Movimentos Sociais

Pesquisador

Franklin Dias Coelho

possui graduação em Faculdade de Engenharia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1974), mestrado em Planejamento Urbano e Regional pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1985) e doutorado em História pela Universidade Federal Fluminense (1995). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal Fluminense e Coordenador do Laboratório de Reestruturação Produtiva e Desenvolvimento Econômico Local.

Katia Iris Marro

Possui graduação em Serviço Social pela Universidade Nacional de Rosario - Argentina (2001), mestrado em Serviço Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2004); doutorado em Serviço Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2009) e pós-doutorado em Serviço Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2020). Atualmente é professora Associada do Curso de Serviço Social da Universidade Federal Fluminense, Campus Universitário Rio das Ostras e coordenadora do "Grupo de estudos e pesquisa Lutas Sociais e Classes Subalternas".

Fabio Mota

Graduado em Ciências Sociais pela Universidade Federal Fluminense (UFF) em 2001. Realizou o mestrado em Antropologia pela UFF, concluindo-o em 2003; doutorou-se em Antropologia pela mesma instituição em 2009. Realizou estágio de doutorado-sanduíche na Université de Paris X (atualmente Universidade Paris Nanterre) e no CEMS e no extinto GSPM da EHESS no período de 2006-2007. Atualmente é professor Associado do Departamento de Antropologia/UFF e do Programa de Pós-Graduação em Antropologia (PPGA/UFF).

Mariana de Castro Moreira

Professora adjunta no Curso de Psicologia da Universidade Federal Fluminense - UFF/Rio das Ostras. 
Áreas de interesse: Psicologia, Educação e processos de construção de conhecimentos. Movimentos Sociais, Organizações da Sociedade Civil e Políticas Públicas.
Possui doutorado (2014) e mestrado (2000) em Psicossociologia de Comunidades e Ecologia Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Especialização em Psicologia Social (Aprovada no concurso do Conselho Federal de Psicologia, 2012).

Ana Claudia Cruz da Silva

Professora Associada II do Departamento de Antropologia da Universidade Federal Fluminense. Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal Fluminense (1995), mestrado (1998) e doutorado (2004) em Antropologia Social pelo PPGAS/Museu Nacional/Universidade Federal do Rio de Janeiro. Pesquisadora do Cosmopolíticas ? Núcleo de Antropologia.

Glauco Bruce Rodrigues

Graduação em Geografia na Universidade Federal Fluminense, mestre em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2005) e doutor em Geografia pela UFRJ. Atualmente é professor adjunto do departamento de Geografia e do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal Fluminense - Campos dos Goytacazes. Atua nos campos da História do Pensamento Geográfico, Geografia Histórica, Ativismos e Conflitos Sociais. É Coordenador do Núcleo de Estudos sobre o Território e Conflitos Sociais.

Raphael Jonathas da Costa Lima

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002), mestrado em Sociologia e Antropologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2005) e doutorado em Sociologia e Antropologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2010).

Tatiana Tramontani Ramos

Tem experiência na área de geografia urbana, geografia do trabalho, conflitos e ativismos sociais. Atuou ou vem atuando principalmente nos seguintes temas: Reestruturação produtiva e de poder; transformações no mundo do trabalho; precarização e superexploração do trabalho; conflitos sócio-espaciais; ativismos e movimentos sociais urbanos; questão habitacional e direito à moradia nas cidades. 
É Doutora em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ, 2012), Mestre, Bacharel e Licenciada em Geografia pela Universidade Federal Fluminense (UFF).

Fabio Reis Mota

Graduado em Ciências Sociais pela Universidade Federal Fluminense (UFF) em 2001. Realizou o mestrado em Antropologia pela UFF, concluindo-o em 2003; doutorou-se em Antropologia pela mesma instituição em 2009. Realizou estágio de doutorado-sanduíche na Université de Paris X e no CEMS e GSPM da EHESS no período de 2006-2007. Atualmente é professor Adjunto do Departamento de Antropologia/UFF e do Programa de Pós-Graduação em Antropologia (PPGA/UFF).

Juniele Rabêlo de Almeida

Professora do Instituto de História da Universidade Federal Fluminense (UFF), atuando como docente permanente no Programa de Pós-Graduação em História e nos Cursos de Graduação. Doutora em História Social (USP) e mestre em História (UFMG). Realizou pós-doutorado em 2011 na UFMG e, em 2020, na University of California, UC Berkeley (Professora Visitante - Print/Capes; com período final de atividades na UFRGS). Pesquisadora integrante da equipe de coordenação do "Laboratório de História Oral e Imagem" (LABHOI-UFF).

Cristiane de Souza Reis

Cristiane de Souza Reis é Professora adjunta no departamento de Segurança Pública da UFF/RJ. Foi pesquisadora no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra (CES/UC) no âmbito do pós-doutoramento. É Doutora em Direito e em Sociologia pela Universidade de Coimbra (FDUC/FEUC) desde Outubro de 2011. É Mestre em Ciências Criminais pela Universidade Cândido Mendes, no Rio de Janeiro/Brasil e possui Especialização em Direito Público pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro/Brasil.

Alejandra Luisa Magalhães Estevez

Possui graduação em Historia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2005) e mestrado em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2008), no qual debruçou-se sobre o estudo da Juventude Operária Católica (JOC) e da Ação Católica Operária (ACO). É doutora em Sociologia pelo Programa de Pós-graduação em Sociologia e Antropologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGSA/UFRJ), onde investigou a atuação de líderes católicos na Diocese de Volta Redonda/ Barra do Piraí (1966-2010) e sua relação com o movimento sindical.

Subscrever Movimentos Sociais