Planejamento Urbano e Regional

Pesquisador

Franklin Dias Coelho

possui graduação em Faculdade de Engenharia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1974), mestrado em Planejamento Urbano e Regional pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1985) e doutorado em História pela Universidade Federal Fluminense (1995). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal Fluminense e Coordenador do Laboratório de Reestruturação Produtiva e Desenvolvimento Econômico Local.

Fernanda Ester Sánchez García

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Paraná (1987), mestrado em Planejamento Urbano e Regional pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1993), doutorado em Geografia (Geografia Humana) pela Universidade de São Paulo (2001). Coordena o Laboratório GPDU - Grandes Projetos Urbanos, da EAU Universidade Federal Fluminense e outro-pesquisadora associada ETTERN-IPPUR da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Professora Titular da Universidade Federal Fluminense.

Ester Limonad

Laureada em 2007 com o III Prêmio Milton Santos da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Planejamento Urbano e Regional. Cátedra Rui Barbosa em Estudos Brasileiros da Universidade de Leiden (2014), Pós-Doutorado em Geografia Humana pela Universidad de Barcelona (2006), Doutora em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (1996), Mestre em Planejamento Urbano e Regional pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1984), Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (1977).

Cristina Pessanha Mary

Formada em Geografia ( bacharelado e licenciatura) pela Universidade Federal Fluminense (1981/82), mestre em Planejamento Urbano e Regional (1988) e doutora em História Social (2006) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. É professora Associada IV do Departamento de Geografia, credenciada junto ao Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFF orientando alunos de mestrado e doutorado que desenvolvem temáticas relacionadas a memória das instituições de Geografia, e a Geografia Histórica.

Leonardo Marques de Mesentier

Graduação em Arquitetura e Urbanismo, na Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ (1983). Ingressou na carreira de Preservação Patrimonial, entrando para o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - IPHAN em 1984, onde exerceu as funções de Coordenador de Projetos Especiais e Coordenador de Estudos e Pesquisas. Concluiu o mestrado (1992) e o doutorado (2001) no Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional (IPPUR -UFRJ) na Universidade Federal do Rio de Janeiro. É Professor (DE) da Escola de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal Fluminense - UFF.

Carolina Zuccarelli Soares

Possui bacharelado e licenciatura em Ciências Sociais (IFCS/UFRJ), Pós-graduação em Políticas Públicas e Uso do Solo Urbano (IPPUR/UFRJ), Mestrado em Planejamento Urbano e Regional (IPPUR/UFRJ) e Doutorado em Sociologia (PPGSA/UFRJ). Professora adjunta do Departamento de Sociologia e Metodologia das Ciências Sociais da Universidade Federal Fluminense (UFF), é pesquisadora do Grupo de estudos sobre desigualdades estruturantes (DesEstrutura) e integra o Programa de pós-graduação em sociologia (PPGS/UFF).

Javier Walter Ghibaudi

Professor Associado da Faculdade de Economia, Universidade Federal Fluminense (UFF) e do Programa de Pós-Graduação em Economia (PPGE/UFF). Doutor e Mestre em Planejamento Urbano e Regional pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2010), possui graduação em Economia pela Universidad de Buenos Aires (2001).

André Dumans Guedes

Professor do Departamento de Sociologia e Metodologia das Ciências Sociais e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia (PPGS) da Universidade Federal Fluminense (UFF). Graduado em Ciências Econômicas (UFMG), mestre em Planejamento Urbano e Regional (IPPUR/UFRJ) e doutor em Antropologia Social (PPGAS/Museu Nacional/UFRJ). Foi ganhador do Prêmio ANPOCS 2012 de Melhor Tese de Doutorado em Ciências Sociais. É um dos líderes do Grupo de Pesquisa Fronteiras (UFF), e pesquisador do Núcleo de Antropologia da Política (NUAP) e do Núcleo de Pesquisas em Cultura e Economia (NuCEC).

Fernanda Furtado de Oliveira e Silva

Professora Titular do Departamento de Urbanismo da Escola de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal Fluminense, desde 2002. Docente do quadro permanente do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo (PPGAU) da UFF, foi Vice-Coordenadora do Programa entre 11/2012 e 11/2106. Arquiteta (1980), com Especialização (1988) e Mestrado (1993) em Planejamento Urbano e Regional pelo IPPUR, Universidade Federal do Rio de Janeiro; Doutorado (1999) e Pós-Doutorado (2009) em Arquitetura e Urbanismo pela FAU-Universidade de São Paulo.

Daniele Maria Oliveira de Jesus

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal Fluminense (1999), mestrado em Planejamento Urbano e Regional pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2003) e doutorado em Economia pela Universidade Federal Fluminense (2008). Atualmente é Professora Adjunta II do Departamento de Administração da Faculdade de Administração e Ciências Contábeis da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência nas áreas de Administração e Economia. É membro do Programa de Inovação e Assessoria Curricular - PROIAC - UFF.

Renaut Michel Barreto e Silva

É Doutor em Economia pelo Instituto de Economia/ Universidade Federal do Rio de Janeiro (2001). Professor Adjunto do Departamento de Economia da Universidade Federal Fluminense onde leciona as disciplinas Formação Econômica do Brasil e Economia Brasileira Contemporânea. Exerce o cargo de Vice-Diretor desta mesma Faculdade. Foi Superintendente Acadêmico e Administrativo na Unidade Ipanema da Universidade Candido Mendes(2004/2005) e Diretor da Faculdade de Ciências Políticas e Econômicas da mesma Universidade(2006/2007).

Thereza Christina Couto Carvalho

Thereza Christina Couto Carvalho (Carvalho Santos) é PhD em Desenho Urbano pela Oxford Brookes University (antiga Escola Politécnica da Universidade de Oxford) onde se doutorou em Desenho Urbano, em 1994. É Arquiteta e Urbanista, desde 1975, pela Faculdade de Arquitetura da Universidade Santa Úrsula, USU, no Rio de Janeiro, e Mestre em Planejamento Urbano e Regional, desde 1980, pela COPPE/UFRJ, Coordenação de Programas de Pós-Graduação em Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Vinicius de Moraes Netto

Investigador Principal do Centro de Investigação do Território Transportes e Ambiente | CITTA, Universidade do Porto | FEUP. Professor permanente e Ex-Coordenador do Programa de Pós Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal Fluminense (PPGAU UFF). Professor Associado, Departamento de Urbanismo (TUR UFF). Bolsista Produtividade em Pesquisa CNPq. Doutorado em Advanced Architectural Studies (The Bartlett School of Graduate Studies, University College London | UCL). Pós-Doutorados em Urban Informatics (NYU CUSP, 2019) e Desempenho Urbano (PNPD CAPES, 2009).

Tatiana Dahmer Pereira

Professora permanente do Programa de Pós Graduação em Serviço Social e Desenvolvimento Regional - PPGSSDR-UFF. Docente associada da Escola de Serviço Social da Universidade Federal Fluminense (ESS/UFF). 
Doutora e mestre em Planejamento Urbano e Regional (IPPUR/UFRJ) e graduada em serviço social pela ESS/UFRJ.

Isabella Vitória Castilho Pimentel Pedroso

Possui graduação em Geografia (Bacharelado e Licenciatura Plena) pela Universidade Federal de Viçosa (2009), mestrado em Planejamento Urbano e Regional pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2012) e doutorado em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2017). Desde 2014 atua como docente do ensino básico técnico tecnológico da Universidade Federal Fluminense, ministrando aulas de geografia para o ensino médio e fundamental, no Colégio Universitário Geraldo Reis, COLUNI-UFF. Educadora Popular do NEP 13 de Maio.

Rossana Brandão Tavares

Professora Dra. Adjunta da Escola de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal Fluminense EAU/UFF e professora colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo PPGAU/UFF. Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela EAU/UFF (2003), especialização e mestrado em Planejamento Urbano e Regional pelo IPPUR/UFRJ (2004 e 2007) e doutorado em Urbanismo pelo PROURB/UFRJ (2015). Tem experiência profissional e docente nos temas de habitação, saneamento ambiental, gênero, planejamento e legislação urbana.

Subscrever Planejamento Urbano e Regional