestre em Serviço Social pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e graduado em Serviço Social pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Discute as seguintes temáticas: formação econômico-social brasileira; classes sociais; questão social e Serviço Social; questão agrária; condições e relações de trabalho na agricultura; reforma agrária. Dedica-se, em particular, ao estudo da dinâmica capitalista no setor sucroalcooleiro do Nordeste brasileiro.

Luiz Albérico Araújo Montenegro

Possui graduação em Odontologia pela Universidade Federal da Paraíba (1995), especialização (2005) e mestrado (2009) em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca - Fundação Oswaldo Cruz. Doutorado em Epidemiologia e Saúde Pública na área de concentração de Transmissão de Doenças Infecciosas da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca - Fundação Oswaldo Cruz. Tem experiência profissional na área de Odontologia por 12 anos.

João Claudino Tavares

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal da Paraíba (1991), mestrado em Economia Rural [C. Grande] pela Universidade Federal da Paraíba (1995) e doutorado em Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2008). Atualmente é professor Associado II do Departamento Interdisciplinar de Rio das Ostras (RIR) do Campus Universitário de Rio das Ostras da Universidade Federal Fluminense (UFF).

Ana Lívia Adriano

possui graduação em Serviço Social pela Universidade Federal da Paraíba (2001) e mestrado em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2004). Atualmente é aluna do programa de pós-graduação em serviço da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Tem experiência na área de Serviço Social, com ênfase em Serviço Social, atuando principalmente nos seguintes temas: formaçao profissional, fundamentos históricos, teóricos metodológicos do Serviço Social e politicas publicas.

Adriano de Oliveira Caminha

Professor Associado, Pesquisador, UFF-Universidade Federal Fluminense, ICEx-Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Física, Campus Aterrado, Volta Redonda-RJ.
D.Sc. em Engenharia de Sistemas e Computação pela UFRJ/COPPE/PESC - Universidade Federal do Rio de Janeiro (2009). 
M.Sc. em Ciências da Computação pela UFCG - Universidade Federal de Campina Grande-PB (2000). 
Bacharel em Ciências da Computação pela UFCG - Universidade Federal de Campina Grande-PB (1997).

Danieli Machado Bezerra

Professora Adjunta do Departamento de Segurança Pública da Universidade Federal Fluminense. Docente bolsista do consórcio CECIERJ do curso de Tecnólogo em Segurança Pública CEDERJ/ EAD/UFF. Lidera o Núcleo de Pesquisas sobre Psicanálise, Conflitos e Música (PSICMÚSICA). Entusiasta das artes e da música como instrumento de transformação social e pessoal do sujeito. Acredita que a arte redime o ser humano e a psicanálise o revoluciona! Doutora em História Comparada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, mestre em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Mary Yale Rodrigues Neves

Professora Titular do Instituto de Psicologia da Universidade Federal Fluminense, com pós-doutorado em Psicologia do Trabalho na Universidade do Porto - UP (bolsa CAPES - 2014) e em Saúde Coletiva na Escola Nacional de Saúde Pública - ENSP / FIOCRUZ (2008 e 2020). Doutorou-se em Ciências da Saúde (Saúde Mental e Organização do Trabalho) na Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ (bolsa CAPES - 1999), tendo cursado a graduação em Psicologia (1984) e o mestrado em Políticas Sociais (bolsa CNPq - 1990) na Universidade Federal da Paraíba.

Hélder Pordeus Muniz

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal da Paraíba (1988), mestrado em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (1993) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000). Fez estágio de Pós-doutorado no Programa de Pós-graduação em Psicologia Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro(2008-2009) e no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Espírito Santo (2016-2017). Atualmente é professor titular da Universidade Federal Fluminense trabalhando na graduação e na Pós-graduação em Psicologia.

Geilsa Soraia Cavalcanti Valente

Pós Doutorado pela Escola Superior de Enfermagem do Porto - Portugal (2014-2015). DOUTORADO (2009) e MESTRADO (2005) em Enfermagem pela Escola de Enfermagem Anna Nery - Universidade Federal do Rio de Janeiro. GRADUAÇÃO e Licenciatura em ENFERMAGEM pela Universidade Federal da Paraíba (1988-1989), ESPECIALIZAÇÃO em Enfermagem do Trabalho (2003), Formação Pedagógica em Educação na área de Saúde (2002) EnSP/FioCruz; Direito do Trabalho UCM - (2013-2014).

Mara Edilara Batista de Oliveira

Professora e Coordenadora do Curso de Licenciatura em Geografia da Universidade Federal Fluminense (UFF) no Campus de Angra dos Reis. Doutora em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em geografia da UFPR, Curitiba. Coordena o Programa de Iniciação a Docência PIBID - Núcleo Geografia Angra dos Reis. Coordenou o Estágio Supervisionado do Curso de Licenciatura em Geografia. É Mestre em Geografia pelo Programa de Pós Graduação em Geografia da UFPB. Possui Bacharelado e Licenciatura Plena em Geografia pela UFPB.

Jorge Ferreira

Nasceu em Campina Grande, estado da Paraíba. Possui graduação em bacharelado em Matemática pela Universidade Federal da Paraíba - UFPB onde concluiu o seu Curso em (julho/1981), Mestrado em Matemática pela Universidade de Brasília (1984) e doutorado em Matemática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (dez/1991). Pós-Doutorado pela Università di Pisa - Italy no período de 1996-1997 sob a supervisão do Prof. titular Hugo Beirão da Veiga com bolsa da Capes, Participei do Programa de verão de Pós-Doutorado do verão do IMPA/2010.

Abrahao de Oliveira Santos

Graduação em Psicologia pela Universidade Federal da Paraíba (1991), mestrado em Psicologia (Psicologia Clínica-Psicanálise) pela PUC-SP (1997) e doutorado em Psicologia (Psicologia Clínica-Subjetividade) pela PUC-SP (2003), orientado pelo prof. Dr. Peter Pál Pelbart. Concluiu estágio de pós-doutoramento na PUC-SP, em 2007, projeto Gestão coletiva dos sonhos, sob supervisão do Prof. Dr.

Adriana Dias Vieira

Professora Associada de Direito da Faculdade de Direito da Universidade Federal Fluminense, professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Direitos, Instituições e Negócios (PPGDIN/UFF) e professora colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Ciências Jurídicas (PPGCJ/UFPB).

Subscrever Universidade Federal da Paraíba